Vous êtes sur la page 1sur 22

CONFORTO, Dbora e SANTAROSA, Lucila M. C. Acessibilidade Web : Internet para Todos . Revista de Informtica na Educao: Teoria, Prtica PGIE/UFRGS.

S. V.5 N 2 p.87-102. nov/2002 ________________________________________________________________________________________________

ACESSIBILIDADE WEB : INTERNET PARA TODOS


Possibilidade de acesso, processo de conseguir igualdade de oportunidade em todas as esferas da sociedade (ONU)

Dbora Conforto

Lucila Maria Costi Santarosa2


Resumo: Este artigo pretende refletir sobre os conceitos estruturadores de uma nova base ticocultural para a sociedade e legitimar o potencial das novas tecnologias da informao e da comunicao como eficientes agentes de democratizao de espaos propiciadores de experincias de conhecimento. Discutimos a problemtica da acessibilidade WEB com o objetivo de forjar estratgias que potencializem a participao de pleno direito a todos os sujeitos, efetivando a igualdade de oportunidade e o respeito diferena no emergente ciberespao.

Palavras-Chave: Acessibilidade - Inteligncia Coletiva - Heterogeneidade

Abstrat: This paper intends to reflect about the structural concepts of a new ethics-cultural basis for society and legitimize the potential of communication and informations new technologies as efficient agents of democratization of spaces which can allow experiences of knowledge. We discuss the problem of the accessibility to the WEB with the objective of forging strategys which potencialize the participation of all individuals with plenary rights, bringing into effect equality of opportunities and respect to differentiation in the emerging ciberspace.

Key-words: Accessibility- Collective Inteligence - Heterogeneity

1. Introduo A revoluo tecnolgica tem modelado novos espaos e tempos e estruturado novos conceitos culturais e sociais que tm condicionando uma dimenso humana planetria. As novas tecnologias da comunicao e da informao comeam a potencializar a construo de uma sociedade que, ao renunciar s lgicas de excluso, aproxima-se da utopia possvel de insero para todos os seus atores sociais. Desafiados pela novas possibilidades que se abrem com a incorporao das novas ferramentas digitais, acreditando que as mudanas implementadas pelos recursos computacionais no podem ser apagadas da histria e, principalmente, conscientes de que cada nova tecnologia criada pelo homem traz em si um elevado poder de incluso ou excluso, pretendemos discutir a revoluo conceitual necessria
1 Biloga, Especialista em Informtica na Educao (PUC-RS), Mestranda em Educao (UFRGS), Professora da Rede Municipal de Porto Alegre. (conforto@zaz.com.br) 2 Professora Dra. do Curso de Ps-Graduao em Informtica na Educao(PGIE) e do programa do Programa de Ps-Graduao em Educao (PPGEDU) da UFRGS; pesquisadora IA do CNPq e consultora da SEESP/MEC; Presidente da Redespecial-Brasil; coordenadora nacional da RIBIE (lucila.santarosa@ufrgs.br)

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

para potencializar as novas tecnologias da informao e da comunicao como elementos co-estruturantes superao da excluso ao engendrar um movimento de inovao rumo construo de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Enquanto o progresso das prteses fsicas e cognitivas, uma tecnologia de base digital que transformar nossas capacidades fsicas e intelectuais, no se torne uma realidade, apontamos para a pertinncia de pesquisas internacionais3 que comeam a desencadear um processo global de discusso sobre a acessibilidade no que se refere ao mundo digital. A acessibilidade envolve diferentes reas. Entre elas conforme coloca Lay e outros (Znica, 1999) podemos citar : (1) a acessibilidade ao computador que engloba programas (software) de acesso incluindo diferenciados tipos de Ajudas Tcnicas para uso genricos de acesso aos computadores e perifricos ( maior detalhamento ver em Hogetop e Santarosa, 2001) ou que podem ser especialmente programados para o acesso a WEB; (2) a acessibilidade ao Navegador, os quais podem ser genricos como o Microsoft Explorer e o Netscape Navigator. Contudo, existem navegadores especficos que oferecem facilidade de acesso a diferentes usurios como o navegador s de texto LYNX para cegos; (3) a acessibilidade ao planejamento de pginas WEB, que envolve vrias dimenses como contedo, estrutura e formato. O elemento fundamental, neste caso, a escolha da ferramenta de construo de pginas que possa oferecer maiores possibilidades de opes de acessibilidade. Neste trabalho, focalizaremos, de modo particular, a acessibilidade WEB, no que se refere da Internet. As novas tecnologias da informao e comunicao prometem suscitar uma transformao radical da vida em sociedade ao permitir ouvir a voz do plural, a enunciao coletiva, condio-chave para a construo de uma sociedade de plena participao e de igualdade de oportunidade a todos os seus atores sociais. Neste particular, destacamos a necessidade de oportunizar o acesso ao mundo digital/virtual a todos, sem excluso, fundamentando, nos itens iniciais desse trabalho, o referencial que embasa essas idias. 2. A inteligncia coletiva e a heterogeneidade o referencial terico para a acessibilidade Web Ao mesmo tempo que o contexto tecnolgico aponta para a convergncia de um novo meio de comunicao e de trabalho para as sociedades humanas, as lgicas de excluso, fortemente enraizadas nas sociedades modernas, tm levado pesquisadores de todo o mundo a discutir as bases polticas, econmicas e scio-culturais que comeam a organizar o emergente ciberespao. As novas tecnologias, ao tecerem uma rede de complexos espaos do conhecimento, modelam uma sociedade em que processos cognitivos e vitais se misturam, em que os atores sociais so aqueles ao planejamento , reviso, avaliao e validao de pginas (sites) WEB, que fazem parte do cenrio

3 Isso vem trazendo reflexes em todos pases. Citamos como exemplo o evento ocorrido em nosso pas com o evento Oficina para a Incluso Digital, coordenado pela Secretaria de Comunicao de Governo da Presidncia da Repblica do Brasil, contando com a participao de diversas empresas, entidades governamentais e organizaes civis , no qual o tema foi amplamente discutido.

