Vous êtes sur la page 1sur 8

L

g1

a
z

8 4 pv

g1
0 1 3

a
z

8 4 pv

PRESIDNCIA DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA EXECUTIVA INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO TEIXEIRA (INEP) DIRETORIA DE GESTO E PLANEJAMENTO (DGP)

SUMRIO
Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) .................................................................5 Instrumentos das Avaliaes ..............................................................6 Aplicao da Aneb e Anresc/Prova Brasil ...........................................8 1 Passo: Agendamento .................................................................8 2 Passo: A chegada do aplicador na escola .................................9 3 Passo: Aplicao da avaliao ....................................................9 4 Passo: Aps a aplicao .......................................................... 10 Aplicao da ANA..............................................................................11 1 Passo: Agendamento .............................................................. 11 2 Passo: A chegada do aplicador na escola .............................. 12 3 Passo: Aplicao da avaliao ................................................. 12 4 Passo: Aps a aplicao .......................................................... 12

de Questes de cada aluno para o Carto- Resposta. No haver momento posterior para realizar essa tarefa. importante que o aplicador no saia da sala para outro local da escola antes de lacrar o envelope plstico. Portanto, terminada a aplicao, o professor dever retirar as crianas da sala de aula (recreio) para que o aplicador execute essa tarefa com ateno. Essa atividade ter durao de aproximadamente 30 minutos. O diretor dever atestar a execuo das mesmas, assinando e inserindo o carimbo da escola na Ata de Turma e no Relatrio de Aplicao da Turma. A aplicao dos questionrios que compem a ANA, destinada ao diretor e aos professores, ser online, em data a ser divulgada. Dvidas sobre os procedimentos de aplicao podero ser sanadas no momento do agendamento junto ao Consrcio Aplicador. Agradecemos a colaborao da Comunidade Escolar, pois o envolvimento de todos muito importante para que os resultados do Saeb possam ser apurados com qualidade. Os resultados ajudaro a Escola, a Secretaria de Educao e o Ministrio da Educao a melhorar a qualidade do ensino no pas.

APLICADOR NA ESCOLA

Os aplicadores devero chegar com 30 minutos de antecedncia do horrio previsto para executar as tarefas que precedem a aplicao e levaro consigo o Relatrio de Aplicao da Turma, que contem uma carta de apresentao do aplicador e os cadernos de questes de acordo com o nmero de alunos informados ao Censo Escolar.

3 Passo: APLICAO DA AVALIAO


O diretor dever auxiliar o aplicador encaminhando-o at a sala e apresentando-o turma antes de iniciar a avaliao. Os alunos devero desligar os celulares e guard-los dentro da mochila ou embaixo da carteira. A avaliao composta 2 blocos de cada rea do conhecimento e 3 itens de escrita. No haver questionrio para o aluno. Essa aplicao ter durao aproximada de 1hora e 40 minutos, para resposta das questes objetivas, e, aps um breve intervalo, 30 minutos para os alunos responderem as questes abertas de escrita. Os estudantes podero realizar as provas com lpis preto e borracha. Caso o aplicador solicite, um professor da turma poder permanecer em sala de aula, durante a aplicao, somente para auxili-lo em questes de disciplina da turma, nesse caso dever assinar o Termo de Sigilo e Confidencialidade e guardar seus objetos eletrnicos na bolsa.

O Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a educao bsica do pas e contribuir para a melhoria de sua qualidade, a universalizao do acesso escola, oferecendo subsdios concretos para a formulao, a reformulao e o monitoramento das polticas pblicas voltadas para a educao bsica. Alm disso, procura tambm oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreenso dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos. O Saeb composto por trs avaliaes externas em larga escala:

4 Passo: APS A APLICAO

12

Logo que a aplicao das provas for finalizada, o aplicador da ANA dever transcrever as respostas dos Cadernos

Avaliao Nacional da Educao Bsica Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes pblicas e privadas do pas, em reas urbanas e rurais, matriculados nos 5 e 9 anos do ensino fundamental e no 3 ano do ensino mdio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficincia da educao brasileira.

