Vous êtes sur la page 1sur 57

HISTRIA DO MERGULHO

O primeiro equipamento de mergulho autnomo foi criado em 1943 por Jacques Cousteau e Emile Gagnham, a vlvula reguladora. A idia de conjugar um cilindro de ar com uma vlvula respiradora deu origem ao mergulho autnomo e permitiu que um ser humano permanecesse debaixo dagua por um perodo considervel de tempo sem precisar de auxlio externo.

Dois mergulhadores com suas roupas e bias de sinalizao frente At ento o mergulho com ar comprimido era realizado apenas com o auxlio de compressores de superfcie. As roupas, como mostram as fotos, eram muito pesadas e difceis de vestir, sem contar com o custo elevado dos equipamentos. Os riscos eram assustadores, como o baurotrauma total, se acontecesse um vazamento de ar, a morte era instantnea, e o corpo inteiro s vezes tinha de ser retirado de dentro do capacete.

Mero de 200 Kg encontrado em Angra dos Reis - RJ

O oxignio puro com um filtro para evitar o gs carbnico era utilizado pelos militares, porm o limite de profundidade era de 10 metros, j que o oxignio sobre presso extremamente txico. O Aqualung criado por Cousteau e pelo engenheiro Gangnham consiste em um dispositivo sensvel presso exterior que libera ar do cilindro na mesma presso do ambiente, injetando ar nos pulmes. Inicialmente esse equipamento foi bastante usado na caa submarina e j em 1960 difundiu-se para a pesquisa, fotografia e filmagens subaquticas.

A fotosub comeava a surgir, como mostra a foto ao lado do ano de 1954 No Brasil, os primeiros equipamentos chegaram na dcada de 40 no Rio de Janeiro. Tambm foram utilizados principalmente para a caa sub em sua chegada, e logo foi fundada Associao Brasileira de Caa Submarina. Como aconteceu no exterior, a prtica da pesca sub separou-se do mergulho com aparelho autnomo, principalmente porque os caadores chegaram a concluso que era anti-esportivo pescar de outra forma que no em apnia. Essa viso se reforou a partir do final dos anos 70, quando chegaram os primeiros instrutores das organizaes americanas de instruo para mergulho autnomo. O pioneiro na foto sub brasileira foi provavelmente Luis Pini, que realizou boas fotos nos anos 50, de Fernando de Noronha e atol das Rocas.

Imagine a dificuldade em vestir esse escafandro!

A partir dos anos 80 o desenvolvimento tecnolgico permitiu o novo panorama do mergulho nos Estados Unidos. Diversas indstrias ofereciam novidades em equipamentos mais seguros e mais baratos, o que resultou num mergulho mais popular naquele pas. Foi a tambm que as mulheres comearam a apreciar o fundo do mar, que at ento era privilgio exclusivo dos homens. Os pioneiros na indstria nacional foi a Atlntida, em 1955, a Memrod do Brasil e a Orca. Mas a empresa que realmente profissionalizou o mercado foi a Cobra Sub, surgida em 1965 com Amrico Santarelli, apnesta recordista mundial da dcada de 60. Outro fator importante para o crescimento do interesse pelo mergulho foi a onda ecolgica, que contribuiu para que o turismo ecolgico apropriar-se do fundo do mar.

Os cilindros ficavam de cabea para baixo e as nadadeiras mais pareciam patas de r Hoje existem centenas de operadoras e cursos de mergulho espalhadas em todo o Brasil e o mergulho firma-se como um dos esportes mais apreciados no pas. A Mergulhe.com.br possui aproximadamente 200 operadoras cadastradas, disponveis para voc mergulhador e possui mais de 20.000 page views (quantidade de mergulhos no site) em dois meses de lanamento, sempre com novidades e curiosidades sobre o mergulho no Brasil e no mundo. Voc que j aprecia o mergulho continue preservando o fundo do mar, assim como o smbolo do preservacionismo Jacques Cousteau. E voc que ainda no mergulha adquira seus equipamentos e procure uma boa escola para se tornar mais um amante do mar. Fonte: www.mergulhe.com.br

HISTRIA DO MERGULHO

O que o Mergulho
O mergulho nasceu da vontade do homem de explorar o mundo submarino. Apesar de estar to presente em nossa vida, o mar ainda o maior, mais intrigante e desconhecido habitat terrestre. Milhares de descobertas realizadas atravs dos sculos por mergulhadores, alm de ajudarem a contar a histria do homem, criaram um esporte que hoje em dia muito praticado no mundo todo. Das tcnicas milenares, utilizadas para a busca de alimentos e armamentos, at as modernas tecnologias empregadas em mergulhos cada vez mais profundos, muitas vidas ficaram pelo caminho. Mas, com certeza, o sonho desses mergulhadores no foi em vo. Hoje em dia quem quiser se arriscar no mergulho tem todas as condies de explorar a vida marinha com toda a segurana. Para a atleta de mergulho livre detentora de 4 recordes mundiais e 8 sul americanos, Karol Meyer, o mergulho um esporte como qualquer outro. "Para mergulhar no precisamos ser um Pelizari, uma Tanya Streeter, basta termos vontade de estarmos na gua, alguns minutos a mais sem respirar para podermos descer nas profundezas, ficar mais tempo na piscina, ou ento, percorrer uma grande distncia submersa".

Histria do Mergulho
Os primeiros relatos de mergulho vm na antiguidade, quando usavam a tcnica para o resgate de armamentos e alimentos. No Japo e na Coria, h mais de 4 mil anos a.c, j existiam mergulhadores especializados em caar prolas no fundo do mar. A tecnologia foi se desenvolvendo e a principal responsvel pelo desenvolvimento das tcnicas de mergulho foram as guerras, j que para resgatar armamentos e atacar o inimigo foram criados novos meios de mergulhar. No sculo XX foi que houve um desenvolvimento na parte dos equipamentos. Tecidos pesados foram trocados por roupas de borracha. No se pode deixar de mencionar o francs Jacques Yves Cousteau, que, no ano de 1943, em plena ocupao alem, mergulhou pela primeira vez na Costa Provenal, at 20 metros com auxlio de um aparelho que ele mesmo inventou: o aqualung, um composto hbrido que se traduz por pulmo aqutico, que abriu caminho para novos e modernos equipamentos de mergulho. O mergulho chegou no Brasil h 50 anos, atravs de equipamentos trazidos por pilotos de companhias areas principalmente dos Estados Unidos. Nos anos 60, alguns brasileiros comearam a mergulhar e, com cursos realizados no exterior, se formaram instrutores e donos de escola. Certificadoras internacionais chegaram ao pas, as nacionais foram criadas, assim como as escolas com seus cursos bsicos e de aperfeioamento e os

equipamentos mais recentes. Lojas, importadores, hotis e pousadas so preparados para esse pblico, que movimenta um mercado de esporte e lazer no pas h pelo menos 30 anos.

Da Antiguidade a Era do Escafandro


Desde a antiguidade o homem depende da gua para alimentao, transporte e defesa contra seus inimigos. O mergulho nasceu provavelmente a cerca de 30.000 anos, quando pela primeira vez um homem nadando viu um objeto no fundo, prendeu a respirao e desceu para tentar v-lo melhor, sem utilizar nenhum tipo de equipamento. Embora muitos achem que o mergulho uma atividade recente, hoje j existem provas concretas de que o homem comeou a criar acessrios que facilitassem suas aventuras sob as guas 6.500 anos atrs. Alguns desenhos assrios do ano 900 AC mostram homens debaixo dagua respirando atravs de um saco com ar, provavelmente para fins militares, enquanto que cermicas gregas datadas de 600 AC ilustram o trabalho de mergulhadores no cultivo de esponjas no Mar Mediterrneo. A histria antiga recheada de narraes que mostram os feitos dos mergulhadores da poca: Herdoto narrou o trabalho de recuperao de tesouros de navios naufragados para o rei persa Xerxes no sculo 5 AC; Alexandre o Grande mergulhava em uma cmara submersel para observar a vida marinha e utilizava mergulhadores em suas aes militares; Gregos mergulharam no porto de Siracusa para remover obstrues e cortar cabos de ncoras de navios inimigos durante a conquista da cidade; Marco Polo descreveu como Kublai Khan presenteava seus seguidores no Oriente distante com prolas coletadas por mergulhadores e As primeiras referncias s Amas do Japo que at hoje trabalham no cultivo de prolas data do sculo I AC. Como os compressores de ar ainda no haviam sido inventados, os mergulhos desta poca eram feitos em apnia ou utilizando sistemas primitivos para o fornecimento de ar atravs de sacos, baldes e mangueiras. Pedras amarradas em uma corda serviam de lastro e podiam ser abandonadas no fundo para facilitar a subida. Os melhores mergulhadores podiam permaner por mais de um minuto debaixo dgua e atingiam profundidades de at 30 m. O mergulho profissional nasceu no mesmo perodo, quando os mergulhadores comearam a receber para trabalhar debaixo dgua. Existia at mesmo uma tabela de remunerao: at 1 m de profundidade, os mergulhadores ganhavam 10% do valor dos objetos resgatados; a 4 m eles ganhavam um tero e a 8 m ou mais eles chegavam a receber 50% do total.

Por mais de 1000 anos o mergulho evoluiu muito pouco, at que na era das grandes navegaes o valor dos tesouros naufragados colocou muita gente para pensar em formas de se aumentar o tempo de fundo e a profundidade de trabalho. Mesmo assim, foi somente no sculo XVI que comearam a surgir as primeiras idias prticas neste sentido.

Leonardo DaVinci desenhou mergulhadores equipados com nadadeiras, capacetes, mscaras e respiradores mas no existem provas de que estes acessrios chegaram a ser construdos e Guglielmo de Lorena projetou o primeiro sino de mergulho moderno em 1531. Comeava ento uma nova fase na explorao submarina. Os sinos de mergulham ganharam este nome devido ao formato utilizado na poca. Eles eram em geral construdos de madeira e abertos na parte inferior. Os mergulhadores podiam realizar breves excurses em apnia para executar suas tarefas e voltar para o interior do sino para respirar. O ar era renovado atravs de barris invertidos enviados da superfcie e guiados atravs de cordas. Embora primitivo, este sistema permitiu a realizao de tarefas at ento consideradas impossveis: Em 1663 mergulhadores recuperarm um canho do navio Vasa, que havia naufragado a 33 m de profundidade no porto de Estocolmo; William Phips resgatou em 1687 praticamente toda a carga do naufrgio do Nuestra Seora de la Concepcion;

Edmund Halley (o astrnomo que deu o nome ao mais famoso dos cometas) construiu em 1716 um sino que permitia aos seus ocupantes permanecer por mais de 4 horas a 20 m de profundidade e chegou a propor a instalao de capacetes ligados por mangueiras ao sino para facilitar o trabalho dos mergulhadores, embora no existam provas de que ele tenha conseguido implementar esta idia.

Em 1715 John Lethbridge deu mais um passo na evoluo do mergulho ao construir a primeira roupa de presso atmosfrica. Construda em madeira no formato de um barril e dotada de vigias de vidro e sadas para os braos confeccionadas em couro, a roupa de Lethbridge permitiu que ele trabalhasse por mais de 20 anos resgatando cargas de navios em profundidades de at 20 m. Como a o mergulhador permanecia suspenso por um cabo ligado a um navio na superfcie, a mobilidade era bastante restrita mas pela primeira vez ele estava livre das limitaes do mergulho em apnia. Nos prximos 100 anos muito pouco aconteceu. Havia surgido um problema aparentemente intransponvel: fornecer ar sob presso para o mergulhador. Logo aps a inveno do compressor de ar no incio do sculo XIX, Charles Deane e seu irmo adaptaram um capacete utilizado em minas e incndio para o mergulho, criando o primeiro escafandro realmente funcional. Mas o capacete dos irmos Deane tinha uma grande limitao: como era simplesmente apoiado sobre os ombros do mergulhador, ele no permitia que este se inclinasse o ar escapava e o capacete era tomado pela gua, eventualmente afogando o mergulhador.

Coube a Augustus Siebe dar o prximo passo ao inventar em 1839 a primeira "roupa fechada". Para evitar o alagamento do capacete, Siebe criou uma roupa impermevel na qual era fixada a parte inferior do capacete, o chamado corselete. Em poucos meses seu equipamento era utilizado pela maioria dos mergulhadores e o desenho bsico permanceu inalterado pelos prximos 100 anos. Durante este perodo provavelmente dezenas de milhares de conjuntos semelhantes foram fabricados e alguns continuam em uso at hoje.

