Vous êtes sur la page 1sur 9

Medio da distribuio de presso em torno de um cilindro e clculo do coeficiente de arrasto

Universidade de Braslia Disciplina: Dinmica dos Fluidos Alunos: Hugo Felippe da Silva Lui Paulo Filip Teixeira de Almeida Yan Rodrigues de Sousa 10/0104797 10/0118631 10/0127797

Introduo
Ao analisar um corpo submerso, submetido a um escoamento de um fluido, necessrio avaliar as foras agem sobre ele, sejam elas tangenciais ou normais a sua superfcie. Desta forma, as foras que atuam ortogonalmente a rea do slido submerso geram uma presso normal, enquanto as foras de que atuam tangenciando a, geram uma tenso de cisalhamento (Figura 1). A partir de ento possvel decompor as foras que agem sobre o slido, em dois parmetros, um no eixo x e outro no eixo y, ambos tem extrema importncia para ao estudo da mecnica dos fluidos, so eles : Foras de sustentao e Foras de arrastos, que esto representadas, respectivamente, por L e D na figura.

Figura 1 - Presses Normais e Cisalhamento num corpo submerso Fonte: MUNSON, 2004

Avaliando o somatrio de foras nos eixos x e y para uma rea diferencial tem-se que: =

A partir de ento, possvel definir o coeficiente de arrasto, outro parmetro adimensional relevante na anlise de escoamentos. O coeficiente de arrasto, dado por:

Considerando o arrasto causado apenas pela presso, obtm-se:

(1)

O coeficiente

pode ser obtido, atravs da equao de Bernoulli, que advm de

simplificaes para regime permanente e da integrao da equao de Euler (escoamento potencial).

Como

tambm um parmetro adimensional, ento: (2)

Com as relaes (1) e (2) possvel encontrar o coeficiente de arrasto atravs da distribuio de presso em um corpo slido, considerando as hipteses do escoamento potencial. O coeficiente de arrasto ser obtido atravs da integrao da relao para a distribuio de presso, , e o ngulo (Figura 2).

Figura 2 - Curva Terica Fonte : MUNSON, 2004

OBJETIVOS
Utilizando um nico valor para Re (10000), este experimento visa medir a distribuio de presso mdia em torno de um cilindro e avaliar o coeficiente de arrasto e a fora de arrasto como uma funo de Reynolds. Apresentar a distribuio do coeficiente de presso (Cp) em funo da posio angular. Explicar e comparar as diferenas encontradas, nos resultados, entre a distribuio de presso em um escoamento real e aquela descrita pela teoria do escoamento potencial (Equao de Euler).

METODOLOGIA
Materiais Utilizados Tnel de vento Transdutor Cilindro liso com dimetro de 2,5 cm e 14,5 de comprimento Transferidor

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Com o valor de Reynolds adotado, 10000, temos o seguinte processo: Conectar o transdutor na tomada de presso esttica do cilindro e na outra tomada deixar em aberto, para se obter a diferena de presso entre o escoamento no perturbado e o cilindro. Aps aferir a diferena de presso, conectar a outra tomada (que estava em aberto) no tubo de pitot para medir a presso dinmica do escoamento.

Ligar o tnel de vento. Posicionar o furo de tomada de presso esttica para obter o maior valor indicado no transdutor. Com o transferidor fixado no tnel de vento, e assumindo sua posio inicial como 0, alteram-se os ngulos com um aumento de 10, anotando os valores indicado no transdutor, at chegar a 180.

