Vous êtes sur la page 1sur 23

Ao publicar o Doodle de hoje, o Google chamou a ateno para algo que nem todo mundo sabia at agora: certos

notebooks tm acelermetros embutidos. Esse chip mais comumente usado nos smartphones e tablets atuais, para que eles detectem a inclinao do aparelho e mudem a interface ou interajam com aplicativos de acordo com os movimentos. Mas um notebook no exatamente um aparelho que exija um acelermetro. Afinal de contas, a maioria das pessoas carrega ele de um lado para o outro desligados. E mesmo que carregassem os aparelhos ligados, elas no esperam que o que estiver na tela se mexa com a inclinao do computador porttil. Ento para que certos fabricantes incluem esse chip em notebooks? Escrevi esse post para responder exatamente a essa pergunta.

O que o acelermetro?
Simplificando extremamente um artigo de quase 4 mil palavras na Wikipedia, um acelermetro serve para medir a acelerao de um corpo (normalmente o que est ligado nele) em relao gravidade. Dependendo da complexidade do acelermetro usado, que varia de acordo com o nmero seus eixos, ele tambm pode medir a direo dessa fora.

Uma das primeiras verses do chip LIS302DL, um acelermetro da STMicroelectronics

Eis aqui mais uma coisa que talvez quase ningum saiba: existem dezenas de tipos de acelermetros. Enquanto que conceito e objetivo do acelermetro o mesmo, eles podem detectar a acelerao de maneiras diferentes como por induo magntica, por piezoeletricidade ou ainda usando sensores pticos e trmicos.

Quais perceberam sua utilidade primeiro?


Antes de mais nada, bom explicar que, ao menos em notebooks, o acelermetro s uma parte de um sistema bem mais complexo. No caso da Apple, esse sistema parte do Sudden Motion Sensor de certa forma, ele j entrega a sua utilidade, mas detalharei um pouco mais sobre ele para frente. O primeiro notebook da Apple a contar com esse sistema embutido foi o PowerBook, lanado pela empresa em 2005. Mas engana-se quem acha que a gigante da ma foi a pioneira. Em 2003, a IBM (antes da sua diviso de PCs ser comprada pela Lenovo) j tinha uma linha de ThinkPads que contava com o chamado HDAPS, que usava um acelermetro com o mesmo princpio do SMS. Alm das duas, a Acer tambm tem o seu GraviSense, a HP desenvolveu o seu chamado 3DDriveGuard e a Dell criou um batizado de Free Fall Sensor. Em algum ponto, um notebook dessas empresas usou os respectivos sistemas com o objetivo que explicado a seguir.

Para que ele serve?


Apesar da grande variao de nomes, o objetivo principal de um sistema que usa acelermetros basicamente o mesmo e bem simples: proteger dados no HD. O sistema responsvel por detectar quando um notebook est caindo e fazer com que as cabeas de gravao travem em posio, evitando que dados sejam perdidos no eventual impacto com o cho. Com o passar do tempo algumas fabricantes de HDs, como Seagate e Western Digital, passaram a incluir um sistema prprio de deteco de quedas nos seus discos, tornando desnecessria a sua implementao pela prpria fabricante do notebook (e essa implementao caiu em desuso). Mas ainda assim, a Apple continua incluindo o chip em todos os portteis fabricados por ela atualmente. Apesar de ter esse uso especfico, no quer dizer que os chips sirvam apenas para isso. No levou muito tempo para programadores, especificamente aqueles donos de computadores portteis da Apple, perceberem que podiam futucar os chips diretamente. Com isso, algunsprogramas passaram a suportar interao com eles. No final desse artigo eu cito alguns que voc pode baixar e testar.

Compatibilidade de sistemas e navegadores


Se voc levar em conta a constante evoluo do mundo da tecnologia, os acelermetros no so dispositivos exatamente novos. Mas por eles estarem embutidos no hardware e usadas por sistemas criados especificamente por fabricantes de hardware, os sistemas operacionais de desktop ignoraram sua existncia por um bom tempo. Voc no vai ver, por exemplo, um notebook com Windows 98 tirando proveito do acelermetro, a menos que um programador consiga modificar o cdigo do prprio sistema. Mas com alguns programas especiais criados pelas fabricantes possvel tirar proveito desse chip com o Windows XP e Vista e o Windows 7 j vem com uma API prpria para isso.

Corrijam-me se estiver errado, mas pelo que pesquisei, o Linux no tem suporte nativo a acelermetros, embora possa ser facilmente implementado com algumas linhas de cdigo no kernel. O OS X, por sua vez, tem suporte ao acelermetro embutido desde os primeiros notebooks lanados com esse chip, em meados de 2005, e nunca perderam suporte.

J no caso de navegadores, alm de depender do suporte de hardware e do sistema, o acelermetro s pode ser acessado se isso for implementado pela sua fabricante. A Mozilla j deu suporte a ele desde o Firefox 3.6 e o Google fez o mesmo em alguma verso do Chrome lanada em 2010. No consegui achar nenhuma referncia ao suporte de acelermetros na verso desktop do Safari ou Opera.

Exemplos de aplicativos
Por ter suporte contnuo no Mac OS X, a quantidade de aplicativos para o sistema que fazem uso do acelermetro consideravelmente maior do que para Windows ou Linux. E a utilidade delas bem duvidvel, mas servem para te entreter por alguns minutos.

Smackbook Pro (Mac OS, Linux)

um aplicativo que serve para passar aplicativos com um tapa na tela do MacBook ou notebook com Linux. Podemos dizer que ele um alt+tab mais violento do que o normal.

Seismac (Mac OS)

Um programa que transforma seu MacBook em um detector de atividades ssmicas. Perfeito para quem mora no Chile ou outros pases em que terremotos so problemas constantes.

iAlertU (Mac OS)

Esse o mais til de todos. Usando o sensor do acelermetro, ele detecta quando o MacBook foi movido e, com a cmera embutida, tira uma foto do responsvel por ter feito o movimento e alerta o dono do computador. Simples e eficiente

Introduo tenso Medidores


Introduo Circuito divisor de tenso Ponte Circuit

Voc est em: Elements - Sensores - extensmetros Retornar ao ndice

A strain gage um resistor em que a resistncia muda com a tenso. A strain gage um pequeno pedao de material condutor que pode ser parecido com o desenho abaixo. (Embora, h tambm extensmetros semicondutores -. No coberto aqui) literalmente colado no dispositivo em que voc deseja medir a tenso. Se voc quiser obter mais informaes sobre extensmetros, uma boa idia para verificar com os fabricantes. Aqui esto alguns bons links.

