Vous êtes sur la page 1sur 15

Dossi

Pesquisa Narrativa, (auto)Biografias e Histria Oral: ensino, pesquisa e formao em Educao Matemtica
Elizeu Clementino de Souzaa

RESUMO A inteno deste trabalho discutir as aproximaes e possveis distanciamentos entre a pesquisa narrativa, as (auto)biografias, a histria oral e as prticas de formao em Educao Matemtica. Busca-se, atravs dos textos selecionados pelo GT de Educao Matemtica, no que se refere utilizao e aos modos prprios de trabalho com as narrativas, as (auto)biografias, os memoriais, as prticas de escritas de si e a histria oral, levantar algumas questes, sistematizar reflexes e discutir aspectos terico-metodolgicos da abordagem biogrfica. Assim, com nfase na pesquisa narrativa e na Histria Oral, tais questes sero tratadas no contexto da formao de professores e das prticas de formao empreendidas pelos grupos de pesquisa em educao matemtica e no mbito da ps-graduao em educao. Palavras-chave: Pesquisa (auto)biogrfica; Histria Oral; Educao Matemtica.

Narrative Research, (Auto) Biographies And Oral History: teaching, research and formation in mathematical education

ABSTRACT The intention this work is to discuss about the approaches and possible estrangements between the research narrative, biography, oral history and the practice of formation in Mathematics Education. Researches from the texts called for the GT of Mathematical Education, with respect to use and in the proper ways of work with the narratives, biographies, memorials, practical of writings of oneself and oral history, to raise some questions, to systemize reflections and to discuss aspects theoretical methodologies of the biographical approaches, with emphasis in the narrative research and oral history, focusing the context of the formation of teachers and the practical of formation undertaken by the groups of research in mathematical education, the scope of the after-graduation in education, when pointing out epistemologies passages of the research with history of life or narratives of formation. Key words: Biography research; Oral history; Mathematics education.

Pesquisador do CNPq. Doutor em Educao. Coordenador do Programa de Ps-Graduao em Educao e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Coordenador do GRAFHO/PPGEduC/UNEB/CNPq. Presidente da Associao Brasileira de Pesquisa (Auto)Biogrfica. Membro do Conselho de Administrao da Associao Internacional das Histrias de Vida em Formao (ASSIHVIF) e da Associao Norte e Nordeste das Histrias de Vida em Formao (ANNIHVIF). Pesquisador Associado do EXPERICE Paris 8 / Paris 13/ Nord. Secretario Adjunto da ANPEd (Binio 2010/11).
Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 2010

13

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 13

09/11/2011, 15:57

Pesquisa narrativa, (auto)...

As discusses sobre pesquisa narrativa, (auto)biografias e Histria Oral tm se intensificado nos domnios das pesquisas das Cincias Sociais e, mais especificamente, no campo educacional brasileiro, que desde o final dos anos 80, vem aprofundando discusses sobre questes vinculadas s fontes, procedimentos de recolha, anlise e interpretao na pesquisa no contexto da formao de professores, na didtica e na Histria da Educao. Tal prtica confirma a relevncia e o significado da temtica para o campo das pesquisas na Educao Matemtica, tanto no mbito dos programas de ps-graduao em educao e em educao matemtica, quanto no que se refere criao da Sociedade Brasileira de Educao Matemtica (SBEM) e consolidao dos grupos de pesquisas nas diferentes regies do pas. A proposio do trabalho encomendado busca dar visibilidade a outras fontes (orais e escritas), a perspectivas de pesquisa-formao e a modos prprios de trabalho com as narrativas, (auto)biografias e histria oral, no contexto da educao matemtica. A inteno deste trabalho discutir as aproximaes e os possveis distanciamentos entre a pesquisa narrativa, as (auto)biografias, a histria oral e as prticas de formao em Educao Matemtica, por entender, como afirma Catani, que, as escritas das obras autobiogrficas que testemunham as relaes pessoais com a escola pode ser til como fonte para a elaborao da histria da educao (2005, p. 32) ao traduzir sentimentos, representaes e significados individuais das memrias, das histrias e das relaes sociais com a escola. Procura-se, neste trabalho, por meio dos textos selecionados pelo GT de Educao Matemtica1, no que se refere utilizao e aos modos prprios de trabalho com as narrativas, as (auto)biografias, os memoriais, as prticas de escritas de si e a Histria Oral, levantar algumas questes, sistematizar reflexes2 e discutir aspectos terico-metodolgicos da abordagem biogrfica. Assim, com nfase na pesquisa narrativa e na histria oral, tais questes so tratadas no contexto da formao de professores e das prticas de formao empreendidas pelos grupos de pesquisa em educao matemtica e no mbito da ps-graduao em educao. (Esse pargrafo est muito confuso, seria mais interessantes reescrev-lo, fazendo frases menores).