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

sujeitos que conseguem manter, com flexibilidade adaptativa, a dinmica de continuar aprendendo numa imensa rede de ecologias cognitivas4 A construo de uma sociedade que se configure em estado permanente de aprendizagem condiciona uma nova abordagem para o conceito de inteligncia. Nessa revoluo conceitual, h o rompimento com uma viso reificada e racionalista da inteligncia, que classifica e que exclui, para a concepo de uma inteligncia construda num processo coletivo e histrico de aprender. a inteligncia das aprendizagens, a que resulta de processos cognitivos e de singularizao desencadeados na heterogeneidade dos coletivos. A teia conceitual que se estrutura a partir dessa abordagem da inteligncia aponta para o potencial das redes digitais planetrias, com suas caractersticas promissoras de hipertextualidade, de conectividade e de transversalidade , ao romper com a lgica racionalista excludente que gera um descompasso dos seres humanos em relao s oportunidades oferecidas pelo prprio potencial tecnolgico. Assim, qualquer barreira imposta a qualquer grupo de atores sociais, por especificidades fsicas, sensoriais ou cognitivas, comprometer de forma significativa a construo de uma sociedade verdadeiramente para todos, uma sociedade que se assume como aprendente e que busca inculcar que a sociedade inteira deve entrar em estado de aprendizagem e transforma-se numa rede de ecologias cognitivas (ASSUMANN, 1998). As possibilidades intelectuais humanas so o maior valor de uma sociedade. A apropriao desse princpio passa pela tomada de conscincia de que todos os indivduos humanos so inteligentes por possurem um conjunto de capacidades para perceber, aprender, imaginar e raciocinar (LVY, 1996). Muitas vezes essas aptides so subestimadas por desconsiderar que o exerccio dessas capacidades cognitivas implicam, obrigatoriamente, uma ao coletiva ou social. Ao compartilharmos nossos conhecimentos e apont-los uns para os outros emerge o elemento-chave de uma inteligncia coletiva. A ao dos instrumentos da inteligncia a linguagem, as ferramentas e os artefatos, as instituies e as regras sociais articulam uma dimenso coletiva para a inteligncia, ratificada pela anlise proposta por Lvy (1993), em que ... a inteligncia ou a cognio so resultados de um rede complexa ... no sou eu que sou inteligente, mas eu com o grupo humano do qual sou membro. O pretenso sujeito inteligente nada mais do que um dos microatores de uma ecologia cognitiva que o engloba e restringe. A sociedade e, com ela a inteligncia coletiva e historicamente construda, pensa dentro de ns. Os seres humanos, em seu contexto cultural, so capazes de aprender, de imaginar, de inventar e, finalmente, de fazer evoluir, mesmo que modestamente, as linguagens, as tcnicas e as relaes sociais. Os sujeitos, dentro de seu prprio caminho de aprendizagem , contribuem de maneira criativa para a vida da inteligncia coletiva.
5

Pierre Lvy (1993) considera uma ecologia cognitiva a coletividade pensante formada por homens, tecnologia e instituies, em que se localizam mil formas de inteligncia ativa no seio de um coletivo cosmopolita, dinmico, aberto, percorrido por individuaes autoorganizadoras locais e pontuado por singularidades mutantes.
5

Flix Guattari prope a transversalidade nas relaes de poder como superao verticalidade (a organizao formal, as relaes sociais institucionalizadas, hierarquizadas) e horizontalidade (a organizao informal, as relaes no-mediadas pela instituio, situaes em que as pessoas se ajeitam como podem!). Na transversalidade, as relaes de poder emergem da comunicao mxima entre os diferentes nveis e sobretudo entre os diferentes sentidos (Coimbra, 1995). Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

A abordagem de uma inteligncia coletiva faz emergir uma ruptura com as concepes reducionistas para a tecnologia. As novas possibilidades tecnolgicas da informao e da comunicao no devem ser reduzidas a um significado instrumental normalmente atribudo tecnologia, mas analisadas como uma sntese de conhecimentos cientficos e tcnicos, criadas pelas diversas culturas que atuaram como prteses do desenvolvimento humano, aumentando a capacidade muscular sensorial e cognitiva nas atividades instituintes de uma coletividade e de seus sujeitos. As interconexes digitais, ao potencializarem a conectividade, criam processos de inteligncia coletiva em que indivduos entram em complementaridade e sinergia, formando um sistema cognitivo em que todos tm competncias, conhecimentos e experincias de vida para a produo da coletividade. A inteligncia mostra-se como produto da aprendizagem, uma aprendizagem que se operacionaliza na diversidade. Cada nova aprendizagem abre linhas de tempo, novas linhas de aprendizado. a inteligncia das aprendizagens que resgatam as possibilidades humanas, fugindo das identidades e representaes cristalizadas e institucionalizadas que, por princpio, so excludentes. As novas tecnologias da inteligncia e da comunicao, explicitadas por suas redes digitais planetrias, precisam estruturar projetos emancipatrios na constituio de formas de inteligncia coletiva, mais flexveis e democrticas, que busquem a integrao e a valorizao das singularidades. Segundo Hugo Assmann (1998), a tecnologia deve apontar para ...a construo de um projeto de sociedade que traga em sua essncia uma forma de pensar que permita a existncia de vida antes da morte... para os excludos, para os com necessidades educativas especiais, para os sujeitos com problemas psquicos, para os jovens de periferia desprovidos de capital cultural, condicionando uma forma de pensar mais coerente com a teia da vida. As novas tecnologias da inteligncia e da comunicao ratificam a mobilidade humana e, ao multiplicar proximidades cognitivas e afetivas, apontam para a heterogeneidade do coletivo, que reconhece e valoriza a diversidade humana sem nenhuma excluso. So as ferramentas digitais que, ao atuarem como objetos catalisadores da inteligncia coletiva, tornam-se entidades que propiciam o acolhimento da diversidade. As redes digitais planetrias, especialmente as ferramentas da Internet, abrem um enorme campo de possibilidades para o lazer, para a formao, para o trabalho e para a vida social, potencializando a incluso e a valorizao da diversidade humana. Ao conceber a aprendizagem na diversidade, as interconexes digitais assumem a diferena como ... variabilidade da vida ... que no precisa ser expurgada das relaes de convivncia em qualquer instncia da sociedade e da partilha de qualquer direito social ( CECCIM,1998, p.99). Temos, assim, a possibilidade de ruptura com o pensamento racional e a produo de uma nova forma de relacionar-se com a diversidade, a qual ...possui uma potncia de ativao de estados capazes de alterar os afetos, a percepo e a cognio. Engendrando tempo e mundo, as novas tecnologias da informao e da comunicao ...vo produzindo uma positividade para uma inveno de si, para a inveno do mundo, para as imagens de si e do mundo (CECCIM,1998, p.101e105). das