Omega Engenharia - A Elaborado agradvel sobre noes bsicas strain gage. Vishay - Links para catlogos NMB produtos - uma pgina na seleo strain gage Entran - Uma pgina que d boas definies de termos strain gage efunda - V para esta pgina se voc quiser um tratamento mais terico do strain gage. PennState - Outro recurso de aprendizagem.

Agora, suponha que voc tenha um strain gage colado em um dispositivo eo dispositivo est sob stress. Quando o sub-teste do aparelho colocado sob estresse pode alongar ou diminuir, eo strain gage sensvel a esta pequena mudana na geometria.

O pequeno alongamento no extensmetro produz uma pequena alterao na resistncia do extensmetro. Como pequeno, o que precisamos para comear a usar uma tenso indicativo da tenso na barra. Para converter essa pequena mudana na resistncia em um sinal utilizvel no impossvel, mas preciso um pouco fazendo. Muitas vezes, o strain gage utilizado um circuito de ponte como esta.

O que voc est tentando fazer nesta lio?

Dado um sensor - como um strain gage - que muda a resistncia de algumas mudanas de variveis fsicas, o Ser capaz de utilizar o sensor em um circuito de ponte. o Ser capaz de escolher os componentes para o circuito de ponte que ir produzir um bom desempenho.

Sensores de tenso circuitos divisores O tipo de sensor que vamos examinar um sensor resistivo, e para tornar as coisas especfico, vamos olhar com um strain gage para fazer medies mecnicas de tenso. aqui que o sensor ( R s ) num divisor de tenso com uma outra resistncia, R um .

Vamos examinar o que acontece neste circuito. Algumas das coisas que acontecem neste circuito incluem o seguinte.

Quando as alteraes da resistncia do sensor, a sada de variaes de tenso. Embora as variaes de tenso, se a mudana pequena, a resistncia, em seguida, a alterao da tenso ser tambm pequena. Quando as variaes de tenso de alimentao, a tenso de sada tambm vai mudar. Vamos supor que temos um strain gage tpico. Normalmente, um strain gage tem uma resistncia nominal de cada 120 ou 350 . Aqui como um strain gage parece. Precisamos lembrar que a tenso a mudana fracionria de comprimento em um material quando o material forado. normalmente medido em polegadas / polegadas (ou voc poderia fazer essa estdios / furlong se voc quiser.) Normalmente, na maior parte dos metais, por exemplo, a estirpe no exceder 0,005 polegada / polegada. O material vai alongar no mais do que 0,5 centmetros de comprimento, em um pedao de material de 100 cm. Se a tenso mxima de 0,005 (0,5%), em seguida, a mudana fracionria mximo em resistncia ser de 1% - e que muito maior do que seria de esperar para ver, pois um caso extremo.

Fomos para o laboratrio, onde temos alguns extensmetros ligados a um bar de dez polegadas de 0,05 "de espessura. o Isso mostrado no topo da imagem, em que a barra se estende desde o bloco de madeira. o Tivemos extensmetros tanto na parte superior da barra e por baixo da barra de modo a que sempre um alongado e a outra se comprimir. A barra fixada em uma extremidade e a outra extremidade est livre. Colocar 75 centavos (de trs quartos dos Estados Unidos) na extremidade livre da barra no produziu nenhuma mudana mensurvel na resistncia com um ohmmetro 5-1/2 dgitos. No entanto, uma carteira sobrecarregado (cerca de 1/2 ) mudou a resistncia de 350,550 de 350,520 . A alterao na resistncia pode ser muito pequena.

Agora, se temos algum senso de mudana de resistncia, ento podemos pensar em como vamos sentir essa mudana. Porque a mudana muito pequena vamos ter que se preocupar sobre como vamos usar essa pequena mudana na resistncia Temos pelo menos um par de opes de como podemos fazer essa medio.

Podemos medir a resistncia diretamente. Mas, como vimos, a resistncia mudana muito pequena e ohmmetros ter problemas em mostrar-nos muito. Podemos colocar o medidor de tenso em um circuito como um divisor de tenso, permitindo a mudana na resistncia causar uma mudana de voltagem e medir esta mudana. Precisaremos verificar para ver se isso faz a nossa situao melhor.

O problema complica-se pelo facto de a maioria dos aparelhos que so utilizados para as medies elctricas vai medir a tenso DC. O ohmmetro uma exceo. Mas, se queremos chegar em nossas medies em um computador e ns no queremos que digit-los, provavelmente vamos precisar de uma tenso. Assim, conclui-se que o divisor de tenso (abaixo) uma boa ideia em alguns aspectos.

Vamos calcular a tenso de sada do divisor de tenso. V 1 = V em R s / (R

um

de R + s )

A expresso para a tenso de sada um vimos muitas vezes antes. A tenso de sada do divisor de tenso aumenta medida que aumenta a resistncia do sensor.

http://www.facstaff.bucknell.edu/mastascu/elessonsHTML/Sensors/StrainGage.htm

Introduo
Um dos sensores inerciais mais comuns o acelermetro, um sensor dinmico, capaz de uma vasta gama de deteco. Acelermetros esto disponveis, que podem medir a acelerao de um, dois ou trs eixos ortogonais. Eles normalmente so usados em um dos trs modos: Como uma medio inercial de velocidade e posio; Apenas um sensor de inclinao, de inclinao ou de orientao em duas ou trs dimenses, como referenciado a partir da acelerao da gravidade (1 g = 9,8 m /s
2

);

Como uma vibrao ou impacto (choque) sensor. Existem vantagens considerveis para a utilizao de um acelermetro analgico em oposio a um ngulo de inclinao tal como um sensor de inclinao lquido inclinmetros tendem a sada informaes binrias (indicando um estado de ligado ou desligado), assim, apenas possvel detectar quando a inclinao ultrapassou alguns limiarizar ngulo.

