Vous êtes sur la page 1sur 14

Curso: Direito Disciplina: Filosofia I Prof(a): Valria Apresentao de trabalho Grupo 1: at 8 membros Seminrio 1: Os sofistas Data de apresentao: Pontos:

20 pontos Entregar para a professora um texto escrito com o resumo sobre o tema para a professora at 5 pginas - e outro para a turma - 1 ou 2 pginas. O texto escrito dever ser elaborado pelo prprio grupo. Qualquer referncia de livros ou Internet dever ser citada devidamente (colocando aspas, pgina e referncia bibliogrfica completa). Ver normas da ABNT, disponvel no site da PUC, biblioteca. importante uma concluso contendo uma avaliao do grupo com relao ao tema apresentado. Roteiro: Apresentar as idias centrais dos sofistas e caracterizar os principais grupos de sofistas, a partir do livro Histria da Filosofia, vol. I , da editora Paulus. Autores: Giovanni Reale e Dario Antiseri. Enfatizar o que antilogia, quando falar de Protgoras; retrica e niilismo quando falar de Grgias; sinonmia quando falar de Prdico e da mnemotcnica quando falar de Hpias. Complementar as ideias dos grupos ou filsofos sofistas, com os fragmentos dos dilogos de Plato (Teeteto, Protgoras, Grgias) e de Sexto Emprico (Contra os Matemticos). Os fragmentos esto nas pginas azuis do livro Histria da Filosofia. No final, mostrar a viso crtica de Plato em relao aos sofistas atravs do livro Sofista, de Plato. Resumir cada definio exposta ano livro. Por ltimo relacionar as ideias dos sofistas com o Direito ( Se o grupo preferir, a relao com o Direito pode ser feita no decorrer do trabalho. Ex: Quando falar das ideias de Protgoras, fazer alguma relao das mesmas com o Direito. Outro exemplo: Quando falar de Hpias e Antifonte relacionar com o direito natural e direito positivo. A forma de apresentar o trabalho fica a critrio do grupo ( exposio do tema pelos membros do grupo, uso de data show , teatro, dinmicas com a turma, vdeo...) Bibliogrfica Bsica:
. REALE, Giovanni Reale, ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia. Vol. I. So Paulo: Paulus, 1990. ( No usar a edio da Paulinas) Dilogos de Plato: Sofista ( tem vrias definies do sofista) CHAUI, Marilena. Introduo Histria da filosofia Dos pr socrticos a Aristteles. So Paulo, Cia. das letras. Vol. I, 2002, p.159 a 176.

Critrios de avaliao do trabalho 1.Contedo ( uso da bibliografia bsica e outras referncias pesquisadas pelo grupo 2.Domnio do contedo pelo grupo 3.Apresentao geral/ organizao e estrutura da apresentao 4.Participao dos membros do grupo 5.Capacidade de envolver a turma para o debate das questes apresentadas pelo grupo 6.Trabalho escrito para a professora e resumo para a turma 7.Estratgias didticas sugeridas para a apresentao: uso de filmes, exposio oral, discusso, uso do power point, dinmicas...

Curso: Direito Disciplina: Filosofia I Data: Prof(a): Valria Apresentao de trabalho Grupo 2: at 8 membros Seminrio 2: Plato e o conhecimento Data de apresentao: Pontos: 20 pontos

