Vous êtes sur la page 1sur 21

http://br.groups.yahoo.

com/group/clubedelideresonline/

Clube de Lderes Online

Apostila de Classe Regular e Avanada


Seo Servindo a Outros

Maro 2009
Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

Requisitos Observaes Gerais Anexo 1 Visita Amiga Anexo 2 Auxiliando a ADRA Anexo 3 Projetos Ecolgicos Anexo 4 Projetos Educativos Anexo 5 Cidadania, Bom Aluno e Bom Filho Anexo 6 2 Horas de servio comunitrio Anexo 7 5 Horas de servio comunitrio Anexo 8 Ajudando a Sociedade Anexo 9 Atividades Missionrias Anexo 10 8 Horas de servio comunitrio Anexo 11 Amizade e Evangelismo Anexo 12 Relacionamento do Jovem Adventistas Anexo 13 O que evangelismo pessoal Anexo 14 Levando visitas a Escola Sabatina ou Clube de Desbravadores Anexo 15 Inscries na Escola Sabatina Anexo 16 Inscries nos Desbravadores Anexo 17 Inscries em Classe Bblica Anexo 18 Inscries em Cursos Bblicos por Correspondncia Anexo 19 O Bom Samaritano Anexo 20 Visita a Instituio de Deficientes Fsicos Anexo 21 Programas Evangelsticos Bibliografia

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

II. Servindo a outros


Amigo 1. Dedicar, pelo menos duas horas, ajudando algum necessitado em sua comunidade, atravs de duas das seguintes atividades: a. Visitar algum que precisa de amizade e orar com essa pessoa; b. Oferecer alimento a algum carente; c. Participar de um projeto ecolgico ou educativo. 2. Demonstrar como ser um bom cidado no lar e na escola. Companheiro 1. Planejar e dedicar pelo menos duas horas servindo sua comunidade e demonstrando de maneira prtica companheirismo para algum. 2. Dedicar pelo menos cinco horas participando de um projeto que beneficiar sua comunidade ou igreja. Pesquisador 1. Conhecer os projetos comunitrios desenvolvidos em sua cidade e participar em pelo menos um deles com sua unidade ou clube. 2. Participar em pelo menos trs atividades missionrias da igreja. Pioneiro 1. Participar em dois projetos comunitrios ou missionrios conforme definidos por seu clube. 2. Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando em um projeto de sua igreja, escola ou comunidade. Excursionista 1. Convidar e envolver um amigo em uma atividade social de sua igreja ou da Associao/Misso. 2. Ajudar a organizar e participar em um projeto comunitrio. 3. Discutir como os jovens adventistas se relacionam com as pessoas, nas variadas situaes do dia a dia. Guia 1. Ajudar a organizar e participar em uma das seguintes atividades: a. Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente. b. Adotar uma pessoa ou famlia em necessidade e ajud-los. c. Qualquer outro projeto de sua escolha aprovado por seu lder.
Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

2. Participar em um debate sobre Evangelismo Pessoal, e colocar alguns princpios em prtica numa situao real. Classes Avanadas Amigo 3. Levar, pelo menos, duas visitas Escola Sabatina ou ao Clube de Desbravadores. Companheiro 3. Participar em uma atividade missionria ou comunitria, envolvendo tambm um amigo. Pesquisador 3. Inscrever uma pessoa em algum dos seguintes programas: a. Escola Sabatina b. Clube dos Desbravadores c. Classe Bblica d. Curso Bblico por correspondncia. Pioneiro 3. Encenar a histria do bom samaritano, demonstrando como ajudar as pessoas. Auxiliar, de maneira prtica, a trs vizinhos. Excursionista 4. Visitar uma instituio para deficientes fsicos e apresentar um relatrio de uma pgina. Guia 3. Cumprir um dos seguintes: a. Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reunies da igreja. b. Ajudar a planejar e participar de, no mnimo, quatro domingos em uma srie de evangelismo jovem ou da igreja.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

Observaes Gerais H muitos requisitos desta seo que podem ser cumpridos no mesmo dia envolvendo todas as classes. Para isto planeje antecipadamente como e o que ser feito. Um conselho que se trabalhe em conjunto com outros departamentos da igreja, principalmente com a ADRA, verificando antecipadamente os projetos para o ano em curso. As datas determinadas para estes eventos devem constar do planejamento do clube. Lembre-se que no caso de sadas, estas devem ser aprovadas pela comisso da igreja, devem ser comunicado aos pais e confeccionado as respectivas autorizaes de sada. Se possvel, programe 2 aulas , alm do dia que se far a atividade externa, uma antes e outra depois. Na primeira aula deve-se planejar a atividade junto com os desbravadores. Converse sobre as formas de abordagem e finalidade do trabalho social. Perguntas do tipo: o que, como, onde, quando e pra que, devem ser respondida antes da sada. Na segunda aula, que deve ser realizada aps o evento, faa um bate-papo com os desbravadores para se conversar sobre as experiencias que eles tiveram. No final da conversa eles devem ficar motivados a repetirem o gesto na prxima oportunidade. No existe uma frmula mgica para se escolher o trabalho social que deve ser feito. Cada regio tem sua caractersticas e necessidades. Mesmo assim, abaixo algumas sugestes que no esto descritas nos anexos: Recolta de alimentos; Limpeza de reas pblicas; Distribuio de panfletos evangelstico; Visita a asilos; visita a orfanatos; Visita a centros de recuperao; Fornecer alimentos a moradores de rua; Participar de campanhas contra o fumo; Participar de cursos para deixar de fumar e beber; Distribuio de cestas bsicas em comunidades carentes; etc.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