Princpios de Operao
A maioria dos acelermetros so sensores Micro-Electro-mecnicos (MEMS). O princpio bsico de funcionamento atrs do acelermetro MEMS o deslocamento de uma pequena massa de prova gravado na superfcie de silcio do circuito integrado e suspenso por pequenos feixes. Consistente com a segunda lei de Newton do movimento ( F = ma ), com uma acelerao aplicada ao dispositivo, se desenvolve uma fora que desloca a massa. O suporte de vigas agem como uma mola, e o fluido (geralmente ar), preso dentro dos actos de IC como um amortecedor, resultando em uma segunda ordem aglomeradas sistema fsico. Esta a fonte da largura de banda operacional limitado e resposta de frequncia nouniforme de acelermetros. Para mais informaes, consulte referncia para Elwenspoek de 1993.

Tipos de acelermetro
Existem vrios princpios diferentes sobre as quais um acelermetro analgico pode ser construdo. Dois tipos muito comuns utilizam deteco capacitiva e o efeito piezoelctricopara detectar o deslocamento da massa de prova proporcional acelerao aplicada.

Capacitive
Acelermetros que implementam uma sada de deteco capacitiva de tenso depende da distncia entre as duas superfcies planas. Uma ou ambas as "placas", so carregadas com uma corrente elctrica. Alterando a distncia entre as placas altera a capacidade elctrica do sistema, o que pode ser medido como uma sada de tenso. Este mtodo de deteco conhecido pela sua elevada preciso e estabilidade. Acelermetros capacitivos tambm so menos propensas ao rudo e variao de temperatura, tipicamente dissipar menos potncia e pode ter larguras de banda maiores, devido ao circuito de retorno interno. (Elwenspoek 1993)

Piezoeltrico
Sensoriamento piezoeltricas de acelerao natural, como a acelerao diretamente proporcional fora. Quando certos tipos de cristal so comprimidos, cargas de polaridade oposta se acumulam em lados opostos do cristal. Isto conhecido como o efeito piezoelctrico. Em um acelermetro piezoelctrico, a carga

se acumula sobre o cristal e traduzida e amplificado para dentro de qualquer uma sada de corrente ou de voltagem. Acelermetros piezoeltricos s responder ao fenmeno de AC, como vibrao ou choque.Eles tm uma vasta gama dinmica, mas pode ser caro dependendo da sua qualidade (Doscher 2005) Piezo-film acelermetros base so melhor usados para medir fenmeno alternada como vibrao ou choque, em vez de DC fenmeno tal como a acelerao da gravidade. Eles so de baixo custo, e responder aos outros fenmenos, tais como a temperatura, do som e da presso (Doscher 2005)

Descries de outros tipos que so menos usados em aplicaes de udio


Piezo Acelermetros piezorresistivos (tambm conhecidos como acelermetros Strain calibre) funciona medindo a resistncia elctrica de um material, quando aplicada tenso mecnica. Eles so preferidos em aplicaes de alta de choque e podem medir a acelerao at 0 Hz. No entanto, tm uma elevada resposta de frequncia limitada. Efeito Hall Efeito de Hall acelermetros trabalham medindo as variaes de tenso provocadas pela alterao no campo magntico em torno deles. Transferncia de calor Acelermetros de transferncia de calor consiste em uma nica fonte de calor centrado num substrato e suspensos em frente da cavidade. Incluem resistncias trmicas igualmente espaados sobre os quatro lados da fonte de calor. Eles medem as mudanas internas no calor, devido a uma acelerao. Quando h a acelerao zero, o gradiente trmico ser simtrica. Caso contrrio, em acelerao, o gradiente de calor vai se tornar assimtrico, devido transferncia de calor por conveco

Outro
Existem muitos outros tipos de acelermetro, incluindo: Null-balance Equilbrio de fora Servo Strain Gauge Ressonncia tico Onda acstica de superfcie (SAW)

Especificaes
Um acelermetro tpico tem as seguintes especificaes bsicas: Analgico / digital Nmero de eixos Faixa de sada (balano mximo) Sensibilidade (tenso de sada per g) Faixa dinmica Bandwidth Estabilidade Amplitude

Massa Analgico versus digital de : A especificao mais importante de um acelermetro para uma dada aplicao o seu tipo de sada. Sada analgica acelermetros uma tenso constante varivel, dependendo da quantidade de acelerao aplicada. Sada acelermetros Digital uma onda quadrada de freqncia varivel, um mtodo conhecido como modulao por largura de pulso . A largura de pulso modulada acelermetro faz leituras a uma taxa fixa, tipicamente 1000 Hz (embora isso possa ser configurvel pelo usurio com base no IC selecionado). O valor da acelerao proporcional largura de impulso (ou ciclo de funcionamento) do sinal de PWM. Para utilizao com ADC s vulgarmente usados para sistemas de interaco de msica, acelermetros analgicos so geralmente preferidos. Nmero de eixos : Acelermetros esto disponveis a medida em um, dois, ou trs dimenses. O tipo mais conhecido de acelermetro mede atravs de dois eixos. No entanto, os acelermetros de trs eixos so cada vez mais comum e barato. Intervalo de sada : Para medir a acelerao da gravidade para o uso como um sensor de inclinao, um intervalo de 1,5 g de sada suficiente. Para utilizao como um sensor de impacto, uma das aplicaes mais comuns musicais, 5 g ou mais se desejar. Sensibilidade : um indicador da quantidade de variao no sinal de sada para uma dada mudana na acelerao. Um acelermetro sensvel ser mais preciso e provavelmente maisprecisas . Faixa dinmica : O intervalo entre a menor acelerao detectvel pelo acelermetro para o maior antes de distorcer ou corte o sinal de sada. Largura de Banda : A largura de banda de um sensor geralmente medida em Hertz e indica o limite da frequncia de resposta quase unidade do sensor, ou quantas vezes uma leitura fivel pode ser feita. Os seres humanos no podem criar movimento do corpo muito alm do alcance de 10-12 Hz. Por esta razo, uma largura de banda de 40-60 Hz adequado para a deteco do movimento de inclinao ou humano. Para a medio da vibrao ou leitura precisa das foras de impacto, a largura de banda deve estar no intervalo de centenas de Hertz. Tambm deve ser notado que, para alguns microcontroladores mais velhos, a largura de banda de um acelermetro pode prolongar para alm da frequncia de Nyquist da conversores A / D na MCU, assim, para a deteco de largura de banda, o sinal digital pode ser alias. Isso pode ser resolvido com simples passiva filtragem passabaixa antes da amostragem, ou simplesmente escolhendo a melhor microcontrolador. interessante notar que a largura de banda pode mudar a maneira como o acelermetro montado. A aguerrida montagem (ex: usando pregos) vai ajudar a manter uma faixa de freqncia mais alta utilizvel eo oposto (ex: usando um m) vai reduzi-lo. Estabilidade Amplitude : Esta no uma especificao em si, mas uma descrio de vrios.Estabilidade amplitude descreve uma mudana na sensibilidade do sensor, dependendo da sua aplicao, por exemplo excesso de temperatura ou tempo (veja abaixo) variando. Massa : A massa do acelermetro deve ser significativamente menor do que a massa do sistema a ser monitorizado de modo a que ela no altera a caracterstica do objecto a ser testado. Outras especificaes incluem:

