Vous êtes sur la page 1sur 45

NORMAS TCNICAS

Msc. Laurenice Araujo dos Santos CCA 283 - Metodologia da Pesquisa

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO

A estrutura compreende de:


Elementos pr-textuais - antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do

trabalho
Elementos textuais - parte do trabalho em que exposta a matria Elementos ps-textuais - parte complementar do trabalho

ESTRUTURA

ELEMENTO

Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Folha de aprovao (obrigatrio) / para teses e dissertaes Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Pr textuais Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) ________________________________________________________________ Introduo Textuais Desenvolvimento Concluso ____________________________________________________________ Referncias (obrigatrio) Apndice (opcional) Ps-textuais Anexo (opcional) Glossrio (opcional) ndice (opcional)

CAPA

Deve constar as seguintes informaes:

a) Nome da instituio (Arial, tamanho 14, negrito, maiscula e centralizado); b) nome do autor (Arial, tamanho 14, negrito, maiscula e centralizado); c) ttulo e subttulo (se houver) (Arial, tamanho 16, negrito, maiscula e centralizado); d) local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; e) ano de depsito.

FOLHA DE ROSTO - contm elementos essenciais identificao do trabalho. a) nome do autor (Arial, tamanho 14, negrito, maiscula e centralizado); b) ttulo do trabalho (Arial, tamanho 16, negrito, maiscula e centralizado); c) subttulo (se houver); d) nota - natureza do trabalho e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros, nome da instituio a que submetido, rea de concentrao); (canto direito da pgina, recuo esquerdo de ~ 6cm, Tamanho 12, justificada, sem negrito, entrelinhamento simples); e) nome do orientador e do co-orientador (se houver); f) local; g) ano de depsito.

VERSO DA FOLHA DE ROSTO - Deve conter a ficha catalogrfica

Deve ser feita pela Bibliotecria

FOLHA DE APROVAO S deve ser includa aps a aprovao

Contm os seguintes elementos:

a) autor;
b) ttulo e subttulo (se houver); c) natureza, objetivo e nome da instituio a que submetido, rea

de concentrao;
d) data de aprovao; e) nota (nome, titulao, assinatura e instituio dos membros componentes da banca examinadora).

Laurenice Araujo dos Santos

SELEO DE LINHAGENS ELITES DE MAMONEIRA (Ricinus communis L.) POR MEIO DE MARCADORES MICROSSTELITES E MORFOAGRONMICOS PARA O ESTADO DA BAHIA. Tese submetida ao Colegiado de Curso de Ps-Graduao em Cincias Agrrias da Universidade Federal do Recncavo da Bahia como requisito parcial para obteno do Grau de Doutora em Cincias Agrrias, rea de Concentrao: Fitotecnia.

_____________________________________________________ Orientadora: Profa Dra. Simone Alves Silva Universidade Federal do Recncavo da Bahia _____________________________________________________

______________________________________________________ Cruz das Almas, ........ de ........................... de ............

DEDICATRIA - elemento no qual o autor presta homenagem ou dedica a algum o seu trabalho. (No recebe titulo, 12, justificadas, sem negrito 1,5cm, recuo de ~ 8cm).

AGRADECIMENTOS- dirigido queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho. (Titulo: maisculas, negrito, centralizado / Texto: 12, justificadas, sem negrito, 1,5cm) RESUMO NA LNGUA VERNCULA- apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto. Deve dar uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho, seguido de palavras que representem o contedo (palavras-chave e/ou descritores). No deve ultrapassar a 500 palavras (Ver NBR 6028/90).

RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA - verso do resumo em idioma de divulgao internacional, seguido das palavras-chave, no respectivo idioma.

SUMRIO- enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele sucede, acompanhado do respectivo nmero da pgina (Ver NBR-6027 e NBR-6024).
Regras Gerais de Apresentao
A palavra sumrio deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as sees primrias; Os elementos pr-textuais no devem constar no sumrio

NBR 6024/2003
Numerao progressiva das sees de um documento escrito
Sua funo proporcionar o desenvolvimento claro e coerente de um texto, facilitando a localizao de cada uma de suas partes.

Regras gerais de apresentao So empregados algarismos arbicos na numerao; o indicativo de seo alinhado na margem esquerda, precedendo o ttulo, dele separado por um espao; no se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualquer sinal aps o indicativo de seo ou de seu ttulo; destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando os recursos de negrito, itlico, caixa alta.

