Vous êtes sur la page 1sur 4

Esta Aula

Contedo 1. 2. 3. Informaes sobre a Disciplina Regras de funcionamento Atividade prtica

Objetivos

Aula 1 Apresentao da Disciplina

Apresentar e discutir o funcionamento e contedo da disciplina e estabelecer as regras de relacionamento durante o curso.
2

Que ideia vocs fazem de Sistemas de Informao?

Geral
Adquirir conhecimentos gerais sobre sistemas de informao e sua importncia na organizao.

Especficos
Compreender a importncia da informao e o uso do computador como ferramenta de manipulao mais eficiente e eficaz dessa informao. Descrever vantagens competitivas obtidas a partir da utilizao de sistemas e tecnologias de informao. Discernir os tipos de sistemas e suas aplicaes. Entender o processo de planejamento e desenvolvimento de sistemas de informao. Desenvolver viso crtica sobre a aquisio e implantao de sistemas de informao.
Informaes contidas no Plano de Ensino (SIGA)
4

Importncia da informao e dos sistemas de informao na organizao. Alinhamento estratgico dos sistemas de informao ao negcio. Planejamento, projeto, seleo e implantao de sistemas de informao. Classificaes de sistemas de informao: de apoio, transacionais, gerenciais, inteligentes e de suporte a deciso. Sistemas de gesto integrada (ERP). Sistemas de informao contbeis. Apresentao prtica de sistemas de gesto integrada e contbeis.
Informaes contidas no Plano de Ensino (SIGA)
5

1. Introduo (2 aulas) 2. Sistemas, Informao e Tecnologia (12 aulas) 3. Apoio Estratgico dos Sistemas de Informao (8 aulas) 4. Apoio Gerencial dos Sistemas de Informao (10 aulas) 5. Apoio Operacional dos Sistemas de Informao (12 aulas) 6. Apoio dos Sistemas ao Conhecimento (10 aulas) 7. Gesto dos Recursos Informacionais (8 aulas) 8. Segurana, tica e Direito (6 aulas) Avaliaes (4 aulas)
Informaes contidas no Plano de Ensino (SIGA)
6

Sero realizadas 3 avaliaes: 1. 2. 3. Avaliao individual (peso 35) trabalhos Avaliao em equipe (peso 40) trabalhos Avaliao individual (peso 25) prova escrita

Ttulos disponveis na biblioteca


Bibliografia Bsica LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informao Gerenciais. 7 ed. So Paulo: Prentice Hall, 2007. REZENDE, Denis Alcides. Sistemas de informaes organizacionais: guia prtico para projetos em cursos de administrao, contabilidade e informtica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2007. TURBAN, E.; RAINER JR., R.K.; POTTER, R.E. Administrao de Tecnologia da Informao. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
7 8

A avaliao de equipe ser constituda de diversas atividades distribudas ao longo do curso, com preparao prvia para cada uma.
Informaes sobre as avaliaes sero passadas posteriormente

Ttulos disponveis na biblioteca


Bibliografia Complementar AUDY, Jorge Luis Nicolas; ANDRADE, Gilberto Keller de; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de sistemas de informao. Porto Alegre: Bookman, 2005. CRUZ, Tadeu. Sistemas de informaes gerenciais: tecnologias da informao e a empresa do sculo XXI. 3. ed. rev. atual. e ampl. So paulo: Atlas, 2003. MOSCOVE, Stephen A.; SIMKIN, Mark G; BAGRANOFF, Nancy A. Sistemas de informaes contbeis. So Paulo: Atlas, 2002. PADOVEZE, Clvis Lus. Sistemas de informaes contbeis: fundamentos e anlise. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2007. REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline Frana. Tecnologia da informao: aplicada a sistemas de informao empresariais. 4.ed. So Paulo : Atlas, 2006.
9

Moodle plataforma de EaD Usurio e senha (migrao do SIGA) Fruns de discusso (eventualmente) Atividades para compensao de carga horria Material disponibilizado gradualmente: Plano de ensino Slides das aulas Guia da disciplina Enunciados de trabalhos Cronograma das aulas Textos de estudo
10

moodle.ead.ufvjm.edu.br
EaD - Ambiente Virtual de Aprendizagem

www.mca.adm.br
Site do professor E-mails:

marcelocambraia@

ig.com.br ufvjm.edu.br

Disciplina predominantemente terica. Muito contedo, exige leitura. Muitos diagramas, esquemas e abstraes. Quem no faz algum trabalho, normalmente, fica na 2 poca. Atividades com data rgida de postagem no Moodle. Pontos so conquistados. Rigor na interpretao e na escrita. As respostas devem ser claras, objetivas e de acordo com a pergunta. No descrever teoria (conceitos, descries, citaes etc.). Cobrana de aplicao, de solues em situaes reais. Trabalhos prticos, sem capa, com identificao adequada. Trabalhos em equipe, notas individuais. 12 Avaliaes so personalizadas.

No se pode participar de forma medocre. Cada um responsvel por no permitir que os colegas de equipe ofeream rendimento inferior sua capacidade. Em tempos de internet copiar fcil e descobrir a cpia tambm. Copiar e colar qualquer um faz. No passa pelo crebro. Vocs estaro desperdiando o nosso tempo. No copiar nada! De lugar nenhum! Cpia parcial ou integral de textos de terceiros, obtidos de qualquer forma (livros, Internet, colegas etc.) iro ZERAR a nota do trabalho ou avaliao. Citaes de pequenos trechos de terceiros podem ser feitas, desde que conste a fonte e o nome do autor, de acordo com as normas ABNT.

A disciplina obrigatria e importante para o curso, para a profisso e para o mercado, at em concursos. rea que tem hoje a maior quantidade de vagas de trabalho e bem remunerada. Devem constar os sites que realmente pesquisou. Leiam as questes vrias vezes para compreender plenamente. Depois analisem e redijam com coerncia a partir do entendimento prprio. No usar o telefone celular dentro da sala. No sair para atender durante as avaliaes. Sempre preparem o que for pedido para a aula seguinte. O tempo das aulas precioso e precisa ser melhor aproveitado com tarefas mais nobres e criativas.
13 14

Atividade Prtica
Cada aluno dever definir e informar um negcio que ser tema de trabalhos individuais. Vocs devem conhec-lo ou desejar conhecer o ramo. Pode ser:
Um negcio em que trabalha ou j trabalhou. Um negcio de algum parente e amigo que conhea. Um negcio que gostaria de montar.
15

Escrever importante?

16

Perguntas que deixam os docentes doentes


Posso entregar o trabalho na prxima aula? para copiar? No tive tempo para estudar, posso fazer a para responder? prova outro dia? para fazer agora? pra responder com as minhas palavras? Vai valer ponto? Como vai ser a prova? Cai na prova? Vai ter prova de recuperao? pra trazer o livro? (antes da 1 prova) Posso usar o celular? Minha resposta est certa? Que dia hoje? (durante a prova) Pode responder a lpis? U, hoje tem prova? Vai ter que escrever muito? Vai ser com consulta? Em dupla? Professor, voc nunca falta? Trabalho? Que trabalho? Voc s d aula ou tambm trabalha? Corrige com carinho... (na entrega da prova) 17

No tem jeito, a tecnologia definitiva na nossa vida!

18

Obrigado!
Marcelo Cambraia de Alvarenga marcelocambraia@ig.com.br marcelocambraia@ufvjm.edu.br
Esta aula est disponvel em www.mca.adm.br
19

Vous aimerez peut-être aussi