Zero g deslocamento (tenso de sada em 0 g) Rudo (resoluo mnima sensor) Faixa de temperatura Deriva de polarizao com a temperatura (efeito da temperatura sobre a tenso de sada a 0 g) Sensibilidade deriva com a temperatura (efeito da temperatura na sada de tenso por g) O consumo de energia

Sada
Um valor de sada do acelermetro um escalar correspondente magnitude do vector de acelerao. A acelerao mais comum, e uma que esto constantemente expostos a, a acelerao que um resultado da fora gravitacional da Terra. Este um valor de referncia comum a partir do qual so medidos todas as outras aceleraes (conhecido como g, o qual 9,8 m ~ / s ^ 2). Sada digital Acelermetros com sada PWM pode ser utilizado de duas maneiras diferentes. Para resultados mais precisos, o sinal PWM podem ser inseridas diretamente a um microcontrolador, onde o ciclo de trabalho lido em firmware e traduzido para um valor de acelerao em escala. (Verificar com a folha de dados para obter o factor de escalonamento e uma impedncia de sada requerida.) Quando um microcontrolador com a entrada de PWM no estiver disponvel, ou por outros meios de digitalizao do sinal est a ser utilizado, um filtro RC de reconstruo simples pode ser usado para obter um anlogo tenso proporcional acelerao. Em repouso (50% ciclo de trabalho), a tenso de sada vai representar nenhuma acelerao, os valores mais elevados de tenso (resultante de um ciclo de trabalho superior) ir representar acelerao positiva, e os valores mais baixos (<50% do ciclo de trabalho) indicam acelerao negativa. Estas tenses podem ser dimensionadas e, em seguida, utilizada como uma fora a tenso de uma sada analgica de sada do acelermetro. Uma desvantagem de uma sada digital que leva um pouco de tempo mais recursos do microcontrolador para medir o ciclo de trabalho do sinal PWM. Os protocolos de comunicao poderia usar I2C ou SPI. A sada analgica Quando comparado com a maioria dos outros sensores industriais, acelermetros analgicos requerem pouca condicionado e a comunicao simples usando somente um conversor analgico para digital (ADC) no microcontrolador. Tipicamente, um sinal de sada do acelermetro ter um deslocamento, amplificao e filtragem. Para acelermetros tenso de sada analgica, o sinal pode ser uma tenso positiva ou negativa, dependendo da direco da acelerao. Tambm, o sinal contnua e proporcional fora de acelerao. Tal como acontece com qualquer sensor destinado a um conversor de analgico para digital, o valor deve ser dimensionado e / ou amplificado para abranger o intervalo mximo de aquisio. Mais conversores de analgico para digital utilizado em aplicaes musicais adquirir sinais na faixa de 0-5 V. A imagem direita mostra uma amplificao e circuito de compensao, incluindo o amplificador operacional on-board no ADXL 105, minimizando a necessidade de componentes adicionais do CI. O ganho aplicado sada definido pela relao

R2/R1. O deslocamento controlada pela tenso de polarizao com a varivel de resistncia R4.Acelermetros vis sada deriva de acordo com a temperatura ambiente. Os sensores so calibrados para funcionamento a uma temperatura especfica, normalmente temperatura ambiente. No entanto, em aplicaes internas mais curta durao do deslocamento relativamente constante e estvel, e, portanto, no precisa de ajuste. Se o sensor se destina a ser utilizado em diversos ambientes, com diferentes temperaturas ambientes, a funo de polarizao deve ser suficiente para a calibrao do dispositivo analgico. Se a temperatura ambiente for sujeita a mudanas drsticas no decurso de uma nica utilizao, a sada de temperatura devem ser somados no circuito de polarizao. Sensores inteligentes pode mesmo levar isso em considerao. A resoluo dos dados adquiridos em ltima instncia determinado pelo conversor de analgico para digital. possvel, no entanto, que o nvel de rudo est acima do mnimo de resoluo do conversor, reduzindo a resoluo do sistema. Supondo-se que o rudo distribudo igualmente entre todas as frequncias, possvel filtrar o sinal para incluir apenas frequncias dentro da gama de funcionamento. O filtro exigida depende tanto do tipo de aquisio, bem como a localizao do sensor. A largura de banda influenciada principalmente pelos trs modos diferentes de operao do sensor.

Usa
A medio da acelerao, tem uma variedade de utilizaes. O sensor pode ser implementada num sistema que detecta a velocidade, posio, choque, vibrao ou a acelerao da gravidade para determinar a orientao (Doscher 2005) Um sistema composto por dois sensores ortogonais capaz de sentir pitch and roll. Isto til para captar os movimentos da cabea. Um terceiro sensor ortogonal pode ser adicionado para a rede para se obter a orientao no espao tridimensional. Isto adequado para a deteco de ngulos de caneta, etc As capacidades de deteco desta rede pode ser prosseguida at seis graus de liberdade espaciais medida pela adio de trs giroscpios ortogonais. Como um detector de choque, um acelermetro est procura de mudanas na acelerao. Esse idiota sentida como uma vibrao superamortecido. Verplaetse delineou as larguras de banda associadas com vrias implementaes de acelermetros como um dispositivo de entrada. Estes so os seguintes: Localizao Cabea Mo, punho, dedos Uso Freqncia Acelerao xx 0,04-1,0 g 0,5-9,0 g 0,2-6,6 g

Inclinar 0-8 Hz Cont. 8-12 Hz 0-12 Hz 0-12 Hz

Mo, brao, parte superior do corpo Cont. P, perna Cont.