Poucos anos depois surgia na Frana o primeiro equipamento de mergulho autnomo. Criado por Rouquayrol e Denayrouze, este equipamento podia ser utilizado com ou sem uma mscara metlica tipo "full-face". O ar podia ser fornecido atravs de uma mangueira vinda da superfcie (modo dependente) ou, em mergulhos mais curtos e rasos, transportado pelo prprio mergulhador em pequenos cilindros (modo autnomo). Embora o primeiro prottipo de Rouquayrol e Denayrouze tenha sido construdo em 1872, um museu francs tem em sua coleo um modelo de produo fabricado pouco tempo depois e ainda em condies de uso (em uma feira recente nos Estados Unidos este equipamento foi demonstrado por diversos mergulhadores, incluindo JeanMichel Cousteau). Foi na mesma poca que surgiram os primeiros trabalhos cientficos sobre a descompresso. O fisiologista Paul Bert passou anos estudando os efeitos das altas e baixas presses em animais e pode ser considerado o pai da medicina hiperbrica. Seu livro A Presso Baromtrica Pesquisas em Fisiologia

Experimetal foi publicado em 1878 e at hoje considerado um clssico, pois introduziu as bases para criao da teoria da descompresso.

Com os novos equipamentos, contando com a ajuda de compressores de ar mais potentes e comeando a entender os efeitos das presso no corpo humano, o homem estava pronto para realmente comear a explorar o fundo do mar.

Nos Tempos do Escafandro

Aps a inveno do escafandro fechado por Augustus Siebe em 1839, a explorao do fundo do mar ganhou, literalmente, flego. Por mais de 100 anos o escafandro tradicional sofreu pouqussimas modificaes e foi a principal ferramenta de trabalho dos mergulhadores. O escafandro provavelmente a imagem mais fcil de ser associada explorao submarina e pode ser encontrado em uso at hoje. Apesar do peso (um modelo Mk V pesava mais de 100 kg), da pouca mobilidade (devido ao umbilical que fornecia ar a partir da superfcie) e da visibilidade limitada, ele permitiu a realizao de faanhas simplesmente inacreditveis...

Em 1885 o mergulhador Alexander Lambert resgatou sozinho meio milho de dlares em moedas de ouro de uma sala forte do naufrgio do Alfonso XII a 50 m, embora isto tenha custado a Lambert uma aposentadoria precoce graas a doena descompressiva.

Em 1905 arquitetos descobriram que a catedral de Winchester (Inglaterra) estava prestes a ruir devido a infiltrao de gua em suas fundaes. Construda no sculo VII, a catedral era um monumento histrico e era inaceitvel perd-la. A nica sada era utilizar mergulhadores para instalar apoios nas fundaes, um trabalho gigantesco para a poca. O surpreendente que a tarefa foi realizada por um nico homem, William Walker, entre 1906 e 1911. Durante 6 anos Walker mergulhou com seu escafandro 6 horas por dia em visibilidade zero para escavar 235 poos e instalar os reforos a 8 m de profundidade. No incio do sculo acidentes com mergulhadores se tornavam cada vez mais graves e frequentes devido a um mal que poucos compreendiam: a doena descompressiva. Em 1906 o almirantado ingls decidiu criar um comit para investigar o problema, nomeando o professor John Scott Haldane como seu lder. Haldane atacou os problemas do mergulho de forma cientfica e introduziu diversos novos equipamentos, como cmaras de descompresso e compressores mais eficientes. Mas ele lembrado at hoje por ter criado o conceito de descompresso em estgios e as tabelas de descompresso. As tabelas sofreram diversas modificaes durante este sculo, mas suas teorias so utilizadas at hoje, inclusive nos modernos computadores de mergulho (algum j ouviu a expresso "Modelo Haldaniano" ?).

O grande pblico comeou a ter contato com o mundo submarino em 1916 quando estreiou nos EUA o filme 20.000 Lguas Submarinas. A maioria das pessoas que assitem ao clssico de 1954 produzido pelos estdios Disney nem imagina que esta a segunda verso para o cinema da obra de Jlio Verne. Quase 40 anos antes os irmos Williamson utilizaram escafandros para produzir a primeira verso, mostrando cenas submarinas nunca antes vistas. Como as caixas estanques ainda no haviam sido inventadas, os Williamson criaram a fotosfera, uma esfera submersa para abrigar a cmara, ligada por um longo tubo superfcie que permitia ao operador subir e descer. Apesar do grande interesse do pblico, quando o transatlntico Laurentic afundou durante a Primeira Guerra Mundial carregando mais de 25 milhes de dlares em barras de ouro, a marinha inglesa foi obrigada a iniciar uma operao altamente secreta para no chamar a ateno dos alemes. Entre 1917 e 1924 os mergulhadores da Royal Navy recuperaram praticamente toda carga do interior do naufrgio a 36 m de profundidade.

O homem utilizava o escafandro para executar trabalhos no mar, em pontes, portos, rios, naufrgios e em qualquer outro lugar onde houvesse gua mas apesar da evoluo, a profundidade mxima ainda era limitada. Alguns mergulhadores chegaram a descer a mais de 100 m com este tipo de equipamento e respirando ar, mas a narcose pelo nitrognio praticamente impedia a execuo de trabalhos mais complexos em profundidades alm dos 30m.

Vrias idias surgiram nas primeiras dcadas do sculo para romper esta barreira e uma das mais interessantes era a roupa blindada. O princpio idia era simples: construir uma roupa que mantivesse o mergulhador presso atmosfrica (evitando a narcose e a descompresso) e permitisse sua movimentao atravs de juntas flexveis - algo como um micro-submarino com braos e pernas. Em 1913 j existia um modelo operacional, a roupa de Neufeldt-Khunke, que chegou a ser utilizada com sucesso em alguns resgates. Infelizmente estas roupas apresentavam um problema: com o aumento da profundidade, a presso "travava" as juntas e impedia que o mergulhador se mexesse. O impulso que faltava para o desenvolvimento do mergulho profundo veio da marinha dos EUA aps a perda do submarino S-4 e toda a sua tripulao a 31 m. A revolta da opinio pblica ao saber que a equipe de salvamento era capaz de se comunicar com os sobreviventes a bordo do submarino mas no tinha como resgata-los foi tanta que a marinha decidiu formar um grupo com o objetivo de aumentar a profundidade mxima de trabalho das equipes de resgate. Entre outros projetos, o grupo comeou a trabalhar na utilizao de hlio nas misturas respiratrias para diminuir o efeito da narcose.

Praticamente ao mesmo tempo, o Dr. Edgar End investigava o mesmo assunto com o auxlio de dois amigos, Max Gene Nohl e John D. Craig (que ficou famoso ao narrar suas aventuras submarinas em livro e em uma srie de TV). Aps diversos testes em cmara e o cancelamento de uma expedio ao naufrgio do Lusitania (95 m), em 1937 eles se sentiam prontos para tentar superar os recordes de profundidade da poca. Utilizando um escafandro desenhado por ele mesmo e que parecia mais um farol que um equipamento de mergulho, Nohl atingiu a marca de 128 m. O escafandro funcionava de modo autnomo com dois cilindros de mistura respiratria e s era ligado superfcie por um cabo guia e pela linha de comunicao. Mas a prova final de que o hlio era uma alternativa vivel para o problema da narcose e s veio em 1939 com o afundamento de outro submarino americano. O Squalus submergiu sem fechar uma vlvula e, com a gua invadindo o submarino, os tripulantes no tiveram tempo de escapar e foram obrigados a

refugiar-se nos compartimentos no alagados. Dos 59 tripulantes, 33 sobreviveram e ficaram presos a 75 m de profundidade.

O Squalus foi localizado rapidamente e em poucas horas um navio de resgate estava em posio. A idia era utilizar um novo sino de mergulho que podia se acoplar em uma das escotilhas do submarino, funcionando como um elevador para trazer os tripulantes de volta superfcie. No entanto, era preciso fixar um cabo guia ao submarino. Os mergulhadores tentaram fixar o cabo diversas vezes, mas a narcose e o frio impediam que eles completassem a misso. Com o tempo se esgotando, a equipe tomou uma deciso: enviar um homem ao fundo utilizando um equipamento experimental e uma mistura base de hlio. Em poucos minutos o mergulhador prendeu o cabo e aps 12 viagens do sino, os 33 sobreviventes foram resgatados. Nas semanas seguintes, a marinha realizou mais de 100 mergulhos utilizando hlio para trazer o Squalus de volta tona na operao de salvatagem mais profunda at ento. A "embriaguez das profundezas" no era mais uma barreira para a explorao do fundo do mar.

Durante a Segunda Guerra o escafandro clssico continuou a ser utilizado, mas a necessidade de equipamentos mais simples e com mais mobilidade crescia a cada dia. Japoneses, italianos e ingleses utilizavam rebreathers de

oxignio em misses de combate, mas os efeitos da toxidade pelo oxignio em profundidades maiores que 10 m limitava a aplicao deste tipo de equipamento.

Era preciso encontrar uma forma libertar os mergulhadores e, embora diversos pioneiros tenham demonstrado solues para o problema durante a dcada de 30, foi preciso esperar at 1943 para que dois franceses, Jacques-Yves Cousteau e Emile Gagnan cortassem de forma definitiva os umbilicais, criando o Aqualung e dando incio a um novo captulo da histria do mergulho.

Umbilicais Cortados: O nascimento do mergulho autnomo

A inveno do escafandro fechado no final do sculo XIX abriu as portas dos oceanos para os exploradores e por volta de 1930 o mergulho era um fato quase corriqueiro. O homem era capaz de permanecer debaixo dgua por longos perodos e realizar trabalhos em profundidades alm dos 50 m. No entanto, o peso e a complexidade do equipamento dificultavam sua aplicao em locais mais remotos. A necessidade de um umbilical ligando o mergulhador superfcie para fornecimento de ar restringia a mobilidade a algumas dezenas de metros em torno do local de descida.

Com o interesse pelo mar aumentando a cada dia, o homem necessitava de um equipamento totalmente autnomo, que dispensasse o uso do umbilical. Um equipamento deste tipo havia sido criado em 1872 por Rouquayrol e Denayrouze, na Frana. O conjunto j possua um cilindro de ar, uma mscara facial, uma mangueira que era colocada na boca do mergulhador e uma vlvula de demanda, que regulava a quantidade de ar fornecida ao mergulhador de acordo com a sua profundidade e respirao. Infelizmente, sua autonomia era bastante limitada e seu tamanho exagerado, obrigando o mergulhador a "andar" pelo fundo. Por mais de 60 anos diversos inventores tentaram descobrir uma forma simples e segura de manter o homem debaixo dgua. Na maior parte dos casos os testes fracassavam ou o equipamento era grande ou complexo demais para poder ser utilizado na prtica.

Com as maravilhas do Mar Mediterrneo por explorar praticamente no fundo de seus quintais, os franceses no mediam esforos para achar uma soluo para o problema do mergulho autnomo. Em torno de 1925, a mscara, as nadadeiras e o snorkel j haviam sido inventados e o homem j podia permanecer durante alguns segundos no fundo, nadando como um peixe na posio horizontal mas ainda sem poder respirar. Neste ano, o Comandante Yves Le Prieur combinou um cilindro de ar comprimido com uma vlvula manual e, utilizando tambm mscara e nadadeiras, o homem podia permanecer por diversos minutos submerso, nadando como um peixe e no andando, como faziam os escafandristas. Confiante em seu invento, a partir de 1934 Le Prieur comeou a realizar diversas demonstraes ao redor da Frana, acabando por fundar o primeiro clube de mergulho organizado. Algumas dezenas de conjuntos chegaram a ser produzidos, mas a operao da vlvula manual ainda era complexa demais para que o mergulho se tornasse popular.

Na mesma poca a caa submarina comeava a chamar a ateno das pessoas na Europa. Curiosamente, a figura central deste perodo no era um francs, mas um jornalista americano que morava em Cap DAntibes chamado Guy Gilpatric. Gilpatric era um excelente caador e havia se mudado para o Mediterrneo para poder praticar seu esporte favorito com mais frequncia. Ele era considerado o "lder espiritual" dos caadores submarinos e em 1937 conheceu um jovem estudante de direito austraco e ensinou-o a mergulhar e a caar. Sem saber, Gilpatric acabara de introduzir o "vrus" do mergulho naquele que se tornaria um dos grandes pioneiros da explorao submarina: Hans Hass.

Hass ficou maravilhado com o que viu e decidiu buscar formas de observar e fotografar as criaturas do mar por um tempo maior do que sua respirao permitia. Em 1938 partiu com um grupo de amigos para uma expedio Iugoslvia, onde experimentou um capacete aberto, mas a falta de mobilidade e o barulho das bolhas (que afugentavam os peixes) fizeram-no procurar outras alternativas. Em 1939 organizou uma nova expedio, desta vez para Bonaire, hoje um dos parasos do mergulho. Hass passou semanas na ilha ento inexplorada, fotografando todo o tipo de vida marinha. Ao voltar para a ustria, ele decidiu mudar o rumo de sua vida, abandonando o direito e inscrevendo-se em um curso de zoologia para tornar-se um "peixe entre os peixes", como gostava de dizer. Para resolver o problema da permanncia no fundo, Hass passou a utilizar um equipamento de circuito fechado (rebreather) de oxignio puro, o Drger

Gagenlung. O Gagenlung era pequeno, porttil e podia ser recarregado com facilidade, j que o oxignio era encontrado em qualquer parte do mundo. Como a maior parte dos mergulhos de Hass era realizado nas pequenas profundidade, o risco de intoxicao pelo oxignio era tolervel e o rebreather tinha a vantagem de no soltar bolhas. Hass se adaptou to bem com o equipamento que continuou a usa-lo mesmo depois da inveno do Aqualung.