Anexos Dedicar, pelo menos duas horas, ajudando algum necessitado em sua comunidade, atravs de duas das seguintes atividades: Anexo 1 a. Visitar algum que precisa de amizade e orar com essa pessoa; Os prprios adolescentes identificaro as pessoas as quais, na viso deles, esto precisando de uma palavra amiga. Muitas pessoas h, que ao aceitarem a f, so abandonados por amigos e familiares, esta uma hora que a visita de irmos sera de muita importncia, tanto para conforto como para apoio. Vocs podero preparar para esta visita algo especial, como uma meditao, hino, poesia, etc. De preferencia pea que os desbravadores faam esta mni cerimonia. A vantagem de se cumprir o requisito desta forma, que voc, instrutor, poder acompanhar o desenvolvimento e posteriormente conversar sobre os pontos positivos. Mas, na maioria das vezes, este requisito tem sido cumprido de forma individual. Onde o desbravador escolhe a pessoa e sozinho visita e ora com ela. Geralmente ele escolhe algum vizinho ou conhecido prximo a sua residncia. Nestes casos, pea que ele faa um relato escrito ou oral sobre a visita e a experincia adquirida. Anexo 2 b. Oferecer alimento a algum carente; A ADRA tem uma relao das pessoas carentes prximas a igreja. Acerte com a diretora da ADRA uma data em que os desbravadores faam ou acompanham a entrega de alimentos a esta famlia c. Participar de um projeto ecolgico ou educativo. Anexo 3 Projetos ecolgicos Limpeza de praas, parques, rios, lagos, mananciais ou reas publicas so excelentes locais para se cumprir este requisito. No entando, estas reas requerem autorizao do orgo pblico responsvel pelo local. Alguns casos, o orgo pblico requer, alm de documentos expecificos, que a rea fique sob a responsabilidade do benfeitor por um perodo de tempo, mnimo de um ano. Caso se opte por esta opo, acerte com a igreja que cooparticipe desta empreita. Pois haver uma necessidade de mo de obra em tarefas que os adolescentes no podero cumprir. Alem, que no perodo de frias do clube, a igreja devera fazer a manuteno do local, assumindo a responsabilidade pelas benfeitorias.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

Anexo 4 Projetos Educativos Projetos educativos tem como intuito auxiliar o ensino de crianas, juvenis e adolescentes em alguma rea especifica. Em sua maioria, estes projetos so desenvolvidos atravs de dinmicas de grupo onde os temas so abordados de forma a no causar constrangimento por parte do grupo. Uma rpida pasquine na internet com as palavras "projeto educacional" lhe trar vrios sites onde educadores propem atividades para serem aplicadas em diversas reas. Procure escolher um assunto que seja proveitoso a todo grupo. O desbravador dever tomar parte ativa nesta atividade, de preferncia desde a escolha do tema at a aplicao final. Algumas atividades podem ter necessidade de um tempo maior que o disponvel na reunio do clube, portanto planeje com cuidado o desenvolvimento da mesma. De preferncia, faa um laboratrio com os membros da classe para se ter uma idia do que poder ocorrer ao ser aplicada a outro grupo. Anexo 5 2. Demonstrar como ser um bom cidado no lar e na escola. Cidadania Cidadania (do latim,civitas,"cidade"), o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivduo est sujeito em relao sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado noo de direitos, especialmente os direitos polticos, que permitem ao indivduo intervir na direo dos negcios pblicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formao do governo e na sua administrao, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo pblico (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a prpria definio de Direito, pressupe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivduo so garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres. Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Pesquisado em 05Mai2009. Como ser um bom aluno Ouvindo, estudando, pesquisando, sendo curioso sempre, perguntando, participando, mobilizandose, conhecendo tudo que tiver oportunidade/ tempo. No fazendo ou promovendo dissenses, tenho no mnimo uma hora diria de estudos. Outra hora s para pesquisas na net sobre os assuntos escolares. Porem fim ser uma boa colega, uma boa filha, uma boa amiga. Gostando de tudo e de todos.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070723025705AAMTsJ1 pesquisado em 05Mai2009 O Bom Aluno O Bom Aluno tem direito a escolher o que quiser fazer no mundo. O Bom Aluno respeita e ajuda os mais fracos ensinando-os a ser inteligentes, a gostarem de trabalhar e a saber tirar partido dos tempos livres. O Bom Aluno nunca tem inveja do sucesso dos seus amigos ou conhecidos. Ele pode melhorar ainda mais as suas investigaes e descobertas. O Bom Aluno nunca perde tempo a invejar. Estuda, trabalha e esfora-se para alcanar os seus objetivos.. O Bom Aluno no perde tempo a dizer mal dos outros. O Bom Aluno colabora com os outros. D e recebe conhecimentos. O tempo para ele um bem precioso. Ele sabe que o tempo nunca pra. O Bom Aluno nunca anda mal-encarado. Pode estar pensativo a resolver problemas do seu estudo ou do seu trabalho, mas sabe rir, sorrir e dizer graas. Aceita, sem esforo, as graas dos outros mesmo que lhe desagradem. Brincadeira brincadeira. O Bom Aluno nunca se zanga com os companheiros. Quando as coisas esto a ultrapassar o razovel, muda o rumo da conversa ou vai-se embora. O Bom Aluno estimado por todos. A sua inteligncia admirada. O Bom Aluno colabora sempre com o Governo eleito democraticamente. Tenha ele a cor que tiver. Quando ganha as eleies passa a ser o Governo de todos e todos tm de o respeitar e ajudar para a melhoria das condies de vida de todos os cidados. O Bom Aluno chama a ateno do Governo para os erros e ajuda-o a resolver as dificuldades. Se todos forem bons alunos, inteligentes e ponderados, Portugal ser admirado em todo o mundo porque os seus habitantes atingem um bom nvel de vida; so simpticos, amveis, trabalhadores e felizes. A Unio Europeia (U.E) ter orgulho num dos seus membros e ouvir sempre a opinio daqueles que forem bons alunos agora e bons trabalhadores mais tarde. O Bom Aluno nunca arrisca a vida escusadamente, nem ouve balelas dos fanticos religiosos ou dos extremistas-nacionalistas. Testa os teus conhecimentos em 2008. Escreve o nome do Portugus que Presidente da Comisso Europeia. Escreve o nome do Portugus que Comissrio para os Refugiados. Escreve o nome dos dois Portugueses que so Prmios Nobel e diz em qu. Escreve o nome do Portugus que um dos mais famosos neurologistas do mundo. Agora um, que muito mais complicado. Quem o Portugus, Presidente do Tribunal de Contas Europeu? Acrescenta o teu e diz onde vais ser muito bom. Tu s feito da mesma massa. A tua inteligncia igual deles. Ainda est em desenvolvimento, mas quando tirares o teu curso, ela estar a cinqenta e cinco por cento. Os outros quarenta e cinco por cento vais alcan-los com a experincia. A menos que sejas to bom, to bom que ultrapasses estas percentagens. Portugal conta contigo. Todos estamos com os olhos postos em ti. Orgulha-te de seres Portugus. Mostra do que s capaz. Tu representas o futuro e a esperana.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