Pesquisa (auto)biogrfica: cenrio e tipificaes O cenrio no qual se pode tentar compreender como os trabalhos com histrias de vida em pesquisa e em formao e o que se convencionou chamar de mtodos autobiogrficos responderam e respondem a demandas presentes no campo educacional deve ser assim explicitado. Inicia-se ponderando que, decerto, as formas de trabalho, as escolhas de procedimentos e os argumentos utilizados para justific-los e fundament-los so extremamente variados e que, para compreend-los, preciso entender o espao acadmico no qual surgem. A proliferao de estudos que buscam, no territrio da formao de professores, encontrar modalidades mais significativas para os prprios sujeitos favoreceu a leitura e a apropriao das ideias, principalmente europeias e norte-americans, voltadas para as vertentes autobiogrficas. Do mesmo modo, o recurso s histrias de vida como fonte para a elaborao de estudos scio-histricos dos processos educacionais deve-se ao entendimento de que elas so fontes potentes para a considerao dos processos de dotao de sentidos das experincias dos sujeitos. A Histria da Educao, a educao matemtica e as prticas de formao tm sido, no caso
Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

14

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 14

09/11/2011, 15:57

SOUZA, E. C.

brasileiro e, mais especificamente nos grupos de pesquisa de educao matemtica, importantes vertentes nas quais se fazem presentes as histrias de vida e o trabalho com as narrativas de formao e a Histria Oral. As histrias de vida so, atualmente, utilizadas em diferentes reas das cincias humanas e da formao. Tal utilizao ocorre por meio da adequao de seus princpios epistemolgicos e metodolgicos outra lgica da formao do adulto, atravs dos saberes tcitos ou experienciais e da revelao das aprendizagens construdas ao longo da vida como uma metacognio ou metareflexo do conhecimento de si. As histrias de vida adotam e comportam uma variedade de fontes e de procedimentos de recolha, podendo ser agrupadas em duas dimenses: os diversos documentos pessoais (autobiografias, dirios, cartas, fotografias e objetos pessoais) e as entrevistas biogrficas, que podem ser orais ou escritas. De fato, as biografias so bastante utilizadas em pesquisas na rea educacional como fontes histricas. Cada texto deve ser utilizado como objeto de anlise considerando, sobretudo, o contexto de sua produo, sua forma textual e o seu contedo em relao ao projeto de pesquisa a que est vinculado. Ainda assim, as pesquisas biogrficas partem do princpio de que a educao caracteriza-se como uma narratividade intersubjetiva, recolocando a subjetividade como categoria heurstica e fenomenolgica de tal abordagem. A revalorizao das autobiografias instaura-se no campo da histria social, especificamente, com a viragem e as contribuies terico-epistemolgicas da histria cultural e seu interesse pelo cotidiano, pelo pessoal, pelo privado, pelo familiar e suas representaes e apropriaes. A utilizao das autobiografias, tanto na histria da educao quanto em outros campos educacionais, d-se atravs do estudo da histria do currculo, das reformas educativas, das prticas e culturas escolares, da feminizao da profisso, do processo de profissionalizao, do acompanhamento das prticas docentes e, mais especialmente, dos estudos vinculados Histria Oral e Educao Matemtica. Pineau (2006), ao discutir sobre a diversificao das entradas e das terminologias das pesquisas, afirma que a flutuao terminolgica em torno das histrias e relatos de vida, biografias e autobiografias indicativa da flutuao do sentido atribudo a essas tentativas de expresso da temporalidade vivida pessoalmente. (PINEAU, 2006, p. 41). O autor destaca tambm as possibilidades de experincias na educao e na formao do adulto ao buscar ampliar a discusso epistemolgica e o panorama histrico, em uma dialtica ascendente/descendente entre os discursos e os percursos de vida, articulando o bio-questionamento expanso das artes da existncia.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

15

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 15

09/11/2011, 15:57

Pesquisa narrativa, (auto)...

Tabela I Diferenciao terminolgica das abordagens entrando pela vida segundo os tipos de vida abordados

Fonte: PINEAU, Gaston Experincias de Aprendizagem e Histrias de vida, 1999, p. 344.

Diferenciao terminolgica3 apresentada por Pineau (1999) marca uma anlise de diferentes trabalhos desenvolvidos, desde o final dos anos 80, com a abordagem biogrfica, na qual a histria de vida se cruza com o tempo, a memria, as lembranas, mas que so marcados pela diversidade da forma de abordagem e dos tipos de vida abordados. Nessa perspectiva, a biografia entendida como escrito da vida do outro (PINEAU, 1999, p. 343) e inscreve-se em uma abordagem denominada abordagem biogrfica. Pierre Dominic (1996) a define como biografia educativa por fazer entrada na trajetria educativa dos sujeitos e Christine Josso (1991) a reconhece como biografia formativa, pressupondo que o sujeito no pode entender o sentido da autoformao se no perceber as lgicas de apropriao e da transmisso de saberes que viveu ao longo da vida atravs de suas aprendizagens pela experincia.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

16

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 16

09/11/2011, 15:57

SOUZA, E. C.