Dependendo da sensibilidade e gama dinmica requerida, o custo de um acelermetro pode crescer para milhares de dlares. Contudo, os sensores de baixo custo altamente precisos esto disponveis.

http://sensorwiki.org/doku.php/sensors/accelerometer

Um acelermetro um dispositivo que mede a acelerao adequada . A acelerao correcta medido por um acelermetro no , necessariamente, a acelerao de coordenadas (taxa de variao de velocidade). Em vez disso, o acelermetro v a acelerao associada ao fenmeno de peso experimentado por qualquer massa de ensaio em repouso no referencial do dispositivo acelermetro. Por exemplo, um acelermetro em repouso sobre a superfcie da 2 terra se medir a acelerao g = 9,81 m / s para cima linear, devido ao seu peso. Por outro lado, acelermetros em queda livre ou em repouso no espao medir zero. Outro termo para o tipo de acelerao que acelermetros pode medir g-force acelerao. Acelermetros tm mltiplas aplicaes na indstria e na cincia. Acelermetros altamente sensveis so componentes de navegao inercial sistemas de aeronaves e msseis. Acelermetros so usados para detectar e monitorar vibrao em mquinas rotativas. Acelermetros so usados em computadores tablet e cmeras digitais para que as imagens em telas so sempre exibidos na posio vertical. Modelos de simples e multi-eixo do acelermetro esto disponveis para detectar a magnitude ea direo da acelerao adequada (ou g-force ), como um vetorquantidade, e pode ser usado para orientao de sentido (porque a direo de mudanas de peso), a acelerao de coordenadas ( contanto que produz a fora-g ou uma mudana na fora-g), a vibrao, choque , e cair no meio de uma resistncia (um caso onde as mudanas de acelerao adequadas, uma vez que comea em zero, em seguida, aumenta). Micromachined acelermetros so cada vez apresentar em dispositivos electrnicos portteis e controladores de jogo de vdeo, para detectar a posio do dispositivo, ou para proporcionar a entrada de jogo. Os pares de acelermetros estendido ao longo de uma regio de espao pode ser utilizada para detectar diferenas (gradientes) nas aceleraes adequados de quadros de referncia associados com esses pontos. Estes dispositivos so chamados gradimetros gravidade , como se mede gradientes no campo gravitacional. Tais pares de acelermetros em teoria tambm pode ser capaz de detectar ondas gravitacionais .
Contedo
[ esconder ]

1 Princpios fsicos 2 Estrutura 3 Aplicaes

o o o o o o o

3.1 Engenharia 3.2 Biologia 3.3 Indstria 3.4 Construo e monitoramento estrutural 3.5 Aplicaes mdicas 3.6 Navegao 3.7 Transporte

o o

3.8 Vulcanologia 3,9 Electrnica de consumo

3.9.1 Movimento de entrada 3.9.2 Orientao de sensoriamento 3.9.3 A estabilizao de imagem 3.9.4 Integridade do dispositivo

3.10 Gravimetry

4 Tipos de acelermetro 5 Veja tambm 6 Referncias 7 Ligaes externas

Princpios fsicos [ fonte edio | edio beta ]


Um acelermetro mede acelerao correcta , que a acelerao experimenta em relao queda livre e a acelerao sentida por pessoas e objectos. Dito de outra forma, em qualquer ponto no espao-tempo do princpio de equivalncia garante a existncia de um local [1] de inercial , e um acelermetro mede a acelerao em relao ao quadro. Tais aceleraes so popularmente medida em termos defora-g . Um acelermetro em repouso em relao superfcie da Terra indicar cerca de 1 g para cima , porque qualquer ponto na superfcie da Terra est se acelerando para cima em relao ao referencial inercial local (quadro de um objeto em queda livre prximo superfcie). Para obter a acelerao devido ao movimento em relao terra, este "gravidade compensar" deve ser subtrado e correces feitas para efeitos provocados pela rotao da Terra em relao ao inercial. A razo para o aparecimento de um deslocamento gravitacional de Einstein princpio da [2] equivalncia , o que indica que os efeitos da gravidade sobre um objecto a partir da acelerao so indistinguveis. Quando mantida fixa num campo gravitacional, por exemplo, aplicando uma fora de reaco do solo ou de um impulso para cima equivalente, o quadro de referncia para um acelermetro (prprio invlucro) acelera para cima em relao a um referencial em queda livre. Os efeitos dessa acelerao so indistinguveis de qualquer outro acelerao experimentada pelo instrumento, de modo que um acelermetro no consegue detectar a diferena entre estar em um foguete na plataforma de lanamento, e estar no mesmo foguete no espao profundo, enquanto ele usa seus motores para acelerar a 1 g. Por razes semelhantes, um acelermetro vai ler a zero durante qualquer tipo de queda livre . Isso inclui o uso de uma nave espacial de cabotagem no espao profundo longe de qualquer massa, uma nave espacial em rbita da Terra, um avio em uma parablica "zero-G" arco ou qualquer queda livre no vcuo. Outro exemplo a queda livre de uma altura suficientemente alta que os efeitos atmosfricos pode ser negligenciada. No entanto, isto no inclui a queda (no-livre) em que a resistncia do ar produz foras de arrasto que reduzem a acelerao constante at que a velocidade terminal alcanado. Na velocidade terminal do acelermetro indicar 1 g de acelerao para cima. Pela mesma razo, um pra-quedista , ao atingir a velocidade terminal, no se sente como se ele ou ela estivesse

em "queda livre", mas experimenta um sentimento semelhante ao que est sendo suportado (em 1 g) em uma "cama" de uprushing ar . Acelerao quantificado nos SI unidade metros por segundo por segundo (m / s ), no CGS unidade gal (Gal), ou popularmente em termos de fora-g ( g ). Para a finalidade prtica de encontrar a acelerao de objectos em relao terra, tal como para uso em um sistema de navegao por inrcia , necessrio um conhecimento da [3] gravidade local. Isto pode ser obtido mediante a calibrar o dispositivo em repouso, , ou a partir de um modelo conhecido de gravidade na posio corrente aproximado.
2