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

A revoluo conceitual desencadeada por uma nova abordagem para o conceito de inteligncia revela a pertinncia de se discutir a Acessibilidade Web na busca da abertura do potencial dessa tecnologia de informao e comunicao a toda as variedade de manifestaes da vida humana. 3. Por que discutir a acessibilidade WEB ? A construo de uma sociedade de plena participao e igualdade tem como um de seus princpios a interao efetiva de todos os cidados. Nessa perspectiva, fundamental a construo de polticas de incluso para o reconhecimento da diferena e para desencadear uma revoluo conceitual que conceba uma sociedade em que todos devem participar, com direito de igualdade e de acordo com suas especificidades. As novas tecnologias da informao e da comunicao encerram potencialidades positivas ao contriburem cada vez mais para a integrao de todos os cidados. As investigaes dos pesquisadores internacionais que buscam articular um projeto de incluso social tm revelado a importncia de desencadear um processo global de discusso sobre acessibilidade. Documentos oficiais, com os da Unio Europia, j revelam a urgncia de implementar aes pblicas para enfrentar a problemtica da info-excluso. No centro dessas aes, esto os grupos de pesquisadores que investigam as interfaces desenvolvidas para a World Wibe Web, objetivando que as mesmas conquistem uma transparncia na audincia a que se destinam, especialmente para a comunidade dos cidados com necessidades especiais. O nmero de pessoas com necessidades especiais cresce em todos os pases; tais pessoas comeam a reivindicar seu legtimo direito de ter acesso informao e, principalmente, a uma informao que possa ser compreendida e apropriada. O acesso aos benefcios da Internet deve ser otimizado buscando reduzir as discriminaes e as excluses sem, com isso, prejudicar suas caractersticas grficas ou suas funcionalidades. A acessibilidade Internet a flexibilizao do acesso informao e da interao dos usurios que possuam algum tipo de necessidade especial no que se refere aos mecanismos de navegao e de apresentao dos sites, operao com software e com hardware e s adaptaes aos ambientes e situaes (GUIA, 1999). A acessibilidade passa a ser entendida como sinnimo do aproximao, um meio de disponibilizar a cada usurio interfaces que respeitem suas necessidades e preferncias. Acreditando que a construo de uma sociedade alicerada na utopia possvel de insero para todos os seus atores sociais, que grupos internacionais - GUIA, SIDAR, W3C-WAI, entre outros - e, empresas como a Microsoft e a IBM esto pesquisando a acessibilidade na Web, objetivando: estimular a presena de usurios com necessidades especiais na Internet; facilitar o intercmbio de conhecimentos e de experincias entre associaes e pessoas interessadas na presena de usurios com necessidades especiais e na garantia de sua acessibilidade rede mundial de computadores; orientar e estruturar o desenvolvimento global da Web, promovendo e impulsionando um tratamento mais correto em relao s necessidades especiais e a modelagem de sites para facilitar a navegao;
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

aproveitar todo o potencial da rede no desenvolvimento de protocolos comuns para promover a evoluo e a interoperacionalidade na Internet; prestar apoio tcnico para facilitar a implementao das recomendaes de acessibilidade na Internet; estimular, estabelecer e manter os espaos de investigao, informao e documentao da presena de aes de usurios com necessidades especiais na Web e a acessibilidade Internet.

Muitas vezes as discusses sobre acessibilidade ficam reduzidas s limitaes fsicas ou sensoriais dos sujeitos com necessidade especiais, mas esses aspectos podem trazer benefcios a um nmero bem maior de usurios, permitindo que os conhecimentos disponibilizados na Web possam estar acessveis a uma audincia muito maior, sem com isso, prejudicar suas caractersticas grficas ou funcionais. Segundo o grupo W3C-WAI (1999), aqueles que no esto familiarizados com os problemas de acessibilidade relacionados com a modelagem de pginas para Web devem considerar que o usurio, ao estarem operando em contextos muito variados, pode no ser capaz de ver, escutar, mover-se e, assim, no possa interpretar alguns tipos de informaes; ter dificuldade na leitura e na compreenso de um texto; possuir equipamentos com modems mais lentos e, por isso, desativa as representaes grficas; estar em situaes de utilizao de equipamentos portteis como agendas eletrnicas e outros assistentes digitais; estar trabalhando com equipamentos sem sada para udio, ou com dificuldade em distinguir entre os sons e uma voz produzida por um sintetizador; no falar ou compreender com fluncia a lngua em que esteja escrito o documento; encontrar-se em situaes em que seus olhos, ouvidos ou mos estejam ocupados; possuir uma verso anterior do navegador ou um navegador completamente diferente, ou ainda, por possuir um navegador de voz ou um sistema operacional distinto. A acessibilidade Internet normalmente aponta para um potencial de participao de milhes de sujeitos com necessidades especiais, contudo, projetos acessveis podem beneficiar usurios sem infraestrutura de comunicao ou em ambiente com caractersticas que no lhes so favorveis. Existem muitas situaes em que os recursos disponveis nos sites da Internet no so acessveis a todos os usurios. Para Miguel de Castro Neto (1999), especialista em ergonomia de interfaces WWW para pessoas com necessidades especiais, as debilidades funcionais podem ser organizadas em quatro categorias gerais cada uma delas com um leque de usurios com diferentes nveis de aptido: Deficincias visuais podem tornar difcil a leitura de texto muito pequeno ou com uma cor particular, ou podem exigir a converso da informao visual em discurso oral; Deficincias de audio que podem tornar difcil ouvir ou reconhecer sinais audveis como beeps de aviso;
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

Deficincia de movimentao que podem afetar as capacidades de utilizao do teclado ou do mouse; Deficincias cognitivas tomando diferentes formas, incluindo diferenas de percepo e deficincias de linguagem.

4. Como potencializar a acessibilidade Web? Para lidar com a diversidade de especificidades, pesquisadores como Neto (1999), Znica (1999), Grupo GUIA (1999) e W3C-WAI (1999) apontam para aes em reas-chave, estabelecendo e garantindo a acessibilidade s novas tecnologias da informao e da comunicao, estando associadas a: Caractersticas de acessibilidade incorporadas no hardware ou no sistema operativo que promovem a sua acessibilidade a usurios com ou sem necessidades especiais. Essa a soluo prefervel, uma vez que as caractersticas de acessibilidade esto disponveis em todas as estaes de trabalho e podem ser utilizadas em todas as aplicaes. Utilitrios que modificam o sistema para o tornar mais utilizvel a um maior nmero de usurios e mais prticos para instalar em todas as plataformas. Exemplos de utilitrios incluem os sistemas de output em Braille ou as modificaes do teclado ou do mouse. Aplicaes especiais para pessoas com deficincias, tais como processadores de texto projetados para integrar voz e texto com o objetivo de auxiliar usurios com aptides de escrita e de leitura limitadas. Caractersticas de usabilidade que podem ser incorporadas nas principais necessidades especiais, tornando-as mais fceis. Por exemplo, parametrizao de cores ou aceleradores de teclado.

A acessibilidade Internet deve alicerar-se na flexibilidade da informao, permitindo que a mesma possa ser visvel, convertida em fala ou Braille, impressa e utilizada por diferentes dispositivos de entrada - teclado, apontadores, voz. Segundo o grupo GUIA (1999), essas caractersticas de acessibilidade devem envolver trs aspectos. O primeiro aspecto refere-se as caractersticas relacionadas aos usurios. Significa que nenhum obstculo pode ser imposto ao indivduo face a suas capacidades sensoriais e funcionais. O Grupo GUIA (1999) aponta para alguns dos problemas enfrentados pelos usurios com vrios tipos de limitaes: 1. Usurios cegos: obter informaes apresentadas visualmente; interagir usando dispositivo diferente do teclado; navegar atravs de conceitos espaciais;
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

distinguir entre outros sons e a voz produzida pelo sintetizador. 2. Usurio amblopes ou daltnicos:

distinguir cromticas de contraste ou de profundidade; utilizar informaes dependentes das dimenses; distinguir tipos diferentes de letras; localizar e/ou seguir ponteiros, cursores, pontos ativos e locais de recepo de objetos, bem como, manipular diferentes objetos grficos. 3. Usurios com deficincias auditivas:

