Vous êtes sur la page 1sur 115

Srie Aspire 5620/5670

Manual do Utilizador

Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Srie Aspire 5620/5670 Edio Original: Novembro 2005

Poder haver alteraes peridicas s informaes contidas na presente publicao sem qualquer obrigao de notificao sobre tais revises ou alteraes. As eventuais alteraes sero incorporadas nas novas edies deste manual ou de documentos e publicaes suplementares. A empresa no faz quaisquer afirmaes nem garantias, sejam elas expressas ou implcitas, relativamente aos contedos da presente, e rejeita especificamente as garantias implcitas relativamente comercialidade e aptido para um fim especfico. Escreva o nmero de modelo, nmero de srie, data e local de aquisio no espao em baixo. O nmero de srie e o nmero de modelo encontram-se na etiqueta afixada no computador. Toda a correspondncia relativa sua unidade deve incluir o nmero de srie, o nmero de modelo e as informaes relativas aquisio. Nenhuma parte da presente publicao pode ser reproduzida, guardada em sistemas de armazenamento de dados ou transmitida, de alguma forma ou atravs de qualquer meio, seja ele electrnico, mecnico, por fotocpia, gravao ou de outra forma, sem a autorizao prvia e por escrito da Acer Incorporated.

Computador Porttil Srie Aspire 5620/5670

Nmero de Modelo: _______________________________ Nmero de Srie: __________________________________ Data de Compra: ___________________________________ Local de Aquisio: _________________________________

Acer e o logtipo Acer so marcas comerciais registadas da Acer Incorporated. Nomes ou marcas de produtos de outras companhias so usados aqui apenas para fins de identificao e pertencem s respectivas companhias.

iii

Instrues de eliminao
No deite ao lixo este dispositivo electrnico quando pretender desfazer-se dele. Para minimizar poluio e garantir uma proteco mxima do meio ambiente global, recicle, por favor.

EUA Para produtos electrnicos que possuam um monitor ou ecr LCD/CRT: A(s) lmpada(s) includa neste produto contm mercrio e deve ser reciclada ou destruda de acordo com as leis locais, estaduais ou federais. Para mais informaes contacte a Aliana das Indstrias Electrnicas em www.eiae.org. Para obter mais informaes acerca de eliminao de lmpadas, consulte www.lamprecycle.org.

iv

Comecemos pelo princpio


Gostaramos de lhe agradecer por ter escolhido um computador porttil Acer para preencher as suas necessidades de computador mvel.

Os seus manuais
Para o ajudar a usar o seu computador porttil Acer, preparmos uma srie de manuais: Antes de mais, o cartaz Para principiantes... ajuda-o a ligar e configurar o seu computador.

O Manual do Utilizador impresso apresenta as caractersticas e funes bsicas do seu novo computador. Para mais detalhes sobre como o seu computador o pode ajudar a ser mais produtivo, consulte o AcerSystem Users Guide. Esse manual contm informaes pormenorizadas sobre temas como utilitrios do sistema, recuperao de dados, opes de expanso e soluo de problemas. Alm disso, contm a informao da garantia e as regulamentaes gerais e notas de segurana para o seu computador porttil. Est disponvel no formato PDF (Portable Document Format) e vem j instalado no seu computador. Siga estes passos para o aceder: 1 Clique em Iniciar, Definies, Painel de controlo. 2 Clique em AcerSystem Users Guide. Nota: necessrio instalar o Adobe Reader para visualizar o ficheiro. Se o Adobe Reader no estiver instalado no seu computador, ao clicar em AcerSystem User's Guide (Manual do Utilizador AcerSystem) executado o programa de instalao do Acrobat Reader. Siga as instrues do ecr para finalizar a instalao. Para obter instrues sobre como utilizar o Adobe Reader, v ao menu Ajuda e Suporte.

Cuidados bsicos e sugestes para utilizar o computador


Ligar e desligar o computador
Para ligar o computador basta premir e libertar o boto de alimentao que se encontra abaixo do ecr LCD, junto aos botes de activao rpida. Consulte "Viso frontal" na pgina 13 para ficar a conhecer a localizao deste boto de alimentao.

v
Para desligar a alimentao, execute uma das seguintes aces: Utilize o comando de encerramento do Windows Clique em Iniciar, Desligar computador ou Desligar. Utilize o boto de alimentao Tambm pode desligar o computador fechando a cobertura do monitor ou premindo a tecla de atalho de suspenso <Fn> + <F4>.

Nota: Se no for possvel desligar o computador normalmente, prima e mantenha premido o boto de alimentao durante mais de quatro segundos para encerrar o computador. Se desligar o computador e pretender voltar a lig-lo, espere pelo menos dois segundos antes de efectuar a ligao.

Cuidados a ter com o computador


O seu computador ter uma longa vida til se tiver os devidos cuidados.

No exponha o computador directamente luz solar. No coloque o computador prximo de fontes de calor, tais como radiadores. No exponha o computador a temperaturas inferiores a 0 C (32 F) ou superiores a 50 C (122 F). No exponha o computador a campos magnticos. No exponha o computador chuva ou humidade. No entorne gua ou qualquer outro lquido sobre o computador. No submeta o computador a choques ou vibraes fortes. No exponha o computador a poeiras ou impurezas. Nunca coloque objectos sobre o computador. Para evitar danificar o monitor, feche-o com cuidado. Nunca coloque o computador sobre superfcies irregulares.

Cuidados a ter com o adaptador de CA


Aqui encontrar algumas instrues relativas aos cuidados a ter com o adaptador de CA (corrente alternada):

No ligue o adaptador a outro dispositivo. No pise no cabo de alimentao nem coloque objectos pesados no mesmo. Com cuidado, encaminhe o cabo de alimentao, e todos os outros cabos, de forma a ficarem afastados de locais com trfego de pessoas. Ao desligar o cabo de alimentao, no puxe pelo cabo mas sim pela ficha. A amperagem total do equipamento ligado no dever exceder a amperagem do cabo elctrico se for utilizado um cabo de extenso. Alm disso, a tenso nominal total de todos os equipamentos ligados a uma nica tomada de parede no deve exceder a tenso do fusvel.

vi

Cuidados a ter com a bateria


Aqui encontrar algumas instrues relativas aos cuidados a ter com a bateria:

Para fins de substituio, utilize apenas baterias do mesmo tipo. Desligue a alimentao antes de remover ou substituir as baterias. No manipule indevidamente as baterias. Mantenha-as fora do alcance das crianas. Deite fora as baterias usadas de acordo com as regulamentaes locais. Recicle sempre que possvel.

Para limpar e fazer a manuteno


A limpeza do computador deve obedecer aos seguintes passos: 1 2 3 Desligue o computador e retire a bateria. Desligue o adaptador de CA. Utilize um pano macio humedecido com gua. No utilize produtos de limpeza lquidos ou em forma de aerossol. O computador caiu ou foi danificado. O computador no funciona normalmente.

Se surgir algum dos problemas aqui referidos:

Consulte tambm "Perguntas frequentes" na pgina 47.

Cuidado
Alteraes ou modificaes no expressamente aprovadas pelo fabricante podem anular a autoridade do utilizador em operar este computador, o que garantido pela Comisso Federal de Comunicaes.

Condies de operao
Este dispositivo est de acordo com a Parte 15 das normas FCC. A operao est sujeita s duas condies que se seguem: (1) Este dispositivo no pode provocar interferncias prejudiciais, e (2) Este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, inclusive as que possam provocar actuao indesejvel. Pede-se aos utilizadores que sigam as instrues de segurana de radiofrequncia (RF) relativas a dispositivos de opo sem fios especificadas no manual do utilizador de cada dispositivo com opo de radiofrequncia. Uma instalao inadequada ou o uso no autorizado pode causar interferncias prejudiciais s comunicaes via rdio. Para alm disso, qualquer interferncia indevida na antena interna anular o certificado da FCC e a garantia. Para evitar interferncia de rdio ao servio licenciado, este dispositivo destinase a ser operado no interior de edifcios, e a instalao para exterior est sujeita a licenciamento. Para mais informaes sobre os nossos produtos, servios e informao de assistncia, visite o nosso stio da Web: http://global.acer.com.

Instrues de eliminao Comecemos pelo princpio Os seus manuais Cuidados bsicos e sugestes para utilizar o computador Ligar e desligar o computador Cuidados a ter com o computador Cuidados a ter com o adaptador de CA Cuidados a ter com a bateria Para limpar e fazer a manuteno Acer Empowering Technology Acer eDataSecurity Management Acer eLock Management Acer ePerformance Management Acer eRecovery Management Acer eSettings Management Acer eNet Management Acer ePower Management Acer ePresentation Management Relao do seu computador porttil Acer Viso frontal Viso frontal enquanto fechado Viso do lado esquerdo Viso do lado direito Viso traseira Viso da base Especificaes Indicadores Botes de activao rpida Touchpad (teclado tctil) Princpios fundamentais do teclado tctil Utilizar o teclado Teclas de bloqueio e teclado numrico integrado Teclas Windows Teclas de atalho Teclas especiais Ejeco do disco ptico (CD ou DVD) Utilizar um fecho de segurana para computador udio Regular o volume A Acer OrbiCam Executar a Acer OrbiCam Alterar as definies da Acer OrbiCam Capturar fotos/vdeos Utilizar a Acer OrbiCam como webcam Activar o Acer VisageON Utilizar os utilitrios de sistema Acer GridVista (compatvel com monitor duplo) Launch Manager Norton AntiVirus

iii iv iv iv iv v v vi vi 1 2 3 4 5 6 7 9 11 13 13 14 15 16 17 18 19 24 25 26 26 28 28 29 30 32 33 33 34 34 35 36 36 39 39 39 43 43 45 46

Contedo

Perguntas frequentes Pedir assistncia Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW) Antes de telefonar Acer Arcade Comando distncia de 48 botes Funes remotas Localizao e reproduo do contedo Definies Controlos do Arcade Controlos de navegao Controlos do reprodutor Teclado virtual Modo de fundo Cinema Definies lbum Editar imagens Definies de apresentao de diapositivos Vdeo Reproduo dum ficheiro de vdeo Captura de vdeo (apenas para modelos de TV) Instantneo Editar vdeo Msica TV (para modelos seleccionados) Funcionalidade Time-Shift TV gravada Agendar gravaes Guia de programas Encontrar programa Definies de TV Utilizar funes de teletexto Fazer DVD Criar CD/DVD Levar o seu computador porttil consigo Desligar do ambiente de trabalho Transporte Preparao do computador O que levar para as reunies Levar o computador para casa Preparao do computador O que levar consigo Consideraes especiais Montar um escritrio em casa Viajar com o computador Preparao do computador O que levar consigo Consideraes especiais

47 51 51 51 52 53 54 56 56 57 57 58 58 58 59 60 60 61 61 61 61 62 62 62 63 63 64 64 64 65 65 65 66 67 67 68 68 68 68 69 69 69 70 70 70 71 71 71 71

Viajar no estrangeiro com o computador Preparao do computador O que levar consigo Consideraes especiais Segurana do computador Utilizar um fecho de segurana para computador Utilizao de palavras-passe Introduzir palavras-passe Definir palavras-passe Expandir atravs de opes Opes de conectividade Modem de fax/dados Funo de rede incorporada Infravermelhos rpidos (FIR) Universal Serial Bus Porta IEEE 1394 Ranhura para carto PC Card ExpressCard Instalao de memria Ligar os cabos da sua TV e os cabos de entrada AV Assistente de configurao de TV Acer Arcade (Windows XP Home e Professional) Utilitrio BIOS Sequncia de inicializao Activar recuperao disco-a-disco Palavra-passe Utilizao do software Reproduo de filmes em DVD Gesto de energia Acer eRecovery Management Criar uma cpia de segurana Restaurar a partir de uma cpia de segurana Criar um CD com a configurao predefinida de fbrica Reinstalar o software integrado sem o CD Alterar a palavra-passe Resoluo de problemas Sugestes para a resoluo de problemas Mensagens de erro Avisos de segurana e regulamentaes Compatibilidade com as normas ENERGY STAR Declarao FCC Avisos do modem Instrues importantes de segurana Declarao de adequao de laser Declarao de pixis do LCD Aviso de proteco de direitos de autor da Macrovision Aviso regulamentar sobre dispositivo de rdio Geral Unio Europeia (EU) O requisito de segurana de radiofrequncia da FCC Canad Dispositivos de radiocomunicao de baixa

71 71 72 72 73 73 73 74 74 75 75 75 76 76 77 77 78 79 80 81 84 85 85 85 85 86 86 87 88 88 89 89 90 91 92 92 92 94 94 94 95 96 97 98 98 98 99 99 100

potncia isentos de licena (RSS-210) Federal Communications Comission Declaration of Conformity Declaration of Conformity for CE Marking Indeks

101 102 103 104

Acer Empowering Technology


A inovadora plataforma Empowering Technology da Acer facilita o acesso a funes utilizadas com frequncia e facilita a gesto do seu novo computador porttil Acer. constitudo pelos seguintes convenientes utilitrios:

Acer eDataSecurity Management protege dados com palavras-passe e algoritmos de encriptao avanada. Acer eLock Management limita o acesso a meios de armazenamento externo. Acer ePerformance Management melhora o desempenho do sistema optimizando o espao do disco, memria e definies de registo. Acer eRecovery Management executa cpias de segurana/recupera dados na sua totalidade, com flexibilidade e confiana. Acer eSettings Management acede s informaes do sistema e regula facilmente as definies. Acer eNet Management liga-se de forma inteligente a redes de base local. Acer ePower Management prolonga a energia da bateria atravs de perfis de utilizao versteis. Acer ePresentation Management liga a um projector e ajusta as definies de visualizao de forma adequada.

Empowering Technology

2
Para mais informaes, pressione a tecla < > para abrir o menu Empowering Technology e, a seguir, clique no utilitrio pretendido e seleccione a funo Ajuda.

Acer eDataSecurity Management


O Acer eDataSecurity Management um utilitrio muito til de codificao de ficheiros, o qual protege os seus ficheiros contra acesso por pessoas no autorizadas. Est convenientemente integrado no Windows Explorer como extenso Shell para uma codificao/descodificao rpida e fcil de dados, e suporta tambm encriptao de ficheiros "on-the-fly" para o MSN Messenger e Microsoft Outlook. Existem duas palavras-passe que podem ser utilizadas para codificar/ descodificar ficheiros: a palavra-passe do supervisor e a palavra-passe especfica do ficheiro. A palavra-passe do supervisor a palavra-passe "mestre" e pode descodificar qualquer ficheiro do sistema; a palavra-passe especfica do ficheiro atribuda durante a codificao individual de cada ficheiro. O assistente de configurao da Acer eDataSecurity Management pede-lhe a palavra-passe do supervisor e a palavra-passe especfica predefinida do ficheiro. Esta palavra-passe especfica do ficheiro utilizada por defeito para codificar ficheiros, ou pode escolher introduzir a sua prpria palavra-passe especfica do ficheiro durante a encriptao de um ficheiro.

Empowering Technology

Nota: A palavra-passe utilizada para codificar um ficheiro a nica chave de que o sistema necessita para o descodificar. Se perder a palavra-passe, a palavra-passe do supervisor a outra nica chave capaz de descodificar o ficheiro. Se perder ambas as palavras-passe, no haver maneira de descodificar o ficheiro encriptado! Certifique-se de que guarda bem todas as palavras-passe!

Empowering Technology

Acer eLock Management


O Acer eLock Management um utilitrio de segurana que permite trancar os seus dados amovveis, unidades pticas e de disquetes para garantir que os dados no possam ser roubados enquanto o seu computador porttil no est a ser vigiado.

Removable data devices (dispositivos amovveis de dados) incluem unidades de disco USB, unidades de disquetes, unidades USB de caneta, unidades USB de flash, unidades USB de MP3, leitores de cartes de memria USB, unidades de disco IEEE 1394 e todas as unidades de disco amovveis que possam ser montadas como sistema de ficheiros quando ligadas ao sistema. Optical drive devices (dispositivos de unidade ptica) incluem qualquer tipo de unidade de CD-ROM ou DVD-ROM.

Floppy disk drives (unidades de disquetes) apenas para disquetes de 3,5 polegadas. Para activar o Acer eLock Management necessrio definir primeiro uma palavra-passe. Quando tiver definido a palavra-passe pode aplicar bloqueios nos trs tipos de dispositivos. Os bloqueios so configurados automaticamente sem necessidade de reiniciao, e permanecem activados aps uma reinicializao, at serem desactivados. Se no configurar uma palavra-passe, o Acer eLock Management reconfigurado de volta ao estado inicial, com todos os bloqueios removidos.

Empowering Technology

Nota: Se perder a sua palavra-passe, no h nenhum mtodo que permita a sua recuperao, excepto pela reformatao do seu computador porttil ou levando o seu computador porttil a um Centro de Assistncia ao Cliente da Acer. Certifique-se de que se recorda da palavra-passe, ou escreva-a.