http://www.cunhasimoes.net/cp/Textos/Alunos/Aluno07.htm pesquisado em 05Mai2009 Como ser um bom filho 1- Honrar os pais; 2- ser colaborador em casa; 3- ter limites; 4- conhecer seus direito e obrigaes; 5- assumir a responsabilidade de qualquer ato que tome; 6- entender que a nica obrigao dos pais a de educa-lo; 7- saber que est sendo educado para viver plenamente seus sonhos com seu prprio esforo; 8- respeitar os horrios; 9 ser um bom aluno; 10- cumprir a parte que lhe corresponde; etc. Companheiro Anexo 6 1. Planejar e dedicar pelo menos duas horas servindo sua comunidade e demonstrando de maneira prtica companheirismo para algum. Mnimo de uma aula para planejamento e uma data em separado para parte pratica. Este requisito pode ser feito em conjunto com requisitos similares de outras classes. Voc poder programar uma das atividades sugerida nas Observaes Gerais, lembrando-se que deve ter relacionamento com auxlio ao prximo. Anexo 7 2. Dedicar pelo menos cinco horas participando de um projeto que beneficiar sua comunidade ou igreja. Similar ao requisito anterior(Anexo 6), no entanto, o projeto escolhido deve ser voltado para auxilio da comunidade, ou pode-se optar por beneficiar algum outro departamento da igreja, preferencialmente a ADRA.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

Pesquisador 1. Conhecer os projetos comunitrios desenvolvidos em sua cidade e participar em pelo menos um deles com sua unidade ou clube. Anexo 8 Para cumprimento deste requisito h a necessidade de se consultar a prefeitura do municpio (Secretaria de ao Social ou outros). Esta consulta deve ser feita no incio do ano, para se ter tempo de incluir no planejamento do clube e providenciar as devidas autorizaes. Algumas campanhas realizadas pela prefeitura so: Campanha contra Mosquito da Dengue; Campanha de vacinao; Limpeza de Praas; Limpeza de rios e mananciais; programas de conscientizao ecolgica; Programas de reciclagem; Etc. O desbravador poder auxiliar distribuindo panfletos, organizando filas, auxiliando no recolhimento de lixo. O clube poder aproveitar estas campanha e divulgar o clube. O simples fato dos desbravadores estarem uniformizados no dia j sera uma forma de testemunhar. Exemplo: Na campanha de vacinao, voc poder pedir antecipadamente direo do posto autorizao para colocar uma mesa com a bandeira dos Desbravadores, ou uma faixa de divulgao do clube, onde um ou mais desbravadores fariam a divulgao tirando duvidas, entregando panfletos denominacionais ou do clube, enquanto outros estariam auxiliando na organizao da fila. Combine com os responsveis pela campanha a necessidade de apoio por todo o perodo ou apenas em determinado horrio. Caso seja para o dia inteiro, faa um revezamento com os desbravadores, um grupo pelo perodo matutino e outro no vespertino, por exemplo. Anexo 9 2. Participar em pelo menos trs atividades missionrias da igreja. Converse com o diretor do Ministrio Pessoal para verificar as datas e campanhas evangelsticas que ocorrero durante o ano. Com poucas excees, o horrio conflitar com o horrio de reunio do clube. Assim sendo, necessrio apenas uma aula prvia para motivar os desbravadores e orienta-los quanto a como ser cumprido o requisito.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

