Vous êtes sur la page 1sur 81

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

Qumica Tecnolgica

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

BIOLGICO Aerbio Anaerbio Decantao

FSICO

QUMICO Filtrao

Enzimtico

Adsoro

Incinerao

PQA

Eletroqumico

Fotocatlise

Ozonizao

Fenton

Obs.: PQA = Processos Qumicos de Oxidao Avanada

Fluxo de Tratamento

Tratamento de Despejos
As estaes de tratamento consistem de uma srie de processos fsicos, qumicos e biolgicos. O objetivo destes processos promover o tratamento e melhorar a qualidade da gua tratada, com vista a usla, novamente, para consumo humano ou, pelo menos, rejeit-la com consequncias mnimas para o ambiente.

Tratamento de Despejos
Entende-se como mtodo de tratamento de resduos industriais qualquer processo que altere as caractersticas, composio ou propriedades dos resduos industriais implicando em sua destruio, inativao ou tornando mais aceitvel sua deposio final.

Tratamento de Despejos
Isto ocorre atravs da aplicao dos seguintes mtodos:
Destruio dos produtos indesejveis; Concentrao e estocagem dos resduos perigosos; Alterao da estrutura qumica dos resduos facilitando sua assimilao pelo meio ambiente.

Os diferentes mtodos de tratamento de resduos industriais so agrupados de acordo com a natureza.

Mtodos Qumicos e FsicoFsico-Qumicos


So utilizados tanto na neutralizao de guas cidas ou alcalinas como na remoo de metais pesados, de material coloidal, de leos e gorduras. A aplicao destes mtodos visa a proteo tanto dos mananciais receptores de guas residuais como de sistemas biolgicos de tratamento de resduos industriais.

Tratamento de Despejos
Os tratamentos so feitos em trs etapas: Tratamento Primrio Tratamento Secundrio Tratamento Tercirio

Componentes da Estao de Tratamento de Efluentes (ETE)

Tratamento primrio
Reduz de 30 a 60% dos slidos suspensos e da DBO. Consiste de peneiramento, clarificao, filtrao e clorao.

Mtodos Fsicos
Esto relacionados com a remoo mecnica de slidos de dimenses relativamente grandes, de slidos em suspenso, de areia ou ainda de leos e gorduras. A utilizao de incineradores na combusto de resduos perigosos tambm considerada.

Gradeamento
Ocorre a remoo de slidos grosseiros Existem grades:
grosseiras (espaos de 5,0 a 10,0 cm), grades mdias (espaos entre 2,0 a 4,0 cm) grades finas (1,0 a 2,0 cm).

Principais finalidades da remoo dos slidos grosseiros:


Proteo dos dispositivos de transporte dos esgotos (bombas e tubulaes); Proteo das unidades de tratamento subsequentes; Proteo dos corpos receptores.

Grade autolimpante

Desarenao
O mecanismo de remoo da areia o de sedimentao: os gros de areia vo para o fundo do tanque e a matria orgnica, de sedimentao bem mais lenta, permanece em suspenso, seguindo para as unidades seguintes. As finalidades bsicas da remoo de areia so:
Evitar abraso nos equipamentos e tubulaes; Eliminar ou reduzir a possibilidade de obstruo em tubulaes, tanques, orifcios, sifes etc.; Facilitar o transporte lquido, principalmente a transferncia de lodo, em suas diversas fases.

Desarenador

Decantador Primrio
Os tanques de decantao podem ser circulares ou retangulares. Os esgotos fluem vagarosamente atravs dos decantadores, permitindo que os slidos em suspenso, que apresentam densidade maior do que a do lquido circundante, sedimentem gradualmente no fundo. Essa massa de slidos, denominada lodo primrio bruto, pode ser adensada no poo de lodo do decantador e ser enviada diretamente para a digesto ou ser enviada para os adensadores. Uma parte significativa destes slidos em suspenso compreendida pela matria orgnica em suspenso.

Peneira Rotativa
Dependendo da natureza e da granulometria do slido,as peneiras podem substituir o sistema de gradeamento ou serem colocadas em substituio aos decantadores primrios. A finalidade separar slidos com granulometria superior dimenso dos furos da tela. O fluxo atravessa o cilindro de gradeamento em movimento, de dentro para fora. Os slidos so retidos pela resultante de perda de carga na tela, so removidos continuamente e recolhidos em caambas.