Acer ePerformance Management


O Acer ePerformance Management uma ferramenta de optimizao do sistema que refora o desempenho do seu computador porttil Acer. Disponibiliza as seguintes funes para melhorar o desempenho geral do sistema:

Memory optimization (Optimizao da memria) liberta a memria no utilizada e verifica a utilizao. Disk optimization (Optimizao do disco) remove itens e ficheiros no necessrios. Speed optimization (Optimizao da velocidade) aumenta a capacidade de utilizao e desempenho do seu sistema Windows XP.

Empowering Technology

Acer eRecovery Management


O Acer eRecovery Management um poderoso utilitrio que elimina a necessidade dos discos de restauro fornecidos pelo fabricante. O utilitrio Acer eRecovery Management ocupa espao numa partio oculta do disco rgido do seu sistema. As cpias de segurana criadas pelo utilizador so guardadas na unidade D:\. O Acer eRecovery Management proporciona-lhe:

Proteco por palavra-passe. Recuperao de aplicaes e unidades. Cpias de segurana de imagens/dados:

Cpia de segurana no disco rgido (HDD) (definio de ponto de restauro). Cpia de segurana em CD/DVD.

Ferramentas de recuperao de imagens/dados: Recuperar a partir de partio oculta (predefinies de fbrica). Recuperar a partir do disco rgido (HDD) (ponto de restauro mais recente definido pelo utilizador). Recuperar a partir de CD/DVD.

Empowering Technology

Para mais informaes, consulte "Acer eRecovery Management" na pgina 88 no AcerSystem User's Guide.

Nota: Se com o seu computador no foi fornecido um CD de recuperao ou um CD de sistema, utilize a funcionalidade "System backup to optical disk" da Acer eRecovery Management para efectuar uma cpia de segurana num CD ou DVD. Para garantir os melhores resultados na recuperao do seu sistema ao utilizar um CD ou a funcionalidade Acer eRecovery Management, desligue todos os perifricos (excepto a unidade externa Acer ODD, caso esta exista no seu computador), incluindo o seu Acer ezDock.

Acer eSettings Management


O Acer eSettings Management permite-lhe inspeccionar as especificaes do hardware e monitorizar o estado de sade do sistema. Para alm disso, o Acer eSettings Management permite-lhe optimizar o sistema operativo do Windows, de modo a tornar computador melhor, mais rpido e mais estvel. O Acer eSettings Management tambm:

Proporciona uma interface grfica de utilizador simples para uma navegao do programa sem problemas. Apresenta o estado geral do sistema e monitorizao avanada para utilizadores avanados. Registos de quando um componente de hardware removido ou substitudo. Permite-lhe migrar definies pessoais. Mantm um registo do historial de todos os alertas anteriormente emitidos.

Empowering Technology

Acer eNet Management


O Acer eNet Management ajuda-o a ligar-se fcil e rapidamente a redes com ou sem fios numa grande variedade de localizaes. Para aceder a este utilitrio, clique no cone "Acer eNet Management" no seu computador porttil ou abra o programa a partir do menu Iniciar. Possui tambm a opo de configurar o Acer eNet Management para arrancar automaticamente quando liga o seu PC. O Acer eNet Management detecta automaticamente as melhores definies para uma nova localizao, oferecendo-lhe ao mesmo tempo a liberdade para ajustar manualmente as definies para que se adequem s suas necessidades clicando com o lado direito do rato no cone que se encontra na barra de tarefas.

Empowering Technology

O Acer eNet Management pode guardar as definies de rede relativas a uma localizao ou perfil, e aplicar automaticamente o perfil apropriado quando se desloca de um local para outro. As definies guardadas incluem as definies de ligao de rede (definies de IP e DNS, pormenores de AP sem fios, etc.), bem como as definies predefinidas para a impressora. As consideraes relativas a segurana impedem o Acer eNet Management de guardar informaes relativas a nome de utilizador e palavra-passe.

Empowering Technology

Acer ePower Management


O Acer ePower Management apresenta uma interface de utilizador clara e simples. Para o abrir, seleccione Acer ePower Management a partir da interface Empowering Technology, ou faa duplo-clique no cone Acer ePower Management no tabuleiro de tarefas.

AC Mode (Modo CA)


A configurao predefinida "Maximum Performance" (Desempenho mximo). Pode ajustar a velocidade da CPU, a luminosidade do ecr LCD e outras definies, ou clicar nos botes para ligar/desligar as seguintes funes: LAN sem fios, Bluetooth, CardBus, Memory Card (Carto de memria), udio e LAN com fios.

DC mode (Modo CC)


Para que possa adaptar a sua utilizao, existem quatro perfis predefinidos Entertainment (Entretenimento), Presentation (Apresentao), Word Processing (Processamento de texto) e Maximum Battery (Bateria mxima). Ou pode definir at trs dos seus prprios perfis.

10

Criar novo esquema de energia


1 2 3 Atribua uma nome ao novo esquema. Escolha um esquema existente para usar como modelo. Seleccione se deve ser utilizado para modo de electricidade (CA) ou modo de bateria. Escolha as opes de energia que melhor se adequam s suas necessidades e, a seguir, clique em OK. O novo perfil aparecer no ecr principal.

Empowering Technology

4 5

Estado da bateria
Para estimativas em tempo real da vida til da bateria com base na utilizao actual, consulte o painel do lado inferior esquerdo da janela.

Pode tambm clicar em "Advanced Settings" (Definies avanadas) para:

Configurar alarmes. Repor predefinies de fbrica. Selecciona quais as aces a serem executadas quando a cobertura do monitor fechada, e definir palavras-passe para acesso ao sistema aps Hibernao ou Standby. Ver informaes acerca do Acer ePower Management.

11

Empowering Technology

Acer ePresentation Management


O Acer ePresentation Management permite-lhe seleccionar uma das duas resolues mais comuns do projector: XGA e SVGA.

Empowering Technology

12

13

Relao do seu computador porttil Acer


Aps montar o computador tal como indicado na ilustrao do cartaz Para principiantes..., deixe-nos mostrar-lhe o seu novo computador porttil Acer. Portugus Portugus

Viso frontal

# 1 2

Item

Descrio

Cmara incorporada Cmara de videoconferncia de 1,3 megapixels para comunicao vdeo (para modelos seleccionados). Ecr de visualizao Tambm chamado Ecr de cristais lquidos (Liquid-Crystal Display; LCD), permite visualizar a informao do computador.

14
# 3 4 5 Item Microfone Teclado Botes de volume TV/multimdia Touchpad (teclado tctil) Descrio Microfone interno para gravao de som. Para introduzir dados no computador. Para utilizar com o Acer Arcade e outros programas de reproduo multimdia. Dispositivo apontador sensvel ao toque que funciona como um rato de computador.

Portugus Portugus

6 7

Os botes esquerdo e direito funcionam tal como os Botes de clicar (esquerdo, central e botes esquerdo e direito do rato; o boto central serve como boto de navegao quadri-direccional. direito) Descanso de mos Boto de alimentao rea confortvel de apoio para as suas mos enquanto utiliza o computador. Liga e desliga o computador.

8 9 10

Botes de activao Botes para abrir programas utilizados com rpida frequncia. Consulte "Botes de activao rpida" na pgina 25 para informaes mais detalhadas. Indicadores de estado Dodos emissores de luz (Light Emitting Diodes; LEDs) que acendem para mostrar o estado das funes e componentes do computador.

11

Viso frontal enquanto fechado

# 1 2 3 4

cone

Item Altifalantes

Descrio Os altifalantes esquerdo e direito permitem sada de udio estreo.

Porta de infravermelhos Recebe sinais de um comando distncia (para Aspire srie 5670). Indicador de alimentao Indicador da bateria Indica o estado da alimentao do computador. Indica o estado da bateria do computador.

15
# 5 cone Item Tomada de entrada Descrio Aceita dispositivos de entrada de udio (por exemplo, leitor de CD de udio, Walkman estreo). Aceita entrada de microfone externo. Portugus Portugus

6 7

Tomada de entrada para microfone

Liga a dispositivos de sada de udio Tomada de sada/ auscultador/altifalantes (por exemplo, altifalantes, compatvel com S/PDIF auscultadores). Leitor de carto 5-em-1 Aceita Memory Stick (MS), Memory Stick PRO (MS PRO), MultiMediaCard (MMC), Secure Digital (SD), xD-Picture Card (xD) (para Aspire srie 5670). Nota: apenas um carto pode estar activo de cada vez. Boto/indicador de Activa/desactiva a funo Bluetooth. comunicao Bluetooth Indica o estado das comunicaes Bluetooth. Boto/indicador de comunicao sem fios Trinco Activa/desactiva a funo sem fios. Indica o estado das comunicaes LAN sem fios. Tranca e liberta a tampa (a localizao depende do modelo).

10

11

Viso do lado esquerdo

# 1 2

cone

Item Tomada de entrada CC Porta modem (RJ-11)

Descrio Liga a um adaptador de CA. Liga a uma linha telefnica.

16
# 3 cone Item Unidade ptica de carregamento por ranhura Indicador de acesso do disco ptico Boto de ejeco da unidade ptica de carregamento por ranhura Duas portas USB 2.0 Descrio Unidade ptica interna; aceita CD ou DVD (de carregamento por ranhura ou por tabuleiro, consoante o modelo). Acende quando a unidade ptica est activa. Ejecta o disco ptico da unidade.

Portugus Portugus

4 5

Liga a dispositivos USB 2.0 (por exemplo, rato USB, cmara USB).

Viso do lado direito

# 1 2

cone

Item Porta IEEE 1394 (4 pinos) Boto de ejeco da ranhura para carto PC Card Ranhura para carto PC Card Ranhura para ExpressCard/34 Duas portas USB 2.0 Porta de sada S-video/TV (NTSC/PAL)

Descrio Liga a dispositivos IEEE 1394 (para Aspire srie 5670). Ejecta o carto PC Card da ranhura.

3 4 5 6

Aceita um carto PC Card Tipo II. Aceita um mdulo de ExpressCard/34 (para Aspire srie 5670). Liga a dispositivos USB 2.0 (por exemplo, rato USB, cmara USB). Liga a uma televiso ou dispositivo de visualizao com entrada S-video (para Aspire srie 5670).

Ranhuras de ventilao Permitem que o computador permanea a uma temperatura baixa, mesmo aps uso prolongado.

17
# 8 cone Item Porta para ecr de visualizao externo (VGA) Descrio Liga a um dispositivo de visualizao (por exemplo, monitor externo, projector LCD). Portugus Portugus

Viso traseira

# 1 2 3 4

cone

Item Porta Ethernet (RJ-45) Porta DVI-D Porta de entrada AV Porta de entrada S-video (NTSC/PAL) Bateria

Descrio Liga a uma rede de base Ethernet 10/100/1000. Suporta ligaes de vdeo digital. Aceita sinais de entrada de dispositivos audiovisuais (AV) (para modelos seleccionados). Liga um dispositivo S-vdeo, tal como um leitor de DVD ou uma cmara de filmar (para modelos seleccionados). Alimenta o computador.

5 6

Ranhura para Liga a um cabo de segurana de computador fecho Kensington compatvel com Kensington.

18

Viso da base

Portugus Portugus

# 1 2

Item Trinco de libertao da bateria Ventoinha de refrigerao Compartimento da memria Compartimento do disco rgido Trinco da bateria Compartimento da bateria

Descrio Liberta a bateria para possibilitar a sua remoo. Ajuda a manter a refrigerao do computador. Nota: no cubra nem obstrua a abertura da ventoinha. Aloja a memria principal do computador. Aloja o disco rgido do computador (seguro por parafusos). Tranca a bateria na respectiva posio. Aloja a bateria do computador.

3 4 5 6

19

Especificaes
Sistema Operativo Plataforma

Windows XP Home Edition (Service Pack 2) Genuno Windows XP Media Center Edition 2005 Genuno Tecnologia porttil Intel Centrino Duo, com: Processador Intel Core Duo T2300/T2400/T2500/ T2600 (2 MB L2 de cache, 1,66/1,83/2/2,16 GHz, 667 MHz FSB) Chipset Intel 945PM Express Ligao de rede Intel PRO/Wireless 3945ABG (banda dupla, triplo modo 802.11a/b/g) soluo Wi-Fi CERTIFIED, compatvel com tecnologia sem fios Acer SignalUp Portugus Portugus

Memria do sistema Ecr de visualizao e grficos

256 ou 512 MB ou 1 GB de memria DDR2, 533/677 MHz, expansvel at 2 GB, com dois mdulos soSIMM (suporte de duplo canal)

Ecr TFT LCD de 15,4 polegadas WXGA Acer CrystalBrite, resoluo de 1280 x 800 pixeis, 16 ms de tempo de resposta, a suportar visualizao em mltiplas janelas em ecr duplo atravs do Acer GridVista LCD TFT em cores XGA de 15 polegadas com 1024 x 768 pixels de resoluo 16,7 milhes de cores ATI Mobility Radeon X1300/X1400, 128 MB de VRAM GDDR2I externa, compatvel com ATI PowerPlay 5.0, Microsoft DirectX 9.0, PCI Express e DualView Ecr de visualizao LCD e CRT em simultneo, com taxa de actualizao do painel LCD a 70 Hz At 2048 x 1536 de resoluo do ecr CRT no interlaado Capacidade MPEG-2/DVD por hardware Suporte de sada S-video/TV (NTSC/PAL) (para Aspire srie 5670) Compatvel com DVI-D (interface de vdeo digital real) (para Aspire srie 5670) Tecnologia vdeo Acer CinemaVision (Acer Arcade) Optimizao vdeo Acer ClearVision (Acer Arcade)

20
Subsistema de armazenamento Unidade de disco rgido SATA de 80/100/120 GB (para Aspire srie 5670) Unidade de disco rgido PATA de 60/80/100/120 GB (para Aspire srie 5620) Opes da unidade ptica: DVD-Super Multi de dupla camada 8X de carregamento por ranhura DVD-Dual de dupla camada e carregamento por ranhura Leitor de carto 5-em-1, compatvel com Memory Stick (MS), Memory Stick PRO (MS PRO), MultiMediaCard (MMC), Secure Digital (SD), xD-Picture Card (xD) (para Aspire srie 5670) Dimenses e peso

Portugus Portugus

364 (L) x 274,75 (P) x 28/36,3 (A) mm (14,33 x 10,82 x 1,10/1,43 polegadas) 3,0 kg (6,61 lbs) para o modelo LCD WXGA de 15,4 polegadas com sintonizador de TV 2,95 kg (6,57 lbs) para o modelo LCD WXGA de 15,4 polegadas 2,94 kg (6,48 lbs) para o modelo LCD XGA de 15 polegadas Standard de gesto de energia ACPI 2.0 da CPU: suporta os modos de poupana de energia Standby e Hibernao Bateria Li-Ion (io de ltio) 71 W 8 clulas, ou 59,2 W 8 clulas Tecnologia Acer QuicCharge: 80% de carga em 1 hora Carregamento rpido em 2 horas com sistema desligado 2,5 horas para carregamento durante utilizao Adaptador de corrente alternada de 90 W Teclado de 88/89 teclas Touchpad com boto de deslocamento de 4 direces Quatro botes de activao rpida Seis/sete teclas multimdia: TV, aumento/diminuio de volume, reproduzir/pausa, parar, seguinte, anterior Dois botes LED de acesso frontal: WLAN, Bluetooth

Subsistema de alimentao

Dispositivos de entrada

21
udio

Sistema udio com dois altifalantes integrados Compatvel com udio Intel de alta definio (Intel High-Definition) Compatvel com Sound Blaster Pro e MS Sound Compatvel com S/PDIF (Interface Digital Sony/Philips) para altifalantes digitais Microfone incorporado Modem: 56K ITU V.92 com autorizao PTT; com funcionalidade Wake-on-Ring LAN: Ethernet gigabit; com funcionalidade Wake-on-LAN (para Aspire srie 5670) LAN: Fast Ethernet; com funcionalidade Wake-on-LAN (para Aspire srie 5620) WLAN: Ligao de rede Intel PRO/Wireless 3945ABG (banda dupla triplo modo 802.11 a/b/g) soluo Wi-Fi CERTIFIED, compatvel com tecnologia sem fios Acer SignalUp WPAN: Bluetooth 2.0+EDR (Taxa de dados optimizada) Acer Video Conference compatvel com VVoIP (Voice and Video over Internet Protocol) atravs da Acer OrbiCam e telefone VoIP Acer Bluetooth opcional (para Aspire srie 5670) Cmara Acer OrbiCam 1,3 megapixeis CMOS (com painel LCD) com (para modelos seleccionados): rotao ergonmica de 225 graus Tecnologia Acer VisageOn Tecnologia Acer PrimaLite

Portugus Portugus

Comunicao

22
Interface I/O Ranhura para ExpressCard/34 (para Aspire srie 5670) Ranhura para carto PC Card (um Tipo II) Leitor de cartes 5-em-1 (MS/MS PRO/MMC/SD/xD) (para Aspire srie 5670) Quatro portas USB 2.0 Porta DVI-D (para Aspire srie 5670) Porta IEEE 1394 (4 pinos) (para Aspire srie 5670) Porta de infravermelhos (para Aspire srie 5670) Porta para ecr de visualizao externo (VGA) Porta de entrada AV (para modelos seleccionados) Porta de entrada S-video (NTSC/PAL) (para modelos seleccionados) Porta de sada S-video/TV (NTSC/PAL) (para Aspire srie 5670) Tomada de sada/auscultador/altifalantes compatvel com S/PDIF Tomada de entrada para microfone Tomada de entrada Porta Ethernet (RJ-45) Porta modem (RJ-11) Tomada de entrada CC para adaptador de CA Ranhura para fecho Kensington Palavras-passe para utilizador da BIOS e supervisor Acer Empowering Technology (eDataSecurity / eLock / ePerformance / eRecovery / eSettings / eNet / ePower / ePresentation Management) Acer Arcade Acer GridVista Acer Launch Manager Adobe Reader CyberLink PowerProducer Norton AntiVirus NTI CD-Maker Telefone VoIP Acer Bluetooth Bateria Li-Ion (io de ltio) de 8 clulas Adaptador de corrente alternada de 90 W Mdulos soDIMM DDR2 533/667 MHz de 256/512 MB ou 1 GB Unidade de disquete externa por USB

Portugus Portugus

Segurana Software

Opes e acessrios

23
Ambiente

Temperatura: Funcionamento: 5 C a 35 C No em funcionamento: -20 C a 65 C Humidade (no condensao): Funcionamento: 20% a 80% No em funcionamento: 20% a 80% ACPI 2.0 DMI 2.0 Mobile PC 2002 Wi-Fi

Portugus Portugus

Compatibilidad e do sistema

Garantia

Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW) de um ano

Nota: As especificaes acima listadas servem apenas como referncia. A configurao exacta do seu PC depende do modelo adquirido.