10

Esta participao poder ser ajudando na recepo, entrega de folhetos, pregando, cantando, dirigindo hinos, etc. Pioneiro 1. Participar em dois projetos comunitrios ou missionrios conforme definidos por seu clube. Vide Anexo 8 e 9 2. Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando em um projeto de sua igreja, escola ou comunidade. Anexo 10 Quaisquer projeto feito por uma das entidades acima valido para cumprimento do requisito. Alguns projetos podero ter a sua durao igual ou superior a oito horas. Outros, podero ter sua durao menor, estes ltimos podero ser feito dois ou mais projetos para completar o perodo mnimo requisitado. Projeto da Escola Algumas escolas desenvolvem projetos extra-curriculares nas reas educacionais, ecolgicas e comunitrias. Caso o desbravador opte por esta opo, pea ao mesmo que faa um relatrio Projeto de sua igreja Vide Anexos 2, 7 e 9 Projeto de sua comunidade Vide Anexo 8 Excursionista 1. Convidar e envolver um amigo em uma atividade social de sua igreja ou da Associao/Misso. Anexo 11 Um dos fatores que mais atraem jovens para a igreja a amizade. Muitos jovens acreditam que a vida do cristo uma monotonia, pensam que as atividades da igreja se resume a culto, hino e orao. Convidar estes jovens para as atividades sociais uma das principais barriras para se quebrar este paradigma. As atividades recreativas e sociais desenvolvidas pela igreja, em si s uma forma de mostrar que os cristos so pessoas felizes. Tambm mostram que possvel se divertir de forma saudvel.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

11

O Ministrio Jovem promove horas sociais constantemente, verifique antecipadamente as datas e locais para informar aos desbravadores que dia ser o evento para que estes convidem seus amigos. O clube tambm poder autorizar que seja convidado em um evento recreativo promovido pelo clube, como um pique-nique ou passeio, por exemplo. Neste dia no deixe a visita isolada, mas, motive-a a participar. Torne o local agradvel e receptivo mesma. Ao v-la em outra ocasio, comprimente-a, demostre que ela no apenas a amiga de seu desbravador, mas alguem que lhe importante. Com certeza esta pessoa retornar noutras oportunidades.

2. Ajudar a organizar e participar em um projeto comunitrio. Vide anexos 8 e 9 3. Discutir como os jovens adventistas se relacionam com as pessoas, nas variadas situaes do dia a dia. Anexo 12 Guia 1. Ajudar a organizar e participar em uma das seguintes atividades: a. Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente. Vide anexo 1 b. Adotar uma pessoa ou famlia em necessidade e ajud-los. Vide Anexo 1 e 2 c. Qualquer outro projeto de sua escolha aprovado por seu lder. Vide Anexos 3, 4, 8 e 9