Estrutura [ fonte edio | edio beta ]


Conceptualmente, um acelermetro comporta-se como uma massa com uma mola de amortecimento. Quando o acelermetro experimenta uma acelerao, a massa deslocada para o ponto em que a mola capaz de acelerar a massa na mesma taxa como o invlucro. O deslocamento ento medido para dar a acelerao. Em dispositivos comerciais, piezoeltricos , piezo e capacitiva componentes so comumente usados para converter o movimento mecnico em um sinal eltrico. Acelermetros piezoeltricos contar com piezocermica (por exemplo, o titanato zirconato de chumbo ) ou cristais individuais (por exemplo, quartzo , turmalina ). Eles so incomparveis em termos de sua faixa de freqncia superior, baixo peso embalado e gama de alta temperatura. Acelermetros piezo so preferidos em aplicaes de alta de choque. Acelermetros capacitivos geralmente usam um elemento sensor de micro-usinagem de silcio.O seu desempenho superior na gama de frequncia baixa e que pode ser operado em servo modo para obter uma elevada estabilidade e linearidade. Acelermetros modernos so muitas vezes pequenas micro sistemas eletromecnicos ( MEMS ), e so de fato os dispositivos MEMS simples possveis, consistindo em pouco mais de uma viga engastadacom uma massa de prova (tambm conhecido como massa ssmica). Resultados de amortecimento do gs residual selados no dispositivo. Contanto que o factor-Q no demasiado baixa, de amortecimento no resulta numa menor sensibilidade. Sob a influncia das aceleraes externas da massa de prova desvia da sua posio neutra. Esta deflexo medida de forma analgica ou digital. Mais vulgarmente, a capacitncia entre um conjunto de feixes fixos e um conjunto de raios ligados massa de prova medido. Este mtodo simples, confivel e barato. Integrando piezoresistores nas molas para detectar a deformao da mola, e, portanto, desvio, uma boa alternativa, embora sejam necessrios mais alguns passos do processo durante a seqncia de fabricao. Por muito elevadas sensibilidades quntico de encapsulamento tambm utilizada, o que requer um processo dedicado que torna muito caro. Medio ptica tem sido demonstrada em escala de laboratrio. Outra, menos comum, do tipo de acelermetro MEMS com base contm um pequeno aquecedor no fundo de uma pequena cpula, que aquece o ar dentro da cpula para faz-lo subir. Um termopar na cpula determina onde o ar aquecido atinge a cpula e a deformao fora do centro uma medida da acelerao aplicada ao sensor. Acelermetros maioria micromecnica operar no plano , isto , eles destinam-se a ser sensvel a uma nica direco no plano da matriz . Ao integrar dois dispositivos perpendicularmente sobre um nico dado um acelermetro de dois eixos pode ser feita. Pela adio de um adicional de fora do plano do dispositivo de trs eixos pode ser medido. Essa combinao pode

ter erro desalinhamento muito inferior trs modelos discretos combinadas aps a sua embalagem. Acelermetros micromecnicos esto disponveis em uma ampla variedade de faixas de medio, chegando a milhares de g ' s. O designer deve fazer um compromisso entre a sensibilidade ea acelerao mxima que pode ser medido.

Aplicaes [ fonte edio | edio beta ]


Engenharia [ fonte edio | edio beta ]
Acelermetros pode ser usado para medir a acelerao do veculo. Eles permitem a avaliao [4] do desempenho do veculo e da resposta global. Esta informao pode ento ser utilizado para fazer ajustamentos aos vrios subsistemas de veculos conforme necessrio. Acelermetros pode ser usado para medir a vibrao em carros, mquinas, edifcios, sistemas de controle de processos e instalaes de segurana. Eles tambm podem ser usados para medir a actividade ssmica, inclinao, a vibrao da mquina, a distncia e velocidade dinmica, com ou sem a influncia da gravidade. Os pedidos de acelermetros que medem a gravidade, em que um acelermetro configurado especificamente para uso em gravimetria , so chamados gravmetros . Os computadores portteis equipados com acelermetros podem contribuir para a Rede Quake-Catcher (QCN), um projeto BOINC destinado a pesquisa cientfica de terremotos.
[5]

Biologia [ fonte edio | edio beta ]


Acelermetros so tambm cada vez mais utilizado nas cincias biolgicas. Gravaes de alta [6] [7] freqncia de bi-axial ou acelerao tri-axial (> 10 Hz) permite a discriminao de padres de comportamento quando os animais esto fora de vista. Alm disso, as gravaes de acelerao permitem aos pesquisadores quantificar a velocidade com que um animal est [8] gastando energia na natureza, por qualquer determinao do membro tempos freqncia ou [9] de medidas como a acelerao total do corpo dinmico Tais abordagens tm sido quase sempre adotado pelos cientistas marinhos, devido a uma incapacidade de estudar animais em estado selvagem por meio de observaes visuais, no entanto, um nmero crescente de bilogos terrestres esto adotando abordagens semelhantes. Este dispositivo pode ser ligado a um amplificador para amplificar o sinal.

Indstria [ fonte edio | edio beta ]


Ver artigo principal: monitoramento Condio Acelermetros so tambm utilizados para a monitorizao da sade mquinas para relatar a vibrao e as suas alteraes com o tempo de veios aos rolamentos de equipamentos rotativos, tais como [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] turbinas, bombas , ventiladores, rolos, compressores , e torres de [ 14 ] resfriamento . programas de monitoramento de vibrao so comprovados para alertar sobre o fracasso iminente, poupar dinheiro, reduzir o tempo de inatividade, e melhorar a segurana em plantas em todo o mundo atravs da deteco de condies, tais como o desgaste de rolamentos, desalinhamento do eixo, o desequilbrio do rotor, insuficincia [ 15 ] [ 16 ] engrenagem ou falha do rolamento que, se no for atendido prontamente, pode levar a reparos custosos. Dados de vibrao do acelermetro permite ao usurio monitorar mquinas e detectar essas falhas antes de o equipamento rotativo falhar completamente. Programas de monitoramento de vibrao so utilizados em indstrias como a fabricao de

automveis, aplicaes de mquinas-ferramenta, a produo farmacutica, a [ 20 ] [ 21 ] [ 22 ] gerao de energia e as usinas, de celulose e papel, usinas de acar, produo de alimentos e bebidas, gua e esgoto, energia hidreltrica, petroqumica e de fabricao de ao.