24

Indicadores
O computador possui sete indicadores de estado de leitura fcil, incluindo quatro no painel dianteiro.

Portugus Portugus

Os indicadores de estado de alimentao, bateria e comunicao sem fios podem ser vistos mesmo com o ecr de cristais lquidos fechado. cone Funo Caps Lock NumLk HDD Alimentao Bateria Comunicaes Bluetooth Comunicaes LAN sem fios Descrio Acende-se quando a funo Caps Lock activada. Acende-se quando a funo NumLk activada. Indica quando a unidade do disco rgido est activa. Indica o estado da alimentaao do computador. Indica o estado da bateria do computador. Indica o estado das comunicaes Bluetooth. Indica o estado das comunicaes LAN sem fios.

25

1. A carregar: A luz mbar quando a bateria est a carregar. 2. Carga completa: A luz verde no modo CA.

Botes de activao rpida


Acima do teclado existem quatro botes. Estes botes so designados botes de activao rpida. Estes correspondem a correio electrnico, ao browser da Web, opo Empowering Key < > e tecla programvel pelo utilizador. Prima < > para executar Acer Empowering Technology. Ver "Acer Empowering Technology" na pgina 1. Os botes do correio electrnico e do browser da Web so predefinidos para os programas de correio electrnico e da Internet, mas podem ser redefinidos pelo utilizador. Para definir os botes do correio electrnico, do browser da Web e os botes programveis, execute o Acer Launch Manager. Ver "Launch Manager" na pgina 45.

Portugus Portugus

Boto de activao rpida

Aplicao predefinida Programvel pelo utilizador Acer Empowering Technology (programvel pelo utilizador)

Browser da Web Correio electrnico

Aplicao de browser da Internet (programvel pelo utilizador) Aplicao de correio electrnico (programvel pelo utilizador)

26

Touchpad (teclado tctil)


Portugus Portugus
O touchpad (teclado tctil) integrado um dispositivo apontador sensvel ao movimento na sua superfcie. Isto significa que o cursor responde ao movimento do dedo do utilizador ao tocar a superfcie do teclado tctil. A localizao central no descanso de mos proporciona o mximo conforto e apoio.

Princpios fundamentais do teclado tctil


Os itens seguintes demonstram o modo de utilizao do teclado tctil:

27
Desloque o seu dedo pela superfcie do teclado tctil (2) para movimentar o cursor. Prima os botes esquerdo (1) e direito (4), situados na extremidade do teclado tctil, para efectuar funes de seleco e de execuo. Estes dois botes so semelhantes aos botes esquerdo e direito de um rato. Tocar no teclado tctil equivale a clicar com o boto esquerdo. Use o boto de deslocamento (3) em quatro direces para mover a pgina para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Este boto imita a aco de premir o cursor na barra de deslocamento direita das aplicaes do Windows. Boto esquerdo (1) Clique duas vezes rapidamente. Boto direito (4) Teclado tctil principal (2) Toque duas vezes (com a mesma velocidade com que faz duplo clique no boto do rato). Toque uma vez. Toque duas vezes ( mesma velocidade com que faz duplo clique no boto do rato) e no segundo toque mantenha o dedo no teclado tctil e arraste o cursor. Clique uma vez. Faa clique e mantenha para mover para cima/ para baixo/ esquerda/ direita. Boto central (3)

Portugus Portugus

Funo Executar

Seleccionar Arrastar

Clique uma vez. Faa clique e mantenha, depois arraste o cursor no teclado tctil com o dedo.

Aceder ao menu de contexto Deslocar

Nota: Utilize o teclado tctil apenas com os dedos secos e limpos. Mantenha o touchpad igualmente limpo e seco. O teclado tctil sensvel aos movimentos dos dedos; Assim, quanto mais leve for o toque, melhor ser a resposta. Tocar com demasiada fora no aumentar a capacidade de resposta do teclado tctil.

28

Utilizar o teclado
O teclado possui teclas de tamanho normal e um teclado numrico integrado, teclas separadas de cursor, de bloqueio, do Windows, teclas especiais e de funo.

Portugus Portugus

Teclas de bloqueio e teclado numrico integrado


O teclado possui trs teclas de bloqueio que podem ser ligadas ou desligadas.

Tecla de bloqueio Caps Lock NumLk <Fn> + <F11>

Descrio Quando Caps Lock est activo, todos os caracteres alfabticos so digitados em letras maisculas. Quando NumLk est activo, o teclado integrado entra em modo numrico. As teclas funcionam como numa calculadora (com os operadores aritmticos +, -, * e /). Use este modo quando precisar de escrever diversos dados numricos. Uma soluo ainda melhor seria ligar um teclado externo. Quando Scr Lk est activo, o contedo do ecr sobe e desce uma linha de cada vez, conforme as teclas direccionais (setas) forem premidas. A funo Scr Lk no funciona com algumas aplicaes.

Scr Lk <Fn> + <F12>

O teclado numrico integrado funciona como o teclado numrico de desktop. indicado por pequenos caracteres situados no canto superior direito da superfcie das teclas. Para simplificar a legenda do teclado, os smbolos das teclas de controlo do cursor no esto impressos nas teclas.

29

Acesso pretendido Teclas numricas no teclado integrado Teclas de controlo do cursor no teclado integrado. Teclas principais do teclado.

NumLk activado Digite os nmeros normalmente.

NumLk desactivado

Portugus Portugus

Mantenha a tecla < > premida quando utilizar as teclas de controlo do cursor. Mantenha a tecla <Fn> premida quando digitar letras no teclado integrado.

Mantenha a tecla <Fn> premida quando utilizar as teclas de controlo do cursor. Digite as letras normalmente.

Teclas Windows
O teclado possui duas teclas para funes especficas do Windows. Tecla Tecla do Windows Descrio Quando premida por si s, este tecla tem o mesmo efeito que clicar no boto Iniciar do Windows; abre o menu Iniciar. Pode tambm ser utilizada em combinao com outras teclas para executar outras funes: < >+< >: Activa o boto seguinte da Barra de ferramentas. < > + <E>: Explora o Meu computador.

< > + <F1>: Abre a janela do Centro de ajuda e suporte. < < < > + <F>: Abre a janela Resultados da procura. > + <R>: Abre a caixa de dilogo Executar. > + <M>: Minimiza todas as janelas. > + <M>: Anula a aco de minimizar todas

< >+< as janelas. Tecla de aplicao

Esta tecla tem o mesmo efeito que clicar no boto direito do rato; abre o menu de contexto da aplicao.

30

Teclas de atalho
O computador utiliza teclas de atalho ou combinaes de teclas para aceder maior parte dos comandos do computador, tais como a luminosidade do ecr, a sada de som e o Utilitrio da BIOS.

Portugus Portugus

Para activar as teclas de atalho, prima e mantenha premida a tecla <Fn> antes de premir a outra tecla na combinao de teclas de atalho.

Tecla de atalho <Fn> + <F1> <Fn> + <F2>

cone

Funo

Descrio

Ajuda das Teclas de Apresenta a ajuda para as teclas atalho de atalho. Acer eSettings Abre o Acer eSettings no Acer Empowering Technology. Ver "Acer Empowering Technology" na pgina 1. Abre o Acer ePower Management no Acer Empowering Technology. Ver "Acer Empowering Technology" na pgina 1. Coloca o computador no modo de Suspenso. Alterna a sada entre o ecr de visualizao, o monitor externo (se est ligado) e ambos. Desliga a luz de fundo do ecr de visualizao para economizar energia. Prima qualquer tecla para retomar a actividade.

<Fn> + <F3>

Acer ePower Management

<Fn> + <F4> <Fn> + <F5>

Suspenso Comutao de visualizao Ecr em branco

<Fn> + <F6>

31
Tecla de atalho <Fn> + <F7>

cone

Funo Comutao de touchpad (teclado tctil) Comutao de altifalante Aumentar volume Diminuir volume Aumentar luminosidade Reduzir luminosidade

Descrio Liga e desliga o teclado tctil interno. Portugus Portugus Liga e desliga os altifalantes. Aumenta o volume de som. Diminui o volume de som. Aumenta a luminosidade do ecr. Reduz a luminosidade do ecr.

<Fn> + <F8> <Fn> + <> <Fn> + <> <Fn> + < > <Fn> + <>

32

Teclas especiais
Os smbolos do Euro e do dlar americano encontram-se na parte superior central e/ou inferior direita do teclado.

Portugus Portugus

O smbolo do Euro
1 2 Abra um editor ou processador de texto. Prima a tecla < > na parte inferior direita do teclado, ou mantenha a tecla <Alt Gr> premida e prima depois a tecla <5> na parte superior central do teclado.

Nota: Alguns tipos de letras e software no suportam o smbolo do Euro. Consulte www.microsoft.com/typography/faq/faq12.htm para obter mais informaes.

O smbolo do dlar americano


1 2 Abra um editor ou processador de texto. Prima a tecla < > na parte inferior direita do teclado, ou mantenha a tecla < > premida e prima depois a tecla <4> na parte superior central do teclado.

Nota: Esta funcionalidade varia em funo da configurao de idiomas.

33

Ejeco do disco ptico (CD ou DVD)


Para ejectar o tabuleiro da unidade ptica quando o computador est ligado, prima o boto de ejeco da unidade. Portugus Portugus

Utilizar um fecho de segurana para computador


O computador porttil fornecido com uma ranhura compatvel com fecho Kensington para a colocao de um cabo de segurana.

Enrole o cabo de bloqueio de segurana do computador em torno de um objecto imvel, como por exemplo uma mesa ou o puxador de uma gaveta fechada. Introduza o cabo de segurana na ranhura e rode a chave para proteger o bloqueio. Tambm esto disponveis modelos sem chave.

34

udio
O computador inclui udio de alta definio Intel (Intel High-Definition) 32 bits e altifalantes estreo integrados.

Portugus Portugus

Regular o volume
Para regular o volume do computador basta premir alguns botes. Consulte "Teclas de atalho" na pgina 30 para mais informaes sobre como regular o volume dos altifalantes.

35

A Acer OrbiCam
A Acer OrbiCam uma cmara CMOS de 1,3 megapixeis adequadamente montada no topo do painel LCD. A rotao ergonmica de 225 graus da cmara permite capturar fotos e vdeos de alta resoluo frente ou atrs do painel LCD. A Acer OrbiCam totalmente compatvel com a tecnologia Acer Video Conference para que possa transmitir vdeo conferncia da melhor qualidade atravs de um servio de Instant Messenger. Portugus Portugus

Conhecer a sua Acer OrbiCam

23

# 1 2 3

Item Lente Indicador de energia Pega de borracha (apenas modelos seleccionados)

Rodar a Acer OrbiCam


A Acer OrbiCam roda 225 graus no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para alcanar o ngulo desejado. Consulte as imagens abaixo.

Nota: NO rode a cmara no sentido dos ponteiros do relgio, evitando assim danos no dispositivo. Para sua convenincia, a cmara encaixa a 45 graus para corresponder posio da sua face, em frente ou atrs do painel LCD.

36

Executar a Acer OrbiCam


Para executar a Acer OrbiCam, clique duas vezes no logtipo da Acer OrbiCam na rea de trabalho. OU Clique em Iniciar > Todos os programas > Acer > Acer OrbiCam. Aparece a janela de captura da Acer OrbiCam.

Portugus Portugus

Alterar as definies da Acer OrbiCam


Resoluo
Para alterar a resoluo de captura, clique na resoluo apresentada no canto inferior direito da janela de captura e, depois, seleccione a resoluo desejada.

Nota: Definir a resoluo da cmara para 640 x 480, ou maior, no altera o tamanho da janela de captura.

37

Portugus Portugus

Opes
Clique em Options para visualizar os marcadores Window, Preview e Folder. Utilize as opes para alterar o tamanho da janela de captura, as definies de pr-visualizao e a pasta de fotos e vdeos capturados.

38

Definies da cmara
Definies bsicas Clique no cone das definies da cmara na canto inferior direito da apresentao de captura e, depois, seleccione Camera Settings no menu de contexto. A partir desta janela pode controlar as opes Video, Audio e Zoom/ Face tracking.

Portugus Portugus

Definies de captura Na janela de definies da cmara, clique no boto Driver Settings. Aparece a janela Properties.

Device Settings permite alterar a luminosidade, contraste, tonalidade, saturao, nitidez, etc. Advanced permite activar o controlo de ganho, implementar reflexo de imagem, seleccionar melhoramentos de imagem e definies de anticintilamento, e ligar/desligar o indicador da cmara. Zoom/Face Track permite ajustar o nvel de zoom e ligar e desligar a funcionalidade de alinhamento facial.

39

Capturar fotos/vdeos
Para capturar uma foto ou um clip de vdeo, rode a Acer OrbiCam para obter o ngulo desejado e, depois, clique no boto Take a picture ou Record a video. O Visualizador de imagens e de fax do Windows ou o Windows Media Player abrem-se automaticamente para apresentar/reproduzir a pr-visualizao da foto/clip de vdeo.

Portugus Portugus

Nota: Por defeito, todas as fotos e vdeos so guardados na pasta Minhas imagens e Os meus vdeos.

Utilizar a Acer OrbiCam como webcam


A Acer OrbiCam automaticamente seleccionada como o dispositivo de captura das aplicaes de Instant Messenger (IM). Para utilizar a Acer OrbiCam como webcam, abra o servio IM e seleccione a funcionalidade vdeo/webcam. Pode agora transmitir a partir do local onde se encontra para um parceiro do servio IM em qualquer parte do mundo.

Activar o Acer VisageON


A tecnologia Acer VisageON possui duas funcionalidades: Face tracking e Video effects (apenas em modelos seleccionados). A funcionalidade de alinhamento facial segue os movimentos da sua cabea e centra automaticamente a sua face na janela de captura. A funcionalidade de efeitos de vdeo permite seleccionar e aplicar um efeito s suas transmisses de vdeo.

Nota: A funcionalidade de alinhamento facial no capaz de centrar a sua face para alm da moldura da janela de captura. Os movimentos de cabea mais reduzidos so seguidos com mais eficcia.

40
Para activar o Acer VisageON: 1 Clique com o boto do lado direito do rato neste cone e seleccione VisageON no menu de contexto.

Portugus Portugus

Aparece a janela VisageON.

Seleccione e aplique o efeito de vdeo a partir da seco esquerda da janela VisageON. Altere as opes e definies do alinhamento facial a partir da seco direita.

Utilizar a funcionalidade de alinhamento facial


Para utilizar a funcionalidade de alinhamento facial: 1 Clique na seta par abaixo do cone da esquerda e depois seleccione Single User ou Multiple Users no menu de contexto. Para utilizadores mltiplos, a funcionalidade de alinhamento facial centra automaticamente as faces de todos os utilizadores na janela de captura, caso contrrio o utilitrio centra a face do utilizador mais prximo da cmara.

41
2 Clique no cone do lado direito para aumentar/diminuir o zoom ou repor a visualizao actual.

Portugus Portugus

Clique em VisageON para apresentar o menu de contexto que permite configurar as definies da cmara, alinhamento facial e efeitos de vdeo.