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

12

2. Participar em um debate sobre Evangelismo Pessoal, e colocar alguns princpios em prtica numa situao real. Anexo 13 Ganhando almas : Saiba o que evangelismo pessoal Em resumo, evangelismo pessoal significa ganhar almas pessoalmente. Embora Jesus falasse muito s multides, Ele nunca deixou de falar para algum que dEle se aproximasse. O Evangelho de Joo o que mais destaca o evangelismo pessoal de Jesus. No captulo um, Jesus levou Andr para sua casa, e quando este saiu, o havia aceitado como o seu Messias. No captulo 3, Jesus passa parte de uma noite revelando o plano de salvao a uma s pessoa: Nicodemos, No captulo 4, Jesus passa sua hora do almoo anunciando o evangelho a uma mulher samaritana. No captulo 5, Jesus para junto ao tanque de Betesda, para dar ateno para um homem invlido. GANHAR ALMAS UMA PESCARIA ESPIRITUAL Em Lucas 5:10, depois que Jesus havia miraculosamente ajudado seus discpulos numa pesca no lago de Genesar, declarou a um deles: No temas: doravante sers pescador de homens. O verbo pescar, como aqui usado, quer dizer no original grego pegar vivi. O mesmo usado em referncia a satans prender os homens, em 2 Tm 2:26. Da podemos ver ver o alto valor da alma do homem. Cristo pagou o supremo preo da redeno da alma humana na cruz do Calvrio, e satans, por sua vez, tambm, est em constante atividade, fazendo todo o possvel para ganhar a alma do homem para destru-la. (Mt 11:28-30; II Tm 2:25,26) GANHAR ALMAS UMA COLHEITA Jesus preveniu os seus discpulos: Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (Mt 9:38). o prprio Senhor que move o corao do crente, gerando nele um intenso desejo de lanar-se tarefa de ganhar almas. A tarefa no fcil, as horas de labor so muito cansativas; mas a colheita significa almas ganhas para a vida eterna. O salmista declara: Os que com lgrimas semeiam, com jbilo ceifaro. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltar com jbilo, trazendo os seus feixes (Sl 126:5,6) GANHAR ALMAS BUSCAR O PERDIDO Falando por parbolas, no captulo 15 de Lucas, Jesus compara a alma perdida e o ganhador de almas, a: 1. Uma ovelha perdida e seu Pastor que a busca. 2. Uma moeda perdida e sua dona que a procura. 3. Um filho prdigo e o seu Pai que o espera. Toda a comunidade se comove e entra em ao quando uma criana se perde, assim tambm deve a comunidade crist ter compaixo das almas perdidas, levando-lhes a mensagem transformadora do Evangelho de Jesus Cristo. VANTAGENS DO EVANGELISMO PESSOAL Ganhar almas uma a uma, tem evidentes vantagens sobre o evangelismo em massa. Primeiramente, o evangelismo pessoal se adapta as condies espirituais de qualquer pessoa, enquanto que um sermo pode estar acima da compreenso dos ouvintes. O Obreiro que faz evangelismo pessoal, guiado pelo Esprito Santo, tem uma mensagem prpria para cada pessoa com quem falar. Por outro lado, no nos esqueamos de que comum o evangelismo pessoal e evangelismo em massa operarem juntamente para o pecador, vir a Cristo. A sede de salvao pode ser despertada no descrente, numa reunio pblica de que ele participou e da procurou algum para ouvir mais e a seguir aceitou Cristo. Mas tambm seu interesse inicial pode Ter sido despertado num encontro pessoal, com um crente, e decorrente disso ele fez sua deciso numa reunio pblica. O segundo
Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

13

exemplo revela outra vantagem do evangelismo pessoal. Muitas pessoas, nunca entrariam num templo para assistir um culto, por vrios motivos: preconceitos, falta de interesse, conhecimento com algum da igreja que hipcrita, falsos boatos, ou porque so proibidas de ir l. Contudo, depois de um encontro pessoal com um crente dinmico e cheio do amor de Cristo, esta pessoa supera as barreiras, aceita a f crist, unindo-se a igreja. O Livro de Atos mostra claramente que o admirvel crescimento da igreja primitiva teve como um de seus fatores a participao de crentes individualmente no trabalho de evangelismo pessoal (Atos 5:42). Relata que Jesus Cristo foi pregado e ensinado diariamente no templo e de casa em casa. ONDE E QUANDO REALIZAR O EVANGELISMO PESSOAL Neste contexto trataremos de locais e ocasies em que podemos realizar evangelismo pessoal. Com isso no queremos dizer que este trabalho deve se limitar somente aos lugares e ocasies aqui citados. O crente possudo pela paixo de ganhar almas, sempre encontrar oportunidades alm das citadas aqui. 1. Em Viagens 2. Em Lares 3. Em Locais Pblicos 4. Em Instituies COMO GANHAR ALMAS PESSOALMENTE Agora chegamos a uma pergunta de peso, no mago do nosso assunto: como o ganhador de almas executa o seu trabalho? Ter entusiasmo e disposio, mas no preparo, resultar em fracasso! Se para ser um funcionrio secular requerido preparo especializado, quanto mais quem vai lidar com as almas dos homens ! EXPERINCIA PESSOAL claro que, em primeiro lugar, o obreiro de evangelismo pessoal deve ter uma experincia prpria e genuna de salvao. Ele deve estar preparado para responder perguntas como esta: Voc acaba de me dizer que devo aceitar Jesus como me Salvador pessoal. Agora quero saber se esta experincia realizou na sua vida ! VIDA CRIST Segundo, o ganhador de almas deve Ter uma vida crist acima de qualquer suspeita. Todas as palavras de sabedoria e argumentao sero vs se o ouvinte sabe que ele um hipcrita. Quem tiver vida duvidosa no deve se envolver em evangelismo pessoal. que sua simples presena se torna em pedra de tropeo ao que, com sinceridade, busca a verdade. CONHECIMENTO Terceiro, o obreiro de evangelismo pessoal deve estar fundamentado na f, Ter um conhecimento bsico da Bblia e saber no que cr, e porque cr. O Obreiro de evangelismo pessoal que no quer gastar tempo estudando para se preparar para este trabalho trar dificuldade para si mesmo e para a sua igreja, alm de deixar confusa a pessoa com quem trata. A ATITUDE DO GANHADOR DE ALMAS Em quarto lugar, a atitude do ganhador de almas de suma importncia. Se sua primeira preocupao foi ganhar louvor dos homens, ele ver que seu trabalho no ter resultados permanentes. Se, por outro lado, ele sente profundo amor pelos perdidos, este amor abrir muitas oportunidades. Quantas vezes nos Evangelhos, Cristo se moveu de compaixo pelo povo sem salvao ! (Mt 9:36). Paulo testifica do fato que o amor de Cristo que nos constrange a insistir com os homens para aceitarem o evangelho (2 Co 5:14) COM CORAGEM