[ 17 ]

[ 18 ]

[ 19 ]

Construo e monitoramento estrutural [ fonte edio | edio beta ]


Acelermetros so usados para medir o movimento de vibrao e de uma estrutura que est [ 23 ] exposta a cargas dinmicas. As cargas dinmicas so originrios a partir de uma variedade de fontes, incluindo: As atividades humanas - caminhar, correr, danar ou pular Mquinas de trabalho - dentro de um edifcio ou na rea circundante Obras - pilhas de conduo, demolio, perfurao e escavao Movimentao de cargas em pontes Colises de veculos Cargas de impacto - destroos Cargas de concusso - exploses internas e externas Colapso dos elementos estruturais Cargas de vento e rajadas de vento Presso jato de ar Perda de apoio por causa da falha cho Terremotos e tremores

Medir e registar como uma estrutura responde a estas entradas fundamental para avaliar a segurana ea viabilidade de uma estrutura. Esse tipo de monitoramento chamado de Monitoramento Dinmico.

Aplicaes mdicas [ fonte edio | edio beta ]


Da Zoll AED Plus utiliza CPR-D padz que contm um acelermetro para medir a profundidade do CPR compresses torcicas. Nos ltimos anos, Nike , Polar e outras empresas tm produzido e comercializado relgios desportivos para os corredores que incluem footpods , contendo acelermetros para ajudar a determinar a velocidade ea distncia para o corredor vestindo a unidade. Na Blgica, acelermetros baseados em contadores de passo so promovidos pelo governo para incentivar as pessoas a andar uns poucos milhares de passos a cada dia. Herman instrutor Digital usa acelermetros para medir a fora de ataque em treinamento [ 24 ] [ 25 ] fsico. Tem sido sugerido para construir futebol capacetes com acelermetros, a fim de medir o impacto das colises na cabea. [1]

Navegao [ fonte edio | edio beta ]


Ver artigo principal: sistema de navegao inercial Um sistema de navegao inercial (INS) uma navegao ajuda que usa um computador e sensores de movimento (acelermetros) para calcular continuamente via cmputo morto a posio, orientao evelocidade (direo e velocidade do movimento) de um objeto em movimento sem a necessidade de externa referncias. Outros termos utilizados para se referir

aos sistemas de navegao por inrcia ou dispositivos afins incluem sistema de orientao inercial , plataforma de referncia inercial , e muitas outras variaes. Um acelermetro sozinho no adequado para determinar mudanas de altitude ao longo de distncias, onde a queda vertical da gravidade significativa, como por avies e foguetes. Na presena de um gradiente gravitacional, o processo de reduo de dados de calibragem e [ 26 ] [ 27 ] numericamente estvel.

Transporte [ fonte edio | edio beta ]


Acelermetros so usados para detectar apogeu , tanto profissional [ 29 ] amador foguetes.
[ 28 ]

e no

Acelermetros tambm esto sendo utilizados em rolos de compactao inteligente. Acelermetros so usados juntamente com giroscpios em orientao inerciais dos [ 30 ] sistemas. Um dos usos mais comuns para MEMS acelermetros em airbag de implantao de sistemas automveis modernos. Neste caso, os acelermetros so utilizados para detectar a acelerao negativa rpida do veculo para determinar quando ocorreu uma coliso e a gravidade da coliso. Outro uso automotivo comum no controlo electrnico de estabilidade de sistemas, que utilizam um acelermetro para medir foras laterais curvas. O uso generalizado de acelermetros na indstria automotiva tem empurrado o seu custo baixo de forma [ 31 ] dramtica. Outra aplicao automotiva o monitoramento de rudo, vibrao e aspereza (NVH), condies que causam desconforto para os motoristas e passageiros e tambm podem ser indicadores de falhas mecnicas. Os comboios pendulares usar acelermetros e giroscpios para calcular a inclinao [ 32 ] necessria.

Vulcanologia [ fonte edio | edio beta ]


Acelermetros eletrnicos modernos so usados em dispositivos de sensoriamento remoto [ 33 ] destinados ao monitoramento de ativos vulces para detectar o movimento de magma

Eletrnicos de consumo [ fonte edio | edio beta ]


Acelermetros vez de serem incorporadas em dispositivos electrnicos pessoais para detectar a orientao do dispositivo, por exemplo, um ecr de visualizao. Um sensor de queda livre um acelermetro para detectar se o sistema foi abandonado e est caindo. Ele pode, ento, aplicar medidas de segurana, tais como estacionamento a cabea de um disco rgido para evitar um choque de cabea e consequente perda de dados no momento do impacto. Este dispositivo est includo no computador e muitos produtos de consumo electrnicos comuns que so produzidos por uma variedade de fabricantes. Ele tambm usado em alguns coletores de dados para monitorar operaes de movimentao de contineres . A durao do tempo em queda livre usado para calcular a altura de queda e para estimar o choque para o pacote.

Entrada de movimento [ fonte edio | edio beta ]


