Vous êtes sur la page 1sur 10

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Aula 02
ANLISE DE BALANOS

Prezados alunos, Ao darmos continuidade a nossa disciplina, nesta aula, iremos inicialmente conceituar o que anlise de balano. Em seguida, nossa meta a de compreender o que deve conter na anlise de balano, bem como qual deve ser a linguagem dessa anlise. Assim, almejamos um percurso com sucesso, que depender de sua participao ativa durante a leitura desta aula. Para tanto, de suma importncia que tenha sempre a mo um dicionrio e/ou outros materiais de pesquisa para eliminao de eventuais dvidas pontuais sobre o assunto discutido.

Objetivos de aprendizagem
Ao final desta aula, voc ser capaz de: Definir e entender o conceito da anlise de balano; Analisar, identificar quando se deve iniciar a anlise de balano.

Sees de estudo
Seo 1 - Objetivos da Anlise de Balano. Seo 2 - Anlise de Balanos & Contabilidade.

Durante o estudo de cada Seo de nossas aulas importante que faamos resumos, utilizemos planilhas ou esquemas para condensar os contedos, reclassificando-os mentalmente. Essas estratgias podem facilitar a compreenso, bem como o link dos contedos com os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas ou mesmo contextualiz-los na prtica. Fica a dica! Bons estudos!

23

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Seo 1 - objetivos da anlise de balanos


Segundo Dante C. Matarazzo (2007), a anlise de balanos objetiva extrair informaes das demonstraes financeiras (as quais fornecem uma srie de dados sobre a empresa), de acordo com as regras contbeis, para a tomada de decises. A anlise das demonstraes contbeis transforma os dados em informaes, sendo tanto mais eficiente, quanto melhores informaes se produzir. Diante desse contexto, podemos afirmar que a anlise de balano tratase de uma atividade que busca identificar fatores positivos ou negativos sobre sade financeira e administrativa das empresas nos nmeros divulgados em seus balanos patrimoniais (WIKIPDIA. Anlise de balano. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_balan%C3%A7o>. Acesso em: 17 jul. 2012). As empresas que possuem polticas administrativas mais transparentes divulgam prvias trimestrais de seus balanos anuais. Forma essa, de possibilitar que resultados parciais possam ser avaliados antes mesmo do trmino do exerccio em curso.
A metodologia de anlise consiste em comparar valores como receita, lucro ou patrimnio lquido com o mesmo perodo do exerccio anterior para determinar sua evoluo. Tambm so calculados diversos indicadores de balano, tambm chamados indicadores fundamentalistas, que tm por objetivo identificar caractersticas no visveis nos nmeros puros do balano (CONTICON, 2012, p. 1).

Nesse sentido, importante a distino entre dados e informaes. a) Dados: so nmeros ou descrio de objetos ou eventos que, isoladamente, no provocam nenhuma reao no leitor (NOVA ERA, 2012, p. 1). b) Informaes: representam, para quem as recebe uma comunicao que pode produzir reao ou deciso, frequentemente acompanhada de um efeitosurpresa (NOVA ERA, 2012, p. 1). Com o intuito de exemplificarmos o que fora dito acima, temos um dado quando afirmamos que o Brasil tem X milhes de habitantes. Assim, como proposto no site Nova Era (2012, p. 1), quando se divide o Produto Nacional por esse dado, encontra-se a renda per capita; quando se compara essa renda com a de outros pases e quando se constri uma srie histrica dessa renda, pode-se chegar concluso de que o Brasil um pas pobre e que vem perdendo posio em relao a outros pases, da temos uma informao. Neste prisma, corroboramos que temos um dado quando as demonstraes financeiras apresentam, por exemplo, que a empresa tem $ Y milhes de dvida. E, ao constatarmos que a dvida excessiva ou normal, possvel ou no de pagamento, uma informao.

24

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Diante disso, as demonstraes financeiras publicadas de uma empresa podem apresentar centenas de nmeros, ou seja, de dados, que em mdia so: a) 40 cifras no Balano; b) 20 na Demonstrao de Resultados; c) 20 na Demonstrao de Origens e Aplicao de Recursos; d) 40 na Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. Sobre os dados das demonstraes financeiras, importante saber que:
Temos um total de 120 importncias. Nas companhias fechadas, passase para 240 algarismos publicados em vista da comparao com o exerccio anterior e das demonstraes com correo integral chega-se a 480 nmeros. Podemos notar que excesso de valores para quem muitas vezes deseja apenas saber se a empresa pode ou no receber crditos (NOVA ERA, 2012, p. 1).