A esposa de Hass, Lotte, tambm representa uma parte significativa da histria do mergulho. Ela era sua secretria e sonhava em acompanha-lo, mas ele se recusava a levar mulheres nas expedies. Mesmo assim, Lotte treinava mergulho secretamente e quando Hans viajava, pegava "emprestado" suas cmaras para aprender fotografia submarina. Um dia um investidor interessado em financiar um filme de Hass entrou em seu escritrio e disse "Voc deveria utilizar garotas bonitas como esta em seus filmes"; foi o suficiente para que Hans decidisse leva-la como uma "figura decorativa" para as cenas de superfcie em sua prxima expedio. Mas quando um operador de cmara abandonou o grupo durante a viagem, Hans no teve alternativa seno aceitar a ajuda de Lotte. Ela acabou por escrever seu prprio livro e, alm de fotgrafa, foi provavelmente a primeira modelo submarina. A unio deu to certo que Hans e Lotte acabaram casando-se em 1950. A carreira de exploradores dos Hass durou at 1962. Durante este tempo, eles escreveram pelo menos 9 livros, produziram vrios filmes e ajudaram a criar a primeira cmara submarina com flash, a Rolleimarin. Aos 80 anos, ele ainda atua ativamente na defesa dos oceanos. O casal vive junto at hoje e mergulha sempre que possvel. Apesar de tudo isto, o trabalho de Hans Hass no foi suficiente para popularizar de forma definitiva o mergulho autnomo.

A histria retorna a Cap DAntibes e Guy Gilpatric. Em 1936 um conhecido de Gilpatric chamado Philippe Tailliez conheceu um certo francs chamado Jacques-Yves Cousteau, que havia sofrido um grave acidente de carro. Tailliez sugeriu a Cousteau que nadasse para facilitar a sua recuperao e em um domingo de sol, Cousteau colocou uma mscara pela primeira vez e mergulhou no Mediterrneo. Como Hass, Cousteau ficou fascinado com o que viu e comeou sua prpria busca por uma forma de superar as limitaes do mergulho livre. Em 1939 tentou utilizar um rebreather de oxignio, mas aps dois acidentes em que teve convulses graves a 13 m, desistiu e decidiu procurar outras alternativas. Tentou o equipamento de Fernez, considerado simples e eficiente mas no se conformou com o fato de estar preso superfcie por um umbilical. Quando a mangueira de seu companheiro Frdric Dumas se rompeu durante um mergulho, Cousteau decidiu abandonar tambm este tipo de equipamento.

Em 1937 Cousteau casou-se com Simone Melchoir, cujo pai era diretor da Air Liquide, o principal fabricante de gases industriais da Frana. Com a ajuda do Sr. Melchoir, em 1942 Jacques foi apresentado a um engenheiro chamado Emile Gagnan. Na poca, Gagnan trabalhava em uma vlvula que permitia que os carros utilizassem gs como combustvel ao invs de gasolina. Cousteau explicou seu problema a Gagnan e juntos eles adaptaram a vlvula para que funcionasse como um regulador de ar. Em 1943, aps diversos testes, Cousteau realizou no rio Marne, nas redondezas de Paris, um mergulho histrico: estava inventado o Aqualung, o primeiro equipamento autnomo realmente prtico. Composto por trs cilindros capazes de suportar uma

presso de 150 atm e um regulador de traquia dupla, o equipamento pesava cerca de 25 kg. O Aqualung era decepcionantemente simples, to simples que podia ser utilizado por qualquer pessoa com um mnimo de esprito de aventura e, em poucos meses, estava sendo produzido em srie e exportado para todo o mundo.

Mas a contribuio de Cousteau no se restringe inveno do equipamento autnomo. Ele era tambm um cineasta de mo cheia e durante 50 anos encantou o mundo com suas expedies, livros e filmes, transformando-se na maior lenda do mergulho e abrindo as portas do "mundo do silncio" para quem quisesse explora-lo. As primeiras referncias s nadadeiras aparentemente so de aproximadamente 1680, na obra do mdico italiano Giovanni Borelli (16081679), famoso por ter previsto diversos avanos da cincia que s viriam a se tornar realidade muitos anos depois. Borelli estudou os movimentos de diversos animais (incluindo homens, focas, sapos e peixes) e projetou um equipamento que permitiria ao homem permanecer debaixo dagua por muito mais tempo ou, em suas prprias palavras andar no fundo como um caranguejo, ou nadar como um sap com suas mos e ps.

Durante anos elas apareceram em ilustraes, como em uma obra alem entitulada Theatrum Pontificale oder Des Schau-Platzes der Brcken-Baues, publicada em Leipzig em 1726. Mas a popularizao das nadadeiras como conhecemos hoje parece ter acontecido somente por volta de por volta de

1935, quando o francs Louis de Courlieu patenteou e fabricou os primeiros modelos de borracha com bolsos moldados para os ps. Em 1937 Philippe Tailliez Jacques Cousteau utilizavam nadadeiras, culos, snorkels e arpes no Mediterrneo e poucos anos depois, logo antes do incio da Segunda Guerra Mundial, as nadadeiras podiam ser encontradas com grande facilidade. A partir da, poucos mergulhadores se aventurariam na gua sem um par de ps-de-pato...

Um Mergulho no Futuro
- "Pronta ?" - "Como nunca !" responde minha companheira. O veculo de transporte de mergulhadores (VTM) estava nos esperando, trs metros abaixo da "piscina" de nosso hotel submarino. Este j era o quarto mergulho do dia. J h mais de uma semana vnhamos explorando aquele paredo a cerca de 65m de profundidade e este mergulho noturno prometia belssimas fotografias. Verifiquei mais uma vez o funcionamento de meu rebreather atravs do display em minha mscara: pelo menos 6 horas de autnomia com trimix 8/60, que garantiria um mergulho livre de narcose naquela profundidade. Um indicador no canto inferior mostrava que tudo tambm funcionava perfeitamente no equipamento de minha companheira. Com as lanternas acesas, demos adeus equipe do hotel e pulamos para a gua. Imediatamente senti o sistema de aquecimento da roupa entrando em funcionamento e decidi regular a temperatura para 26C. O VTM era espaoso, permitindo que dois mergulhadores se deitassem confortavelmente lado a lado. Com a mo nos dois joysticks, tirei o veculo da "garagem", selecionei o ponto do recife que queramos explorar naquela noite na tela do computador de navegao e liguei o piloto automtico. Navegando a 15 ns, em poucos minutos estaramos no local. "Vamos mudar para o equipamento de viso virtual at chegarmos quela caverna que vimos ontem", sugeriu minha companheira atravs do sistema de comunicao de nossas mscaras full-face. Assim que o VTM comeou a desacelerar, acionamos a iluminao externa e nos preparamos para sair; o veculo permaneceria flutuando a poucos metros do recife. Nossos coletes ajustavam automaticamente a flutuabilidade enquanto nadvamos. O display na mscara indicava 64 m e uma pequena janela mostrava uma imagem gerada por sonar do local. O mergulho foi espetacular e a vida naquela profundidade era bastante diferente daquela que estvamos habituados a ver nos recifes mais rasos, h 15 anos atrs. Estvamos nos preparando para mais uma foto quando fomos interrompidos pelo divemaster do hotel "Sr. Cunha, vocs j passaram mais de 5 minutos do tempo de previsto de retorno. Precisam de alguma ajuda?". "No, obrigado."

respondi, "Est tudo bem e devemos estar de volta em cerca de 20 minutos". Minha companheira no perdeu a chance "Viu ? Mais uma vez voc perdeu a hora ! J programei meu navegador para nos levar de volta ao VTM, basta vir atrs de mim...". No precisamos fazer nenhuma parada para descompresso, j que estvamos saturados a 50m. De volta ao hotel-habitat, tomamos um bom banho, jantamos e fomos ver o vdeo do mergulho com os outros hspedes em um telo de 80 polegadas. O dia seguinte prometia ser ainda mais interessante, pois iramos todos realizar um mergulho em um naufrgio a mais de 250 m. A maioria dos hspedes havia optado por ir nos mini-submarinos Deep-Flight V para 3 pessoas, mas eu no queria perder a chance de utilizar uma das novas roupas ADS. Aps colocarmos as roupas rgidas dentro do habitat, elas seriam seladas na presso ambiente e um mini-submarino especial nos levaria do lado de fora at o naufrgio. Mal podia esperar pelo dia seguinte ! Esta histria pode parecer um sonho delirante de um final de semana chuvoso, mas traz tona uma pergunta interessante: o que acontecer no mergulho nos prximos anos ? Algumas coisas so relativamente fceis de serem previstas, como a penetrao da internet, que deve mexer com o mercado de mergulho da mesma forma que mexeu em outros, oferecendo abundncia de informaes e contato direto entre fornecedores e clientes; E quanto tecnologia, o que ser que vai acontecer ? Bem, aqui comea a futurologia e a advinhao, mas no custa tentar... Para facilitar, criamos o ndice de Realidade Scuba (IRS), uma nota de 1 a 5 que representa a probabilidade de uma determinada tecnologia vir a se tornar realidade no futuro prximo. Quanto maior o IRS, maior a probabilidade de voc mergulhar utilizando um destes equipamentos nos prximos 10 anos. As mscaras devero mudar. Conversar debaixo dgua no exige prtica ou habilidade, apenas dinheiro - mscaras full-face equipadas com sistemas de comunicao j existem h vrios anos e devem se tornar cada vez mais populares (IRS: 5). Outra novidade a utilizao de head-up displays (HUDs), que permitem a projeo de informaes como profundidade, tempo de fundo e situao de descompresso na prpria mscara, evitando que o mergulhador tenha que carregar consoles ou instrumentos no pulso. A tecnologia tambm antiga e vem sendo testada pela Cochrane em alguns de seus computadores, alm de ter sido utilizada pela Cis-Lunar nos modelos mais recentes de seus rebreathers. (IRS: 4). Falando em rebreathers (equipamentos de circuito fechado), o que ser que acontecer com eles ? H anos eles prometem ser "a grande revoluo do mergulho", mas at agora seu uso tem estado restritos a um grupo muito pequeno. Certamente o nmero de usurios de rebreathers deve crescer nos

prximos anos, mas dificilmente eles substituiro os equipamentos de circuito aberto devido complexidade no uso e na manuteno (IRS: 3). Por outro lado, diversos fabricantes continuam trabalhando na fabricao de cilindros menores, mais leves e de maior capacidade, feitos de ligas metlicas mais sofisticadas ou materiais compostos (IRS: 4). O avano da eletrnica dever trazer algumas novidades. Os computadores devero se tornar cada vez mais baratos e fceis de usar, eventualmente substituindo completamente as tabelas de descompresso, enquanto que modelos cada vez mais sofisticados e capazes de lidar com mltiplas misturas se tornaro mais comuns entre os mergulhadores avanados e tcnicos (IRS: 5). Fabricantes como a Uwatec j oferecem bssolas digitais e sistemas de navegao e o dia em que um pequeno instrumento em seu console lhe mostrar o caminho de volta ao barco com preciso absoluta no est longe (IRS: 4). Autores de fico cientfica sonham a muito tempo com sistemas capazes de gerar imagens virtuais do fundo do mar e a equipe do projeto Wakula mostrou que isto possvel quando utilizou um scooter equipado com sonares e computadores para produzir um mapa tridimensional detalhado dos tneis de uma caverna. Atravs de programas especiais, os mergulhadores podem "explorar virtualmente" a caverna na tela de um computador, mas a tecnologia ainda muito cara e sofisticada para que possa ser aplicada em larga escala (IRS: 3). As misturas respiratrias artificiais nunca iro substituir o ar na maioria dos mergulhos, mas seu uso deve crescer. Principalmente em locais onde o nmero de mergulhos em um curto espao de tempo muito grande (como live-aboards), o nitrox dever dominar a cena. J o trimix dever ser utilizado cada vez mais por reduzir os problemas de narcose pelo nitrognio e intoxicao pelo oxignio, praticamente abolindo o uso de ar nos mergulhos alm de 50m (IRS: 5). Alguns equipamentos menos sofisticados tecnologicamente tambm devero passar por mudanas. Embora coletes com controle automtico de flutuabilidade ainda sejam um sonho distante (IRS: 3), modelos mais sofisticados com lastro integrado e que organizem o equipamento de uma forma melhor (como o modelo lanado recentemente pela Mares) devem aparecer nos prximos meses. Da mesma forma, roupas aquecidas ainda so um sonho pouco provvel. O mergulho profissional utiliza roupas de gua quente h muito tempo e roupas eltricas j foram testadas diversas vezes, mas seu uso praticamente invivel no mergulho recreativo (IRS: 2). Para compensar, as roupas secas devero se tornar cada vez mais populares e baratas, principalmente nas regies mais frias o Brasil, onde elas so pouco conhecidas (IRS: 5).