Eletrofloculao

nodos de Al ou Fe, que liberam ctions desses metais e funcionam como coagulantes

Forma-se hidrxido metlico, o qual flocula e flutua

Tratamento Primrio: Equalizao


Esta operao tem como objetivo minimizar ou controlar flutuaes no caudal e nas concentraes do efluente de modo a que se atinjam as condies timas para os processos de tratamento subsequentes, melhorando a eficincia dos tratamentos primrios, secundrios e tercirios. A equalizao geralmente obtida atravs do armazenamento das guas residuais num tanque de grandes dimenses, a partir do qual o efluente bombeado para a linha de tratamento.

Tanque de Equalizao

Com a equalizao possvel:


Controlar os caudais no sistema:
Caudais constantes facultam um melhor controle das condies de tratamento, por exemplo, ao evitar sobrecargas no sistema ou ao providenciar menores variaes nas quantidades de reagentes adicionados a alguns processos.

Evitar variaes na carga orgnica:


Variaes na carga orgnica iriam afetar a atividade microbiolgica, quer limitando-a, se em defeito, quer inibindoa, se em excesso.

Controlar o pH do efluente:
Permitir, por exemplo, a minimizao das flutuaes na quantidade de neutralizantes necessria ou aproximao das condies timas de pH para os tratamentos qumicos ou biolgicos.

Com a equalizao possvel:


Ter capacidade de armazenamento:
Com a capacidade de armazenamento atingida com a equalizao possvel evitar as variaes de caudal no efluente. Permite tambm a minimizao dos impactos das descargas no meio receptor.

Evitar elevadas concentraes de substncias txicas:


A estabilizao das quantidades de txicos introduzidos no sistema, assim como a reduo da sua concentrao, ajuda a minimizar o impacto dessas substncias nos sistemas biolgicos.

Neutralizao
Muitos efluentes industriais contm elevadas cargas cidas ou alcalinas que requerem neutralizao antes de serem submetidas a tratamento qumico ou biolgico, ou antes de serem descarregadas. Para tratamentos biolgicos, o pH dever estar entre 6,5 e 8,5, de modo a garantir uma atividade microbiana tima.

Neutralizao
Mistura de duas correntes com nveis de pH opostos:
Pode se obter a neutralizao pela sua mistura. Este processo requer uma capacidade de equalizao que permita a obteno do resultado desejado.

Neutralizao de correntes cidas:


Pode ser obtida fazendo-as passar por um leito de carbonato de clcio ou pela mistura de leite de cal ao efluente.

Neutralizao de correntes alcalinas:


Pode ser obtida pela adio de cidos fortes. No entanto, por razes de custo, a escolha destes fica muitas vezes reduzida ao cido sulfrico. Um outro neutralizante usual no tratamento de efluentes o CO2, produto secundrio de muitos processos industriais.

Neutralizao

Neutralizao em leito de cal.

Coagulao e Floculao
As guas residuais normalmente possuem cor, turbidez e outros slidos suspensos que necessrio remover. Estes dois processos so realizados pela adio de reagentes, que ajudam na formao de flocos de dimenses considerveis que posteriormente sero removidos pela sedimentao ou filtrao. As suspenses coloidais das guas residuais consistem em partculas com uma carga eltrica, geralmente negativa.

Coagulao e Floculao
Coagulantes
Os mais comuns so os sais trivalentes de Ferro ou Alumnio.

Floculantes
Polmeros orgnicos, como as poliacrilamidas, so vulgarmente utilizados como floculantes.

Coagulao e Floculao

Precipitao
O mtodo mais comum na remoo de metais pesados a precipitao. Os metais pesados precipitam sob a forma de hidrxidos pela adio de uma soluo castica at um nvel de pH correspondente solubilidade mnima. Precipitao tambm pode ser utilizada na remoo de fsforo.

Flotao
Este processo utilizado na remoo de leos, gorduras e slidos suspensos e na separao e concentrao de lamas. Formao de bolhas de ar:
O efluente, ou parte dele, pressurizado na presena de ar suficiente para se aproximar da saturao. Quando esta mistura ar/lquido libertada presso atmosfrica, formam-se pequenas bolhas de ar que so libertadas da soluo.