Dessa forma, temos a importncia de transformar-se, por exemplo, 400 dados em uma informao (NOVA ERA, 2012, p. 1). O quadro a seguir demonstra a ideia da sequncia do processo contbil:
Fatos ou eventos econmicofinanceiros Demonstraes Tcnicas de Contbeis Anlise de Dados Balanos Informaes financeiras para a tomada de decises

Processo Contbil

Quadro 2.1 Sequncia do processo contbil. Fonte: acervo pessoal.

Na prxima Seo iremos conhecer e refletir sobre a Anlise de Balano. Bons estudos!

Seo 2 - anlise de balanos & contabilidade

Vamos contextualizar: no primeiro dia til de cada ano recordamos algumas tendncias peculiares, tais como, o Balano Patrimonial com data em 31/12 (LUCAS CAVAZZA, 2012, p. 1).

Qual a importncia da anlise de balanos?

25

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Neste dia, muitos dos nmeros so apenas esboos e/ou rascunhos e inmeros contadores (e auditores) correm contra o tempo para terminar o relatrio anual, porque muitos tem prazo determinado para publicao. Nesse contexto, a importncia sumria do 31/12 poder verificar completamente a retrospectiva de toda e qualquer empresa, independente do ramo. Assim, podemos afirmar que foco de uma anlise muda conforme o interesse (CAVAZZA, 2012, p. 1).

De acordo com as ponderaes tecidas na citao acima pelo estudioso Cavazza (2012), podemos entender que o dia 31/12 trata-se de uma data de suma importncia para a atividade contbil. Para uma melhor compreenso, nosso foco a partir daqui, o de estudar o objetivo da anlise de balanos. Com base ns pressupostos do site EPS UFSC (2012, p. 1), a Anlise de Balanos objetiva extrair informaes das Demonstraes Financeiras para a tomada de decises. Para compreender com mais clareza, retomemos as definies de dados e informaes, agora, no contexto da anlise de balano. Dados so nmeros ou descrio de objetos ou eventos que, isoladamente, no provocam nenhuma reao no leitor; enquanto informaes representam, para quem as recebe uma comunicao que pode produzir reao ou deciso, frequentemente acompanhada de um efeito-surpresa (REVISTA ELETRNICA DE CONTABILIDADE, 2012, p. 223). Relembrando que o objetivo da Anlise de Balanos produzir informao, podemos inferir que a Anlise de Balanos comea exatamente onde termina a Contabilidade. Nesse nterim,
O analista de balanos preocupa-se com as demonstraes financeiras que, por sua vez, precisam ser transformadas em informaes que permitam concluir se a empresa merece ou no crdito, se vem sendo bem ou mal administrada, se tem ou no condies de pagar suas dvidas, se ou no lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se eficiente ou ineficiente, se ir falir ou se continuar operando (CARTEIRA DE INVESTIMENTO, 2012, p. 1.

Sobre esta questo, como sugere Carraro (2012), o grau de excelncia da Anlise de Balanos dado exatamente pela qualidade e extenso das informaes que conseguir gerar. Nesse contexto, podemos afirmar que a preocupao bsica do contador precisa ser os registros das operaes. Assim, na aquisio de uma mquina, por exemplo: quais os custos que iro compor o custo de aquisio, a taxa de depreciao, qual ser a sua classificao no balano e sua atualizao monetria?

26

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Quem procura captar organizar e compilar esses dados o contador. Sua matria-prima so os fatos de significado econmico-financeiro expressos em moeda. Seu produto final so as demonstraes financeiras (NOVA ERA, 2012, p. 1).

Como se v no texto Nova Era (2012), o contador precisa buscar, organizar os dados e arquiv-los adequadamente para tornar possvel a elaborao de demonstraes financeiras confiveis e fiis. Isso significa afirmar que:
[...] o analista de balanos preocupa-se com as demonstraes financeiras que por sua vez, precisam ser transformadas em informaes que permitam concluir se a empresa merece ou no crdito, se vem sendo bem ou mal administrada, se tem ou no condies de pagar suas dvidas, se ou no lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se eficiente ou ineficiente, se ir falir ou se continuar operando (CARTEIRA DE INVESTIMENTO, 2012, p. 1).

Para tanto, o grau de excelncia da Anlise de balanos dado exatamente pela qualidade e extenso das informaes que conseguir gerar (NOVA ERA, 2012, p. 1). Percebemos que de suma importncia estudar o conceito e as caractersticas da Anlise de Balano. Concordam? Assim, continuaremos nosso trajeto com dedicao e seriedade, fatores essenciais para a boa aprendizagem.

Ateno: iremos estudar, a partir de agora, outros itens da Anlise de Balano!