As roupas de presso atmosfrica (ADS, Atmospheric Diving Suits) tambm fazem parte da lista de sonhos improvveis. Como os rebreathers, elas prometem ser a grande revoluo do mergulho desde sua criao no sculo XIX. A idia construir uma roupa rgida que proteja o mergulhador dos efeitos da presso, como um "mini-submarino sob medida com braos e pernas". Nos anos 70 elas ameaaram dominar o mergulho profissional, mas isto acabou no acontecendo. Agora Phil Nuytten, um dos maiores projetistas de equipamentos deste tipo quer tentar novamente e criou a ExoSuit, uma roupa rgida leve e que permite a operao a meia gua, voltada para os mergulhos profissionais mais rasos e para o mergulho tcnico (IRS: 3). tudo uma questo de preo... Submarinos midos semelhantes ao VTM de nossa histria existem h muitos anos, mas dificilmente se tornaro populares (IRS: 3). Para quem procura formas mais eficientes de se locomover debaixo dgua, a soluo parece estar nos DPVs (Diver Propulsion Vehicles ou scooters), que esto disponveis h mais de 30 anos e vem se tornando mais populares, principalmente no mergulho tcnico. Os fabricantes aproveitam para criar modelos cada vez mais sofisticados, como o K-10 Hydrospeeder, capaz de atingir 7 ns e alguns resorts comeam a se interessar por este tipo de "brinquedo" como forma de atrair mergulhadores buscando novas aventuras. (IRS: 4). Outra novidade so nadadeiras mais eficientes utilizando um design semelhante ao das nadadeiras das baleias. Scubapro e Apollo j licenciaram a tecnologia e lanaram nadadeiras que prometem levar voc mais longe, mais rpido e com menos esforo (IRS: 5). Podemos esperar por novidades tambm no campo de submersveis. Estes "mini-submarinos" j vem sendo utilizados para turismo em algumas ilhas do Caribe e hoje at possvel comprar um lugar em uma expedio ao naufrgio do Titanic. Como a idia parece ter dado certo, provavelmente iremos ver cada vez mais mini-submarinos espalhados pelo mundo oferecendo passeios (IRS: 4). Por fim, sonhar nunca demais... Embora habitats submarinos sejam utilizados h cerca de 40 anos e a saturao seja uma prtica comum no mergulho profissional, improvvel que estas tcnicas venham a se tornar populares no mergulho recreativo. O Jules Undersea Lodge, na Flrida, dever continuar a ser o nico hotel submarino do mundo, a no ser que algum empresrio milionrio se encante pela idia (IRS: 2). E o mergulho de saturao complexo, caro e arriscado demais para que se torne uma ferramenta de uso comum, a no ser eventualmente entre os exploradores mais sofisticados (IRS: 1). Agora s nos resta esperar para ver o que vai acontecer.

EVOLUO DO MERGULHO ATRAVS DO TEMPO A vocao subaqutica do Homem

Fica difcil determinar, com exatido, o momento da histria da Humanidade em que o homem realizou suas primeiras experincias subaquticas. Todavia, existem motivos que nos fazem pensar sobre o motivo que justifique a tendncia do homem, de forma instintiva, a procurar, uma vez ou outra, atravs dos sculos, a conquista do imenso mundo das guas marinhas. Talvez esta razo tenha uma justificada relao com as modernas opinies sobre as origens da vida em nosso planeta, segundo as quais o Homem portador de uma herana recebida de anteriores e remotas formas de vida marinha, o que conduziria inconsciente busca ou retorno ao ambiente do que procede. O homem, em razo de seu parentesco direto com as diferente formas de vida que povoaram os oceanos durante milhes de anos, portador de uma remota origem marinha, como se atesta pela semelhana que existe entre a composio qumica do sangue e da gua do mar, onde os componentes majoritrios (sdio, clcio e potssio - se encontram em quantidades muito similares. Este largo processo evolutivo que o Homem atravessou acarretou uma clara conscincia do que significa para si esse imenso mundo subaqutico, que sempre admirou com respeito e com uma grande curiosidade, s vezes idealizando esse mundo desconhecido como moradia de divindades, monstros e mitos marinhos. Partiu, ento, para a conquista dos limites entre seu ambiente terrestre e o mundo submarino. Nessa conquista foram verificados alguns dissabores que, apenas com a fora de sua determinao, que motiva o homem para superar todas as dificuldades, foram vencidos, conduzindo ao merecido triunfo e fazendo que a humanidade possa contemplar, aproveitar e usufruir com respeito e amor, o mundo silencioso, a imensido azul das guas.

As primeiras civilizaes
No transcorrer do tempo chegamos em pocas relativamente recentes, se considerarmos os milhes de anos que o homem habita a face do planeta, a umas regies que, por ser o bero de civilizaes, contm uma maior fonte de informaes: a sia Menor e o Egito. Escavaes realizadas encontraram ornamentos de madreprolas, com datas de 4500/1500 a.C.; tambm na Babilnia e Tebas se encontraram jias com incrustaes de prolas procedentes de pocas similares, o que demonstra que o homem submergiu para a extrao e coleta e ostras perolferas.

Outro dado muito significativo se refere uma descoberta dentro das runas do palcio do rei persa Assurbanipal II, de um desenho em baixo relevo procedente do ano de 880 a.C., no qual se constata perfeitamente a figura de um guerreiro provido de um odre (saco feito com pele de carneiro), abaixo de seu peito, como se fosse um saco respirador, em posio de natao. Parece que representa o prprio rei cruzando um rio frente de seu exrcito, como retrata a ilustrao. Na cidade de Tiro (Fencia), onde o comrcio da prpura era muito prspero, se encontram abundantes restos deste molusco, cuja coleta s era possvel com submerso ao mundo aqutico. Do reino de Creta ao imprio Ateniense Onde se comea a ter uma informao mais completa da atividade subaqutica do Homem em Creta, cuja poca de mximo esplendor se remonta aos anos 3.000 a 1.400 a.C., anos em que foi a primeira potncia martima do Mundo. Nas escavaes realizadas se encontraram abundantes restos arqueolgicos que permitiram reconstruir parte do interessante passado do povo, destacando, para ns, as informaes relativas relao do homem com o fundo do mar: plantas marinhas, peixes, ourios, etc. Tambm a mitologia da poca nos d um relato expressivo relacionado como mergulho: a famosa histria de Teseu, o heri ateniense que segue Creta para matar o terrvel Minotauro do palcio de Cnosos, e a que desafiou o legendrio Rei Minos a recuperar uma anel de ouro do fundo do mar, ao que Teseu terminou com xito, se mostrando um grande mergulhador. Mas se em Creta parece que se iniciou a atividade subaqutica, sem dvida na Grcia o pas onde esta atividade alcanou um maior auge; dali nos chegam narraes realmente interessantes a respeito desta atividade. A primeira delas se refere ao mito de Glauco, controvertido personagem que se apresenta como um simples pescador da Becia e outros lhe relacionam com os tripulantes da

lendria nau Argo, em busca do Manto de Ouro. Em qualquer caso, sua histria curiosa. Dizem que um dia, quando regressava de sua atividade de pesca, colocou os peixes sobre umas ervas que cresciam na orla do mar e que o contato com estas ervas, reviveram. Diante destes acontecimento extraordinrio, Glauco no pode evitar a tentao de verificar o porque daquele fenmeno e, assim, colocou na boca um punhado daquelas ervas, observando que lhe causava enamores desejos de submergir e comprovando que podia permanecer debaixo da gua quanto tempo desejasse. Dizem que a partir daquele momento, ganhou a confiana das divindades do mar, tendo o Rei Poseidon lhe elevado condio de divindade. Suas largas permanncia abaixo d'gua lhe deram um aspecto entre homem e peixe, com seus cabelos e barbas tomando uma cor verde, similar as das algas marinhas. Existem outros fatos em que a realidade se mistura com o mito, como no caso de Glauco, e que nos so bastante surpreendentes. Uma deles teria acontecido no ano 484 A.C., durante a batalha do cabo de Artemisa entre Gregos e Persas. Os protagonistas foram dois personagens, pois eram os excelentes mergulhadores da poca: Escilias de Escin e sua filha Ciana: ambos submergiram protegidos pela escurido da noite e debaixo de uma forte tormenta, conseguindo chegar sem serem avistados at onde estavam ancorados os barcos persas, cujas amarras cortaram, causando um verdadeiro desastre que valeu a vitria dos Gregos. A importncia desta faanha que, para imortaliza-la, foram erigidas esttuas de ouro em Delfos. Contam que o imperador Nero, em suas viagens por terras da Grcia, no auge de seu imprio, viu ambas as esttuas e ficou encantado com a beleza de Ciana, tendo levado secretamente sua esttua para Roma e que a imagem hoje conhecida como Vnus de Esquilo no nada mais nada menos que a bela mergulhadora Ciana. Outro testemunho do conhecimento que os gregos tinham da natao e do mar em geral o fato de que, durante a batalha de Salamina contra os persas, estes ltimos, que em sua maior parte desconheciam a natao, quando caiam ao mar, durante a luta, logo se afogavam, enquanto os gregos, muito mais espertos, retornavam batalha com mais mpeto, condio que valeu a vitria grega. Esta aptido dos gregos para a luta no mar justifica o fato de que na Grcia se rendia um grande culto natao, at o extremo de que chamavam de analfabetos aqueles que desconheciam a natao. Logo aps, naquela poca, se utilizava na Grcia, uma aparato para submergir e permanecer debaixo dgua, que denominavam de Lebeta, que era a primitivo sino de mergulho. Aristteles havia mencionado em seus escritos sobre a Lebeta, da seguinte forma: Se trata de uma espcie de sino cheio de ar, colocado em posio invertida, de forma cnica, em cujo interior uma vez submergida coloca-se a cabea e a parte superior do corpo do mergulhador.

A gravura reproduzida pode-se apreciar perfeitamente a concepo deste engenho; na parte superior esquerda, v-se a armao de suporte da campana, no qual se apoiava os ombros do mergulhador com umas cordas, dando plena liberdade de movimento nos braos; na parte dianteira tinha umas aberturas de observao. O ar de seu interior se comprimia com a gua, porque sempre estava sujeita presso ambiente, ainda que o maior problema dos sinos de ento era que no podia ser renovado o ar, com a concentrao interior do gs carbnico limitando, em muito, a autonomia no mergulho. Nos relatos sobre a conquista de Tiro pelas tropas de Alexandre Magno, constam que os gregos levavam mergulhadores a bordo de suas embarcaes, os quais lograram destruir as defesas submarinas dos fencios. outro historiador, Quinto Quercio (41 a 45 a.C.), diz tambm, sobre os mesmo fatos, que os fencios cercados pelas tropas de Alexandre O grande, receberam ajuda de vveres e armas por meio de mergulhadores e que, graas a isto, conseguiram resistir ao ataque durante sete meses. Os mergulhadores gregos se distinguiam por umas incises que se fazia no nariz e nas orelhas; sobre estes cortes, apesar das vrias conjecturas sobre o motivo, nunca se chegou a encontram uma razo que as justificasse. Resta pensar, apenas, que representavam uma espcie de distintivo entre os demais homens do mar, para aqueles mergulhadores que na Grcia se rendia um tributo de admirao.

Por mais estranho que se possa parecer o comentrio anterior, no menos estranho o costume que tinham os homens de introduzir na boca e nos ouvidos pedaos de esponjas embebidas em azeite, cuja utilidade tampouco se conhece a razo correta. Todavia, parece ser que utilizavam para melhor a viso submarina. A tcnica era a seguinte: uma vez submergidos mordiam o pedao de esponja, fazendo sair gotas de aceita, os quais faziam deslizar at os olhos; uma vez ali, permaneciam por certo tempo na rbita ocular, reduzindo os erros de refrao da gua. Este procedimento, que pode parecer absurdo e ineficaz, no tanto, visto que, quem realizou a prova logrou resultados bastante satisfatrios. Todavia, o que no se pode averiguar a razo dos pedaos de esponja nos ouvidos, pois todos sabemos que tapar o conduto auditivo externo durante o mergulho, prejudicial, pois impede a normal adaptao da membrana timpnica s variaes de presses. Para esta interrogao s cabe uma resposta possvel, uma vez que a suavidade da esponja se adapta presso exterior, liberando o azeite e, este , em contato com a membrana timpnica, faz a sua lubrificao, favorecendo sua elasticidade.