J a autobiografia expressa o escrito da prpria vida (idem, p. 343), caracterizando-se como oposta biografia, porque o sujeito desloca-se entre o papel de ator e de autor de suas prprias experincias, sem que haja uma mediao externa de outros. Dessa forma, entende-se que a abordagem biogrfica e a autobiografia das trajetrias de escolarizao e de formao, tomadas como narrativas de formao, inscrevem-se nesta abordagem epistemolgica e metodolgica por serem compreendidas como processo formativo e autoformativo por meio das experincias dos sujeitos em formao. Inserem-se tambm nessa abordagem porque ela constitui estratgia adequada e frtil para ampliar a compreenso do mundo escolar e de prticas culturais do cotidiano dos sujeitos em processo de formao. Assim, para Nvoa,
[...] as histrias de vida e o mtodo (auto) biogrfico integram-se no movimento actual que procura repensar as questes da formao, acentuando a idia que ningum forma ningum e que a formao inevitavelmente um trabalho de reflexo sobre os percursos de vida [...] (NVOA, 1988, p. 116 grifos do autor).(Fazer a referncia corretamente).

O entendimento de Josso (2002) e de Dominic (1988, 1990 e 1996) sobre a abordagem biogrfica como um processo de conhecimento ou de investigao/formao nasce das experincias desenvolvidas na Universidade de Genebra, atravs das aprendizagens significativas e formativas que so construdas, nos seus diferentes momentos, pelos sujeitos que participaram do seminrio Histria de Vida em Formao. Essa perspectiva de trabalho, centrada na abordagem biogrfica, configura-se como investigao porque se vincula produo de conhecimentos experienciais dos sujeitos adultos em formao. Por outro lado, considerada como formao porque parte do princpio de que o sujeito toma conscincia de si e de suas aprendizagens experienciais quando vive, simultaneamente, os papis de ator e de investigador da sua prpria histria. Segundo Pineau, o relato de vida insiste sobre o enunciado de uma intriga sem privilegiar o escrito ou o oral (PINEAU, 1999, p. 343) , sendo utilizado no processo de investigao e de formao, como tambm na investigao e na interveno. Para Pineau (op. cit), D. Bertaux4 foi quem introduziu a utilizao dessa abordagem, em uma perspectiva sociolgica, na Frana. A utilizao do termo Histria de vida corresponde a uma denominao genrica em formao e em investigao visto que se revela como pertinente para a autocompreenso do que cada um , das aprendizagens que so construdas ao longo da vida, das experincias e de um processo de conhecimento de si e dos significados atribudos aos diferentes fenmenos que mobilizam e tecem a vida individual/coletiva. Tal categoria integra diversas pesquisas ou projetos de formao, atravs das vozes dos atores sobre uma vida singular, sobre vidas plurais ou sobre vidas profissionais, no particular e no geral, por meio da tomada da palavra como estatuto da singularidade, da subjetividade e dos contextos dos sujeitos. Aps a diferenciao conceitual e terminolgica apresentada, percebe-se que pertinente refletir sobre a origem da histria de vida como mtodo e tcnica de pesquisa. Isso possibilita um novo olhar sobre os sujeitos em formao, aproximando-se de aspectos concernentes
Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

17

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 17

09/11/2011, 15:57

Pesquisa narrativa, (auto)...

Escola de Chicago e s influncias gestadas no movimento de ruptura e de reformulao de diferentes campos do conhecimento. A Histria Oral e seu imbricamento com a dinmica da Escola dos Annales toma as fontes orais e a pesquisa com os excludos da histria como potencializadores de uma nova forma de compreender o cotidiano e as vozes dos atores negada por uma perspectiva histrica factual e centrada nos valores dos vencedores, visto que permite reafirmar o sentido da histria de vida como mtodo e tcnica de pesquisa. As variadas tipificaes ou classificaes presentes no uso do mtodo biogrfico inscrevem-se no mbito de pesquisas scio-educacionais como uma possibilidade de, atravs da voz dos atores sociais, recuperar a singularidade das histrias narradas por sujeitos histricos, scioculturalmente situados, garantindo o seu papel de construtores da histria individual/ coletiva. No contexto internacional e nacional, situam-se as experincias com Histria de Vida no incio do sculo XX na Escola de Chicago at as desenvolvidas a partir da dcada 60 at a atualidade na Frana, Inglaterra, Sua, Canad, Portugal, na Amrica Latina. Sobre essas experincias, no que se refere educao, buscam-se, em Nvoa e Finger (1988), reflexes que permitam compreender melhor a autonomia, as crticas e os desafios da histria de vida ou da abordagem autobiogrfica. No contexto brasileiro, a utilizao da histria de vida inscreve-se sob as influncias da Histria Oral. Foi introduzida nos anos 60 com o programa de Histria Oral do CPDOC/FGV (Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil - Fundao Getlio Vargas), que tinha o objetivo de colher depoimentos da elite poltica nacional. Expandiu-se nos anos 90, poca em que foi criada a ABHO (Associao Brasileira de Histria Oral 1994), que influnciou na realizao de seminrios e na divulgao de pesquisas da rea. No campo da sociologia, as pesquisas desenvolvidas pelo CERU (Centro de Estudos Rurais e Urbanos 1976) so empreendidas com a utilizao da Histria Oral. Como expresso dessa produo, Demartini (1992) aponta que as investigaes tm girado em torno de questes que envolvem diferentes procedimentos de recolha e trabalho das falas e das narrativas dos atores sociais. As pesquisas desenvolvidas na ps-graduao em educao no Brasil e a criao de diferentes grupos de pesquisas, conforme Souza (2006) e Sousa, Catani, Bueno e Chamlian (2006), contriburam para a ampliao das pesquisas com as histrias de vida e as (auto)biografias na rea educacional, seja como prtica de formao, seja como investigao ou como investigaoformao. Essas questes levam concluso de que a diversidade da produo brasileira sofre influncia terica e metodolgica de diferentes disciplinas e reas do conhecimento. As diferentes tipificaes e entradas construdas como prtica de pesquisa, de formao ou de pesquisaformao com histrias de vida nas Cincias Sociais e, mais especificamente, na educao, destacam que a heterogeneidade da temtica e dos percursos da abordagem de investigao deve-se ao fato de serem constitudos de diferentes campos disciplinares.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

