Vous êtes sur la page 1sur 5

INTRODUO A proposta de reflexo sobre o mito estabelecendo conexes com experincias empricas enriquece o debate e evidencia a atualidade do tema.

Neste sentido, a explanao a ser feita no relatrio tem por objetivo traar essa relao, ao mesmo tempo em que a fundamenta na Antropologia Estrutural, ou, se prefervel, no que se refere ao mito na viso de Lvi-Strauss. Por uma questo de clareza, antes de entrar na metodologia Estruturalista, importante entendermos como se desdobra a relao entre o pensamento cientfico e o pensamento mitolgico e, mais do que isso, como o autor a compreende. CINCIA DO CONCRETO: O SUBSTRATO DE NOSSA CIVILIZAO. Lvi-Strauss, neo-kantiano, ir colocar em seus estudos a importncia dos mitos na vida do homem, para ele, estes constituem a cincia do concreto e so pautados no dado sensvel, mesmo sem base na razo, pode, durante muito tempo, ser uma operao terica e praticamente satisfatria (STRAUSS, 1970, p.31)
Longe de serem, como muitas vezes se pretendeu, obra de uma funo fabuladora que volta as costas realidade, os mitos e os ritos oferecem como valor principal a ser preservado at hoje, de forma residual, modos de observao e de reflexo que foram (e sem dvida permanecem) exatamente adaptados a descobertas de tipo determinado: as que a natureza autorizava, a partir da organizao e da explorao expeculativa do mundo sensvel em termos de sensvel. (STRAUSS, 1970, p.31)

Com a ascenso da cincia, nos sculos XVII e XVIII, as formas de explicao do mundo que tinham carter totalizante estavam destinadas ao repdio. O pensamento mstico passou a ser deixado de lado, pois pensou-se ento que a cincia s podia existir se voltasse as costas para o mundo dos sentidos, o mundo que vemos, cheiramos, saboreamos e percebemos (LVI-STRAUSS, 1987, p.12). Nesse movimento de afirmao do pensamento cientfico, o mundo sensorial foi indicado como aquele que conduz ao engano e iluso1. Dessa maneira, crava-se a contradio entre as descobertas do intelecto e os testemunhos dos sentidos.
1

Ainda hoje podemos observar como reverbera essa concepo da legitimidade do conhecimento estar presente apenas no pensamento cientfico, subjugando o pensamento mtico. O programa televisivo MythBusters, exibido pela emissora Discovery Channel, um exemplo claro disso.

No que tange especificidade da cincia social - para sermos mais incisivos naquilo que nos toca - Max Weber infere que
O destino de uma poca cultural que provou da rvore do conhecimento ter de saber que podemos falar a respeito do sentido do devir do mundo, no a partir do resultado de uma investigao, por mais perfeita e acabada que seja, mas a partir de ns prprios que temos de ser capazes de criar este sentido. Temos de admitir que cosmovises nunca podem ser o resultado de um avano do conhecimento emprico, e que, portanto, os ideais supremos que nos movem com a mxima fora possvel, existem, em todas as pocas, na forma de uma luta com outros ideais que so, para outras pessoas, to sagrados como o so para ns os nossos. (WEBER, 1904, p.113).

Apesar de dizer que o mito no confere ao homem maior domnio material sobre seu meio, Lvi-Strauss compartilha da opinio que ele d ao homem a iluso, extremamente importante, de que ele pode entender o universo e de que ele entende, de fato, o universo. Como evidente, trata-se apenas de uma iluso. (LVI-STRAUSS, 1987, p. 28). Ainda que falemos em cosmovises incompatveis com o pensamento cientfico, seria grande negligncia renegar a sua importncia no processo de dotar algo de sentido. Pensando assim, Lvi-Strauss afirma que a cincia moderna pode progredir na sua linha tradicional, mas, concomitantemente, deve haver o alargamento do canal que (re) incorpora os problemas relacionados aos dados dos sentidos e a sua utilizao, ou seja, LviStrauss est indicando um caminho de ampliao do pensamento cientfico, onde ele reconhece a possibilidade de por meio de observaes particulares dentro da estrutura dos mitos, identificar invariantes em meio a diferenas superficiais. Se esses elementos invariantes agem na mente de modo inconsciente, impondo formas ao contedo e efetuando a objetivao simblica, deve-se buscar a estrutura mais elementar de nossas instituies e costumes para se obter um princpio de interpretao vlido para outras instituies e outros costumes. Desse modo, concretiza-se a viabilidade de compreenso dos universais humanos. Admitindo o dilogo entre sensvel e inteligvel, a razo direciona a sensibilidade ao nvel subjacente do real diante do cognitivo. Esta operao age no intuito de descamar o perceptvel, permeando a superfcie do concreto para, por fim, alcanar a estrutura do real. No que se refere ao mito, a construo da estrutura acontece a partir das menores partes relevantes de um determinado sistema simblico, j que as unidades da estrutura no tm autonomia, elas se relacionam de modo a dar sentido a uma totalidade. A proposta da metodologia estruturalista utiliza o estudo emprico como passagem de acesso estrutura, ou seja, se penetra o olhar na histria buscando o que precede o plano dos sentidos, desconstruindo o real manifestado para alcanar os fundamentos do significante.