Saeb
5

2 Passo: A CHEGADA DO

SISTEMA DE AVALIAO DA EDUCAO BSICA (SAEB)

Avaliao Nacional do Rendimento Escolar Anresc (tambm denominada Prova Brasil): trata-se de uma avaliao censitria envolvendo os alunos de 5 e 9 anos do ensino fundamental das escolas pblicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas pblicas. Participam desta avaliao as escolas que possuem, no mnimo, 20 alunos matriculados nos anos avaliados. A Avaliao Nacional da Alfabetizao ANA1: avaliao censitria envolvendo os alunos do 3 ano do ensino fundamental das escolas pblicas, com o objetivo principal de avaliar os nveis de alfabetizao e letramento em Lngua Portuguesa, alfabetizao Matemtica e condies de oferta do Ciclo de Alfabetizao das redes pblicas.

APLICAO DA ANA
1 Passo: AGENDAMENTO
O Consrcio entrar em contato com as escolas para agendamento das aplicaes das avaliaes em horrio regular de aula. A escola deve estar atenta para que a aplicao das provas no coincida com datas de atividades que impossibilitem ou atrapalhem a realizao das mesmas. Sero aplicadas provas com itens objetivos e abertos a alunos do 3 ano do Ensino Fundamental da rede pblica de ensino regular e a uma amostra de escolas com turmas multisseriadas, conforme informado ao Censo Escolar 2013. Metade da turma responder a prova de Matemtica e a outra metade responder a prova de Lngua Portuguesa simultaneamente e toda a turma responder aos itens de escrita aps a aplicao dos itens de mltipla escolha. Um breve intervalo deve ser dado entre as duas avaliaes. O Inep disponibilizar para a edio da ANA 2013 aplicadores a mais, para aquelas escolas que informaram, no Censo Escolar e confirmaram no agendamento da aplicao, que atendem alunos com deficincia. Ficaro inteiramente a cargo das escolas a disponibilizao, aos alunos com deficincia, dos servios de ledores, transcritores, intrpretes de Libras e guia-intrpretes, bem como a disponibilizao de salas de recursos e de outros mobilirios, se necessrio, para a realizao das provas. Aps o agendamento, as escolas recebero o calendrio de aplicaes das provas com data e nome do aplicador.

A Aneb e a Anresc/Prova Brasil so realizadas bianualmente, enquanto a ANA de realizao anual.

INSTRUMENTOS DAS AVALIAES


Cada uma das avaliaes do Saeb envolve dois tipos de instrumentos: 1. Testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos das respectivas sries/anos avaliados. 2. Questionrios contextuais, a serem aplicados aos alunos, professores, diretores e escola.

A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria n 482, de 7 de junho de 2013.

11

O questionrio ser aplicado aos alunos apenas no primeiro dia, aps a concluso das provas. Para a realizao das provas, os alunos de 5 ano/4 srie podero utilizar lpis preto e borracha, j os alunos de 9 ano/8 srie e 3 ano do Ensino Mdio utilizaro caneta de tinta azul ou preta. Os alunos de 5ano/4 srie devero desligar os celulares e guard-los dentro da mochila ou embaixo da carteira. Os alunos de 9 ano/8 srie e 3 ano do Ensino Mdio devero desligar os celulares e inseri-los no envelope portaobjetos, que ser entregue pelo aplicador. Depois de lacrado, o envelope porta-objetos dever ser guardado na mochila ou embaixo da carteira. Caso o aplicador solicite, um professor da turma poder permanecer em sala de aula, durante a aplicao, somente para auxili-lo em questes de disciplina da turma. Professores que permanecerem na sala durante a aplicao da avaliao devero assinar o Termo de Sigilo e Confidencialidade e guardar seus objetos eletrnicos na bolsa ou no envelope porta-objetos disponibilizado.

Os questionrios contextuais so respondidos pelos alunos, professores e diretores, fornecendo informaes sobre fatores socioeconmicos e de contexto que podem estar associados ao desempenho escolar. H ainda um questionrio contextual da escola, que deve ser preenchido pelo aplicador. Na Ana sero aplicados testes de Lngua Portuguesa e Matemtica, especficos para os alunos do 3 ano do ensino fundamental. Tambm esto previstos questionrios voltados aos professores e gestores das instituies de ensino que atendem ao Ciclo de Alfabetizao. No entanto, esses sero aplicados online, em data a ser divulgada. Para o ano de 2013, o Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira Inep contratou o Consrcio formado pela Fundao Cesgranrio Cespe/UnB CAEd/UFJF para realizar a aplicao, processamento e anlise de resultados das avaliaes que compem o Saeb. Sero avaliados, considerando a base de dados do Censo Escolar informados at o fim de julho de 2013: Os alunos do 3 ano do ensino fundamental das escolas pblicas. Os alunos do 5 e 9 anos do Ensino Fundamental Regular que estejam organizados no regime de 9 anos de escolas pblicas e privadas da zona rural e urbana. Os alunos da 4 e 8 sries do Ensino Fundamental Regular de 8 anos de escolas pblicas e privadas da zona rural urbana.

