Vous êtes sur la page 1sur 5

MALDIO HEREDITRIA Muita polemica envolve o referido assunto visto alguns desconhecerem a existncia e at a possibilidade de maldies na vida de um Cristo.

Por conta disso pagam um preo caro e carregam fardos que Cristo j levou por ns, restando apenas se apropriar dessas bnos atravs da cruz. Meu povo est sendo destrudo porque lhe falta conhecimento. Os 4:6 Muitos esto perecendo por falta de intimidade com a palavra. O povo sofre por conta da ignorncia bblica. A soluo para nos livrarmos dos males que nos afligem um retorno s escrituras! E conhecereis a verdade e a verdade vos libertar. Jo 8:32 Que a bblia possa ser o nosso guia e nos levar a todo conhecimento da verdade para que no pereamos, mas vivamos em plenitude! O que maldio? O dicionrio diz: Maldio a ao efetiva de um poder sobrenatural, caracterizada pela adversidade que traz, sendo geralmente usada para expressar o azar ou algo ruim na vida de uma pessoa. A maldio hereditria ento a ao efetiva de um poder sobrenatural sobre uma pessoa herdada de um antepassado. O que a bblia realmente ensina sobre maldio hereditria? Assim como herdamos caractersticas fsicas, genticas, de nossos pais, a bblia diz que herdamos tambm caractersticas espirituais. Se os nossos pais andavam em obedincia a Deus herdamos bnos sobre ns, mas se nossos pais viviam em rebeldia a Deus, herdamos maldies sobre nossas vidas. No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima nos cus, nem embaixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No as adorars, nem lhes dars culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem e fao misericrdia at mil geraes daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Ex 20:4-6 Deus afirma explicitamente que a beno e a maldio passada no decorrer das geraes dependendo do estilo de vida dos pais, seja ele de obedincia ou de rebeldia.

importante frisar que esse ensino no um caso isolado nas escrituras, mas em varias passagens podemos constatar esse ensino. Moiss, ao receber as instrues para escrever novamente a lei do SENHOR em tabuas de pedras, reafirma essa caracterstica do carter de Deus. Que guarda a misericrdia em mil geraes, que perdoa a iniqidade, a transgresso e o pecado, ainda que no inocenta o culpado, e visita a iniqidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, at terceira e quarta gerao! Ex 34:7 Reafirma novamente esse ensino ao interceder por seu povo quando Deus queria destruir toda a congregao. O SENHOR longnimo e grande em misericrdia, que perdoa a iniqidade e a transgresso, ainda que no inocenta o culpado, e visita a iniqidade dos pais nos filhos at terceira e quarta geraes. Nm 14:18 No livro de Deuteronomio, ao ensinar a lei segunda gerao do povo de Israel, Moiss reafirma a herana espiritual dos pais para com os filhos. No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima no cu, nem embaixo na terra, nem nas guas debaixo da terra; no as adorars, nem lhes dars culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at a terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem, e fao misericrdia at mil geraes daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Dt 5:8-10 Podemos ver que o ensino de maldio hereditria no baseado em um texto isolado, mas de varias passagens das escrituras. Baseado ento nessa premissa que a beno e a maldio so herdadas, quais so e porque ento dessas maldies? A maldio, como falamos anteriormente, est ligada diretamente desobedincia. Quando desobedecemos a Deus, incorremos em maldies sobre nossas vidas. Ser, porm, que, se no deres ouvidos voz do SENHOR, teu Deus, no cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, ento, viro todas estas maldies sobre ti e te alcanaro. Dt 28:15 O capitulo 28 de Deuteronmio relata uma serie de maldies e dentre elas menciona consequncias por causa da desobedincia que passam de gerao em gerao. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Dt 28:18 Teus filhos e tuas filhas sero dados a outro povo; os teus olhos o vero e desfalecero de saudades todo o dia; porm a tua mo nada poder fazer. Dt 28:32