FORMAS DE APRESENTAO

Formato - A4, recomenda-se a fonte 12 para texto e tamanho menor para citaes longas (mais de 3 linhas) e notas de rodap; cor preta (exceto ilustraes).

Margem - esquerda e superior de 3 cm: direita e inferior 2 cm. Espaamento - o texto deve ser digitado em espao 1,5 nas entrelinhas. Citaes longas, as notas, as referncias, legenda de ilustrao e tabela, ficha catalogrfica e natureza do trabalho da folha de rosto e da folha de aprovao devem ser digitados em espao simples. As referncias, ao final do trabalho, devem ser ser separadas entre si por dois espao simples.

Os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por 2 espaos 1,5.

As listas de ilustrao, o sumrio, os resumos, referncias, glossrio, apndice, anexo, ndice e outros que no recebem indicativo numrico devem ser centralizados.

Paginao - todas as folhas do trabalhos a partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas . A numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual, no canto superior direito.

NBR 10520/2002 CITAES EM DOCUMENTOS


DEFINIO: meno de uma informao extrada de outra fonte.

OBJETIVO: esclarecer, reforar, comprovar dados, confrontar pontos de vista, auxiliar na fundamentao do assunto em discusso.

SISTEMA DE CHAMADAS
No texto, as fontes das quais foram retiradas as citaes devem ser indicadas por um sistema de chamadas que pode ser: - NUMRICO

- AUTOR-DATA
OBS: aquele que for adotado dever ser mantido por todo o trabalho

Recomendaes Gerais

SISTEMA DE CHAMADAS
Numrico
Uma demanda atual do melhoramento gentico da mamoneira inclui a adaptao de gentipos a regies de baixas altitudes. (1)

Na referncia
1 OLIVEIRA, A. V. R. Avaliao da produtividade e teor de leo de dez gentipos de mamoneira cultivados em altitude inferior a 300 metros. Revista Cincia Agronmica, Fortaleza, v. 37, n. 2, p. 188194, 2012.

Recomendaes Gerais
SISTEMA DE CHAMADAS
Autor-data: sobrenome do autor, data e pgina, entre parnteses, no caso de citao direta. Exemplo: Uma demanda atual do melhoramento gentico da mamoneira inclui a adaptao de gentipos a regies de baixas altitudes (OLIVEIRA, 2012). Quando o autor estiver incorporado na redao do texto, menciona-se entre parnteses apenas a data e a pgina Exemplo: Segundo Oliveira (2012), Uma demanda atual do melhoramento gentico da mamoneira inclui a adaptao de gentipos a regies de baixas altitudes.

Recomendaes Gerais
Quando a obra consultada no possuir autoria ou responsabilidade declarada: Primeira palavra do ttulo em MAISCULA, seguida de reticncias. Exemplo: Em Nova Londrina (PR), as crianas so levadas s lavouras a partir dos 5 anos. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12). Quando ocorrer coincidncias entre autores com o mesmo sobrenome (homnimos) acrescentam-se as primeiras letras dos prenomes. Exemplo:

(BARBOSA, C., 2012)


(BARBOSA, O., 2013)

Recomendaes Gerais
Quando ocorrer coincidncias de sobrenomes de autores e tambm iniciais dos prenomes, coloca-se o prenome completo.

Exemplo:
(OLIVEIRA, Daniel, 2010) (OLIVEIRA, Diana, 2010) Quando vrios documentos de um mesmo autor so citados, com datas de publicaes coincidentes, deve ser acrescentadas letras minsculas aps a data, sem espaamento, tanto no texto quanto na lista de referncias. Exemplo:

(OLIVEIRA, 2010a)
(OLIVEIRA, 2010b)

Recomendaes Gerais
Em citaes livres de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, faz-se a indicao das fontes pela ordem cronolgica.

Exemplo
(OLIVEIRA, 2008, 2010, 2012) Quando nas citaes indiretas, vrios autores so mencionados simultaneamente, estes so separados entre si por ponto e vrgula.

Exemplo:
(FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997)

Recomendaes Gerais
Se o autor da obra uma instituio, na citao, a indicao feita pelo nome completo da instituio.

Exemplo: (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA, 2010)

Recomendaes Gerais
Citao de informao verbal (palestras, debates, comunicaes etc.): Informar que se trata de informao verbal, no prprio texto entre parnteses... (informao verbal); Em nota de rodap informa o autor, a situao (aula, palestra, etc...), local e data.