Por certo que Aristteles se ocupou, em sua parte cientfica, com os problemas que se apresentavam aos mergulhadores durante a imerso, tal como sangrar pelo nariz, a ruptura do tmpano ou a surdez, acidentes muito freqentes nos mergulhadores de apnia, principalmente nos coletores de esponjas e coral. Em uma de suas obras faz aluso a algo que tem relao com um tubo respirador, pois disse assim: "Os mergulhadores da poca estavam dotado para permanecer longo tempo debaixo da gua, respirando atravs de um tubo que os faz parecerem com os elefantes."

Do Imprio Romano Idade Mdia


A pesar de toda a atividade e tradio subaqutica dos gregos, seria outro povo sem nenhuma tradio marinha que chegou a criar as primeiras unidades organizadas de mergulhadores de combate: "os urinatores". Estas unidades estavam formadas por jovens atletas que dominavam com perfeio a natao e o mergulho, e entre suas misses mais importantes destacavam-se: atacar as defesas dos portos inimigos; afundar os barcos fundeados e transferir seus estoques de armas, alimentos e mensagens s guarnies sitiadas. Estas unidades chegaram a alcanar um grau de operatividade to alto que contra elas foram concebidos os engenhos mais diablicos, desde a simples rede cheia de campainhas que denunciavam sua presena, at mquinas infernais providas de rodas com afiadas machadinhas que funcionavam na entrada dos portos e arsenais e que mutilavam horrivelmente os aguerridos mergulhadores. Se diz tambm que os guardies daquelas instalaes estavam providos com largos tridentes que espetavam os mergulhadores. Os "urinatores" tiveram sua primeira atuao nas guerras de Csar contra Pompeo, no porto de Orique, no Mar Adritico; segundo narra Don Casius, no ano de 49 a.C., estando sitiadas as tropas de Csar pela esquadra de Pompeo, seus mergulhadores nadaram submergidos durante a noite at os barcos inimigos; enganchando potentes garfos e cortando as amarras, os rebocaram sigilosamente at a terra, onde foram atacados e vencidos pela guarnio sitiada. A partir deste momento, suas aes se sucederam uma atrs da outra, at chegada ao ano 200 de nossa era, quando constam as ltimas informaes de suas operaes, as quais tiveram lugar durante o cerco de Bizancio pelo General Severo. Com a queda do Imprio Romano se perde, em parte, a continuidade das atividades subaquticas, a nvel militar, por parte dos famosos urinatores e, ainda quando seguem existindo ao tempo medieval, sua atividade perde a condio guerreira, at que se dedicaram a atividades de recuperao de barcos afundados, trabalhos em portos e arsenais, correio entre ilhas, etc., atividades que deram lugar apario dos primeiros mergulhadores profissionais da histria. A respeito dos correios entre ilhas, o jesuta Atanasio Kircher (1601/1680) falou em seus escritos da existncia de um certo personagem que se dedicava a passar mensagens de um lugar para outro no estreito de Mesina, um tal de Nicolao, que todo mundo conhecia como O Peixe; menciona faanhas incrveis, entre elas que percorria at quinze lguas marinhas (5555 m cada uma) e que nesses percursos abordava as naus para facilitar a seus tripulantes informaes daquelas costas martimas e, em troca, lhe davam comida e bebida. Diz-se, tambm, que se dedicava a recuperar barcos e objetos afundados e que, uma vez foi solicitado pelo Rei da Siclia para que recuperasse uma taa e ouro que havia cado no mar, em um lugar de bastante profundidade e fortes correntes, operao que terminou com xito. Joviano Pontanus disse que ele havia abandonado de tal forma os costumes dos homens que chegou a perder

sua aparncia humana, pois seu rosto era escamoso e horrvel. Consta que o poeta alemo Friedrich Schiller se inspirou na vida deste personagem para compor a sua balada O Mergulhador. Na poca medieval se perdeu todo interesse pelas coisas do mar, de onde as pessoas somente viam monstros horrveis em suas profundidades, e daquela antiga pujana marinha e subaqutica somente os romano-bizantinos mantiveram alguma atividade, ainda que sem apontar nada de novo. Tambm nas regies de grande desenvolvimento desta atividade, como a Grcia e a Siclia, havia alguns mergulhadores que se dedicavam coleta de esponjas e corais. Como visto, os mergulhadores gregos sempre tiveram fama em todo o mundo.

Da Idade Mdia ao Sculo XIX


O Renascimento traz, entre outras coisas boas para a Humanidade, o despertar do interesse, durante todo o perodo medieval, pelas coisas do mar, com a principal aventura das grandes conquistas martimas. Se repassaram os limites do to temido "mar tenebroso" e os horizontes do homem europeu se ampliaram at limites impensados. Com este impulso dado pelos homens da cincia da poca e o interesse por estes temas e pela conquista das profundidades martimas, nasceu o "Ars urinatoria", como ento foram chamados, de cuja tentao nem Leonardo da Vinci se liberou. Da Vinci, dentro outros inventos mais ou menos fantsticos, desenhou umas luvas palmeadas e uns ps de pato (nadadeiras), mas a sua mais original criao subaqutica foi um capuz de couro que cobria a cabea e o pescoo do mergulhador e colocou, na altura da boca, uma sada de um tubo respirador. Ademais, o capuz era coberto por agudos espinhos que, segundo Da Vinci, serviam para defender-se dos peixes. Curiosamente, a longitude do tubo no era superior a dos atuais; Leonardo, deve ter intudo ou, qui, comprovado, ainda que desconhecendo os princpio da hidrosttica, que um tubo com tamanho maior no era utilizvel, e no caiu nos exagerados desenhos de Vegecio.

Na mesma poca o historiador militar Renato Vegecio descreveu o equipamento dos "urinatores", e inclusive o ilustra com gravuras mais ou menos pitorescas. E j se sabia que estes mergulhadores levavam como nico equipamento um machado, braceletes de chumbo onde se gravavam as mensagens e um tubo respirador, que, segundo alguns acreditam, no deviam ter muito a ver com a figura dos livro de Vegecio e que este assim descrevia : "Portavam capuzes de couro com um tubo na parte superior, que aflorava superfcie, e saco cheio de ar para sustentar seu extremo em flutuao, construdos com a pele do estmago dos cordeiros". Seu quase contemporneo Diego Ufano introduziu algumas modificaes nos desenhos de Vegecio, tais como colocar pesos nos ps do mergulhador e abrir orifcios no capuz na altura dos olhos, acoplando umas lentes de haste muito delgados, fixados com arandelas. No cabe dvida de que isto demonstrava o interesse daqueles povos em melhorar o equipamento dos mergulhadores. Todavia a vista do desenho de Vegecio se v facilmente que um tubo respirador daquela longitude no era utilizvel. Alguns outros engenhos tambm surgiram, como demonstra o desenho de Pedro Ledesma, a respeito de um equipamento concebido no ano de 1623.

Fora os tmidos projetos de Leonardo, Vegecio e Diego Ufano, no se tem notcias de que outros desenhos ou invenes. O sino de mergulho ("lebeta") ainda era utilizado, com as limitaes conhecidas, pois ainda no se havia obtido a renovao do ar em seu interior, nem conhecidas as causa de sua escassez, da qual os sbios da poca diziam se resolvia em maus e fortes humores. Todavia, conscientes do mal que atacava implacavelmente os mergulhadores dos sinos, trataram de resolver o problema suprindo ar desde a superfcie atravs de um tubo, operao irrealizvel sem poder dispor de um compressor de ar, por cuja razo o projeto teve que ser desenhado, pois escapava mais ar do que penetrava no interior. Esta situao se manteve at o ano de 1648, quando o famoso fsico francs Blas Pascal deu lugar ao seu conhecido teorema, que seria o princpio fundamental da hidrosttica. Descobrindo que unindo o realizado na mesma poca pelo fsico italiano Evangelista Torricelli, com o que se pode medir a presso atmosfrica, se aclaram grande parte dos muitos problemas que at ento atormentavam os cientistas.

Com alguns conceitos cientficos mais claros, mas ainda limitados quanto aos meios materiais - pois no podemos duvidar que na poca no eram disponveis para a construo de seus inventos outros materiais, que no o ferro, a madeira e o couro - fsicos franceses, alemes e italianos trabalharam em excesso para desenhar aparatos mais ou menos fantsticos, alguns distanciados da clssica campana e, dentre outros, cabe destacar por sua originalidade para a poca o do fsico italiano Giovanni Alfonso Borelli, no ano de 1652. O invento consistia em um suposto equipamento de mergulho. Como vemos na ilustrao, o depsito de ar, em que o mergulhador enfiava a cabea, constitua-se de um saco de couro de grande tamanho, que em sua parte dianteira levava acoplada uma vigia (abertura) para facilitar a viso. O ar que se aspirava pelo nariz era expulso pela boca atravs de um tubo no qual, a um oitenta centmetros de distncia, havia um pequeno saco, por onde, segundo o autor, eram retidos os vapores quentes; o corpo do mergulhador era protegido por um traje de couro, curiosamente, o equipou com um par de nadadeiras que lembravam as garras de um felino ligeiramente espalmadas. O mais curioso neste equipamento era o cilindro que, a pretexto de estabilizador hidrosttico, levava preso na cintura; ao que parece, o ar comprimido manualmente no cilindro deixava espao livre em seu interior na gua, o qual aumentava seu peso; em sentido contrrio, ao dilatar-se o ar expulsava a gua e o cilindro flutuava. Pelo menos na teoria - assim

assegurava seu inventor - , j que este aparato, ao que parece, no passou de simples projeto, pois nem sequer foi provada sua eficincia, um tanto duvidosa apenas com a vista do desenho. Inobstante todos estes projetos, o sino de mergulho continuava sendo utilizado, pois no havia sido obtido nada que o substitusse, pelo que, durante vrios anos, os cientistas se limitaram a aperfeioar a campana. Em 1665, o escocs Jean Barr desenhou uma campana na qual introduziu um tamborete para o descanso em seu interior; na mesma poca, o veneziano Boniauto Lorini incorporou pela primeira vez uma janela que permitia observar o exterior, que declarou til para a recuperao de canhes afundados ou de qualquer outro objeto que tivera sido afundado e para a pesca de coral. Com efeito, o que daria uma nova concepo campana (sino de mergulho) seria o astrnomo e cientista ingls Edward Halley (1656/1742), o qual, talvez um tanto cansado de tanto olhar o cu, dirigiu sua ateno para uma nova dimenso, que se apresentava como incipiente conquista dos fundos marinhos pelo homem. Baseando-se em modelos conhecidos, todos de reduzidas dimenses, desenhou uma campana (sino) de grandes dimenses, com capacidade para quatro pessoas, adicionando um banco circular, no qual se podia permanecer sentado em seu interior. Porm o mais engenhoso era a forma pelo qual se fornecia o ar, que chegava ao lado em barris e se transportava para o interior do sino por meio de tubos, dotando de uma grande autonomia. Sem dvida, no terminou aqui a capacidade inventiva de Halley, pois quis facilitar aos mergulhadores uma autonomia independente do sino, adotando um mini---sino de uso pessoal, recebendo ar deste a campana principal (matriz).

A prova de gua da campana de Halley teve lugar no ano de 1690; alguns autores creditam a paternidade deste invento ao fsico francs Denis Papin. O irlands Sparling introduziu a novidade de que os tripulantes poderiam movimentar o sino vontade, mas, o que realmente aperfeioou o sino com fundamentos modernos foi o engenheiro ingls John Smeaton (1724/1792), que idealizou renovar o ar em seu interior por meio de uma bomba pneumtica. A incorporao deste mtodo para o suprimento de ar deu lugar criao de novos desenho de equipamentos de mergulho, que j se assemelhavam ao clssico escafandro de mergulho.

O primeiro passo conhecido se deve ao ingls John Lethebridge, que inventou em 1716 um aparato consistente numa espcie de tonel construdo de madeira reforada com aros de ferro, no qual se introduzia o mergulhador um mais abaixo da cintura; para os braos dispunha de orifcios revestidos de couro; o ar era fornecido atravs de uns tubos na altura da boca, enquanto o ar expirado saa pela parte inferior do tonel. Na realidade, era uma adaptao da clssica campana para o uso individual. Neste poca o conhecimento das tcnicas da imerso tinha sido melhorado sensivelmente. Isto, unindo o que j se conhecia de certos adiantos mecnicos, proporcionou que cientistas da poca criassem novos modelos. Os franceses Freinemem (1772) e Forfait (1783) deram mais um passo em direo criao do equipamento individual de mergulho. Quatorze anos mais tarde, o alemo Klingert, reconhecendo todas as experincias anteriores, construiu um novo equipamento, de concepo mais avanada. Constava de quatro partes principais: o casco, que era unido parte central, construdo de couro e protegida por arandelas de ferro, de onde saiam os braos, de forma similar ao modelo de Letherbridge; a parte inferior, que era segura por arandelas de ferro ao corpo central, levava uns calados de couro at a panturrilha.