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

14

Quinto, ns devemos perseverar e Ter coragem. Devemos estar preparados para o dia da rejeio e mesmo da perseguio. Nem todos aplaudiro nossos esforos e dedicao. Devemos nos lembrar que o trabalho com as almas dos homens delicado e difcil. No h frmulas para determinar o quanto devemos fazer para ganhar uma alma para Jesus ou o tempo consumido para nisso. Uma pessoa pode rejeitar a mensagem da salvao inmeras vezes antes de mostrar-se interessada. A ORAO Finalmente, o evangelista pessoal deve saber que no ter sucesso na conquista das almas, se no comear com orao. No estamos nos engajando numa batalha carnal, em que o intelecto luta contra o intelecto (Ef 6:12). Nossa batalha espiritual e somente no poder do Esprito Santo podemos sair vitoriosos. Jesus deixou bem claro o propsito do poder do Pentecoste, a seus discpulos, em atos 1:8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da Terra . Havendo tantos pecadores a seu redor, como voc poder saber a quem se dirigir ? Assim como o Esprito dirigiu a Felipe para testemunhar para o eunuco (At 8:29), o mesmo Esprito dar a voc o desejo, de testemunhar para uma certa pessoa. medida que voc obedecer, voz do Esprito Santo, Ele estar lidando com o corao desta pessoa. ALGUNS ASPECTOS SINGULARES DO EVANGELISMO PESSOAL A abordagem correta do evangelismo pessoal depende de muitos fatores. Um destes o tempo disponvel do obreiro. Se o descrente for uma pessoa com quem podemos manter uma duradoura amizade , nosso tratamento com ele pode ser mais gradativo. Geralmente, este tipo de relacionamento, que embora requerendo mais pacincia, no final, poder vir a ser o mais frutfero. AMIZADES DURADORAS Se o tempo disponvel for indefinido, como acontece com um vizinho, um colega de escola ou trabalho, etc., bom estabelecer primeiramente uma slida amizade. Por exemplo, voc ajudar um novo vizinho que est chegando de mudana, a descarregar e arrumar seus mveis, ajudar um colega de turma a se preparar para a cada prova, ou convidar uma pessoa que mora s, para jantar em sua casa. Essa pessoa estar disposta a ouvir o que voc tiver para dizer. Judy era uma jovem que se sentia incapaz de comear a ganhar almas. Todavia, ela foi despertada por uma mensagem quanto aos aspectos prticos destes ministrios. Resolvida a comear, ela fez duas dzias de biscoitos e levou ao hospital, para um vizinho novo que ela nem sequer ainda conhecia. Depois de algum tempo dessa visita, Judy estava saindo para assistir o culto de meio de semana. Sem esperar um convite, a esposa do vizinho ansiosamente perguntou se podia acompanh-la igreja. Naquela noite, no trmino do culto, uma alma ingressava no reino de Deus, porque aquela senhora aceitara a Cristo como seu Salvador. Tudo comeou com duas dzias de biscoitos ! Quando se trata de amizade duradoura, bom lembrar que o pecador ficar mais impressionado em ver Jesus na vida do crente, em todos seus aspectos da vida, vinte e quatro horas por dia, do que com suas palestras bblicas. Por isto, certos crentes superficiais preferem distribuir folhetos, aonde no so conhecidos, do que testemunhar prpria vizinhana. AMIZADES DE CURTA DURAO Quando o tempo limitado, digamos, um viagem de trs horas num nibus, um vo regular de avio, geralmente melhor primeiro abordar um ponto de interesse comum. Daquele ponto, o obreiro pode estabelecer um relacionamento social e da entrar no assunto da salvao. Confiando na direo do Esprito Santo, ele no deve forar uma palestra demorada. prefervel deixar a conversa prosseguir naturalmente. Ele deve evitar sair fora do assunto principal, para falar sobre religio, discutindo suas diferenas. Se a pessoa no quiser , fazer sua deciso para seguir a Jesus,
Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana 15

