Vous êtes sur la page 1sur 6

QURON Chave para mudana de um Destino?

publicado por VTULESKI - Vanessa Tuleski Este um artigo de natureza mais filosfica, e de contedo mais difcil. Para melhor aproveit-lo, necessrio que voc tente l-lo confrontando-o com as suas prprias experincias, opinies e intuies.

Apresentando um estranho e controvertido planeta!


Quron um grande asteride posicionado entre Saturno e Urano. Foi descoberto em 1977, no mesmo ano em que outras importantes descobertas astronmicas foram feitas. Uma delas foi a dos anis de Urano. At ento, acreditava-se que Saturno era o nico planeta a possuir anis em torno de si. A partir de 1977, ele passou a ter algo em comum com Urano.

J houve muita confuso a respeito de Quron. Chegou-se a pensar que era um cometa, e tambm j foi anunciado como um planeta. Na Astrologia, a confuso continua. Voc deve saber que cada planeta rege um signo. Alguns acharam que o novo planeta, Quron, iria libertar Virgem de ter que dividir Mercrio com Gmeos. O novo planeta regeria Virgem. Outros astrlogos atribuem Quron ao signo de Sagitrio, conhecido como o signo do centauro. Embora Quron, na mitologia, seja realmente um centauro, criando afinidade com o signo de Sagitrio, h muito tempo esse signo regido por Jpiter. Teramos, ento, uma co-regncia? Um terceiro grupo de astrlogos, finalmente, prefere ignorar o planetide (pequeno para ser planeta e grande para ser asteride). Porm, uma boa parte dos astrlogos est tentando estudar Quron no mapa dos seus clientes.

Afinal, Quron de Virgem ou de Sagitrio?


Vou logo informar qual o meu ponto de vista. No artigo ROMPENDO A BARREIRA DOS SETE PLANETAS foi discutido a respeito de como a descoberta de Urano, Netuno e Pluto modificou a Astrologia e mesmo a histria da humanidade, j que novas questes passaram a fazer parte da vida humana individual e coletiva. Nesse artigo, foi explicado como a descoberta de um planeta demonstrava claramente qual era a natureza dele. Por exemplo: Urano quebrou tabus, pois foi o primeiro planeta descoberto com o uso de telescpio. Na Astrologia, Urano tem exatamente este efeito de romper regras e de estar associado tecnologia.

Eu acredito que todas essas dvidas e posteriores correes sobre a natureza de Quron encontram um paralelo muito exato ao signo de Virgem. Outra coisa que me leva a crer na associao com Virgem o tamanho de Quron. Sagitrio, por exemplo, considerado um signo exagerado e, por isso, tem por regente o maior planeta do nosso sistema solar, Jpiter. Enquanto Quron seria um planetide, um planeta bem menor do que o normal. Bem, quem conhece Virgem sabe de sua modstia (ser menor) e apego aos detalhes, que, em ltima instncia, so coisas pequenas (e importantes). Outro fato que associa Quron a Virgem o cuidado e ceticismo. Quase todo virginiano testa vrias vezes alguma coisa antes de d-la como certa, exatamente como est se fazendo com Quron, h vrias dcadas. Alm disso, a descoberta de Quron coincidiu com a irupo das terapias alternativas, sendo que as terapias so um assunto da casa seis e do signo de Virgem.

Entre Saturno e Urano, Quron


Saturno, na astrologia, conhecido como o planeta dos limites. Na antiga concepo astrolgica, atribua-se ao posicionamento dele doenas e infortnios (uma palavra da poca). Hoje atingiu-se uma concepo melhor a respeito de Saturno, associando-o ao trabalho e ao sucesso conquistado. Porm, Saturno continua a ser o planeta que impe obstculos, tarefas e desafios. J Urano visto como o planeta das rupturas. No mapa de uma pessoa, mostra a rea em que ela mais voluntariosa e imprevisvel. Tudo o que estava estvel pode desmoronar com a ao de Urano. Uma dos mais espetaculares exemplos de desmoronamento foi a queda do Muro de Berlim e o esfacelamento da Unio Sovitica. Embora no seja verdade, a impresso que tivemos que ocorreu de repente. Introduziram-se conceitos de liberdade, pequenos pases se independeram. Junto com Netuno, Urano promoveu uma verdadeira limpa nas velhas instituies, enquanto transitava pelo slido signo de Capricrnio. Saturno a forma e as restries da forma. Urano a energia e a impossibilidade de toc-la. A Astronomia mostra que eles no so to diferentes assim (os anis em torno de ambos), mas o que os liga? Como fazer uma ponte entre uma coisa e outra? A resposta tem seis letras: Quron, o planetide de rbita altamente elptica que ora se aproxima de um, ora de outro.

