Vous êtes sur la page 1sur 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 16 de Setembro 2013 Ano IV N.170 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

Canad ... feliz!

Chamarrita em ... Piquenique

Smbolos religiosos j do protesto

Vero a passar...
5

Mas a festa ao ar livre ainda d


Semana Cultural Beir 2013
7

21

Juiza Renata Brum honra a nossa gente


*Ministro esteve c
10

Jacks Bakery

17

- 5 anos de bons servios

2 . Nossa gente / ltima hora

As relaes internacionais, Costa B. de Barros hoje Pedro Jorge pedrojorgeri@gmail.com


A forma como a comunidade internacional est a tentar resolver a questo do conflito na Sria, deve ser prova que as relaes internacionais continuam em mudana. Longe vo os tempos onde tudo dependia de cinco: EUA, Reino Unido, Frana, China, e Russia. Hoje... todos contam, todos participam. A NATO j no o que foi h 20 anos. Hoje cada potncia procura os seus interesses, e os que no podem... esses seguem o exemplo da potncia maior. As relaes internacionais so hoje fortemente moldadas por pases como a Russia, a China, a ndia, e o Brasil. Apesar do esforo de certas potncias, o direito internacional no uma piada. Nem to pouco ir ser transformado em tal. Para os que no sabem, fica a nota; muitos direitos que hoje as pessoas desfrutam nos seus pases, provm do direito internacional. Voltando Sria, importante ter cabea fria, e manter a paz. No vai ser com mais violncia que se vai alcanar a paz. O caso srio no igual ao caso alemo, e o caso japons nos anos 30. Quero tambm lembrar que o Presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu o Prmio Nobel da Paz. E lembro que a ultima vez que os EUA foram atacados por uma potncia, foi em 1941, pelo Japo. AT PARA A SEMANA!

16 Setembro 2013 Olhem... quem fala!

Scrates diz que cortes so desumanos Aliados de Merkel com maioria absoluta na Baviera
Convies manifestadas ontem noite na RTP pelo exprimeiro-ministro socialista Jos Scrates. O poltico comentador insurgiu-se ainda contra a linguagem cnica que o Governo tem usado para apresentar esta medida (ao falar em convergncia) e acusou Paulo Portas de estar a atravessar a linha vermelha que ele prprio definiu quando recusou a chamada TSU dos pensionistas. Scrates falou ainda das autrquicas dizendo que as eleies tero leitura nacional e que o PSD e o CDS sero penalizados. Desvalorizou, por outro lado, o efeito - nas metas portuguesas para o dfice em 2014 - das reunies que Paulo Portas e a ministra das Finanas, Maria Lus Albuquerque, tiveram nas ltimas semanas com os lderes polticos das instituies da troika. Foram l fazer o qu? Trocar cartes?, perguntou, ironizando. Os cortes nas penses de antigos funcionrios pblicos roam a desumanidade, so uma indecncia poltica e, alm do mais, tm um problema de constitucionalidade porque violam o princpio da confiana e o princpio da proporcionalidade.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

A CSU, congnere bvara da CDU da chanceler Angela Merkel, ganhou as eleies regionais de ontem no estado federado da Baviera e segundo as primeiras projees realizadas boca das urnas, citadas pela AFP, com maioria absoluta. Os liberais do FDP, aliados de Merkel no Governo de coligao a nvel federal, devero ser eliminados do parlamento regional bvaro ao no terem conseguido passar a barreira dos 5% de votos. O mesmo tem vindo a acontecer noutras eleies regionais, o que poder ser mau prenuncio para os liberais nas eleies legislativas do prximo domingo dia 22. Se o FDP no conseguir bons resultados obrigar Merkel, candidata da CDU/CSU, a procurar parceiros de coligao entre outras formaes partidrias. Muitos eleitores simpatizantes do atual Executivo podero sentirse tambm tentados a votar FDP para tentar salvar a atual coligao, podendo dessa forma prejudicar a CDU de Merkel. A isso, os analistas chamam o efeito piedade.

De acordo com as primeiras projees feitas boca das urnas, difundidas s 17.00 pelas televises alems e citadas pela AFP, a CSU ter conseguido 49% dos votos, ou seja, mais 5,6% do que nas eleies de 2008 na Baviera. Os sociaisdemocratas do SPD tambm subiram pelo menos dois pontos, situando-se neste momento o seu resultado entre os 20,5% e os 21. Os Verdes obtiveram 8,5% e o FDP caiu de 5% para apenas 3%, segundo as primeiras estimativas, citadas pelas televises pblicas alems ARD e ZDF. A CSU recuperar assim a maioria de assentos parlamentares no Lantag (parlamento regional) que tinha perdido em 2008. O SPD, que em ltima anlise poderia formar um nova Grande Coligao com a CDU/CSU depois das eleies de domingo (como aconteceu em 2005), tambm registou uma ligeira subida (em 2008 tinha tido 18,6% nas eleies bvaras). Os primeiros resultados provisrios so esperados s 22h45 de hoje, segundo a AFP.

Cambio

16 Setembro 2013 EDITORIAL

Material Editorial . 3
Atrs, designadamente de pases em guerra como o Congo e a Sria. Os detalhes esto contidos no relatrio da ONU - relatrio de desenvolvimento sustentvel, com pesquisa de iniciativas de felicidade lanado na segunda-feira passada. Bem... mas antes que embandeiremos em arco, de salientar que o Canad at caiu, j que no ano passado ficou em quinto. A Finlndia foi a terceira classificada, mas caiu, este ano, para stimo. Os Estados Unidos cairam ainda mais, j que estavam em dcimo primeiro, descendo agora para dcimo stimo. O co-autor do relatrio, John Helliwell, professor emrito de economia da Universidade de British Columbia, diz que o mundo em geral est a ficar mais feliz. A CBC News observou que os autores do relatrio dizem que as diferenas em termos de felicidade... tm a ver com seis factores: PIB per capita, expectativa de vida, percepo da corrupo nacional, liberdade para fazer escolhas de vida e dificuldades quando as coisas ficam difceis. A este propsito, o Wall Street Journal apresenta uma coluna escrita por uma mulher do Texas semi-reformada que, com o marido, passa os meses de vero em Montreal. No meio de elogios para a cidade - como de sabor Europeu e delcias culturais - diz que os benefcios superam eventuais deficincias. Face ao crime, refere que demora um pouco para parar de olhar por cima dos ombros durante a noite, enquanto se caminha, mas ns, por c... no fazemos mais isso. O que capaz de explicar muita coisa.

* feliz?
Vivemos num Pas que, em termos de felicidade global, dos melhores do mundo. Tratando-se de felicidade a srio... como um copo cheio. Pesquisa (cientfica) patrocinada pela ONU pe o Canad em sexto lugar. Sem surpresa, os pases escandinavos dominam o top 5, com a Dinamarca em primeiro, a Noruega em segundo. A seguir, a Suia, a Holanda e a Sucia. Para os canadianos, felizes, uma pequenina alegria: at estamos frente e muito dos vizinhos do Sul, j que os Estados Unidos foram classificados em dcimo-stimo. E j agora... se quer saber, os pases da frica, Benin e Togo, terminaram em ltimo.

Ontem Aorianos no mundo dissemos...


O esprito aventureiro e determinado dos aorianos levam a nossa identidade por outras paragens, manifestando a universalidade da nossa cultura. Estvamos bem longe de imaginar que a linguia de S. Miguel iria internacionalizarse e pudesse integrar os menus da gigantesca cadeia de fast food, como a McDonalds, no Havai, um arquiplago distante que muitos aorianos demandaram no sculo XIX. O toque aoriano naquelas paragens est bem visvel, no apenas no apego terra dos seus antepassados, pois o orgulho de ter razes destas ilhas uma marca gentica ostentada pelos descendentes dos primeiros emigrantes, mas sobretudo em muitos usos e costumes que perduram. A linguia de S. Miguel , por mais inverosmil que parea, uma marca da ancestral presena aoriana no Havai que foi agora adotada pela McDonalds, com sucesso gastronmico, graas fora daquela cadeia comercial no mbito da restaurao. Os milhares de aorianos que no sculo XIX emigraram para o Havai deixaram marcas no arquiplago norte-americano que ainda hoje se mantm, sendo uma das mais recentes o consumo da tradicional linguia de So Miguel nos restaurantes McDonalds. Este produto genuno servido ao pequeno-almoo h cerca de trs anos e acompanhado de arroz e dois ovos estrelados. Uma Edio rica. Cheia do que possvel neste mundo de vero em que os leitores sero capazes de no ser tantos assim. E as actividades sobretudo para quem faz um Jornal de c tambm s agora esto a ser anunciadas. De qualquer modo, em grande, em grande, estiveram as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Brampton. Este gnero de actividades esto muito ligadas nossa gente, ao nosso povo. E quando assim ... importa cobrir tudo. Foi o que fizemos, sem esquecer pormenores, alguns pormenores, como foi o facto de falarmos com a Mayor de Brampton, com o pioneiro Afonso Tavares e com esse gigante da f ao Senhor Santo Cristo, que o Padre Librio Tavares. Outro tema forte foi aquele que se referiu ao Cruzeiro da Amizade. Quatro associaes regionalistas Alentejo, Beiras, Aores e Poveiros juntaram esforos e foi-se ao Lago. Amizade e unio, a dar a entender que possvel de brao dado, como soe dizer-se, fazer mais e melhor. Depois, deixmos o nosso abrao ao Anthony DeSa, um escritor que est a dar cartas no mundo da Literatura. E que est a apresentar um Livro que tem como figura dominante de novela o Emanuel Jacques, que no Vero de 1977 foi brutalmente assassinado por c. De resto, interesse na repetio porque foi uma repetio... de uma entrevista da srie Antigamente Era assim, neste caso com o Luis Francisco, pioneiro en vrias coisas grandes que fizemos por c, caso do First Portuguese, da Associao Democrtica... e at foi dos primeiros membros portugueses da Local 183, que hoje tem milhares. Enfim... uma edio trabalhada que acaba por abrir o livro da comunidade em geral, nesta altura do ano. Cerca de 12 mil emigrantes dos Aores e Madeira chegaram ao Havai entre 1878 e 1888, na sua maioria originrios da ilha de So Miguel, para trabalharem na cana-deacar, deixando a sua presena cultural at hoje, mas sem preservarem a lngua. Contudo, a presena a aoriana visvel, apesar de hoje muitos poucos falarem portugus, e possvel facilmente encontrar os nomes dos Vieiras, Cmaras, Bettencourts, Rebelos, Silvas, Soares, Cardosos, Freitas, etc, espalhados pelo arquiplago, curiosamente engrossando as listas telefnicas das vrias ilhas do Havai.

Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

As tradies do Esprito Santo continuam bem vivas no culto do arquiplago em que as penses de po, carne e vinho so distribudos em louvor do Divino, existindo em Oahu trs Imprios do Esprito Santo. Tambm aos emigrantes se deve a arquitetura das casas, que eram de madeira, e passou a ser utilizada a pedra vulcnica na sua construo, bem como a plantao de flores em redor das moradias. A introduo do cavaquinho, o ukulele na designao local, promovido a instrumento nacional, outra das marcas aorianas e em que na gastronomia persiste a popular massa sovada, sweet bread, a cebola conhecida como sabola, a sopa azeda como portuguese soup, a malassada micaelense como a malassada havaiana. No Havai existem onze associaes portuguesas, compostas por descendentes, que se dedicam ao estudo das razes e genealogia, levando muitos deles ultimamente a visitar a nossa Regio. Hoje o arquiplago do Havai um Estado nos Estados Unidos da Amrica e as ilhas, ento chamadas, Sandwich constituam uma pequena monarquia e estavam carenciadas de populao autctone e consequentemente de mo-deobra, o que levou o respetivo governo a fomentar a imigrao, oferecendo vantagens para aqueles que escolhessem o Havai. certo que poucas pessoas falam o portugus, mas os seus descendentes continuam com a cultura aoriana bem entranhada na sociedade havaiana, demonstrando que os aorianos no mundo constituem um baluarte da identidade destas ilhas.

Combater... o bom combate


O Canad est, desde h muito, a lutar arduamente contra uma crise que se abateu por sobre todo o mundo. Uma crise multifacetada que nasceu principalmente nos nossos vizinhos do Sul e rapidamente se propagou um pouco por toda a parte. Entre ns, vence-se, aos poucos, essa mesma crise. Que se mantm ainda por muitas partes do Globo e que, entre ns, felizmente, foi pouco mais do que abano sadio que nos obrigou a repensar iniciativas e a nivelar conceitos. E porque o nosso sistema bancrio estava (e est) slido, nem os bancos tiveram necessidade de apertar muito mais o esquema geral. Foi s continuar, ainda que olhando o Futuro com um outro estilo de precauo. Os especialistas na matria insistem, diariamente, que a tal crise s provocou uns arranhes na Economia. No beliscou muito a imobiliria. O desemprego no cresceu at aos nmeros assustadores de outros Pases. O dia-a-dia das pessoas no se alterou por a alm. E isto sem esquecer que a recuperao no est ainda completa. O elemento fundamental desta onda de saber fazer deixem-nos dizer assim deve-se, sobretudo, ao Povo que temos. Um Povo que entendeu rpidamente o tom geral da crise e lutou contra ela. Talvez poupando um pouco, escolhendo melhor, produzindo mais. Poucos pases do mundo se podero gabar de ter uma populao como a nossa. Oriunda de vrias partes do mundo, onde crises idnticas e outras piores, ns sabemos j foram vencidas. Os Governos a qualquer nvel acertaram o passo com as dificuldades. As Oposies parecem ter entendido, tambm, o momento. Assim sendo, s ao Povo competia andar em frente, acreditando nas suas prprias possibilidades. E entre ns, ento, cresceu a esperana, entendeu-se o momento, viveu-se a onda de trabalho de todo o gnero que era, afinal, o nosso apangio de h muito. O Povo, quando quer, bem capaz de entender as dificuldades mais duras, combater o bom combate e viver, depois, a certeza de que cumpriu a sua obrigao. E este foi est a ser o nosso contributo para a soluo da crise. Soluo que no estar ainda completa... mas que est, de facto, no bom caminho. - CG

4 . Comunidade

16 Setembro 2013

A mais pequena casa de Toronto vendida por... 165.000


A propriedade funcionar como um investimento para o comprador, disse Vallis ao Yahoo Finance Canad, ao contrrio do que seria uma residncia principal. E mesmo no havendo planos imediatos, a propriedade vai sofrer algumas pequenas mudanas no curto prazo. Vallis disse que no ficou surpreendido pela forma como o negcio ocorreu, j que h como que um influxo de interesse para menores propriedades perto do centro de Toronto. A propriedade foi usada principalmente como um little get away place, um lugar de quase repouso do antigo proprietrio, que vivia perto, o que deixa entender um pouco a falta de saneamento funcional. Era onde o proprietrio iria para ver filmes, ler ou fazer jardinagem, como referiu Vallis. S em Toronto - e talvez em Vancouver haveria uma casa daquele tamanho a ser vendida por bem mais de seis nmeros...