Ouvir e/ou distinguir alteraes de freqncia; Localizar sons; Perceber informaes auditivas; Dificuldades de utilizao de segunda lngua, visto que, a lngua gestual a primeira lngua das pessoas surdas. 4. Usurios com limitaes motoras:

Carregar simultaneamente em vrias telas; Deslocar ou tentar alcanar objetos; Executar aes que impliquem e preciso ou rapidez. 5. Usurios com problemas de concentrao, memorizao, leitura ou percepo:

Ler sem ouvir o texto lido em voz alta (dislexia); Executar algumas tarefas no espao de tempo requerido; Ler e compreender as informaes existentes; Perceber qual a funo de um objeto grfico sem legenda. 6. Usurios com mltiplas limitaes:

Algumas solues criam novas barreiras a um tipo diferente de limitao

O segundo aspecto refere-se as caractersticas relacionadas a situao em que ocorre a interao usurio-tecnologia, significa que o sistema deve ser acessvel e utilizvel em diversas situaes, independentemente do software, da comunicao ou do equipamento, como: compatibilidade com navegadores; utilizao de comunicaes lentas ou de equipamentos sem sada de udio; utilizao de equipamentos sem mouse; utilizao de impressoras monocromticas.
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

O terceiro aspecto refere-se as caracterstica do ambiente, significa que o acesso no deve ser condicionado pelo ambiente fsico envolvente, exterior ou interior, como: utilizao em ambientes ruidosos; utilizao em ambientes interior/exterior com muita luminosidade.

5. Na busca da Acessibilidade Web O principal objetivo das diretrizes para acessibilidades a Web buscam tornar o contedo da Web
6

acessvel a todos os usurios da rede mundial de computadores Internet. Segundo a W3C-WAI Web Accesibility Iniciative del Word Wibe Web Consortium as causas mais freqentes de falta de acessibilidade em muitas pginas da Web para todos os usurios esto muitas vezes associados: a falta de estrutura em muitas pginas da Web que desorientam o usurio dificultando a navegao; uso abusivo de informaes grficas imagens, mapas de imagens, tabelas para formatar o contedo das pginas, macros, scripts Java, elementos multimdias sem proporcionar alternativas adequadas de texto ou outro tipo de comentrio. Esse tipo de modelagem de pginas para Web gera problemas de acessibilidade principalmente para os usurios que utilizam leitores de tela que dirigem o contedo da imagem a um sintetizador de voz (como o pwWebSpeak), que utilizam navegadores que somente podem mostrar o texto das pginas da Web (como o Lynx ou Net-Tamer). Nessa perspectiva, foram organizados os princpios ou diretrizes de acessibilidade e se destinam a todos os criadores de contedos para Web autores de pginas e criadores de sites e aos criadores de ferramentas computacionais para a modelagem de contedos para a Web. Os princpios de acessibilidade, segundo W3C-WAI (1999), abordam dois eixos: assegurar contedo compreensvel e navegvel. A transformao harmoniosa de uma pgina da Web pode ser garantida pela observncia de alguns pontos-chaves na concepo de uma pgina para a Web, ao separar a estrutura de apresentao, diferenciando o contedo (a informao a ser transmitida), a estrutura ( a forma como a informao organizada em termos lgicos) e a apresentao (a forma como a informao reproduzida, por exemplo, como matria impressa, como apresentao grfica bidimensional, sob forma exclusivamente grfica, como discurso sintetizado, em braille, etc.); criar pginas que cumpram a sua finalidade, mesmo que o usurio no possa ver e/ou ouvir, fornecendo informaes que preencham a mesma finalidade ou funo que o udio ou o vdeo,
6 Contedo de uma pgina da Web refere-se aquilo que ele transmite ao usurio atravs da linguagem natural, imagens, sons, filmes, animaes e outros recursos multimdia.

uma transformao harmoniosa e tornar o

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

10

de maneira a se adaptar o melhor possvel a canais sensoriais alternativos e as tecnologias de apoio7 atualmente disponveis no mercado; criar pginas que no dependam exclusivamente de um tipo de equipamento. As pginas devem ser acessveis a usurios que no possuam mouse, que recebam voz ou texto, etc. Os criadores de contedo para a Web necessitam tornar suas produes compreensveis e navegveis, empregando uma linguagem clara e disponibilizando meios de navegao e apropriao da informao apresentada. Disponibilizar mecanismos de orientao de pgina e ferramentas de navegao so fatores que potencializam a acessibilidade Web ao garantir a perceptibilidade e navegabilidade no site, pois sem esses elementos, os usurios podem, por exemplo, no compreender tabelas, listas ou menus extensos. Os princpios gerais sobre concepo da acessibilidade Web foram disponibilizadas no site do grupo GUIA e W3C-WAI, construdas em um Frum de Especialistas Internacionais entre 14 e 18 de dezembro de 1999. Esses princpios ou diretrizes devem ser aplicadas somente s informaes consideradas relevantes para a compreenso da navegao e do contedo. Sua aplicao deve permitir a interao com o sistema sem exigir viso, dispositivos apontadores, movimentos precisos ou aes simultneas e a compreenso da informao e da navegao atravs de meios auditivos ou visuais. Foram estabelecidos pontos de verificao de acessibilidade para cada princpio ou diretiva proposta como forma de explicar de que modo cada uma se aplica a cenrios tpicos de desenvolvimento para os contedo para a Web. O grupo de pesquisadores atribuiu para cada ponto de verificao um nvel de prioridade com base no respectivo impacto em termos de acessibilidade: Prioridade 1 Pontos que os criadores de contedo Web tm absolutamente de satisfazer para evitar que usurios fiquem impossibilitados de compreender as informaes contidas na pgina ou site. Prioridade 2 Pontos que os criadores de contedo para a Web devem satisfazer para evitar que os usurios tenham dificuldade de acessar as informaes contidas no documento, evitando barreiras significativas a documentos publicados na Web. Prioridade 3 Pontos que os criadores de contedo na Web podem satisfazer para melhorar o acesso as informaes disponibilizadas nas pginas ou sites. Na verificao da acessibilidade de um documento so estabelecidos os nveis de conformidade para as pginas ou sites na Web: Nvel de conformidade A quando satisfeitos todos os pontos de verificao de prioridade 1; Nvel de conformidade Duplo A quando satisfeitos todos os pontos de verificao de prioridade 1 e 2; Nvel de conformidade Triplo A- quando satisfeitos todos os pontos de verificao de prioridade 1, 2 e 3.