Por que Quron est associado ao destino


Entre o destino determinado (Saturno) e a vertigem de se ver tudo modificado (Urano) existe uma espcie de ponte ou adaptao. Parece que a nica maneira de nos livrarmos dos preconceitos e das coisas que no funcionam mais tomarmos conscincia de tudo o que est cristalizado. Quron parece ter essa funo, mas sem o mpeto revolucionrio de Urano.

Mas voc tem razo quando supe que tomar conscincia do que est cristalizado seja algo dolorido. Por isso, eu gostaria de contar a histria de Quron. Quron era um centauro, metade homem, metade cavalo. Em uma das verses do mito, ele se dedicava a curar outros centauros. Um dia, ao tentar curar um centauro que fora atingido por uma flecha envenenada, ele feriu-se, e tornou-se, depois disso, o curador ferido, capaz de encontrar cura para os outros, menos para si. Como vivia em constante dor, decidiu renunciar a sua imortalidade e livrar-se de seu tormento, trocando de posio com Prometeu, que sofria um terrvel castigo por ter roubado o fogo para a humanidade. Prometeu foi libertado e Quron deixou de ser imortal, transformando-se na constelao do Centauro (razo pela qual alguns astrlogos vem a regncia de Quron ligada a Sagitrio). No mapa astral, Quron mostra uma rea aonde temos tendncia a repetir os mesmos erros (Saturno), at que um dia nos damos conta disso (Urano) e passamos a nos conduzir melhor. No ficamos inteiramente curados (exatamente como ocorre no mito), pois assim como um ex-alcolatra nunca ir aprender a beber moderadamente, tendo que, portanto, renunciar completamente bebida (ou imortalidade, se quiser fazer um paralelo com o mito), da mesma forma ns temos que estar constantemente atentos para a rea recm-curada. Os assuntos regidos por Quron no nosso mapa exigiriam, portanto, uma grande vigilncia. Mas o que isto tem a ver com Destino, o assunto que estamos discutindo? Tudo. O mesmo ponto do nosso mapa astral que aponta um padro repetitivo ou doloroso o ponto em que podemos atingir uma libertao, exercermos o nosso livre arbtrio. Alis, curiosamente, como se ele estivesse esperando por essa libertao. Vou dar um exemplo. Uma pessoa que tenha Vnus, o planeta do amor, associado a Quron, parece ter uma propenso para decepcionar-se e viver histrias difceis ou infelizes (Saturno, o destino pr-determinado). Mas existe ali uma possibilidade de se reverter esse padro, a chance de se ser feliz com algum (Urano, liberdade ou escolha). Um belo dia, parece que essa pessoa se d conta do que est ocorrendo com ela. Ela tem chances de optar. Pode escolher ignorar essa percepo do seu erro (afinal, quem quer estar errado?) ou admitir que tem um problema. No momento em que ela admitir que tem um problema, ainda que em meio a dor e ao desalento, surgir uma luz (Urano).

Corrigindo a sua postura (Quron), o que significa voltar ao passado e examinar erros (Saturno), ela poder construir um futuro (Urano) melhor.

Quando podemos mudar o destino?