Todo o conjunto do equipamento se comunicava com um depsito de ar de forma cilndrica em sua parte central, que poderia servir de estabilizador, j que podia ser acionado por meio de um mecanismo que permitia ao mergulhador ascender ou descender vontade. Para manter o equilbrio hidrosttico, era dotado de uns pesos de chumbo colocados junto aos tubos e na cintura, e , pela primeira vez, calava-se sapatos de chumbo.

Do Sculo XIX aos nossos dias


A partir do ano de 1800 os novos modelos de aparato de mergulho se sucederam; franceses, ingleses e tambm alemes se dedicam em obter um equipamento de mergulho autnomo que libere definitivamente o homem da campana e que abra de forma definitiva as portas do mundo submarino. O primeiro passo foi dado em 1819, como engenheiro alemo August Siebe, que dezenove anos mais tarde seria o inventor do primeiro equipamento clssico de mergulho. O seu primeiro invento consistia em um casco metlico de forma semi-esfrica a que denominou de escafandro; dispunha de uma vigia dianteira e sua parte inferior se apoiava sobre os ombros do mergulhador; o ar era bombeado da superfcie e recebido atravs de uma vlvula antiretrocesso inventada por ele, enquanto o ar expelido era liberado de forma natural, pela parte inferior, Com isso se dotava o mergulhador de um aceitvel equilbrio de presso e uma respirao bastante cmoda. Este equipamento tinha o inconveniente de que, devido pela parte inferior do caso saa o ar livremente, obrigava o mergulhador a manter-se em posio erguida, j que com qualquer inclinao do casco se produziam perdas de ar, com a correspondente entrada de gua em seu interior, limitando a liberdade de movimentos. Apesar de tudo, aparatos similares, ainda que de conceitos mais modernos, vinham sendo utilizados at relativamente pouco tempo.

Poucos anos depois de aparecer o escafandro de Siebe, o engenheiro ingls William Henry James inventou o primeiro equipamento de mergulho de circuito fechado. A concepo era muito parecida com os atuais aparelhos deste tipo, posto que o gs respirado era oxignio, no circuito respiratrio fechado, e a depurao se efetuava atravs de um cartucho de potssio custico. Todo o circuito respiratrio se fazia no interior de um saco pulmonar de borracha, em cujo interior ia acoplado o cartucho filtrante, enquanto que o gs era abastecido em uma pequena garrafa de ao acionada manualmente a vontade, por meio de uma chave. Chegamos ao ano de 1837, em que August Siebe, como resultado de sua experincia anterior, criou o primeiro traje de mergulho completo e batizado com o nome de diving-suit (traje de mergulho). O novo equipamento era composto de traje completo e casco unidos; o traje era confeccionado com lona recauchutada de grande resistncia e o casco era de cobra, com trs vigias circulares (uma dianteira e duas laterais), que dotavam o mergulhador de um amplo campo de viso, enquanto que o ar penetrava pela parte superior de uma forma similar a de seu modelo anterior, a evacuao do ar expirado se realizava atravs de uma vlvula situado em um lado do caso. O ajuste do casco como traje, que era uma s pea, se realizava por meio de uma arandela colocada na parte superior do traje, na altura do peo do mergulhador, que se ajustava base do caso por um sistema de meia volta a presso. O escafandro de Siebe resultou em xito e foi adotado pelas marinhas militares de muitos pases, assim como pelos profissionais da poca. Entre tantos dados histricos, merece fazer meno dos acontecimentos que, mesmo no guardando relao direta com o invento de novos equipamentos de mergulhos, entram diretamente na histria da navegao submarina. Se trata dos inventos dos espanhis Narciso Monturiol e Issac Peral e Caballero. O primeiro inventou um submarino que batizou como Ictneo (O Barco Peixe); foi criado em 1859 e posteriormente melhorado em 1864, e suas provas de mar deram excelentes resultados, mas, devido cegueira das autoridades da poca, acabou por ser vendido em leilo pblico. No ocorreu melhor sorte ao submarino de Issac Peral que, ainda que melhorando notavelmente o modelo de seu compatriota Montouriol, incorporando pela primeira vez na histria o sistema de propulso eltrica durante a imerso, com uma maior capacidade de tonelagem e um desenho mais avanado, restou relegado ao mais indiferente de todos os ouvidos. No decorrer da histria, tambm surgiram algumas invenes curiosas, como o escafandro rgido articulado criados pelos irmos franceses Carmagnole, em 1882, na primeira tentativa de levar o homem ao fundo do mar a seco. Este modelo, alm de no ser estanque o suficiente, tinha um peso elevado, impedindo a locomoo do mergulhador no fundo do mar.

Entretanto, as tentativas de dotar o homem com uma maior autonomia debaixo da gua se sucediam e se alcanavam cada vez mais maiores profundidades, e, foi quando comearam a surgir os problemas provocados pelas variaes de presso a que, cada vez em maior medida, se viam submetidos os mergulhadores. O temido golpe de ventilao e a subida em balo eram os pesadelos dos mergulhadores de ento e, com o fim de encontrar uma soluo a estes problemas, as investigaes se orientaram para uma aparelho que facilitaria a regulagem automtica do suprimento de ar e que ao mesmo tempo pudesse liberar o mergulhador do cordo umbilical da superfcie. Aqueles cientistas que tinham conscincia dos problemas que atormentavam o mergulhador, continuavam sem levar em conta que o homem se movia na gua em um meio 800 vezes mais denso que o ar e insistiam em fazer o mergulhado caminhar erguido, ereto, arrastando sapatos de chumbo. Por fim, o to esperado acontecimento se produziu por obra de um oficial da marinha francesa e um engenheiro: Auguste Denayrouse e Benoit Rouquayrol, ambos em colaborao, conceberam um aparelho que deram o nome de aerfago (portador de ar) e que pela primeira vez regulava automaticamente o suprimento de ar e libera o mergulhador da dependncia da superfcie. O aparato era simples: o depsito de ar consistia em um pequeno recipiente de forma cilndrica e esfrica, fabricado em placas de ao, com uma capacidade de 8 dm3 de ar a uma presso de 30 kg/cm2 (3 atm), o qual levava em sua partes um pea de forma similar a uma caarola que se comunicava com este atravs de uma vlvula cnica; a parte superior desta pea fazia as vezes de um regulador de presso atravs de uma membrana que entrava em contato com a gua e que, segundo a presso que recebia, atuava sobre a vlvula de forma que o suprimento de ar era regulado presso ambiente. Deste pea

que funcionava como regulador saia um tubo em cujo extremo tinha um encaixe, pelo qual recebia o ar e que tinham incorporado uma vlvula tipo bico de pato para evitar a entrada de gua, Sem dvida, este invento foi transcendental para a poca e por suas conseqncias posteriores, posto que, por fim, se havia obtido o princpio da membrana equilibradora, que representou o primeiro passo para o regulador automtico de presses.

Este aparelho foi pouco utilizado, j que sua autonomia era muito limitada e que, por no dispor de um sistema de viso adequado, o mergulhador, uma vez submergido, ficava praticamente cego. Teriam que ser percorridos mais alguns anos para que outro inventor francs, marinheiro de profisso e apelidado Le Prieur, desenhasse em 1925 outro novo aparato, baseado no de Denayrouse y Rouquayrol, que melhorava sensivelmente este modelo. Este aparelho era dotado, pela primeira vez, de uma garrafa de ao carregada a 150 atm, mas sua capacidade era muito limitada pois no passava de 6,5 litros . O regulador era acoplado sobre a garrafa e tinha duas cmaras: uma de presso ambiente pela qual penetrava a gua e outra de baixa presso; entre ambas as cmaras tinha ajustada uma membrana que fazia o papel de equilibrador de presso, da qual saia o tubo de suprimento de ar. O aparelho tinha uma manmetro de facilitava ao mergulhador um suprimento de ar adicional, quando o regulador no enviava o suficiente. Ademais, pela primeira vez se utilizou um sistema de viso submarina por meio de uma grande mscara facial, por cuja borda inferior se expulsava o ar expirado. Porm, este aparelho no chegou a satisfazer todas as esperanas que se haviam depositado, pois o fato de no dispor de um controle do consumo de ar, presumia um desperdcio que limitava de grande maneira sua autonomia, que ficava reduzida a uns quinze minutos, a profundidades no superiores aos 12 ou 15 metros, apesar de que nas provas de profundidades maiores, realizadas com este aparelho, se chegaram a atingir satisfatoriamente os 50 metros de profundidade.

Indubitavelmente havia se dado um importante passo, com a liberao do mergulhador do cordo umbilical da superfcie e com isso a opresso psquica dos escafandros clssicos at ento utilizados, ademais, possibilitaram o conhecimento de uns elementos de segurana que anos mais tarde se confirmariam como definitivos. Somente ficava por atingir um pequeno, mas importante detalhe: liberar ao mergulhador em seu deslocamentos embaixo dgua, da posio erguida e dos pesados sapatos d chumbo. Oito anos depois do invento de Le Prieur, um outro compatriota, marinheiro de profisso, apresentou ao alto comando da marinha militar francesa, um par de nadadeiras de borracha e, mesmo que aquela demonstrao no tenha causado nenhuma sensao, no transcorrer dos anos, foi reconhecido o valor do invento de Luis de Corlieu.

de se notar que os modelos de escafandros da dcada de trinta, como o da ilustrao , so muito semelhantes aos atuais. No ano de 1930, o engenheiro ingls Joseph Peress concebeu um outro tipo de escafandro, a Tritnia, moldada em liga de magnsio e destinado aos mergulhadores de pesquisa de petrleo, para mergulho a seco e minimizando os efeitos da presso, tendo o prprio inventor descido a 135 metros de profundidade. Hoje, as roupas de mergulho profissional ainda so diretamente baseadas na inveno de Peress, possibilitando um mergulho aos 600 metros de profundidade, conforme se compara na foto .

Em 1937, na costa francesa do Mediterrneo, se testou um dos primeiros cilindros de ar comprimido, em que o mergulhador regulava manualmente o fornecimento do ar, abrindo e fechando uma torneira.

Em 1943, outro francs chamado George Commheines realizou a primeira prova de um equipamento de sua inveno que melhorava sensivelmente o aparato de Le Prieur. Foi testado nas guas de Marselha e obteve xito ao alcanar os 35 metros de profundidade. Inobstante e paralelamente aos trabalhos de Commheines, no mesmo ano de 1943, foi constatado um feito histrico na evoluo do mergulho: outra equipe, curiosamente composta por outro marinheiro e um engenheiro (recordemos a coincidncia com Denayrouse y Rouquayrol), deu os ltimos toques e se disps a submeter a prova do aparato que seria aquele com que tantas geraes de subaquticos haviam sonhado. A equipe para esta operao era composta do engenheiro Emile Gagnam, o marinheiro Jacques Ives Cousteau e um jovem desportista que provaria o aparato: Frderic Dumas. O acontecimento teve lugar numa formosa manh do ms de julho, na Costa Azul. De uma forma discreta, aparentemente sem importncia, como todas as coisas transcendentes, Dumas conseguiu alcanar os 63 metros de profundidade. A prova havia sido um xito.

O aparato Cousteau-Gagnam, conhecido com Aqualung, estava baseado em seus predecessores de Denayrouse e Rouquayrol e Le Prieur, pois Cousteau e Gagnam tinham adaptado o sistema da membrana equilibradora de presso, melhorando sensivelmente seu conceito, pois que todo processo e regulao de presses se realizava em um corpo nico de regulador composto de trs cmaras: de alta presso, de baixa presso e de presso ambiente. Apresentava, ainda, uma grande novidade, cujo circuito respiratrio se desenvolvia praticamente todo atravs do regulador. O regulador tinha incorporado dois tubos traqueais: um de admisso de ar e outro de expulso que ia desde a boquilha at a cmara de presso ambiente, de onde sai o ar para o exterior. Sistema que facilitava um meio de respirao bastante cmodo at profundidades muito aceitveis, at ento vedadas ao homem. Outra das vantagens do novo aparelho era a autonomia que davam as trs garrafas de ao de 5 L cada uma, carregadas a 150 atm. Tambm os alemes trabalhavam em um equipamento de circuito fechado, dedicado ao salvamento das tripulaes dos submarinos. O aparato, conhecido como Aparato Davis era de circuito cerrado e carregado com oxignio, por

isso que sua utilizao era muito mais limitada que a do Aqualung, mesmo assim, era de larga utilizao na Segunda Guerra Mundial, pelos mergulhadores de combate. Compare na foto, datada de 1943, um grupo de mergulhadores da marinha inglesa durante a Segunda Grande Guerra: esquerda um equipamento autnomo para imerses at 20 metros; no centro um escafandro tpico, com descidas at 90 metros e o chamado homem-r mergulhador de combate e com natao prxima superfcie.