Utilizar efeitos de vdeo (apenas modelos seleccionados)


A seco Video Settings permite seleccionar um avatar ou efeito de vdeo acessrio a partir da lista. Para seleccionar um efeito: 1 Clique no cone circundado para visualizar os efeitos de vdeo disponveis. Aparece a janela Video Effect Selection.

42
2 Clique no efeito de vdeo a utilizar. O efeito seleccionado aparece na seco de efeitos de vdeo da janela VisageON.

Portugus Portugus

Notas: Ao utilizar avatares, pode ter de calibrar os pontos faciais para alcanar um melhor seguimento. Siga as instrues que aparecem no ecr da janela do VisageON para continuar. Pode utilizar efeitos de vdeo ao utilizar a cmara para sesses de conversao/vdeo IM ou chamadas em conferncia.

43

Utilizar os utilitrios de sistema


Nota: Os utilitarios do sistema funcionam apenas com o Microsoft Windows XP. Portugus Portugus

Acer GridVista (compatvel com monitor duplo)


Nota: Esta funcionalidade s est disponvel em alguns modelos. Para activar o recurso de dois monitores do seu notebook. Primeiro, certifiquese de que o monitor est ligado. Em seguida, seleccione Iniciar, Painel de controlo, Visualizao e clique em Definies. Seleccione o cone do monitor secundrio (2) na caixa de visualizao e clique na caixa de verificao Expandir o ambiente de trabalho do Windows at este monitor. Finalmente, resta Aplicar as novas definies e clicar em OK para terminar o processo.

Acer GridVista um prtico utilitrio que oferece quatro configuraes de exibio predefinidas para que os utilizadores vejam vrias janelas no mesmo ecr. Para aceder a esta funo, v a Iniciar, Todos os programas e clique em Acer GridVista. Pode escolher qualquer uma das quatro configuraes indicadas abaixo.

44

1
Portugus Portugus

2 3

1 2

1 2

3 4

Duplo (vertical), triplo (principal esquerda), triplo (principal direita) ou Qudruplo Acer GridVista compatvel com monitor duplo, permitindo que dois monitores sejam partilhados independentemente. A configurao de Acer GridVista simples: 1 2 3 Execute o Acer GridVista e seleccione a configurao preferida para o ecr de cada monitor a partir da barra de tarefas. Arraste e largue cada janela na grade apropriada. Aproveite a convenincia de uma rea de trabalho bem organizada.

Nota: Certifique-se de que a definio de resoluo do segundo monitor est ajustada de acordo com o valor recomendado pelo fabricante.

45

Launch Manager

Portugus Portugus

O Launch Manager permite configurar os 4 botes de activao rpida que se encontram acima do teclado. Para a localizao dos botes de activao rpida, ver "Botes de activao rpida" na pgina 25. Pode aceder ao Launch Manager fazendo clique sobre Iniciar, Todos os programas, Launch Manager para executar a aplicao.

46

Norton AntiVirus
O Norton AntiVirus um software anti-vrus que localiza e repara ficheiros infectados, protegendo-o contra vrus e mantendo os dados contidos no computador a salvo e seguros.

Portugus Portugus

Como verificar vrus com o Norton AntiVirus?


A verificao completa do sistema verifica todos os ficheiros no computador. Para efectuar uma verificao do sistema: 1 Inicie o Norton AntiVirus. Clique duas vezes no cone do Norton AntiVirus na rea de trabalho ou clique no menu Iniciar na barra de tarefas do Windows, realce o item Programas e seleccione Norton AntiVirus. 2 Na janela principal do Norton AntiVirus, clique em Verificar vrus (Scan for viruses).

3 4 5

No painel Verificar vrus, clique em Verificar o meu computador (Scan My computer). Sob Aces (Actions), clique em Verificar (Scan). Depois de ver o resumo, clique em Concludo (Finished).

Pode-se agendar verificaes de vrus personalizadas que funcionam sozinhas na data e hora especificadas ou em intervalos peridicos. Se estiver a usar o computador quando a verificao programada comear, ela ser executada em segundo plano para que voc no tenha que parar seu trabalho. Para obter mais informaes sobre o Norton AntiVirus,consulte o menu Ajuda do Norton AntiVirus.

47

Perguntas frequentes
A lista que se segue relativa a situaes que podem ocorrer durante a utilizao do computador. So fornecidas solues fceis para cada uma das situaes. Portugus Portugus

Liguei o boto de alimentao, mas o computador no arranca nem inicializa.


Observe o indicador de alimentao:

Se no estiver aceso, o computador est sem alimentao. Verifique o seguinte:

Se o computador estiver a funcionar atravs da bateria, esta poder estar fraca e no ser capaz de alimentar o computador. Ligue o adaptador de CA para recarregar a bateria. Certifique-se de que o adaptador de CA est devidamente ligado ao computador e corrente elctrica. H alguma disquete que no seja de inicializao (no do sistema) na unidade USB externa? Remova-a ou substitua-a por uma disquete do sistema e prima <Ctrl> + <Alt> + <Del> para reinicializar o sistema.

Se estiver aceso, verifique o seguinte:

No aparece nada no ecr.


O sistema de gesto de energia do computador apaga automaticamente o ecr para poupar energia. Prima uma tecla qualquer para ligar novamente o ecr. Se ao premir uma tecla o ecr no voltar ao normal, isso poder dever-se a uma destas trs causas:

O nvel de brilho pode estar demasiado baixo. Prima <Fn> + < > (aumentar) para ajustar o nvel de brilho. O dispositivo de visualizao poder estar ajustado para um monitor externo. Prima a tecla de atalho de comutao de visualizao <Fn> + <F5> para repor a visualizao para o computador. Se o indicador de Suspenso estiver aceso, o computador est no mmodo de Suspenso. Prima e solte o boto de alimentao para retomar.

A imagem no aparece na totalidade do ecr.


Cada monitor de computador tem uma resoluo nativa diferente que depende do tamanho do ecr. Se definir uma resoluo mais baixa do que a resoluo nativa, o ecr expandido para preencher o ecr de visualizao do computador. Clique com o boto direito do rato no ambiente de trabalho do Windows e seleccione Propriedades para abrir a caixa de dilogo Propriedades de visualizao. Em seguida, clique no separador Definies para verificar se a resoluo est correctamente definida. As resolues inferiores especificada no aparecem na totalidade do ecr do computador nem de um monitor externo.

48

No h sada de udio do computador.


Verifique o seguinte:

Portugus Portugus

O volume pode estar desligado. Observe o cone de controlo de volume (altifalante) na barra de tarefas do Windows. Se estiver marcado, clique no cone e anule a seleco da opo Tudo sem som. O nvel de volume pode estar demasiado baixo. Observe o cone do controlo de volume na barra de tarefas do Windows. Pode igualmente utilizar os botes de controlo do volume para regular o volume. Consulte "Teclas de atalho" na pgina 30 para obter mais informaes. Se auscultadores, auriculares ou altifalantes externos estiverem ligados porta de sada do computador, os altifalantes internos so desligados automaticamente.

Pretendo ejectar o tabuleiro da unidade ptica sem ligar a alimentao.


Existe um orifcio para ejeco mecnica na unidade ptica. Basta introduzir a ponta de uma esferogrfica ou clip no orifcio e empurrar para ejectar o tabuleiro. (Se a unidade ptica do seu computador for do tipo cujo carregamento dos discos feito atravs de uma ranhura, a mesma no ter um orifcio de ejeco.)

O teclado no responde.
Experimente ligar um teclado externo a uma porta USB do computador. Se funcionar, contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado, uma vez que o cabo do teclado interno poder estar solto.

A porta de infravermelhos no funciona.


Verifique o seguinte:

Certifique-se de que as portas de infravermelhos dos dois dispositivos esto voltadas uma para a outra (+/- 15 graus) e a uma distncia mxima de 1 metro. Certifique-se de que o espao entre as duas portas de infravermelhos est desimpedido. As portas no podem estar bloqueadas. Certifique-se de que tem o software adequado em ambos os dispositivos (para transferncia de ficheiros) ou de que tem os controladores correctos (para impresso atravs de uma impressora de infravermelhos). Durante a operao POST, prima a tecla <F2> para aceder ao utilitrio BIOS e verificar se a porta de infravermelhos est activada. Certifique-se de que ambos os dispositivos so compatveis com IrDA.

49

A impressora no funciona.
Verifique o seguinte:

Certifique-se de que a impressora est conectada a uma tomada elctrica e que est ligada (On). Certifique-se de que o cabo da impressora est firmemente ligado na porta paralela do computador ou porta USB e porta correspondente na impressora. Portugus Portugus

Pretendo configurar a minha localizao para utilizar o modem interno.


Para utilizar correctamente o software de comunicaes (por exemplo, HyperTerminal) necessrio configurar a sua localizao: 1 2 3 Clique em Iniciar, Definies, Painel de controlo. Clique duas vezes em Opes de telefone e modem. Clique em Regras de marcao e inicie a configurao da localizao.

Consulte o manual do Windows.

Nota: Ao iniciar o seu computador porttil pela primeira vez, note que pode ignorar a Configurao de ligao Internet, j que esta no necessria para completar a instalao do sistema operativo. Aps a configurao do sistema operativo, pode efectuar a configurao de ligao Internet.

Quero repor as definies originais no meu computador sem o CD de recuperao.

Nota: Se a verso do seu sistema de diversos idiomas, o sistema operativo e o idioma que seleccionar ao ligar o sistema pela primeira vez sero as nicas opes para futuras operaes de recuperao. Este processo de recuperao ajud-lo- a recuperar a unidade C: com o contedo original do software que estava instalado quando adquiriu o seu computador porttil. Siga os passos abaixo para reconfigurar a unidade C:. (A unidade C: ser reformatada e todos os dados sero eliminados.) importante fazer cpias de segurana de todos os ficheiros de dados antes de utilizar este opo.

50
Antes de executar uma operao de restauro, verifique as definies da BIOS. 1 2 Verifique se a funo Acer disk-to-disk recovery est activada ou no. Certifique-se de que a definio D2D Recovery em Main est Enabled (activada). Saia do utilitrio BIOS e guarde as alteraes. O sistema ser reinicializado.

Portugus Portugus

Nota: Para activar o utilitrio BIOS, prima <F2> durante POST. Para iniciar o processo de recuperao: 1 2 3 Reinicialize o sistema. Enquanto estiver a ser exibido o logtipo da Acer, prima <Alt> + <F10> ao mesmo tempo para entrar no processo de recuperao. Consulte as instrues no ecr para executar a recuperao do sistema.

Importante! Esta funcionalidade ocupa 3 a 4 GB numa partio oculta do seu disco rgido.

51

Pedir assistncia
Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW)
Portugus Portugus O seu computador est protegido por uma Garantia Internacional de Viagem (ITW) que proporciona segurana e tranquilidade ao viajar. A nossa rede mundial de centros de assistncia tcnica existe para o ajudar sempre que necessrio. O computador vem acompanhado de um passaporte ITW. Este passaporte contm todas as informaes necessrias acerca do programa ITW. Neste guia prtico encontrar uma lista com os centros de assistncia tcnica autorizados. Leia atentamente este passaporte. Tenha sempre mo o passaporte ITW, especialmente ao viajar, para poder desfrutar das vantagens dos nossos centros de assistncia. Coloque a prova de compra do equipamento no bolso localizado na cobertura frontal do passaporte ITW. Se o pas de destino no tiver um centro de assistncia tcnica ITW autorizado pela Acer, poder contactar qualquer uma das nossas agncias em todo o mundo. Para mais informaes, visite http://global.acer.com.

Antes de telefonar
Tenha junto de si as seguintes informaes quando telefonar para o servio online da Acer, e tenha o computador a funcionar. Com o seu apoio, podemos reduzir a durao da chamada e ajud-lo a resolver os problemas de uma forma eficaz. Se o seu computador emitir mensagens de erro ou sinais sonoros, anoteos no momento em que surgirem no ecr (ou o nmero e a sequncia no caso dos sinais sonoros). So-lhe solicitadas as informaes seguintes: Nome: ________________________________________________________________ Endereo: _____________________________________________________________ Nmero de telefone: ___________________________________________________ Mquina e tipo de modelo: _____________________________________________ Nmero de srie: ______________________________________________________ Data da aquisio: _____________________________________________________

52

Acer Arcade
O Acer Arcade um leitor integrado para msica, fotos, TV, filmes DVD e vdeo. Pode ser operado atravs de um dispositivo apontador ou comando distncia.

Portugus Portugus

Para assistir ou escutar, clique ou seleccione um boto de contedo (por exemplo, Msica, Vdeo. etc.) na pgina inicial do Arcade.

Msica - escute ficheiros de msica numa variedade de formatos TV - Veja e grave programas de TV digital ou analgica (opcional) Cinema - assista a DVDs ou VCDs Vdeo - assista e edite clips de vdeo lbum - veja fotos armazenadas no disco rgido ou em qualquer suporte amovvel

Nota: Ao assistir a vdeos, DVD ou apresentaes de diapositivos, as funcionalidades de proteco de ecr e poupana de energia no estaro disponveis.

53

Comando distncia de 48 botes


Se o seu Aspire for fornecido com uma placa sintonizadora de TV, includo um comando distncia de 48 botes para usar com o software Acer Arcade. A tabela abaixo explica as funes deste controlador.

1 2 3

14 15

Portugus Portugus

16 4 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

5 6 7 8 9 10 11 12 13

Ateno! Os botes Arcade e Power tm funes diferentes consoante o modo actual. Ver abaixo para mais pormenores. As funes dos botes podem variar consoante as suas definies de opo de energia. Para aceder ao Arcade em modo Windows, pressione o boto Arcade para iniciar o Acer Arcade. Pressione novamente, em qualquer altura, para voltar ao menu principal. Se pressionar novamente o boto Arcade fechar o modo Arcade. Pressionar o boto Power colocar o computador porttil em modo Standby. Pressione novamente para retomar.

54

Funes remotas
# 1 Item Record Arcade Botes coloridos Botes 0-9 Last Ch Anterior CH + / Retroceder Pausa Reproduzir Back Botes de navegao/ OK Ch scan Live TV Power TeleText/CC Full Screen Capture Repeat Mute Seguinte VOL + / Avano rpido Descrio Gravar TV Abrir/sair do Acer Arcade; voltar pgina principal do Arcade Funes de atalho do teletexto* Introduzir nmeros dos canais de TV Voltar ao canal anterior Retroceder uma faixa de msica, captulo de DVD ou foto Mudar de canal para cima e para baixo Retroceder em itens multimdia Pausar udio, vdeo, apresentaes de diapositivos, TV gravada ou em tempo real Reproduzir seleco Voltar pgina anterior Navegue pelas seleces e itens de menu, OK para seleccionar opo, introduzir, reproduzir e pausa. Atalho para a pgina de busca de canais; busca de canais de TV Abrir modo Live TV Desligar; repousar (dependendo do modo) Abrir Teletexto*/ legendagem Alternar entre visualizao de ecr inteiro e janela Capturar o ecr TV/Vdeo actual Repetir a faixa de msica Alternar entre udio ligado/desligado Saltar uma msica, captulo DVD ou foto Aumentar ou diminuir o volume de reproduo Avanar rapidamente nos itens multimdia

Portugus Portugus

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

55
# 24 25 26 27 28 29 30 Item DVD menu Parar Language Info/EPG Subtitle Angle SAP Descrio Abrir ecr do menu DVD Parar a reproduo ou operao de gravao actual Abrir o menu de idiomas de DVD** Mostrar informaes de guia de DVD ou TV Abrir menu da legendagem** Alternar entre os diferentes ngulos de visualizao** Alternar entre os modos de som (mono, estreo, etc.) Portugus Portugus

*Apenas para regies com Teletexto. **Dependente do contedo individual do DVD.

56

Localizao e reproduo do contedo


Faa clique num boto na pgina inicial do Acer Arcade para abrir a pgina inicial correspondente. A pgina de contedo tem botes esquerda e uma rea de procura direita. Se um boto mostrar uma de vrias opes, tal como ordem de classificao, a definio actual indicada por um crculo colorido brilhante no boto. Para seleccionar o contedo, faa clique num item na rea de contedo. Quando houver mais de uma unidade de CD ou DVD, todas sero mostradas. As imagens e os vdeos so mostrados como ficheiros (com miniaturas) e organizados em pastas. Para examinar uma pasta, faa clique para abri-la. Para ir a uma pasta acima da actual, faa clique no boto Um nvel acima. Se houver mais contedo do que cabe numa pgina, utilize os botes na parte inferior direita para navegar pelas pginas.

Portugus Portugus

Nota: Para informaes mais detalhadas relativas s caractersticas do Acer Arcade, consulte o menu Arcade Help. Este pode ser acedido a partir da pgina inicial do Arcade, seleccionando Ajuda .