Pinturas e Jias em exposio


Como noticimos, a exposio Janela Aberta para Portugal, de Conceio Moitinho de Almeida. vai ser aberta, amanh, dia 17, pelas 17 e 30, na Galeria Almada Negreiros, do Consulado-Geral de Portugal. A exposio manter-se- patente ao pblico, para visitas, at 27 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre as 8:30 e as 15:00. A apresentao da exposio insere-se no plano de atividades culturais do Consulado-Geral patrocinado em grande parte por um conjunto de firmas luso-canadianas s quais, o Consulado agradece publicamente o apoio.

Tem 230 ps-quadrados e nem tem gua corrente, mas esta pequena casa de Toronto fopi vendida por 165.000 dlares. mais um sinal de que o maior mercado imobilirio do Canad continua a desafiar a lgica... Descrito como bonita e aconchegante casa, pelo agente de listagem, Paul Vallis, da Real Estate Homeward, esta casa-moradia dispe de um quarto, ar condicionado e est localizada no 30 da Hanson Street, em Toronto, um bairro do chamado East End, que tem muita procura. A garagem convertida esteve no mercado por trs semanas antes de vender e foi originalmente listada por 229.000 e, posteriormente, reduzida para 195.000 antes de vender por 165.000, que cerca de 28 por cento abaixo do preo original.

16 Setembro 2013

Canad em foco . 5

Restringir ou proibir simbolos religiosos mau para o Canad


*H como que uma guerra de civilizaes...
Tera-feira de manh, no Queens Park, o deputado liberal Monte Kwinter, ali a representar York Centre, esteve em foco. Deu conhecimento de uma moo a apresentar no Parlamento Provincial, pedindo a todos os deputados provinciais para se oporem a qualquer legislao que restrinja ou proiba a liberdade de expresso das pessoas em lugares pblicos. Refere, especficamente a liberdade de expresso religiosa em lugares pblicos. . Para Monte Kwinter, restringir ou proibir smbolos religiosos mau para o Canad. A verdade que a moo vai agora ser debatida e votada, por todos os deputados da Legislatura na tarde de quinta-feira, 19 de Setembro. importante celebrar a nossa diversidade, insiste. E, de uma forma geral, a nossa gente pensa o mesmo. Carlos Araujo e Paula Maria, um casal que est h pouco tempo entre ns, entende que ter de haver uma maneira de resolver a questo, porqyue por exemplo, os Crucifixos vm dos nossos antepassados e so afinal das nossas razes... No fundo, uma lei que vai ainda ter de ser aprovada. E que vai ainda dar muito que falar.

Uma Guerra surda de civilizaes?


H, por agora, latente na nossa sociedade, uma Guerra surda de civilizaes. No Quebeque est em preparao uma lei provincial que restringe o uso de certos smbolos religiosos e tradicionais em lugares pblicos. Mais do que isso, pretende-se que os funcionrios pblicos os deixem de usar em pblico, quando em servio. uma atitude. Uma forma de estar. A dar sequncia, afinal, ao que se passa noutras partes do mundo dito ocidental. E as excepes de que se fala... tm a ver com o que seria tradicional. O que deixaria, por isso, fora da lei (rgida e obrigatria) Crucifixos, que poderiam assim continuar a ser usados pelos tais funcionrios pblicos. A lei em causa, que capaz de ser compreensiva, para a maioria, j contestada. Com os maiorais da sociedade muulmana - com burkas e turbantes a serem banidos a dizerem que no aceitam as restries, pensando at em levar o caso s mais altas instncias judiciais da Provncia e do Pas... onde vo tentar impugnar a lei. Tudo visto, cada vez mais coerente e lgica a tomada de posio do Governo de Otava e, por exemplo, do Governo do Ontario. Que j fizeram saber serem contra as restries. Que no aceitam proibir os smbolos religiosos e tradicionais. No fundo, entendem os Governos em causa de Otava e do Ontario que o nosso Multiculturalismo , tambm, um asset da nossa vivncia como Nao. Que importaria, mais do que proibir ou restringir, deixar tudo como est. Sem obrigar ningum a abjurar da sua f ou da sua tradio. Fazendo vir ao de cima a tradio ou a f que nos acompanham por c desde os alvores da nossa independncia e da nossa formao como Pas. E nesta guerra de influncias bom que ningum o ignore vai haver vencidos e vencedores. Abrimos, afinal, a tal caixa de Pandora, que ningum gostaria de abrir. At por ningum saber, ao certo, o que est l dentro. Nem saber o que vem a seguir. Fazem-se referendos por tudo e por nada. Interroga-se o Povo por c c... aquela palha. Era, talvez, a altura ideal para perguntar o que pensa o Povo desta lei. E a, sim, jogar em conformidade. Doutra forma... s criamos mais desamor e mais dio entre as componentes deste Pas multicultural, de que nos orgulhamos, e que queremos, todos, continuar a ser.-CG

Para Kwinter, em conferncia de Imprensa, importante que todos os deputados de todos os partidos reafirmem que o Governo do Ontario dever opr-se a qualquer legislao que possa restringir ou proibir a liberdade de expresso e de religio nos lugares pblicos. At porque ele quem o diz os habitantes do Ontario tm orgulho na diversidade da provncia e tm orgulho da liberdade de expresso religiosa que, directa ou indirectamente, todos partilham.

Milhares protestaram no sbado nas ruas de Montreal

Milhares marcharam pelas ruas de Montreal, na tarde de sbado, para denunciar a chamada Carta dos Valores do Quebeque, insistindo com a Premier Pauline Marois para pr fim poltica de diviso. O protesto, anunciado como um evento multicultural, inclusivo, atraiu muitos membros das comunidades muulmana e Sikh. Outros que no alegou nenhuma aliana religiosa tambm participaram. Um grupo de uma mesquita local entrou com uma grande bandeira onde se lia multi-f reunindo-se para a paz. E outras ainda: Este um tempo para todas as religies se unirem por aquilo em que acreditam, disse Noman Safdar, um engenheiro de 24 anos, que estava segurando a placa em causa. Ns viemos aqui pela liberdade, disse Safdar, originalmente do Paquisto e com um bon de muulmano. O plano revelado no incio desta semana tem suscitado um debate acalorado. O governo de Parti Quebecois quer proibir funcionrios pblicos de usar smbolos religiosos visveis incluindo hijabs, turbantes, yarmulkes e crucifixos maior do que a mdia. Com algumas pesquisas de opinio a indicarem que h algum apoio para a proposta da carta, principalmente nas regies

mais afastadas da provncia, os adversrios tm chamado Carta dos Valores do Quebeque discriminatria. O PQ, que preside a um governo de minoria na Assemblia Legislativa provincial, alega que a mudana necessria para assegurar que o servio pblico apresenta um rosto neutro e protege a igualdade entre homens e mulheres. Para muitos no comcio, no entanto, a preocupao mais imediata foi como tal lei limitaria as suas perspectivas de emprego. Salma Ahmed, um estudante de 17 anos, que usa um vu muulmano, disse no querer que as suas opes de carreira venham a sair prejudicadas. A marcha comeou, numa praa do centro da cidade, que foi o local dos ltimos anos das caminhadas noturnas contra o ex-premier Jean Charest. Desta vez, porm, o alvo era Marois. Um canto popular referia a proposta como a carta da vergonha. Outro, que ridicularizou a primeira-ministra provincial, terminou com a moral da histria: Quebec no Frana. Harbhajan Singh, um Sikh de 60 anos, que usa turbante, disse preocupar-se com a proposta de lei que pode levar a uma fuga de crebros como a que ele testemunhou na sequncia do referendo de 1995. Temos vivido aqui tranquilamente, sem problemas, disse Singh, que emigrou da ndia h mais de 40 anos.

Fomos rua e falmos com vrios dos nossos leitores. Tiago Ribeiro, por exemplo, diz-nos que nada est ainda legislado, mas chega a parecer que no uma boa medida proibir os smbolos religiosos. Palavras que ouvimos, de resto, de vrios dos nossos entrevistados. Palavras que acabam por ir ao encontro da moo em causa. Zilda Evangelista insiste mesmo em que proibir os smbolos religiosos como que uma violncia contra aqueles que vieram de outras regies e esto no Canad de boa f... Marlene Araujo entende que este gnero de luta, j h muito que comeou noutras regies, designadamente na Europa e mais tarde ou mais cedo, tinha de chegar ao Canad. E falando nas Escolas, entende que, nesse aspecto, por c, at fcil, j que h Escolas Catlicas e outras que o no so. s escolher...

6. Comunidades

16 Setembro 2013

No ao aumento de impostos *Pausa para as pequenas empresas


O Ministro de finanas, Jim Flaherty, cancelou os planos para aumentar o imposto sobre os salrios. Foi como que uma pausa para as pequenas empresas que sofrem de incerteza econmica persistente, embora a atitude no seja esperada como um grande apoio para o crescimento e para empregos. O emprego do prmio de seguro (EI) pago pelos empregadores e trabalhadores ser congelado em nveis de 2013 para 2014 e no ser permitido que supere essa taxa em 2015 e 2016, disse Flaherty. Flaherty observou que os problemas econmicos globais, particularmente na Europa, no podem ser ignorados pelo Canad. Ao mesmo tempo, acentuou que o movimento para reverter o que ele chamou de um imposto sobre os salrios foi possvel porque mais canadianos esto a trabalhar e menos esto a reivindicar benefcios do EI. Este benefcio fiscal ajudar o Canada a continuar a recuperao econmica e o crescimento sustentado, a longo prazo. O Canad dever ter recuperado todos os postos de trabalho perdidos na recesso, mas o crescimento do emprego diminuiu este ano em comparao com 2012, e a taxa de desemprego ainda tem que cair aos nveis pr-crise. A economia tambm diminuiu acentuadamente no segundo trimestre, mas esperada que recupere no terceiro trimestre.

Uma cidade do Alaska cada vez mais canadiana

O governo diz que sua prioridade formao de trabalhadores desempregados nas habilidades necessrias para preencher os postos de trabalho disponveis. Derek Burleton, economista-chefe adjunto do TorontoDominion Bank, congratulou-se com a medida, porque as pequenas empresas mais afectadas pelos prmios EI so o mecanismo de criao de postos de trabalho.

Hyder, Alasca, tem como que um cdigo de rea canadiana. Est para a a uma distncia de uma viagem de carro e balsa de 14 horas, ou um vo de uma hora. At cidade americana mais prxima. Esta comunidade do Alasca, com uma populao bem reduzida, em termos de pessoas, foi um local de minerao de ouro, prata e outros recursos, mas por agora o seu site descreve-a como cidade fantasma mas amigvel no Alasca. Baseiase principalmente em indstria de turismo local. Mas Hyder situa-se ao lado da Columbia Britnica e Condado Nast Traveler e parece haver uma outra maneira de descrever os seus residentes: secretos

canadianos. Hyder situa-se perto da cidade de Stewart, A.C. que a comunidade americana mais prxima, Ketchikan, Ak. Usa eletricidade de B.C., um cdigo de rea canadiano e, de acordo com o escritor Ken Jennings, a polcia montada ocasionalmente aparece para dizer Ol. A maioria das lojas em Hyder tambm aceita moeda canadiana. Para Jennings, esses detalhes so suficientes para oficialmente declarar Hyder com residentes que gostam de xarope de bordo, educados, ou talvez um exemplo de como a Amrica ficaria se os canadianos tivessem ficado com os Estados Unidos durante a guerra de 1812.

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus! Somos

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

Semana Cultural Beir 2013


A temos ns, uma nova temporada das realizaes dos nossos clubes. Terminado um determinado perodo de acalmia, a actividade associativa que volta a animar a comunidade em geral. Certos como estamos de que grande parte da nossa actividade comunitria vem dos clubes e associaes, pode bem afirmar-se que renasce para a comunidade a animao habitual. O chefe Manuel Pires, do restaurante O Cortio, de Viseu, estar uma vez mais entre ns. Foi convidado para animar, culinariamente falando, esta Semana Cultural. Jose Leme, durante a conferncia de Imprensa, fez a leitura de alguns menus que o chefe mandou. Menus... que fazem, pelo menos, abrir o apetite. No fim... tempo ainda para uma troca de impresses com o presidente da colectividade, Bernardino Nascimento. A darnos os tpicos principais de uma Semana Cultural, que vai ser um marco indelvel das actividades da Casa das Beiras... e que deixamos por aqui. Ho-de ver que vai ser uma Semana Cultural em cheio. Que os homens e mulheres que fazem esta nossa Casa das Beiras no vo deixar de enaltecer a Cultura e a Tradio das Beiras. Das Beiras de l... e das Beiras de c. Sim, porque j certo e sabido que h Beires por c que j deixaram a sua marca por estas terras, aqui deixando algo da sua tradio. uma outra Beira representada (e bem) pela Casa das Beiras, agora a levar por diante mais uma Semana Cultural. Assim, a Casa das Beiras est a anunciar a realizao da Semana Cultural Beir, que este ano, decorrer entre os dias 21 e 28 de Setembro. A Casa das Beiras parece ser s-lo-, decerto - a representao das 3 Beiras mais aquela que existe por c... E esta Semana Cultural agora anmunciada parece ser o tal pontap de saida para uma nova temporada. De 21 a 28 de Setembro, todo um somatrio de coisas do maior interesse, a matar saudades, talvez, e a dar mostra de actividades e tradies aos que nem conhecem a sua vitalidade. Na conferncia de Imprensa foi como que o abrir o livro, digamos assim, de toda uma poca festiva.

16 Setembro 2013

Comunidades . 7

*Casa das Beiras reabre o livro das boas realizaes

do Governo, vimos que Jos Cesrio quase sofreu por no vir, na medida em que quase presena normal e obrigatria neste gnero de actividades da Casa das Beiras.

Outra vez ser.


, cada vez mais, uma colectividade bem expressiva no diaa-dia das nossas actividades. E tem do servio pblico um conceito bem evidente. Como nos diz Olga Rodrigues, que agora das Relaes Pblicas, mas que j foi presidente. Para ela, trata-se de um conjunto de actividades, bem interessantes, a jeito do que se tem feito todos os anos. No 34 da Caledonia Road, vo surgir muitos beires interessados em estar com o sentido de confraternizao e convvio verdadeiramente em dia. E vo apresentar a quantos por ali se deslocarem a Cultura da sua terra. A colectividade representativa das trs Beiras tem, de facto, por c, muitos scios e simpatizantes. E mesmo quando se fala em juventude que quem hde continuar tudo entendemos que no haver muitas associaes como a Casa das Beiras. No apenas nos Ranchos Folclricos ainda do Acadmico de Viseu e no das Razes das Beiras mas at em actividades diferentes. A Juventude vai, de facto, marcando presena e comea at a entrar nas sucessivas direces. A Casa das Beiras de Toronto vai mitigando a saudade de l, falando na Histria e mostrando tradies. Mesmo assim, embrenha-se na vivncia cultural de c, dando voz a artistas locais. a festa multicultural.