18

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 18

09/11/2011, 15:57

SOUZA, E. C.

O Movimento biogrfico no Brasil O movimento biogrfico no Brasil vinculado s pesquisas na rea educacional (SOUZA, SOUSA e CATANI, 2007), tanto no mbito da Histria da Educao, da didtica, da formao de professores, da educao matemtica, quanto em outras reas que tomam as narrativas como perspectiva de pesquisa e de formao. Destaca-se, aqui, a anlise desenvolvida por Stephanou (2008), que realizou o mapeamento de 150 resumos de teses e dissertaes da rea de Educao, disponibilizados no Banco de Teses da CAPES (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior). O autor, ao tomar os dois descritores biografia e (auto)biografia e ter como recorte temporal o perodo entre 1997 e 2006, evidenciou uma proliferao de pesquisas sobre memrias, histrias de vida, histria oral, biografias e (auto)biografias, no mbito da formao docente, no territrio da pesquisa e da ps-graduao brasileira na ltima dcada. A diversificao de temtica e abordagens tem caracterizado as perspectivas de trabalho e utilizao das histrias de vida no campo educacional que se desenvolve na pesquisa e psgraduao no Brasil, bem como com outras reas que tomam as narrativas como perspectiva de pesquisa e de formao. A criao e atuao do Grupo de Estudos Docncia, Memria e Gnero (GEDOMGE-FEUSP) marcam as primeiras experincias com pesquisas sobre as (auto)biografias como prticas de formao, atravs das aproximaes das memrias e das trajetrias de professoras com seus percursos e aprendizagens da docncia, entrecruzando com questes de gnero. O trabalho de Sousa, Catani, Bueno e Chamlian (2006a) sistematiza o percurso do grupo, destacando pesquisas realizadas, experincias desenvolvidas com projetos de formao de professores em servio com base nas histrias de vida como perspectiva de formao e auto-formao. Cabe destacar o 1 Seminrio Memria, Docncia e Gnero (1997), que teve a inteno de reunir pesquisadores e conhecer as investigaes desenvolvidas no mbito das histrias de vida e suas relaes com a formao, o trabalho docente e a identidade profissional, o que se configura como uma das primeiras possibilidades de aglutinao e mapeamento de pesquisas com as histrias de vida na educao brasileira, no campo da formao de professores. As edies do Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biogrfica, realizadas em Porto Alegre (2004), em Salvador (2006) e em Natal (2008), configuram-se como momentos significativos para o campo biogrfico no Brasil, tendo em vista a sistematizao de peculiaridades das produes, das formas de trabalho, dos espaos acadmicos onde emergem e se consolidam tais estudos com nfase nos mtodos (auto)biogrficos, a diversidade de estudos que se apropriam das autobiografias como prtica de formao no mbito da formao de professores, as anlises na esfera da histria da educao e das prticas de formao, e, por fim, a re-inveno dos modos de trabalhos ancorados em uma base terica e autores que apresentam diferentes prticas de pesquisa com histrias de vida. A organizao do I CIPA, realizado em Porto Alegre (2004), oportunizou aos pesquisadores brasileiros, em parceria com pesquisadores de diferentes pases, discutirem questes tericometodolgicas da pesquisa (auto)biogrfica, pautadas em resultados de pesquisa, que deram origem ao livro A pesquisa (auto) biogrfica: teoria e empiria (ABRAHO, 2004), e sua socializao no espao do referido congresso, que tomou como tema o ttulo do livro. O II Congresso Internacional de Pesquisa Autobiogrfica (CIPA)5 Tempos, narrativas e fices: a inveno de si
Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

19

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 19

09/11/2011, 15:57

Pesquisa narrativa, (auto)...