2.1 Linguagem descomplicada Segundo Matarazzo (2007) o produto da Anlise de Balanos so relatrios escritos em linguagem corrente, ou seja, em portugus. Desse modo, recomenda-se o uso de grficos como auxiliares para simplificar as concluses mais complexas.
Ao contrrio das demonstraes contbeis, os relatrios de anlise devem ser elaborados como se fossem dirigidos a leigos, ainda que no o sejam, isto , sua linguagem deve ser inteligvel por qualquer mediano dirigente de empresa, gerente de banco ou gerente de crdito (NOVA ERA, 2012, p. 1).

O alerta trazido no bojo da escrita de Nova era (2012), evidencia a proeminncia de que os relatrios de anlise das demonstraes contbeis precisam ser coerentes, coesos e de fcil entendimento por qualquer profissional, mesmo de reas distintas da contabilidade, que a ele tiver acesso.

27

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

importante esclarecer que isso no acontece com as demonstraes financeiras, as quais apresentam-se carregadas de termos tcnicos e suas notas explicativas so feitas exclusivamente para tcnicos, a tal ponto que permitem frequentemente manipulaes e acobertamentos (NOVA ERA, 2012). Corroboramos, a partir da referida citao que, a Anlise de Balanos deve assumir tambm o papel de traduo dos elementos contidos nas demonstraes financeiras. Assim, como entende Nova Era (2012, p. 1), um relatrio de anlise de balanos que apresentasse dados em vez de informaes no poderia ser considerado um bom relatrio. Dessa forma, so frequentes os relatrios que se estendem em frases como:
[...] o ndice de endividamento de 220%; isto significa que para cada $ 100 de capital prprio existem $ 220 de terceiros. Esse ndice mostra um crescimento de 10% em relao ao ano anterior que, por sua vez, j crescera 18%. Os recursos de terceiros so pr. Dominantemente de curto prazo (85%). J os ndices de liquidez encontrados foram respectivamente: Liquidez geral 1,25; Liquidez corrente 1,40; e Liquidez seca 1,01; o que mostra que a empresa tem mais reais realizveis do que dvidas de curto prazo (NOVA ERA, 2012). Entretanto, esse tipo de relatrio transforma um tipo de dado encontrado nas demonstraes financeiras em outros dados, que para o leitor pouco vale (NOVA ERA, 2012, p. 1).

Diante dos assuntos apontados, fica claro que um relatrio adequadamente redigido precisa conter informaes detalhadas para facilitar a compreenso dos dados. 2.2 O que incluir no relatrio? Nas anlises do balano financeiro, possvel utilizar variveis, as quais devem ser predefinidas no Customizing. Enquanto, no Sistema de informao da conta do Razo somente as variveis globais so usadas. Assim, para definir variveis globais, no Customizing da Contabilidade financeira, preciso selecionar:
Contabilidade geral Sistema informao Relatrios pesquisa (Contas do Razo) Definir variveis globais.

28

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Figura 2.3 Anlise de balano. FONTE: AFLICOESADM. A histria da empresa. Disponvel em: <http://aflicoesadm.blogspot.com. br/2009/12/historia-da-empresa.html>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Os relatrios para anlises de balano financeiro se baseiam na estrutura do balano L/P. A estrutura do balano L/P desejada deve ser definida no Customizing. Para definir a estrutura do balano L/P, no Customizing de Contabilidade financeira, selecionar (HELP, 2012, p. 1):
Contabilidade do Razo Transaes contbeis Enderramento Documentos Definir estrutura balano L/P.

Um relatrio de Anlise de Balanos precisa, em lugar dos dados apresentados, conter: o grau de endividamento que a empresa encontra-se em nvel razovel em relao aos ramos de atividade, entretanto, vem crescendo de maneira indesejvel, pois h dois anos podia ser considerado bom (UNIFEI, 2012, p. 1).
A composio do endividamento mostra um perfil de dvida insatisfatrio devido excessiva participao das obrigaes de curto prazo. J a liquidez da empresa pode ser considerada boa (NOVA ERA, 2012, p. 1).

Como se pode notar, a anlise dos balanos fundamental para a compreenso adequada sobre questes importantssimas para a empresa, tais como a liquidez. Nesse sentido, podem-se listar as seguintes informaes produzidas pela Anlise de Balanos:
a) Situao financeira. b) Situao econmica. c) Desempenho. d) Eficincia na utilizao dos recursos. e) Pontos fortes e fracos. f) Tendncias e perspectivas. g) Quadro evolutivo. h) Adequao das fontes s aplicaes de recursos. i) Causas das alteraes na situao financeira. j) Causas das alteraes na rentabilidade.

29

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

k) Evidncia de erros da administrao. l) Providncias que deveriam ser tomadas e no foram. m) Avaliao de alternativas econmico-financeiras futuras (NOVA ERA, 2012, p. 1).

Vale salientar que informaes como as citadas servem como apoio administrao e coloca a anlise de balano em um patamar vital para as empresas de quaisquer segmentos.

