Vous êtes sur la page 1sur 12

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS Departamento de Comunicao Social Curso de graduao em Jornalismo Seminrios Temticos IV (Economia) Prof Caroline Magalhes

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Na Antiguidade: a Economia era estudada como parte da Filosofia social, moral e tica. Mercantilismo (1450-1750): polticas para atrair e manter metais preciosos em um pas. Os pensadores deste perodo no chegaram a produzir anlises coerentes da economia.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Fisiocracia (1760-1770): formada por um grupo de reformadores sociais franceses, discpulos intelectuais de Franois Quesnay.
Perodo de transio entre o Feudalismo e o Capitalismo (caos social/Rev. Francesa); Defendiam o comrcio e a indstria; Proposta de imposto nico sobre a agricultura.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Adam Smith (1723-1730): primeiro a elaborar um modelo coerente do sistema capitalista.


Opositor dos mercantilistas; Defendia a livre concorrncia e a no interveno do Estado na economia; Suas idias serviram de base para a Teoria do Valor-Trabalho; Autor de A Riqueza das Naes.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Thomas R. Malthus (1766-1834): colocou a economia em slidas bases empricas.


Perodo: Revoluo Industrial; Defensor da Teoria do Valor Trabalho; Excesso de populao a causa de todos os males da sociedade; Subestimou o ritmo tecnolgico.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Por volta de 1780, Jeremy Bentham e Jonh Stuart Mill publicaram trabalhos que deram origem ao UTILITARISMO. Essas teorias influenciaram o filsofo Condillac, que apresentou uma teoria do valor fundada na utilidade, pressupondo que o valor de um bem se forma pela satisfao que ele representa ao consumidor. Neste contexto, o valor se forma por sua demanda.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

David Ricardo (1772-1823): foi quem primeiro formatou a Teoria do Valor Trabalho de forma coerente.
Defendia que embora todas as mercadorias que tinham valor tivessem utilidade, a utilidade no estabeleceria o valor; Tratou dos problemas do comrcio internacional e defendeu o livre-cambismo.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Karl Marx (1818-1883): defensor da Teoria Valor Trabalho, estudou o problema dos detentores dos meios de produo; explorao da mo-de-obra; lucro sobre o trabalhador; mais-valia. Fazia duras crticas ao capitalismo.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Alfred Marshall (1824-1924): foi o fundador do grupo tradicional da economia neoclssica do sculo XX, que combina sua defesa do capitalismo com uma grande flexibilidade.
elaborando a noo de elasticidade preo da demanda.

- Contribuiu para a Teoria Valor Utilidade,

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Jonh Mayard Keynes (1883-1946):

apresentou um programa de ao para a promoo do pleno emprego. Suas idias foram divulgadas ps-crise de 1929. Props o fim do laissez-faire (mercado livre chavo do liberalismo); Defendia a interveno do Estado; Acreditava no capitalismo.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Monetaristas (neoliberais): defendiam a baixa intervero do Estado; Fiscalistas: defendiam a alta interveno do Estado; recomendam o uso de polticas fiscais ativas; Ps-Keynesianos: defendem o papel ativo do Estado; enfatizam o papel da especulao financeira.

EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

1.

EXERCCIOS EM SALA
A Teoria do Valor Trabalho defendida por quais pensadores? As bases da Teoria do Valor Trabalho esto na obra A Riqueza das Naes. Quem o autor deste livro? Que outras idias foram defendidas por este estudioso clssico? A Teoria da Demanda baseada na Teoria do Valor Trabalho ou na Teoria do Valor Utilidade? Explique. Cite um pensador que defendeu a Teoria do Valor Utilidade.

2.

3.

4.

Vous aimerez peut-être aussi