Remoo de lamas:
Os flocos, os slidos suspensos e as partculas de leos so flutuados a estas bolha de ar, que se agregam e imiscuem nas partculas.

Flotao

Tratamento secundrio
A matria orgnica dissolvida oxidada de forma a reduzir de 85 a 90% a DBO. Utiliza lodo ativado e sistema de aerao. O lodo ativado contm micro-organismos aerbicos que digerem o material do esgoto.

Mtodos Biolgicos
Consistem na depurao bioqumica dos resduos orgnicos e de alguns inorgnicos, por ao de culturas de micro-organismos. Existem dois mtodos biolgicos:
Anaerbico Aerbico

Mtodos Biolgicos
Os mtodos anaerbicos ou de digesto so mais adequados para o tratamento de despejos industriais com alta carga de material orgnico, lodos ou esgotos concentrados. Os mtodos aerbicos so mais adequados para o tratamento de grandes volumes de gua residual com baixa concentrao de material orgnico.

Tratamentos Biolgicos
A maior parte dos compostos orgnicos presentes numa gua residual removida por processos biolgicos. So mais econmicos e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Nutrientes Essenciais ao Tratamento Biolgico


Vrios minerais so essenciais para o metabolismo de degradao de matria orgnica por sistemas biolgicos. Geralmente, todos esses compostos esto presentes em quantidades suficientes no efluente, exceo do fsforo e do azoto (nitrognio).

Fatores que influenciam os Tratamentos Biolgicos


Fatores que devem ser levados em conta quando se lida com tratamentos biolgicos so: Temperatura pH Toxicidade de alguns poluentes

Sistema de Lamas Ativadas em Tratamentos Biolgicos


O sistema de lamas ativadas tem como princpio de funcionamento a degradao de matria orgnica e a sua transformao numa suspenso floculenta que sedimente facilmente, permitindo o uso de processos gravitacionais para a sua remoo.

Sistema de Lamas Ativadas em Tratamentos Biolgicos

Tanque de Aerao
A remoo da matria orgnica efetuada por reaes bioqumicas, realizadas por micro-organismos Aerbios (bactrias, protozorios, fungos etc.) no tanque de aerao. Os micro-organismos convertem a matria orgnica em gs carbnico, gua e material celular (crescimento e reproduo dos micro-organismos).

Arejamento
Consiste na injeo de ar ou oxignio puro para misturar o lodo ativado com a gua residual e fornecer o oxignio suficiente para os micro-organismos degradarem os compostos orgnicos em inorgnicos como CO2, gua, amnia, nitrato, etc. A adio de oxignio remove tambm alguns poluentes, como ferro, magnsio e dixido de carbono. Serve tambm como meio de repor os nveis de oxignio na gua antes de ser rejeitada para o meio receptor.

Equipamento para Arejamento


O equipamento de arejamento usualmente usado consiste em unidades de difuso de ar, em sistemas de turbinas de arejamento em que o ar libertado abaixo das ps rotativas, e arejamento de superfcie no qual a transferncia de oxignio garantida pela alta turbulncia de superfcie.

Equipamento para Arejamento

Sedimentao
Baseada na diferena de densidades entre a gua e os slidos suspensos, ou outros contaminantes, a sedimentao consiste na deposio e posterior remoo dos Slidos Suspensos Totais (SST) e ocorre em tanques normalmente chamados sedimentadores ou clarificadores.

Sedimentao

Decantador Secundrio e Retorno do Lodo


Separam os slidos em suspenso presentes no tanque de aerao, permitindo a sada do efluente clarificado. Permite o retorno do lodo ao tanque de aerao (reposio dos micro-organismos na mesma taxa do ciclo de vida dos mesmos). O efluente lquido que sai deste tanque descartado diretamente para o corpo receptor ou pode ser reutilizado internamente ou oferecido ao mercado.

Elevatria de Lodo Excedente Descarte do Lodo


O lodo produzido pelos slidos suspensos corresponde manuteno dos micro-organismos. Entretanto este lodo deve ser descartado para que o equilbrio do sistema seja mantido. Este lodo ento descartado para o tratamento do lodo.

Condicionamento Qumico do Lodo


O condicionamento qumico resulta na coagulao de slidos e liberao da gua adsorvida. O condicionamento usado antes dos sistemas de desidratao mecnica, tais como filtrao, centrifugao, etc. Os produtos qumicos usados incluem cloreto frrico, cal, sulfato de alumnio e polmeros orgnicos.

Adensamento do Lodo
Esta etapa ocorre nos Adensadores de Densidade e nos Flotadores. Reduz o volume de gua do lodo atravs do processo de adensamento. Importante para as etapas subsequentes: digesto, desidratao e secagem.

Adensamento por Gravidade e Flotao


Adensamento por Gravidade Tem por princpio a sedimentao por zona, o sistema similar aos decantadores convencionais, onde o lodo adensado e retirado do fundo do tanque. Adensamento por Flotao: O ar introduzido na soluo atravs de uma cmara de alta presso. Quando a soluo despressurizada, o ar dissolvido forma microbolhas que se dirigem para cima, arrastando consigo os flocos de lodo que so removidos na superfcie.

Digesto Anaerbia - Destruio do Lodo: Finalidades


Destruir ou reduzir microorganismos patognicos; Estabilizar total ou parcialmente as substncias instveis e matria orgnica presentes no lodo; Reduzir o volume de lodo atravs dos fenmenos de liquefao, gaseificao e adensamento; Dotar o lodo de caractersticas favorveis reduo de umidade; Permitir a sua utilizao, quando estabilizado convenientemente, como fonte de hmus ou condicionador de solo para fins agrcolas (fertilizantes).

Filtro Prensa de placas


A desidratao feita ao forar a gua do lodo sob alta presso. Vantagens:
Alta concentrao de slidos da torta; Baixa turbidez do filtrado e alta captura de slidos; Slidos resultantes em torno de 30 a 40% em um tempo de filtrao de 2 a 5 horas.

Torta

Filtro Prensa de placas

Prensa Desaguadora

Secagem do lodo

Secador Trmico
A secagem trmica do lodo um processo de reduo de umidade atravs de evaporao de gua para a atmosfera com a aplicao de energia trmica, podendose obter teores de slidos da ordem de 90 a 95%. Com isso o volume final de lodo reduzido significativamente.

Digestor com vapor indireto

Tratamento tercirio
A gua ainda contm P, N e C que podem servir de nutrientes para o crescimento de algas e outras plantas aquticas. Retirada do P como fosfatos feita pela precipitao com cal ou hidrxido de alumnio.

Tratamentos Avanados

Tratamentos Avanados
Com o aumento do conhecimento dos contaminantes encontrados na gua, os limites de descarga de efluentes contendo certos compostos tem-se tornado mais restritos. Pedidos de licena de descarga de um determinado efluente podem obrigar remoo de slidos suspensos, matria orgnica, nutrientes e substncias txicas especficas em nveis que no se conseguem atingir com tratamentos primrios e secundrios convencionais.

Adsoro
Usada: na remoo de compostos orgnicos refratrios (contaminantes no biodegradveis), presentes em muitos efluentes industriais, e cuja remoo se torna difcil ou impossvel por processos de tratamentos biolgicos convencionais. para tratamento de efluentes com metais pesados, sendo um processo bastante eficiente na sua remoo.

Adsoro
Conceito: a capacidade que um material tem, quando em contato com uma soluo, acumular uma camada superficial de molculas de soluto, principalmente devido ao desequilbrio de foras superficiais existentes. O carvo ativado o adsorvente mais usado para esta finalidade.

Adsoro
A capacidade de adsoro traduz a eficincia do carvo na remoo de determinados contaminantes, como por exemplo: DQO, cor, fenol, etc. das guas residuais. Dependendo das caractersticas do efluente, um tipo de carvo pode ter uma performance superior ao outro, desde que a sua capacidade seja maior nas concentraes de equilbrio do efluente. rea superficial do carvo ativado: 600 a 1.200 m/g

Regenerao do carvo ativado


feita por: via trmica por vapor por extrao com solvente por oxidao qumica por tratamento cido ou alcalino

Troca inica
A permuta inica geralmente utilizada na remoo de nions e ctions indesejveis das guas residuais. As resinas de permuta inica consistem numa estrutura tridimensional, orgnica ou inorgnica, com grupos funcionais ligados. A capacidade de permuta determinada pelo nmero de grupos funcionais por unidade de massa da resina.

