Vous êtes sur la page 1sur 4

FERREIRA, J.

O governo Goulart e o golpe civil-militar, in O Brasil Republicano o tempo da experincia democrtica - para a direita civil militar, Goulart era um demagogo, corrupto, inepto e influenciado por comunistas motivos suficientes, portanto, para o golpe de Estado; (p. 345) - para as esquerdas revolucionrias e a ortodoxia marxista-leninista, o presidente era um lder burgus de massa, uma liderana cuja origem de classe marcou seu comportamento dbio e vacilante, com vocao inequvoca para trair a classe trabalhadora assim, sua origem de classe teria permitido o golpe; - consenso era um populista; - regime instaurado em maro de 1964 teria ocorrido devido falta de talento de um nico indivduo; (p. 346) - outra anlise se volta para as grandes estruturas mas essa tese de que a inevitabilidade do golpe militar com base nas mudanas no padro de acumulao de capital que ocorreram ainda no governo Juscelino est, hoje, desacreditada; - outra interpretao - Grande Conspirao: aliana entre grupos sociais conservadores brasileiros com a CIA e o Departamento de Estado norte-americano (conspirao direitista interna-externa) nessa anlise minimiza-se a participao dos grupos e das classes sociais; (p. 347) - na anlise do autor, ele recorrer ao mtodo histrico, reconstituindo as identidades e os interesses dos atores coletivos envolvidos no processo; - 1961: Joo Goulart torna-se presidente sob gravssima crise militar, com as contas pblicas descontroladas, alm da delicada situao poltica Goulart no tinha como implementar seus projetos reformistas, pois o sistemas parlamentarista, implantado s pressas, visava impedir que ele exercesse seus poderes; (p. 348) - mesmo assim ele implantou um programa nacionalista mnimo; - estabeleceu relaes diplomticas com pases do bloco socialista; (p. 349) - 1962: viajou para os EUA com o objetivo de buscar recursos e discutir temas que dificultavam a relao entre os dois pases no conseguiu recursos; (p. 351) - sem os recursos externos to esperados, a situao econmica deteriorou-se ainda mais com o aumento dos ndices inflacionrios;

A RADICALIZAO DAS ESQUERDAS - grupos esquerdistas: heterogneos e nem sempre unidos; (p. 352) - Darcy Ribeiro as pequenas esquerdas radicais no toleravam o governo de Goulart. Lutavam pela revoluo socialista imediata e seu propsito era derrubar o governo; (p. 354) - 1962 Brizola seu prestgio poltico no campo das esquerdas era imenso; (p. 355) - Brizola unificava as esquerdas 1963: sob sua liderana surgiu a Frente de Mobilizao Popular procurava convencer Goulart a implementar as reformas de base unicamente com o seu apoio poltico; - o presidente, procurando ser fiel aos seus compromissos nacionalistas, no abria mo das reformas. No entanto, naquele momento, o seu objetivo mais imediato era recuperar seus poderes campanha de retorno ao presidencialismo; (p. 357)

DE VOLTA PARA O PRESIDENCIALISMO - coalizao radical avanava em sua estratgia de confronto; (p. 359) - ao mesmo tempo, grupos polticos, empresariais e militares articulavam-se em instituies para conspirarem contra o governo de maneira mais organizada; - novos problemas surgiram deteriorao das relaes com os Estados Unidos foi um dos mais difceis; (p. 361) - plebiscito: populao foi s urnas manifestar-se sobre a forma de governo vitria de Goulart; (p. 362)

GOULART PRESIDENTE E O PROJETO DE PACTO SOCIAL - Plano Trienal combater a inflao sem comprometer o desenvolvimento econmico; (p. 364) - dificuldades e resistncias, especialmente na rea sindical; (p. 365)

RUMO AO ISOLAMENTO

- maro de 1963: Goulart voltou-se para seu programa histrico as reformas de base, a agrparia em particular; (p. 366) - comisso parlamentar recusou o projeto de reforma agrria do PTB; (p. 367) - a estratgia de Goulart de conciliar medidas ortodoxas e estruturalistas fracassou; - em setembro, Goulart ainda enfrentaria uma nova crise poltica, agora de repercusso extremamente negativa na rea mais delicada de seu governo, a militar; (p. 270)

O ISOLAMENTO PRESIDENCIAL - Goulart procurou apoio das esquerdas naquele momento, as esquerdas reunidas, no confiavam no presidente; (p. 372) - o minoritrio grupo civil-militar golpista comeara a ganhar terreno no plano conspiratrio; (p. 373) - esquerdas romperam definitivamente com Goulart; (p. 374) - a sua estratgia de conciliao entre as diversas foras polticas fracassou. Mas os malogro resultou no de sua incapacidade de negociar, atividade que ele dominava com maestria, mas sim da recusa entre as partes a pactuarem acordos; (p. 375) - crise econmico-financeira se agravava problema central: refinanciamento da dvida externa; (p. 379) - Goulart aderiu Frente nica Esquerda; (p. 381) - ele acreditou, ou disse acreditar, nas foras que as esquerdas diziam ter; (p. 382)

NA CANOA DAS ESQUERDAS - comcio - maro de 1964 mobilizou o movimento sindical e as esquerdas, mas acirrou os nimos da direita (p. 382) - Goulart estava disposto a levar adiante as mudanas econmicas, sociais e polticas em aliana com as esquerdas; (p. 385) - esquerdas no acreditavam na possibilidade de um golpe da direita, mas sim do seu maior aliado, o prprio presidente da Repblica; (p. 387)

A VEZ DOS SUBALTERNOS DAS FORAS ARMADAS - reivindicao dos marinheiros e fuzileiros navais Goulart e as esquerdas no se deram conta da gravidade da situao, mas os militares sim; (p. 391)

ENFIM. O CONFRONTO - 31 de maro de 1964: incio de uma rebelio militar; (p. 392)

A DEMOCRACIA POR LTIMO - manh do dia 1 governo de Goulart j estava condenado; (p. 398) - no se tratava apenas de um movimento militar, mas sim de uma ampla coalizao civil-militar brasileira com apoio de foras estrangeiras; (p. 399) - entre a radicalizao da esquerda e da direita, uma parcela ampla da populao apenas assistia aos conflitos, silenciosa; (p. 400) - queda de Goulart foi seguida por um declnio poltico dos trabalhadores; - a questo imediata era depor Goulart e depois fazerem uma limpeza poltica somente mais adiante surgiria um iderio do regime dos militares; (p. 401) - o governo trabalhista, a sociedade brasileira e mesmo os patrocinadores da derrocada da democracia no perceberam que, em abril de 1964, ocorrera um novo tipo de golpe;

Vous aimerez peut-être aussi