Entregar para a professora um texto escrito com o resumo sobre o tema at 5 pginas - e outro para a turma - 1 ou 2 pginas. O texto escrito dever ser elaborado pelo prprio grupo. Qualquer referncia de livros ou Internet dever ser citada devidamente (colocando aspas, pgina e referncia bibliogrfica completa). Ver normas da ABNT, disponvel no site da PUC, biblioteca. importante uma concluso contendo uma avaliao do grupo com relao ao tema apresentado. Roteiro: Iniciar o trabalho apresentando a biografia (breve) de Plato e suas principais obras ( apenas explicar a temtica geral de seus dilogos: Banquete, Fdon, Fedro, Sofista, Grgias, Poltico, Leis, dentre outros). Em seguida, expor a teoria dos 2 mundos de Plato. Na seqncia enfocar as principais idias do filsofo Plato sobre o conhecimento no dilogo Teeteto (apresentar as 4 vises sobre a viso de conhecimento que so discutidas no Teeteto). Expor as ideias do dilogo Mnon (sobre o conhecimento); e enfocar as ideias de Plato sobre o conhecimento na Stima Carta. Enfatizar ainda as ideias sobre a justia e a poltica na ora A Repblica (expor os vrios conceitos de justia no dilogo Repblica e mostrar no final qual a viso de Scrates/Plato sobre a justia). Para finalizar relatar o mito da caverna e analisar seus principais significados; mostrar o que poderia representar a caverna na sociedade atual, principalmente na rea do Direito (ver exemplos do mundo da caverna na atualidade no texto do prof. Srgio Murilo); e passar o filme sobre o pensamento de Plato ( Srie Ser ou no ser)

O dilogo, Teeteto, est disponvel no site: www.dominiopublico.gov.com.br). A forma de apresentar o trabalho fica a critrio do grupo ( exposio do tema pelos membros do grupo, uso de data show , teatro, dinmicas com a turma, vdeo...) Bibliogrfica Bsica:

. PLATO. A Repblica. Traduo de Albertino Pinheiro. So Paulo, Atena Editoria, 5 edio, 1955. ( captulo VII, que expe sobre o mito da caverna na apostila tem parte deste captulo) PLATO. Teeteto. Site: www.dominiopublico.gov.com.br PAVIANI, Jayme. Plato e a Repblica.Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003, . CHAUI, Marilena. Introduo Histria da Filosofia - Dos Pr-Socrticos a Aristteles. Vol. I , 2 ed. , So Paulo: Companhia das Letras, 2002. (Captulo que fala do mito da caverna, p. 257 a 265) . REALE, Giovanni Reale, ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia. Vol. I. So Paulo: Paulinas, 1990,p.167-168. (Captulo que fala do mito da caverna, p. 166 a 168) . CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: Editora tica, 1994. ( A apresentao do livro fala da relao do mito da caverna com o filme Matrix) . Texto mimeografado de Srgio Murilo faz uma relao do mito da caverna com o filme Matrix e enfoca as cavernas do mundo moderno. Programa da srie Ser ou no ser /Fantstico/Rede Globo - sobre o filsofo Plato.

Critrios de avaliao do trabalho 1.Contedo ( uso da bibliografia bsica e outras referncias pesquisadas pelo grupo 2.Domnio do contedo pelo grupo 3.Apresentao geral/ organizao e estrutura da apresentao 4.Participao dos membros do grupo 5.Capacidade de envolver a turma para o debate das questes apresentadas pelo grupo 6.Trabalho escrito para a professora e resumo para a turma 7.Estratgias didticas sugeridas para a apresentao: uso de filmes, exposio oral, discusso, uso do power point, dinmicas...