, realizado em Salvador (2006), fortaleceu o intercmbio entre grupos de pesquisa do pas, permitindo definir melhor alguns pontos sobre a configurao do campo da pesquisa (auto)biogrfica na rea educacional. Em funo desses pontos foram pensados os encaminhamentos para a realizao do III CIPA e os indicativos para a criao da Associao brasileira de pesquisa (auto)biogrfica. Cabe destacar a criao da ANNHIVIF (Associao Norte e Nordeste das Histrias de Vida em Formao), em junho de 2007, no mbito do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ANNHIVIF tem por fim desenvolver pesquisas e prticas no domnio da abordagem (auto) biogrfica. Seus principais meios de ao inscrevem-se no domnio da pesquisa, da formao de adultos e de publicaes. (Estatuto ANNHVIF). importante ressaltar a contribuio que a referida Associao trar para a consolidao das pesquisas no campo das histrias de vida e das (auto)biografias em educao e na formao no Norte e Nordeste do Brasil. O III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biogrfica (III CIPA) elegeu como temtica (Auto)Biografia: formao, territrio e saberes ao introduzir a noo de espao como condio constitutiva do indivduo e, por extenso, dos grupos sociais. Sua inteno evidenciar as relaes dialticas entre a formao, seus territrios e saberes de interesse mpar para os objetivos da pesquisa (auto)biogrfica. A noo de territrios ocupa, portanto, uma posio central e faz apelo aos vnculos que se estabelecem entre a memria e os lugares, entre espaos e aprendizagens, deslocamentos e experincias na constituio do eu e suas (trans)formaes. Interrogam-se as tradicionais concepes de espao e de territrio, substancialmente modificadas pela sociedade da informao e pela globalizao da economia, buscando evidenciar suas repercusses sobre o humano, situado entre espaos planetrios e a realidade corprea e sensvel. No que se refere s publicaes no III CIPA, destaca-se o lanamento de duas colees6 sobre a pesquisa (auto)biogrfica que resultaram dos trabalhos de cooperao internacional entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores franceses do Centre Interuniversitaire EXPERICE (Paris 13/Nord-Paris 8). As duas colees tm um duplo objetivo: divulgar na Frana as pesquisas realizadas por pesquisadores brasileiros e colocar ao alcance de pesquisadores brasileiros os trabalhos realizados na Frana. Cabe aqui ainda destacar o lanamento, em 2009, da Coleo Argentina, intitulada Narrativas, Autobiografas y Educacin e publicada pelo Laboratrio de Polticas Pblicas de Buenos Aires (LPP), pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (FFyL-UBA) e pelo Conselho Latinoamericano de Cincias Sociais (CLACSO). As diferentes aes e trajetrias construdas ao longo dos anos contribuem para novos e constantes questionamentos sobre os destinos e os domnios das pesquisas (auto)biogrficas e suas vinculaes com as prticas de formao. O IV CIPA, que tem como temtica Espao (auto)biogrfico: artes de viver, conhecer e formar e est sendo organizado pelo Programa de Ps-graduao em Educao da FE/USP e pela BIOgraph (Associao Brasileira de Pesquisa (Auto)biogrfica), ser realizado no perodo de 26 a 29 de julho de 2010, na Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

20

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 20

09/11/2011, 15:57

SOUZA, E. C.

Os trabalhos desenvolvidos no mbito do GRAFHO (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formao e Histria Oral) permitem a apreenso de diferentes entradas de pesquisas centradas nas prticas de formao com as histrias de vida. Estas so denominadas de narrativas (auto)biogrficas ou narrativas de formao por entender que as mesmas possibilitam analisar possveis implicaes da utilizao desse recurso metodolgico como frtil para a compreenso de memrias e histrias de escolarizao de professores/professoras em processo de formao. Entende-se, tambm, que a experincia construda atravs da histria da escolarizao pode apresentar contribuies significativas para o campo educacional em seus diferentes aspectos, especificamente, aqueles relativos aos estudos e s pesquisas sobre a formao docente, sobre o ensino e sobre as semelhantes ou diferentes prticas pedaggicas vivenciadas pelos alunos.

Pesquisa narrativa e educao matemtica: pesquisa e formao Cabe aqui destacar a anlise realizada sobre os textos encomendados pelo GT de Educao Matemtica da ANPEd, por entender que os oito textos apresentados utilizam modos prprios de trabalho, no que se refere s pesquisas e s prticas de formao com histria oral e Educao Matemtica, especialmente, no contexto e no domnio de proliferao das prticas de investigaoformao com autobiografias, memoriais, entrevistas narrativas e histria oral na rea educacional e no campo da Educao Matemtica.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

21

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 21

09/11/2011, 15:57

Pesquisa narrativa, (auto)...

