Vous êtes sur la page 1sur 25

HISTRIA DA INDUMENTRIA

Caixa Morfolgica

Antigo Egito
Situada ao Nordeste africano, s margens do rio Nilo, a civilizao egpcia existiu cerca de 3000 a.C., deixando um grande legado de arte, tecnologia e arquitetura, sendo tambm, de grande importncia na moda. As vestimentas egpcias, em sua maioria, eram tipicamente brancas, uma vez que a cor era sagrada. Consistiam em peas comumente drapeadas e no havia grande diferenciao entres peas masculinas e femininas. Um exemplo o schenti, tipo de saia primeiramente utilizada pelo fara, posteriormente pelas camadas mais elevadas. Entretanto, havia peas unicamente femininas, como o Kalasiris. Um vestido de corte reto, de modelagem prxima ao corpo, feito com linho e costurado nas laterais, podendo ser modelado com um cinto. Era costume tambm, a utilizao de um grade colar faustosamente ornamentado e de adereos na cabea, como o uraeus, alm da maquiagem com olhos fortemente marcados, utilizada por tanto homens quantos mulheres.

Kalasiris

Uraeus

Schenti

1 6
3

Concluso Reflexiva - Egito


Hoje a influncia egpcia na moda presente em diversas peas. Podemos observar esta, na presena do maxi colar presente no quadro atual da moda e de forte influncia nos utilizados no Egito Antigo (Imagems 1 e 3). possvel tambm, observe-se na tendncia de trapeados (Imagems 5 e 7) , utilizados em diversas peas, como tambm, a presena de vestidos leves e em tons que de lembram em muito os Kalasiris (Imagens 2, 4 e 6).

Grcia
Considerado como bero da sociedade ocidental contempornea, o povo Helnico, ou a sociedade Grega, o se no, o maior legado artstico-cultural deixado, influenciando at hoje, inclusive a moda. As vestimentas gregas eram feitas com tecidos como l e linho e ao contrrio do que muitos pensam, sua vestes no eram unicamente branca, sendo sabido que tinham tecidos com pelo menos as cores primria. Os modelos consistiam em roupas sem corte, relativamente leves e de caimento fluido. O traje tpico masculino era o chiton, longo o curto, consistindo em um ou dois retngulos costurados ou unidos por broches ou alfinite e amarrados na cintura. Por cima do chiton, os homens usavam o himation capa longa e drapeada e o chlamys manto mais curto, fechado com alfinete ou broche. J a indumentria feminina, consistia em mantos e tnicas. O chiton curto ou sem mangas e o peplos vestimenta tubular, aberta dos lados e com sobreposio de tecido na regio da cintura. Ainda haviam as sandlia, a krpis, feitas de couro, com tiras que enrolavam nos tornozelos.

Himation

Krpis

Chiton

Peplos

Concluso Reflexiva Grcia


Como dito anteriormente, o povo helnico, at hoje, de grande influncia na moda. Podemos observar esta influncia em peas com recortes e amarraes simples, porm com tecidos finos que valorizam o corpo da mulher (Imagem 2). Ainda observamos essa influncia em modelos fluidos, drapeados e com amaraes (Imagens 1 e 3). Os tecidos utilizados hoje com as atualidades a moda aposta em tecidos como seda e chiffon, porm conservando o estilo que possui pouca costura (Imagem 4).

Renascimento
Surgida na cidade de Florena, Itlia, no sculo XV, a poca

conhecida como Renascena trouxe profundas modificaes em todos os aspectos da arte e da cultura europeia, incluindo, necessariamente o vesturio. A indumentria feminina era constitua principalmente pela veste e a sobreveste, uma tnicas de manga longas, a chemise, o corpete e a Vertugadin, em forma de sino. Os vestidos da poca eram feitos com vestido luxuosos, como sedas e brocados, o decote destas, era quadrado e baixo de forca que se deixava a mostra a chemise. A principal caracterstica desta poca foi o rufo, amplamente aceito pelas damas, quanto mais exagerado representava o status social de quem o usava. A veste masculina seguia a mesma linha da feminina. Os tecidos utilizados eram finamente decorados, a veste era composta pelo gibo, uma casaca com mangas amplas, com presena de uma gola plissada (rufo), uma capa que ia at os quadris que ia por cima, o calo estofado, ceroulas e meias de ceda. Na cabea era comum a utilizao de bons ou chapus altos, decorados penas.

Vestes Masculinas

Gola Rufo Vestimenta Feminina

Concluso Reflexiva - Renascimento


Hoje, a principal influncia renascentista na moda so os rufos. No sculo sculos XV eles se tornaram populares aps a descobertas de como se retirar a goma do trigo e passaram a ser indicadores de nobreza. Atualmente, o rufo volta tona, presente nas passarelas do mundo, em grandes marcas como Chanel (Imagem 2), Gareth Pugh (Imagens 2 e 4), Givenchy ( Imagens 1, 6 e 7) e Atsuko Kudo (Imagem 5), e, aparentemente, ainda sendo smbolo de status.

Barroco
O Barroco foi um movimento artstico cultural ocorrido no sculo XVII, caracterizados principalmente no riqueza dos detalhes, utilizados para transmitir drama, tenso e exuberncia. Estas caractersticas foram transmitidas as vestimentas da mesma forma. As indumentria feminina era caracterizada por vestidos de cintura baixa, com corpete rgido mangas amplas e sais volumosas com anquinha em rodadas, feitos com tecidos rotineiramente monocromticos, sofisticados, com brocados e bordados. Ainda havia a presena do rufo, que nesta poca, eram extremamente exagerados. A vestimenta masculina era composta pelo gibo, a jaqueta e as bombachas calas largas at os joelhos com tecidos decoraes e bordados. Haviam dois tipos de gola a cada e suspensa, que era um estilo de transio entre o rufo e a gola cada. Ainda se utilizavam botas de cano largo e esporas.

Monocrmia

Rufos exagerados

Anquinha rodada

1 5

Concluso Reflexiva - Barroco


O barroco na moda atual tem se mostrado alm de uma tendncia. O estilo vem dominado as passarelas e mercado nas ltimas estaes. A influncia barroca pode ser vislumbrada principalmente no uso dos arabescos (Imagem 1) e chiaroscuro marcante contraste entre claro e escuro (Imagem 2). A riqueza de detalhes (imagem 3) e, em bordados e brocados (imagem 6), se mostram o carro chefe do barroco atual.

Rococ
Marcante pelo exagero, o Rococ, foi um movimento cultural surgido na Frana no incio do sculo XVIII. A cultura responsvel pelo estilo rococ se caracterizava pela busca do prazer pessoal. Isso inclua tambm a indumentria que nessa poca foi elevada categoria de arte. Para as mulheres , o rococ residia na elegncia, no refinamento e nos enfeites. Porm havia tambm elementos caprichosos e extravagantes. O vesturio feminino do sculo XVIII era ornamentado e sofisticado. Os vestido podiam se justos (robe langlaise) ou soltos (robe la franaise), e o vestido aberto (polonesa), os quais eram ricos em babados, bordados, flores, franjas, laos e pregas. As saias eram extremamente armadas, as anquinhas utilizadas pelas mulheres eram to largas, que as portas tiveram de ser aumentadas. Na vestimenta masculina seguia-se o mesmo estilo. A casaca era ornamentada por uma larga fileira de de botes e ainda decorado por insgnias cavalheirescas, usava-se culotes sem volume e meias com sapatos afivelados e com salto. Ainda era costumes os homens usarem perucas branca com rolinhos e carregarem consigo uma bengala.

Robe a la franaise

Peruca masculina

Anquinhas

Robe langlaise

2 1 3

Concluso Reflexiva - Rococ


Atualmente o Rococ se mostra influente na moda principalmente no estilo romntico. Presente em peas com gola rol, espartilhos (Imagem 4), muitos bordados, texturas, babados (Imagem 5) e aplicaes de predaria ressaltando o charme e a elegncia nas peas (Imagem 1). Tecidos em tom pastel, azul claro, rosa beb e floral mdi tem destaque por sua sutileza e pela feminilidade que transparece em quem veste. Ainda h a tendncia das anquinhas, que voltam como uma releitura dos antigos modelos usados por Maria Antonieta (Imagem 6).

Romantismo
O Romantismo considerado com a poca de transio entre o Imprio e a Repblica. Aps a Revoluo Francesa, a sociedade passou por um perodo de transformaes e isso inclua a indumentria da poca. Durante este perodo, a os trajes femininos passam a ter um corte grego, porm que se assemelhavam a camisa inglesa, mais comprida e mais larga, e mais tarde, alm do cadaro que passava pelo decote, passa a haver outro logo abaixo do busto, que permitia o drapejamento do vestido a vontade. O decote tornou-se cada vez mais baixo e a cintura aproximou-se cada vez mais do busto. As mangas se tornaram mais curtas e as vezes no haviam mangas, e por baixo de tudo, era costume usar uma corpete extremamente decotado. J no traje masculino, a mudanas ocorrem nos cales, que passam a ser muito justos e usados com botas de montaria. Na parte superior se vestia uma jaqueta curta na frente e longa atrs, ou um sobretudo. Por baixo se vestia um colete, com camisa por baixo, e a gravata

5 5

7 7

Concluso Reflexiva - Romantismo


A principal influncia do Romantismo nos dias atuais, a feminilidade das peas ele remetidas. A cintura marcada, vestido veles, a cartela de cores em tons pastis, delicadeza ao se vestir, estampas florais discretas, uso de rendas, prolas e plissados. H sempre um ar de vintage nesse estilo de vestir. J na moda masculina segue duas vertentes diante do romantismo: Uma delas se se assemelha ao estilo feminino, onde a presena de tons pastis, listras e vintage, e outra que j se asemelha mais

Vous aimerez peut-être aussi