4 Passo: APS A APLICAO


Logo que a aplicao das provas for finalizada, o diretor ou responsvel pela escola dever atestar a execuo das mesmas, assinando e inserindo o carimbo da escola na Ata de Turma e no Relatrio de Aplicao da Turma. O aplicador dever recolher os questionrios do diretor e dos professores de Lngua Portuguesa e Matemtica preenchidos e responder o questionrio da escola (infraestrutura da escola). Para tanto, necessitar do auxlio do diretor ou de um funcionrio designado para acompanha-lo na visita s dependncias da escola.

10

Saeb
7

As aplicaes tero durao de aproximadamente 2 horas e 30 minutos, no primeiro dia, e 1 hora e 10 minutos no segundo dia (quando houver), sem interrupo/intervalo.

Na Aneb e na Anresc/Prova Brasil so aplicados testes nas reas de Lngua Portuguesa e Matemtica aos alunos dos anos avaliados. A partir de 2013, em carter experimental, tambm sero aplicados testes de Cincias para alunos do 9 ano do ensino fundamental e 3 ano do ensino mdio (nestes casos, sero utilizados dois dias para a realizao das avaliaes).

Os alunos da 3 srie do ensino mdio regular de escolas pblicas e privadas e os alunos do ensino mdio integrado.

Aps o agendamento, as escolas recebero o calendrio de aplicaes das provas com data e nome do aplicador.

As avaliaes sero aplicadas, por profissionais capacitados, no perodo de 11 a 21 de novembro de 2013, para aproximadamente 7.988.469 alunos, pertencentes a escolas situadas em todas as 27 unidades da federao do pas e em seus municpios.

2 Passo: A CHEGADA DO

APLICADOR NA ESCOLA

APLICAO DA ANEB E ANRESC/PROVA BRASIL


1 Passo: AGENDAMENTO
O Consrcio entrar em contato com as escolas para agendar as aplicaes das avaliaes em horrio regular de aula. A direo da escola deve estar atenta para que a aplicao das provas e dos questionrios no coincida com datas de atividades que impossibilitem ou afetem a realizao da avaliao e ajustem, no momento do agendamento, os horrios de merenda e intervalo dos alunos. O Inep disponibilizar para a edio da Anresc (Prova Brasil) e Aneb 2013 aplicadores a mais, para aquelas escolas que informaram, no Censo Escolar e confirmaram no agendamento da aplicao, que atendem alunos com deficincia. Ficaro inteiramente a cargo das escolas a disponibilizao, aos alunos com deficincia, dos servios de ledores, transcritores, intrpretes de Libras e guia-intrpretes, bem como a disponibilizao de salas de recursos e de outros mobilirios, se necessrio, para a realizao das provas.

Sero aplicadas provas de Lngua Portuguesa e Matemtica, no primeiro dia, e Cincias, apenas para o 9 ano/8 srie do Ensino Fundamental regular e 3 ano do ensino mdio, em carter experimental, preferencialmente no segundo dia consecutivo. Os aplicadores devero chegar com 30 minutos de antecedncia do horrio previsto para executar as tarefas que precedem a aplicao e levaro consigo o Relatrio de Aplicao da Turma, que contem uma carta de apresentao, provas e questionrios contextuais, que sero respondidos pelos alunos, diretores e por professores de Lngua Portuguesa e Matemtica. Portanto, imprescindvel que professores e diretores estejam presentes em todos os dias da aplicao. No haver aplicao de questionrios aos professores de Cincias. O questionrio contextual da escola deve ser preenchido pelo aplicador com o auxilio de um responsvel pela escola.

3 Passo: APLICAO DA AVALIAO


O diretor da escola ou o responsvel dever auxiliar o aplicador encaminhando-o at a sala de aplicao e apresentlo turma antes de iniciar a avaliao. O caderno de provas conter 2 blocos de cada rea do conhecimento. O aluno ter 25 minutos para responder cada bloco de questes, 20 minutos para preencher o CartoResposta e 30 minutos para responder o questionrio.

Vous aimerez peut-être aussi