Exemplo:
No texto: O novo medicamento estar disponvel at o final deste semestre (informao verbal) No rodap Notcia fornecida por Jonh A Smith no Congresso Internacional de Engenharia Gentica, em Londres, em outubro de 2001

Recomendaes Gerais
Citao de trabalho em fase de elaborao Informar que se trata de trabalho em elaborao, no prprio texto entre parnteses (em fase de elaborao).

Citao de obra com mais de um autor At trs autores Segundo Santos, Almeida e Melo (2008)... ou ...(SANTOS, ALMEIDA E MELO , 2008). Mais de trs autores

Santos et al. (2010)... ...(SANTOS et al., 2010)

TIPOS DE CITAES
CITAO DIRETA Transcrio textual de parte da obra do autor consultado.

CITAO INDIRETA Reproduo das ideias na forma de sntese, no reproduzindo ou transcrevendo o texto citado na ntegra.

CITAO DE CITAO Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original.

Citao indireta
Citao indireta com autor includo na frase
O nome do autor fica em letra minscula sucedido com ano entre parnteses.
Exemplo: Segundo Santos (2012) ...

Citao indireta com autor no includo na frase


Nome do (s) autor (es) em letras maisculas entre parntese, sucedido do ano. Exemplo: ....... (SANTOS, 2012).

Ateno
Na citao indireta opcional, aps o ano indicar a pgina de tal referncia. Exemplo: ...(SANTOS, 2010, p. 5)

Citaes diretas
Na citao direta obrigatrio indicar a pgina na qual est o texto citado Exemplo: ...(SANTOS, 2010, p. 5)

Citao direta at trs linhas: texto entre aspas duplas


Exemplo: De acordo com Oliveira (2009, p. 160), as sementes devem ser colocadas no substrato com espaamento uniforme e suficiente para minimizar a competio.

Ou...
Recomenda-se que as sementes devem ser colocadas no substrato com espaamento uniforme e suficiente para minimizar a competio. (OLIVEIRA, 2009, p. 160).

Citao direta acima de trs linhas: Texto sem aspas em pargrafo prprio recuado a 4 cm da margem esquerda, sem recuo de pargrafo na primeira linha, em letra de tamanho 11, e sem destaque.
Exemplo

Segundo a recomendao das Regras de Anlise de Sementes (2009, p. 167), quando uma unidade-semente produz mais de uma plntula normal, somente uma contada para determinar a porcentagem de germinao. Quando solicitado, o nmero de plntulas normais produzidas por 100 unidades ou o nmero de unidades as quais tenham produzido uma, duas ou mais plntulas normais pode ser determinado.

Ou... recomendado que


quando uma unidade-semente produz mais de uma plntula normal, somente uma contada para determinar a porcentagem de germinao. Quando solicitado, o nmero de plntulas normais produzidas por 100 unidades ou o nmero de unidades as quais tenham produzido uma, duas ou mais plntulas normais pode ser determinado. (REGRAS DE ANLISES DE SEMENTES, 2009, P.167).

Citao de citao
Esta situao deve ser evitada. Justifica sua utilizao quando se trata de obras antigas e de difcil acesso.

Santos (apud Freitas, 1932) afirma que...


Ou... ...(SANTOS apud FREITAS, 1932).

REFERNCIAS - NBR 6023


Referncia um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual (ABNT, 2002, p. 2).

Opes de Ordenao das Referncias


Ordem alfabtica; Por assunto; Cronolgica

Quanto a autoria
Um autor SEVERINO, L. S. Avaliao da produtividade e teor de leo de dez gentipos de mamoneira cultivados em altitude inferior a 300 metros. Revista Cincia Agronmica, Fortaleza, v. 37, n. 2, p. 188-194, 2006. At trs autores SEVERINO, L. S.; MILANI, M.; MORAES, C. R. de A. Avaliao da produtividade e teor de leo de dez gentipos de mamoneira cultivados em altitude inferior a 300 metros. Revista Cincia Agronmica, Fortaleza, v. 37, n. 2, p. 188-194, 2006. Mais de Trs autores SEVERINO, L. S. et al. Avaliao da produtividade e teor de leo de dez gentipos de mamoneira cultivados em altitude inferior a 300 metros. Revista Cincia Agronmica, Fortaleza, v. 37, n. 2, p. 188194, 2006.

Autor repetido na exposio da referncia bibliogrfica


SANTOS, Joo. Produo de mudas. So Paulo: Marques, 2000.

______. Produo de mudas florestais. So Paulo: Marques, 2005. (Seis caracteres de trao sublinear)

Consideraes sobre edio


Informar apenas a partir da segunda edio.