Definies
No Acer Arcade existem definies que permitem ajustar com preciso o desempenho, para que este se adeque ao aparelho e s suas preferncias pessoais. Para aceder a pgina Definies, clique no cone no canto superior direito da pgina principal. que se encontra

Clique em Acer Arcade Help para uma ajuda completa relativa a cada modo Arcade. Em Definies de visualizao: Para ver filmes utilize a opo Screen ratio para escolher entre ecr de visualizao standard (4:3) ou amplo (16:9). A opo de tipo de visualizao de filme a 4:3 permite seleccionar entre os modos CinemaVision e Letterbox.

Acer CinemaVision uma tecnologia de alargamento de vdeo no-linear que produz uma distoro mnima no centro da imagem. A opo Letterbox apresenta contedo de filme amplo (widescreen) no seu aspecto original e acrescenta barras negras no topo e no fundo do ecr.

57
Perfil de cor permite escolher entre Original ou ClearVision.

Acer ClearVision uma tecnologia de melhoramento de vdeo que detecta contedo vdeo e ajusta de forma dinmica os nveis de brilho/ contraste/saturao para que no tenha necessidade de alterar as definies de cor se o filme que est a ver contiver cenas demasiado escuras ou demasiado claras.

Portugus Portugus

Em Definies de udio: Utilize ambiente de altifalantes para escolher entre altifalantes, SPDIF, 2 ou mais altifalantes, consoante o seu equipamento udio. O modo de Sada deve ser definido como Estreo se estiver a ouvir atravs de altifalantes, Dolby Surround ou Virtual Surround Sound se estiver a utilizar auscultadores.

Nota: Se os seus altifalantes no forem capazes de reproduzir sinais de baixa frequncia, recomenda-se que no seleccione Virtual Surround Sound, para evitar danific-los. Clique em Abrir o assistente de configurao para alterar as suas definies de arranque originais. Faa clique no boto Acerca do Acer Arcade para abrir uma pgina com as informaes acerca da verso e de copyright. Clique em Restaurar predefinies para repor as definies do Acer Arcade para os valores predefinidos.

Controlos do Arcade
Ao assistir a clips de vdeo, filmes ou apresentaes de diapositivos em ecr inteiro, aparecem dois painis de controlo ao mover o apontador. Eles desaparecem automaticamente depois de alguns segundos. O painel Controlos de navegao aparecer na parte superior e o painel Controlos do reprodutor aparece na parte inferior do ecr.

Controlos de navegao
Para retornar pgina inicial do Acer Arcade, clique no boto Inicio (com a forma duma casa) no canto superior esquerdo da janela. Para subir um nvel ao localizar o contedo, faa clique em Um nvel acima. Para voltar ao ecr anterior, clique na seta vermelha. Os botes na parte superior direita (Minimizar, Maximizar e Fechar) tm as funes normais encontradas num PC. Para sair do Arcade, faa clique no boto Fechar no canto superior direito da janela.

58

Controlos do reprodutor
Na parte inferior da janela so apresentados os controlos do leitor utilizados para vdeo, apresentaes de diapositivos, TV, filmes e msica. O grupo esquerda oferece os controlos de reproduo padro (reproduzir, pausar, parar etc...). O grupo direita controla o volume (sem som e aumentar/diminuir o volume).

Portugus Portugus

Nota: Durante a reproduo de DVD e visualizao de TV, existem controlos adicionais direita dos controlos de volume. Estes so abordados em mais detalhe nas seces Cinema e TV deste manual.

Teclado virtual
Sempre que necessitar de introduzir informaes de busca, ou nomear um ficheiro, DVD ou pasta, pode utilizar o teclado virtual do ecr. Pode introduzir com rapidez as informaes necessrias atravs do rato, teclas de cursor ou teclado.

Modo de fundo
Com o Acer Arcade pode continuar a ouvir msica ou a ver Live TV enquanto executa algumas outras funes. TV, vdeo e msica continuaro a ser reproduzidos numa pequena janela no canto inferior esquerdo do ecr. Pode pressionar o boto Parar no comando distncia ou clicar no cone de paragem presente no ecr para parar a reproduo a qualquer momento.

59

Portugus Portugus

Cinema
Se o seu computador possui uma unidade de DVD, possvel reproduzir filme de DVD e CD de Vdeo (VCDs) com o recurso Cinema do Acer Arcade. Este reprodutor tem recursos e controlos dum aparelho de DVD domstico normal. A introduo dum disco na unidade de DVD inicia automaticamente a reproduo do filme. Para controlar o filme, aparece o painel de controlo do leitor no fundo da janela quando move o apontador. Se mais de uma unidade ptica contiver um disco reproduzvel, faa clique no boto Cinema na pgina inicial para abrir a pgina de contedo Cinema e, em seguida, seleccione o disco que deseja assistir a partir da lista direita. Ao assistir a DVDs, os seguintes controlos adicionais aparecem no painel:

Menu principal Legendas Idioma Instantneo ngulo

O disco em reproduo ser mostrado na rea acima da lista de unidades. Esta pgina tambm aparecer ao premir o boto Parar durante um filme. Os botes no lado esquerdo permitem retomar o filme do ponto onde foi parado, reiniciar do comeo, saltar ao menu de DVD, ejectar o disco e ir pgina Definies de DVD.

60

Definies
Para aceder as definies de Cinema, clique primeiro no boto Definies no menu principal e, depois, clique em Cinema. Isto permite alterar as definies de Vdeo e Idioma.

Portugus Portugus

Definies controla as sadas de udio e legendagem de DVD. Legendas selecciona o idioma predefinido para legendagem em DVD, quando disponvel. A definio de fbrica Desligado. Legendas fechadas liga as legendas fechadas de comentrios em DVD. Esta funo exibe legendas codificadas no sinal de vdeo que descrevem aces e dilogos no ecr para deficientes auditivos. A definio de fbrica Desligado. udio selecciona o idioma predefinido para ttulos de DVD. Mostrar quando sem som permite escolher a opo de ligar a legendagem ou legendagem fechada (comentrios) quando, por alguma razo, desliga o som.

lbum
O Acer Arcade permite ver fotos digitais individualmente ou como uma apresentao de diapositivos, a partir de qualquer unidade disponvel do computador. Faa clique no boto lbum na pgina inicial do Acer Arcade para mostrar a pgina principal do lbum.

A rea de contedo direita mostra tanto as imagens individuais como as pastas. Faa clique numa pasta para abri-la. Para ver uma apresentao de diapositivos, abra a pasta que contm as imagens que deseja visualizar e, em seguida, clique em Reprod apres diap. A apresentao de diapositivos reproduzida em ecr inteiro. Utilize o painel de controlo para controlar a apresentao de diapositivos. Tambm possvel ver uma nica imagem fazendo clique na mesma. Isso abre a imagem em ecr inteiro.

61
Pode utilizar os comandos de ecr do leitor para aumentar e diminuir o zoom, e alargar a imagem em quatro direces.

Editar imagens
Escolha Editar, e pode Rodar, Retirar olhos vermelhos e Arranjar automaticamente (optimiza o brilho e o contraste) as imagens para melhorar a aparncia das suas imagens. Portugus Portugus

Definies de apresentao de diapositivos


Para mudar as definies de apresentao de diapositivos, clique no boto Avanadas na pgina lbum e seleccione Definies. Durao do diapositivo determina por quanto tempo o diapositivo mostrado antes de avanar automaticamente para a imagem seguinte na apresentao de diapositivos. Transio na apresentao de diapositivos define o estilo da transio utilizada entre imagens; pode escolher de entre os modos de transio Movimento, Clula, Desvanecimento, Aleatrio, Limpar, Deslizar, Pgina e Nenhum. Para adicionar msica de fundo a uma apresentao de diapositivos, clique na opo Msica de reproduo de diapositivos. A pgina de Msica de reproduo de diapositivos pede para escolher uma msica da sua biblioteca pessoal de msicas. Clique em Restaurar predefinies para repor as definies para os valores predefinidos.

Vdeo
Para abrir a funo Vdeo, faa clique em Vdeo na pgina inicial do Arcade.

Nota: A funcionalidade Vdeo foi concebida para reproduzir muitos formatos diferentes de vdeo. Consulte a seco de ajuda em Vdeo para obter uma lista completa de formatos compatveis. Utilize a funo Cinema se desejar assistir a um DVD ou VCD.

Reproduo dum ficheiro de vdeo


Faa clique no boto Reproduo para assistir a ficheiros de vdeo. A pgina Vdeo mostra os ficheiros de vdeo na rea de contedo, no lado direito. Estes esto organizados por pastas, enquanto que uma imagem em miniatura mostra o primeiro fotograma de cada vdeo. Clique num ficheiro de vdeo para reproduzi-lo em ecr inteiro. O vdeo reproduzido em ecr inteiro. Para retornar pgina Vdeo, faa clique em Parar.

62

Captura de vdeo (apenas para modelos de TV)


O Acer Arcade permite capturar e gravar clips de vdeo a partir de outros dispositivos externos, tais como um leitor DVD ou uma cmara de vdeo. Clique em Dispositivo de captura na pgina de vdeo e seleccione a fonte que est a usar para entrada de vdeo. Escolha entre S-video e Composite. Para capturar um clip de vdeo necessita de clicar no boto vermelho de gravao presente nos controlos de ecr. A pasta de destino pode ser definida a partir do menu Definies. Clicar em Avanadas e seleccionar Definies permite-lhe definir a qualidade do vdeo capturado. Pode escolher entre Bom, Melhor ou ptimo. Na captura de clips de vdeo, seleccionar uma qualidade mais elevada resulta num ficheiro de maiores dimenses.

Portugus Portugus

Instantneo
O modo InstantneoEst disponvel nos modos Cinema, Vdeo e TV. Esta funo pode ser utilizada para capturar a imagem de ecr num dado momento. capturado um fotograma nico e guardado num directrio designado pelo utilizador. O directrio de destino pode ser alterado no menu Definies.

Editar vdeo
O Acer Arcade oferece a capacidade de editar em filme clips de vdeo, fotos e filmagens capturadas a partir de uma cmara de vdeo. Pode tambm seleccionar um estilo de filme e adicionar efeitos especiais de transio e msica para criar o vdeo amador perfeito. Para editar um filme, clique em Avanadas e depois seleccione Editar vdeo. A seguir seleccione nas suas pastas os clips que pretende editar. Para completar o seu filme pode tambm escolher um Estilo de filme, Msica de fundo, a perfeita relao entre msica e udio, e a durao do filme. Cenas seleccionadas podem ser utilizado para incluir as suas cenas favoritas ou mais importantes, ou pode deixar as decises de edio para o programa de edio. Quando estiver terminado, o filme final pode ento ser gravado em disco para ser partilhado com famlia e amigos.

Nota: Para mais pormenores sobre edio de vdeo e funcionalidades associadas, consulte o menu de ajuda do Acer Arcade.

63

Msica
Para aceder sua coleco de msicas, faa clique no boto Msica na pgina inicial do Acer Arcade para abrir a pgina inicial de Msica. Seleccione a pasta, CD ou categoria que contm a msica que deseja escutar. Faa clique em Reproduzir para escutar o CD inteiro desde o comeo, ou seleccione a msica que deseja ouvir a partir da lista na rea de contedo. As msicas na pasta so mostradas na rea de contedos, enquanto que o lado esquerdo apresenta os controlos Reproduzir, Misturar e Repetir tudo. A opo Visualizar permite assistir a imagens visuais geradas por computador enquanto ouve msica. Ao reproduzir as msicas, o painel de controlo na parte inferior da pgina facilita o ajustar do volume ou o controlo de reproduo. Para extrair msica de um CD udio, aps inserir o CD, clique em Extrair CD. Na pgina que aparece, seleccione as msicas que deseja extrair (ou clique em Seleccionar ou Limpar tudo) e, em seguida, clique em Iniciar extraco. O progresso da operao de extraco apresentado no ecr. Pode alterar a qualidade de ficheiro das faixas extradas clicando em Definies. Portugus Portugus

TV (para modelos seleccionados)


O Arcade permite-lhe ver televiso a partir do seu computador. Clique no boto TV na pgina inicial para abrir a pgina principal de TV. A opo Live TV apresenta TV no ecr. Pressione Escape em qualquer momento para voltar ao Arcade. Ao ver TV, aparecem botes adicionais nos controlos de reproduo: Canal anterior (muda para o canal anterior), Canal posterior (muda para o canal seguinte), Instantneo (tira uma instantneo do fotograma actual de vdeo), Teletexto (abre a funo de teletexto) e Gravar (grava contedo de TV como ficheiro de vdeo). A opo TV gravada permite-lhe visualizar ficheiros que tenha gravado da TV. Consulte TV gravada. A opo Horrio permite-lhe configurar os horrios de gravao de TV para ver posteriormente. Consulte Gravaes agendadas. A opo Guia de programas permite-lhe ver as informaes de programas para todos os canais. Consulte Guia de programas. A opo Encontrar programa permite-lhe procurar um tipo especfico de programa. O boto Definies abre uma pgina que contm as definies de TV. Consulte Definies de TV para mais informaes.

Nota: Para informaes sobre como configurar e operar o modo TV do Arcade, consulte o manual de TV separado.

64

Funcionalidade Time-Shift
O Arcade possui tambm uma funo Time-Shift (gravao em paralelo) que pode ser activada. Para criar uma reproduo instantnea, o Arcade grava a emisso de TV como um ficheiro, criando uma pequena diferena de tempo entre a emisso real e o contedo de TV que est a visualizar. (O ficheiro de reproduo instantnea no pode ser gravado, e no pode visualizar este ficheiro na janela de TV gravada.) Pode navegar avanando e retrocedendo num ficheiro para criar uma reproduo instantnea ou para ignorar anncios de publicidade.

Portugus Portugus

Nota: Uma das suas unidades locais deve possuir, no mnimo, 2 GB de espao livre para ser permitida a funo de reproduo instantnea. Clique em < Clique em < < > para pausar a reproduo ou < > para retroceder ou < > para continuar a ver.

> para avanar rapidamente. Clique em

> para seguir para o incio da gravao de reproduo instantnea ou clique > para seguir para o final da gravao de reproduo instantnea.

em <

Nota: Como o contedo de TV que visualiza est sempre ligeiramente atrasado em relao emisso de TV em tempo real, seguir para o final da gravao de reproduo instantnea o mais prximo de visualizar TV em tempo real que o Arcade permite.

TV gravada
A pgina TV gravada mostra os ficheiros gravados. Uma imagem em miniatura mostra o primeiro fotograma de cada ficheiro. Clique num ficheiro de TV gravado para o reproduzir. O vdeo reproduzido em ecr inteiro. Para voltar pgina de TV, clique em Parar.Para uma descrio das opes presentes nesta pgina, consulte Vdeos.

Agendar gravaes
Para definir um horrio de gravao de TV, clique em Horrio e, a seguir, em Novo horrio. Na pgina que se abre, seleccione o Canal que pretende gravar e o intervalo de gravao. Defina a Data de incio, Hora de incio e Hora de trmino do programa que pretende gravar. Clique em Confirmar horrio para activar o horrio de gravao, ou Cancelar para desistir sem aceitar o horrio. Seleccione Eliminar horrio para eliminar o horrio de gravao que criou anteriormente.

65
Clique num horrio de gravao existente para o abrir para alteraes. Para alterar a ordem de apresentao dos horrios, clique em Ordenar por canal ou Ordenar por data.

Guia de programas
Portugus Portugus Clique no boto Guia de programas para visualizar os detalhes das listas de programao de cada canal. Estas listagens e informaes so fornecidas pelo Electronic Program Guide (Guia electrnico de programao).

Encontrar programa
Clicar no boto Encontrar programa permite procurar programas por nmero de canal ou categoria.

Definies de TV
Para alterar as definies de TV, clique no boto TV na pgina de Definies ou no boto Definies na pgina principal de TV. Existem quatro tipos de definies de TV: definies de Sinal, Canal, Gravao e Guia.

Definies de sinal
Clique em Dispositivo de captura para seleccionar entre entrada de TV analgica ou digital para o sinal de TV. Seleccione Fonte de TV para escolher a fonte do sinal. A opo Regio permite-lhe seleccionar o pas ou regio onde se encontra o fornecedor de servios por cabo. Pode tambm activar e desactivar a funo Time-Shift.

Definies de canal
Se no existir uma lista de canais, clique em Pesquisar canais. O seu computador efectuar uma pesquisa e mostrar uma lista dos canais de TV disponveis. Clique em Pesquisar canais para pesquisar novamente e substituir a ordem de canais existente.

Definies de gravao
A opo Qualidade de gravao permite-lhe definir a qualidade de vdeo gravado a partir da TV. Na gravao de programas de TV, seleccionar uma qualidade mais elevada resulta num ficheiro de maiores dimenses. Pode seleccionar tambm o destino de qualquer gravao de TV.

66

Definies de guia
Clique em Fonte EPG para seleccionar a fonte das listagens de programas EPG. Estas diferem consoante a regio. Clique em Restaurar predefinies para repor as definies para os valores predefinidos.

