Vous êtes sur la page 1sur 6

Como Montar uma Rede Wireless Passoa-Passo

Como Montar uma Rede Wireless


Redes Wireless esto em franco crescimento. Novas redes so implementadas, com solues mais rpidas, abrangentes e confiveis. At pouco tempo, elas eram caras e difcil de usar. Ouvimos muitos casos de empresas pagando milhares de dlares, s para descobrir que o alcance de seu equipamento no era suficiente para seu escritrio. Este artigo responde s trs perguntas mais comuns de primeiros usurios de redes sem fios: o que devo comprar, o que preciso fazer, e como colocar tudo funcionando junto. Redes Wireless esto em constante progresso, entretanto o princpio bsico o mesmo. Em vez de usar cabos para transmitir informaes de um ponto at outro (ou muitos), usa-se sinais de rdio.

A comparao mais ntima que pode ser feita com o telefone sem fio a 2.4GHz. De fato, a tecnologi usada quase idntica, e quanto aos benefcios, nem se fala. Com uma rede sem fios um computado ou laptop podem ser movidos em qualquer lugar dentro do alcance da rede sem a interrupo de servio de rede. Isto significa que se voc tiver um laptop, voc pode ficar na sua poltrona favorita e acessar a Internet ou acesso sua rede sem arrastar um fio atravs da sala.

O que Comprar padres de rede


H trs padres principais para as Redes Wireless: 802.11b, 802.11a e 802.11g. Cada padres tem suas vantagens e desvantagens. Ao selecionar um padro em rede voc deve considerar cuidadosamente suas necessidades em termos de alcance, layout do prdio, e custos.

802.11B O tipo de Rede sem fios mais popular o 802.11b. Tem uma velocidade de mximo de 11 Mbps, com um alcance de mximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em uma rea aberta. A distncia do ponto de acesso determina diretamente a velocidade da conexo. A 2 metros a velocidade normalmente 11 Mbps. Em alcances de 70-110 metros a velocidade pode cair para 1 Mbps ou abaixo que pode causar espordica perda de sinal, bem como lentido na conexo. 802.11b opera na popular faixa de freqncia de 2.4GHz, que pode causar problemas com telefones sem fio e fornos microondas em raras ocasies.

802.11A Em comparao com 802.11b, 802.11a mais rpido, porm os equipamentos usandos est padro so freqentemente mais caros. Fornece um aumento significante em velocidade (at 54 Mbp mas com um alcance operacional menor. Em distncias superiores a 30 metros h reduo na velocidade, mas em alcance menores fica entre 22 e 40 Mbps. Este equipamento utiliza a freqncia 5GHz, que significa mais confiabilidade, especialmente se voc tiver outras redes de Rede sem fios na mesma rea.

802.11G Uma nova linha de produtos de fabricantes de rede sem fios combina os conceitos de 802.11a e 802.11b. Conhecida como Tecnologi a G (802.11g), apresenta a velocidade de um equipamento 802.11a, mas completamente compatvel com as rede 802.11b existentes. ligeiramente mais barato que a tecnologia 802.11a, mas ainda usa a 2.4 faixa de GHz, ento ele pode ainda causar problemas com outros dispositivos. uma pontes entre 802.11a e b, ao mesmo tempo em que fornece uma verso aperfeioada para uma rede b existente. O alcance o mesmo

que 802.11b. Este padro no compatvel com 802.11a. recomendvel que voc adquira todos os equipamentos para sua rede Wireless de um nico fabricante. Muitos oferecem solues integradas que do maior alcance e velocidade uma vez que todos os componentes usam a mesma tecnologia e boa parte dos processos de verificao e compatibilizao podem ser otimizados. Equipamentos das marcas D-Link e LinkSys oferecem essas caractersticas, com alguns chegando a desempenho superior ao de redes cabeadas a 100Mbps.

Layout de Rede - De que eu preciso?

A primeira coisa ns vamos enfocar , O que eu preciso, exatamente? Isto pode ser uma pergunta complicada. Muitas pessoas migram para Rede sem fios por sua relao custo-benefcio comparada a uma rede cabeada. Em algumas instncias uma rede cabeada cara demais para se instalar. Embora uma rede de Rede sem fios tenha bom custo-benefcio, h assuntos que precisam ser considerados como alcance de sinal, velocidade de rede e interferncia.