SANTOS, L.; ALMEIDA, J. A Cultura da Mamona. 2 ed. So Paulo: FGS, 2008.


Edio com acrscimos- indicam que a edio foi revisada e aumentada.

SANTOS, L.; ALMEIDA, J. A Cultura da Mamona. 3 ed. rev. aum. So Paulo: FGS, 2008. SANTOS, L.; ALMEIDA, J. A Cultura da Mamona. 4 ed. reimp. So Paulo: FGS, 2008.

Consideraes sobre local

Local com homnimo Normalmente s informa a cidade, mas em caso de mais de uma cidade com mesmo nome informa o estado.

SANTOS, L.; ALMEIDA, J. A Cultura da Mamona. 3 ed. Viosa, MG: Atlas, 2009.

Referncia de livro impresso


Autor, ttulo, subttulo se houver, edio, cidade, editora e ano.

Exemplo: SOUZA, J.; FREITAS, J.; SCOLFORO, J. R. A cultura da mamona. 2 ed. So Paulo: FGS, 2008.

Referncia de livro online


Exemplo: ALMEIDA, A. Melhoramento gentico. So paulo: FGS, 2013. Disponvel em: www.fgs.com.br. Acesso em 16 de agosto de 2013.

Referncia captulo de livro


SANTOS, J. Propagao de fruteiras. In: ALMEIDA, S. (Org.) Produo de mudas. So Paulo: Rosa, 2009, p. 42-49.

O autor do captulo citado tambm autor da obra


CARNEIRO, S. Fruticultura tropical. In: _______. Produo de mudas. So Paulo: Rosa, 2009, p. 42-48.

Referncia dissertao, tese e TCC


SANTOS, L. A. Caracterizao morfolgica e molecular de umbu-cajazeira. 2010. 67 f. Dissertao (Mestrado em recursos Genticos Vegetais). Universidade Federal do Recncavo da Bahia, Cruz das Almas. 2010.

Referncia de parte de revistas cientficas. Impresso


OLIVEIRA, A. V. R. et al. Germinao de sementes de mamoneira. Cincia Agronmica, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 4554, abr.-jun., 2012.

Online
OLIVEIRA, A. V. R. et al. Germinao de sementes de mamoneira. Cincia Agronmica, v. 10, n. 1, p. 45-54, abr.-jun., 2012. Disponvel em < www.ccarevista.ufc.br >. Acesso em: 16 de agosto de 2013.

Referncia trabalhos em eventos


Impresso CUNHA, M. A. S. SALES, J. S.; MORAIS, T. A.Variabilidade gentica de Ricinus communis L revelada por marcadores RAPD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 2., 2006, Aracaju. Anais.... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2006. p. 234-238 CD-ROM No lugar da pgina colocar : (CD-ROM) Online No lugar de Anais... Colocar: Anais eletrnicos...
No final colocar: Disponvel em: <endereo eletrnico> Acesso em: XX nov. XXXX.

Internet
BELLO, J.L. de P. Pedagogia em Foco: Metodologia Cientfica. 2008. Disponvel em <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met07. htm>. Acesso em: 16 Ago. 2013.

Referncia fotografia
SANTOS, Luiz. Florescimento. 2010. 1 fotografia: colorida,16X50 cm.

Documentos jurdicos
Pas, Estado ou Municpio. Constituio (data da promulgao). Titulo. Local: Editor, ano de publicao. Nmero de pginas ou volumes.
Exemplo: BRASIL. Constituio (1988). Constituio Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado, 1988 da Repblica

PALAVRAS OU EXPRESSES LATINAS UTILIZADAS EM PESQUISA apud: Significa "citado por". Nas citaes utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro. Ex.: (Silvio apud Alves) ou seja, Silvio "citado por" Alves et al. (et alli): Significa "e outros". Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores. Ex.: Numa obra escrita por Helena Silva, Maria Ceclia de Almeida e Rosana Velloso Alves escreve-se: SILVA, Helena et al. In: Significa em

Referncias Bibliogrfica
LUBISCO, N. M. L.; VIEIRA, S. C.; SANTANA, I. V. Manual de estilos acadmicos: monografias, dissertao e teses. 4 ed. rev. e ampl. Salvador: EDUFBA, 2008.

SILVA, J. M.; SILVEIRA, E. S. Apresentao de trabalhos acadmicos: normas e tcnicas. 6 ed. Petrpolis: Vozes, 2011.

Observao: A maioria dos exemplos citados na aula so fictcios

Vous aimerez peut-être aussi