Acredito que sempre. Mas no um sempre fcil, bastando estalar os dedos. Primeiro, preciso haver conscincia de que algo est errado. E, segundo, muita disposio em modificar isso. Eu gostaria de abordar a questo do milagre neste ponto, mesmo para quem no acredita em milagres. Voc j conheceu algum ou ouvir falar de uma pessoa que se curou de um cncer sem cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, porm com uma dieta rigorosa, suco de frutas e coisas mais? Mesmo no sendo esprita e no gostando desse assunto, j soube de algum que passou uma cirurgia espiritual e modificou um diagnstico desfavorvel? J assistiu a algum vdeo do Dr. Fritz ou coisa do gnero? O que voc sabe a respeito de destinos que foram drasticamente mudados? Ainda no nos damos conta, parece que se abriu uma porta invisvel entre o que era certo e determinado e aquilo que pode ser totalmente modificado. A mudana do Destino no uma coisa fcil ou gratuita. Ela exige renunciar a algo, ainda que uma viso de mundo, para se renascer de outro modo. Entre a forma (Saturno) e a energia (Urano), destino (Saturno) ou criao (Urano), h um espao vago. E um no parece existir sem o outro. Se voc pensar bem, sentir nitidamente que h algo escrito (Saturno) e algo por escrever (Urano). E parece que a melhor maneira de se mover entre um plano e outro est em compreend-los simultaneamente. Quando voc SABE que algo (bom ou ruim) foi posto em seu caminho de propsito, est compreendendo Saturno. E quando voc SABE que tem uma tarefa pela frente, que os dados esto na sua mo, est compreendendo Urano.

Mas e o meu Destino, pode ser modificado?


Certamente, voc j fez essa pergunta quando atravessou um momento difcil, como uma doena, um revs ou uma grave decepo amorosa. H duas respostas para esta pergunta. A primeira de natureza teraputica e a segunda, espiritual. A primeira resposta diz respeito a voc. A primeira coisa que nos perguntamos quando acontece algo de mau : por que eu? Algumas vezes, sabemos o porqu. Outras, ignoramos por completo. Quron pede que examinemos a nossa ferida. Quase sempre a resposta est l. Quando voc atrai relacionamentos dolorosos, h um padro comum entre eles, um se parece com o outro no final. Voc j se perguntou por que est repetindo os mesmos erros? J se perguntou por que o destino parece colocar na sua frente justamente a pessoa que ir faz-lo infeliz, e nunca a pessoa certa para voc? Voc mesmo diz que isto Destino. E de fato ! S deixar de s-lo quando voc souber o que anda fazendo. Quando voc admitir que h algo que precisa ser curado, que vem de longa data, que parece que j nasceu com voc. Isso muda um destino. A segunda resposta diz respeito ao nosso lado que se trabalha e o nosso lado que recebe uma inspirao. S temos uma inspirao ou intuio quando estamos trabalhando em

algo. Da mesma forma, s podemos ter um vislumbre de como mudar o nosso destino quando estamos nos esforando para acreditar na vida e melhorarmos. E isto exatamente Quron, o signo que rege o laborioso e incansvel Virgem. Um exemplo. Quando um compositor compe uma msica, uma parte dele conhece de cor a forma, a estrutura, o instrumento musical, a parte prtica da criao (Saturno). O outro lado est em ebulio criativa (Urano). Estar em ebulio criativa sem dominar a tcnica incuo, e dominar a tcnica sem ter a inspirao tambm no surte efeito. Eu acredito que mudar o destino seja um procedimento parecido com o das tarefas automticas. Estamos trabalhando, aceitando o inevitvel, resistindo e persistindo (Saturno), mas nossos olhos esto atentos em busca de uma luz ou vislumbre (Urano). No meio de tudo isso, estamos modificando o nosso destino muitas vezes sem nos darmos conta disso. Um bom exemplo disso, dessa mudana de destino, fornecida por Viktor Frankl, que lanou um livro relatando as suas experincias nos campos de concentrao nazistas. Ele conta que em meio dor, fome, horror e todo o tipo de privaes, ele pensou em desistir, em simplesmente se deixar morrer. Mas, um dia, ele imaginou que deveria sobreviver para contar o que exatamente acontecera. Ele imaginou-se em uma bem iluminada sala de conferncias contando a todos as pessoas, muito atentas, o que aconteceu. Essa imagem fez com que ele desejasse viver. No seu livro, ele concluiu que as pessoas que sobreviveram (alm da sorte) foram as que conseguiram atribuir um sentido a tudo o que estava ocorrendo, e um objetivo posterior, o qual muitas vezes era simplesmente rever as pessoas amadas. Certamente, Frankl e outros saram profundamente feridos da experincia que passaram, alguns deles nunca mais conseguiram ter uma vida sequer prxima do normal, sempre tomados de lembranas aterrorizantes. Mas vrios deles conseguiram lutar com a forma e as estruturas (Saturno, atravs de uma viso (Urano), construindo para si um novo destino, libertando-se (mesmo com profundas cicatrizes), criando a sua prpria histria. Sem dvida, eles geraram uma interferncia (Quron) no destino (que era morrer), como se atravessassem uma porta. Parece ser esta a idia de Quron: como sair de Saturno para chegar em Urano. Quando falamos em mudar o destino, no estamos falando em coisas superficiais, como virar um milionrio, tampouco de criar uma vida perfeita, sem que nada de mau possa acontecer, nenhum revs financeiro, nenhum desentendimento. Quando falamos em mudar o destino estamos falando do presente, das circunstncias que agora enfrentamos. Estamos falando que necessrio unir Saturno e Urano, e que essa unio se faz atravs de Quron. Ou, em outras palavras, unir o trabalho, a persistncia, a resistncia (Saturno) a algum tipo de sentido, sabedoria, intuio ou viso (Urano). E isso nos leva a falar do modo como Quron opera.