Redes Wireless para dois sistemas: Com somente dois computadores, um ponto de acesso no necessrio. Tudo que voc precisa um adaptador de Rede sem fios para cada computador. Este tipo de instalao chamado Adhoc, e facilmente configurada.

Figura 1

Nota: Se voc desejar compartilhar uma conexo de internet, voc pode usar um proxy para realizar isto. Tambm, Windows ME, 2000, e XP oferecem recursos de compartilhamento bsico de Conexo Internet embutidos.

Localizao, Localizao, Localizao As dimenses fsicas da rea e o nmero de computadores que precisam de acesso de rede determinam o tipo de equipamento de Rede sem fios necessrio. Se todos os computadores esto em uma rea pequena, digamos um escritrio no mais do que 40-50 metros metros, com algumas paredes, tudo de que se precisa so: (1) adaptador de re de Rede sem fios por computador e (1) Access Point Wireless (ou Roteador se uma conexo de banda larga precisa ser compartilhada). Para configurar a rede, instale um adaptador de rede de Rede sem fios em cada computador e ligue o Access Point ou Roteador em uma posio central. O diagrama abaixo de explica este conceito em mais detalhe:

Figura 2

Um assunto importante que deve ser tratado quando instalando uma rede de Rede sem fios a localizao e o material de paredes. Paredes podem cortar o sinal de Rede sem fios pela metade, ou at mais. Isto crucial quando se decide onde colocar o Roteador ou Access Point. No diagrama acim nenhum computador est a mais de 30 metros do Access Point, com poucas paredes para degradar o sinal. Este ambiente prefervel, mas nem sempre possvel.

Fatorando o nmero de PCs A primeira pergunta a fazer : Quantos computadores se ligaro a est rede sem fios? Se voc j tiver uma rede cabeada, voc precisar criar uma rede Hbrida, que discutida frente.

Redes Wireless para trs ou mais sistemas Se a rede vai conter mais ento dois sistemas ento uma Ad hoc rede no vai ser uma boa soluo. Com trs ou mais sistemas um Access Point ou Roteador devem ser colocados em uma localizao central com repetidores ou Access Points adiciona extendendo o alcance tanto quanto preciso. Quando trabalhar com redes sem fios, sempre tente usar todos os equipamentos de uma nica marca! Isso prevene muitas dores de cabea mais tarde (e exige muito menos configurao).

Estudo de Caso: Instalao de uma LAN de Rede sem fios de quatro computadores
Voc tem quatro (4) computadores em sua rede, voc no tem conexo de banda larga Internet e todos os computadores esto a 30 metros de distncia um do outro. Para este tipo de rede o equipamento seguinte necessrio: (1) Access Point Wireless e (4) Adaptadores de Rede Wireless.

O NICs pode ser USB (externa), PCI (interna), ou, no caso de um laptop, PCMCIA. Os adaptadores Wireless USB so o tipo mais verstil nesta situao uma vez que sua antena pode ser posicionada longe de qualquer obstculo fornecido pelo PC propriamente ou a escrivaninha. O desempenho de NICs USB e PCI so aproximadamente idnticos, porm na maioria das situaes a USB uma vai ter uma melhor linha de viso com o Access Point ou Roteador. Quanto melhor a Linha de Viso, mais alt a velocidade.

Quando comprar equipamento de Rede sem fios lembre-se sempre de certificar-se de que todos seja do mesmo tipo de WiFi. O mais comum tipo 802.11b, e a maior parte de equipamento compatvel com este padro. Uma vez voc tem comprado um Access Point bsico e seus quatro adaptadores de rede, hora de comear!

Passo 1: Ache um local apropriado para o Access Point Para alcanar o melhor sinal com a menor interferncia da moblia e dispositivos eltricos mantenha o Ponto de Acesso a cerca de 1,60m de altura. Coloque o Access Point em uma estante, armrio, ou monte-o na parede.

Advertncia: Nunca instale um Access Point dentro de um espao fechado. Isso causa muita degradao de sinal e poder causar aquecimento do AP. Mantenha-o em uma rea aberta, se possv Passo 2: Instale os adaptadores de rede Wireless Siga as instrues da instalao para os adaptadores de rede. A instalao geralmente simples especialmente quando voc usa todos os quipamentos do mesmo fabricante.

