Vous êtes sur la page 1sur 3

DIREITO CIVIL IV COISAS ALUNA: RAYRA NAYANE FREITAS DA SILVA

Descrever o conceito de posse. Utilizar 4 autores para dissertar sobre a natureza jurdica da posse. Posse fato ou direito POSSE A posse um instituto jurdico dos mais controvertidos de todo o direito latu sensu, e seu conceito esta longe de alcanar uma unanimidade na doutrina e legislao vigentes. A palavra possessio provm de potis, radical de potestas, poder; e sessio, da mesma origem de sedere, significa estar firme, assentado. Indica, portanto, um poder que se prende a uma coisa. A posse consiste numa relao de pessoa e coisa, fundada na vontade do possuidor, criando mera relao de fato, a exteriorizao do direito de propriedade. A propriedade a relao entre a pessoa e a coisa, que assenta na vontade objetiva da lei, implicando um poder jurdico e criando uma relao de direito. Uma questo que tem sido fonte de divergncia entre doutrinadores, se, a posse um direito ou fato? No so recentes as controvrsias que rodeiam a natureza jurdica da posse. Para melhor entendermos analisaremos algumas definies. Ao se tratar da natureza jurdica da posse temos duas teorias: A primeira teoria a subjetiva defendida por Savigny, na qual afirma que a posse o poder de dispor fisicamente da coisa, com nimo de consider-la sua e defend-la contra a interveno de outrem. Encontram-se, assim, na posse dois elementos: um elemento material, o corpus, que representado pelo poder fsico sobre a coisa; e, um elemento intelectual, o animus, ou seja, o propsito de ter a coisa como sua, isto , o animus rem sibi habendi. Os dois elementos so indispensveis para que se caracterize a posse, pois se faltar o corpus, inexiste relao de fato entre a pessoa e a coisa; e, se faltar o animus, no existe posse, mas mera deteno. A segunda teoria a objetiva, defendida por Ihering, onde considera que a posse a condio do exerccio da propriedade. Critica veementemente Savigny. Para ele a distino entre corpus e animus irrelevante, pois a noo de animus j se encontra na de corpus, sendo a maneira como o proprietrio age em face da coisa de que possuidor.

A lei protege todo aquele que age sobre a coisa como se fosse o proprietrio, explorando-a, dando-lhe o destino para que economicamente foi feita. Em geral, quem assim atua o proprietrio, de modo que, protegendo o possuidor, quase sempre o legislador est protegendo o proprietrio. Concluindo, protege-se a posse porque ela a exteriorizao do domnio, pois o possuidor o proprietrio presuntivo. Tal proteo conferida atravs de aes possessrias. Enquanto a ao reivindicatria a propriedade na ofensiva, a ao possessria a propriedade na defensiva. Desse modo, a proteo possessria um complemento defesa da propriedade, pois atravs dela, na maioria das vezes, vai o proprietrio ficar dispensado da prova de seu domnio. O Cdigo Civil adotou a teoria de Ihering no artigo 485 que, caracterizando a pessoa do possuidor, fornece os elementos para extrair-se o conceito legal de posse: Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno, ou no, de algum dos poderes inerentes ao domnio, ou propriedade. Quanto natureza jurdica da posse, sustenta Savigny que a posse ao mesmo tempo um direito e um fato. Considerada em si mesma um fato; considerada nos efeitos que gera, isto , usucapio e interditos, ela se apresenta como um direito. Para Ihering, a posse um direito. Partindo de sua clebre definio de direito subjetivo, segundo a qual aquele o interesse juridicamente protegido, evidente a natureza jurdica da posse. H alguns doutrinadores que defendem ser a posse um direito real e no um estado de fato. Neste sentido, aduz Maria Helena Diniz, que a posse um direito real, posto que a visibilidade ou desmembramento da propriedade. Podendo aplicar o princpio de que o acessrio segue o principal, visto que no h propriedade sem posse. Devido posio da posse na sistemtica do nosso direito civil, no Ter, pois nenhum obstculo a sua qualificao como direito real. Por outro lado, o jurista Silvio Salvo Venosa defende a natureza da posse como estado de aparncia. Tal revela-se o posicionamento adotado pela doutrina majoritria e tradicional aduz este jurista que, no caso de um possuidor que tiver sido desapossado da coisa, tendo que provar sempre, e a cada momento, sua propriedade ou outro direito real na pretenso de reaquisio do bem, teria sua devida tutela e prestao jurisdicional prejudicada em face da morosidade e tardiamente, instaurando-se desse modo a inquietao social. Logo o direito deve proteger o estado de fato, situao aparente e tpica do dia a dia cotidiano, que no deve corresponder ao efetivo estado de direito, o qual poder ser avaliado de maneira amplamente probatria e segura, posteriormente. Deve-se levar em conta, que esse estado de aparncia, que pode originar-se sem que contenha qualquer substrato jurdico, pode servir para a aquisio da propriedade, como

no casso de usucapio. Por essas e outras razes deve o direito fornecer meios de proteo queles que se mostram como aparentes titulares de direito. Segundo Silvio Rodrigues, no se pode considerar a posse Direito Real, porque ela no figura na enumerao do artigo 1225 do Cdigo Civil de 2002 que praticamente os mesmos elencados no art 674 do Cdigo Civil de 1916, posto que, aquela regra taxativa e no exemplificativa, tratando-se a de numerus clausus. Ao se estudar posse, alguns momentos devem ser esclarecidos e algumas questes iniciais devem ser questionadas: por que estudar a natureza jurdica da posse? o porqu da posse no ordenamento? Uma resposta simples a estes questionamentos seria porque a posse surte efeitos. Surtindo efeitos jurdicos, estes devem ser regulados de acordo com a natureza jurdica da posse. Da a relevncia e a complexidade de se caracterizar a natureza jurdica da posse. Ao se detectar a natureza jurdica da posse, as anlises dos efeitos se tornam mais compreensveis, a exemplo da natureza jurdica, advinda de um direito real e de um fato jurdico, pois para a primeira, nem todos os efeitos so abrangidos, porm para a segunda, todos os efeitos se tornam relevantes.

Referncias Bibliogrficas Alves, Jos Carlos Moreira. Posse - estudo dogmtico. vol. II, 1. Tomo.1999. Diniz, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, volume 4: direito das coisas- 25 ed. So Paulo: Saraiva, 2010. Farias, Cristiano Chaves; Rosenval, Nelson. Direitos Reais. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2006. Vade Mecum obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Luiz Roberto Curia, Lvia Cspedes Juliana Nicoletti- 13 ed. Atual. E amplia. So Paulo: Saraiva, 2012. Venosa, Silvio de Salvo. Direito Civil: direitos reais- 10 ed. So Paulo: Atlas, 2010.

Vous aimerez peut-être aussi