Como Quron opera


Voc est concentrado, tentando algo. Voc tenta uma vez, duas vezes, trs vezes, infinitas vezes. Certamente, surge uma espcie de desespero no meio do caminho, e, aps uma exploso ou um descanso, voc volta novamente a tentar. At agora estamos falando de Saturno, o trabalho. De repente, e isso j Urano, voc v como deve ser feito e consegue fazer. A partir desse ponto, fazer aquela tarefa ser algo automtico.

Esse o modo de operar de Quron, a insistncia, e por isso que o planeta est associado repetio de erros, at que tomemos conscincia deles. Outro modo de operar de Quron. Talvez voc j tenha ouvido falar da teoria dos cem macacos. Um macaco que vive em uma ilha aprende como abrir cocos. De repente, todos os macacos da mesma ilha tambm comeam a abrir cocos. At a tudo bem, voc pode dizer que um imitou o outro. O estranho que, em outra ilha prxima, outros macacos tambm comeam a aprender como abrir cocos. Bem, o que tudo isso tem a ver com destino? visvel que a mudana do meu destino afeta o seu, ou, em outras palavras, o que ocorre em um ponto da Terra, afeta a todos ns. Por exemplo, quando voc tem um antepassado ou parente que se suicidou, isso cria uma marca em voc, mesmo que voc parea no se importar muito com o fato. Isso nos leva a uma consequncia lgica: quando voc se prejudica, voc entristece a todas as pessoas que gostam de voc. Indo mais a fundo, quando acontece algo com voc, ruim, e voc no tenta fazer nada a respeito, no tenta aprender, compreender, o que seja, est renunciando a modificar o seu destino, e, com isso, prejudicando a si e aos outros. Mudar o destino, ento, no apenas uma possibilidade que voc tem a mo. Na verdade, deveria ser sempre um anseio seu. Voc no pode fazer desaparecer uma dvida, nem trazer um parente morto de volta, nem mesmo colocar na cabea de algum que voc a pessoa certa para ele. Tudo isso so fatos. Tudo isso Saturno. Mas voc pode pensar em uma maneira de fazer dinheiro para pagar a dvida, em um modo de buscar uma filosofia ou religio que o amparem na perda de um parente, e em um modo de se valorizar mais e procurar algum que o aprecie. Tudo isto est a sua mo, passado o choque. Em outras palavras, parece que quando voc compreende o que precisa enfrentar e o que de fato est em seu caminho (Saturno) e reconhece o que tem a fazer pela frente (Urano), voc est modificando o seu destino (Quron). Milhares de oportunidades iro se abrir para voc a partir desse momento. To extensas e ricas em contedo que ser difcil transmiti-las em palavras, pois a excessiva racionalidade em que vivemos no permitir. Mas aquelas vivncias mgicas estaro dentro de voc, prontas para serem despertas quando surgir uma nova dificuldade.

Vous aimerez peut-être aussi