Passo 3: Teste o sinal e reposicione o AP se necessrio Cada adaptador deve ser conectado ao Access Point que a instalao concluida (reinicie o computador). A maioria de fabricantes de Rede sem fios incluir um pequeno medidor de sinal com seus adaptadores. V para cada sistema e passe alguns minutos observando o medidor para ter certeza de que o sinal fixo e alto. Se ele tender a flutuar ou muito baixo, ento talvez voc precise mover o Access Point para mais perto. s vezes alguns centmetros fazem uma grande diferena. A localizao tima de um Access Point aquela onde voc consegue a melhor qualidade e fora do sinal para todos os computadores.

Misturando Redes Wireless e Cabeadas, uma rede Hbrida

Se j h uma rede cabeada e somente alguns computadores precisam conectar via Wireless o process semelhante. Quando escolher um Access Point ou Roteador, certifique-se de que ele venha com algumas portas LAN (a maioria tem portas 10/100 embutidos). Eles se tornaro eficazes concentradores na sua rede com um mnimo de configurao. Ento, configure seus computadores da Rede Wireless para acessar o AP ou Roteador, e voc ter uma rede hbrida.

Rotear uma conexo em banda larga atravs de sua rede Wireless quase exatamente o mesmo que com uma rede cabeada. A maioria de Roteadores Wireless tm uma interface de administrao baseada em web-Browser, que premite a configurao da conexo de banda larga e seu compartilhamento atravs da sua rede. Plugue seu modem de banda larga em seu roteador Wireless, configure o roteador e surfe vontade.

Extendendo Alcance, Layout Avanado de Rede

s vezes o plano de rede bsica no funciona devido ao alcance, obstculos como paredes e lajes, ou layout geral do ambiente. Quando isto acontecer existem algumas opes e todas elas tm vrias vantagens e desvantagens.

Se o alcance s precisa extender-se por 50 ou 70 metros, um ou mais Access Points Repetidores podem ser ligados rede. Estes pequenos equipamentos funcionam como um Access Point trabalhanem um modo especial que permite a integrao de dois ou mais Access Points em uma nic rede. Para configurar o repetidor, voc deve plug-lo sua rede fsica atravs de um cabo Ethernet Categoria 5E e configur-lo. Aps essa configurao voc poder mov-lo para seu local definitivo. Os repetidores podem normalmente dobrar o alcance efetivo da rede Wireless, permitindo que mais computadores sejam ligados rede. Os repetidores podem ser adicionados conforme a necessidade para extender a rede com algumas limitaes. Um diagrama bsico abaixo

demonstra este princpio. Rede de Redes Wireless bsica com Repetidor:

Figura 3 Rede expandida com vrios Repetidores:

Figura 4

Cabeando mais de uma Rede Wireless Mas, suponha a rede precisa atender vrios andares, ou qu haja duas ou mais redes sem fio to separadas que vrios repetidores precisam ser alinhados para cobrir a distncia. Quando isso ocorrer, a opo ligar os access points atravs de uma rede cabeada.Os repetidores so muito teis, mas s vezes o cabeamento metlico ou por fibra ptica a nica soluo possvel. Os princpios bsicos de Rede sem fios ainda se aplicam, mas existem algumas mudanas a fazer.

O melhor caminho para fazer isto para instalar todas as redes sem fios separadamente, ento executar o cabeamento em Categoria 5E para cada um dos Access Points de longo alcance que precis conectar. Os Access Points exigiro um mnimo de configurao, mas isso no difcil e sempre vem incluida na documentao tcnica do equipamento. O melhor uso para isto para prdios de vrios andares, uma vez que o sinal simplesmente no trafegar atravs deles. O diagrama abaixo de mostra a um exemplo deste tipo de expanso de Redes Wireless.

Figura 5

Concluso

Uma coisa importante a lembrar sobre redes sem fios, como qualquer outro projeto de computadores Planejamento. No h nada pior que especificar os equipamentos, comprar tudo, s para ser parad por um problema inesperado. Minha sugesto para trabalhar em um diagrama bsico da rea para instalar a rede. Mapeie as distncias entre cada computador e planeje a localizao dos Access Points e Repetidores. Leve em conta as paredes e outros obstculos.

Vous aimerez peut-être aussi