Portugus Portugus

Utilizar funes de teletexto


Para regies com servio de teletexto, o teletexto pode ser activado atravs do controlador de ecr no comando distncia. Pressionando o boto Teletexto no comando distncia abre o Teletexto. Se pressionar novamente abre o modo de transparncia (o texto tem as imagens da TV como pano de fundo), e se pressionar uma vez mais, volta imagem de TV. Para navegar com a funo de Teletexto, pode:

Clicar nos botes coloridos para seguir os atalhos coloridos apresentados no ecr. Clicar num nmero de pgina de ecr para seguir para essa pgina. Utilizar os botes numricos para introduzir directamente um nmero de pgina. Utilize os botes para cima/para baixo no comando distncia para navegar pelos nmeros de pginas, seguido de OK para seleccionar. Utilize os botes de esquerda e direita para percorrer as pginas secundrias.

Nota: A funo de instantneo est disponvel quando o Teletexto est activo.

67

Fazer DVD
O Acer Arcade proporciona uma soluo fcil e completa para gravao de dados, udio, fotos e vdeo. Pode gravar e partilhar qualquer combinao de dados, msica, fotos e vdeo em CD ou em DVD directamente do modo Fazer DVD ou outros modos multimdia do Acer Arcade.

Portugus Portugus

Criar CD/DVD
Com o Acer Arcade possvel criar CD ou DVD directamente a partir do menu principal, ou a partir de qualquer outro meio multimdia que esteja a usar. A opo de gravao de DVD pode ser encontrada no menu Avanadas ou Principal dos modos multimdia Vdeo, lbum e Msica. Pode gravar as suas msicas favoritas num CD ou converter msicas da sua coleco para MP3 e outros formatos populares de udio. Pode at criar CD de MP3 com mais de 100 das suas msicas favoritas e ouvi-las no seu PC ou leitor de CD de MP3. Com o Arcade pode tambm transformar as suas fotos digitais em apresentaes de diapositivos com msica de fundo, ou copiar clips da TV e de filmes para um vdeo amador. Pode partilhar todos os eventos com os seus amigos e a sua famlia, podendo reproduzi-los na maioria dos leitores de DVD. Pode at acrescentar menus de temas personalizados e msica de menus. tambm possvel gravar CD/DVD combinados com msica, fotos, filmes e clips de TV, tudo ao mesmo tempo. As possibilidades so infinitas! Para pormenores especificamente relacionados com cada uma destas opes, clique no boto Ajuda para abrir o menu de ajuda do Arcade.

Compatibilidade de tipos de ficheiros


Para mais pormenores relativos compatibilidade de ficheiros, consulte a primeira pgina do menu de ajuda on-line do Arcade relativamente a cada meio multimdia.

68

Levar o seu computador porttil consigo


Portugus Portugus
Este captulo d-lhe sugestes e dicas sobre como se preparar quando viaja com o computador.

Desligar do ambiente de trabalho


Para desligar o seu computador dos acessrios externos, siga os passos a seguir indicados: 1 2 3 4 5 6 7 Guarde os ficheiros abertos. Remova qualquer item de mdia, disquete ou disco compacto da(s) unidade(s). Encerre o computador. Feche a cobertura do monitor. Desligue o cabo elctrico do adaptador de CA. Desligue o teclado, o dispositivo apontador, a impressora, o monitor externo e outros dispositivos externos. Se estiver a utilizar uma fechadura Kensington para proteger o seu computador, liberte-a.

Transporte
Quando vai apenas deslocar-se uma curta distncia, como por exemplo, do seu escritrio para uma sala de reunies.

Preparao do computador
Antes de mover o computador, feche e trave a cobertura do monitor para coloc-lo no modo de Suspenso. Pode agora transportar com segurana o computador para qualquer parte dentro do edifcio. Para retirar o computador do modo de Suspenso, abra o monitor e a seguir prima e solte o boto de alimentao. Se levar o computador para o escritrio de um cliente ou para um edifcio diferente, pode desligar o computador: Clique em Iniciar, Desligar computador ou Desligar (Windows XP). Ou

69
Pode pr o computador no modo de Suspenso premindo <Fn> + <F4>. Depois feche e trave a cobertura do ecr. Quando estiver preparado para utilizar o computador novamente, destrave e abra o ecr, e prima e solte o boto de alimentao. Portugus Portugus

Nota: Se o indicador de Suspenso estiver desligado, o computador entrou no modo de Hibernao desligou-se. Se o indicador de alimentao estiver desligado mas o indicador de Suspenso estiver ligado, o computador entrou no modo de Suspenso. Em ambos os caos, prima e solte o boto de alimentao para voltar a ligar o computador. Tenha em ateno que o computador poder entrar no modo de Hibernao se permanecer no modo de Suspenso por algum tempo.

O que levar para as reunies


Se a sua reunio for de curta durao, no precisar provavelmente de levar mais nada alm do computador. Se a sua reunio for de mais longa durao, ou se a bateria no estiver totalmente carregada, ser aconselhvel levar o adaptador de CA para o poder ligar ao computador na sala de reunies. Se a sala de reunies no tiver uma tomada elctrica, reduza o escoamento da bateria, colocando o computador no modo de Suspenso. Prima <Fn> + <F4> ou feche a cobertura do monitor sempre que no estiver a utilizar o computador. Em ambos os casos, prima e solte o boto de alimentao para voltar a ligar o computador.

Levar o computador para casa


Quando transportar o computador do escritrio para casa ou vice-versa.

Preparao do computador
Depois de desligar o computador do ambiente de trabalho, siga os passos a seguir indicados para preparar o computador para o transporte para casa:

Verifique se retirou todos os itens de mdia e discos compactos da(s) unidade(s). A no remoo dos itens poder causar danos na cabea da unidade. Coloque o computador numa embalagem protectora que evite que o computador deslize, e acomode-o de forma a proteg-lo em caso de queda.

70

Cuidado: evite colocar objectos junto cobertura superior do computador. Exercer presso contra a cobertura superior pode causar danos no ecr.

Portugus Portugus

O que levar consigo


Se ainda no tiver em casa alguns dos seguintes itens, leve-os consigo:

adaptador de CA e cabo de alimentao O manual do utilizador impresso

Consideraes especiais
Siga estas indicaes para proteger o seu computador quando se deslocar de e para o trabalho:

Minimize o efeito da oscilao de temperatura mantendo o computador sempre consigo. Se precisar de se ausentar por um perodo de tempo alargado e no puder transportar o computador, deixe-o na mala do carro para evitar a sua exposio a calor excessivo. As alteraes de temperatura e de humidade podero provocar condensao. Deixe que o computador regresse temperatura ambiente e verifique se existe condensao no monitor antes de ligar o computador. Se a alterao da temperatura for superior a 10 C (18 F), deixe que o computador regresse lentamente temperatura ambiente. Se possvel, deixe o computador durante 30 minutos num ambiente com uma temperatura intermdia entre a temperatura exterior e a interior.

Montar um escritrio em casa


Se em casa trabalha no computador com frequncia, talvez valha a pena adquirir um segundo adaptador de CA para utilizar em casa. Evita assim o transporte de um peso adicional entre a casa e o local de trabalho. Se em casa utilizar o computador por perodos de tempo significativos, poder igualmente acrescentar um teclado externo, um monitor ou um rato.

71

Viajar com o computador


Quando se desloca para locais mais distantes, por exemplo, do seu escritrio para o de um cliente, ou quando viaja localmente.

Preparao do computador
Prepare o computador como faria para o levar para casa. Certifique-se de que a bateria do computador est carregada. A segurana nos aeroportos poder exigir que ligue o seu computador quando o levar para a zona de embarque.

Portugus Portugus

O que levar consigo


Faa-se acompanhar dos objectos a seguir indicados:

Adaptador de CA Baterias de reserva, totalmente carregadas Ficheiros de controladores de impressora adicionais, se pretender utilizar outra impressora

Consideraes especiais
Para alm das directrizes para o transporte do computador para casa, siga as abaixo indicadas para proteger o seu computador quando estiver em viagem:

Transporte sempre o computador como bagagem de cabina. Se possvel, submeta o computador a uma inspeco manual. As mquinas de raios-X para segurana do aeroporto so seguras, mas no passe o computador por um detector de metais. Evite a exposio de disquetes a detectores portteis de metais.

Viajar no estrangeiro com o computador


Quando viaja de pas para pas.

Preparao do computador
Prepare o computador como normalmente faria para viajar.

72

O que levar consigo


Faa-se acompanhar dos objectos a seguir indicados:

Adaptador de CA Cabos de alimentao apropriados ao pas de destino Baterias de reserva, totalmente carregadas Ficheiros de controladores de impressora adicionais, se pretender utilizar outra impressora Prova de compra, no caso de ter de a mostrar a funcionrios da alfndega Passaporte da garantia International Travelers Warranty

Portugus Portugus

Consideraes especiais
Siga as mesmas consideraes especiais utilizadas quando transporta o computador em viagem. Para alm das consideraes anteriores, as indicadas aqui podero ser teis em viagens ao estrangeiro:

Quando viajar para outro pas, verifique se a voltagem local da corrente alternada e as especificaes do cabo de alimentao do adaptador de CA so compatveis. Caso no sejam compatveis, adquira um cabo de alimentao compatvel com a voltagem local da corrente alternada. No utilize kits de converso vendidos para electrodomsticos para alimentar a energia do seu computador. Se utilizar o modem, verifique se existe compatibilidade entre o modem e o conector e o sistema de telecomunicaes do pas de destino.

73

Segurana do computador
O seu computador um investimento valioso de que necessita cuidar. Aprenda como proteger e cuidar do seu computador. Os recursos de segurana incluem bloqueios de hardware e software um cabo de segurana e palavras-passe. Portugus Portugus

Utilizar um fecho de segurana para computador


O computador porttil fornecido com uma ranhura compatvel com fecho Kensington para a colocao de um cabo de segurana. Enrole o cabo de bloqueio de segurana do computador em torno de um objecto imvel, como uma mesa ou o puxador de uma gaveta fechada. Introduza o cabo de segurana na ranhura e rode a chave para proteger o bloqueio. Tambm esto disponveis modelos sem chave.

Utilizao de palavras-passe
So utilizados trs tipos de palavra-passe para proteger o computador de acesso no autorizado. A definio destas palavras-passe cria vrios nveis diferentes de proteco para o seu computador e dados:

A Palavra-passe de Supervisor (Supervisor Password) impede a entrada no autorizada no utilitrio BIOS. Uma vez configurada, ter de registar esta palavra-passe para obter acesso ao utilitrio BIOS. Ver "Utilitrio BIOS" na pgina 85. A Palavra-passe do Utilizador (User Password) protege o computador contra uma utilizao no autorizada. Combine a utilizao desta palavrapasse com pontos de verificao da palavra-passe no arranque e reincio a partir da hibernao, para o mximo de segurana. A t palavra-passe de arranque (Password on Boot) protege o computador de uma utilizao no autorizada. Combine a utilizao desta palavrapasse com pontos de verificao da palavra-passe no arranque e reincio a partir da hibernao, para o mximo de segurana.

Importante! No se esquea da sua palavra-passe! Se se esquecer da palavra-passe, contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia tcnica autorizado.

74

Introduzir palavras-passe
Ao definir uma palavra-passe, uma solicitao de entrada aparece no centro do ecr.

Portugus Portugus

Ao definir a palavra-passe de supervisor, aparece uma solicitao de entrada ao premir <F2> para entrar no utilitrio BIOS na iniciao. Escreva a palavra-passe de supervisor e prima <Enter> para aceder ao utilitrio BIOS. Se voc digitar a senha incorrectamente, aparece uma mensagem de advertncia. Tente novamente e prima <Enter>. Quando a Palavra-passe de utilizador definida e a palavra-passe no arranque est activa, aparece uma solicitao de entrada no arranque. Escreva a Palavra-passe de utilizador e prima <Enter> para utilizar o computador. Se voc digitar a senha incorrectamente, aparece uma mensagem de advertncia. Tente novamente e prima <Enter>.

Importante! Tem trs oportunidades para introduzir uma palavrapasse. Se introduzir a palavra-passe incorrectamente depois de trs tentativas, o sistema pra de funcionar. Prima e mantenha o boto de alimentao durante quatro segundos para desactivar o computador. Depois, ligue novamente o computador e tente outra vez.

Definir palavras-passe
Pode definir palavras-passe atravs do utilitrio BIOS.

75

Expandir atravs de opes


O seu computador porttil oferece-lhe uma completa experincia mvel de computao. Portugus Portugus

Opes de conectividade
As portas permitem ligar dispositivos perifricos ao computador tal como faria com um computador de secretria. Para instrues sobre como ligar diferentes dispositivos externos ao computador, leia a seco seguinte.

Modem de fax/dados
O seu computador possui um fax/modem de dados V.92 de 56 Kbps incorporado.

Ateno! Esta porta do modem no compatvel com linhas de telefone digitais. Ligar o modem a uma linha de telefone digital pode danificar o modem. Para utilizar a porta de fax/modem, ligue um cabo de telefone da porta de modem a uma tomada de telefone.

Ateno! Certifique-se de que o cabo usado apropriado para o pas em que est a trabalhar.

76

Funo de rede incorporada


A funo de rede incorporada permite-lhe ligar o seu computador a uma rede de base Ethernet.

Portugus Portugus

Para usar o recurso de rede, ligue um cabo de Ethernet desde a porta de rede Ethernet (RJ-45) que se encontra no chassis do computador, a uma tomada de rede ou ao hub da rede local.

Infravermelhos rpidos (FIR)


A porta de infravermelhos rpidos (FIR) do computador permite-lhe realizar transferncias de dados com outros computadores e perifricos que possuam a funcionalidade IR, tais como PDA, telemveis e impressoras de infravermelhos. A porta de infravermelhos permite transferir dados a uma velocidade at 4 Mbps a uma distncia de um metro.

77

Universal Serial Bus


A porta Universal Serial Bus (USB) 2.0 um bus srie de alta velocidade que permite ligar perifricos USB sem ter de recorrer a preciosos recursos do sistema.

Portugus Portugus

Porta IEEE 1394


A porta IEEE 1394 do computador, permite-lhe ligar a dispositivos compatveis com a norma IEEE 1394, tais como cmaras de vdeo ou cmaras digitais. Para mais detalhes, consulte a documentao da cmara de vdeo ou digital.

78

Ranhura para carto PC Card


A ranhura para carto PC Card Tipo II presente no computador aceita cartes de PC que optimizem a utilizao e expanso do computador. Estes cartes devem conter o logtipo PC Card. Os cartes PC Card (anteriormente denominados por PCMCIA) so cartes de placas suplementares para computadores portteis, que oferecem as possibilidades de expanso suportadas pelos computadores de secretria. Alguns dos cartes PC mais populares incluem flash, fax/modem de dados, rede LAN sem fios e placas SCSI. CardBus representa um avano relativamente tecnologia do carto PC Card de 16 bits, uma vez que a largura da banda aumentada para 32 bits.

Portugus Portugus

Nota: Consulte o manual do carto para obter pormenores acerca da respectiva instalao, utilizao e funes.

Introduo de um carto PC Card


Insira o carto na ranhura e faa as devidas ligaes (por exemplo, cabo de rede), se necessrio. Consulte o manual do carto para obter pormenores.

Ejeco de um carto PC Card


Antes de ejectar um carto PC Card: 1 2 3 Saia da aplicao que utiliza a placa do carto. Clique no cone PC Card na barra de tarefas e interrompa o funcionamento da placa. Prima uma vez o boto de ejeco da ranhura para o fazer sair; em seguida, prima novamente para ejectar o carto.

79

ExpressCard
O ExpressCard a verso mais recente do carto PC Card. uma interface mais pequena e mais rpida que optimiza a capacidade de utilizao e expanso do seu computador. O ExpressCard suporta uma grande variedade de opes de expanso, incluindo adaptadores de cartes de memria flash, sintonizadores de TV, conectividade Bluetooth e adaptadores IEEE 1394B. O ExpressCard suporta aplicaes USB 2.0 e PCI Express. Portugus Portugus

Importante! Existem dois tipos de carto, ExpressCard/54 e ExpressCard/34 (54 mm e 34 mm), cada um com diferentes funes. Nem todas as ranhuras para ExpressCard suportam ambos os tipos. Consulte o manual do carto para obter pormenores acerca da instalao, utilizao e funes do carto.

Insero de um ExpressCard
Insira o carto na ranhura e empurre com cuidado at ouvir um clique, o que significa que o carto est em posio.
EXPRESS CARD

Ejeco de um ExpressCard
Antes de ejectar um ExpressCard: 1 2 3 Saia da aplicao que est a utilizar o carto. Clique com o boto esquerdo do rato no cone de remoo de hardware na barra de tarefas e interrompa o funcionamento do carto. Com cuidado, empurre o carto para dentro da ranhura e solte, de modo a que o carto saia. A seguir, puxe o carto para fora da ranhura.