Jos Cesrio era para vir...

A servir as Beiras de l... e de c


A verdade que a Casa das Beiras vai deixando marcas indelveis no contexto cultural da comunidade lusocanadiana residente em Toronto. A servir as Beiras de l... e as Beiras de c, constituidas, afinal, por todos quantos vieram do lado de l. A levar a cabo, por agora, mais uma Semana Cultural Beir, agora anunciada. Bernardino Nascimento comeou logo por enaltecer o momento. E por afirmar que tudo est a correr muito bem... A despeito de muito trabalho dos que tm por misso levar a cabo todo este gnero de realizaes. Sabamos ns que um membro do Governo para o caso o Secretrio de Estado das Comunidades, Jos Cesrio - estaria por c. Quando atirmos a pergunta... no nos confirmaram... nem desmentiram. Sabamos ns que a deslocao esteve mesmo programada. S que, face data em que se realizam as Eleies Autrquicas, em Portugal marcadas numa altura em que o Secretrio de Estado j tinha dito que vinha... a deslocao teve de ser adiada. Em conversa que tivemos com aquele membro

SEMANA CULTURAL BEIR 2013


Sbado, 21 de Setembro: Abertura oficial, iar das Bandeiras e apresentao dos hinos de Portugal e do Canad, pelo Rancho FolclricoAcadmico de Viseu. Exposio de livros, artesanato e fotografias. Recepo aos convidados de honra. 20.00 Jantar, seguindose a actuao da Luso-Can Tuna e da Desertuna Tuna Acadmica da Universidade da Beira Interior, Covilh. Domingo, 23 de Setembro: 12.30 Almoo Regional. 15.00 Festival de Folclore, com RF As Tricanas, RF da Nazar, RF da Casa da Madeira, RF da Casa dos Poveiros, RF Estrelas do Norte, RF da Associao Migrante de Barcelos e RF Acadmico de Viseu. 19.00 Jantar Regional. Actuao de Katy Alves. Segunda-Feira, 23 de Setembro: 12.30, Almoo Regional, 19.00, Jantar Regional; Actuao do RF do Arsenal do Minho, RF do Portuguese Cultural Club of Vaughan e de Steve Vieira. Tera-feira, 24 de Setembro 12.30, Almoo Regional; 19.00, Jantar Regional. Noite dedicada aos Patrocinadores. Actuao da Desertuna Tuna Acadmica da Universidade da Beira Interior, Covilh. Quarta-feira, 25 de Setembro: Dia de So Mateus. 12.30, Almoo Regional; 19.00, Jantar Regional. Actuao do RF da Associao Cultural do Minho, RF Acadmico de Viseu e Cludio e Daniela. Quinta-feira, 26 de Setembro: 12.30, Almoo Regional; 19.00, Jantar Regional. Noite da Juventude. Actuao do Grupo de Dana City DanceCorps Zumba Fitness, Tiffany Costa e... uma surpresa. Sexta-feira, 27 de Setembro: 12.30, Almio Regional; 19.30, Jantar Regional. Noite de Fados. Ftima Ferreira, Teresa Lopes, Manuel Silva, Joo Brito, Mrio Jorge. Gabriel Teves, Guitarra Portuguesa; Tony Melo, Viola de Fado; e Leonardo Medeiros, Viola baixo. Sbado, 28 de Setembro: 12.30, Almoo Regional; 20.00, Jantar Regional. Encerramento da Semana Cultural. Actuao de Henrik Cipriano e Desertuna Tuna Acadmica da Universidade da Beira Interior, Covilh.

8. Comunidades No se sente feliz?


Vivemos num Pas que, em termos de felicidade global, dos melhores do mundo. Tratando-se de felicidade a srio... como um copo cheio. Pesquisa (cientfica) patrocinada pela ONU pe o Canad em sexto lugar. Sem surpresa, os pases escandinavos dominam o top 5, com a Dinamarca em primeiro, a Noruega em segundo. A seguir, a Suia, a Holanda e a Sucia. Para os canadianos, felizes, uma pequenina alegria: at estamos frente e muito dos vizinhos

16 Setembro 2013

O Canad um dos pases do mundo... mais felizes


do Sul, j que os Estados Unidos foram classificados em dcimo-stimo. E j agora... se quer saber, os pases da frica, Benin e Togo, terminaram em ltimo. Atrs, designadamente de pases em guerra como o Congo e a Sria. Os detalhes esto contidos no relatrio da ONU - relatrio de desenvolvimento sustentvel, com pesquisa de iniciativas de felicidade lanado na segunda-feira passada. Bem... mas antes que embandeiremos em arco, de salientar que o Canad at caiu, j que no ano passado ficou em quinto. A Finlndia foi a terceira classificada, mas caiu, este ano, para stimo. Os Estados Unidos cairam ainda mais, j que estavam em dcimo primeiro, descendo agora para dcimo stimo. O co-autor do relatrio, John Helliwell, professor emrito de economia da Universidade de British Columbia, diz que o mundo em geral est a ficar mais feliz. A CBC News observou que os autores do relatrio dizem

Religio e F

Porque duvidaste?
Todos ns temos duvidado de algum ou de alguma coisa. s vezes, as nossas duvidas foram justificadas e outras vezes no. Por isso, a melhor maneira entregar todas as nossas suspeitas nas mos de Deus. Como est escrito: O amor no suspeita mal (I Corntios 13:5). Todavia, no existe nenhuma justificao para duvidarmos das promessas de Deus. No entanto, foi isto mesmo que aconteceu com o apstolo Pedro. Numa ocasio, os apstolos estavam numa noite remando no mar da Galileia e o barco estava sendo aoitado pelas ondas, porque o vento forte era contrrio. Ao mesmo tempo, Jesus estava sozinho num monte em orao. Quando chegou quarta vigilia da noite, Jesus desceu do monte e caminhou sobre o mar para ir ter com eles. Os apstolos vendo um vulto caminhando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e gritaram com medo. Jesus, porm, lhes falou logo, dizendo: Tende bom nimo, sou eu, no temais (Mateus 14:27). Pedro ento respondeu: Senhor, se s tu, manda-me ir ter contigo, por cima das guas (Mateus 14:28). Jesus disse: Vem (Mateus 14:29). Pedro saiu do barco e comeou a caminhar sobre o mar. Mas, sentindo o vento forte, ele tirou os seus olhos de Jesus e teve medo. O resultado foi que, comeando a ir para o fundo, clamou dizendo: Senhor, salvame. Jesus, imediatamente, estendeu a sua mo e disse a Pedro: Homem de pouca f, porque duvidaste? (Mateus 14:31). Provalvemente se ns estivessemos no lugar de Pedro fariamos o mesmo ou pior. Todavia, no entendimento de Jesus Cristo no havia nenhuma razo para Pedro ter duvidado. E porqu? A primeira razo que Jesus j tinha mostrado suficiente evidncias a Pedro do seu grande poder noutras ocasies. De facto, poucas horas antes deste evento, Pedro foi testemunha de que Jesus saciou a fome de

Toronto... uma cidade feliz, tambm


que as diferenas em termos de felicidade... tm a ver com seis factores: PIB per capita, expectativa de vida, percepo da corrupo nacional, liberdade para fazer escolhas de vida e dificuldades quando as coisas ficam difceis. A este propsito, o Wall Street Journal apresenta uma coluna escrita por uma mulher do Texas semi-reformada que, com o marido, passa os meses de vero em Montreal. No meio de elogios para a cidade - como de sabor Europeu e delcias culturais - diz que os benefcios superam eventuais deficincias. Face ao crime, refere que demora um pouco para parar de olhar por cima dos ombros durante a noite, enquanto se caminha, mas ns, por c... no fazemos mais isso. O que capaz de explicar muita coisa.

Rev. Joo Duarte


cinco mil homens, no contando mulheres e crianas, com cinco pes e dois peixes. Depois de todos comerem, sobraram doze alcofas cheias de comida (Mateus 14:20). Pedro foi um dos que levou uma das alcofas. Este milagre impressionou de tal modo a multido que eles queriam que Jesus fosse o seu rei (Joo 6:15). A segunda razo que Pedro e os outros apstolos, alm de j terem visto o grande poder de Cristo noutros milagres, viram Jesus caminhar sobre o mar. Isto significa que Pedro foi testemunha de que Jesus anulou a lei da gravidade. Pedro ficou to impressionado com o poder de Cristo, que ele teve a f de que, se Jesus o mandasse ir ter com ele, que tambm ele podia caminhar sobre o mar. A terceira razo que Pedro foi testemunha pessoal do poder de Cristo, porque ele caminhou sobre as guas, para ir ter com Jesus (Mateus 14:29). No sabemos quanto tempo Pedro andou sobre as guas. Mas, o facto de ele ter andado por algum tempo sobre o mar, no justifica que ele duvidasse que Jesus lhe poderia dar o poder para completar o resto da sua jornada. Portanto, a duvida de Pedro no teve nenhuma lgica. Por isso, Jesus disse: porque duvidaste. Igualmente, muitas das nossas duvidas e falta de f que manifestamos na nossa vida no tem logica nem justificao, porque Deus tem todo o poder, e ele sempre fiel em cumprir as suas promessas. Como est escrito: Deus no um homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e no o faria? Ou falaria, e no o confirmaria (Nmeros 23:19).

14 Mensagem 16 .Setembro 2013

24 Setembro 2012 Mensagens .9

JOES GARDEN CENTRE & GRAPES


Escolher um bom vinho nem sempre uma tarefa fcil. Assim, o ideal visitar o Joes Grape Juice. H muitos anos que muitos portugueses residentes no Canada escolhem Joes Grape Juice para fazer do seu vinho caseiro o melhor possvel. Galardoado em 2010 por ABC Portuguese Canadian Newspaper como smbolo de reconhecida qualidade, Joes Grape Juice continua no caminho certo. Se j cliente de Joes Grape Juice informamos que as uvas j chegaram. Se ainda no o ... esperamos por si.
Uma companhia ao dispor de toda a comunidade para melhor servir. Sempre o melhor mosto para vinho feito ao seu gosto.

1921 DAVENPORT ROAD, TORONTO (416) 656-7250

10. Comunidades/ ltima hora Uma honra para a Comunidade?

16 Setembro 2013

Renata Brum agora Juiza Senior de Cidadania

J o dissemos, h duas ou trs semanas, em ABC. E dissemolo com uma pontinha de orgulho, se assim nos podemos expressar. Renata Brum foi nomeada Juiza Snior de Cidadania do Canada (Canadas Senior Citizenship Judge) pelo Ministro de Imigrao, Cidadania e Multiculturalismo, Jason Kenney. Ministro que esteve, ontem, na Casa do Alentejo como que, para endossar tambm comunidade os parabns por este asset da prpria comunidade. Mesmo antes do ministro chegar tivemos oportunidade de trocar meia dzia de palavras com Renata Brum. Foi, de facto, um princpio de tarde bem proveitoso. Proveitoso por enaltecermos uma das nossas Juizas. Confirmada, na altura,

pelo ministro Jason Kenney, agora Ministro do Emprego e Desenvolvimento Social. E que entendeu dever presidir sua ltima sesso de trabalho ainda como Ministro da Imigrao.

Os valores da nossa gente

Renata Brum acedeu trocar algumas impresses connosco. Foi uma troca de impresses interessante. Sobretudo por nos ter dado a entender que , de facto, uma senhora integrante dos valores da nossa gente. Disse-nos da sua satisfao em contactar outras comunidades que se integram no todo geral da Nao. Mesmo com muitas dificuldades de adaptao. Altura para abordarmos os seus prprios pais. E ela,

entendendo a pergunta, insistiu em que com orgulho que se lembra dos pais e da forma como eles souberam inculcar nela os seus prprios valores morais. Valores que sempre passei estou a passar aos meus filhos. Disse-nos ainda ter orgulho das suas razes Portuguesas (aorianas), j que delas vieram toda essa verticalidade de princpios que tenta pr em prtica. O ministro Jason Kenney haveria de agradecer Federao Luso-Canadiana de Empresrios ter organizado a sesso e fez questo de enaltecer os valores da comunidade portuguesa em geral. Foi j no passado dia 12 de Julho do corrente ano, que

Renata Brum foi nomeada para a posio que , afinal, de chefia da Comisso de Cidadania do Canada - um Tribunal Administrativo que congrega todos os Juzes de Cidadania em todo o territrio canadiano.

Um pouco da histria da nova Juiza-chefe

Parlamento atravs do Ministro, por assegurar que os Juzes desempenham as suas funes administrativas e estatutrias sob a Lei da Cidadania e faz a ligao entre os Juzes, o Ministro e representantes departamentais nos assuntos relacionados com a cidadania. Renata Brum natural de Rabo de Peixe. Nasceu na Ribeira Grande em 1968. Pouco tempo depois, e junto com a famlia, imigrou para o Canada. Cresceu e viveu em Toronto e, mais tarde, na cidade de Mississauga. Licenciouse em Criminologia, em 1991, na Universidade de Toronto e em 1994 recebeu o grau de Mestre em Artes pela mesma instituio. Possui ainda um Certificado em Relaes

Publicas. Para alem do ingls e portugus, Renata Brum comunica eficazmente em italiano, espanhol e francs. Para alem dessa distino, me de cinco filhos. De acordo com os princpios e valores dos seus pais, Rosalina e Francisco Brum, a Renata ela o diz - cresceu dedicandose aos seus estudos e ao bem comum da sua famlia. De salientar que a me, Rosalina Brum, criava tempo e espao onde os filhos pudessem estudar. O pai Francisco Brum, h muitos anos na construo civil, entregava-se ao trabalho rduo consciente do valor e responsabilidade de poder educar os filhos que, para alem da Renata, inclui o Rui, Zenaida e Sonia. Todos formados academicamente e bem sucedidos.

Como dissemos, h semanas atrs e hoje nem tempo temos para grandes reportagens - Renata Brum foi Juiza de Cidadania durante seis anos, presidindo a mais de sete mil audincias em ingls e francs, tendo sido consultada em politicas de jurisprudncia e iniciativas legislativas com vista ao combate fraude e reforma do processo de cidadania. De resto, responsvel por manter informado o

Leo descansou duas semanas e acordou ontem no Algarve


Quem o diz Bruno Abreu, no jornal A Bola. O Sporting conseguiu, ontem, domingo, regressar s vitrias na Liga depois do empate (1-1) h duas semanas frente ao Benfica. O treinador dos lees, Leonardo Jardim, receava que a paragem prejudicasse o ritmo da equipa mas o Sporting acabou por no acusar o descanso forado frente a um Olhanense que deu boa resposta durante a primeira parte. Os lees surgiram no Algarve com novidades no onze, caso de Capel no lugar de Carrillo e ainda Dier a susbstitur o lesionado Rojo. Os primeiros minutos foram divididos, com remates baliza para ambos os lados. Aos 18 minutos a primeira dificuldade para os rubro-negros, que viram Lus Filipe sair lesionado, entrando Mladen para o lugar, um mdio adaptado posio de lateral-direito. Aos 23 minutos os lees estiveram perto de inaugurar o marcador, com Montero a rematar de bicicleta com a bola a passar demasiado perto do poste de Ricardo. Aos 40, a melhor oportunidade da primeira parte para o Olhanense: Diakhit cabeceou trave de Rui Patrcio. O Sporting entrou mais pressionante na segunda parte e aos 51 minutos inaugurou o marcador por Montero.

16 Setembro 2013

Desporto. 11

Uma equipa extremamente eficaz - Abel Xavier


O treinador do Olhanense, Abel Xavier, ficou satisfeito com a exibio da sua equipa frente ao Sporting e realou o trabalho de Leonardo Jardim frente dos lees. Tivemos uma exibio de nvel contra uma grande equipa. Sendo realista, no primeiro golo do Sporting h fora de jogo, mas h que reconhecer o trabalho do Sporting, uma equipa com outros objetivos e identidade prpria, o que revela um trabalho competente de Leonardo Jardim. Ns iremos continuar o nosso campeonato, de forma metdica, realista e calculista, melhorando nos treinos e nos jogos.

Andr Martins marcou o livre da esquerda e Montero, ligeiramente em fora de jogo, cabeceou para o primeiro golo da partida. Vo seis golos do colombiano que o colocam no primeiro lugar dos melhores marcadores. Aos 58 minutos, o segundo golo dos lees, com Andr Martins a estrear-se a marcar pela equipa profissional do Sporting. Wilson Eduardo cruzou da esquerda, rasteiro, e o jovem leo antecipou-se a Ricardo tocando ao de leve a bola por entre as pernas do guardio. O Sporting ainda teve oportunidade de marcar o terceiro golo, mas Montero no chegou bola. Destaque ainda para a estreia de Vtor (69) com a camisola do Sporting.

Treinamos mais para tentar errar menos, mas hoje o Sporting foi uma equipa extremamente eficaz, afirmou o tcnico em conferncia de imprensa.

Vitria justa dos lees no Algarve, mantendo assim a segunda posio com 10 pontos. O Olhanense est em 12. lugar com quatro pontos.

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

SPORTING FC 2013/14 INDOOR ACADEMY PROGRAM


U4, U5 & U6 Boys & Girls
The objective for this program is: Educating for life through soccer U4 to U6: Active Start developing and improving motor skills and coordination preparing players to coexist within a group familiarizing players with soccer techniques engaging players through both body and mind having fun in a structured environment Training program fully certified by Sporting Clube de Portugal !
This program will have 2 Sessions and be held in 45min sessions twice per week, for a total of 23 sessions (each session) Session 1 - Effective October 3 and ending December 17 at Brockton Stadium & Downsview Park (Hangar) Mondays & Thursdays: 6:15-7:00PM October 3, 7, 10, 17, 21, 24, 22, 28, 31 (Brockton Stadium) November 4, 7, 11, 14, 18, 21, 25, 28 (Downsview Park Hangar) December 2, 5, 9, 12, 16, 19 Session 2 - Effective from January 6 and ending March 31 January 6, 9, 13, 16, 20, 23, 27, 30 February 3, 6, 10, 13, 17, 20, 24, 27 March 3, 6, 17, 20, 24, 27, 31 Program Price: $ 350.00 PER SESSION - Early Bird Fee $ 400.00 PER SESSION - After September 18 for Session 1 and November 28 for Session 2 Full payment due upon registration

AURELIO E. ACQUAVIVA (905) 856-7937

Fundado em 1955

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

Register at Brockton Stadium 515 Brock Avenue - Weekdays from 2:00-8:00PM Whats included? Full uniform (1 Sporting FC jersey, 1 shorts, 1 socks).

Please Note: Registration is limited, we will be taking children on a first come, first served basis. Registrations in person only. Cheques or cash only. Parents are required to bring a photocopy of their childs birth certificate or passport. Program may be altered due to unforeseen circumstances.

12 . Desporto

16 Setembro 2013

FC Porto bate Gil Vicente e mantm-se isolado na frente


Dois golos na primeira parte, um de Varela e outro Jackson Martinez, deram no sbado uma vitria tranquila ao FC Porto na receo ao Gil Vicente, em jogo da quarta jornada da I Liga de futebol. A formao portista adiantou-se cedo no marcador, com o golo de Varela a surgir logo aos oito minutos, tendo o colombiano Martinez, aos 27, ampliado a contagem e deixado mais tranquila a formao azul e branca. Assustaram aos cinco minutos por Lic e, trs minutos depois, adiantaram-se por Varela. O golo aumentou a presso portista e os minhotos pouco ou nada conseguiram fazer para travar a avalanche ofensiva dos tricampees nacionais. Com alguma facilidade, o FC Porto fez o segundo golo, apontado por Jackson Martnez, aps um primeiro remate de Lic. A regularidade do colombiano impressionante. Marcou em todos os jogos oficiais dos drages e j tem quatro golos na Liga. A segunda parte foi jogada a um ritmo mais baixo, com um FC Porto a gerir o resultado e um Gil Vicente mais solto e a procurar a baliza de Helton. Os gilistas ainda assustaram Helton com dois remates perigosos de Bruno Moraes e Pecks, mas ficaram em branco.

LIKE TO SING? Season 8 is here!


presents

Com este triunfo, o FC Porto tem assegurada a liderana da prova, com 12 pontos, resultantes de quatro triunfos, enquanto o Gil Vicente para j oitavo classificado com Talvez a pensar j na estreia na Liga dos Campees na prxima quarta-feira, com o ustria de Viena, o treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, apostou em algumas surpresas, com a titularidade de Maicon, Quintero e Varela, este de regresso equipa. O Gil Vicente, ltima equipa a vencer os drages para a Liga, apostou numa estratgia de contra-ataque, sem referncia no ataque Bruno Moraes foi suplente e a tapar os caminhos da baliza de Adriano. Mas no resultou. Conduzidos por Quintero, os drages comearam a todo o gs.

in association with &


J U V E N I L E & A D U LT C AT E G O R I E S M E E T & T R A I N W I T H I N D U S T RY P R O F E S S I O N A L S ! SING IN ANY LANGUAGE! O V E R $ 4 0 , 0 0 0 W O R T H O F P R I Z E S TO B E W O N

Angolano Carlos Morais vai jogar nos Toronto Raptors

PROFESSIONAL RECORDINGS! MANAGEMENT DEALS! W E E K E N D G E TAWAY S F O R Y O U & Y O U R FA M I LY & MUCH, MUCH MORE!

INCLUDING:

O base Carlos Morais vai representar os Toronto Raptors nas prximas temporadas, tornandose o primeiro angolano a jogar na Liga profissional de basquetebol norteamericana (NBA). Confirmando rumores da imprensa angolana, o angolano Carlos Morais, MVP do campeonato africano, vai integrar os Raps, escreveu Doug Smith, do jornal The Star, de Toronto, na conta do

twitter. Carlos Morais, que representava o Petro de Luanda e j tinha tentado entrar na NBA em 2010, esteve nos ltimos dias a fazer testes no clube e acabou por convencer os responsveis. O basquetebolista de 27 anos, 1,95 metros e 91 quilos foi eleito Jogador Mais Valioso no Afrobasket, disputado em agosto passado em Abidjan, onde Angola conquistou o seu 11. ttulo continental.

ITS

ALL

FREE!

A U D I T I O N S S TA R T W E D N E S D AY , S E P T E M B E R 11 AT CASA DO ALENTEJO COMMUNITY CENTRE, 1130 D U P O N T S T ., T O R O N TO


NO
WA L K - I N S S O S I G N U P N O W !

Stephanie Tavares, Zack Werner, Lisa & John Santos, See you there!

O R C A L L J O H N AT ( 4 1 6 ) 4 5 3 - 5 6 4 6 SONG SELECTION IS FIRST COME, FIRST S E RV E D S O S I G N U P N O W !

R E G I S T E R O N L I N E AT THESINGINGCONTEST.COM

We use

microphones exclusively

16 Setembro 2013

Desporto . 13

Goleador inesperado na vitria encarnada


As guias comearam bem, com um golo logo aos cinco minutos, marcado por Enzo Perez, vantagem ampliada aos 23 por Garay em excelente jogada estudada. As guias dominavam e, mesmo sem brilhar, podiam ter ido para o intervalo a vencer por 3-0, mas Lima falhou um golo isolado. No segundo tempo, o Benfica entrou ligeiramente adormecido, permitindo que o Paos reduzisse aos 50 minutos, por Rben Ribeiro. No entanto, Garay esteve em dia sim, bisando dois minutos depois. Grande exibio do central argentino, no s pelos dois golos, mas tambm por ter estado impecvel a defender, sem falhas. Com o resultado em 3-1, os encarnados baixaram o ritmo de jogo, uma vez que na tera-feira h jogo com o Anderlecht para a Liga dos Campees. O Paos no conseguiu incomodar Artur durante esse perodo. Durante todo o jogo apenas Beb e Rben Ribeiro remaram contra a mar, principalmente o avanado.

Rio Ave surpreendido no ltimo minuto

Uma partida que ficou marcada pelo regresso de Cardozo titularidade e para as estreias de Siqueira e Fejsa.

Num jogo com domnio repartido, pertenceu aos conquistadores a grande oportunidade para golo em toda a primeira parte, quando, aos 16 minutos, Salin fez uma grande defesa: aproveitando o vento forte que se fazia sentir no Estdio dos Arcos, Tiago Rodrigues apontou com potncia um livre direto, que o guarda-redes afastou, com dificuldade, com os punhos. No perodo complementar, por volta da uma hora de jogo, coube a Braga deixar os vila-condenses em desespero. Primeiro rematou queima-roupa figura de Douglas, aps assistncia de Tarantini, e na recarga no acertou na baliza. Depois, o encontro voltou a estar equilibrado e parecia que ia acabar empatado. Um golo do vila-condense Andr Andr (89), que tinha saltado do banco de suplentes trs minutos antes, deu o triunfo (1-0) ao V. Guimares sobre o Rio Ave, desfazendo o equilbrio que caracterizou praticamente toda a partida. No entanto, aos 89 minutos, Andr Andr surpreendeu os locais, ao marcar um grande golo, com um remate meia volta, no corao da rea adversria, concluindo um cruzamento bem medido, do lado direito, do antigo mdio do Sporting Andr Santos.

14 . Mensagens

16 Setembro 2013

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

91 Clinton av. $ 129,900 Em Hamilton os preos so inbatveis. uma casa separada por uma ninharia

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

146 Burton st. $ 119,500 Situada perto do hospital General em hamilton. Arrendada por 950.00 por ms mais as despesas.

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

118 Campbell av. $ 132,900 Imagine com dois apartamentos alugados por 1500.00 por ms. A hipoteca pode ser menos de 650.00 por ms

4 Sherbourne av. $159,900 Situada em St. Catherines, esta casa contm dois apartamentos.

28 case av. $ 154,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

348 Emerald st. $ 92,900 Como possvel? a mortgage seria menos do que $500.00 por ms. Perto da zona portuguesa de Hamilton

Promotion U9 Practices: Mondays(Hangar): 7-8PM & Tuesdays(Dome): 6-7PM & Thursdays(Hangar): 7-8PM. Games: Saturdays AM (Hangar League, 7x7) U10 Practices: Mondays(Hangar):7-8PM & Tuesdays(Dome):6-7PM & Thursdays(Hangar): 7-8PM.Games: Saturdays AM/PM (Hangar League, 7x7) Initiation U11 Practices: Mondays(Hangar):7-8PM & Tuesdays(Dome):6-7PM & Thursdays(Hangar):7-8PM.Games:Fridays PM & Sat AM(Hangar League, 9x9) U13 Practices: Mondays(Hangar): 8-9PM & Tuesdays(Dome): 7-8PM & Fridays(Hangar): 6-7PM. Games: Saturdays AM/PM (Hangar League, 11x11) U14 Practices: Mondays(Hangar): 8-9PM & Tuesdays(Dome): 7-8PM & Fridays(Hangar): 6-7PM. Games: Saturdays AM/PM (Hangar League, 11x11) U16 Practices: Tuesdays(Dome) & Thursdays(Hangar) 8-9PM & Fridays(Hangar) 7-8PM Games: Saturdays PM (Hangar League, 11x11) U18 Practices: Tuesdays(Dome) & Thursdays(Hangar) 8-9PM & Fridays(Hangar) 7-8PM Games: Saturdays PM (Hangar League, 11x11) REP Programs will consist of 3 practices & 1 game per week at The Hangar @ Downsview Park (Brockton Stadium in October; The Hangar & Dome commencing in November) Effective October 1, 2013 April 2014. Program Price: $ 1200 for existing Sporting FC Players Payment in full or 3 post-dated cheques of $400 (Dated Sept. 1st, Oct. 1st, Nov. 1st) $ 1350 for new players Payment in full or 3 post-dated cheques of $434 (Dated Sept. 1st, Oct. 1st, Nov. 1st) NOTE: Players will not be allowed to begin the indoor season without first settling outdoor season fees (if applicable). Additionally, players will not be allowed to begin the indoor season without making full payment for the indoor season or submitting 3 post-dated cheques as per the schedule above. Whats included for new players? Complete Sporting FC Academy uniform (2 jerseys - away/home, 2 shorts, 2 socks, 2 practice tshirts, 1 tracksuit, and 1 backpack). (This applies to new players only.)
TRYOUT DATES: Players born 2000 & 2001 & 2002: SEP 5 (6:45-8PM), 6, 11 & 12 (5:45-7PM) Players born 2003 & 2004 & 2005 & 2006: SEP 5 (5:45-7PM), 7 (8:45-10AM) & 12 (5:45-7PM) Players born 1996 & 1997 & 1998 & 1999: SEP 3 (5:45-7PM), 7 (9:45-11AM) & 11 (7:45-9PM)

The objective for this program is: Educating for life through competitive soccer

2013/14 SPORTING FC REP TEAM INDOOR PROGRAM

Training program fully certified by Sporting Clube de Portugal!

Registration is limited! Tryouts (for new & existing players) will be held during the following dates/times:

NOTES:

Please Note:

Register in person at Brockton Stadium on August 26 & 30 and September 3 to 18 to secure your spot!

Registration is limited, we will be taking children on a first come, first served basis. Registrations in person only. Cheques or cash only. Parents are required to bring a photocopy of their childs birth certificate or passport and one passport size photo. Program may be altered due to unforeseen circumstances. Also From January to April the schedule can be adjusted due the rentals hours.

16 Setembro 2013 Amigvel disputado nos EUA

A seleo portuguesa de futebol, rf do goleador Cristiano Ronaldo, foi incapaz, na tera-feira, de contrariar uma congnere do Brasil movida pelo gnio de Neymar, perdendo por 3-1 em jogo particular disputado em Foxborough, Estados Unidos. Portugal encontrou-se muito cedo a ganhar ao pas mais titulado do futebol, organizador do Mundial de 2014, graas ao golo marcado por Raul Meireles, aos 18 minutos, mas no conseguiu segurar por muito tempo a vantagem, nem a velocidade de Neymar, chegando ao intervalo j a perder por 2-1 e sem dar sinais de poder inverter a situao. Depois de o defesa Thiago Silva ter restabelecido o empate aos 24 minutos, o avanado estrela da equipa sul-americana consumou a reviravolta aos 35, desembaraando-se sozinho de metade dos atnitos jogadores da seleo lusa, e ainda deixou a sua marca no terceiro tento canarinho, marcado por J no incio da segunda parte, aos 49. O atual selecionador brasileiro, que foi o tcnico com mais jogos (74) e vitrias (42) na liderana da equipa das quinas, procura ser to bem sucedido na segunda passagem pelo comando tcnico do escrete no Campeonato do Mundo que o Brasil vai organizar em 2014, depois de ter conduzido a equipa canarinha conquista do ttulo mundial em 2002.

Brasil movido a Neymar bate Portugal rfo de Ronaldo

Ainda Desporto . 15

Portugal apresentou praticamente o mesmo onze que alinhou de incio na Irlanda do Norte, tendo o selecionador Paulo Bento escolhido Nani para ocupar o lugar de Cristiano Ronaldo, enquanto Hlder Postiga, expulso em Belfast e, por fora disso, afastado da importante receo a Israel, foi substitudo por Nelson Oliveira na frente de ataque. Apesar da entrada promissora do Brasil, pertenceu a Portugal a primeira oportunidade de golo, aos 12 minutos, atravs de um remate de cabea de Raul Meireles ao poste da baliza canarinha, mas o mdio foi mais certeiro pouco depois, aos 18, aproveitando uma oferenda de Maicon - que fez a melhor assistncia possvel, ao tentar endossar a bola ao guarda-redes Jlio Csar - para inaugurar o marcador.

O grande ausente

Cristiano Ronaldo foi o grande ausente do jogo, devido a leso, depois de ter concretizado o seu primeiro hat-trick por Portugal na sexta-feira passada, na importante vitria na Irlanda do Norte, o que lhe permitiu tornar-se o segundo melhor marcador da seleo, com 43 golos, ultrapassando Eusbio, que apontou 41.

A equipa sul-americana manteve-se tranquila e Neymar deu o mote ao rematar para defesa apertada do guarda-redes Rui Patrcio, mas o golo brasileiro no tardou muito, marcado aos 24 minutos pelo defesa Thiago Silva, que beneficiou da passividade da defesa portuguesa para restabelecer o empate na sequncia de um pontap de canto. Nani poderia ter recolocado Portugal na liderana, mas o desvio de cabea do avanado saiu ligeiramente ao lado da baliza de Jlio Csar e foi o Brasil que consumou a reviravolta na jogada imediata, aos 35 minutos, por intermdio de Neymar, que ultrapassou sozinho metade da equipa portuguesa, antes de concluir com um colocado remate cruzado, fixando o 2-1 ao intervalo. Neymar regressou com a mesma inspirao dos balnerios, e foi de um bom passe da estrela brasileira para Maxwell que nasceu o terceiro golo, marcado por J aos 49 minutos, o que pareceu ter deixado a seleo brasileira saciada e lanou o jogo para uma segunda parte menos emotiva, apesar dos esforos de alguns jogadores das duas equipas.

Comprava j uma final


sempre estranho defrontar Portugal, assumiu Scolari, no escondendo a ligao ao nosso Pas, a ponto de desejar reencontro bem especial: Comprava j uma final Portugal-Brasil no Mundial-2014. O atual selecionador do Brasil foi ainda instado a falar sobre Cristiano Ronaldo, nomeadamente por recentemente ter

Portugal-Brasil no Mundial - Scolari


Luiz Felipe Scolari chegou com a Seleo Nacional a Lisboa, depois de reencontro nos Estados Unidos, onde os comandados do brasileiro venceram Portugal por 3-1. a Irlanda do Norte e ter ajudado no apuramento para o Mundial.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt
T.L.DUTRA Professional Legal Services
Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

ultrapassado o nmero de golos obtido por Eusbio na Seleo nacional. difcil fazer uma comparao entre Ronaldo e Eusbio. Os tempos so outros, mas so dois grandes dolos de Portugal, disse. A propsito de CR7, que no defrontou o Brasil na noite passada devido a leso, deixou ainda o elogio: Os adeptos podem estar muito agradecidos por ter jogado aleijado com

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

16 . Coisas Inslitas

16 Setembro 2013

Superstio

Apanhava o voo 666 para o 'Inferno' numa sexta-feira 13?


Como reagiria se tivesse de viajar no 666 numa sexta feira 13 com rumo ao Inferno? Na Dinamarca, a existncia de um voo AY666 (considerado o nmero do Diabo) para Helsnquia, na capital da Finlndia, poderia assustar muitos dos supersticiosos. Isto porque a abreviatura da cidade (HEL) muito parecida palavra Hell (traduo em ingls da palavra Inferno). Juntando a estas duas situaes o voo ocorrer numa sexta feira, 13, considerado o dia do azar, poderia ser traduo para um voo praticamente vazio. No entanto, a superstio no pareceu dominar as mentes dos passageiros que praticamente encheram o avio. Existem muitas companhias areas que vm o nmero 13 como um smbolo do azar, acabando mesmo por eliminar o nmero dessa fila dos seus respetivos aparelhos, como o caso da empresa Scandinavian Airlines. A superstio acabou por no passar disso mesmo, com o avio a aterrar calmamente na cidade finlandesa, sem problemas de maior.

SPORTING FC ACADEMY 2013/14 INDOOR PROGRAM


The objective for this program is: Educating for life through soccer U7 to U9: Promotion FUNdamentals developing and improving motor skills and coordination preparing players to coexist within a group familiarizing players with the techniques of soccer engaging players through both body and mind enhanced competitive training introduction to concepts of defensive and offensive play understanding rational occupation of space having fun in a structured environment U10 to U15: Initiation Learning to Train continued development of motor and coordination skills to support advanced technical skills developing and mastering basic techniques in game context situations developing and perfecting principles of offensive and defensive play promoting fair play and respect for ALL individuals inside and outside of soccer Training program fully certified by Sporting Clube de Portugal! This program will have 2 Sessions and be held in 1hour sessions twice per week, for a total of 23 sessions (each session) Session 1 - Effective October 3 and ending December 17 at Brockton Stadium & Downsview Park (Hangar) Mondays & Thursdays: 6:00-7:00PM

U7 to U14 Boys & Girls

Um coco... foi detido nas Maldivas


Imaginem! A polcia deteve o coco (fruto, que h por ali em profuso...) alegando que estava a ser utilizado para influenciar o resultado das eleies presidenciais, nas Maldivas, que decorreram agora no domingo passado. Pelos vistos, as autoridades policiais alegaram que estava a ser utilizada magia negra, na tentativa de perturbar as eleies presidenciais. Mohammed Nasheed e Mamoun Abdul Gayoom estavam, na altura, a disputar o lugar. E nem sabemos quem ganhou... nem

Session 2 - Effective from January 6 and ending March 31

October 3, 7, 10, 17, 21, 24, 22, 28, 31 (Brockton Stadium) November 4, 7, 11, 14, 18, 21, 25, 28 (Downsview Park Hangar) December 2, 5, 9, 12, 16, 19 January 6, 9, 13, 16, 20, 23, 27, 30 February 3, 6, 10, 13, 17, 20, 24, 27 March 3, 6, 17, 20, 24, 27, 31

Program Price: $ 350.00 PER SESSION - Early Bird Fee $ 400.00 PER SESSION - After September 18 for Session 1 and November 28 for Session 2 Full payment due upon registration

se o tal coco ajudou a alguma coisa... Nas ilhas, a magia negra frequentemente utilizada na tentativa de influenciar ou impedir o voto das pessoas. Nestes rituais, so utilizados

cocos. Cocos... imaginem! Mais tarde, os oficiais contactaram um praticante de magia branca para analisar a fruta. Este descobriu que o caso no passava de uma farsa. No foi detido nenhum suspeito.

Whats included? Full uniform (1 Sporting FC jersey, 1 shorts, 1 socks) Please Note: Registration is limited, we will be taking children on a first come, first served basis. Registrations in person only. Cheques or cash only. Parents are required to bring a photocopy of their childs birth certificate or passport. Program may be altered due to unforeseen circumstances.

Register at Brockton Stadium 515 Brock Avenue - Weekdays from 2:00-8:00PM

16 Setembro 2013 Ontem tarde

ltima hora . 17

Jacks Bakery juntou amigos a soprar as velas dos 5 anos


No sabemos se houve velas. To pouco se se cantaram os Parabns a Voc. A verdade, porm, que Jacks Bakery merecia tudo isso e... mais ainda. Ali em cima, na Oakwood Avenue, ontem, foi dia de festa. Muita gente. Muito entusiasmo. E a certeza de que o Jack Carvalho e o Jason, e o Rui, que estiveram por l quando por l estivemos tm ainda mais caminho a... caminhar.

Cristiano Ronaldo renovou

Cesar Palcio foi mais longe e disse da sua satisfao em estar presente numa cerimnia que honra deveria honrar um trabalhador como o Jack Carvalho. O seu entusiasmo. A sua dedicao. O seu apego ao trabalho e valorizao da cidade. Cesar Palacio haveria de dizer e ns assinamos por baixo que Jack Carvalho mudou para melhor a zona onde se insere. De resto, aquele vereador at levou a sua gentileza ao ponto de enaltecer o trabalho do nosso ABC, que est em todo o lado. Na Oakwood esto a fazer obra. E, depois, ver-se- o que haver mais a andar. Sobretudo porque, depois dos 5 anos... j se comea a gatinhar, no ? E a avaliar pelo que vimos por l, com prateleiras cheias e com produtos diferentes (para melhor) hemos de crer que a obra vai continuar. tarde e ns j l nem estvamos apareceram as concertinas do Arsenal do Minho. E no apenas os habituais, porque apareceram, tambm, uns meninos-muito meninos que j comeam a tutear a concertina e, mais dia menos dia, vo, decerto, fazer furor, no melhor sentido do termo. Para Jack Carvalho, era o agradecimento a quantos o ajudam no dia-a-dia. Aos trabalhadores que passaram por l, que esto l, e que ho-de estar, j que ns prprios gostamos de aprender com os que vm a seguir. Por ns, aqui fica o nosso abrao de parabns.

Muito j foi feito naquela rea


Cesar Palacio, o vereador da zona, apareceu por l. Frank dAmico, truste das Escolas Catlicas, tambm. Um e outro juntaram-se festa e ajudaram a partir o bolo.

Senhora doente 30 Semana Cultural da Casa do Alentejo mordida por ratos com vrios eventos fortes em Alberta *Carlos do Carmo estar em Toronto
Um grupo de defesa da sade diz que uma paciente de demncia, numa casa de cuidados a longo prazo, no sul de Alberta, est a recuperar depois de um membro da equipe ter encontrado ratos a mordiscar o rosto da doente. Amigos de Medicare dizem que o inslito aconteceu no St Therese Villa, em Lethbridge, em 1 de setembro. Descobrimos que, no domingo passado, um elemento dessas instalaes entrou nesta sala de residentes e encontrou ratos a mordiscar no rosto da senhora, disse Sandra Azocar, diretora-executiva da agncia Amigos de Medicare. A senhora estava, de facto, mordida e est agora a ser tratada- Eu estou completamente horrorizada... nem consigo imaginar o que poderia acontecer senhora. No fundo, a mulher em causa tambm tem deficincias e no teria sido capaz de remover os ratos do rosto, disse Azocar. Azocar disse que um ninho de ratos foi encontrado no armrio da mulher. Azocar disse ter feito queixa, h um ano, de que havia ratos na instalao de 200-camas. Acrescentou que o centro, construdo em 2008, tambm teve uma infestao de percevejos h cerca de nove meses. A temos ns, em marcha acelerada de preparao, a 30 Semana Cultural da Casa do Alentejo. Este ano celebramse os 30 anos de existncia da Casa do Alentejo como Casa Regional e Cultural e, simultaneamente, 30 anos de realizao de Semanas Culturais. De resto, foi a Casa do Alentejo que foi pioneira deste gnero de realizaes em toda a dispora portuguesa. O que, como nos diz Armando Viegas, na nota que nos enviou, muito nos orgulha e incentiva a fazer sempre mais e melhor. Na tera-feira, amanh, portanto, a partir das 19 horas, haver na Galeria Alberto de Castro, uma conferncia de Imprensa para a divulgao dos pontos mais importantes da Semana. Promete-se, a propsito, um programa extraordinrio e de contedo singular que ficar na histria da comunidade portuguesa. Naturalmente que sero abordados, tambm, os eventos que faro a programao da Casa do Alentejo, para o ano em curso. Sabe-se j que o lema da 30 Semana Cultural da Casa do Alentejo em Toronto : ... O Alentejo charme, historia, cultura, sol, Portugal... para si!

O internacional portugus renovou este domingo o contrato com o Real Madrid at 2018. Os valores rondam os 21 milhes de euros/ano. Cristiano Ronaldo ganhar assim cerca de 58 mil euros por dia. O contrato foi assinado s 13:45 (12:45 em Lisboa) num ato oficial no palco de honra do estdio Santiago Barnabu, com a presena do presidente do Real Madrid, Florentino Prez, e do avanado. Cristiano Ronaldo, de 28 anos e contratado pelo clube espanhol no vero de 2009, vai tornar-se, com o contrato de hoje, o futebolista mais bem remunerado do mundo, com ganhos na ordem dos 21 milhes de euros/ano, ou

seja, mais cinco milhes do que o seu rival, o argentino do Barcelona Lionel Messi. O contrato em vigor do futebolista portugus com o Real Madrid expirava em junho de 2015. Hoje um grande dia. Tornmos realidade o desejo dos madridistas. Cristiano vai ficar connosco nos prximos cinco anos, disse Florentino Prez, presidente do Real Madrid. Formado nas escolas do Sporting, onde iniciou a sua carreira profissional em 2002, Cristiano Ronaldo rumou ao Manchester United, de Inglaterra, na poca de 2003/04, numa transferncia que valeu 17,5 milhes de euros aos lees.

Faro parte do programa destas festividades, designadamente o grande Embaixador do Fado Carlos do Carmo, que celebrar, entre ns, 30 anos de uma carreira artstica repleta de sucessos. Estaro tambm presentes nestas festividades, o grupo musical Trio Campania representante do mais genuno repertrio campanio e da mestria do toque peculiar da viola de arame, assim como o conhecido jornalista e escritor Jos Rodrigues dos Santos. Segundo nos dizem, est tambm assegurada a presena do Presidente do Turismo do Alentejo ERT, Antonio Ceia de Silva, assim como a presena do Secretrio de Estado das Comunidades Portuguesas, Jos Cesrio. A gastronomia alentejana, no Restaurante O Sobreiro, ser confeccionada pelos Chefes Leo e Joao Marques, proprietrios do Restaurante O Garfo, em vora, que se deslocam propositadamente de Portugal para fazerem parte das celebraes deste 30 Aniversario das Semanas Culturais da Casa do Alentejo em Toronto.

18 . Ler e contar

Fome de Po... e de Justia!


Conceio Baptista
Um conto. S um conto. Talvez a parecer um daqueles que as nossas avzinhas nos contavam. Muitas vezes eram contos inventados por frteis imaginaes. Outras, eram narraes verdadeiras, contadas e aprendidas, pela prpria experincia da vida. Por mim... ficava horas a fio, como que imersa, aprendendo e guardando, no pensamento, as lies de sabedoria que ia ouvindo. Desta vez... sou eu a contar. E... muito queria eu que o meu conto fosse fruto da minha imaginao. Mas no ... Sbado, um sbado... igual a outros dias, levantei-me bem cedinho e fui dar um passeio a p. De volta a casa, entrei num Supermercado qualquer, dos muito grandes... daqueles que quando vamos l pensamos gastar dez dlares e acabamos por deixar l o dinheirinho todo... Quando j estava prestes a sair, mesmo a poucos passos da porta, notei que dois homens falavam, em voz baixa, mesmo minha frente, e que um dos homens, muito alto, trajando um casaco e um bon, normais, como usam os jovens, algemava, com grande percia, os pulsos de um homem tambm jovem. E ento, com todo o espanto, percebi, que o primeiro homem era um guarda de segurana e que encaminhava apressado e com mo firme, o outro homem, para o fundo da loja. E foi s ento... que reparei em duas coisas, que o homem algemado chorava e que lhe tinha cado das mos um saquinho de plstico. E vi... claramente vi... que o saco continha, primeira vista, uma caixa de ovos e um carto de leite. Podia at ter mais algumas coisas dentro, mas foi o que eu vi... e impressionou-me verdadeiramente. E nesse instante pensei, que talvez uma criana com fome, esperasse por esse homem jovem... e j sem sonhos. Porque h por aqui... mesmo pertinho de ns, crianas com fome, fome de po, de afecto e de tantas outras coisas necessrias ao seu crescimento saudvel. S que pouco se fala disso... mas s querermos ver... por entre os adornos luzidios desta nossa sociedade... Gostaria de saber o que pensaram as outras pessoas ali presentes... mas s vi, nessa ocasio, rostos tristes e um leve abanar de cabea. Ningum teve tempo, ou coragem, para oferecer ajuda, ou tentar averiguar a situao. At podia, muito bem, o homem jovem... ter em seu poder algo de mais valor (financeiro) do que um carto de leite e uma caixa de ovos... mas agora, j estava nas mos das autoridades... quer tivesse em seu poder um pote de ouro, ou uma caixa de ovos... Voltei a casa muito triste - e pelo caminho lembrei-me dos Miserveis de Victor Hugo, dessa Obra Imortal, que nos conta a vida de Jean Valjean, que roubou um po para matar a fome a uma criana... e foi preso. Tambm pensei, e continuo a pensar... que neste Mundo Co est primeiro o empenho no mais escrupuloso cumprimento da lei. Primeiro, muito primeiro, do que nos sentimentos e necessidades do Povo. E ns sabemos que cumprir a lei s quando interessa... Pois h muita gente rica, poderosa, que rouba... sem castigo... pois h muitas maneiras de roubar... Pagando salrios de misria a pobres trabalhadores, que mal d para o sustento dos filhos. Esses lordes do capital, que gastam milhes em campanhas... em viagens e em banquetes, para depois ganharem outros tantos milhes... atravs dos tais salrios de misria... dos que vivem merc... dos donos do grande capital. E eu... que pouco sei... mas que muito penso... s quero que um dia ningum tenha fome, e que este Mundo deixe de ser... to injusto!

Resultado das autrquicas no pe Seguro em causa


Muitas so as vozes que se levantam para dizer que as autrquicas podem abrir uma guerra interna no PS. No entanto, os mais prximos de Antnio Jos Seguro insistem em lembrar que o lder rosa candidato a primeiro-ministro e no a presidente de cmara e que por isso o resultado no ter influncia na liderana do partido, refere o jornal i. Os apoiantes mais acrrimos de Seguro no se deixam convencer pelos alertas de que as autrquicas podem influenciar a liderana do partido. Antnio Jos Seguro candidato a primeiro-ministro, no candidato a presidente de cmara, afirma o vice-presidente da bancada parlamentar do PS Jos Junqueiro. Por outro lado, o tambm candidato cmara de Viseu est confiante de que o PS vai ter mais cmaras e mais votos e sublinha que a responsabilidade de conquistar ou perder autarquias apenas dos candidatos. De acordo com o i, o ambiente interno dos socialistas em vsperas de eleies autrquicas, no alheio a divergncias na escolha dos nomes apoiados.

16 Setembro 2013

Matosinhos talvez o caso que melhor exemplifica essa situao. O presidente da cmara eleito pelo PS queria recandidatar-se, mas o partido preferiu apoiar Antnio Parada. O at agora autarca do PS preferiu deixar o partido e candidatar-se como independente. Se agora perderem a cmara, os mais crticos no hesitaro em culpar Seguro.

No 12 aniversrio do 11 de Setembro
Um editor de fotos da revista Time est a solicitar ajuda na sua busca para encontrar os cidados fotografados em 11 de setembro de 2001. H doze anos, Patrick Witty, o Editor de imagens internacionais da revista Time, ficava perto da torre sul do World Trade Center. Quando a torre desmoronou, ele fotografou a multido porta do edifcio. Eram muitos e espelhavam no rosto o horror que sentiam, escreveu. A foto foi republicada amplamente desde aquele dia, e no ano passado Witty compartilhou novamente no Facebook, pedindo para

quem reconhecer os sujeitos para o cintactar com as informaes. Eu ainda no sei os nomes das pessoas na foto, mas adoraria saber, escreveu na poca.

Agora, Witty escreveu que j sabe de dois sujeitos em suas imagens, incluindo o homem no centro usando os culos, e que chamado Benjamin Tabile. Tabile, disse o fotgrafo, estava atrasado para uma entrevista de emprego no World Trade

Center em 11 de setembro, e ele nem podia acreditar que o atraso lhe salvou a vida. Mas Witty ainda est a tentar identificar o resto dos sujeitos na sua fotografia. Eu quero saber de todos eles, escreveu.

Famlia da professora ameaa me que denunciou pornografia


em casa. Ainda assim a famlia acabou por ameaar a av da aluna, dizendo que tudo fariam para que a criana seja retirada. De salientar que a menor acompanhada pelos servios de aco social e a me com receio das ameaas informou a GNR, mas no quis apresentar queixa. A professora que ter feitos os filmes pornogrficos na sala de aula, que foram parar internet, encontra-se de baixa mdica e no estar presente no arranque do ano lectivo, que j esta segunda-feira.

Parentes de professora acusada de fazer filmes pornogrficos na sala de aula tero ameaado esta semana a me que denunciou o caso, avana o jornal i. A encarregada de educao que foi queixar-se escola da filha que uma professora fazia filmes pornogrficos na sala de aula est a ser ameaada pela me e pela tia da docente acusada. Assustada ainda contou a situao GNR, mas acabou por no apresentar queixa. Uma fonte prxima do caso contou ao i que os parentes da professora deslocaram-se esta semana a casa da encarregada de educao para falar com ela, mas a me no se encontrava

CLASSIFICADOS!!! ANUNCIOS FAA COM ABC

Telf. 416 995-9904

Papa Francisco surpreende ao volante Aquelas coisinhas... de uma velhinha 4L


Dizem as notcias que o Papa acaba de receber um Renault 4L branco, modelo de 1984, de presente do padre Renzo Zocca, de uma parquia de Verona. O veculo, que tem j 300 mil quilmetros, foi entregue ao papa no ltimo sbado. Tocado pelos esforos de Francisco de criar uma igreja para os pobres, o padre Zocca contou revista italiana Famiglia Cristiana que gostaria de presentear o pontfice: E que melhor presente, do que o meu velhinho Renault 4? O dirio argentino Dirio UNO conta que Zocca escreveu ao papa para oferecer o Renault 4 e, para sua surpresa, acabou por receber um telefonema do prprio Papa Francisco, no dia 10 de agosto, aceitando o presente: Ele perguntou-me apenas se eu tinha certeza de que queria me desfazer do carro, se no faria falta a ningum e, principalmente, se eu tinha um outro veculo. Segundo o correspondente da BBC em Roma David Willey, os guarda-costas do pontfice ficaram surpresos quando Francisco pegou nas chaves do carro e arrancou ao volante.

16 Setembro 2013

Ler e contar . 19

Fernando Cruz Gomes

Algum me disse que h um certo perodo das nossas vidas... em que comeamos a ficar orfos dos nossos prprios filhos. Todos o sabem. Todos o deveriam saber. E ainda agora lemos a ideia num texto de Afonso Romano de SantAnna. que as crianas as nossas crianas vo crescendo independemente de ns. Como as flores nos canteiros de jardim. Como os pssaros que chilreiam por sobre as nossas cabeas. Crescem, em suma, sem pedir licena a ningum... sem pedir licena sequer prpria vida. Sem nos dar tempo para perceber o que se passou... o que foi que aconteceu. Um dia sentam-se perto de ns, no terrao ou na poltrona de ver TV... e atiram com uma frase, uma palavra, um conceito de tal maturidade... que chegamos concluso de que no possvel mais mudar-lhe a fralda. Isso mesmo! Onde que esta coisa cresceu tanto... sem termos dado por isso? Onde esto as interminveis brincadeiras ao corre-corre, cabra cega, as festas de aniversrio com palhaos e muitos amigos, todos eles tambm chilreantes e barulhentos? Sim... sim, ele est a crescer. Em obedincia prpria natureza e num ar de desobedincia que ns nem entendemos... Sossego! Quero sossego e paz... atiuramos ns do alto da nossa jactncia ignorante! Queremos paz e sossego! Pois ... mas agora, agora mesmo, estamos ns ali porta da discoteca. A pedir no apenas para que ele ou ela cresa... mas simplesmente que aparea. Que no nos deixe ficar ali eternamente. Como tantos outros pais e mes ao volante dos carros, a aguardar que eles cheguem, com aquelas coisas esquisitas das inestticas mochilas atrs das costas. Com uma alegria que no lhes conhecamos. E ns espera, j de cabelos esbranquiados... e a tentar no interferir em demasia. que aqueles so os filhos que ns germos e que conseguimos amar nossa maneira. Apesar das contrariedades e angstias. Apesar da ditadura das horas. Eles crescem. Amestrados. Crescem olhando as nossas certezas e os nossos erros, talvez mais estes do que aquelas. Os erros que ns esperamos que eles no repitam. A verdade que h uma certa altura da nossa vida... em que comeamos a ficar orfos dos nossos prprios filhos. Verdade. No mais os vamos buscar sequer s portas das discotecas. Passou o tempo. J no os procuramos saida das aulas do Judo ou da Natao. Passou o tempo... Eles saltaram rapidamente sem que ns dssem,os por isso do banco de trs para o volante das suas prprias vidas. No fundo, deveramos ter ido mais vezes sua prpria cama ouvir o sonhar da sua prpria alma. Conversar com eles entre os lenois da infncia e os cobertores da adolescncia. Mesmo em quarto cheio de coisas estranhas como posters e quadros, desenhos e batotas escritas no faz de conta. Deveramos ter ido... e agora tarde, uma vez que cresceram sem termos esgotado neles todo o nosso afecto. O sossego e a paz que queramos e exigamos quando eles brigavam, por exemplo, na parte detrs do carro est agora ali. Um sossego e uma paz... que ns, agora, no queremos. Porque a solido comea a tomar conta das nossas vidas. O jeito mesmo esperar... esperar... porque, qualquer dia, qualquer hora, eles podem dar-nos um neto. O neto parece ser a prova provada... do carinho que ns vamos aplicar e que nem sempre aplicmos nos filhos. Por isso, o amor desmesurado que os avs tm para com os netos. que mesmo a ltima oportunidade de reeditarmos o nosso afecto, o nosso carinho, o nosso amor. E tem de ser rpido antes que eles cresam... por isso que se diz que aprendemos a ser filhos depois de sermos pais. M;as... s aprendemos a ser pais depois de sermos avs.

Conhecido por seu estilo humilde, o papa disse que costumava dirigir um carro do mesmo modelo quando morava na Argentina. Recorde-se que, numa tentativa de estimular prticas austeras na Igreja, o Papa pediu a autoridades eclesisticas que evitem fazer-se transportar em carros de luxo.

O Prmio dos Jornalistas

*MATEUS GONALVES vence Prmio Maboque


Um dia antes da data da comemorao do Dia Internacional dos Jornalistas, assinalado a 8 deste ms, o jornalista Mateus Gonalves, da Rdio Luanda Antena Comercial (LAC), sagrou-se vencedor da vigsima edio do Prmio Maboque de Jornalismo. O profissional recebeu do Grupo Csar & Filhos, empresa de direito angolano e promotor do evento, o valor de 100 mil dlares norte-americanos. Ainda eu no sonhava ser jornalista quando me apaixonei pela voz encantadora de Mateus Gonalves nos relatos de futebol, de basquete e de andebol aos microfones da Rdio Nacional de Angola (RNA). Com ele aos microfones as vitrias das nossas seleces ganhavam um sabor especial. At mesmo as derrotas tinham sabor vitria. Ouvia-se, nos corredores da RNA e mesmo nos da Televiso Pblica de Angola (TPA) que aquele que quisesse ser radialista tinha de passar primeiro pelo crivo do Mateus Gonalves, antes mesmo de ser submetido aprendizagem do grande mestre e professor Mesquita Lemos. Verdade ou mentira, terei de tirar a limpo um dia destes.

Humberto F. Costa Jornalista (Luanda)


Aborda as matrias com perfeito conhecimento, propriedade e com elevado esprito crtico. um observador atento e equilibrado, que se pauta pela qualidade, oportunidade e pela regularidade, descreveu Justino Pinto de Andrade, presidente do jri, antes de anunciar o nome do vencedor. De acordo com os membros do jurado, o distinguido com o prmio mximo desta edio descreve, sem dvida, o perfil de um dos expoentes do jornalismo angolano, com reconhecimento alm-fronteiras. Houve ainda prmios para outras dez categorias, com destaque para o jornalista Reginaldo Silva que venceu o prmio na categoria de jornalismo de opinio. Este o primeiro ano que se atribuiu prmio para esta categoria. Reginaldo Silva que, afinal, j venceu por duas vezes o grande Prmio Maboque nas edies de 1993 e de 1994. O prmio de locutor do ano foi para a jornalista Sandra Rodrigues da emissora provincial da Hula, por sinal a nica mulher premiada e a nica que no exerce a profisso na provncia de Luanda, a capital do Pas. Armindo Csar, o Big boss do Grupo Cesar & Filhos referiu que no tem sido fcil suportar este prmio h 20 anos, lembrando que o mesmo foi criado num perodo conturbado da histria de Angola: de guerra civil. Anunciar uma iniciativa e mant-la durante 20 anos no fcil, expressou. O Prmio Maboque de Jornalismo foi institudo em 1992, pelo Grupo Csar & Filhos e visa reconhecer os jornalistas que mais de destacam, ao longo dos doze meses. Nesta edio, o prmio global esteve estimado em mais de trezentos mil dlares dos Estados Unidos da Amrica.

Inspirador de muitos radialistas, Mateus Gonalves, que abraou a carreira aos 17 anos de idade, na Emissora Provincial da Hula, tendo-se posteriormente transferido para Luanda, onde veio estudar, iniciou-se no jornalismo desportivo, tendo passado pela poltica, economia, sociedade e entretenimento, mas como jornalista desportivo que ele melhor se rev. Na verdade, este prmio j vem tarde, muito tarde Mas, mais vale tarde que nunca. O presidente do jri justificou desta forma a atribuio do prmio ao jornalista que completa em 2013, 50 anos de idade, e 33 anos de carreira. O profissional dono de um estilo prprio, com grande capacidade de questionamento nas reas da profisso em que mais facilmente se movimenta.

20 . Automobilismo

Toyota Yaris Hybrid R-Concept

Mark Webber acredita que Vettel


ir para a Ferrari no futuro

16 Setembro 2013
Paulo Alves Carlos Moreira

O australiano, bastante amigo de Fernando Alonso, acredita que a ligao do espanhol Scuderia ir terminar ao mesmo tempo que a de Raikkonen, dentro de dois anos. televiso britnica Sky, Webber referiu que provavelmente ficaro dois anos cada um, penso eu. E a o que a Ferrari far, obviamente, ir buscar o Seb (n.d.r.: Sebastian Vettel) Red Bull e continuam a partir da. Esta anteviso do futuro no significa que o piloto australiano de partida para o WEC desgoste da dupla que os italianos tero em 2014: uma afirmao agressiva de curto prazo da Ferrari para colocar a equipa na frente, disse. Webber explicou ainda a contratao de Raikkonen, referindo que o Alonso precisa de ser pressionado no sbado tarde para levar o monolugar mais acima na grelha.

As imagens finais, antes da estreia em Frankfurt J aqui lhe tnhamos mostrado os primeiros esboos do Yaris Hybrid R-Concept, um prottipo totalmente hbrido que a Toyota vai levar a Frankfurt. O modelo baseado no pequeno utilitrio da marca japonesa conta com uns impressionantes 420 CV de potncia, fruto da conjugao de um motor eltrico de 60 CV com uma unidade de 1.6 litros a gasolina de 300 CV. E apresenta um cariz bem desportivo, como pode ver nesta imagen no circuito de Spa-Francorchamps:

Kimi Raikkonen s foi confirmado na Ferrari na quarta-feira, mas Mark Webber j prev quem ser o sucessor do finlands ou de Fernando Alonso em Maranello.

Ferrari garante que Raikkonen e Alonso partiro em igualdade

Disco Volante construdo mas no pela Alfa Romeo

A marca italiana avalisou a construo de um dos concept mais falados dos ltimos anos ao prestigiado carroador Touring Superleggera. O Alfa Romeo Disco Volante ser produzido numa tiragem limitada pelo carroador italiano Touring Superleggera. O Disco Volante comeou por ser apresentado em 2012 em formato de estudo, tendo sido feito com base na plataforma do j descontinuado Alfa Romeo 8c Competizione. O preo estar disponvel sob consulta, sendo que todos os carros devero estar prontos dentro de dois anos, com garantia ilimitada de quilmetros, com os concessionrios da Alfa Romeo a garantirem as entregas e a manuteno. A Touring fornecer Alfa as instrues de reparao e componentes. O Alfa Romeo 1900 C52 Disco Volante de 1953 foi a inspirao para este Disco Volante, um carro com carroaria em fibra de carbono e alumnio, que tambm surge com interior personalizado. A novidade herda o motor de origem Ferrari do 8c, um V8 4.7. O modelo de trao traseira, com distribuio de peso 49:51 prope uma acelerao 0-100 km/h em 4,2 segundos e uma velocidade mxima de 290 km/h.

Com a chegada de Kimi Raikkonen Ferrari para fazer parceria com Fernando Alonso, em 2014 os italianos tero pela primeira vez em muitas dcadas dois campees do mundo lado a lado, numa das mais fortes duplas para a poca que vem (seno a mais forte). O espetculo dever estar assegurado caso o duo hispano-finlands tenha um monolugar altura, com Stefano Domenicali a garantir igualdade de tratamento enquanto e desde que a situao do campeonato no aconselhar o contrrio. O chefe de equipa da Ferrari confirmou ao site oficial da escuderia que no ir mudar nada na forma como a equipa gerida. Desde que comeou, os nossos pilotos sempre partiram em termos iguais. Tem sido sempre o caminho e sempre ser. Domenicali alertou, contudo, que durante o curso da poca, se a situao for a de um piloto poder ajudar outro devido posio no campeonato, lgico e certo que isso ir acontecer. Sucedeu no passado e ir suceder no futuro, na altura do Fangio e do Collins, tal como o Raikkonen foi ajudado pelo Felipe antes de devolver o pagamento. Domenicali no duvida das capacidades da sua dupla para 2014, dizendo que a combinao entre o Fernando e o

Kimi a melhor que poderamos ter atualmente na Frmula 1, em termos de talento, experincia, esprito competitivo e capacidade para desenvolver o monolugar. O responsvel da Scuderia garantiu que a escolha do piloto finlands no anti-Alonso, lembrando que os interesses da equipa surgem primeiro e s depois os individuais. O Fernando importante para a equipa e s-lo- durante muito tempo. Estou seguro que ele o primeiro a ficar contente com uma escolha efetuada para reforar o grupo.

16 Setembro 2013 Piquenique do Asas do Atlntico

Ontem aconteceu . 21

E foi... Uma Festa!

E, como todas as Festas do Asas do Atlntico, transbordante de alegria, de fraternidade e... tambm de emoes.

Mantendo assim a chama acesa do verdadeiro voluntariado. E assim, mesmo que contribua, para a continuao do Asas do Atlntico, a caminho do seu quadragsimo primeiro aniversrio, a boa organizao e esforo de todos os seus

directores... , na realidade, o Povo que faz a Festa! Bem hajam! Parabns, Asas do Atlntico! - CB

Servir bem, para servir sempre... ABERTO 24 HORAS


Lcia Oliveira, a scia mais idosa; Makaila Nascimento, a scia mais nova.

Emoes. Pelo reencontro de amigos. Na realizao da rdua tarefa cumprida. Na satisfao de haver fechado o ano a chave de ouro. E pelo empenho de novos projectos para a nova poca, que j comea! A boa disposio, reflectida atravs da forma do bom acolhimento, que todos receberam, durante o Piquenique do Asas do Atlntico, uma vez mais na pitoresca Quinta da famlia Macedo, em Niagara on the Lake, foi contagiante.

VEJA S (Depois vai querer...)

Po de Vegetais Po de Azeitona Po de Milho Amarelo (mtodo natural, sem calorias) Bola de Carne * Bola de Sardinhas *Bola de Vegetais * Bola de torresmos

PADARIA NICA

PASTELARIA NICA: Pastis de Tentgal * D. Rodrigo * Chamarritas * Os Vulces * Queijadas da Ilha NICAS Sobremesas em bolos: Os Ambrsios * Os Bracarenses * Os Crocantes * Os semi-frios
E... houve baile. O conhecido Baile Regional. Pois como sempre a Chamarrita, bem mandada e bailada, por toda aquela gente, saudosa da sua Terra, foi a Rainha da Festa! A alegria dos jogos, engraados e muito divertidos, fez rir e aplaudir toda a gente. Foi, tambm, uma autntica demonstrao da rica gastronomia regional. Bem temperada... com o entusiasmo e a boa vontade de associados e amigos. Cristiano Macedo, o novo Presidente do Executivo, saudou os presentes, agradecendo a colaborao de todos no Asas do Atlntico, que viabiliza, atravs das suas actividades, usos e costumes, como forma de engrandecimento do Movimento Associativo na nossa Comunidade.

TUDO SERVIDO COM ESMERO E REQUINTE Sim... sim, pode telefonar antes de vir

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Ainda a tempo E.U.A e a Rssia acordaram na eliminao das armas qumicas srias Hbitos e Culturas que nos vo deixando

16 Setembro 2013

Natalidade em crise
H cerca de cinquenta anos atrs li num jornal ingls - j no me lembra qual em que um indivduo qualquer escrevia: a raa branca um dia ir desaparecer... ou na melhor das hiptese, ficar reduzida a uma pequenina minoria. Achei, e muitos achariam, que o autor do escrito no deveria estar no seu juzo perfeito, ao escrever tal ridiculez. - Na altura tinha um filho de seis anos, que pela manh levava escola, e quase no se via uma criana de cor! Era quase em totalidade brancas. Hoje, precisamente o contrrio... em muitas escolas quase j no se v uma criana branca! Claro, so crianas, no importa qual a cor ou nacionalidade que sejam... isto apenas para fazer-mos uma ideia ao fenmeno que esse articulista previa. E eu, e outros como eu, que acoimamos o senhor de atoleimado, afinal os tolos eram ns! Sim, a natalidade branca tem vindo decrescer muito... Nos pases industrializados, aonde a mulher um pilar na fora laboral, a reduo da natalidade est muito em queda isto para no dizer um descalabro. Se olharmos as estatstica destes registos em Portugal, mesmo total! Com o nmeros dos nascidos a ser inferior aos bitos! Segundo as notcias, no ano passado ultrapassou os quinze mil a menos, que no ano anterior. Aonde vamos parar....! Onde esto as crianas para renderem as velhas geraes de hoje e de amanh? Isto muito srio... se no olharem para este problema enquanto ainda h tempo, no se sabe o que ir acontecer... A minha me teve treze filhos, o mais alto nmero na histria da minha aldeia. Houve algumas com dez, oito, seis... mas de quatro e cinco, era o mais comum. Mesmo com condies restritas, quer de nutrio, higiene, de vesturio, acomodamento, de sade e muito mais! Mas raro se via uma famlia de um s filho. As famlias eram sempre numerosas... e quanto mais pobres, mais filhos tinham! Hoje precisamente o contrrio. Os casais no vm nos filhos um bom investimento, estes ficam muito dispendiosos. Tanto na criao como na educao. Isto sem falar do que vem a seguir! Mesmo nas intervenes do sistema, quando os pais querem disciplina-los. Alm do governo fugir muito nas ajudas. E neste ponto, no penso que aqui esteja melhor

Antnio dos Santos Vicente

que em Portugal. Por isso, tanto l, como c, as coisas no esto famosas, para quem quer ter filhos. H mais de 50 anos quando ainda estava em Portugal, conhecia companhias que empregavam muitas mulheres, na maioria jovens, tinham creches internas, onde as mes deixava as suas bebs, ao cuidado de uma enfermeira e outras funcionrias especializadas nestes cuidados. Enquanto as mes trabalhavam descansadas, dando-lhes a mama hora determinada. Depois voltar sua ocupao. Penso... que este mtodo j no se integra nas boas relaes entre empregados e empregadores! Desta maneira, o trabalho no impedia o desejo de uma gravidez e a natalidade seguia a sua normalidade, sem quedas. Mas como a ganncia da produo do lucro, mais viva e forte, que o nascimento de crianas, temos o resultado vista! Mas isto ainda no nada... apenas um aviso... do princpio duma derrocada na natalidade, porque sem crianas no h futuro. - Enquanto os donos do mundo se aglomeram e fazem as suas reunies semestrais ou anuais, levando nas suas mentes e bagagens, as invenes de novas leis e acordos, circundando-nos para no poder-mos fugir aos caprichos das suas ambies. Melhor seria que se concentrassem nesta cratera, que esta a engolir a natalidade em muitos lugares. Se continuarem a ignorar este problema, iro enfrentar srias consequncias, por falta de gente para trabalhar e os servir. No vou dizer que seja ao nvel global, mas ser com certeza, nos pases com restries. Como exemplo: - era ento o jovem moo, quando terminou a segunda guerra. Os pases nela envolvidos, tinham falta de mo de obra, devido ao nmero que nela perderam. Razo porque tiveram de requisitar pessoal trabalhador para fazer rolar a mquina da prosperidade. porque sem trabalho no h riqueza nem po! Por isso, no se surpreendam se voltar haver uma crise de mo de obra! No provocada pelas armas que matam ... mas antes pela natalidade que se perdeu!
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.--.O prximo artigo ser sobre o Sexo e Casamentos de ontem e de hoje.

Os Estados Unidos e a Rssia chegaram, sbado, a acordo sobre um plano de eliminao das armas qumicas srias que d uma semana a Damasco para apresentar a lista destas armas e prev a adopo de uma resoluo da ONU. O acordo russo-norte-americano agora concretizado surge depois da ameaa de ataque ao regime do presidente srio Bashar al-Assad pelos Estados Unidos e a Frana por aquele ter alegadamente utilizado armas qumicas no massacre perto de Damasco que matou centenas de pessoas a 21 de agosto. Damasco responsabilizou os rebeldes pelo ataque. Os planos de ataque foram adiados depois de a Rssia ter proposto a sujeio das armas qumicas da Sria a superviso internacional, com a qual Assad concordou. O chefe dos rebeldes do Exrcito Livre Srio rejeitou j o acordo entre os Estados Unidos e a Rssia para a eliminao das armas qumicas na Sria at meados de 2014. Acusou tambm a Rssia de conspirar com Damasco para encontrar uma sada segura para Assad. Numa conferncia conjunta com Lavrov, Kerry afirmou que, se o plano for implementado na totalidade, pode acabar com a ameaa que as armas qumicas colocam, no s ao povo srio, mas tambm aos pases vizinhos.