Quadro II - Sntese dos trabalhos Encomendados GT Educao Matemtica 32 Reunio Anual da ANPEd

Fonte: Textos apresentados no Trabalho Encomendado no GT Educao Matemtica 32 Reunio Anual da ANPEd 04 a 07/10/2009 Caxambu-MG

A anlise realizada levou identificao dos grupos de pesquisa sobre Histria Oral e/ou Histrias de vida e Educao Matemtica cadastrados no Diretrio dos Grupos de Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico), na tentativa de identificar princpios tericos utilizados pelos grupos e cruz-los com os trabalhos aqui referenciados. Conforme j destacado ao longo do texto, compreende-se que a flutuao terminolgica identificada por Pineau (1999) ajuda a estabelecer trs eixos centrais ou palavras-chave que aparecem com recorrncia nos oito textos analisados, a saber: pesquisa narrativa, narrativas autobiografias e histria oral. Os trs descritores identificados no conjunto dos textos parecem
Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

22

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 22

09/11/2011, 15:57

SOUZA, E. C.

remeter a uma mesma lgica e a um mesmo procedimento de pesquisa/anlise sobre as fontes orais e ou escritas, no contexto da pesquisa biogrfica. Contudo, faz-se necessrio compreender, conforme j explicitado, as especificidades que guardam cada um desses termos. Evidencia-se a base epistemolgica utilizada pelos diferentes grupos e autores analisados no que concerne aos princpios da abordagem qualitativa e influncia da virada paradigmtica das pesquisas no campo das Cincias Humanas e Sociais. deste lugar que os trabalhos de Garnica (2003 e 2009) so utilizados como referncia para os pesquisadores da Educao Matemtica, tendo em vista o modo como utiliza no espao do GHOEM (Grupo de Pesquisa Histria Oral e Educao Matemtica) e por constituir-se referncia e suporte terico para os pesquisadores da rea de Educao Matemtica. O balano terico-metodolgico apresentado no texto de Garnica caracteriza-se como um ensaio terico, especialmente, por apresentar o estado da arte das pesquisas da rea, aproximando-se de outros trabalhos que mapeiam o campo da pesquisa (auto)biogrfica na rea educacional (SOUSA et. al., 2006; SOUZA et. al., 2007 e STEPANHOU, 2008). A anlise evidencia que os oito textos apresentados circunscrevem-se como produes de trs Grupos de Pesquisa: GHOEM, GEPFPM e GRIFARS. Destaca-se tambm a representatividade regional, com ausncia de produes da regio Norte. No que se refere abordagem e ao mtodo utilizado, todos os textos adotam princpios e orientaes da abordagem qualitativa, oscilando entre fontes orais (Histria Oral e entrevistas narrativas) e escritas (memoriais e dirios de formao). Trs fazem uma discusso terica sobre as pesquisas com Histria Oral e Educao Matemtica, sistematizando questes epistemolgicas para o domnio de pesquisa ao tomarem a produo brasileira e as contribuies da Histria Oral de corrente inglesa e norte-americana. As contribuies tericas e as produes brasileiras possibilitam modos prprios de pensar a pesquisa, configurando-se na anlise de teses e dissertaes produzidas no GHOEM e na investigao da forma como os pesquisadores esto trabalhando com a Histria Oral e das possveis interlocues com outras reas. O que h em comum entre estes textos? Primeiro, a identificao do modo como os pesquisadores propem o trabalho de formao atravs das narrativas orais e das proposies de escritas de si como dimenso de formao inicial ou continuada. As especificidades nacionais possibilitam aos pesquisadores inventarem modos de trabalhos que guardam em si aproximaes, vizinhanas e distncias, o que no significa fragilidade terica ou metodolgica. Pelo contrrio, explicitam perspectivas de verticalizao do trabalho de pesquisa com as narrativas, a Histria Oral e as prticas de formao em Educao Matemtica, resguardando o espao-tempo acadmico em que cada trabalho foi produzido. Segundo, a pluralidade de abordagem e a diversificao terminolgica apresentadas nos textos destacam modos de trabalhos centrados na oralidade e na escrita em uma perspectiva colaborativa atravs da anlise terico-prtica dos processos constitutivos da identidade docente e dos saberes de professores de matemtica. Evidencia-se que o modo como os professores narram e compartilham suas histrias de vida-formao, atravs da apreenso de memrias e lembranas da trajetria de escolarizao, dos dispositivos de formao, dos episdios de aula, do trabalho com os memoriais de formao, das narrativas compartilhadas e das prticas exploratrio-investigativas, configuram-se como adjetivaes de conceitos que os pesquisadores

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

23

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 23

09/11/2011, 15:57

Pesquisa narrativa, (auto)...

adotam para apreender singularidades na pesquisa da vida e das aprendizagens profissionais no contexto da docncia em educao matemtica. Os caminhos trilhados desde o incio do sculo XX e os embates travados em diferentes campos do conhecimento tm permitido compreender melhor e reafirmar a abordagem biogrfica e a utilizao da narrativa (auto)biogrfica e das pesquisas com histria oral como opo metodolgica para a formao de professores, visto que as mesmas possibilitam, inicialmente, um movimento de investigao sobre o processo de formao. Alm disso, tornam possvel, por meio das narrativas (auto)biogrficas, entender os sentimentos e representaes dos atores sociais no seu processo de formao e (auto)formao.