80

Instalao de memria
Para instalar memria, siga os passos aqui indicados: 1 Desligue o computador, desligue o adaptador de CA da tomada (se estiver ligado) e remova a bateria. Em seguida, vire o computador para poder ter acesso respectiva base. Remova o parafuso da cobertura da memria; em seguida, levante e remova a cobertura. (a) Introduza o mdulo de memria na diagonal na ranhura e, depois, (b) exera uma ligeira presso at ouvir um pequeno estalido.

Portugus Portugus

2 3

4 5 6

Substitua a cobertura da memria e fixe-a com o parafuso. Volte a instalar a bateria e a ligar o adaptador de CA. Ligue o computador.

O computador detecta e configura de novo automaticamente a dimenso total da memria. Consulte um tcnico qualificado ou entre em contacto com seu revendedor Acer.

81

Ligar os cabos da sua TV e os cabos de entrada AV


Siga as instrues que se seguem para configurar a funo de TV do seu computador porttil Acer Aspire. Portugus Portugus

Sistemas PAL/SECAM e NTSC


1 2 Ligue a ficha RF do cabo PAL/SECAM tomada RF do computador porttil. Ligue a outra extremidade ao cabo da antena da sua TV, utilizando o conversor NTSC, se necessrio.
PAL/SECAM or NTSC

RF

Converter

Home antenna

Importante! Certifique-se de que est a usar o sistema de cabos correcto antes de tentar ligar o cabo da antena.

Antena digital DVB-T da Acer


Para ligar a antena: Ligue o cabo da antena tomada RF do seu computador porttil

RF

Nota:Todos os diagramas devem servir apenas como referncia. O equipamento real pode diferir em aspecto.

82

Para montar a antena:


1 2 Empurre a parte de cima com cuidado, at que a seco inferior salte para fora. Puxe a parte inferior para cima at estar numa posio de 90 graus em relao ao corpo da antena.
1

Portugus Portugus

2 3

3 4

Para garantir boa recepo, a antena deve ser colocada no topo do ecr do seu computador porttil atravs do grampo especial, tal como na imagem. Estique a antena para melhorar a qualidade da recepo.

Nota:A antena compatvel apenas com sistemas de TV digital DVB-T. O mane existente na base da unidade da antena permite tambm fix-la firmemente a uma superfcie metlica, para maior estabilidade e recepo.

83

Ateno! No coloque o man prximo da unidade de disco rgido do seu computador. Isto poder danificar a unidade e/ou os dados. Portugus Portugus

Cabo de entrada AV
O cabo de entrada AV pode ser usado para ligar o seu computador porttil a um leitor de VHS ou cmara de vdeo para visualizar, capturar e gravar clips de vdeo. 1 2 Ligue a extremidade simples do cabo porta de entrada AV do seu computador porttil. Ligue as outras extremidades s tomadas de S-Vdeo ou udio/vdeo Composite do seu leitor de VHS, cmara de vdeo ou outro dispositivo compatvel.

Audio Video

R W Y

R W Y

R W Y

AV-in

Notebook

AV-in

Camcorder

VHS

Nota: podero no ser necessrios cabos de extenso. Para mais pormenores sobre como capturar clips de TV ou vdeo, consulte o ficheiro de ajuda do Acer Arcade.

84

Assistente de configurao de TV Acer Arcade (Windows XP Home e Professional)


Portugus Portugus
Da primeira vez que abre o Acer Arcade, precisa de executar o Assistente de configurao. Efectue os passos que se seguem para completar a configurao da funo de TV: 1 2 Abra o Acer Arcade a partir do menu Iniciar, Todos os programas. Este passo far aparecer o ecr de boas-vindas do Arcade. Clique em Seguinte para abandonar o ecr de boas-vindas e, depois, escolha o tamanho de ecr e ambiente de altifalantes.

85

Utilitrio BIOS
O utilitrio BIOS um programa de configurao de hardware integrado no Sistema Bsico de Input/Ouput (Basic Input/Output System - BIOS) do computador. O computador j est devidamente configurado e optimizado e por isso no necessrio executar este utilitrio. Contudo, se surgirem problemas de configurao, possivelmente ter de executar o programa. Para activar o utilitrio BIOS, prima <F2> durante o autoteste de arranque (Power-On Self Test - POST) enquanto o logtipo do computador porttil est a ser apresentado. Portugus Portugus

Sequncia de inicializao
Para definir a sequncia de inicializao no utilitrio BIOS, active-o e depois seleccione Boot a partir das categorias listadas na parte superior do ecr.

Activar recuperao disco-a-disco


Para activar a recuperao disco-a-disco (recuperao do disco rgido), active o utilitrio BIOS e, depois, seleccione Main a partir das categorias listadas na parte superior do ecr. Localize D2D Recovery na parte inferior do ecr e use as teclas <F5> e <F6> para definir este valor como Enabled.

Palavra-passe
Para definir uma palavra-passe de inicializao, active o utilitrio BIOS, e depois seleccione Security a partir das categorias listadas na parte superior do ecr. Localize Password on boot: e use as teclas <F5> e <F6> para activar esta caracterstica.

86

Utilizao do software
Reproduo de filmes em DVD
Portugus Portugus
Quando o mdulo da unidade de DVD est instalado no compartimento da unidade ptica, pode ver filmes DVD no seu computador. 1 Insira um disco de filme DVD.

Importante! Quando o leitor de DVD iniciado pela primeira vez, o programa solicita a introduo do cdigo da regio. Os discos DVD esto divididos em 6 regies. Quando a unidade DVD estiver definida com um cdigo de regio, reproduzir discos em DVD apenas dessa regio. Pode configurar o cdigo da regio no mximo cinco vezes (incluindo a primeira vez). Depois disso, o ltimo cdigo de regio ficar permanente. Recuperar o disco rgido no repe o nmero de vezes que o cdigo da regio foi instalado. Consulte a tabela a seguir apresentada para obter informaes acerca do cdigo de regio para filmes em DVD. 2 Aps alguns segundos, o filme em DVD inicia-se automaticamente. Pas ou regio E.U.A., Canad Europa, Mdio Oriente, frica do Sul, Japo Sudeste Asitico, Taiwan, Coreia do Sul Amrica Latina, Austrlia, Nova Zelndia Pases da antiga U.R.S.S., alguns pases africanos, ndia Repblica Popular da China

Cdigo da regio 1 2 3 4 5 6

Nota: Para alterar o cdigo da regio, introduza um filme em DVD de uma regio diferente na unidade de DVD. Consulte a ajuda online para obter mais informaes.

87

Gesto de energia
Este computador tem uma unidade incorporada para gesto de energia que monitoriza a actividade do sistema. A actividade do sistema envolve qualquer um, ou mais, dos seguintes dispositivos: teclado, rato, disco rgido, perifricos ligados s computador, e memria de vdeo. Caso no seja detectada qualquer actividade durante um determinado perodo de tempo (chamado perodo de inactividade), o computador pra alguns ou todos estes dispositivos para poupar energia. Este computador utiliza um esquema de gesto de energia que suporta o Advanced Configuration and Power Interface (ACPI), o que permite uma conservao mxima de energia e ao mesmo tempo um desempenho optimizado. O Windows gere todas as tarefas de economia de energia do computador. Portugus Portugus

88

Acer eRecovery Management


Portugus Portugus
O Acer eRecovery Management uma ferramenta para fazer cpias de segurana e restaurar o sistema. O utilizador pode criar e guardar no disco rgido, em CD ou em DVD uma cpia de segurana da configurao actual do sistema. O Acer eRecovery Management constitudo pelas seguintes funes: 1 2 3 4 5 Criar uma cpia de segurana Restaurar a partir de uma cpia de segurana Criar CD de imagem predefinida de fbrica ou gravar o software integrado num CD de aplicao. Reinstalar o software integrado sem o CD Alterar a palavra-passe do Acer eRecovery Management

Este captulo vai gui-lo atravs deste processo.

Nota: Esta funcionalidade s est disponvel em alguns modelos. Para sistemas sem gravador integrado de discos pticos, ligue um gravador externo de discos pticos compatvel com USB ou IEEE1394 antes de entrar no Acer eRecovery Management para realizar tarefas relacionadas com discos pticos.

Criar uma cpia de segurana


Pode criar e guardar cpias de segurana no disco rgido, em CD ou DVD. 1 2 3 4 5 6 Inicialize o Windows XP. Pressione <Alt> + <F10> para abrir o utilitrio Acer eRecovery Management. Introduza a palavra-passe para prosseguir. A palavra-passe predefinida composta por seis zeros. Na janela do Acer eRecovery Management seleccione Recovery settings e clique em Next. Na janela Recovery settings , seleccione Backup snapshot image e clique em Next. Seleccione o mtodo de execuo da cpia de segurana. a b 7 Backup to HDD para armazenar a cpia de segurana do disco na unidade D:. Backup to optical device para armazenar a cpia de segurana do disco em CD ou DVD.

Aps seleccionar o mtodo de execuo da cpia de segurana, clique em Next. Siga as instrues que aparecem no ecr para finalizar o processo.

89

Restaurar a partir de uma cpia de segurana


Pode restaurar cpias de segurana criadas anteriormente (como indicado na seco Create backup) a partir do disco rgido, CD ou DVD. 1 2 3 4 5 Inicialize o Windows XP. Portugus Portugus Pressione <Alt> + <F10> para abrir o utilitrio Acer eRecovery Management. Introduza a palavra-passe para prosseguir. A palavra-passe predefinida composta por seis zeros. Na janela do Acer eRecovery Management seleccione Recovery actions e clique em Next. Seleccione a aco de restauro desejada e siga as instrues que aparecem no ecr para concluir o processo de restauro.

Nota: O item "Restore C:" activado apenas se houver uma cpia de segurana do utilizador guardada no disco rgido (D:\). Consulte a seco Create backup.

Criar um CD com a configurao predefinida de fbrica


Quando no estiverem disponveis o CD do Sistema e o CD de Recuperao, pode cri-los usando esta funcionalidade. 1 2 3 4 5 6 7 Inicialize o Windows XP. Pressione <Alt> + <F10> para abrir o utilitrio Acer eRecovery Management. Introduza a palavra-passe para prosseguir. A palavra-passe predefinida composta por seis zeros. Na janela do Acer eRecovery Management seleccione Recovery settings e clique em Next. Na janela Recovery settings, seleccione Burn image to disk e clique em Next. Na janela Burn image to disk, seleccione 1. Factory default image ou 2. Application CD e clique em Next. Siga as instrues que aparecem no ecr para finalizar o processo.

90

Portugus Portugus

Nota: Seleccione 1. Factory default image quando pretender gravar um disco de iniciao do sistema que contenha o sistema operativo completo do seu computador tal como lhe foi entregue de fbrica. Se pretender ter um disco que lhe permita procurar os contedos e instalar aplicaes e controladores seleccionados, seleccione 2. Application CD este disco no ser prprio para iniciao do sistema.

Reinstalar o software integrado sem o CD


O Acer eRecovery Management armazena internamente o software prinstalado para facilitar a reinstalao de aplicaes e controladores. 1 2 3 4 5 6 Inicialize o Windows XP. Pressione <Alt> + <F10> para abrir o utilitrio Acer eRecovery Management. Introduza a palavra-passe para prosseguir. A palavra-passe predefinida composta por seis zeros. Na janela do Acer eRecovery Management seleccione Recovery actions e clique em Next. Na janela Recovery settings, seleccione Reinstall applications/drivers e clique em Next. Seleccione o controlador/aplicao pretendido e siga as instrues que aparecem no ecr para reinstal-lo.

Na primeira inicializao, o Acer eRecovery Management prepara todo o software necessrio, e pode precisar de alguns segundos para exibir a janela de contedo do software.

91

Alterar a palavra-passe
O Acer eRecovery Management protegido por uma palavra-passe que pode ser alterada pelo utilizador. A palavra-passe usada pelo Acer eRecovery Management e pelo Acer disk-to-disk recovery. Siga os passos abaixo para alterar a palavra-passe no Acer eRecovery Management. 1 2 3 4 5 6 Inicialize o Windows XP. Pressione <Alt> + <F10> para abrir o utilitrio Acer eRecovery Management. Introduza a palavra-passe para prosseguir. A palavra-passe predefinida composta por seis zeros. Na janela do Acer eRecovery Management seleccione Recovery settings e clique em Next. Na janela Recovery settings seleccione Password: Change Acer eRecovery Management password e clique em Next. Siga as instrues que aparecem no ecr para finalizar o processo.

Portugus Portugus

Nota: Se o sistema sofrer uma falha e no inicializar o Windows, pode executar o Acer disk-to-disk recovery para restaurar a configurao predefinida de fbrica em modo DOS.

92

Resoluo de problemas
Portugus Portugus
Este captulo oferece instrues sobre como proceder perante a existncia de problemas comuns do sistema. Se surgir um problema, leia o tpico respectivo antes de chamar um tcnico. Para solucionar problemas mais graves necessrio abrir o computador. No tente abrir o computador sem a ajuda de um tcnico. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado.

Sugestes para a resoluo de problemas


Este computador porttil incorpora um design avanado que apresenta no ecr relatrios relativos a mensagens de erro, de forma a ajud-lo a resolver os problemas. Se o sistema reportar uma mensagem de erro ou se verificar a ocorrncia de um sintoma de erro, consulte "Mensagens de erro", adiante. Se no conseguir resolver o problema, contacte o seu revendedor. Ver "Pedir assistncia" na pgina 51.

Mensagens de erro
Se receber uma mensagem de erro, tome nota da mensagem e adopte a aco correctiva adequada. A tabela seguinte lista as mensagens de erro por ordem alfabtica, juntamente com a aco correctiva recomendada. Mensagens de erro CMOS battery bad CMOS checksum error Disk boot failure Aco correctiva Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado. Introduza uma disquete do sistema (de arranque) na unidade de disquete (A:), e de seguida prima <Enter> para reinicializar. Prima <F2> (durante a operao POST) para aceder ao utilitrio BIOS e, de seguida, prima Exit no utilitrio BIOS para reinicializar. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado.

Equipment configuration error Hard disk 0 error Hard disk 0 extended type error I/O parity error

93
Mensagens de erro Keyboard error or no keyboard connected Keyboard interface error Memory size mismatch Aco correctiva Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado. Contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado. Prima <F2> (durante a operao POST) para aceder ao utilitrio BIOS e, de seguida, prima Exit no utilitrio BIOS para reinicializar.

Se continuar a ter problemas aps adoptar as medidas correctivas, contacte o seu revendedor ou um centro de assistncia autorizado para obter ajuda. Alguns problemas podem ser resolvidos atravs do utilitrio BIOS.

English
Portugus Portugus

94

Avisos de segurana e regulamentaes


Portugus Portugus

Compatibilidade com as normas ENERGY STAR


Como parceira da ENERGY STAR, a Acer Inc. determinou que este produto cumpre as normas ENERGY STAR relativas a eficcia energtica.

Declarao FCC
Este dispositivo foi testado e cumpre os limites de um dispositivo digital Classe B, de acordo com a Parte 15 das normas FCC. Estes limites foram estipulados para oferecer proteco razovel contra interferncias prejudiciais numa instalao residencial. Este dispositivo gera, usa e pode irradiar energia de radiofrequncia e, se no instalado e utilizado de acordo com as instrues, pode provocar interferncias prejudiciais s radiocomunicaes. Entretanto, no h garantia de que a interferncia no poder ocorrer numa instalao em particular. Se este dispositivo causar interferncias prejudiciais recepo de rdio ou televiso, o que pode ser determinado desligando e ligando o dispositivo, o utilizador deve tentar corrigir a interferncia atravs de uma ou mais das seguintes medidas: Reorientar ou reposicionar a antena receptora. Aumentar a distncia entre o dispositivo e o receptor. Ligar o dispositivo a uma tomada num circuito diferente daquele utilizado pelo receptor. Consultar o revendedor ou um tcnico de rdio/televiso experiente para obter assistncia.

Aviso: Cabos blindados


Todas as ligaes a outros dispositivos computacionais devem ser feitas usando cabos blindados para manter o cumprimento das normas FCC.

Aviso: Dispositivos perifricos


Apenas perifricos (dispositivos de entrada/sada, terminais, impressoras etc.) certificados no cumprimento dos limites da Classe B podem ser ligados a este equipamento. A operao de perifricos no-certificados resultar provavelmente em interferncias recepo de rdio e televiso.

95

Alteraes ou modificaes no expressamente aprovadas pelo fabricante podem anular a autoridade do utilizador em operar este computador, o que garantido pela Comisso Federal de Comunicaes.

Condies de operao
Este dispositivo est de acordo com a Parte 15 das normas FCC. A operao est sujeita s duas condies que se seguem: (1) este dispositivo no pode provocar interferncias prejudiciais, e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, inclusive as que possam provocar operao indesejvel.

Declarao de conformidade para pases da UE


A Acer declara que esta srie de computadores portteis est conforme com os requisitos essenciais e outras disposies relevantes da Directiva 1999/5/EC. (Visite http://global.acer.com/products/notebook/reg-nb/index.htm para obter os documentos completos.)