Modelo Fsico

Figura 3 Esquema do Escoamento em torno de um cilindro

Hipteses: Fludo utilizado: ar, incompressvel; Escoamento em regime permanente; Cilindro liso, arrasto por efeitos viscosos no cilindro desprezveis;

Presso no interior do tnel, inicialmente, igual atmosfrica;

Resultados
Grfico 1 Distribuio de Cp em funo da posio angular

-Localizao da provvel camada limite Devido aos efeitos viscosos, as partculas dentro da camada limite sofrem perdas de energia, a partir disso as partculas no possuem em energia suficiente para vencer o gradiente presso adverso e com isso atingem o ponto de estagnao, local onde ocorre a separao da camada limite. Por definio os pontos de estagnao so locais em que a presso na superfcie do cilindro mxima. Dessa forma, verifica-se no grfico que o ponto de separao da camada limite ocorre prximo ao ngulo de 80 graus -Clculo da fora e coeficiente de arrasto O Coeficiente de presso um nmero adimensional que possui a relao qualitativa de efeitos do arrasto e da fora dinmica. Atravs do uso deste, pode-se encontrar o coeficiente de arrasto explicitado anteriormente, pela seguinte equao:

Por meio de uma integrao numrica, encontra-se o coeficiente de arrasto: Cd = 1,06

A fora de arrasto pode ser determinada pela equao: . Para , D = 0,089 N -Comparao entre o resultado experimental e o esperado pelas equaes potenciais e , obtm-se:

-Curva vermelha: Experimental -Curva preta: Terica

Pelas equaes potenciais, escoamento considerado invscido, as linhas de corrente e a distribuio de presso na superfcie do cilindro so simtricas em relao ao plano vertical. Os pontos de estagnao ocorrem nos ngulos 0 e 180 graus. O arrasto nulo para qualquer objeto simtrico. No entanto experimentalmente verifica-se que a teoria envolvida pelas equaes potenciais no se correlacionam. A razo dessa diferena de resultados devido ao gradiente de presso na camada limite e o escoamento ser considerado vscido. Os efeitos viscosos esto confinados na camada limite adjacente a superfcie do cilindro. Como dito anteriormente, as partculas dentro da camada limite sofrem perdas de energia devido aos efeitos viscosos, logo no possuem fora para vencer o gradiente de presso adverso, com isso o ponto de estagnao ocorre antes do que as equao potenciais afirmam. Devido a separao da camada limite, a partcula fluida no pode se

movimentar na parte frontal traseira, por esse motivo a presso mdia na dianteira do cilindro maior que na parte traseira do cilindro, novamente diferenciando da equaes potenciais. Grfico 2 Coeficiente de arrasto vs Reynolds

O grfico mostra a relao do coeficiente de arrasto com o nmero de Reynolds. Na faixa de < Re < , verifica-se que o coeficiente de arrasto aproximadamente igual a 1. No experimento obteve-se que Cd = 1,06 para Re = 10000, valor bem prximo do esperado. Observa-se para Reynolds prximos de , o escoamento torna-se turbulento, com isso o ponto de separao da camada limite desloca-se para a parte traseira do cilindro, gerando uma sbita queda no coeficiente de arrasto.

Concluso
Por meio deste experimento foi possvel determinar a fora e o coeficiente de arrasto de um cilindro, observar a distribuio de presso em sua superfcie e verificar a diferena das equaes potenciais, dos resultados experimentais. Percebeu-se o deslocamento retardado da camada limite em relao teoria potencial, os motivos para que ocorra isso, gradiente de presso na camada limite e escoamento invscido. A relao do coeficiente de arrasto com o nmero de Reynolds e consequentemente o tipo de escoamento, laminar ou turbulento. O experimento teve boa validao para a confirmao desses fenmenos, os grficos expressam de forma eficaz o que notado em condio reais, diferente da teoria potencial.

Referencias
[1]MUNSON, Bruce R. Fundamentos da mecnica dos Fluidos. 4ed ,2004. [2]FOX, MCDONALD. Introduo a Mecanica dos Fluidos. 5ed [3]FACULDADE DE ENGENHARIA / ENGENHARIA MECNICA PUCRS. Disponvel em: <http://www.feng.pucrs.br/lsfm/MaqFluxo/MaqFluxo/MECFLU_Cap11_Forcas_Aerodinamicas.pdf > Acesso em: 23 jul. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi