Vous êtes sur la page 1sur 14

BIOELETROGNESE A atividade biolgica existe quando o indivduo relaciona-se com o meio ambiente, e obviamente para isto, ele deve

ter seus sistemas funcionando adequadamente, pois s assim seu relacionamento com o meio ser pleno em todos os sentidos. Quem comanda esta relao com o meio externo, que esta em constante alterao e mantm a harmonia do meio interno so: os sistemas nervoso e endcrino. Sistema Nervoso O Sistema nervoso (SN), responsvel entre outras coisas pela percepo sensorial (recebe as informaes do ambiente: visual, auditiva, ttil, olfativa, gustativa), processamento da informao (ateno, memria, praxia, gnosia, linguagem, reflexos, etc ...). e resposta motora (motricidade), exerce sua funo atravs de reaes qumicas, fsicas e eltricas. O mecanismo eltrico estudado na bioeletrognese. Toda clula pode ser considerada, mesmo que grosseiramente, como sendo um compartimento com uma soluo aquosa. Tal compartimento separa-se de um outro compartimento (extracelular), por meio de uma membrana plasmtica semi-permevel, que permite a passagem de alguns elementos livremente (Na+, K+, C1-, ...), e impede a passagem de outros elementos (protenas). A diferena de concentrao dos diversos elementos intra e extracelulares faz-se presente em vista de um complicado sistema que os mantm aparentemente desequilibrados, e que assim permite a existncia de um potencial eltrico. Na verdade tal potencial s existe devido a esta diferena relativa de cargas eltricas entre o meio intracelular e o meio extracelular, sendo o intracelular negativo em relao ao extracelular. Sabemos que o sdio, potssio e magnsio so ctions pois carregam cargas definidas como positivas (+), j o cloreto e as protenas so nions pois carregam cargas negativas (-). Naturalmente a distribuio destes elementos no meio intra e extracelular tem de ser desigual, afim de manter o potencial eltrico, ou seja, afim de manter o meio intracelular eletricamente negativo quando comparado com o meio extracelular. Temos um gradiente de concentrao maior no meio extracelular para o sdio e cloreto, e para o meio intracelular para o potssio e protenas. Tais elementos, exceto s protenas trafegam pela membrana atravs de canais inicos mais ou menos especficos que permitem ou no a passagem destes elementos dependendo de suas caractersticas fsicas e eltricas. Potencial eltrico O potencial eltrico que tem como medida o volt (V), corresponde a diferena de potencial entre dois pontos por onde flui uma corrente eltrica de 1 ampre atravs de uma resistncia de 1 ohm (1ohm=1volt/ampre). A corrente eltrica o fluxo de cargas entre dois pontos que tem cargas diferentes (ddp= diferena de potencial). A diferena de potencial entre o meio intra e extracelular deve-se a diferena de concentrao de elementos que carregam consigo carga eltrica, como o sdio (+) e o cloreto (-) no meio extracelular, e o potssio (+) e as protenas (-) no meio intracelular, estas (as protenas), diga-se de passagem no conseguem sair do interior da clula pois a membrana semipermevel no permevel a elas.

A concentrao inica no se iguala dos dois lados da membrana apesar da busca incessante do equilbrio eletroqumico devido a um sistema translocador de ctionsou tambm denominado de sistema ATPsico, transportador ativo primrio ou ainda bomba Na/K, que gasta energia para manter este desequilbrio de Na+ e K+. No conhecemos com exatido a intimidade de tal sistema, mas postula-se que uma enzima chamada ATPase, presente na membrana da clula, tenha dois estados funcionais. O primeiro, chamado de E1, o qual teria maior afinidade ao sdio e o segundo, chamado de E2, o qual teria maior afinidade ao potssio, E1 na presena de magnsio e ATP captaria 3 molculas de Na do meio intracelular e quando este complexo assume uma conformao instvel, o Na liberado contra seu gradiente de concentrao para o meio extracelular. E1 na ausncia do Na torna-se mais vido pelo potssio e por ter este segundo estado funcional foi chamado de E2 e agora incorpora 2 molculas de K+ captando-o do meio extracelular e quando tal complexo torna-se instvel, o K+ liberado contra um gradiente de concentrao, mas agora no meio intracelular. Atravs de tal sistema, as clulas excitveis, em particular os neurnios mantm uma diferena de potencial entre o meio intra e extracelular. Esta diferena chamada de potencial de repouso e se deve a difuso dos ons atraves da membrana (Na+ e K+ principalmente) e a atividade da bomba de sdio (Na+).

Potencial de repouso da membrana O potencial de repouso ou tambm chamado de potencial de membrana corresponde a diferena de potencial eltrico encontrado entre a face interna e externa da membrana plasmtica semi-permevel. Tal membrana deve estar livre de nfluncias (estmulos) externas e tal potencial deve ser estvel e eletricamente negativo npo interior das clulas. Na verdade o potencial de repouso um potencial de difuso de ons atravs de uma membrana plasmtica semi-permevel, sendo que tal membrana funciona como um condensador que carrega-se e descarrega-se dependendo da cintica dos ons que levam consigo carga eltrica. Sendo assim, por exemplo, ao passar do meio intra para o extracelular, o potssio leva consigo carga positiva, carregando a face externa da membrana plasmtica de carga positiva excedente. Chegamos ento a concluso de que quando um on passa de um lado ao outro da membrana plasmtica, ele modifica os dois meios (intra e extracelular ), pois de um eletira carga eltrica e de outro ele doa carga eltrica. Como podemos medir o potencial de repouso? Basta inserirmos dois eletrodos interligados por voltmetro de alta sensibilidade, sendo um eletrodo inserido no meio intra e outro no meio extra celular. Haver ento passagem de corrente de um meio a outro (por motivos j apresentados) que modificar a posio do ponteiro que indicar a passagem de corrente (diferena de potencial), em medida de potencial (volt), em 70 mV. Est formado e mensurado o potencial de repouso.

Potencial de ao. Um potencial de ao uma alterao rpida do potencial de membrana, seguida por uma restaurao do potencial de membrana que ocorre quando a despolarizao da clula atinge seu limiar de ao. A forma do registro grfico do potencial de ao difere muito de um tecido a outro, porm ele se propaga em um mesmo nervo ou msculo sempre com mesmo tamanho (potencial eltrico em mV), e com mesma forma. O potencial de ao uma resposta muito maior, com uma inverso total da polaridade da membrana, sem decremento com a conduo, portanto o potencial de ao no muda seja no tamanho ou enquanto vai propagando-se independente da intensidade do estmulo (Lei do tudo-ou-nada).

Resposta subliminar Toda vez em que h alterao no potencial de membrana, mas que no suficiente para alcanar o limiar de ao, dizemos que h um potencial local ou resposta subliminar. Esta resposta caracteriza-se pela propagao decrescente de um potencial at extinguir-se. Estmulos subliminares podem at desencadear um potencial de ao, caso alcancem o limiar. Morfologia do registro de um potencial de ao? O PA varia morfologicamente de tecido para tecido, sendo assim, o potencial de ao de uma clula cardaca no tem a mesma forma que um potencial de ao de um neurnio. De um modo geral, vamos considerar o motoneurnio: Todo o potencial de ao(PA), comea a partir do potencial de membrana (-70 mv). Segue uma fase ascendente (despolarizao) que torna-se muito abrupta aps alcanar o limiar de ao (-52mv), de onde o PA deflagrado. Surge um pico (+ ou - + 20 mv), e uma fase descendente (repolarizao). Depois o registro ultrapassa o potencial de membrana hiperpolarizando (- 100 mv), e volta ao potencial de membrana (-70 mv ). Etapas de um potencial de ao? Despolarizao Ocorre quando aumenta a condutncia do Na na membrana. Cargas positivas vo entrar na clula elevando o seu potencial ate alcanar o limiar de ao (fase ascendente). Na verdade quando um estmulo atinge a clula todos os canais podem se abrir porm os canais de Na+ so mais rapidos do que os de K+. Repolarizao- Ocorre quando os canais de Na comeam a fechar (chamamos de inativao dos canais de Na), e os de K esto alcanando a sua maior capacidade de condutncia. Hiperporalirizao- Nesta fase os canais de K+ ainda esto bastante abertos e portanto o potencial desvia-se mais ainda no sentido do potencial de equilbrio do K+ (para 105mv). Nesta fase o potencial de ao chega a 100mv graas a alta conduntncia do K+ .

Propagao do potencial de ao. A velocidade de conduo do potencial de ao depende de vrios fatores: 1- Dimetro da fibra nervosa: Quanto maior o dimetro da fibra, maior a velocidade de conduo do potencial. 2- Mielina: Fibras mielinizadas conduzem muito mais rapidamente que fibras no mielinizadas, visto que as fibras mielinizadas tem menor capacitncia, portanto descarregam mais rapidamente, alm do mais a resistncia interna no se modifica. 3- Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior a agitao molecular, aumentando conseqentemente o fluxo inico e a velocidade de conduo do potencial eltrico. SINAPSE Mecanismo de comunicao entre os neurnios e tambm entre o neurnio e os orgos efetuadores. Os neurnios estabelecem comunicaes entre si por meio de estruturas denominadas sinapses nervosas e a comunicao entre neurnios e as clulas musculares ocorre atravs de juno neuromuscular. As sinapses nervosas podem ser qumicas ou eltricas Sinapse qumica. Forma de comunicao dos neurnios com outros neurnios ou com as clulas efetuadoras por meio de mediadores qumicos denominados neurotransmissores (NT). Os NT so sintetizados pelos prprios neurnios e armazenados dentro de vesculas. Essas vesculas concentram-se no terminal axnico e quando os impulsos nervosos chegam a esses terminais os NT so liberados por meio de exocitose. A membrana do terminal que libera os NT denomina-se membrana pr-sinptica e a imediatamente vizinha, membrana ps-sinaptica. Entre elas h um espao em torno de 100-500A chamado fenda sinptica. A interao dos NT com a membrana ps-sinaptica realizada por meio de receptores proticos altamente especficos. Alm dos NT, os neurnios sintetizam mediadores conhecidos como neuromoduladores cujo efeito o modular (controlar, regular) a transmisso sinptica. Sinapse eltrica. Comunicao nervosa que dispensa mediadores qumicos; a neurotransmisso estabelecida atravs da passagem direta de ons por meio das junes abertas ou comunicantes (gap junctions). Os canais inicos ficam acoplados e formas unidades funcionais denominadas conexinas. A transmisso da informao

muito rpida, mas oferece quase nenhuma versatilidade quanto ao controle da neurotransmisso. So particularmente teis nas vias reflexas rpidas e nas respostas sincrnicas de alguns neurnios do SNC. Durante a fase de desenvolvimento ontogentico do SN humano os neurnios possuem ambos os tipos de sinapses, mas depois predominam as neurotransmisses qumicas.

Sinapse qumica

Sinapse eltrica

MECANISMO DA NEUROTRANSMISSO QUMICA

Liberao dos NT Com a chegada do PA no terminal (1), os canais de Ca++ voltagem dependentes abrem-se e ocorre a difuso de Ca++ para o interior do terminal (2). O aumento de Ca++ intracelular estimula a exocitose dos NT para a fenda sinptica (3, 4). Os NT ligam-se a receptores da membrana ps-sinaptica (5) e causam mudanas de permeabilidade inica. O fluxo resultante de ons muda o potencial de membrana ps-sinaptico transitoriamente, causando uma resposta pssinaptica. (6) Os NT por outro lado, so inativados por enzimas especficas Os NT causam alteraes no potencial de membrana

Os NT liberados para a fenda difundem-se at a membrana ps-sinptica e ligam-se, reversivelmente, s molculas receptoras. Essas molculas so de natureza protica e se ligam especificamente ao seu mediador qumico promovendo eventos eltricos. Conforme o tipo de NT, a interao causa uma mudana na condutncia inica da membrana ps-sinptica e um fluxo resultante de ons que pode levar uma despolarizao (entrada de ctions) ou hiperpolarizao (sada de ctions ou entrada de anions). Essas respostas eltricas da membrana ps-sinptica so chamadas de potenciais ps-sinpticos e propagam-se passivamente a distncias bem curtas. O intervalo de tempo que corresponde a liberao do NT at o inicio do potencial sinptico (em torno de 0,5ms) chama-se retardo sinptico. Esse retardo pode variar conforme o tipo de receptor sinptico ativado. A freqncia dos impulsos nervosos determina a quantidade de NT liberados Em cada vescula sinptica h centenas de molculas de NT. Quando o impulso de um nico PA chegar ao terminal, um certo nmero de vesculas esvaziado. Se a freqncia dos PA aumentar, proporcionalmente, mais vesculas so liberadas, pois o aumento da atividade nervosa no terminal manter os canais de Ca ++ abertos por mais tempo. Por outro lado, se a freqncia dos PA se mantiver alta por muito tempo, poder ocorrer falta de vesculas e a neurotransmisso poder falhar at que o estoque de NT seja reposto. Como desativar a neurotransmisso? Os NT (ou os neuromoduladores) exocitados no podem permanecer ligados aos receptores permanentemente. O sistema de recepo precisa voltar rapidamente ao seu estado de repouso, prontificando-se para receber novas mensagens. H trs maneiras de inativar os mediadores qumicos: a) difuso lateral; b) degradao enzimtica e c) recaptao pela membrana pr-sinptica via protenas especificas de transporte (com consumo de ATP) e assistida pelos astrcitos. A acetilcolina o nico NT que no sofre recaptao. Os neurnios possuem dois tipos de NT

Se o NT causar despolarizao na membrana ps-sinptica, o NT e a sinapse so chamados de excitatrios. Mas, se causarem hiperpolarizao so chamados de inibitrios. H vrios tipos de NT excitatrios e inibitrios. O potencial ps-sinptico despolarizante denominado potencial ps-sinptico excitatrio (PEPS) e o hiperpolarizante, potencial ps-sinptico inibitrio (PIPS). Os PEPS e PIPS so, portanto, alteraes localizadas no potencial de membrana causadas por aberturas de canais inicos dependentes de NT. A figura ilustra o efeito do NT excitatrio causando uma corrente de despolarizao na membrana ps-sinptica + (influxo de Na ) e de NT inibitrios, causando uma corrente de hiperpolarizao (influxo de Cl-). Os PEPs e os PIPs so respostas eltricas de baixa voltagem e as respectivas amplitudes dependem da quantidade de NT. Os potenciais ps-sinpticos so eventos eltricos causados pela abertura de canais inicos NT dependentes cuja amplitude baixa mas varivel. J os PA so eventos eltricos do tipo tudo-ou-nada (amplitude e durao constantes) causados pela abertura de canais inicos (Na e K) voltagem dependentes. OS NT agem sobre dois tipos de receptores ps-sinpticos Receptores ionotrpicos: possuem stios de recepo para os NT localizados em um canal inico com comporta. Quando o NT se liga ao stio receptor ocorre uma mudana de conformao espacial resultando na abertura (ou fechamento) de poro inico. Receptores metabotrpicos: so molculas que possuem stios para os NT, mas que no so canais inicos. A formao do complexo NT-receptor inicia reaes bioqumicas que culmina com a abertura indireta dos canais inicos. Nesse caso o

receptor ps-sinaptico ativa uma protena reguladora chamada protena G que por sua vez, aciona uma outra protena chamada efetuadora que efetivamente, poder mudar a conformao de um canal inico ou ento, ativar uma enzima chave que modifica o metabolismo do neurnio ps-sinaptico. Esses tipos de receptores ativam uma reao em cascata e usam um segundo mensageiro (o primeiro NT). Assim, nas sinapses em que os NT agem diretamente sobre receptores ionotrpicos, a neurotransmisso bastante rpida e nas sinapses mediadas por receptores metabotrpicos a comunicao mais demorada.

esquerda, receptor ionotrpico. direita, receptor metabotrpico, mostrando dois sistema da protena G: ao direta e via 2 o mensageiro

Propriedades das comunicaes neurais 1) Facilitao. Quando o neurnio estimula o outro com uma freqncia elevada durante um certo intervalo de tempo, a membrana ps-sinptica passa a responder com maior amplitude a cada estmulo isolado. Em outras palavras, ela fica mais fcil de ser despolarizada at o seu limiar (torna-se mais excitvel). 2) Fadiga sinptica. Se os estmulos de alta freqncia se prolongarem, a membrana ps-sinaptica apresenta fadiga, resultando na suspenso temporria da transmisso nervosa, devido ao esgotamento do NT e inativao dos receptores ps-sinapticos. 3) Potenciao ps-tetnica. uma forma de facilitao sinptica mais prolongada. Logo aps a fadiga sinptica, a membrana ps-sinaptica se torna excessivamente sensvel estimulao. Supe-se que o acmulo de Ca++ dentro dos terminais prsinpticos facilite a liberao dos NT. 4) Potenciao em longo prazo (LTP). A potenciao ps-tetnica decai dentro de poucos minutos, mas em algumas sinapses centrais (como no hipocampo) o processo mantido por longo tempo e parece estar associada base da aprendizagem e memria. 5) Conduo unidirecional. A conduo dos impulsos nervosos atravs das sinapses se d apenas unidirecionalmente, dos botes terminais para a membrana ps-sinaptica, nunca em sentido contrrio, garantido o fluxo unidirecional das informaes. Uma exceo a ao de do neurotransmissor, NO que age do neurnio ps-sinptico para a o pr-sinptico. Clulas marcapasso No sistema nervoso, existem clulas que manifestam atividade eltrica espontnea. Uns descarregam-se ritmicamente e outros ao acaso. As clulas nervosas que regulam o ciclo respiratrio possuem tais propriedades.

NEUROTRANSMISSORES E NEUROMODULADORES 1. 2. 3. 4. 5. Um NT tem como caractersticas tpicas: ser sintetizado pelos neurnios pr-sinpticos; ser armazenado dentro de vesculas e armazenados nos terminais axonicos; ser exocitado para a fenda sinptica com a chegada do PA; possuir receptores ps-sinpticos cuja ativao causa potenciais ps-sinptico (excitatrios ou inibitrios); uma vez purificado, mimetizar os mesmos efeitos fisiolgicos. Geralmente, um neurnio produz apenas um tipo de NT, excitatrio ou inibitrio. No raro, entretanto, ele pode sintetizar e secretar dois tipos de mediadores qumicos: um NT e outro neuromodulador. Esse ltimo tem a funo de regular o nvel de excitabilidade da membrana ps-sinaptica. Os NTs so sintetizados no prprio terminal, mas os neuromoduladores peptdicos so fabricados no corpo celular e armazenados em grnulos secretores que so transportados at o terminal. A ao dos neuromoduladores no tipicamente a de causar potenciais de ao, mas de controlar ou regular o grau de excitabilidade da membrana ps-sinaptica, facilitando ou dificultando a deflagrao dos PA nas zonas de gatilho. J vimos que os NT so inativados eficazmente pela combinao de vrios mecanismos: a) difuso: os NT difundem-se para fora da sinapse. b) inativao qumica por enzimas especficas presentes na sinapse. c) captao pr-sinptica. d) recaptao pelas clulas gliais (astrcitos). CLASSES DE NEUROTRANSMISSORES E OS MECANISMOS DE AO Vimos que os NT apresentam dois tipos de efeitos na membrana ps-sinptica: os excitatrios que causam despolarizao e os inibitrios, hiperpolarizao. Tanto um efeito quanto outro pode ser causado no s por um tipo exclusivo de NT, mas por vrios tipos diferentes. Alm disso, um mesmo NT possui no s um tipo de receptor ps-sinptico, mas vrios subtipos. Todas essas caractersticas da neurotransmisso qumica conferem s sinapses nervosas, uma enorme diversidade e plasticidade.

Biossntese dos Neurotransmissores Os NT so dos seguintes tipos qumicos: aminocidos, aminas, purinas, peptdeos e gases (Veja a lista de alguns NT na tabela). Neurotransmissores Aminocidos Acido gamaamino-butirico (GABA) Glutamato (Glu) Glicina (Gli) Aspartato (Asp) Aminas Acetilcolina (ACh) Neuromoduladores Purinas Peptideos Adenosina Gastrina, CCK Gases NO

Adrenalina ou ATP Epinefrina Dopamina Noradrenalina Norepinefrina Serotonina (5HT)

Vasopressina, CO ocitocina Insulina Neuropetideo opioide Secretina, glucagon, VIP Substancia P, Substancia K

Os NT so sintetizados a partir dos sistemas enzimticos presentes nos terminais axnicos ou no corpo celular. Os aminocidos, por exemplo, so sintetizados em todas as clulas a partir da glicose ou de protenas decompostas. A nica exceo o GABA que sintetizado a partir do glutamato por determinados neurnios. As aminas so todas sintetizadas no terminal sendo que a acetilcolina sintetizada a partir da colina; a serotonina, a partir do triptofano e as catecolaminas (dopamina, adrenalina e noradrenalina), a partir da tirosina. Conhecer os passos da sntese dos NT especialmente importante j que muitas doenas neurolgicas e psiquitricas esto associadas com falhas na sntese de NT. Por exemplo, os distrbios na sntese de serotonina e noradrenalina causam quadros de depresso profunda. interessante observar que muitas outras clulas sintetizam essas substncias que chamamos de NT; mas os neurnios so especialistas em armazenar e concentrar tais substncias ou os seus percussores dentro de vesculas. Os neuromoduladores peptdicos so todos sintetizados no reticulo endoplasmtico rugoso e armazenados em granulos secretores. Princpios de Neurofarmacologia Nosso organismo est exposto a vrias substncias txicas: venenos de origem animal ou vegetal metais pesados (mercrio, chumbo e cromo) e a um monte de drogas sintticas (frmacos). Vrias substncias so neurotxicas e afetam especificamente a neurotransmisso. O conhecimento bsico de alguns princpios de neurofarmacologia nos sero muito teis.

As substncias exgenas que se ligam especificamente a um determinado receptor mimetizando fielmente os efeitos do NT natural so conhecidos como agonistas. Quando o contrrio acontece, isto quando o efeito natural bloqueado, chamamos essas drogas de antagonistas. J vimos que um mesmo NT pode ter muitos subtipos de receptores pssinapticos. Por exemplo, a ACh possui dois subtipos: os receptores nicotnicos e os muscarnicos. Os receptores nicotnicos so ionotrpicos, so estimulados somente pela nicotina e esto presentes somente nas placas motoras das fibras musculares esquelticas; j os receptores muscarnicos so metabotrpicos, so estimulados exclusivamente pela muscarina e esto restritos s fibras musculares lisas e cardacas. Alm da ao das drogas agonistas, esses receptores possuem tambm antagonistas especficos: o curare bloqueia apenas os receptores nicotnicos e a atropina, os receptores muscarinicos. Essas propriedades no deixam dvidas de que os receptores colinrgicos so farmacolgica e molecularmente diferentes. Isso pode tornar a compreenso da neurotransmisso um pouco mais complicada, mas, por outro lado, quer dizer que se torna possvel fabricar medicamentos bastante especficos que agem ou corao ou nas fibras musculares esquelticas. A tabela abaixo resume alguns subtipos de receptores e os respectivos NT: Neurotransmissor Ach Noradrenalina Glutamato GABA Receptor Muscarnico Nicotnico Receptor Receptor AMPA NMDA GABAA GABAB Agonistas Muscarina Nicotina Fenilefrina Isoproterenol AMPA NMDA Muscimol Baclofen Antagonistas Atropina Curare Fenoxibenzoamina Propanolol CNQX AP5 Bicuculina Faclofen

ACETILCOLINA
Acetil CoA

Colina

Transportador de ACh

AC h

A Ach um NT clssico e o primeiro a ser descoberto. Atua como mediador de vrias sinapses nervosas centrais e perifricas. Os neurnios colinrgicos possuem a enzima-chave a acetilcolina transferase que transfere um grupo acetil do acetil-CoA colina. O neurnio tambm sintetiza a enzima acetilcolinesterase (AchE) que secretada para a fenda sinptica e degrada o NT em colina e cido actico. A colina recaptada e reutilizada para sntese de novos NT. Venenos como o gs dos nervos e os inseticidas organofosforados inibem a ao

Transportador de colina

AChE
Receptor pssinaptico

Colina + Acetato

da AchE. Esse efeito leva a uma exacerbao da atividade parassimptica e da atividade colinrgica sobre a musculatura esqueltica. ACETILCOLINA Receptores nicotnicos Tipo Ionotrpico Mecanismo de ao Abrem canais de Na Subtipos Agonistas Antagonistas Distribuio Nicotina Curare Placa motora; SNC Receptores muscarinicos Metabotrpico Via protena G; abrindo canais de K+. M1, M2, M3, M4 e M5 Muscarina Atropina SNA parassimptico

CATECOLAMINAS OU AMINAS BIOGNICAS O aminocido tirosina o precursor de trs NTs que possuem o grupo catecol: noradrenalina, adrenalina e dopamina conhecidas como catecolaminas. Sofrem recaptao na membrana pr-sinptica e so enzimaticamente degradadas pela MAO (monoaminooxidades) no terminal pr-sinptico. Muitas drogas interferem com a sua recaptao prolongando a presena do NT na fenda como a anfetamina e a cocana.

ADRENALINA NORADRENALINA Tipo Mecanismo de ao Subtipos Agonsitas Antagonistas DOPAMINA Tipo Mecanismo de ao Subtipos Agonistas Antagonistas

Receptores Metabotrpico Protena G; cAMP Abrem canais de Ca 1, 2 Fenilefrina Fenoxibenzoamina

Receptores Metabotrpico Protena G; Protena G; cAMP Fecham canais de K+ 1, 2 Isoprotereno l Propanolol

Receptores Metabotrpico Protena G; cAMP Abrem canais de Ca++ D1, D2, D3, D4 e D5

SEROTONINA No uma catecolamina, pois uma amina sem o grupo catecol. sintetizada a partir do aminocido essencial triptofano. Os neurnios serotonrgicos centrais parecem estar envolvidos na regulao da temperatura, percepo sensorial, na induo do sono e na regulao dos nveis de humor. Como as catecolaminas so recaptadas pela membrana pr-sinptica e degradadas pela MAO.

Drogas que atuam bloqueando a sua recaptao como fluoxetina (Prozac) so utilizados nos tratamentos antidepressivos. AMINOCIDOS (glutamato, aspartato, gaba, glicina) Glutamato e Aspartato Mais da metade dos neurnios do SNC utiliza o Glutamato (Glu) e Aspartato (Asp), principais NT excitatrios do SNC sendo que o Glu responde por 75% da atividade despolarizante. Os receptores para o Glu so do tipo: O Glu possui quatro tipos de receptores, sendo trs deles ionotrpicos: AMPA: canal inico para ctions (Na) produzindo despolarizao rpida Kainato: parecido com o AMPA NMDA: canais para dois ctions (Na e Ca) produzindo despolarizao lenta e persistente.

GABA, GLICINA O cido -aminobutrico (GABA) um aminocido que no entra na sntese de protenas e s est presente nos neurnios gabagicos. o principal NT inibitrio do SNC. Os receptores so de dois subtipos: GABAA: Ionotpicos que abrem canais de Cl- e hiperpolarizam a membrana. GABAB Metabotpicos que esto acoplados a protena G e aumentam a condutncia para os ons K+, hiperpolarizando a membrana.

As drogas conhecidas como tranqilizantes benzodiazepnicos (ansiolticos) estimulam estes receptores, aumentando o nvel de inibio do SNC e so utilizadas nos tratamentos da ansiedade e da convulso. J os barbituricos tm o mesmo efeito, agindo em outro sitio de ligao; so to potentes que so utilizados como anestsicos gerais. A Glicina um NT inibitrio que aumenta a condutncia para o Cl - na membrana ps-sinptica dos neurnios espinhais. A sua presena essencial para que os receptores NMDA funcionem. A bactria Clostridium entra no organismo por leses de pele tais como cortes, arranhaduras, mordidas de animais e causa o ttano. A bactria possui toxinas que agem competitivamente sobre os receptores de glicina, removendo a sua ao inibidora sobre os neurnios motores do tronco enceflico e da medula espinhal. So os sintomas: rigidez muscular em todo o corpo, principalmente no pescoo, dificuldade para abrir a boca (trismo) e engolir, riso sardnico produzido por espasmos dos msculos da face. A contratura muscular pode atingir os msculos respiratrios. A estricnina um veneno alcalide de sementes de Strichnos nux vomica que antagonizam os efeitos da Gli, causando convulso e morte.

Vous aimerez peut-être aussi