Todas estas maldies viro sobre ti, e te perseguiro, e te alcanaro, at que sejas destrudo, porquanto no ouviste a voz do SENHOR, teu Deus, para guardares os mandamentos e os estatutos que te ordenou. Sero, no teu meio, por sinal e por maravilha, como tambm entre a tua descendncia, para sempre. Dt 28:45-46 Se no tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrvel, o SENHOR, teu Deus, ento, o SENHOR far terrveis as tuas pragas e as pragas de tua descendncia, grandes e duradouras pragas, e enfermidades graves e duradouras; Dt 28:58-59 Seria uma ignorncia de nossa parte negligenciarmos o ensino bblico da maldio hereditria, visto ser algo que a bblia deu bastante nfase. Em meio a esse fato importante ressaltar que o povo de Deus no decorrer da historia criam nesse ensino. Esdras Desde os dias de nossos pais at hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniqidades, fomos entregues, ns, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mos dos reis de outras terras e sujeitos espada, ao cativeiro, ao roubo e ignomnia, como hoje se v. Ed 9:7 Esdras compreendia que por causa de seus antepassados seu povo andava em iniquidade, sendo assim necessrio confessar esses pecados para haver remisso. Ele sabia que seu povo havia sido dominado, levado em cativeiro e escravizado por causa do pecado de seus antepassados. Neemias Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires orao do teu servo, que hoje fao tua presena, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e fao confisso pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. Temos procedido de todo corruptamente contra ti, no temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juzos que ordenaste a Moiss, teu servo. Lembra-te da palavra que ordenaste a Moiss, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; Ne 1:6-8 Neemias ora intersessoriamente pelos seus antepassados que haviam quebrado a lei de Moiss, ocasionando assim a disperso. Jeremias Conhecemos, SENHOR, a nossa maldade e a iniqidade de nossos pais; porque temos pecado contra ti. Jr 14:20

Jeremias confessa o pecado de seus pais que desde a poca do reinado de Acaz, que precedeu o seu filho Ezequias, bem antes, na poca do ministrio de Isaas havia estabelecido um sistema de sacrifcio de crianas juntamente com outras atividades gritantes de idolatria, como por exemplo o culto a Rainha dos Cus. As reformas lideradas por Ezequias, ps-Acaz e por Josias, ps-Manasss, foraram uma represso exterior s piores praticas, mas o cncer mortal desse pecado era profundo e rapidamente floresceu de novo depois de um reavivamento superficial. A falta de sinceridade religiosa, a desonestidade, o adultrio, a injustia, a tirania contra os desvalidos e a difamao persistiram at os dias de Jeremias. Jr 7:18, 31, 19:5, 32:35, 44:19. Jeremias sabia que a culpa de seus antepassados traria consequncias para si e para seu povo. Daniel SENHOR, a ns pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos prncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti. Dn 9:8 Daniel presenciou o juzo de Deus sobre Jud por causa da apostasia de seus antepassados. Ele viveu e sentiu na pele as consequncias das heranas malditas de seus pais. O imprio neobabilnio entre 612-586 a.C. conquistou a Assria, o Egito e Jud. Os profetas Jeremias, Habacuque e Sofonias j haviam alertado o povo a se arrependerem de seus pecados, porem suas advertencias no impediram que os judeus fossem castigados. Aps entender pelos livros que a profecia de Jeremias estava se cumprindo por causa do pecado de seus antepassados, Daniel em orao confessa que juntamente com seus reis, prncipes e pais tinha pecado contra Deus. Dn 9:1-19 Daniel entendia que a consequncia espiritual dos pecados de seus antepassados estava sobre ele e a sua nao.

O nosso pecado determina a nossa situao; o pecado dos nossos antepassados influencia a nossa situao.

Moises ensinou os judeus acreditavam nesse ensino. No a toa que os discpulos criam tambm nessa verdade.

Vous aimerez peut-être aussi