Curso: Direito Disciplina: Filosofia I Prof(a): Valria Data: Apresentao de trabalho Grupo 3: at 8 membros Seminrio 5: Filosofia crist Data de apresentao: Pontos: 20 pontos Entregar para a professora um texto escrito com o resumo sobre o tema at 5 pginas - e outro para a turma - 1 ou 2 pginas. O texto escrito dever ser elaborado pelo prprio grupo. Qualquer referncia de livros ou Internet dever ser citada devidamente (colocando aspas, pgina e referncia bibliogrfica completa). Ver normas da ABNT, disponvel no site da PUC, biblioteca. importante uma concluso contendo uma avaliao do grupo com relao ao tema apresentado. Roteiro: Objetivo principal do trabalho: expor as principais ideias da filosofia crist enfatizando sua noo de conhecimento. Para introduzir essa temtica fazer uma contextualizao sobre o surgimento da religio crist ( usar como uma das referncias o texto do Danilo Marcondes na apostila , o filme gora e o livro Histria da Filosofia, de Giovanni Reale e Drio Antiseri). Em seguida, abordar o objetivo da filosofia crist; suas principais correntes (patrstica e escolstica) e seus respectivos expoentes . Enfatizar as ideias de Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino em relao ao conhecimento e justia. Abordar a discusso sobre o mal (obra: As Confisses) de Santo Agostinho. Abordar as ideias das principais obras de Santo Toms e dar destaque a discusso sobre as provas da existncia de Deus (texto do Danilo Marcondes, na apostila, aborda as cinco provas da existncia de Deus). Enfocar tambm as ideias de Pedro Abelardo no tpico sobre a escolstica. Usar o filme Em Nome de Deus como referncia(o filme tem vrias discusses exemplificando a tentativa de Pedro Abelardo unir f e razo). Concluir o trabalho mostrando o poder do pensamento cristo durante a Idade Mdia ( usar o filme Em Nome de Deus para ilustrar o poder da igreja de modo geral). Na concluso fazer ainda uma breve anlise da igreja na atualidade. A forma de apresentar o trabalho fica a critrio do grupo ( exposio do tema pelos membros do grupo, uso de data show, teatro, dinmicas com a turma, vdeo...) Referncia bibliogrfica:
. Agostinho, Santo. Confisses. 4 ed. So Paulo: Nova Cultural, 1987. (Coleo Os Pensadores)

. HUISMAN, Denis. Dicionrio de Obras filosficas. Trad. Ivone C. Beneditti. So Paulo: Martins Fones, 2000. . MARCONDES, Danilo. Iniciao Histria da Filosofia. Dos prsocrticos a Wittgenstein, 10 ed, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006, p. 101 a 135..
. Revista Veja: 11/02/2009 Sobre Criacionismo e teoria da evoluo, de Charles Darwin.

Sugestes de filmes relacionados com o tema: 1)Em nome de Deus; (Stealing Heaven, Iugoslvia/Gr-Bretanha);Durao: 115 min; Ano: 1988 ;Diretor: Clive Donner . O filme mostra a ... vida do telogo e professor Abelardo e Helosa, sua aluna e paixo, e seu conflito com a Igreja e a sociedade. Transmite o peso das presses religiosas medievais sobre a vida das pessoas.Objetivo: Ilustra aspectos da educao nas universidades medievais e o estilo de vida no mundo feudal, envolvendo questes como o amor, o papel da mulher no contexto medieval e o poder ideolgico da Igreja. (http://www.beatrix.pro.br/educacao/filmeshistoriaeduc.htm/ acesso em 07/08/2007) 2) O nome da Rosa ( Alemanha); Durao: 130 min; Ano: 1986 ;Diretor: Jean-Jacques Annaud. O filme aborda a viso de mundo medieval. (http://www.beatrix.pro.br/educacao/filmeshistoriaeduc.htm/ acesso em 07/08/2007) 3) Santo Agostinho Direo: Roberto Rossellini Durao:115 min Itlia/1972 4) Filme: gora (ou Alexandria)

Critrios de avaliao do trabalho 1.Contedo ( uso da bibliografia bsica e outras referncias pesquisadas pelo grupo 2.Domnio do contedo pelo grupo 3.Apresentao geral/ organizao e estrutura da apresentao 4.Participao dos membros do grupo 5.Capacidade de envolver a turma para o debate das questes apresentadas pelo grupo 6.Trabalho escrito para a professora e resumo para a turma 7.Estratgias didticas sugeridas para a apresentao: uso de filmes, exposio oral, discusso, uso do power point, dinmicas... .