Referncias ABRAHO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) - A Aventura (Auto) biogrfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. Atas 1 Seminrios Docncia, Memria e Gnero, 1: GEDOMGE-FEUSP, So Paulo: FEUSP, Ed. Pliade, 1997. CATANI, Denice Brbara. As leituras da prpria vida e a escrita de experincias de forma. Revista da FAEEBA Educao e Contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 24, pp. 31/40, jul./ dez., 2005. DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri - Trabalhando com relatos orais: reflexes a partir de uma trajetria de pesquisa. In: LANG, A Reflexes sobre a pesquisa sociolgica. So Paulo, Cadernos do CERU, 1992. DOMINIC, Pierre - A biografia educativa: instrumento de investigao para a educao de adultos. In: NVOA, Antnio e FINGER, Mathias O mtodo (auto)biogrfico e a formao. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988. ____ - Lhistoire de vie comme processus de formation. Paris: LHarmattam, 1990. ____ - Enjeux de la pratique ds histories de vie comme mthode de recherche-formation dans la formation ds formateurs. In: DESMARAIS, D. et PILON, J. M. Pratiques ds histoires de vie. Au Carrefour de la formation, de la recherche et de lintervention, paris: LHamattan, 1996. FERRAROTI, Franco - Sobre a autonomia do mtodo biogrfico. In: NVOA, Antnio e FINGER, Mathias O mtodo (auto)biogrfico e a formao. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti Histria Oral e Educao Matemtica: de um inventrio a uma regulao. Zetetik. Faculdade de Educao, Cempem. Campinas, So Paulo, V. 11, n. 19, jan.qjun. p. 9-55, 2003. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti Notas sobre narrativa e educao matemtica. In.: LOPES, Celi Espasandin e NACARATO, Adair Mendes (Orgs.). Educao Matemtica, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campias: Mercado das Letras, 2009, PP. 79-100. I CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biogrfica. Anais. Resumos e Textos. Porto Alegre: PUCRS 2004.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

24

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 24

09/11/2011, 15:57

SOUZA, E. C.

II CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biogrfica. Anais. Programao e Resumos. Salvador: EDUNEB, 2006, 572 p. III CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biogrfica. Anais. Programao e Textos. Natal: EDUFRN, 2008. JOSSO, Marie-Christine - Cheminer vers soi. Suisse: LAge DHomme, 1991. ____- Experincias de vida e formao. Lisboa: EDUCA, 2002. NVOA, Antnio A formao tem de passar por aqui: as histrias de vida no Projeto Prosalus. In.: NVOA, Antnio e FINGER, Mathias - O mtodo (auto)biogrfico e a formao. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988, pp. 107/130. NVOA, Antnio e FINGER, Mathias - O mtodo (auto)biogrfico e a formao. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988. PINEAU, Gaston - As histrias de vida como artes formadoras da existncia. In.: SOUZA, Elizeu Clementino de & ABRAHO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.) Tempos, Narrativas e Fices: a inveno de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006, pp. 42/59. ____- PINEAU, G - Experincias de Aprendizagem e Histrias de vida. In: CARR, Philippe e CASPAR, Pierre Tratado das Cincias e das Tcnicas da Formao. Trad. Pedro Seixas. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. (Coleo Horizontes Pedaggicos) SOUZA, Elizeu Clementino de e MIGNOT, Ana Chrystina Venncio. Histrias de vida e formao de professores. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2008. SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira e CHAMLIAN, Helena Coharik. Histrias de vida e autobiografias na formao de professores e profisso docente (Brasil, 1985-2003). Educao e Pesquisa, v. 32, n 2, 2006, pp. 385-410. SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Brbara; BUENO, Belmira Oliveira e CHAMLIAN, Helena Coharik. A atuao do grupo de estudos docncia, memria e gnero GEDOMGE - FEUSP (1994-2006) In: SOUZA, Elizeu Clementino (Org.) Autobiografias, histrias de vida e formao: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006a, pp. 21-30. SOUZA, Elizeu Clementino de, SOUSA, Cynthia Pereira de e CATANI, Denice Barbara. La reserche (auto)biographique et linvention de soi au Bresil. Colloque International (1986 2007) Le Biographique, la rflexivit et les temporalits. Articuler Langues, cultures et formation. Universit Franois -Rabelais, 25-27 juin 2007, Tours-Frana. SOUZA, Elizeu Clementino (Org.) Autobiografias, histrias de vida e formao: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

25

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 25

09/11/2011, 15:57

Pesquisa narrativa, (auto)...