no final do encontro, , melhor no faz-la ver que rejeitou ao Senhor definitivamente. Ao invs disso, voc deve evitar sair fora do assunto principal, para falar sobre religio, discutindo suas diferenas. Se a pessoa no quiser fazer fazer sua deciso para seguir a Jesus, no final do encontro, melhor no faz-la ver que rejeitou ao Senhor definitivamente. Ao invs disso, voc deve deixar claro que continuar interessado e orando por ela. Voc deve informar-lhe o nome de uma igreja ou pessoa da cidade que se destina, onde ela possa receber ajuda espiritual. QUANDO O CONTATO O NICO s vezes, o tempo disponvel extremamente curto: coisa de minutos, ou menos. Embora a percentagem de sucesso em casos como esse, seja a mnima, mesmo que uma pessoa em mil, aceite Cristo, como resultado dum tal encontro, o esforo vale a pena. Neste caso, o mtodo mais eficaz o de deixar com pessoa uma mensagem impressa. Os estudiosos j verificaram que a palavra impressa mais poderosa do que pensamos, e que instituies evanglicas que se ocupam da mensagem impressa, tm conduzido multides salvao. H pases atualmente em que o nico folheto evanglico lido por muita gente, antes de desaparecer. A mensagem deve ser um folheto, ou uma poro das Escrituras. Essa literatura evanglica deve ser carimbada com o nome e endereo de uma igreja local onde a pessoa interessada possa encontrar algum que lhe d mais ajuda. VERIFIQUE O CONTEDO DOS SEUS FOLHETOS Nunca distribua um folheto sem primeiro ler cada palavra do seu contedo, para ver se totalmente bblico. Recentemente foi oferecido ao autor, uma revista evanglica muito atraente. Lendo-a cuidadosamente ele verificou que as primeiras pginas insistiam que as pessoas infelizes aceitassem os ensinos de Cristo, mas a partir da metade da revista em diante, ela comeou a divulgar o comunismo ! a pessoa que tinha me oferecido essa literatura, no tinha lido cuidadosamente e ainda estava sugerindo que devamos adquirir esse material para distribuio geral. CAPTULO 2 CRISTO O EXEMPLO SUPREMO DE EVANGELIZAO O LOCAL DE ENCONTRO COM O PECADOR No captulo 4, versculo 4 do evangelho de Joo, lemos que Jesus precisou passar por Samaria. Por que Jesus precisou passar por Samaria ? Jesus sabia que a maioria dos samaritanos no iriam a Judia, procur-lo para ouvir o evangelho. Ele precisava ir onde eles estavam. INDO S ALMAS Aqui, temos ento o primeiro passo do evangelismo pessoal. Devemos ir aonde os perdidos esto. No importa conhecermos bem as Escrituras ou termos habilidade para falar aos homens sobre suas almas; perderemos totalmente a oportunidade de ganhar almas se continuarmos sentados confortavelmente em nossas igrejas, esperando que os pecadores venham at ns. Poucos viro igreja, se isso ficar por conta deles. So poucos que, por si mesmos, iro a uma igreja para satisfazerem o anseio de suas almas. NO SE ISOLE O obreiro cristo cujo crculo de amizade consiste s de crentes, limita-se nas suas oportunidades de evangelizar. claro, que nossa comunho e unio com os salvos, mas isto no quer dizer que devemos limitar o nosso relacionamento somente aos crentes. Podemos ainda Ter bom relacionamento com os descrentes, sem nos contaminarmos com os seus pecados. Lembremos da orao de Jesus em Joo 17:15; No peo que os tires do mundo; e, sim, que os guardes do mal. No mundo da medicina, isola-se os pacientes portadores de doenas contagiosas. Esse isolamento para evitar epidemias. No nosso caso, o que desejamos uma epidemia espiritual de salvao ! A salvao que Jesus oferece deve tornar-se contagiosa . Isso s ocorrer se os crentes falarem dEle.
Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana 16

O livro de Atos comprova isto.Se o crente se isolar do pecador, com receio dele, ou por medo ser criticado por outros crentes, poucos pecadores tero contato com a cura que o poderoso Evangelho de Jesus Cristo transmite, transformando vidas. PRENDENDO A ATENO DO PECADOR A Segunda lio que aprendemos do exemplo de Cristo demonstrar interesse pelo prximo, se queremos que ele se interesse pelo que queremos lhe dizer. O exemplo da mulher samaritana (Jo 4:7)O exemplo do eunuco (Atos 8 ) DESPERTANDO A CURIOSIDADE DO PECADOR O terceiro passos no evangelismo pessoal, que aprendemos de Cristo, despertar a ateno do pecador. O simples fato de Cristo pedir gua causou rpida reao da mulher. Ela ficou muito curiosa para saber como Jesus sendo judeu, pediu de beber a ela, uma mulher samaritana. Como aprendemos no versculo 9, os judeus, por causa de seus preconceitos, no se comunicavam com os samaritanos. A samaritana ficou curiosa para saber porque Jesus no tinha preconceitos, e ali mesmo lhe pediu uma explicao. Ela queria conhecer mais a respeito dele. Com Nossa Atitude Com uma pergunta Com um Aviso A ENTREGA DA MENSAGEM AO PECADOR O Grau de Interesse do Descrente O Tempo disponvel O Lugar do Encontro Momento certo do convite CRISTO PUXANDO A REDE COM O PECADOR A IMPORTNCIA DA DECISO Infelizmente, nem todo caso de evangelismo pessoal termina com o pecador aceitando a mensagem de salvao. Por isto alguns obreiros tm receio de conduzir o pecador a uma deciso por Cristo. Ao invs disso, ele convida seu amigo para ir igreja ou a ler um folheto evangelstico. Embora qualquer desses dois procedimentos possa resultar em deciso, geralmente a hora ideal para puxar a rede na concluso da conversa sobre a salvao. Adriano da Silva Um parceiro Melodia http://www.melodia.com.br/pages/dinamico.php?id_canal=8&id_texto=761&acao=materia pesquisado em 05Mai2009 Classes Avanadas Amigo Anexo 14 3. Levar, pelo menos, duas visitas Escola Sabatina ou ao Clube de Desbravadores. Este requisito deve ser passado ao desbravador no incio do ano, para que ele tenha tempo de fazer o convite a seus amigos. Os visitantes devem ser pessoas no Adventistas Com a atitude de convidar alguem igreja, o desbravador estar iniciando seu ministrio evangelstico