A partir de ento, e principalmente aps o trmino da 2 Grande Guerra, a atividade subaqutica contou em todo o mundo com um nmero cada vez maior de adeptos. Sobretudo na juventude aps a guerra, os relatos das faanhas dos nadadores de combate(os homens gamma dos italianos; os homens K dos alemes; e dos homens r dos ingleses), tiveram importncia decisiva para a disseminao das atividades subaquticas. O invento do escafandro autnomo facilitou de grande maneira a penetrao do homem no mundo subaqutico, porm este aparato tambm teve - e continua tendo - suas limitaes, pois todos sabemos que, com ar comprimido, a profundidades superiores de 60 metros a exposio ao perigo uma constante. Este foi o motivo porque seus autores se limitavam a explorar sua patente e nada mais, porm, este comeo foi um incentivo para que a partir de ento o homem se dedicasse na investigao submarina e em alcanar cada vez mais profundidades maiores. Cousteau, junto com Dumas e Philippe Tellez, criaram o Groupe de Recherches Sous-marines, que posteriormente se denominaria GroupedEtudes de Recherches Sous-marines (GERS), e a bordo de um caa-minas da 2 Guerra, de 360 toneladas e 42 metros de cumprimento, convertido em barco oceanogrfico (batizado como Calipso),

percorreram todos os mares do globo, apontando inmeros descobrimentos cientficos e recuperando grande quantidade de stios arqueolgicos. A grande aventura dos descobrimentos submarinos havia comeado; depois, tudo seria uma sucesso de fatos e descobrimentos. Homens da cincia se interessaram pelas grandes profundidades; o primeiro deles foi o professor Auguste Piccard, cientista suo que, igual a Halley, quica cansado de elevarse s alturas, preferiu a conquista das profundidades. No ano de 1948, junto com o fsico belga Max-Cossyns, construiu a primeira nave de investigao abissal, a que denominaram de Batiscafo (ou nave das profundidades) e cujas siglas eram FRNS-2, que correspondiam fundao belga patrocinadora. Sua primeira imerso se realizou em gua das ilhas Cabo Verde, chegando aos 1800 metros e ainda que a profundidade alcanada fosse importante para aquela poca, a nave acusou certas deficincias de construes corrigidas no modelo seguinte, graa a colaborao do comandante Cousteau e de Tilliez. A nova nave, denominada FNRS-3, desceu em 1953, em gua de Marselha, a uma profundidade de 1550 metros, cota que seria ultrapassada dias depois, alcanado os 2.100 m. A mesma nave chegaria aos 4.050 metros trs anos depois, em guas de Dakar. Mas no terminaram a as tentativas do inquieto professor Piccard, pois imediatamente se colocou a trabalhar no projeto de uma nova nave submersvel cujas primeiras provas realizou em agosto de 1953, com resultados plenamente satisfatrios; no ms seguinte, tripulado por seu filho Jacques, alcanaria os 1800 metros e trs dias depois, pai e filho desceram aos 3150 metros; a imerso se realizou em guas do Adritico, em um ponto situado a 80 km da ilha de Ponza. Enquanto isso, a equipe de Cousteau trabalhava no projeto de um submergvel, mesmo que menos ambiciosa da realizada pelo Prof. Piccard, no por isso era menos til; naquele momento somente estavam interessado na explorao da plataforma continental. Em seu projeto tambm participaria um velho colaborador de Cousteau, o engenheiro Emile Gagnan, enquanto a construo seria dirigida pelo engenheiro francs do CFRS, Jean Mollard. A primeira aprova desta pequena e, como depois se mostraria, utilssima nave submergvel, se realizou em 1957 nas guas do Mediterrneo, mas, por causa de uma falha em um dos cabos de amarrao, ao ser colocada na gua se soltou, caindo ao fundo de 1.000 metros, e, ainda que no tenha sido projetada pela tal profundidade, com grande surpresa para seus construtores, ao ser recuperada, se pode observa que apenas havia sofrido danos em sua estrutura principal; isso serviu para que continuassem com o projeto e construo de uma segunda nave submarina, que seria denominada de La soucoupe plongeante (disco mergulhador) D S-2, tendo sido batizada com o nome de Denise; dispunha de uma autonomia de 24 horas e lotao era de dois homens. Sua primeira prova se realizou em guas da plataforma continental de Porto Rico, em 1959, sendo tripulada por Albert Falc e Jean Mollard, operao que resultou em pleno xito. Meses depois, na baia de Ajaccio (ilha da Crsega), tambm tripulada por Falc e Cousteau, alcanariam os 300 metros de profundidade mxima para que havia sido construda. Posteriormente, este

aparelho seria utilizado numa infinidade de ocasies durante as jornadas do Calipso. Na medida em que os cientistas continuavam a trabalhar e construir submergveis capazes de alcanar maiores profundidades, o interesse pelos recordes de profundidade, seja em apnia (pulmo livre), seja por escafandro autnomo, comea a ter mais adeptos. No que diz respeito ao mergulho livre (apnia) e sem que se tenha a remontar aos antigos pescadores de esponjas e corais, se dispe de dados mais recentes, ainda que um pouco contraditrios. Das imerses dos mergulhadores gregos, alguns autores mencionam apenas um deles (Scotti Geris) a 60,95 metros em 1913, outros escritores referem apenas ao seu compatriota Starki Hasikel em 1918, que descendo para liberar uma ncora engatada aos 80 metros de profundidade, para cuja tarefa se serviu de uma simples pedra como contrapeso. Ambas faanhas, se considerarmos a forma em que foram realizadas, so dignas de meno, mas, sem dvida, a ltima a que se pode qualificar de marca no superada, pois enquanto atualmente j tenha ultrapassado os 100 metros em apnia, devemos considerar que aquele mergulhador carecia dos meios e conhecimentos disponveis aos mergulhadores de hoje, os quais, ainda que possuindo os meios e conhecimentos atuais, demoraram mais de vinte anos para poder superar a marca de Hasikel. Foi a partir do ano de 1949, quando comearam as primeiras tentativas de recordes em apnia; a primeira tentativa foi creditada ao italiano Raimondo Bucher, que alcanou os 30 metros, batendo aos 39 metros trs anos mais tarde; o tambm italiano Alberto Novelli, em 1953, obteve a marca dos 41 metros, que outro italiano, Anerio Santarelli, superaria em 1960, atingindo os 60 metros.

Tambm os mergulhadores autnomos desejavam conhecer o limite de suas possibilidades e a equipe de Cousteau inicia, em 1946, uma srie de provas, sendo que, em uma delas, na profundidade de 120 metros, pereceria um dos membros de sua equipe, o contramestre M. Farques. Dois anos mais tarde, Frderic Dumas desceu aos 93 metros, deixando esta cota como limite para o mergulho autnomo; todavia, seria um espanhol, o catalo Eduardo Admetlla, que no ano de 1957, equipado com um equipamento autnomo Nemrod e

com carga de ar comprimido, alcanaria as guas de Cartagena aos 100 metros de profundidade, recorde jamais superado com esta classe de equipamentos. Ainda que dois anos mais tarde a equipe formada pelos italianos Falc, Novelli e Olgiani obtivessem a marca de 130 metros, o fizeram em condies tcnicas superiores ao espanhol Admetlla, j que para esta prova utilizaram um regulador desenhado por Novelli, de caractersticas muito melhores que o do tipo standard utilizado por Admetlla.

Os xitos de Piccard e Cousteau serviram de incentivo para que os tcnicos e cientistas de outros pases tambm se interessassem pela conquista das profundidades. Os norte-americanos, sempre abertos a qualquer novidade, captaram o professor Piccard e, em colaborao com a U.S. Navy, este comeou uma srie de experincias com o batiscafo Triestre, que em 1960, tripulado pelo filho do professor e um tenente da marinha americana, submergiram na Fossa das Marianas, alcanando a impressionante profundidade de 10.916 metros. Apesar de todo o avano cientfico, sobretudo se este se desenvolve em um ambiente que no habitual ao homem, algumas conseqncias decorrentes da adaptao ao meio foram constatadas, problemas que no eram novos, j que comearam a aparecer nos primeiros tempos do mergulho com ar comprimido; o considervel aumento da autonomia dos equipamentos e o desejo de ampliar cada vez, fizeram que alguns cientistas dedicassem seus estudos busca de solues para estes problemas. Entre eles, cabe destacar o ento jovem professor suo Hans Keller, que, junto com o Dr. Albert Bhlmann, utilizando uma mistura de gases que haviam concebido, desceram varias vezes, durante os anos de 1959 e 1960, a profundidades de 120 metros em diversos lagos suos, inclusive atingindo em uma ocasio os 155 metros, com a utilizao de equipamento de mergulho autnomo. Com misturas

similares, Keller submeteu-se em uma cmara hiperbrica da marinha francesa em Tulon, a uma presso equivalente a 25 atmosferas (250 metros). Os problemas do nitrognio, principal inimigo do mergulhador, comearam a serem investigados com tcnicas mais avanadas, tais como reduzir a concentrao de oxignio em benefcio do nitrognio ou substituir o nitrognio por hlio ou por hidrognio. Todavia, apesar de todas as imerses com equipamento autnomo, inclusive com alguma dessas misturas gasosas, no superaram os 70 metros naqueles tempos, ainda que considerada a marca de 130 metros atingida, em 1945, pelo mergulhador sueco Zatterstrm, utilizando uma mistura de oxignio, nitrognio e hidrognio, uma vez que, lamentavelmente, perdeu a vida nesta tentativa. O Prof. Keller continuou suas experincias e, em 1962, submergiu nas guas da Califrnia a 300 metros, tripulando uma cpsula submergvel, da qual efetuou uma sada e procedeu algumas evolues em seu redor, durante vrios minutos, utilizando uma mistura de gases de sua inveno, baseadas em suas experincias anteriores. No mesmo ano de 1962, a equipe de Cousteau pe em marcha a operao Precontinente I, dedicada a estudar o comportamento do homem alojado em uma casa submarina situada a 10 metros de profundidade. Esta experincia, que resultou em xito, foi protagonizada por Albert Falc e Claude Wesley, os quais permaneciam submersos ininterruptamente durante uma semana, realizando freqentes sada cotas mais profundas. O resultado desta operao animaria Cousteau a por em prtica, no ano seguinte, outra de maior alcance, a Precontinente II, elegendo para esta experincia as guas do Mar Vermelho. A operao consistiu em criar uma pequena colnia submarina, composta de trs habitaes submarinas. A primeira unidade, fundeada a 10 metros, era o principal abrigo dos aquanautas; a segunda unidade, situado ao lado da primeira, era a garagem do disco mergulhador, enquanto que a terceira, a 26 metros, era ocupada somente pelos homens e servia de base para as operaes de maior profundidade. Esta pequena colnia, que foi habitada por um ms ininterruptamente, tornou pblica a adaptabilidade do homem a estas circunstncias. Durante este tempo, cientistas da marinha americana trabalharam em um projeto semelhante, no ano de 1964, nas guas da Califrnia, conhecida como operao Sealab I, na qual 4 pessoas permaneceram, com xito, durante 11 dias a uma profundidade de 58 metros. O xito dessas operaes animaria seus realizadores a buscar metas mais ambicionas e, enquanto uma parte de Cousteau prepara a operao Precontinente III, os norte-americanos trabalharam paralelamente na Sealab II; curiosamente, ambas operaes se realizariam de forma convergente em data similar, e seu desenvolvimento iria produzir um acontecimento histrico.

No ms de setembro de 1965, data de ambas operaes, enquanto os americanos se encontravam em sua habitao submarina nas guas de La Joya (Califrnia), a 62 metros de profundidade, os franceses se achavam a 100 metros nas guas do Mediterrneo; a distncia entre os habitats era de 11.000 km, mas, pelos progressos da cincia, puderam estabelecer entre ambos uma conversa telefnica, entre Philip Cousteau e Scott Carpenter. Depois deste experimento se chegou concluso de que o homem, devidamente treinado e com equipamento apropriado, providos com os meios que a cincia e tecnologia moderna conquistou, pode realizar debaixo dgua qualquer atividade que normalmente realiza em seu ambiente natural. Certo que ainda encontramos limites que consideram estar nos 300 metros, mas, tambm certo que, por muitos progressos que a cincia possa conseguir, existe um fato que coloca uma barreira intransponvel: o de que, para sobreviver, o homem necessita respirar na atmosfera, o que significa que, qualquer que seja a mistura gasosa, por fluda possa ser, no bastaria para que nossos pulmes possam ventilar-se a profundidade maiores aos 500 metros (60 atmosferas). Entretanto, Cousteau no havia abandonado o desenho e construo de novos submergveis e lanou trs novas verses, cuja referncia numrica corresponde aos metros que podiam alcanar: o SP-350, o SP-1200 e o SP3000. Depois das experincias da chamadas operaes Precontinent e ante os problemas que constataram com os chamados cabos de segurana que uniam as habitaes submarinas com a superfcie e atravs dos quais se recebia a energia necessrio, projetou e comeou a construir um submarino de imerso profunda, totalmente autnoma, capaz de uma autonomia de 400 milhas e uma profundidade de 600 metros. O submarino estava projetado para poder pousar em qualquer lugar do fundo e servir de base para sadas dos mergulhadores, mas, lamentavelmente, este projeto to ambicioso e to interessante no passou de sua etapa inicial de construo, por falta de suporte financeiro. O curioso que, apesar de tanto progresso cientfico e tecnolgico, o homem continua desafiando o mar e a profundidade por seu prprios meios naturais, e os mergulhadores em apnia seguem obtendo marcas e recordes. A marca de Santarelli foi superada por Enzo Maiorca que alcanou os 53 metros no ano de 1964, depois de outras marcas anterior, e que por um breve perodo superara o polinsio Tetake Williams, com 59 metros; esta marca por outro grande nome da apnia, o francs Jacques Mayol, nascido em Shangai, que alcanou a marca de 60,358 metros em 1965. A partir deste momento e somente com um breve parntesis dos trs recordes obtidos pelo americano Robert Crof que, depois dos 64,616 metros, chegaria aos 73,150 metros, a briga maior era restrita entre Mayol e Maiorca; Mayol seria o primeiro a alcanar os 100 metros, proeza que obteve em 1977, se bem que Maiorca chegaria muito perto dessa marca; Mayol conseguiu atingir os 110 metros anos mais tarde.