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 9 a 13 de setembro

Parceria ABC / MontePio


depois de 4 quedas consecutivas (-6.1% no 1T2013), que haviam colocado a atividade do setor em nveis mnimos desde pelo menos 1995, continuando a destacar-se largamente pela negativa entre os principais setores da economia portuguesa (evidenciou no 2T2013 uma contrao de 13.3% face ao perodo homlogo). e dos servios, embora neste caso de forma bem menos intensa. Relativamente aos servios, o volume de negcios (excluindo o setor retalhista) registou um acrscimo mensal em julho de 4.8%, revertendo o decrscimo do ms anterior (-4.7%), representando o 3 acrscimo dos ltimo 4 meses, embora tambm somente o 4 dos ltimos 11. Ainda assim, a varivel ascendeu a nveis mximos desde jul-12, depois de em maro ter feito mnimos desde o incio da srie (em jan-2000). Em termos trimestrais, embora ainda somente com a leitura de julho, o volume de negcios nos servios evidencia um acrscimo de 2.0% no 3T2013 face mdia do trimestre anterior (+1.1% no 2T2013), que, contudo, antevemos completamente revertido com as leituras de agosto e setembro, prevendo-se uma queda da varivel no trimestre. Note-se que devemos ter em considerao o facto de o setor dos servios ser tambm constitudo pelo conjunto dos servios pblicos, no includos nos referidos dados mensais do volume de negcios nos servios, que se prev terem tido um comportamento menos desfavorvel que os servios privados, com o nosso indicador compsito para o VAB dos servios (excluindo as atividades financeiras e imobilirias) a apontar atualmente para um decrscimo ligeiro no 3T2013, depois de no 2T2013 ter crescido 0.3%. Num contexto de ausncia de presses inflacionistas Uma referncia ainda ao ltimo registo da inflao (medida pela variao homloga do IPC), que abrandou fortemente em agosto de 0.8% para 0.2%, mantendo-se muito reduzida historicamente e cada vez mais prxima dos mnimos desde dez-09 registados em fevereiro (0.0%), continuando a confirmar as nossas perspetivas, de que as anteriores presses sobre os preos advinham essencialmente das commodities (em concreto da energia) ou de alteraes fiscais e assumiam, nesse sentido, um carcter largamente temporrio.

Os dados econmicos conhecidos na semana passada para os principais setores de atividade indstria, construo e servios , relativos ao ms de julho, revelaram comportamentos tendencialmente mais favorveis do que os que eram por ns admitidos, destacando-se, designadamente, o comportamento do volume de negcios nos servios e da produo na construo, que observaram fortes expanses mensais no arranque do 3T2013, levando-nos mesmo admitindo correes desses comportamentos at final do trimestre , a rever em alta a previso de crescimento do PIB no atual trimestre, embora continuando a antecipar-se uma ligeira correo da atividade, depois da forte expanso de 1.1% no 2T2013. Economia dever corrigir ligeiramente este trimestre Com efeito, o nosso indicador compsito para o PIB passou agora a apontar para um decrscimo em cadeia de apenas 0.2% (anteriormente sugeria uma contrao de -0.4%), pese embora com esta reviso em alta do comportamento trimestral da economia a no se traduzir numa alterao da nossa previso anual para o PIB, que continua a ser de uma queda de 1.9% em 2013, e que tem implcita uma estabilizao da atividade no 4T2013. Trata-se de um valor acima do consenso do inqurito mensal da Bloomberg a analistas, publicado durante a semana, e que foi revisto em alta para -2.1%. Mas trata-se, sobretudo, de uma previso mais favorvel do que a oficialmente defendida, at ao momento, pelo Governo e pela troika (-2.3%), e que continua a constar no anteprojeto de Grandes Opes do Plano para 2014 durante a semana apresentado pelo Governo, embora o Executivo tenha feito saber que este cenrio se encontra em processo de atualizao para efeito da apresentao do Oramento do Estado para 2014, devendo apenas ser divulgado aps a 9 avaliao da troika execuo do PAEF, que arrancar no final deste ms. influenciada pelo comportamento da indstria Comeando a anlise aos principais dados de atividade divulgados na semana passada pelo setor industrial, as ltimas leitura das novas encomendas e do volume de negcios continuaram a

Economia portuguesa

confirmar a recente tendncia negativa, embora revelando em julho comportamentos distintos, com as primeiras a verem a variao homloga agravar-se para -3.5% e com o ltimo a registar um acrscimo de 1.6% face ao perodo homlogo, mas com este pontual comportamento favorvel a resultar sobretudo de efeitos de calendrio. Com efeito, no obstante estas pontuais recentes subidas, a verdade que os ltimos dados das vendas industriais tm vindo a revelar-se mais negativos, depois de um largo perodo a evidenciar uma evoluo da atividade industrial relativamente mais favorvel do que a dos demais setores, com o crescimento homlogo do rcio entre as vendas (deflacionadas) e a produo a ascender a terreno positivo em julho, mas depois de 8 meses no vermelho, sendo que nos ltimos 17 meses apenas se registaram 4 valores positivos. Em termos trimestrais, e embora ainda somente com a leitura de julho, a produo industrial evidencia no 3T2013 um decrscimo em cadeia de 3.2%, que se prev em grande parte revertido com os dados de agosto e setembro, mas com o indicador a dever acabar por penalizar a atividade no atual trimestre, depois do VAB da indstria, quando considerado o setor alargado (i.e. incluindo a energia, gua e saneamento) ter registado uma forte expanso trimestral de 4.1% no 2T2013. da construo J ao nvel da construo, o ndice mensal de produo registou um forte acrscimo de 5.2% em julho, mas aps duas descidas (-2.5% em junho) e representando apenas a 2 subida dos ltimos 7 meses, especialmente intensa em maro (-10.9%), no se encontrando a atividade muito afastada dos mnimos histricos ento observados. Em termos trimestrais, embora ainda somente com a leitura de julho, a produo na construo evidencia no 3T2013 um acrscimo de 2.8% face mdia do trimestre anterior (-3.7% no 2T2013), que contudo antevemos completamente revertido com as leituras de agosto e setembro, com o nosso indicador compsito para o VAB da construo a apontar para uma queda naquele trimestre (na ordem de -1.0%), depois da pontual subida do setor no 2T2013. Recordese que no 2T2013 o setor da construo expandiu 1.3%, mas

Jos Miguel Moreira (JoseMoreira@Montepio.pt)

16 Setembro 2013

Coisas e loisas . 23

Pur LIMAO
EFICCIA REFORADA BASE DE EXTRATOS SECOS
Por: Antonio Custodio Barros (NhP 7132)
Tel. 416 533-8907
PUR LIMAO tem a propriedade de absorver uma considervel quantidade de gua, sendo indicado como complemento em dietas de emagrecimento, uma vez que a sua ingesto antes das refeies favorece um aumento da sensao de saciedade reduzindo a sensao de fome. Retarda o esvaziamento gstrico e aumenta o volume fecal. Ao ligar-se a molculas de carboidratos simples impede a sua absoro a nvel intestinal. Normaliza o tempo de trnsito intestinal, favorece o amolecimento das fezes e reduz a necessidade de esforo para evacuao, o que muito til em casos de hemorridas. Estudos realizados mostraram que ajuda a reduzir o colesterol total, reduzindo o LDL-colesterol e aumentando o HDL-colesterol. O Psilio age como um laxativo mecnico suave, emoliente (que amolece) e demulcente, exercendo uma aco suavizante e protectora local No exerce apenas uma ao laxativa, mas tambm contribui para restabelece o tnus natural do clon, uma vez que interfere no fluxo de electrlitos e de gua no organismo, gerando a diminuio de sua absoro e provocando um aumento dos movimentos peristlticos do intestino grosso. Aps a sua ingesto ocorre a libertao de substncias que ajudam a eliminar o material fecal. A Ameixa contm sorbitol, um tipo de acar que promove o bom funcionamento do intestino, melhora o trnsito intestinal e regula a digesto. Estudos em animais mostraram a capacidade do seu sumo contribuir para a diminuio da taxa de colesterol no sangue e dos fatores de risco do cncer de clon. um excelente antioxidante devido elevada quantidade de antocianina que contm. excelente para a circulao sangunea evitando a formao de cogulos e os consequentes problemas cardacos. Ajuda a manter um sistema digestivo a funcionar correctamente promovendo uma melhor desintoxicao e evitando os problemas que advm da priso de ventre. Pela sua riqueza em vitamina E uma boa aliada contra o envelhecimento. Pelos seus minerais (clcio, potssio, ferro e magnsio) e vitaminas, pelas suas propriedades depurativas e pela sensao de saciedade que proporciona, recomendada em programas de emagrecimento. O Amieiro negro tem propriedades desintoxicantes, diurticas e laxantes. Favorece o transito intestinal e estimula o fgado, o pncreas e o funcionamento da vescula biliar. As suas substncias ativas (glucofrangulsidos) aumentam a hidratao das fezes e estimulam o peristaltismo intestinal no causando irritao nem intolerncia. O Aloe atua como agente digestivo, promovendo a atividade estomacal e como purificador intestinal. Os derivados hidrantracnicos so transformados no intestino em aloe-emodina, que favorece o aumento da secreo do muco intestinal e o peristaltismo. Pela sua atividade bactericida, antiviral (tipos I e II da Herpes, da Varicela e da Gripe) e imunomoduladora, (estimula a fagocitose e protege os leuccitos contra a ao deletria dos radicais livres.), promove a sade e o bem estar geral.

A fora do limo
O limo um excelente aliado da sade, ajudando na preveno e tratamento de inmeras doenas e melhorando a qualidade fsica. A casca do limo com os seus leos essenciais, mais rica em vitaminas e sais minerais do que a polpa ou o sumo. Atua como um intensificador das propriedades dos outros componentes, auxiliando a reduzir a gordura corporal e potenciar a perda de peso, sem estimular a perda de massa muscular. Alm do seu efeito emagrecedor (favorece o emagrecimento), possui propriedades antioxidantes (atenua o processo de envelhecimento), imunoestimulantes (aumenta a imunidade), desintoxicantes (ajuda a limpar o organismo) e previne doenas cardiovasculares. Um princpio ativo chamado d-limoneno (presente na casca), ajuda a combater a ansiedade e depresso que muitas vezes surgem durante os regimes de emagrecimento.

Cscara Sagrada
A Cscara sagrada uma planta com excelentes propriedades medicinais., devendo-se o nome de sagrada s suas propriedades curativas. Tem propriedades laxativas devido aos seus compostos antraquinnicos. A sua principal aco a de ajudar a corrigir os problemas intestinais, com a grande vantagem de no provocar clicas nem diarreia.

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregada domstica, part time, para a rea de Toronto. Contacte Amlia 416 910 1236. -Carpinteiros com alguma experincia. 416 574 2624. -Empresa de design / marketing precisa de pessoa para trabalhar em escritrio, regime part time. Deve saber falar e escrever bem portugus e ingls, ter conhecimento de contabilidade e de programas de Office e Adobe. Conhecimento de Mac obrigatrio. Envie currculo para jobposition.resume@gmail.com . -Fbrica de camisas na rea da Queensway Kipling precisa de operador, com experincia, de mquinas de costura. 416 236 3114. -Empregadas de limpeza, part time and full time. 416 653 6897. -Padeiro com experincia. 416 535 2261. -Cozinheiro para restaurante na rea de Etobicoke. Regime nocturno. Conhecimentos de ingls. 416 521 6302. -Ajudante de pintor, residencial e comercial. Contactar Paulo. 647-993-0061. -Precisa-se de empregada domestica com experiencia, para trabalhar uma vez por semana... em apartamento na area de Toronto. Contacte: 647-203-3165.

PROCURAMOS SEMPRE O MELHOR PARA SI

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com


Clubes e Associaes
CASA DO ALENTEJO - Tera-feira, 17 de Setembro, conferncia de Imprensa para divulgar o programa da 30. Semana Cultural da Casa do Alentejo e o restante programa de eventos para o ano de 2013. Galeria Alberto de Castro, s 19h00. CASA DOS AORES - Sexta-feira, 20 de Setembro, s 20 h., The Portuguese Kids, com o comediante Mike Rita. Abertura das portas s 18h30. Informaes: 416-603-2900. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sbado, 21 de Setembro, Arraial Portuguesa, com o conjunto TABU e concertinas. Gastronomia minhota. Faa a sua reserva. COMIT DAS AMIGAS DE TORONTO - Sbado, 21 de Setembro, Jantar de Gala Festa de Honra, Cultura e Lanamento de Livro. Salo da Local 183. Apresentao de trs bandeiras do Divino Esprito Santo, com entretenimento a cargo de Henrik Cipriano, Banda Filarmnica Rabopeixense, Despensa Rabopeixense e actuao dos ranchos folclricos Os Camponeses e as Prolas do Atlntico da Casa dos Aores. Msica por TNT Productions. Informaes: 416-537-6821 ou 416-516-9005. FEDERAO DE EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS Sbado, 21 de Setembro, 60. Aniversrio da Imigrao dos Portugueses no Canad Cruzeiro dos Pioneiros. Jantar e baile no Mariposa Cruises Showboat (York Str. e Queens Quay Harbour Front Centre). Embarque das 19h00 s 19h30 e desembarque das 23h30 s 23h59. Marcaes at 7 de Setembro. FIRST PORTUGUESE - Segunda-feira, 23 de Setembro, s 18.30, recepo do 57. Aniversrio do First Portuguese. Sbado, 28 de Setembro, Noite de Gala Preto e Branco a celebrar o Aniversrio, a bordo do navio Pioneer Queen. Cruzeiro no Lago Ontrio com bufete servido por Martins, s 18h00. Informaes pelo 416-531 9971. KITCHENER PORTUGUESE CLUB - Sbado, 28 de Setembro, Baile das Vindimas a realizar no salo de festas. Msica a cargo de DJ Music Nation. Informaes: 519-570-3772. PARQUIA DE SANTA MARIA DOS ANJOS Sbado, dia 21, Jantar e noite de cantigas ao desafio com os cantores Joao Rita, Ildeberto Ferreira, Vasco Aquiar e Ildeberto Santos, na Guitarra Jose Perreira e na viola Baixa David Freitas. - Para mais informaes e reservas, 416-656-4170. SPORT CLUB ANGRENSE Sbado, dia 28, 19 h., Jantar e Baile, no Dia de So Carlos. DJ Two Stars.

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

TRADUES CERTIFICADAS FILIPE RIBEIRO Tradues certificadas de todo o tipo de documentos INFORMAES: 416 4522455 + ou fjmribeiro60@gmail.com

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

Vous aimerez peut-être aussi