E ento, entenderam direitinho o contedo? Ficaram com alguma dvida? Em caso afirmativo, acessem o ambiente virtual e utilizem as ferramentas indicadas para interagir com seus colegas de curso e com seu professor. No deixem as dvidas atrapalharem o rendimento de voc, Ok!

Retomando a conversa inicial

Antes de encerrar a aula 2, importante que retomemos os contedos estudados:

Seo 1 - Objetivos da Anlise de Balanos. Na Seo 1, entendemos que a Anlise de Balanos permite extrair informaes das Demonstraes Financeiras, as quais servem de apoio tomada de decises, tornando-se, portanto, um instrumento de vital importncia para a empresa. Seo 2 - Anlise de Balanos & Contabilidade. Para finalizar, foi possvel compreendermos a partir das reflexes elucidadas na Seo 2 que, a preocupao bsica do contador so os registros das operaes. Identificamos ainda, que o produto da Anlise de Balanos so relatrios escritos em linguagem corrente. Desse modo, recomendamos o uso de grficos como auxiliares para simplificar as concluses mais complexas. Vimos por fim, que um relatrio de Anlise de Balanos deve, em lugar dos dados apresentados, conter: o grau de endividamento que a empresa se encontra, bem como a composio do endividamento que mostra um perfil de dvida insatisfatrio devido excessiva participao das obrigaes de curto prazo.

30

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Caso tenham ficado com dvidas sobre o contedo da aula 2, acessem as ferramentas frum, quadro de avisos ou chat e entrem em contato com seus colegas de curso e com seu tutor. Participem, afinal cada um de vocs o personagem principal dessa jornada, que se chama aprendizagem !

Sugestes de leituras, sites e vdeo


Leituras ANTHONY, Robert N. Contabilidade gerencial. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2008. ASSAF NETO, A. Estrutura e anlise de balanos: um enforque econmicofinanceiro. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2007. FIPECAFI. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2006. GROPELLI A. A; EHSAN, N. Administrao financeira. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1998. HOJI, Masakazu. Administrao financeira: uma abordagem prtica: matemtica financeira aplicada, estratgias financeiras, anlise, planejamento e controle financeiro. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. IUDCIBUS, Srgio. Contabilidade introdutria. 8. ed. So Paulo: Atlas, 1996. IUDCIBUS, Srgio. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 2000. MATARAZZO, D. C. Anlise financeira de balanos: abordagem bsica e gerencial. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2007. REIS, Arnaldo. Demonstraes contbeis: estrutura e anlise. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. S, Antonio Lopes de. Teoria da contabilidade. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SANVICENTE, A. Z; SANTOS, C. C. Administrao financeira. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2007. Sites AFLICO ESADM. A histria da empresa. Disponvel em: <http://aflicoesadm. blogspot.com.br/2009/12/historia-da-empresa.html>. Acesso em: 01 jul. 2012. CARRARO, Graziella. O que anlise de balano. Disponvel em: <http:// amigonerd.net/trabalho/5172-analise-de-balancos>. Acesso em: 01 jul. 2012. CAVAZZA, Lucas. Estrutura e anlise de balanos. Disponvel em: <http:// lucascavazza.blogspot.com.br/>. Acesso em: 15 jun. 2012. CONTICON. Servios. Disponvel em: <www.conticon.com.br/servicos/>. Acesso em: 15 jun. 2012.

31

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

DIEGO SANDM. Contabilidade gerencial. Disponvel em: <http://diegoriosadm. blogspot.com.br/2010/05/videos-custos.html>. Acesso em: 01 JUL. 2012. GRUPO PROLINK. Anlise de balano: por que utilizar esta ferramenta? Disponvel em: <http://www.grupoprolink.com.br/noticias.php?notid=1617>. Acesso em: 01 jul. 2012. HELP. Como criar um relatrio para anlise de balano financeiro. Disponvel em: <http://help.sap.com/saphelp_470/helpdata/pt/5c/c1d193445f11d189f00000e81ddfac/ content.htm>. Acesso em: 01 JUL. 2012. NOVA ERA. Contabilidade gerencial e financeira. Disponvel em <http://pt.scribd. com/doc/19778980/1/INTRODUCAO-A-ANALISE-DE-BALANCOS>. Acesso em: 01 jul. 2012. WIKIPDIA. Anlise de balano. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ An%C3%A1lise_de_balan%C3%A7o>. Acesso em: 01 jul. 2012. Vdeos YOU TUBE. Anlise de Balano para planejamento estratgico. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=WT5JDJyBGxk>. Acesso em: 15 jun. 2012. ______. Anlise de balanos. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=NbHnlBx5jyQ>. Acesso em: 15 jun. 2012.

32

Vous aimerez peut-être aussi