Troca inica: colunas catinicas e aninicas


Troca Catinica com ciclo de Hidrognio Troca Aninica com ciclo do on Hidrxido

Osmose reversa

Eletrodilise
A eletrodilise se baseia em membranas de polmeros acrlicos, em formatos de chapas redondas, podendo ser catinicos ou aninicos. Operam com stacks (mdulos de resinas ou membranas) pelos quais se realizam a troca inica atravs da aplicao de voltagem eltrica por eletrodos. Os stacks so intercalados com polmeros catinico e aninico, e entre eles contm um espaador de polipropileno, por onde circula gua.

Eletrodilise
A troca inica neste caso acontece devido ao campo magntico criado pelos eletrodos. Os ctions indesejveis da gua so atrados pelas membranas catinicas e os nions pelas aninicas. A gua de baixa concentrao (desmineralizada) sai por um canal, enquanto que a de alta concentrao, se direciona a outra sada.

Eletrodilise Reversa (EDR)

Eletrodilise Reversa (EDR)

Eletrodilise Reversa (EDR)

Controle de Odores
Os efluentes possuem odores ruins devido a presena de compostos de enxofre presentes nas substncias orgnicas que depois de decompostas se transformam em H2S (cheiro de ovo podre). Desulfovibrio desulfuricans, produz o H2S a partir de sulfatos e ons ferro da gua e produz o sulfeto de ferro (FeS). 10H+ + SO4-2 + 4 Fe H2S + Fe2+ H2S + 4Fe2+ + 4H2O FeS + 2H+

Controle de Odores
Reao com cido sulfrico: O H2S, na presena de oxignio se oxida, transformando-se em cido sulfrico (H2SO4), que reage com a alcalinidade presente na gua ou com minerais, transformando-se em compostos sem cheiro inofensivos. H2S + 2O2 H2SO4 Com fosfatos naturais, produz sulfato de magnsio (MgSO4.2H2O) Com alcalinidade natural, produz sulfato de clcio (CaSO4)

Controle de Odores
A eliminao do H2S pode ser feita por outros oxidantes: Cloro Oxignio Anidrido ntrico Nitrato de sdio

Contaminantes x Tratamentos

Contaminantes x Tratamentos

Parmetros para Lanamento


Decreto 8468, Lei 997 e Resoluo CONAMA no 20

Parmetro pH Temperat. Resduos Sedimentveis leos e Graxas leos Minerais leos e Gorduras Vegetais DBO Solventes

Unidade

Art.21 >5,0 e <9,0 <40 <1,0 20,0 50,00 60,00

Art. 19 >6,0 e <9,0 <40 <20,0 150,00 Ausncia

C mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L

Parmetros para Lanamento


Decreto 8468, Lei 997 e Resoluo CONAMA no 20

Parmetro Despejos causadores de obstruo Substncias potencialmente txicas Materiais Flutuantes Amnia Arsnio Brio Boro Cdmio

Unidade mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L

Art.21 Ausncia 5,00 0,50 5,00 5,00 0,20

Art. 19 Ausncia Ausncia _ 1,5 1,5

Parmetros para Lanamento


Decreto 8468, Lei 997 e Resoluo CONAMA no 20

Parmetro Chumbo Cianeto Cobre Cromo Hexavalente Cromo trivalente Cromo total Estanho Fenol

Unidade mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L

Art.21 0,50 0,20 1,00 0,50 2,00 4,00 0,50

Art. 19 1,5 0,20 1,50 1,50 5,00 4,00 5,00

Parmetros para Lanamento


Decreto 8468, Lei 997 e Resoluo CONAMA no 20

Parmetro Ferro Solvel Fluoretos Mangans Solvel Mercrio Nquel Prata Selnio Sulfato

Unidade mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L

Art.21 15,00 10,00 1,00 0,01 2,00 0,10 0,05 -

Art. 19 15,00 10,00 1,5 2,00 1,5 1,5 1.000

Parmetros para Lanamento


Decreto 8468, Lei 997 e Resoluo CONAMA no 20

Parmetro Sulfeto Sulfito Zinco Organofosforados Sulfeto de Carbono Tricloetano Clorofrmio Tetracloreto de carbono Dicloroetano

Unidade mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L

Art.21 1,00 1,00 5,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00

Art. 19 1,00 5,00 -

Vous aimerez peut-être aussi