7 Tecnologias de apoio so software ou hardware especificamente concebido para ajudar pessoas com incapacidade ou deficincia. No domnio da acessibilidade Web, as tecnologias de apoio abrangem os leitores e ampliadores de tela, os sintetizadores de voz e os software de comando por voz, os teclados e dispositivos apontadores alternativos

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

11

A declarao dos nveis de conformidade em uma pgina ou site so apresentados por extenso, de modo que possam ser compreendidos quando passados para discurso sonoro. As declaraes de conformidade, segundo o documento da W3C-WAI (1999), tm obrigatoriamente que utilizar um dos seguintes formatos: Formato 1, especificar: O ttulo do princpio ou diretiva: Web Content Accessibility Guidelines 1.0. O URI (Uniform Resourse Identifier) da directiva: http//: WEBCONTENT-19990505. O nvel de conformidade satisfeito: A, Duplo A ou Triplo A. O mbito abrangido pela declarao de conformidade, por exemplo, pgina, site ou poro definida de um site. Formato 2: Incluir, em cada pgina ou seo em relao as quais de declara conformidade um dos smbolos fornecidos pela W3C, conforme figura 1, estabelecendo a ligao entre esse smbolo e a respectiva explicao. www.w3c.org/TR/1999/WAI-

Figura 1 - Smbolos fornecidos pela W3C-WAI para indicar o nvel de conformidade: Nvel A, Duplo A e Triplo A, respectivamente.

5.1. Princpios para a acessibilidade ao contedo da Web Os criadores de contedo para a rede mundial de computadores Internet, ao conceberem uma pgina ou um site, devem ter presente a multiplicidade de situaes e a diversidade do universo de usurios da Web. Para que cada projeto de pgina possa verdadeiramente ser um potencializador da acessibilidade, pesquisadores elaboraram um conjunto princpios ou diretivas buscando disponibilizar os benefcios da Web totalidade de seus usurios. O documento do W3C Web Content Accessibility Gidelainas 1.0 (1999), descorre sobre os quatorze princpios ou diretrizes que abordam questes acessibilidade Web, detalhando os pontos de verificao com as respectivas prioridades, apresentando solues para projetos acessveis: 1. Fornecer alternativas ao contedo sonoro ou visual - proporcionando contedo que, ao ser apresentado ao usurio, transmita, em essncia, as mesmas funes e finalidades do contedo sonoro ou visual. Pontos de verificao: 1.1. Fornecer um equivalente textual a cada elemento no-textual, utilizando alt ou longdesc. [Prioridade 1]
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

12

1.2. Fornecer ligaes de texto redundantes para cada regio ativa em um mapa de imagem8 de uma pgina ou site. [Prioridade 1] 1.3. Fornecer descrio sonora das informaes importantes veiculadas pelos trechos visuais das apresentaes em multimdia, para que os usurios possam ler o equivalente textual dos trechos visuais. [Prioridade 1] 1.4. Em apresentaes multimdia baseadas em tempo, sincronizar as alternativas equivalentes e a apresentao. [Prioridade 1] 1.5. Fornecer ligaes de texto redundante para cada regio ativa dos mapas de imagem, proporcionando equivalentes textuais das ligaes de imagens. [Prioridade 3] 2. No recorrer apenas cor - assegurando a perceptibilidade do texto e dos elementos grficos quando vistos sem cores. Pontos de Verificao: 2.1. Assegurar que todas as informaes veiculadas com cor estejam disponveis sem cor. [Prioridade 1] 2.2. Assegurar que a combinao de cores entre o fundo e o primeiro plano seja suficientemente contrastante para ser vista por pessoas com cromodeficincia, bem como pelos usurios que utilizam monitores monocromticos. [Prioridade 2 para imagens; Prioridade 3 para o texto] 3. Utilizar corretamente anotaes9 e folhas de estilo10 pela anotao dos documentos com elementos estruturais adequados. Controlar a apresentao por meio de folhas de estilo, em vez de o fazer com elementos de apresentao e atributo. Pontos de Verificao: 3.1. Sempre que existir uma linguagem de anotao apropriada, utilizar anotaes em vez de imagens para transmitir anotaes. [Prioridade 2] 3.2. Criar documentos passveis de validao por gramticas formais, publicadas. [Prioridade 2] 3.3. Utilizar folhas de estilo para controlar a paginao ( disposio em pginas) e a apresentao. [Prioridade 2] 3.4. Utilizar unidades absolutas, e no relativas, nos valores dos atributos da linguagem de anotaes e nos valores das propriedades das folhas de estilo. [Prioridade 2] 3.5. Utilizar elementos de cabealho indicativos da estrutura do documento e faz-lo de acordo com as especificaes. No utilizar cabealhos para fazer efeitos de letra. [Prioridade 2]
8

Mapa de imagem uma imagem que foi dividida em regies a que so associadas aes. Anotaes de apresentao trata-se de uma anotao que proporciona efeitos de formatao, como por exemplo, B ou I, em HTML. Folhas de estilo um conjunto de declaraes que especificam a apresentao do documento. Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

10

13

3.6. Anotar corretamente listas e pontos de enumerao em listas. [Prioridade 2] 3.7. Anotar citaes. No utilizar anotaes de citao para efeitos de formao, como por exemplo, o avano de texto. [Prioridade 2] 4. Indicar claramente qual a lngua utilizada empregando anotaes que facilitem a pronncia e a interpretao de abreviaturas ou texto em lngua estrangeira. Pontos de verificao: 4.1. Identificar claramente quaisquer mudana de lngua no texto de um documento, bem como, quaisquer equivalente textual, por exemplo, legendas. [Prioridade 1] 4.2. Especificar, por extenso, cada abreviatura quando da sua primeira ocorrncia no documento. [Prioridade 3] 4.3. Identificar a lngua principal utilizada nos documentos. [Prioridade 3] 5. Criar tabelas passveis de transformao harmoniosa assegurando que as tabelas tenham as anotaes necessrias para serem transformadas harmoniosamente por navegadores acessveis. Pontos de Verificao: 5.1. Em tabelas de dados, identificar os cabealhos de linha e de coluna. [Prioridade 1] 5.2. Em tabelas de dados com dois ou mais nveis lgicos de cabealhos de linha ou de coluna, utilizar anotaes para associar as clulas de dados s clulas de cabealho. [Prioridade 1] 5.3. No utilizar tabelas para efeitos de disposio em pginas, a no ser que a tabela continue a fazer sentido depois de linearizada. Se no for o caso, fornecer um equivalente alternativo. [Prioridade 2] 5.4. Se for utilizada uma tabela para efeitos de disposio em pginas, no utilizar qualquer anotao estrutural para efeitos de formatao visual. [Prioridade 2] 5.5. Fornecer resumo das tabelas. [Prioridade 3] 5.6. Fornecer abreviaturas para os rtulos de cabealho. [Prioridade 3]

6. Assegurar que as pginas dotadas de novas tecnologias sejam transformadas harmoniosamente permitindo que as pginas sejam acessveis mesmo quando as novas tecnologias mais recentes no forem suportadas ou tenham sido desativadas. Pontos de Verificao: 6.1. Organizar os documentos de modo a que possam ser lidos sem recurso a folhas de estilo. Por exemplo, se um documento em HTML for reproduzido sem as folhas de estilo que lhe esto associadas, devem continuar a ser possvel l-lo. [Prioridade 1]

