Vous êtes sur la page 1sur 5

Sociedade Miditica: Processos de Comunicao na Aldeia Global Carolina Busolin Carettin

1. Introduo Este trabalho tem o objetivo de discutir a sociedade miditica e os processos de comunicao na chamada aldeia global por meio da anlise de material audiovisual ou jornalstico publicado em grandes veculos do Brasil, no perodo de maro a maio de 2013. A foto de Dominic Lipinski para a Agence France-Presse (AFP) publicada no jornal Folha de So Paulo do dia 18 abril de 2013, quinta-feira, faz uma representao da cerimnia fnebre da ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher. A escolha do material de anlise foi baseada nos seguintes critrios: ser um assunto de abrangncia internacional, para que a discusso sobre aldeia global seja vlida; ter personagens que participam da memria coletiva e que tiveram influncia em processos polticos e econmicos. Esses critrios de escolha esto baseados nos conceitos de aldeia global (McLuhan), memria coletiva (Zuin e Costa), novas tecnologias e inteligncia coletiva (Moraes). Alm disso, o objeto de anlise traz a representao de um momento da Histria sendo espetacularizado pela indstria cultural (Adorno). 2. Referncias tericas O conceito de aldeia global foi criado nos anos 60 por Marshall McLuhan. A aldeia global tem o poder de fragmentar a concepo espao-temporal, fazendo com que um acontecimento local tenha alcance mundial. Um exemplo que podemos citar o incndio ocorrido em janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que tomou propores internacionais. No contexto da aldeia global, Marshall McLuhan em seu livro A Galxia de Gutemberg, diz que a nova interdependncia eletrnica recria o mundo da imagem de

um vilarejo global (COHN, p.363, 1938). Com os novos suportes miditicos, as novas tecnologias de comunicao e a divulgao de acontecimentos a todo segundo, o mundo da imagem e sua prpria concepo se transforma. As pessoas pertencem a diferentes lugares, muitas vezes separadas por muitos quilmetros, porm tem-se a iluso de que estamos um perto do outro. Essa iluso de proximidade de um vilarejo global, como citado por McLuhan criada graas divulgao, repetio e ao bombardeamento de informaes que recebemos todos os dias, criada pela indstria cultural. A memria coletiva, conceito criado pelo socilogo Maurice Halbwachs (on line), se difere da memria individual, j que na coletiva esto acontecimentos e histrias que foram difundidas mundialmente pelos meios de comunicao. Nesse contexto, a memria no depende somente da experincia imediata, mas tambm de experincias mediadas pela tecnologia, construindo sentidos sobre pessoas e lugares atravs da experincia indireta. Outra conseqncia a disperso do tempo e do espao. Essa fragmentao espao-temporal s possvel graas s novas tecnologias que englobam os meios eletrnicos e virtuais, como a internet e os aparelhos mveis. A mdia eletrnica faz com que o leitor seja inserido numa esfera global, tendo acesso informaes recm-ocorridas de vrios pases. Alm disso, os meios digitais possibilitam maior interao entre o produtor e o receptor das informaes, abrangendo maiores territrios fsicos ou virtuais.
As redes digitais criam espaos de participao, criao e demonstrao de conhecimento, segundo Moraes (2011); assim tornando possvel o surgimento da inteligncia coletiva, conceito proposto por Lvy (2000), onde h uma organizao do conhecimento como um todo. Para Lvy (2000) uma inteligncia distribuda por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilizao efetiva das competncias. (p.28).

Em conjunto com as novas tecnologias, a indstria cultural transforma os produtos culturais em mercadorias. Um exemplo no prprio objeto que ser analisado o fato de uma agncia de notcias vender uma imagem para diversos veculos ao redor do mundo. Porm, essa indstria da cultura, segundo Adorno em Dialtica do Esclarecimento, no se delimita como uma produo da cultura de massa, como se