Curso: Direito Disciplina: Filosofia I Prof(a): Valria Apresentao de trabalho Grupo 4: at 8 membros Seminrio 4: Cincia e tica Data de apresentao: Pontos: 20 pontos Entregar para a professora um texto escrito com o resumo sobre o tema at 5 pginas - e outro para a turma - 1 ou 2 pginas. O texto escrito dever ser elaborado pelo prprio grupo. Qualquer referncia de livros ou Internet dever ser citada devidamente (colocando aspas, pgina e referncia bibliogrfica completa). Ver normas da ABNT, disponvel no site da PUC, biblioteca. importante uma concluso contendo uma avaliao do grupo com relao ao tema apresentado. Roteiro: A partir da exibio do documentrio A ltima hora para toda a turma ( selecionar mais ou menos 30 minutos do documentrio), o grupo ir organizar um seminrio para reflexo das implicaes ticas da cincia na atualidade. Expor o que cincia; o que tica; e discutir o problema do aquecimento global, mostrando que ele acentuado em funo do uso da racionalidade cientfica e tecnolgica. Para isto, o grupo dever retomar a principal idia do documentrio A ltima Hora , chamar ateno para alguns de seus aspectos e falas, avaliar as idias veiculadas e promover uma interlocuo com a turma sobre o tema. Em seguida, o grupo dever expor o que biotica; quando ela surgiu; explicar quais so os principais problemas discutidos pela biotica ; quais so seus princpios; e o que biodireito. Nesse ponto ler o texto A ladeira escorregadia, de Marco Antnio Oliveira Azevedo in Biotica Fundamental. Por ltimo, o grupo dever escolher 2 temas/problemas tratados pela bioetica e aprofundar a discusso dos mesmos (usar os textos da referncia bibliogrfica pra abordar esses temas) (exs: aborto, eutansia, pesquisas com clulas tronco .... outros). Por fim, abordar o conto de Machado de Assis O Alienista com o objetivo de mostrar o poder da cincia. O grupo poder fazer uso do data show , teatro, dinmicas com a turma, vdeo...) Bibliogrfica Bsica:
Documentrio: The 11 th Hour (A ltima Hora) EUA Direo: Ndia Conners/Leila Conners Petersen Durao: 95 min Ano 2007

Documentrio: : Uma verdade inconveniente/ EUA / 2007 - Durao: 100 min. Direo: Guggenheim, Davis/ Gore, Al Documentrio

ARANHA, Maria Lcia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia.3 ed., So Paulo: Moderna, 2003.. CHAUI, Marilena. Convite
Filosofia. So Paulo: Editora tica, 1994. ASSIS, Machado de. O Alienista. Sobre Eutansia: Ler o artigo Os pacientes do Dr. Kevorkian in Biotica Fundamental, de Marco Antnio Oliveira de Azevedo; e ver os filmes Mar Adentro e Invases Brbaras e os vdeos sobre associao que atua no auxlio morte.

. CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 13 ed.,So Paulo: Editora tica, 2004. (Captulos sobre tica e sobre Cincia e tica). Sobre o aborto: ler o artigo de Judith Jarvis Thomson Uma defesa do aborto, in A tica do Aborto.
. Pesquisar na internet informaes atualizadas sobre os temas selecionados pelo grupo. EX: Engenharia gentica, reproduo assistida, pesquisas com seres humanos... Ler o captulo 3 A ladeira escorregadia in Biotica Fundamental, de Marco Antnio Oliveira de Azevedo. . Tomo Editorial, 2002

Critrios de avaliao do trabalho 1.Contedo ( uso da bibliografia bsica e outras referncias pesquisadas pelo grupo 2.Domnio do contedo pelo grupo 3.Apresentao geral/ organizao e estrutura da apresentao (roteiro) 4.Participao dos membros do grupo 5.Capacidade de envolver a turma para o debate das questes apresentadas pelo grupo 6.Trabalho escrito para a professora e resumo para a turma 7.Estratgias didticas utilizadas para a apresentao: uso de filmes, exposio oral, discusso, uso do power point, dinmicas...