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

14

6.2. Assegurar que os equivalentes de contedo dinmico sejam atualizados sempre que o contedo mude. [Prioridade 1] 6.3. Assegurar que todas as pginas possam ser utilizadas mesmo que os programas interpretveis, os applets11 ou outros objetos programados tenham sido desativados ou no sejam suportados. Se no for possvel, fornecer informaes equivalentes numa pgina alternativa acessvel. [Prioridade 1] 6.4. Em programas interpretveis e applets, assegurar que a resposta a acontecimentos seja independente do dispositivo de entrada. [Prioridade 2] 6.5. Assegurar a acessibilidade a contedo dinmico ou fornecer uma apresentao esttica ou pgina alternativa. [Prioridade 2] 7 Permitir o controle de usurio sobre as alteraes temporais do contedo assegurando a possibilidade de interrupo momentnea do movimento, intermitncia, desfile ou atualizao automtica de objetos ou pginas. Pontos de Verificao: 7.1. Evitar concepes que possam provocar intermitncia de monitor, at que o usurio obtenha o controle. [Prioridade 1] 7.2. Evitar situaes que possam provocar o piscar o contedo da pgina, at os agentes do usurio possibilite, o controle desse efeitos. [Prioridade 2] 7.3. Evitar pginas contento movimento at que os agentes do usurio possibilitem a imobilizao de contedo. [Prioridade 2] 7.4. No criar pginas de atualizao automtica at que os agentes do usurio possibilitem desativar essa funcionalidade. [Prioridade 2] 7.5. No utilizar anotaes para redimensionar as pginas automaticamente sem possibilitar ao usurio desativar essa funcionalidade. [Prioridade 2] 8. Permitir a acessibilidade direta de interfaces do usurio integradas assegurando acesso independente de dispositivos, operacionalidade pelo teclado, emisso de voz (verbalizao), etc. Ponto de Verificao: 8.1. Criar elementos de programao tais como programas interpretativos e applets, diretamente acessveis pelas tecnologias de apoio ou com elas compatveis. [Prioridade 1 se a funcionalidade for importante e no estiver presente noutro local; Prioridade 2, se no for o caso ] 9. Pautar a concepo independncia face dispositivos utilizando funes que permitam a ativao de pginas por meio de dispositivos de entrada e de comandos. Geralmente as pginas

11

Applet so programas inseridos numa pgina da Web. Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

15

que permitem interao pelo teclado so tambm acessveis atravs de interfaces de comando de voz ou de linhas de comando. Pontos de Verificao: 9.1. Fornecer mapas de imagem sediados no cliente em vez de no servidor, exceto quando as regies no possam ser definidas atravs de uma forma geomtrica disponvel. [Prioridade 1] 9.2. Assegurar que qualquer elemento dotado de interface prpria possa funcionar de modo independente de dispositivos. [Prioridade 2] 9.3. Em programas interpretveis, preferir as rotinas dependentes de dispositivos. [Prioridade 2] 9.4. Criar uma seqncia lgica de tabulao para percorrer ligaes, controles de formulrios e objetos. [Prioridade 3] 9.5. Fornecer atalhos por teclado que apontem para ligaes importantes ( incluindo as contidas em mapas de imagens), controles de formulrios e grupos de controles de formulrios. [Prioridade 3] 10. Utilizar solues de transio de forma que as tecnologias de apoio e os navegadores mais antigos funcionem corretamente. Pontos de Verificao: ( Estes pontos de verificao so classificados como provisrios, o que significa que o grupo de pesquisa de princpios de acessibilidade Web consideram vlidos no momento da publicao desse documento. No entanto, o mesmo grupo de pesquisa no prev que estes pontos sejam necessrios no futuro, quando as tecnologias da Web tiverem incorporado funcionalidade ou capacidades que se antevem. 10.1. No provocar o aparecimento de janelas de sobreposio ou outras, e no fazer com que o contedo da janela atual seja modificado sem que o usurio seja informado, at que a tecnologia utilizada pelo usurio tornem possvel a desativao de janelas secundrias. [Prioridade 2] 10.2. Assegurar o correto posicionamento de todos os controles de formulrios que tenham rtulos implicitamente associados, at que a tecnologia utilizada pelo usurio venham a suportar associaes explcitas entre rtulos e controle de formulrios. [Prioridade 2] 10.3. Proporcionar uma alternativa de texto linear ( na mesma ou noutra pgina), relativamente a todas as tabelas que apresentem o texto em colunas paralelas e com translineao, at que a tecnologia utilizada pelo usurio reproduzam corretamente texto colocado lado a lado. [Prioridade 2] 10.4. Incluir caracteres predefinidos de preenchimento nas caixas de edio e nas reas de texto, at que as tecnologias utilizadas pelos usurios tratem corretamente os espaos vazios. [Prioridade 3]

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

16

10.5. Inserir, entre ligaes adjacentes, caracteres que no funcionem como ligao e sejam passveis de impresso, at que as tecnologias utilizadas pelo usurio reproduzam clara e distintamente ligaes adjacentes. [Prioridade 3] 11. Utilizar as tecnologias e os princpios do W3C por possibilitar funes de acessibilidade integradas, para garantir que as questes de acessibilidade estejam presentes na fase de criao de contedos para Web, por serem especificaes desenvolvidas segundo um processo aberto e consensual no setor da informtica. Pontos de Verificao: 11.1. Utilizar tecnologia do W3C sempre que estejam disponveis e sejam adequadas a determinada tarefa; utilizar verses mais recentes. Desde que suportadas. [Prioridade 2] 11.2. Evitar as funcionalidade desatualizadas de tecnologias W3C. [Prioridade 2] 11.3. Fornecer informaes que possibilitem aos usurios receber os documentos de acordo com suas preferncias, como lngua e tipo de contedo. [Prioridade 3] 11.4. Se, apesar de todos os esforos, no for possvel criar uma pgina acessvel, fornecer uma ligao a uma pgina alternativa que utilize tecnologia do W3C seja acessvel, contendo as informaes ( ou funcionalidade) equivalentes e seja atualizada to freqentemente quanto a pgina original, considerada inacessvel. [Prioridade 1] 12. Fornecer contexto e orientaes para ajudar os usurios a compreenderem pginas ou elementos complexos. Pontos de Verificao: 12.1. Dar a cada frame um ttulo que facilite a identificao dos frames, possibilitando a navegao. [Prioridade 1] 12.2. Descrever a finalidade dos frames e o modo como elas se relacionam entre si, se isso no for bvio a partir unicamente dos ttulos. [Prioridade 2] 12.3. Dividir grandes blocos de informao em grupos mais fceis de gerir. [Prioridade 2] 12.4. Associar explicitamente os rtulos aos respectivos controles. [Prioridade 2] 13. Fornecer mecanismos de navegao claros atravs de mecanismos de navegao coerentes e sistematizados par aumentar as possibilidades do usurio encontrar as informaes na pgina ou no site. A existncia de mecanismos de navegao claros e coerente importante para usurios com deficincias cognitivas ou visuais, beneficiando a todos os usurios. Pontos de Verificao: 13.1. Identificar claramente o destino das ligaes. [Prioridade 2] 13.2. Fornecer metadados para acrescentar informaes semnticas a pginas ou sites. [Prioridade 2] 13.3. Dar informao sobre a organizao geral de um site, por exemplo, atravs de mapas do site ou de um ndice. [Prioridade 2]
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