Isto demonstra que, apesar de todo o desenvolvimento tcnico e cientfico, o homem, utilizando suas prprias faculdades fsicas, continuar conservando suas melhores qualidades fsicas e naturais e colocar prova, uma ou outra vez, em busca da superao de seus limites. Este relato da evoluo do mergulho atravs do tempo, demonstra o esforo do homem realizado atravs dos sculos, para conquistar os fundos marinhos, esforos que, como todos os avanos cientficos, durante os ltimos trinta anos, adquiriu um ritmo vertiginoso; com o avano e sucesso de tantos adiantos tecnolgicos e cientficos, para que no haver barreiras que posam limitar o gnio criador do homem. Ainda assim, as fronteiras que no momento nos impe o meio marinho, parece que at certo ponto so insuperveis e provavelmente ser muito difcil ultrapassa-las, pois pensar em recorrer cirurgia para transformar um homem em um semi-peixe, nos parece um tanto monstruoso. Todavia, se compararmos os xitos atuais e os meios que um futuro prximo poder oferecer, cabe pensar que a aventura submarina est apenas comeando, pois as perspectivas que se abrem diante de nossos olhos, atnitos diante de tanto progresso, so inimaginveis. E, talvez, todas as fantasias que temos visto em tantas publicaes de fico cientfica sobre cidades submersas, grandes fazendas submarinas, etc. , nos faam pensar que, dadas as possibilidades da cincia do futuro, em espao de tempo no muito longe, possam ser realidades e com elas o sonho de tantas geraes. Seria, ento, quando se poderia produzir o curioso fenmeno do retorno do homem s fontes de sua origem, o mar.

4500 a.C. - Mergulho livre


Utilizado para busca de alimentos, prolas e tambm para fins militares pelos Assrios e Macednios.

O mundo subaqutico exerce sobre os homens um fascnio muito grande e com certeza isso j acontecia a milhares de anos. Existem relatos datados de 4500 a.C. da utilizao do mergulho para a busca de alimentos. Na China, no ano de 2250 a.C., o Imperador Chins teria recebido um tributo em prolas. Mergulhadoras que sobrevivem da coleta de prolas existem at hoje, principalmente no Japo e na Coria. Em um manuscrito Francs do sculo XIII, existe um relato de que Alexandre O Grande teria utilizado um silo aberto para realizar um mergulho com fins militares em 330 a.C. At 1500 a.C., os relatos existentes indicam que o mergulho sem algum tipo de equipamento foi utilizado quase que praticamente para fins militares, principalmente pelos Assrios e Macednios.

1691 - O silo de mergulho

Edmund Halley desenvolveu o primeiro silo de mergulho eficiente. Entre 1500 e 1800 os avanos e os equipamentos que surgiram foram, na sua maioria pouco eficientes, dentre estes, podemos citar toscos capacetes de mergulho. De todos os equipamentos que surgiram neste perodo, o mais destacado foi o desenvolvido em 1691 pelo astrnomo Ingls Sir Edmund Halley.

Ele desenvolveu um silo de madeira (onde caberiam at dois homens) que tinha um vidro na parte superior para possibilitar a entrada de luz. Este silo era levado at o fundo e o mergulhador respirava o ar contido no silo. Atravs de uma mangueira, ele poderia realizar alguma tarefa fora do silo. No ano de 1788 , Smeaton desenvolveu uma bomba foradora de ar para dentro do silo.

1837 - Surge o escafandro de Siebe


A partir de 1800, foles e bombas de ar foram bastante utilizados. Em 1808, Yon de Freiderich Drieberg inventou o Triton, um dispositivo de fole em uma caixa usada nas costas do mergulhador que fornecia ar comprimido. A maior contribuio deste invento foi a de mostrar que o ar comprimido poderia ser utilizado para respirar. Augustus Siebe, em 1819, desenvolveu uma roupa que era alimentada por uma bomba manual, que mandava o ar para um capacete de metal. Dezoito anos depois, em 1837, ele modificou sua roupa para uma roupa fechada, colocou uma vlvula de escape no capacete e passaram a ser utilizados sapatos de chumbo que mantinham o mergulhador no fundo. Estava inventado o ESCAFANDRO DE SIEBE, usado at nossos dias com pequenas modificaes posteriores.

1866 - O equipamento SCUBA criado


Em 1866, Benoist Rouquayrol desenvolve regulador de demanda para usar em um cilindro de mergulho: surge o Self - Contained Underwater Breathing Apparatus (SCUBA).

Este equipamento apresentava o problema do suprimento de ar em alta presso ser relativamente pequeno. H. A. Fleuss da firma Britnica Siebe Gorman e Co., em 1876, desenhou um equipamento de circuito fechado com reaproveitamento do oxignio, que utilizava uma soluo de potssio custico para remover o CO2 do gs expirado.

Com o auxlio de Robert H. Davis em 1902, Fleuss aperfeioou o aparelho que se tornou o prottipo dos modernos equipamentos de circuito fechado atuais.

1905 - Tabelas de descompresso


Inicia uma fase de grande desenvolvimento tecnolgico e cientfico no mergulho. J. S. Haldame, fisiologista Ingls, realizou estudos com mergulhadores da marinha Britnica entre 1905 e 1907. Destas pesquisas surgiram as primeiras tabelas de descompresso, com mtodos de paradas a determinadas profundidades por tempo determinado, que levaram a intensificao dos mergulhos a mais de 60 metros. Deste perodo em diante, com tabelas, cmaras de descompresso e equipamentos mais seguros, o homem passou a explorar mais intensamente o mundo subaqutico.

1917 - MK V.

Em 1917 o U.S. Bureau of Construction & Repair First inicia a utilizao do capacete de mergulho Mark V.

Este equipamento era ligado a um umbilical, o que permitia a realizao de trabalhos em guas profundas. O Mark V tornou-se uma ferramenta de mergulho muito eficiente e utilizado por dcadas, somente substitudo em 1980 pelo MK 12.

1920 - Gs Hlio
O gs Hlio comea a ser utilizado no mergulho. Em 1920 iniciam as pesquisas para que misturas de hlio-oxignio sejam utilizadas em mergulhos profundos.

No ano de 1924, a marinha Americana realiza os primeiros mergulhos experimentais utilizando Heliox (hlio e oxignio).

1936 - Club of Divers

Em 1925, o Capito Yves Le Prieur da marinha Francesa, desenvolveu um equipamento com cilindros carregados com ar; basicamente um circuito em que o fluxo de ar era regulado manualmente, resultando em uso excessivo do suprimento de ar. Este equipamento era um cilindro de ao com ar comprimido, onde o mergulhador tinha uma mangueira de ar conectado a um bocal; usava um clipe de nariz e culos de proteo que protegiam e ajudavam a viso, mas no permitiam igualar a presso.O cilindro de 1500 psi de ar permitia ao mergulhador permanecer menos de 15 minutos na gua. Em 1930 um ex-aviador americano que vivia na Frana inventa a mscara de mergulho de borracha e o conjunto nadadeira, mscara e snorkel se populariza. Em 1936 Le Prieur funda o primeiro clube de mergulho chamado Club of Divers and Underwater life.

1938 - Cmara hiperbrica

Edgar End e Max Nohl fazem o primeiro mergulho de saturao, que teve durao de 27 horas em uma presso equivalente a 101 metros. Este mergulho foi conduzido na Cmara Hiperbrica do Hospital de Milwauke, EUA. A descompresso durou 5 horas e Nohl teve doena descompressiva.

1943 - Jacques Costeau

O Famoso oceangrafo Jacques Costeau, ento capito da Marinha Francesa e o engenheiro Emile Gagman, desenvolveram um equipamento semelhante ao de Prieur, em que o fluxo de ar era regulado por uma vlvula de demanda que fornecia ar quando o mergulhador inspirava e regulava automaticamente o suprimento de ar presso ambiente.

1959 - O primeiro curso de mergulho


Em 1947, Frederic Dumas realiza o mergulho recorde de 100 metros utilizando o equipamento desenvolvido por Costeau e Gagnan. Este mergulho foi realizado no Mar Vermelho.

Em Dezembro de 1951 lanado o primeiro nmero da famosa revista americana SKIN DIVER. Nos anos 50, as pessoas que praticavam mergulho livre passaram gradualmente a praticar o mergulho SCUBA e comearam a surgir as primeiras lojas de mergulho nos EUA. Fortalecendo o mergulho como um esporte, Jacques Costeau (com a assistncia de Frederic Dumas) lana seu famoso livro, o Mundo Silencioso. A YMCA (Associao Crist de Moos) nos EUA cria o primeiro curso organizado nacionalmente para a certificao de mergulhadores.

1960 - 1 Agncia de treinamento de mergulhadores

Como os acidentes no mergulho vinham crescendo, sentiu-se a necessidade da criao de uma agncia para treinar e certificar mergulhadores, a NAUI formada em 1960 e a PADI em 1966, que no primeiro ano certificou 326 mergulhadores. Em 1968 John Gruener e Neal Watson realizam um mergulho com ar comprimido nas Ilhas Bahamas, em uma profundidade de 145 metros (437 ps). Este recorde foi quebrado em 1990.

1980 - Segurana do mergulho


Importantes avanos iniciados nos anos 60 so complementados nos anos 70. Entre eles, podemos incluir: cartes de certificao que indicam o nvel de certificao, necessidade de se possuir certificao para encher cilindros e/ou

alugar equipamentos de mergulho, utilizao de manmetros submersveis e adoo do colete equilibrador para o controle da flutuabilidade. Em 1980 fundado o Dive Alert Network (DAN), uma entidade baseada na Universidade de Duke (EUA) que visa promover a segurana no mergulho.

1983 - O primeiro computador de mergulho


Foi lanado comercialmente o primeiro computador de mergulho, ORCA EDGE. Na mesma dcada, outros fabricantes tambm lanariam computadores de mergulho e este tipo de instrumento tornou-se comum entre os mergulhadores.

1993 - O mergulho SCUBA faz 50 anos


O mergulho SCUBA como o conhecemos hoje faz 50 anos e a PADI se torna a maior agncia de treinamento em mergulho recreacional, tendo certificado cerca 515.000 novos mergulhadores. Surgem novas revistas de mergulho, novos equipamentos, agncias de viagem especializadas em turismo-sub. Na dcada de 90 comea a se expandir o Mergulho Tcnico, uma atividade onde os mergulhadores utilizam grandes avanos tecnolgicos para a explorao subaqutica. O desenvolvimento do mergulho tcnico j vinha acontecendo na dcada de 80, para ilustrar esse desenvolvimento vejamos os recordes de profundidade: Ano Mergulhador Local Profundidade 1989 Sheck Exley Mante, Mxico 897 ps/297 m 1990 Bret Gilliam Roatan, Honduras 452 ps/150 m 1993 Sheck Exley Bushmansgat, South Africa 863 ps/285 m 1994 Daniel J. Manion Cliftons Wall, Nassau 510 ps/168 m 1994 Bowden Zacaton, Mxico 915 ps/301 m* * Sheck Exley morre neste mergulho. Quando seu corpo foi encontrado seu computador marcava 925 ps/305 m. Revelar os segredos do fundo do mar SEMPRE uma tentao. Milhes de pessoas j estiveram, nem que seja por poucos minutos, imersos nesse mundo feito de silncio e cor. SE VOC UMA DESSAS PESSOAS, TOMADAS POR ESSE FASCNIO, SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO. SE AINDA NO , EXPERIMENTE!

Vous aimerez peut-être aussi