Avisos do modem
TBR 21
Este equipamento foi aprovado [Deciso do Conselho 98/482/EC - "TBR 21"] para ligao de terminal nico Rede telefnica pblica (PSTN). No entanto, devido a diferenas entre as PSTN individuais existentes em cada pas, a aprovao no representa por si s uma garantia incondicional de bom funcionamento em todos os pontos de ligao PSTN. Em caso de ocorrncia de problemas, deve contactar primeiro o fornecedor do seu equipamento.

Lista de pases aplicveis


Os pases-membros da UE em Maio de 2004 so: Blgica, Dinamarca, Alemanha, Grcia, Espanha, Frana, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Holanda, ustria, Portugal, Finlndia, Sucia, Reino Unido, Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Hungria, Repblica Checa, Repblica Eslovaca, Eslovnia, Chipre e Malta. Uso permitido nos pases da Unio Europeia, tais como: Noruega, Sua, Islndia e Liechtenstein. Este dispositivo deve ser usado em conformidade com as leis e restries do pas de uso. Para mais informaes, entre em contacto com o rgo regulador no pas de uso.

English
Portugus Portugus

Cuidado

96

Instrues importantes de segurana


Leia este manual com ateno. Guarde-o para consultas futuras. 1 Siga todas as advertncias e instrues marcadas no produto. Desligue este produto da tomada de parede antes de limp-lo. No use produtos de limpeza lquidos nem aerossis. Para limpeza, utilize um tecido humedecido com gua. No use este produto prximo de gua. No coloque este produto numa mesa, carrinho ou estante instvel. Este produto pode cair e sofrer srios danos. As ranhuras e aberturas existem para ventilao; para garantir uma operao fivel do produto e para proteg-lo contra superaquecimento estas aberturas no devem ser bloqueadas nem cobertas. As aberturas no devem nunca ser bloqueadas colocando este produto sobre uma cama, sof, tapete ou outra superfcie similar. Este produto no deve nunca ser colocado prximo ou sobre um aquecedor ou registro de aquecimento, ou integrado numa instalao sem ventilao adequada. Este produto deve ser alimentado com o tipo de alimentao elctrica descriminado na etiqueta de marcao. Se no tiver certeza do tipo de alimentao disponvel, consulte o revendedor ou a companhia de energia elctrica local. No permita que nada se apoie no cabo de alimentao. No coloque este produto onde outras pessoas possam calcar o cabo. Ao usar uma extenso elctrica com este produto, certifique-se de que a amperagem total dos equipamentos ligados no excede a tenso nominal da extenso. Certifique-se tambm de que a tenso total de todos os produtos ligados tomada da parede no excede a tenso do fusvel. Nunca introduza objectos de nenhum tipo nas ranhuras deste produto, pois podem tocar pontos de tenso perigosa ou colocar as peas em curtocircuito, o que pode provocar um incndio ou choque elctrico. Nunca entorne lquidos de nenhum tipo no produto. No tente reparar este produto por si prprio, pois a abertura ou a remoo das tampas podem exp-lo a pontos de tenso perigosa ou outros riscos. Todos os servios de assistncia devem ser prestados por pessoal tcnico qualificado. Desligue este produto da tomada elctrica e entregue-o a pessoal de assistncia qualificado, nas seguintes condies: a b c Quando a ficha ou o cabo de alimentao estiver danificado ou descarnado. Se algum lquido entrar no produto. Se o produto for exposto chuva ou gua. 2

Portugus Portugus

3 4 5

7 8

10

11

97

e f 12

Se o produto cair ou o seu exterior tiver sido danificado. Se o produto demonstrar uma perda de desempenho, indicando a necessidade de reparo.

A srie de computadores portteis utiliza baterias de ltio. Substitua a bateria por uma que seja igual recomendada nas especificaes do produto. A utilizao de outra bateria pode representar um risco de incndio ou exploso. Ateno! As baterias podem explodir se no forem manuseadas adequadamente. No as desmonte nem as deite no fogo. Mantenha-as longe do alcance de crianas e deite-as fora de forma adequada. Para evitar o perigo de uma descarga elctrica inesperada, use o adaptador CA somente quando a tomada estiver devidamente ligada terra. Use apenas o tipo adequado de cabo de fonte de alimentao (fornecido na caixa de acessrios) para esta unidade. Deve ser do tipo destacvel: Relao UL/certificao CSA, tipo SPT-2, capacidade mnima de 7A 125 V, aprovada por VDE ou equivalente. Comprimento mximo de 4,6 metros (15 ps). Desligue sempre todas as linhas telefnicas da tomada da parede antes de reparar ou desmontar este equipamento. Evite usar um telefone (que no seja do tipo sem fios) durante uma tempestade. Pode haver o risco de uma descarga elctrica proveniente de um raio.

13

14 15

16 17

Declarao de adequao de laser


A unidade de CD ou DVD utilizadas neste computador so produtos que funcionam com laser. A etiqueta de classificao da unidade de CD ou DVD (mostrada abaixo) est localizada na unidade. CLASS 1 LASER PRODUCT CAUTION: INVISIBLE LASER RADIATION WHEN OPEN. AVOID EXPOSURE TO BEAM. APPAREIL A LASER DE CLASSE 1 PRODUIT LASERATTENTION: RADIATION DU FAISCEAU LASER INVISIBLE EN CAS DOUVERTURE.EVITTER TOUTE EXPOSITION AUX RAYONS. LUOKAN 1 LASERLAITE LASER KLASSE 1 VORSICHT: UNSICHTBARE LASERSTRAHLUNG, WENN ABDECKUNG GEFFNET NICHT DEM STRAHLL AUSSETZEN.

English
Portugus Portugus

Se o produto no funcionar normalmente quando as instrues de utilizao forem seguidas. Ajuste apenas os controlos que esto descritos nas instrues de utilizao, uma vez que o ajuste incorrecto de outros controlos pode provocar danos que exijam trabalho especializado por parte de um tcnico qualificado para restaurar a condio normal do produto.

98
PRODUCTO LSER DE LA CLASE I ADVERTENCIA: RADIACIN LSER INVISIBLE AL SER ABIERTO. EVITE EXPONERSE A LOS RAYOS. ADVARSEL: LASERSTRLING VEDBNING SE IKKE IND I STRLEN.

Portugus Portugus

VARO! LAVATTAESSA OLET ALTTINA LASERSTEILYLLE. VARNING: LASERSTRLNING NR DENNA DEL R PPNAD L TUIJOTA STEESEENSTIRRA EJ IN I STRLEN. VARNING: LASERSTRLNING NAR DENNA DEL R PPNADSTIRRA EJ IN I STRLEN. ADVARSEL: LASERSTRLING NAR DEKSEL PNESSTIRR IKKE INN I STRLEN.

Declarao de pixis do LCD


A unidade de LCD produzida com tcnicas de fabricao de alta preciso. No entanto, alguns pixis podem apagar ou aparecer como pontos pretos ou vermelhos. Isto no tem efeito sobre a imagem registrada e no constitui um defeito.

Aviso de proteco de direitos de autor da Macrovision


Este produto possui uma tecnologia de proteco de direitos de autor, protegida por patentes americanas e outros direitos de propriedade intelectual. A utilizao desta tecnologia de proteco de direitos de autor deve ser autorizada pela Macrovision Corporation, e destinada para utilizao domstica e outras visualizaes limitadas a no ser que haja autorizao em contrrio pela Macrovision Corporation. Actos de engenharia reversa ou a desmontagem esto proibidos.

Aviso regulamentar sobre dispositivo de rdio


Nota: as informaes reguladoras abaixo referem-se apenas aos modelos com LAN sem fios e/ou Bluetooth.

99

Este produto cumpre as directivas de radiofrequncia e as normas de segurana dos pases e regies nos quais foi aprovado para utilizao sem fios. Dependendo da configurao, este produto poder conter dispositivos de rdio sem fios (tais como mdulos sem fios LAN e/ou Bluetooth). A informao que se segue vlida para produtos com tais dispositivos.

Unio Europeia (EU)


Este dispositivo cumpre os requisitos essenciais das Directivas do Conselho Europeu listadas a seguir: Directiva de Baixa tenso 73/23/EEC EN 60950 EN 55022 EN 55024 EN 61000-3-2/-3 Directiva de Compatibilidade electromagntica (EMC) 89/336/EEC

Directiva de equipamento de terminais de rdio e telecomunicaes (R&TTE) 99/5/EC Art.3.1a) EN 60950 Art.3.1b) EN 301 489 -1/-17 Art.3.2) EN 300 328-2 Art.3.2) EN 301 893 *aplicvel apenas aos modelos de 5 GHz

Lista de pases aplicveis


Os pases-membros da UE em Maio de 2004 so: Blgica, Dinamarca, Alemanha, Grcia, Espanha, Frana, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Holanda, ustria, Portugal, Finlndia, Sucia, Reino Unido, Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Hungria, Repblica Checa, Repblica Eslovaca, Eslovnia, Chipre e Malta. Uso permitido nos pases da Unio Europeia, tais como: Noruega, Sua, Islndia e Liechtenstein. Este dispositivo deve ser usado em conformidade com as leis e restries do pas de uso. Para mais informaes, entre em contacto com o rgo regulador no pas de uso.

English
Portugus Portugus

Geral

100

O requisito de segurana de radiofrequncia da FCC


Portugus Portugus
A potncia emitida pela placa LAN sem fios Mini PCI e pela placa Bluetooth est muito abaixo dos limites de exposio a radiofrequncia da FCC. Todavia, esta srie de computadores portteis dever ser utilizada de forma a minimizar o potencial de contacto humano durante funcionamento normal, como segue: 1 Pede-se aos utilizadores que cumpram as instrues de segurana dos dispositivos sem fios opcionais especificadas no manual do utilizador de cada dispositivo opcional de radiofrequncia.

Cuidado: de forma a cumprir os requisitos da FCC relativamente a exposio a radiofrequncia, necessria uma distncia de pelo menos 20 cm (8 polegadas) entre a antena da placa LAN sem fios Mini PCI integrada no ecr e as pessoas.

Nota: O adaptador Acer Wireless Mini-PCI proporciona uma funo de transmisso diversa. Esta funo no emite radiofrequncia em simultneo a partir de ambas as antenas. Uma das antenas seleccionada automtica ou manualmente (pelo utilizador) para assegurar uma radiocomunicao de boa qualidade. 2 A utilizao deste dispositivo deve limitar-se ao interior de edifcios devido gama de frequncia se situar entre 5,15 e 5,25 GHz. A FCC determina que este produto seja utilizado dentro de edifcios no caso de a gama de frequncia se situar entre os 5,15 e 5,25 GHz para reduzir as possveis interferncias prejudiciais em sistemas mveis por satlite que utilizem o mesmo canal.

101

Uma instalao inadequada ou o uso no autorizado pode causar interferncias prejudiciais s comunicaes via rdio. Tambm qualquer adulterao da antena interna anular o certificado da FCC e a sua garantia.

Canad Dispositivos de radiocomunicao de baixa potncia isentos de licena (RSS-210)


a Informao genrica A operao est sujeita s duas condies que se seguem: 1. Este dispositivo no pode causar interferncia e 2. Este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia, inclusive aquelas que possam causar operao no desejada do dispositivo. Funcionamento na banda de 2,4 GHz Para evitar interferncia de rdio ao servio licenciado, este dispositivo destina-se a ser operado no interior de edifcios, e a instalao para exterior est sujeita a licenciamento. Funcionamento na banda de 5 GHz

O dispositivo para a banda dos 5150-5250 MHz destina-se apenas a ser utilizado no interior de edifcios para reduzir as possveis interferncias prejudiciais em sistemas mveis por satlite que utilizem o mesmo canal. Os radares de alta potncia so os principais utilizadores (tm prioridade) da banda de 5250-5350 MHz e 5650-5850 MHz, estes radares podem causar interferncias e/ou danificar os dispositivos LELAN (Licence-Exempt Local Area Network).

Exposio de humanos aos campos de radiofrequncia (RSS-102)


Esta srie de computadores portteis emprega antenas integrais de baixo ganho que no emitem campos de radiofrequncia alm dos limites da Health Canada para a populao em geral; consulte o Safety Code 6 (Cdigo de segurana 6) no stio da Web da Health Canada www.hc-sc.gc.ca/rpb.

English
Portugus Portugus

Os radares de alta potncia so os principais utilizadores das bandas de 5,25 a 5,35 GHz e 5,65 a 5,85 GHz. Estas estaes de radar podem causar interferncias e/ou danificar este dispositivo.

102

Federal Communications Comission Declaration of Conformity


Portugus Portugus
This device complies with Part 15 of the FCC Rules. Operation is subject to the following two conditions: (1) This device may not cause harmful interference, and (2) This device must accept any interference received, including interference that may cause undesired operation. The following local manufacturer/importer is responsible for this declaration: Product name: Model number: Machine type: SKU number: Notebook PC ZB1 Aspire 5620/5670 Aspire 562xxx/567xxx ("x" = 0 - 9, a - z, or A - Z) Acer America Corporation 2641 Orchard Parkway San Jose, CA 95134 USA Mr. Young Kim 408-922-2909 408-922-2606

Name of responsible party: Address of responsible party:

Contact person: Tel: Fax:

103

Name of manufacturer: Beijing Acer Information Co., Ltd. Address of manufacturer: Contact person: Tel: Fax: E-mail: Declares that product: Trade name: Model number: Machine type: SKU number: Huade Building, No.18, ChuangYe Rd. ShangDi Zone, HaiDian District Beijing PRCE marking Mr. Easy Lai 886-2-8691-3089 886-2-8691-3000 easy_lai@acer.com.tw Notebook PC Acer ZB1 Aspire 5620/5670 Aspire 562xxx/567xxx ("x" = 0 - 9, a - z, or A - Z)

Is in compliance with the essential requirements and other relevant provisions of the following EC directives. Reference no. 89/336/EEC 73/23/EEC 1999/5/EC Title Electromagnetic Compatibility (EMC directive) Low Voltage Directive (LVD) Radio & Telecommunications Terminal Equipment Directive (R&TTE)

The product specified above was tested conforming to the applicable Rules under the most accurate measurement standards possible, and all the necessary steps have been taken and are in force to assure that production units of the same product will continue to comply with these requirements. Nov. 1, 2005 Easy Lai, Director Regulation Center Environment & Safety Date

English
Portugus Portugus

Declaration of Conformity for CE Marking

104

Indeks
A
acesso multimdia indicador de ligado 24 Adaptador de corrente alternada Cuidado a v altifalantes resoluo de problemas 48 tecla de atalho 31 assistncia informao 51 udio 34 regular o volume 34 resoluo de problemas 48

transporte para viagens locais 71 viajar internacionalmente computer features 43 Cuidado Adaptador de corrente alternada v bateria vi computador v

71

Portugus Portugus

D
DVD 86 32

E
Euro

B
bateria Cuidado a vi BIOS utility 39 brilho teclas de atalho

F
FAQ. Consulte perguntas frequentes filmes DVD reproduzir 86 31

I
impressora resoluo de problemas indicadores de estado 24 infravermelhos 76 49

C
caps lock 28 indicador de ligado 24 Carto PC Card 78 ejectar 78 inserir 78 CD-ROM ejectar 33 ejectar manualmente 48 resoluo de problemas 48 computador caractersticas 13 Cuidado a v desligar 68 desligue v indicador de ligado 15, 24 indicadores 24 limpar vi montar um escritrio em casa 70 resoluo de problemas 92 segurana 73 teclados 28 transporte 68 transporte para casa 69

L
LED 24 ligaes rede 76 limpar computador luzes indicadoras

vi 24

M
memria instalar 80 mensagens erro 92 mensagens de erro 92 modem 75 Modo de hibernao tecla de atalho 30

N
Notebook Manager tecla de atalho num lock 28 30

105
indicador de ligado 24 resoluo de problemas 48 teclado numrico integrado 28 teclas de atalho 30 teclas de bloqueio 28 Teclas Windows 29 teclado numrico integrado 28 teclas de atalho 30 Teclas Windows 29 touchpad (teclado tctil) 26 tecla de atalho 31 utilizar 26 27

P
palavra-passe 73 tipos 73 perguntas definir localizao para utilizao de modem 49 perguntas frequentes 47 Porta IEEE 1394 77 portas 75 problemas 47 arranque 47 CD-ROM 48 impressora 49 resoluo de problemas 92 teclado 48 visualizao 47

Portugus Portugus

U
universal serial bus Utilitrio BIOS 85 77

V
viajar viagens locais 71 voos internacionais 71 viso direita 16 esquerda 15 frente 15 traseira 17 viso do lado esquerdo 14 viso frontal 14 visualizao resoluo de problemas teclas de atalho 30 volume regular 34

R
rede 76 resoluo de problemas sugestes 92 92

S
scroll lock 28 segurana cabo de segurana 33, 73 CD ou DVD 97 Declarao FCC 94 instrues gerais 96 palavras-passe 73

47

T
teclado 28

Vous aimerez peut-être aussi