Curso: Direito Disciplina: Filosofia I Prof(a): Valria Apresentao de trabalho Grupo 5: at 8 membros Seminrio 5: Nietzsche e o conhecimento Data de apresentao: Pontos: 20 pontos Entregar para a professora um texto escrito com o resumo sobre o tema at 5 pginas - e outro para a turma - 1 ou 2 pginas. O texto escrito dever ser elaborado pelo prprio grupo. Qualquer referncia de livros ou Internet dever ser citada devidamente (colocando aspas, pgina e referncia bibliogrfica completa). Ver normas da ABNT, disponvel no site da PUC, biblioteca. importante uma concluso contendo uma avaliao do grupo com relao ao tema apresentado. Roteiro: Apresentar o conceito de conhecimento do filsofo Friedrich W. Nietzsche e suas principais crticas ao cristianismo, modernidade e moral de modo geral. Fazer um avaliao crtica das idias do filsofo. Para fazer o trabalho todo o grupo dever assistir os vdeos de Viviane Mos sobre o pensamento de Nietzsche (disponveis no Youtube ou no site Caf filosfico ou no site de Viviane Mos) O grupo poder exibir o vdeo sobre Nietzsche da srie Ser ou No Ser , o qual foi apresentado por Viviane Mos, na Rede Globo/Fantstico) A forma de apresentar o trabalho fica a critrio do grupo ( exposio do tema pelos membros do grupo, uso de data show , teatro, dinmicas com a turma, vdeo...) Bibliogrfica Bsica:
Huisman, Denis. Dicionrio de Obras Filosficas. Trad. Ivone Castilho Benedetti. So Paulo: Martins Fontes, 2000. (Tem resumo das vrias obras de Nietzsche) .NIETZSCHE, F.O Anti-cristo. So Paulo: Moraes Ltda. 1984. .NIETZSCHE, Friedrich W. Obras incompletas. Traduo e notas de Rubens Rodrigues torres Filho. 2 ed. So Paulo, Abril Cultural, 1978. ( vida e obra...) . Textos selecionados na Apostila de filosofia I . Pesquisar internet Programa da srie Ser ou no ser /Fantstico/Rede Globo - sobre o filsofo Nietzsche.

Filmes sobre Nietzsche: Quando Nietzsche chorou . DVD sobre Nietzsche e o sofrimento. In : Filosofia para o dia-a-dia. Editora abril.

Critrios de avaliao do trabalho 1.Contedo ( uso da bibliografia bsica e outras referncias pesquisadas pelo grupo 2.Domnio do contedo pelo grupo 3.Apresentao geral/ organizao e estrutura da apresentao 4.Participao dos membros do grupo 5.Capacidade de envolver a turma para o debate das questes apresentadas pelo grupo 6.Trabalho escrito para a professora e resumo para a turma 7.Estratgias didticas sugeridas para a apresentao: uso de filmes, exposio oral, discusso, uso do power point, dinmicas...

Curso: Direito Disciplina: Filosofia I Prof(a): Valria Apresentao de trabalho Grupo 6: at 8 membros Seminrio 6: Freud e o Mal Estar na Civilizao Data de apresentao: Pontos: 20 pontos Entregar para a professora um texto escrito com o resumo sobre o tema at 5 pginas - e outro para a turma - 1 ou 2 pginas. O texto escrito dever ser elaborado pelo prprio grupo. Qualquer referncia de livros ou Internet dever ser citada devidamente (colocando aspas, pgina e referncia bibliogrfica completa). Ver normas da ABNT, disponvel no site da PUC, biblioteca. importante uma concluso contendo uma avaliao do grupo com relao ao tema apresentado. Roteiro: Introduzir o trabalho com uma pequena biografia de Freud e com um breve histrico da psicanlise. Apresentar as principais idias da obra Mal Estar na Civilizao, de Sigmund Freud, destacando as idias sobre a cincia e a sociedade (captulo III). Fazer um breve resumo de todos os captulos da obra. Concluir com uma avaliao crtica do grupo em relao as ideias de Freud. Todo o grupo dever assistir o filme Freud Alm da Alma e poder mostrar a ltima cena do filme para a turma (cena referente a apresentao das ideias de Freud sobre a sexualidade infantil em um Congresso) A forma de apresentar o trabalho fica a critrio do grupo ( exposio do tema pelos membros do grupo, uso de data show , teatro, dinmicas com a turma, vdeo...) Bibliogrfica Bsica: Freud, Sigmund.O mal-estar na civilizao.So Paulo: Abril Cultural. 1978.(Os Pensadores)
. REALE, Giovanni Reale, ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia. Vol. III. So Paulo: Paulinas, 1990,p.167-168.