Alguns smartphones , players de udio digital e assistentes pessoais digitais contm acelermetros para controle de interface de usurio, muitas vezes o acelermetro usado para apresentar vistas da paisagem ou retrato da tela do dispositivo, com base na forma como o dispositivo est sendo realizada. A 5 e 6 gerao da Apple iPod Nano tem um acelermetro embutido em um aplicativo de fitness que pode ser usado para gravar a p etapas e

corridas. Apple vende um aplicativo acelermetro que executado no iPhone 3GS , iPhone [ 35 ] 4 , iPhone 4S , 3 e 4 gerao iPod Touch e iPad . Notificao automtica de coliso sistemas (ACN) tambm usam acelermetros em um sistema para pedir ajuda em caso de coliso do veculo. Sistemas ACN proeminentes incluem OnStar servio AACN,da Ford Ligao 911 Assist , da Toyota Segurana Conecta , Lexus ligao , ou BMW Assist . Muitos smartphones acelermetro equipados tambm tm software ACN disponvel para download. Sistemas ACN so ativados atravs da deteco de crash-fora G-foras. Acelermetros so usados em veculos controle eletrnico de estabilidade de sistemas para medir o movimento real do veculo. Um computador compara o movimento real do veculo de direo do motorista e entrada do acelerador. O computador de controle de estabilidade pode seletivamente frear rodas individuais e / ou reduzir a potncia do motor para minimizar a diferena entre a entrada do motorista e movimento real do veculo. Isso pode ajudar a impedir que o veculo girar ou rolar. Alguns pedmetros usar um acelermetro para medir com mais preciso o nmero de passos ea distncia percorrida de um sensor mecnico pode proporcionar. Do Nintendo Wii console de videogame usa um controlador chamado de Wii Remote que contm um acelermetro de trs eixos e foi projetado principalmente para a entrada de movimento. Os usurios tambm tm a opo de comprar um acessrio sensvel ao movimento adicional, o Nunchuk , de modo que a entrada de movimento pode ser gravado a partir de ambas as mos do usurio de forma independente. Tambm usado no 3DS Nintendo sistema. O Sony PlayStation 3 usa o DualShock 3 remoto que usa um acelermetro de trs eixos que podem ser usados para fazer direo mais realista em jogos de corrida, como MotorStorm e Burnout Paradise . O Nokia 5500 esporte possui um acelermetro 3D que pode ser acessado a partir de software. utilizado para o reconhecimento passo (contagem) em uma aplicao de desporto, e para o reconhecimento da torneira gesto na interface de utilizador. Gestos da torneira pode ser usado para controlar o leitor de msica ea aplicao esporte, por exemplo, para mudar para a prxima msica tocando atravs da roupa quando o dispositivo est em um bolso. Outros usos para o acelermetro no Nokia telefones incluem pedmetro funcionalidade do Nokia Sports Tracker . Alguns outros dispositivos proporcionam a funo de deteco da inclinao, com um componente mais barato, o que no uma verdadeira acelermetro. Dormir fase despertadores usar sensores para detectar movimento aceleromtrico de uma cama, de modo que ele pode acordar a pessoa quando ele / ela no est na fase REM, a fim de despertar a pessoa mais facilmente.

[ 34 ]

Orientao sensoriamento [ fonte edio | edio beta ]


Uma srie de dispositivos do sculo 21 usa os acelermetros para alinhar a tela, dependendo da direo do dispositivo realizada, por exemplo, alternar entre retrato e paisagem modos . Tais dispositivos incluem muitos tablet PCs e alguns smartphones e cmeras digitais . O Simputer Amida, um dispositivo Linux handheld lanado em 2004, foi o primeiro handheld comercial para ter um acelermetro embutido. Ele tinha incorporado muitas interaes baseadas em gestos usando este acelermetro, incluindo page-giro, zoom-in e

zoom-out de imagens, mudana de retrato para o modo paisagem e muitos jogos baseados em gestos simples. A partir de janeiro de 2009, quase todos os novos telefones celulares e cmeras digitais contm pelo menos um sensor de inclinao e, por vezes, um acelermetro com a finalidade de rotao automtica de imagem, mini-jogos sensveis ao movimento e corrigir tremer quando tirar fotografias.

Estabilizao de imagem [ fonte edio | edio beta ]


Filmadoras usar acelermetros para estabilizao de imagem . Ainda cmeras usam acelermetros para capturar anti-blur. A cmera armazena off capturar a imagem quando a cmera est em movimento.Quando a cmera ainda (mesmo que apenas por um milsimo de segundo, como poderia ser o caso de vibrao), a imagem capturada. Um exemplo da [ 36 ] aplicao desta tecnologia a Glogger VS2, um aplicativo de telefone que funciona em Symbian telefones baseados com acelermetros, como o Nokia N96 . Algumas cmeras digitais contm acelermetros para determinar a orientao da foto que est sendo tomada e tambm para girar a imagem atual, quando visualizao.

Integridade do dispositivo [ fonte edio | edio beta ]


Ver artigo principal: proteco do disco rgido atividade Muitos portteis apresentam um acelermetro, que usado para detectar gotas. Se for detectada uma queda, as cabeas do disco rgido ficam estacionados para evitar a perda de dados e possvel chefe ou danos no disco pela consequente choque .

Gravimetria [ fonte edio | edio beta ]


Ver artigo principal: gravimeter A gravimeter ou gravitometer, um instrumento usado em gravimetria para medir o local, campo gravitacional . A gravmetro um tipo de acelermetro, exceto que os acelermetros so suscetveis a todas as vibraes , incluindo o rudo , que provocam aceleraes oscilatrias. Isto contrabalanado por gravimeter no isolamento de vibrao integral e processamento de sinal . Embora o princpio fundamental do desenho o mesmo que em acelermetros, gravmetros so normalmente concebidos para ser muito mais sensvel do que os acelermetros, a fim de medir as alteraes muito pequenas dentro da Terra de gravidade , de 1 g . Em contraste, outros acelermetros so frequentemente concebidos para medir a 1000 g ou mais, e muitos realizar medies de multi-axiais. As restries em resoluo temporalso geralmente menos de gravmetros, de modo que a resoluo pode ser aumentada por processamento da sada com uma "constante de tempo" mais longo.

Tipos de acelermetro [ fonte edio | edio beta ]


Massa microcontrolado capacitivo Massa microcontrolado piezoeltrico resistiva Capacitive base de massa primavera Resposta DC Eletromecnica servo (Balance Fora Servo) Alta gravidade

Alta temperatura Acelermetro Laser Baixa freqncia Induo magntica Martelos de impacto modal sintonizados Null-balance tico Pendulous integrao acelermetro giroscpio (PIGA) Acelermetro piezoeltrico Ressonncia Assento acelermetros almofada Modo de cisalhamento acelermetro Strain Gauge Onda acstica de superfcie (SAW) Microcontrolado superfcie capacitiva ( MEMS ) Trmica (submicrometre CMOS processo) Triaxial Diodo a vcuo com nodo flexvel
[ 37 ]

http://en.wikipedia.org/wiki/Accelerometer

Vous aimerez peut-être aussi