O MITO DA MORTE Para o selvagem no h morte natural. Regra geral, ela decorrncia de uma fora maligna ou algum feitio. A morte nada mais do que o sono eterno e o corpo, apenas um receptculo para a alma. Ao morrer, a alma se torna esprito e coabita o mundo dos deuses, transitando entre o visvel e o invisvel. no fenmeno da morte que se concentra toda a energia do medo, porque reduz o corpo vivo ao nada. H de se compreender a essncia do medo da morte: ele que, segundo Morin, vai caracterizar o homo sapiens demens. Segundo o autor, o que diferencia o Homem dos animais a idia que o primeiro possui acerca da vida e da morte. , talvez, esse medo que caracterstico dos seres humanos que faz com que o homem projete uma vida alm-tumulo. Segundo Oliveira Martins, quando se comea a definir um mundo invisvel, paralelo ao mundo dos seres vivos, concebe-se que os mortos, despida a forma terrestre, reproduzam na outra vida as condies de sua existncia. Entretanto, as concepes sobre vida e morte varivel entre os povos,
[...] o pele-vermelha enterrado com o cavalo; o groelands com o rangfer. So freqentes os sacrifcios de escravos e mulheres. Ainda at pouco tempo, na Sucia, metiam-se na cova o cachimbo e o saco de tabaco, fsforos e moedas para o uso do morto. (...) na Alemanha, pe-se na cova o chapu e as galochas; na Rssia, um par de sapatos novos para a longa viagem! O padre russo lavra a certido de batismo com o nome e sinais do falecido, atestando a bondade de seus costumes, a pureza de sua f, e, dobrando o papel, mete sobre o peito da cadver, como um passaporte. (MARTINS, 2004, p.43)

Segundo Morin, as sociedades funcionam e existem, enquanto organizao, no apenas contra a morte ou apesar dela, mas tambm por ela, porque a morte que possibilita o surgimento de novas geraes. Seja nas sociedades contemporneas, seja nas primitivas, o mundo dos mortos esta afastado do mundo dos vivos, o que implica a diferenciao e divinizao dos primeiros e que, por sua vez os transformaro em deuses criadores da humanidade, da vida e do universo (MORIN, p.167) As idias de salvao da alma ou da vida aps a morte se afirmam atravs dos mitos porque esses exprimem, nessa dimenso, o desejo de consquistar a imortalidade dos deuses, expresso no mito do heri-deus e do deus-heri personificada na figura de Hrcules que, filho de Zeus, luta perpetuamente contra a morte, a fim de atingir a imortalidade.

CONCLUSO Enfim, como nos diz Levi-Strauss, mesmo operando em uma lgica diferente da cincia moderna, os mitos so sempre o substrato de nossa civilizao (STRAUSS, 1970, p. 31). O pensamento mitolgico, segundo o autor, opera em analogia com o trabalho do bricoleur, com um repertrio extenso e ao mesmo tempo limitado, est a meio caminho entre a imagem e o conceito, caracterizando-se atravs do signo. Mesmo aprisionado as imagens, ele trabalha tambm por analogias e aproximaes, ou seja, intelectual, pois elabora estruturas organizando os fatos ou os resduos dos fatos (STRAUSS, 1970, p. 37) O pensamento mtico trabalha por uma demanda de significao, onde o ciclo deve sempre se fechar, ou seja, trabalha-se a fim de se chegar compreenso geral do universo, a sua totalidade. Nesse sentido, a morte deve ser compreendida, h uma demanda de significao para tal fato, ao mesmo tempo em que ela ser pensada em conformidade com o mundo, numa espcie de equilbrio. Dar significado a morte, manter a estabilidade do mundo que nos rodeia, e ao mesmo tempo da prpria vida. Embora os ritos relacionados morte sejam distintos nas diferentes culturas, podemos apontar que o mito da transcendncia est presente em grande parte delas, visto que, o mtodo nos livra, pois de uma dificuldade que se constituiu, at agora, num dos principais obstculos ao progresso dos estudos mitolgicos, ou seja, a pesquisa da verso autentica ou primitiva (STRAUSS, 1989, p. 250). Para o autor, importa antes encontrar a estrutura universal presente nos mitos, desta forma, todas as verses sero autenticas, o contedo, apesar de dspar, guarda a forma que uma s em todos eles, por isso, qualquer que seja nossa ignorncia da lngua e da cultura da populao onde foi colhido, um mito percebido como mito por qualquer leitor, no mundo inteiro (STRAUSS, 1989, p. 242).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

LVI-STRAUSS, Claude. A estrutura dos mitos. In: Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. LVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edies 70, 1987. LVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. So Paulo: Cia. Ed. Nacional: EDUSP, 1970. MARTIN, Oliveira. Mitos da Religio. So Paulo: Madras, 2004. MORIN, Edgard. O homem e a morte. Lisboa: Publicao Europa-America, 2 Edio. WEBER,M . A Objetividade do conhecimento na cincia social e na cincia poltica. In: Metodologia das cincias sociais. 1904, p. 107-154.

Vous aimerez peut-être aussi