Filme sobre o tema: Freud Alm da alma ( tem na biblioteca)

A Dangerous Method.( Um Mtodo Perigoso) . Alemanha/Canad Inglaterra/ Sua, 2011, 1 h 39 min. Critrios de avaliao do trabalho 1.Contedo ( uso da bibliografia bsica e outras referncias pesquisadas pelo grupo 2.Domnio do contedo pelo grupo 3.Apresentao geral/ organizao e estrutura da apresentao 4.Participao dos membros do grupo 5.Capacidade de envolver a turma para o debate das questes apresentadas pelo grupo 6.Trabalho escrito para a professora e resumo para a turma 7.Estratgias didticas sugeridas para a apresentao: uso de filmes, exposio oral, discusso, uso do power point, dinmicas...

Apresentao de trabalho Grupo 7: at 8 membros Seminrio 7: A crise da razo e o conceito de dispositivo de Giorgio Agamben Data de apresentao: Pontos: 20 pontos Entregar para a professora um texto escrito com o resumo sobre o tema at 5 pginas - e outro para a turma - 1 ou 2 pginas. O texto escrito dever ser elaborado pelo prprio grupo. Qualquer referncia de livros ou Internet dever ser citada devidamente (colocando aspas, pgina e referncia bibliogrfica completa). Ver normas da ABNT, disponvel no site da PUC, biblioteca. importante uma concluso contendo uma avaliao do grupo com relao ao tema apresentado. Roteiro: Introduzir o trabalho com a definio de crise da razo (usar o texto A lgica atormentada, de Adauto Novaes. I texto est na apostila/Unidade III) Pesquisar de modo geral(internet...) o significado da ideia: CRISE DA RAZO. Assistir o filme Na Natureza Selvagem - e expor as principais situaes e falas que ilustram que est ocorrendo uma crise na atualidade, uma crise de valores... Como o filme faz referncia a Henry David Thoreau e a Leon Tolsti, expor as principais ideias desses autores , algumas aparecem no filme e as demais devero ser pesquisadas pelo grupo. Especificamente em relao a David Thoreau o grupo dever ler o livro Desobedincia Civil e expor suas principais ideias.

Complementar a discusso sobre a crise da razo e a crise de valores mostradas no filme com a exposio das principais ideias de alguns movimentos de contracultura dos anos 50, 60..., pois esses movimentos fazem uma contestao da sociedade vigente naquela poca. Ex: movimento Beat Generation (Gerao Beat) , movimento hippie...

Por ltimo, abordar tambm o livro O que o contemporneo ? e outros ensaios, de Giorgio Agamben, mostrando sua anlise da contemporaneidade e seu conceito de dispositivo ... A forma de apresentar o trabalho fica a critrio do grupo ( exposio do tema pelos membros do grupo, uso de data show , teatro, dinmicas com a turma, vdeo...) Bibliogrfica Bsica:

Texto- A lgica atormentada, referncia completa na apostila Livro: Desobedincia civil , de Thoreau...referncia completa na apostila Livro: O que o Contemporneo e outros ensaios , de Giorgio Agamben ...referncia completa na apostila Sobre movimentos de contracultura pesquisar na internet Critrios de avaliao do trabalho 1.Contedo ( uso da bibliografia bsica e outras referncias pesquisadas pelo grupo 2.Domnio do contedo pelo grupo 3.Apresentao geral/ organizao e estrutura da apresentao 4.Participao dos membros do grupo 5.Capacidade de envolver a turma para o debate das questes apresentadas pelo grupo 6.Trabalho escrito para a professora e resumo para a turma 7.Estratgias didticas sugeridas para a apresentao: uso de filmes, exposio oral, discusso, uso do power point, dinmicas...

Vous aimerez peut-être aussi