17

13.4. Utilizar mecanismos de navegao de maneira coerente e sistemtica. [Prioridade 2] 13.5. Fornecer barras de navegao par destacar e dar acesso ao mecanismo de navegao. [Prioridade 3] 13.6. Agrupar ligaes relacionadas entre si, identificando o grupo at que a tecnologia utilizada pelo usurio fornea de forma automtica esta funcionalidade. [Prioridade 3] 13.7. Se forem disponibilizadas funes de pesquisa, ativar diferentes tipos de pesquisa de modo a corresponderem aos diferentes nveis de competncias e as preferncias dos usurios. [Prioridade 3] 13.8. Colocar informaes identificadas no incio de cabealhos, pargrafos, listas, etc. [Prioridade 3] 13.9. Fornecer informaes sobre colees de documentos, isto , documentos compostos por vrias pginas. [Prioridade 3] 13.10. Fornecer meios para ignorar inseres de arte ASCII12 com vrias linhas. [Prioridade 3] 14. Assegurar a clareza e simplicidade dos documentos para garantir uma mais fcil compreenso pelo usurio. A utilizao de paginao, isto , uma distribuio em pgina coerente e sistemtica, de grficos reconhecveis e de uma linguagem de fcil compreenso beneficia todos os usurios, proporcionando uma comunicao eficaz. Pontos de Verificao: 14.1. Utilizar a linguagem mais clara e simples possvel, adequada ao contedo do site. [Prioridade 1] 14.2. Complementar o texto com apresentaes grficas ou sonoras, sempre que elas facilitem a compreenso. [Prioridade 3] 14.3. Criar um estilo de apresentao coerente e sistemtica ao longo das diferentes pginas. [Prioridade 3]

6. A avaliao e validao para a acessibilidade Web A avaliao e validao da acessibilidade deve ser feita por meio de ferramentas automticas ou da reviso direta manual. Os mtodos automticos so geralmente rpidos, mas no so capazes de identificar todos os aspectos da acessibilidade. A avaliao humana pode ajudar a garantir a clareza da linguagem e a facilidade de navegao. Para a validao automtica da acessibilidade de uma pgina ou de um site podemos utilizar as ferramentas ou servios de anlise da acessibilidade e compatibilidade, como Bobby (

Arte ASCII designa a combinao de caracteres de texto e smbolo utilizados para criar uma imagem. Por exemplo, o ;-) o smiley. Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

12

18

http://www.cast.org/bobby/ ) ; o validador par HTML4 do W3C (http://validador.w3.org/)e o TAW (www.tawdis.net ) representados nas figuras 2 ; 3 e 4 respectivamente.

Figura 2 cone da ferramenta para anlise da acessibilidade e compatibilidade Web - BOBBY APPROVED

Figura 3 cone da ferramenta de validao da acessibilidade Web W3C validador

Figura 4 cone da ferramenta de validao da acessibilidade Web TAW

Znica (2001) aponta vantagens e desvantagens quanto s avaliaes/revises manual e automtica de pginas WEB, sendo o ideal a combinao dos dois mtodos. O quadro abaixo sintetiza alguns desses aspectos. Avaliao Vantagens Validao Automtica Permite um funcionamento rpido bastante usar o programa So vistos muitos aspectos simultaneamente Oferecem uma qualificao global de acessibilidade da pgina a interpretao dos resultados complexa e exige conhecimentos bsicos o idioma em ingls xxxx que o TAW com traduo em espanhol muitos aspectos s podem ser verificados complementando com uma reviso manual Reviso Manual entendem-se melhor os problemas das pgina. Trata-se de um processo intuitivo de experimentar diretamente o que pode causar problema ao usurio pode ser o nico meio possvel de reviso de alguns aspectos bsicos adequado para detectar imediatamente falhas bsicas de acessibilidade um processo que leva mais tempo exige um juzo pessoal do revisor tem que conhecer melhor o problema que no aparecem de forma bvia algumas coisas so difceis de simular para detectar problemas de acessibilidade algumas falhas podem no ser detectados no houver simulao

Desvantagens

A avaliao e validao da acessibilidade de uma pgina ou de um site Web deve estar presente desde as fases iniciais do desenvolvimento do documento. A equipe de pesquisa da W3C-WAI(1999),
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

19

aponta como mtodo para testar uma pgina ou site, aps a implementao dos princpios de acessibilidade, os seguintes pontos de verificao: 1. Utilizar uma ferramenta de acessibilidade automtica, e ferramentas de validao de navegadores. 2. Validar a sintaxe (por exemplo, HTML, XML, etc.). 3. Validar as folhas de estilo. 4. Utilizar um navegador s de texto ou um emulador. 5. Utilizar vrios navegadores grficos com: O som e os grficos ativos; Sem grficos; Sem mouse; Sem carregar frames , programas interpretveis, folhas de estilo ou applets.

6. Utilizar vrios navegadores, antigos e recentes. 7. Utilizar um navegador de emisso automtica de fala, com leitores de tela, com software de ampliao, monitores monocromticos, etc. 8. Utilizar corretores ortogrficos e gramaticais. Um usurio que utilize para ler uma pgina um sintetizador de voz, pode no ser capaz de decifrar a melhor aproximao do sisntetizador a uma palavra que contm um erro ortogrfico. A eliminao dos problemas gramaticais aumenta o grau de compreenso. 9. Rever o documento, verificando-lhe a clareza e a simplicidade. A estatstica de legibilidade, como a que gerada por alguns programas de tratamento de texto, pode ser um valioso indicador da clareza e simplicidade da redao. fundamental submeter o documento a um revisor literrio experiente para rever o contedo escrito e avaliar a clareza da redao, podendo tambm, identificar questes culturais potencialmente delicadas que possam decorrer do tipo de linguagem ou do emprego do cones. 10. Validar as pginas com usurios reais. Esses usurios, com ou sem experincia, so uma fonte inestimvel de informaes sobre o estado da pgina ou site, no que diz respeito ao seu grau de acessibilidade e de facilidade de utilizao. Reforando esses aspectos (Znica, 2001) descreve uma metodologia prtica de reviso que consta de quatro etapas bsicas: 1. Anlise com um navegador somente de texto para ver se entendida a estrutura do site WEB corretamente. 2. Anlise com navegador prprio habitual para comprovar com o Netscape e Explorer o lugar onde se produzem falhas. 3. Anlise com o navegador Opera 5 que um navegador prprio gratuito e com muitas funes de acessibilidade. So recomendadas as seguintes aperaes: ativar e desativar imagens
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

20

ativar e desativar frames ativar e desativar serifts (Flash) aumentar e diminuir o tamanho de letra 4. Anlise final com Bobby ou TAW Alm do mais, existem falhas que so mais comumente cometidas e que , o referido autor, recomenda iniciar a reviso por elas: 1. texto alternativo para imagens 2. texto para os hyperlinks 3. formulrios so vitais para a interao e nem sempre se verifica que so acessveis no modo s texto. 4. nos frames tem que haver uma reviso dos ttulos e contedo 5. Flashs desativados Aps a validao da pgina ou do site, colocar o smbolo de acessibilidade representado na figura 4, uma imagem utilizada internacionalmente para a identificao de sites acessveis aos usurios com necessidades especiais. Essa imagem deve ser acompanhada pela sua descrio e texto do atributo ALT.