SOUZA, Elizeu Clementino - A arte de contar e trocar experincias: Reflexes tericometodolgicas sobre histria de vida em formao. In: Revista Educao em Questo. vol. 25, n. 11, jan/abr. Natal, RN: EDUFRN, pp. 22-39, 2006a. SOUZA, Elizeu Clementino de & ABRAHO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.) Tempos, Narrativas e Fices: a inveno de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. STEPHANOU, Maria. Jogos de memrias nas esquinas dos tempos: territrios e prticas da pesquisa (auto)biogrfica na ps-graduao em Educao no Brasil. In.: SOUZA, E. C. e PASSEGGI, M. C. (Orgs.). Pesquisa (auto)biogrfica: cotidiano, imaginrio e memria. Natal: EDUFRN; So Paulo: Paulus, 2008, pp. 19/53.

(Footnotes) )
As construes que o tempo proporciona nas atividades docentes, de autoria de Maria Rezende Bernardes (Unip/Bauru e UNIFIL Centro Universitrio Filadlfia de Londrina), membro do Grupo de Pesquisa Histria Oral e Educao Matemtica GHOEM; O clculo mental e a escrita na formao inicial de professoras dos primeiros anos do ensino fundamental, como resultado da tese de doutoramento (FE-UNICAMP) de Maria Auxiliadora Bueno A. Megrid, professora da PUC-Campinas; Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da histria oral em educao matemtica, de autoria de Antonio Vicente Marafioti Garnica, professor da UNESP-Bauru e membro do Grupo de Pesquisa Histria Oral e Educao Matemtica GHOEM; Educao matemtica e histria oral: contribuies para um referencial terico, de autoria de Maria Ednia Martins-Salandim (Professora UNESP/Bauru/SP), Luzia Aparecida de Souza (Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, campus de Paranaba) e Da Nunes Fernandes (Professora do Departamento de Matemtica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia- IF-MA, campus Monte Castelo- So Lus), as quais so doutorandas do Programa de Ps- Graduao em Educao Matemtica da UNESP- Rio Claro, sob orientao do Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica; O potencial heurstico e autoformativo das biografias educativas para os formadores de professores de matemtica, escrito com resultado da tese de doutoramento de Brbara Cristina Moreira Sicardi na FE-UNICAMP (Coordenadora do Curso de Matemtica e Docente do Centro Universitrio Metodista IPA Porto Alegre, RS), Dario Fiorentini (FE-UNICAMP e Joaquim Gonalves Barbosa (UMESP); Narrativas e investigaes matemtica: professoras avaliando suas aprendizagens, Crmen Lcia Brancaglion Passos (UFSCar); Mediao virtual: a narrativa escrita em foco na formao de professores de matemtica, de autoria de Maria Teresa Menezes Freitas (UFU) e, por fim, o trabalho Traando horizontes de pesquisa com fontes autobiogrficas, de autoria de Maria Jos Dantas de Melo e Maria da Conceio Passeggi (GRIFARS UFRN). 2 As reflexes aqui apresentadas correspondem reviso e ampliao do texto A arte de contar e trocar experincias: reflexes terico-metodolgicas sobre histria de vida em formao, publicado na Revista Educao em Questo, do PPGE/CCSO/UFRN, (SOUZA, 2006a). 3 A diferenciao apresentada pelo autor, atravs do exame realizado sobre as produes europeias da rea, evidencia quatro categorias: a biografia, a autobiografia, os relatos orais e as histrias de vida. 4 Sobre essa questo, Pineau (1999) faz referncia ao Livro de D. Bertaux, Ls rcits de vie.
1

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

26

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 26

09/11/2011, 15:57

SOUZA, E. C.

Perspective ethnosociologique, Paris, Nathan-Universit, 1997. O referido livro ser publicado, na Coleo Brasileira Pesquisa (auto)biogrfica & Educao, no mbito da Srie Clssicos . 5 Os trabalhos organizados por Souza (2006b), Autobiografias, histrias de vida e formao: pesquisa e ensino e Souza e Abraho (2006), Tempos, Narrativas e Fices: a inveno de si, resultaram das mesas, conferncias, sesses dos grupos de pesquisas como atividades organizadas no mbito do II CIPA, em Salvador. Desataca-se tambm o livro organizado por Souza e Mignot (2008), Histrias de vida e formao de professores, como resultado e ampliao do Boletim apresentado no Programa realizado em 2007, na Srie Salto para o Futuro, realizada pela TVE/Brasil, ainda como extenso de aes do II CIPA. 6No perodo do Congresso foram lanadas as seguintes colees: 1.Collection (Auto) biographie et Education , dirigida por Christine DeloryMomberger, Maria da Conceio Passeggi e Elizeu Clementino de Souza. 2.Coleo Pesquisa (Auto) Biogrfica e Educao dirigida por Maria da Conceio Passeggi, Elizeu Clementino de Souza e Christine Delory-Momberger, publicada pelas Editoras da EDUFRN (Natal) e Paulus (So Paulo).

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica v. 32 n.2 Julho/Dezembro 13-27 2010

27

Hum 32n2 miolo_gabriel_novo_tamanho_fim.pmd 27

09/11/2011, 15:57

Vous aimerez peut-être aussi