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

17

O ideal que a pasta de atividades do carto tenha uma espao para colocar o nome das visitas, data e uma breve descrio de como foi o evento. Alguns clubes pedem ao desbravador colocar na pasta uma foto dele com as vistas. Companheiro 3. Participar em uma atividade missionria ou comunitria, envolvendo tambm um amigo. Vide Anexos 5, 9 e 10 Pesquisador 3. Inscrever uma pessoa em algum dos seguintes programas: Apesar de ser da classe avanada do carto, e este s poder ser iniciado aps a concluso da classe regular, aconselhvel que se passe este requisito no incio do ano. Isto se deve principalmente o caso do desbravador optar pela cumprimento do requisito da letra b. a. Escola Sabatina Anexo 15 Inscrever um novo membro na Escola Sabatina um dos itens mais difceis neste requisito Geralmente, novos membros na Escola Sabatina so pessoas que j esto recebendo estudos bblicos h algum tempo. Mas h a possibilidade de um amigo de escola ser convidado algumas vezes e se interessar, vindo a querer se matricular na Escola Sabatina. b. Clube dos Desbravadores Anexo 16 Como desbravadores, estas so as inscries que mais nos interessa. Sabemos que, diferente dos outros departamentos, temos um programa para antes e aps uma deciso batismal. E que, um adolescentes que entra no clube aos 10 anos, por exemplo, participara de 6 classes bblicas. c. Classe Bblica Anexo 17 O desbravador devera oferecer estudos bblico e conseguir duas novas inscries. Ele poder participar de uma das campanhas do Ministrio Pessoal para novas inscries. d. Curso Bblico por correspondncia. Anexo 18 O Desbravador poder convidar seus amigos para participarem de um curso bblico por correspondncia Este curso poder ser pelo correio ou por email.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

18

Entre em contato com o programa Est Escrito para conseguir os telefones de contato para inscrio nos cursos bblicos a distncia. Eis abaixo alguns sites que oferecem cursos por email: www.bibliaonline.org.br www.cvvnet.com.br www.profecias.org.br www.estaescrito.org.br www.advir.org.br Pioneiro 3. Encenar a histria do bom samaritano, demonstrando como ajudar as pessoas. Auxiliar, de maneira prtica, a trs vizinhos. Anexo 19 Este requisito deve ser dividido em trs partes: Na primeira conte-lhes a histria do bom samaritano e lhes explique que eles tero de encenar a mesma. Explique que a encenao no necessita se adaptada a poca de Jesus, que eles podero modificar a histria sem no entanto mudar a mensagem. Voc se surpreendera com a criatividade dos Desbravadores. Eles podero fazer a encenao(segunda parte) na abertura ou encerramento do clube, ou em um JA realizado pelo clube. Nesta primeira parte, tambm devero ser orientados sobre ajudarem a trs vizinho. Converse sobre as possveis maneiras que podero prestar esta ajuda. Abaixo algumas maneiras: recolher o lixo; limpar o quintal; buscar algo que o vizinho precise no mercado; cuidar do bebe da vizinha; etc. Na terceira parte da aula, faa um debate sobre a pea e sobre as atividades realizadas aos vizinhos. Voc tambm poder fazer alguma dinmica de grupo para reforar o intuito do requisito.

Excursionista 4. Visitar uma instituio para deficientes fsicos e apresentar um relatrio de uma pgina.
Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

19

Anexo 20 Agende antecipadamente com a instituio a data da visita. Uma vez agendado passe pela comisso a autorizao. Na instituio verifique o que pode ser feito no local. Algumas tem certas restries em virtude do tipo de pacientes que l esto em tratamento. Pea tambm orientaes que devero ser passadas aos desbravadores para evitar qualquer tipo de constrangimento. Aps a visita, faa um debate sobre a visita e oriente sobre como fazer o relatrio. 3. Cumprir um dos seguintes: a. Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reunies da igreja. Vide anexo 11 b. Ajudar a planejar e participar de, no mnimo, quatro domingos em uma srie de evangelismo jovem ou da igreja. Anexo 21 Os cultos de domingo por si s j so evangelsticos. Algumas igrejas tem em seu programa o funcionamento de uma classe bblica antes do culto. No entanto, pede-se que a participao seja em uma srie. Atualmente consta no programa anual da DSA uma srie intitulada "Voz Juvenil", onde, durante oito domingos os juvenis so chamados a pregar pequenos sermonetes. Este programa desenvolvido juntamente com o Ministrio da Criana e Adolescente, portanto, contacte o diretor deste para juntos fazerem esta programao. Geralmente os sermonetes vem com ilustraes prticas a serem desenvolvidas durante o sermonete. Providencie antecipadamente este material, se necessrio, e treine com o desbravador para que o mesmo sinta confiana na hora de aplica-la durante o sermonete.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

20

Bibliografia A maior parte do contedo de autoria do elaborador da apostila, o contedo pesquisado na internet esta com as referncias abaixo do contedo pesquisado.

Desenvolvida por Mendes Lder Master Avanado Clube guias de Maral 4 Regio - Associao Paulistana

21

Vous aimerez peut-être aussi