D
Figura 5 Smbolo de Acessibilidade

7. Sites sobre Acessibilidade Podemos observar que grande a complexiblidade de detalhamento de elementos a serem considerados na questo da acessibilidade Web. Procuramos levantar esses pontos considerados de maior importncia e com a maior clareza possvel, para tornar este trabalho um documento de referncia para consulta. Contudo, temos presente que o assunto na se esgotou. Vrios sites e textos foram consultados sobre esse tema e apresentam maiores detalhamentos. Os sites a cada dia inserem elementos e mtodos para orientar/facilitar a tarefa de tornar as paginas e sites web acessveis a todos. Estamos disponibilizando o endereo de alguns desses sites para que a temtica Acessibilidade WEB possa ser aprofundada: http//:www.acessibilidade.net http//:www.wgbh.org/wgbh/pages/ncam/currentprojects/wapindex.html http//:www.w3.org/wai/ http//:www.htmlhelp.com/ http//:www.microsoft.com/enable/intro http//:www.austin.ibm.com/sns/access.htm
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

21

http//:www.cast.org/bobby http//:www.missao-si.mct.pt http//:www.redespecialweb.org/accesi.htm http//:www.rppapm.es/sidar/actitext.htm http//:www.prodam.sp.gov.br/acess/acess.htm http//: www.utad.pt/wai/wai-pageauth.html 8. Consideraes finais As novas tecnologias da informao e da comunicao devem ter por objetivo tornar os recursos computacionais mais acessveis a um conjunto diversificado de atores sociais. A acessibilidade passa a ser entendida como sinnimo de aproximao, um meio de disponibilizar a cada usurio interfaces que respeitem suas necessidades e preferncias e de potencializar a construo de um projeto emancipatrio que traga em sua essncia a ruptura com um modelo de sociedade que fixa limites, subordina e exclui grupos de homens e mulheres dos coletivos inteligentes. Nessa direo, fundamental desencadear um movimento social de ruptura com as lgicas da excluso e da insensibilidade, pois, segundo Assmann(1998), ao excluirmos sujeitos, podemos estar sendo coniventes com o crime de apartheid neuronal, pois, ao no propiciarmos ecologias cognitivas a seus atores sociais, estamos, de fato, destruindo vidas. A complementaridade e a sinergia dos processos cognitivos e afetivos da inteligncia coletiva passam pelo uso tico das tcnicas de comunicao de suporte digital, porque a problemtica dos infoexcludos est em contradio com o prprio potencial tecnolgico, socializante, possibilitador de democraticidade participativa, um potencializador efetivo da solidariedade universal entre os seres humanos. A emergente sociedade aprendente deve desencadear uma mudana de mentalidade em que se conceba e construa um espao social de plena participao e de igualdade de oportunidade a todos os atores sociais, em que se respeite e valorize a diversidade das possibilidades humanas e funcionais, garantindo na efetiva utilizao das novas tecnologias da informao e da comunicao a sabedoria de saber conviver com a diferena. Muitas so as razes justificam que pesquisadores se debruarem sobre a problemtica da acessibilidade Web, entre elas, destaca Neto (1999), a vontade de potencializar o nmero de usurios informao e construo de conhecimento coletivo, principalmente, a no- discriminao da comunidade dos cidados com necessidades especiais. A garantia de acessibilidade Internet possibilitar ouvir e dar voz a toda a diversidade humana, ao prioritria para a construo de uma sociedade aprendente, inteligentemente dirigida, forjada pela participao efetiva de todos os atores humanos, sujeitos que se tornam inteligentes nas relaes dinmicas e sinrgicas desencadeadas no processo interativo/colaborativo/cooperativo/inclusivo do ciberespao. 9. Referncias Bibliogrficas
Dbora Conforto e Lucila Maria Costi Santarosa

22

ASSUMANN, Hugo. Reencantar a educao; rumo sociedade aprendente. Petrpolis, RJ:Vozes. 1998. BAPTISTA, Cludio R. Integrao e autismo: anlise de um percurso integrado e dos dispositivos necessrios. Trabalho apresentado no GT -Educao Especial da 22 Reunio Anual da ANPEd, Caxambu, 26 a 30 de setembro de 1999. CECCIM, Ricardo Burg. Polticas da Inteligncia: educao, tempo de aprender e desagregao da deficincia mental. So Paulo: PUCSP, 1998, 221f. Tese (Doutorado), Programa de Estudos Ps-Graduados em Psicologia Clnica, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1998. COIMBRA, Ceclia M. B. Os caminhos de Lapassade e da Anlise Institucional. Revista do Departamento de Psicologia UFF, v.7, n 1, p. 52 80, 1995. GUIA Grupo Portugus pelas iniciativas de Acessibilidade. [online] URL:http://www.acessibilidade.net. Arquivo capturado em 31 de maio de 2000. Disponvel na Internet via WWW.

HOGETOP, L e SANTAROSA, L.M.C, Tecnologias Assistivas: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informtica na Educao: Teoria, Prtica PGIE/UFRGS. (no prelo) LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia : o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. ___________. O que virtual ? So Paulo: Ed 34,1996. NETO, Miguel de Castro. Ergonomia de interfaces WWW para cidados com necessidades especiais. [online] Disponvel na Internet via WWW. ULR: http://agricultura.isa.utl.pt/equipa/neto.asp. Arquivo capturado em 31 de maio de 2000. SIDAR El Seminario de Iniciativas sobre Discapacidad y Accesibilidad en la Web. [online] Disponvel na Internet via WWW. URL: http://www.rppapm.es/sidar/. Arquivo capturado em 31 de maio de 2000. W3C-WAI Iniciativa de Accesibilidad a la Web - WAI. [online] Disponvel na Internet via WWW. URL: http://www.w3.org/TR/1999/WAIWEBCONTENT. Arquivo capturado em 31 de maio de 2000. ZUNICA, R.R. Deseo de Pginas WEB Acessibles. Anais da 1 Jornada sobre Comunicacin Aumentativa y Alternativa ISAAC Espanha set.1999 p.9-11. ________. Diseo de pginas para una red accesible. [on line] Disponvel na Internet http//acesso.uv.es/Unidade/pubs/1998.WebAcces/index.html . Arquivo capturado em 03 de junho de 2000. via WWW. URL:

________. Metodologia prctica de revisin de la acessibilidad de stios WEB. Internet para todos diseo de sitios WEB acessibles. Ciclo de invierno de la Universidad Cmplutense de Madrid maro 2001.

Dbora Conforto e

Lucila Maria Costi Santarosa

Vous aimerez peut-être aussi