fosse uma autntica manifestao da cultura popular. (ZUIN, COSTA. P. 14. 2006). nessa esfera industrial que a mercadoria, no caso os produtos culturais, acabam se esgotando em diversos suportes miditicos e formatos (ZUIN, COSTA. P. 15. 2006), tornando-se presente em vrios setores como o do entretenimento ou o da notcia. Ainda segundo Zuin e Costa (2006), a cultura de massa vista como uma produo da indstria cultural, uma verdadeira mundializao da cultura. A cultura de massa antagnica cultura popular, uma vez que esta torna os espectadores uma grande massa homognea, aniquilando as manifestaes culturais ligadas s origens de um povo, mesmo que o pblico no pertena ao mesmo contexto histrico, poltico, social e cultural. Palavras-chave: aldeia global; memria coletiva; novas tecnologias; inteligncia coletiva; indstria cultural; cultura de massa;. 3. Anlise do objeto Segundo a prpria legenda da foto, Margaret Thatcher foi polmica at o fim. A ex-primeira ministra era conhecida como dama de ferro e teve grande participao na economia e poltica do Reino Unido. Por isso, foi uma personagem da memria coletiva mundial. Na imagem podemos perceber a visibilidade e a influncia que Thatcher teve durante a vida, ao analisarmos a quantidade de convidados presentes: todos eles dispostos de maneira que a ex-primeira ministra esteja no centro. Podemos relacionar a disposio dos convidados com o conceito de aldeia global apresentado por McLuhan. Tanto na cerimnia quanto nas tribos globais, os espectadores esto dispostos de tal forma que sempre h uma integrao de carter comunitrio, onde todos participam de um mesmo momento e tem a mesma visibilidade dos acontecimentos. Se nos detivermos aos detalhes, possvel perceber uma homogeneizao das pessoas que esto ao redor do caixo. Assim, os espectadores, mesmo no pertencendo ao mesmo contexto social, econmico, poltico ou mesma concepo espao-temporal, so vistos como uma massa, onde no h diferenciao do indivduo que assiste, s do indivduo assistido, como ocorre na indstria cultural.

Por ser de uma agncia internacional, a foto nos remete tambm influncia das novas tcnicas tecnolgicas utilizadas no jornalismo para reproduo e

compartilhamento. Hoje, possvel ter acesso a acontecimentos dos lugares mais remotos do mundo atravs da internet, das redes sociais e dos dispositivos mveis, pois as novas tecnologias, atreladas indstria cultural e a cultura de massa, tm condies de abranger maiores territrios. atravs dessas novas formas de mediao tcnica que surge o fenmeno da memria coletiva. Por serem acontecimentos compartilhados e reproduzidos vrias vezes, pessoas de diferentes lugares e inseridas em contextos sociais diversos, compartilham e reconhecem os mesmos fatos e os personagens que deles participam ou participaram. O ataque ao World Trade Center, em 2001, um acontecimento que est presente na memria coletiva, assim como o reconhecimento dos protagonistas histricos. Segundo Zuin e Costa (2006, p.18), determinados lugares, personagens e fatos da histria tornam-se familiares num certo imaginrio coletivo e mundial por fora da repetio e da visibilidade conferida pelas tecnologias de reproduo. Agregado ao conceito de memria coletiva, proposto por Zuin e Costa, o termo inteligncia coletiva (MORAES, 2011) tambm est presente no objeto analisado. Quando o ciberespao fornece condies para que todos tenham acesso e participem da construo da inteligncia coletiva, temos a oportunidade de nos depararmos com uma foto produzida na Inglaterra, distribuda por uma agncia de notcias francesa e publicada em um jornal brasileiro. Alm da foto, o box do comentrio de Jos Simo logo abaixo nos remete a outra personagem da memria coletiva: a presidente argentina Cristina Kirchner. O ttulo Viva a Cristina Quiche!, eu queria gritar no funeral da Thatcher faz meno s duas figuras polticas que se relacionaram em funo do conflito em relao s Ilhas Malvinas. Concluindo, a fotografia da cerimnia de Margaret Thatcher um exemplo atual do carter comunitrio, onde todos participam, interagem e se relacionam, em que nossa sociedade se insere. Temos percepes e pensamentos fragmentados, mas tambm temos conhecimentos globais e, por isso, estamos inseridos numa grande aldeia.

4. Referncias bibliogrficas COHN, Gabriel, "O Meio e a Mensagem: Anlise de McLuhan". In: COHN, Gabriel (Org.), "Comunicao e Indstria Cultural", 4 ed. So Paulo: Cia Editora Nacional, 1978. MORAES, Helosa Juncklaus Preis, Inteligncia Coletiva: O Ciberespao como Retrato da Sociedade ou uma Discusso da tica da Esttica. In: Revista Famecos Mdia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 18, no. 2, p. 542-556, maio/agosto 2011. ZUIN, A. S. Antonio, COSTA, Belarmino Cesar G. da, Ser Ser Percebido: A Indstria Cultural e a Reeducao dos Sentidos. In: Comunicaes Revista Semestral do Programa de Ps-Graduao em Educao da UNIMEP, Ano 13, no. 1, Junho de 2006. LIPINSKI, Dominic. Polmica at o fim. FOLHA DE SO PAULO, n 30.696: p.1, So Paulo, 18 abr. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi