Vous êtes sur la page 1sur 48

Seo II DA DEMARCAO

Art. 950. Na petio inicial, instruda com os ttulos da propriedade, designar-se- o imvel pela situao e denominao, descrever-se-o os limites por constituir, aviventar ou renovar e nomear-se-o todos os confinantes da linha demarcanda. Na ao de demarcao, os requisitos estabelecidos pelo art. 950 do CPC devem ser acrescentados aos do art. 282. a) Ttulos de propriedade (e a questo da posse): o promovente da ao demarcatria dever instruir a petio inicial com os ttulos de propriedade. Quando se tratar de posse o juiz no deve exigir que o promovente exiba qualquer ttulo de domnio, pois o fundamento da ao a posse, e, no, a propriedade. H casos, tambm, em que o proprietrio j detm do domnio, mas ainda no dispe do ttulo para instruir a petio, como o caso do usucapio. b) Descrio do imvel a demarcar: o imvel objeto da demarcatria h de ser perfeitamente individuado pelo autor na inicial. c) Descrio dos limites a demarcar: o autor tem que indicar, na inicial, qual a linha que pretende ver traada. A inicial no pode apresentar-se totalmente ausente quanto descrio da linha demarcanda. d) Nomeao dos confrontantes: A nomeao dos confinantes a que se refere o art. 950 exigncia para a integrao do litisconsrcio necessrio que haver de se formar, sob pena de nulidade do processo. Se o confrontante for casado, o nome da mulher tambm haver de ser mencionado; se for incapaz, indicarse o respectivo representante legal. e) Valor da causa: o valor da causa nas aes demarcatrias: deve corresponder estimativa oficial para o lanamento do imposto (IPTU ou ITR), (art.259, VII do CPC )dependendo do caso. Assim, no importa o valor dos prdios confinantes, nem a extenso da linha demarcanda.

Como toda e qualquer petio inicial, a demarcatria deve preencher os requisitos dos arts. 282, 283 e 39, bem como deve ser juntado o ttulo de propriedade prova legal, CPC, art. 366, exatamente por se tratar de uma demanda petitria e a descrio do imvel com a especificao de seus limites precisos, determinados, com a meno da linha de confrontao entre imveis vizinhos. Deve ainda apontar todos os confinantes, que ocuparo a posio de ru na demanda.

Sobre a questo, vale a lio de Nelson Nery Jr., in Cdigo de Processo Civil comentado e legislao processual civil extravagante em vigor, 6 edio. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002, pg. 1155_ftn2, que ao comentar o Art. 950, do CPC, assim pronuncia, in litteris:

"1. Ao de proprietrio. O direito de postular demarcao e diviso reservado ao proprietrio. No havendo prova que evidencie o domnio do imvel objeto de demarcao e diviso, correto o juzo de carncia de ao por ilegitimidade ativa de parte (TRF-4., Ap 418076, rel. Juiz Fbio B. da Rosa, j. 5.3.1991, DJU 17.4.1991)".

Art. 951. O autor pode requerer a demarcao com queixa de esbulho ou turbao, formulando tambm o pedido de restituio do terreno invadido com os rendimentos que deu, ou a indenizao dos danos pela usurpao verificada.

Tal artigo prev que o autor da ao demarcatria tenha sofrido esbulho ou turbao. Pode ele formular dois pedidos, o de demarcao e o de restituio do terreno invadido. Primeiro se aprecia esse, porque s se demarca o que se sabe que mostra a sua extenso. Alm de restituir, o confinante invasor tem de prestar o que correspondeu aos rendimentos e o que indeniza os prejuzos oriundos da usurpao. Como consequncia da demarcao pode decorrer que se tenha esbulhado ou turbado a posse, podendo ser cumulado o pedido de restituio do terreno com os rendimentos ou a indenizao dos danos. Temos aqui uma exceo regra

onde autorizado o pedido possessrio incidente em ao petitria e, por isso, deve ser interpretado e aplicado tal qual disposto no presente dispositivo, ou seja, a cumulao de demanda autorizada em sede de ao possessria pura (CPC, art. 921,) no aplicvel. A cumulao do art. 951 do CPC meio de ampliar-se o campo da defesa do procedimento demarcatrio, justamente para nele incluir a questo da m-f de um dos litigantes, sendo o mesmo responsabilizado pelo ilcito perpetrado contra o dono do prdio usurpado, sem que possa, assim, valer-se dos benefcios contidos no Cdigo Civil. Tem-se admitido a cumulao com reivindicatria, o que se vislumbra na jurisprudncia abaixo: DEMARCATRIA Cumulao com reivindicatria Cabimento, ainda que a dvida seja concernente prpria validade dos ttulos de propriedade que estabelecem os limites da rea Prosseguimento do feito ordenado Recurso provido.

Art. 952. Qualquer condmino parte legtima para promover a demarcao do imvel comum, citando-se os demais como litisconsortes.

Legitimidade: Pelo art. 1.314 do Cdigo Civil, conferida a legitimidade apenas a um dos condminos para usar da coisa conforme sua destinao, sobre ela exercer todos os direitos compatveis com a indiviso, reivindic-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou grav-la, mas no presente caso temos a obrigatoriedade de todos participarem da relao jurdica, em litisconsrcio necessrio unitrio (CPC, art. 47). Assim se apenas um condmino propuser a ao demarcatria, todos os demais devero ser citados para integrar a relao jurdica processual. Trata-se de litisconsrcio ativo, necessrio e unitrio entre os condminos, conforme a lio de THEODORO JUNIIOR, o caso de litisconsrcio necessrio unitrio , pois sendo vrios proprietrios do imvel em comunho, no poder ele ser demarcado para uns e outros no. Da a ineficcia para

todos, inclusive para quem participou do feito, da sentena que julgar a demarcao, sem a presena de todos os condminos.

Art. 953. Os rus que residirem na comarca sero citados pessoalmente; os demais, por edital.

A regra disposta no presente dispositivo considerada inconstitucional por alguns doutrinadores, por violar o contraditrio e a ampla defesa, j que mesmo sendo o ru conhecido e com endereo certo e acessvel, prevista a citao por edital quando residir fora da Comarca. Hoje com a citao pelo correio como regra geral (CPC, art. 222), no se justifica a citao por edital (CPC, art. 231) pelo fato de residir fora da Comarca, inclusive porque o custo de referida citao por edital muito maior do que a citao por carta. Assim, apesar da letra da lei, os rus devero ser citados pessoalmente, correio pela regra geral ou por outro meio se requerido pelo autor ou frustrada a citao pelo correio. Segue jurisprudncia a respeito do tema: PROCESSUAL CIVIL. EXECUO. EMBARGOS ARREMATAO.

IMVEL. ALIENAO JUDICIAL. INTIMAO PESSOAL DO DEVEDOR. OBRIGATORIEDADE. ART. 687, 5, DO CPC (REDAO DA LEI N. 8.953/1994). INTIMAO POR EDITAL. EXCEPCIONALIDADE. I. O Superior Tribunal de Justia firmou entendimento pacfico no sentido da exigncia de intimao pessoal do devedor do dia, hora e local da alienao judicial do imvel penhorado, conforme antiga redao do art. 687, pargrafo 5, da lei instrumental civil (Lei n. 8.953/1994). Somente em casos excepcionais, aqui no configurados, como ausncia de endereo do devedor, procrastinao e esgotados todos os demais meios para efetivar-se pessoalmente a intimao, pode-ser-ia lanar da intimao por edital. II. Recurso especial conhecido e parcialmente provido. (STJ - REsp: 894484 RS 2006/0228928-6, Relator: Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, Data de Julgamento: 18/09/2008, T4 QUARTA TURMA, Data de Publicao: DJe 28/10/2008) APELAO CVEL. ARROLAMENTO. APELANTE CITADO POR EDITAL. AUSNCIA DE ESGOTAMENTO DE TODAS AS DILIGNCIAS CABIVEIS

PARA LOCALIZAO DO CITANDO. NULIDADE DA CITAO FICTA, DA SENTENA E DE TODOS OS ATOS PROCESSUAIS PRATICADOS A PARTIR DA CITAO. NECESSIDADE DA REALIZAAO DE TODAS AS MEDIDAS NECESSRIA PARA ESTABELECIMENTO REGULAR DA

RELAO PROCESSUAL. DESCUMPRIMENTO DO ART. 231 CPC. APELO PROVIDO, EM ACATAMENTO PRELIMINAR. I. a citao por edital medida excepcional indicada nas hipteses previstas no art. 231; II. para que o processo cumpra sua funo jurisdicional de tutelar os interesses dos cidados necessrio que os atos processuais se desenvolvam na forma, no modo e no tempo determinado pela norma processual. (TJ-PR - AC: 6411469 PR 0641146-9, Relator: Carlos Mauricio Ferreira, Data de Julgamento: 12/05/2010, 12 Cmara Cvel, Data de Publicao: DJ: 412)

Art. 954. Feitas as citaes, tero os rus o prazo comum de 20 (vinte) dias para contestar.

Apesar da letra da lei tratar especificamente da contestao, deve-se interpretar como prazo para apresentar defesa, incluindo-se aqui as excees, impugnao ao valor da causa, etc., excluda a reconveno (CPC, art. 315) por estarmos diante de ao de carter dplice (CPC, art. 946). A formao de litisconsrcio a regra, sendo que o prazo comum a todos e diferenciado das demais defesas, ou seja, 20 (vinte) dias, sem aplicao do prazo em dobro (CPC, 191), por j estar diferenciado o prazo, sendo que passa a computar o prazo aps a ltima citao regularmente realizada (CPC, art. 241, inc. III).

Art. 955. Havendo contestao, observar-se- o procedimento ordinrio; no havendo, aplica-se o disposto no art. 330, II.

Citado, pode o ru contestar. Poder igualmente oferecer as excees que entender pertinentes (art. 304, CPC). No pode reconvir, j que a demanda processual demarcatria dplice falta-lhe interesse processual, por desnecessidade de reconvir para obteno de tutela jurisdicional do direito no

que tange demarcao. O demandado pode, todavia, reconvir para postular indenizao por perdas e danos e a restituio de frutos e rendimentos. Apresentada contestao o procedimento seguir o rito ordinrio e em caso de revelia ser julgada antecipadamente a lide nos termos do que dispe o art. 330, inc. II, sendo necessria a realizao de prova pericial, conforme disposto no art. 956. Assim, se houver contestao, o juiz deve diligenciar no sentido de sanear o feito, designando, se preciso, audincia de instruo e julgamento para que sejam produzidas as provas orais. No caso da demarcatria no contestada, o artigo em exame manda aplicar o art.330, II do CPC que trata, justamente, do julgamento antecipado da lide, tornando-se dispensvel a dilao probatria porque a no-contestao do ru importa a presuno de veracidade dos fatos afirmados pelo autor (CPC, art.319). Colhidas as provas, deve o juiz proferir sentena (art. 958, CPC). Da sentena, cabe apelao (art. 513, CPC)

Art. 956. Em qualquer dos casos do artigo anterior, o juiz, antes de proferir a sentena definitiva, nomear dois arbitradores e um agrimensor para levantarem o traado da linha demarcanda. Encerrada a fase da resposta do ru, o juiz ordenar a prova pericial tendente a obter o traado da linha demarcanda (CPC, art.956). Trata-se de diligncia indispensvel, cuja inobservncia acarreta a nulidade da sentena. A percia realizada por um agrimensor e dois arbitradores, nomeados livremente pelo juiz, no sendo necessria a audincia prvia das partes. Embora se tratando de exame pericial em procedimento especial, a diligncia no foge regra observvel nos demais exames tcnicos realizados em juzo, sendo, pois, permitido s partes formular quesitos e apresentar assistentes tcnicos. Apesar do disposto no art. 955, que a ausncia de contestao ser julgada antecipadamente a lide, tem-se que necessria a realizao de prova pericial para levantar o traado da linha demarcanda (CPC, arts. 420 e ss), em qualquer hiptese. Se por um acaso for extinto o processo sem julgamento de

mrito (CPC, art. 267), referida prova no precisar ser realizada, pois esta serve para instruir o processo para que seja apreciado o mrito e desnecessria a realizao da prova quando ausente um requisito de admissibilidade para o seu julgamento.

Art. 957. Concludos os estudos, apresentaro os arbitradores minucioso laudo sobre o traado da linha demarcanda, tendo em conta os ttulos, marcos, rumos, a fama da vizinhana, as informaes de antigos moradores do lugar e outros elementos que coligirem. Pargrafo nico. Ao laudo, anexar o agrimensor a planta da regio e o memorial das operaes de campo, os quais sero juntos aos autos, podendo as partes, no prazo comum de 10 (dez) dias, alegar o que julgarem conveniente.

A percia obrigatria nas aes demarcatrias, sendo que os arbitradores devero apresentar o seu laudo detalhando a rea, a redondeza, os marcos e todas as demais informaes necessrias e relevantes para que torne precisa, e determinada a linha de confrontao entre imveis vizinhos, juntando-se planta da regio e memorial das operaes. Em nome do contraditrio aberto vista as partes para que, em 10 (dez) dias, impugnem o laudo podendo inclusive juntar parecer tcnico de seus assistentes, cujo prazo comum. A percia dividida da seguinte forma: a) aos arbitradores compete os estudos de todos os elementos materiais e documentais que possam contribuir para a definio do traado da linha, cujo resultado constar de um laudo. Pode haver divergncia entre os arbitradores, ficando a cargo do juiz a deciso final. b) ao agrimensor compete a elaborao da planta da regio em que se levantou a linha demarcanda, bem como o memorial descritivo das operaes de campo, onde se descrever o traado investigado. Esses dois documentos devem ser anexados ao laudo pericial. (CPC, art.957, pargrafo nico).

Nesse passo, importante observarmos que o art.956 prescreve que os arbitradores sero nomeados pelo juiz para levantarem o traado da linha demarcanda. J o art.957 diz que os arbitradores, depois de concludos os estudos, devero apresentar minucioso laudo sobre o traado da linha demarcanda. As proposies acima poderiam levar, ao leitor desatento, a suposio de que a concluso dos tcnicos fosse sempre, e invariavelmente, na feitura de uma linha a ser demarcada, surgindo, da, uma sentena de procedncia. Isso no ocorre sempre. que os arbitradores podem for necessrio, concluir que a pretenso de demarcar no tem fundamento, caso em que o laudo dever declarar a sua total inviabilidade. Aps a juntada aos autos do laudo pericial, planta e memorial, tero as partes o prazo comum de 10 dias para apresentar as alegaes que julgarem convenientes. A ouvida das partes regra geral que deve ser observada tanto nos casos de demarcatria contestada ou no. Se o juiz entender razovel alguma impugnao mandar ouvir os peritos antes de decidi-la. No havendo impugnao, o juiz julgar imediatamente (art. 958 do CPC).

Art. 958. A sentena, que julgar procedente a ao, determinar o traado da linha demarcanda.

Apresentado o laudo e vencido o prazo para as partes se manifestarem a respeito do laudo, o juiz proferir sentena, determinando o traado, deixando clara, precisa e determinada a linha de confrontao entre imveis vizinhos. A sentena do art. 958 tem o sentido de sentena parcial de mrito, adverte OVIDIO A B DA SILVA, a ser complementada pela segunda sentena igualmente de mrito- prevista no art.966 do CPC. Portanto, o traado da linha demarcanda dever ser determinado justamente na sentena que encerra a primeira fase da ao julgada procedente, podendo o juiz aceitar ou no as concluses dos peritos. Obviamente, a sentena tambm pode ser negativa, ou

seja, de extino do processo, quer por falta de condies da ao ou quando o pedido, no mrito, for improcedente. A sentena favorvel inscrita no art.958 do CPC, a que acolhe o pedido do promovente tendo em vista o acordo havido entre os interessados ou com base no laudo pericial. A sentena fulcrada nos ttulos ou na posse dos confinantes declaratria e executiva. Diferentemente aquela que, ausente a posse, o juiz tiver que resolver o conflito de limites pela partilha ou pela adjudicao da zona contestada, caso em que a sentena ser constitutiva, justamente porque vai criar novos limites e impor uma situao jurdica distinta daquela que prevalecia antes do processo. Da sentena caber apelao (CPC, art.515), que ser recebida em seu duplo efeito (CPC, art.521). Se o promovente houver cumulado o pedido das indenizaes previsto no art.951 do CPC, a sentena do art.958 dever decidir a respeito, procedendose, to logo passe em julgado, a execuo por quantia certa, com prvia liquidao do dano, se necessrio for. Resumindo, a sentena, deve solucionar todas as dvidas sobre o traado da linha demarcanda, tornando-se impossvel discutir-se sobre ele aps o trnsito em julgado da deciso. O que sobra para a fase executiva apenas a marcao material da linha sobre o terreno, ou seja, a efetiva colocao dos marcos sobre o solo, situao essa regulada por uma sentena de natureza eminentemente homologatria (CPC, art.966). Saliente-se que aqui ocorre uma sentena terminativa, no prprio dizer jurisprudencial: RECURSO Agravo de instrumento Deciso que encerra primeira fase de ao demarcatria Artigo 958 do Cdigo de Processo Civil Sentena terminativa, de mrito Apelao como recurso cabvel Recurso no conhecido. Art. 959. Tanto que passe em julgado a sentena, o agrimensor efetuar a demarcao, colocando os marcos necessrios. Todas as operaes sero consignadas em planta e memorial descritivo com as referncias

convenientes para a identificao, em qualquer tempo, dos pontos assinalados.

Passada em julgado a sentena, passa-se segunda fase que um trabalho de campo para efetivar a sentena com a demarcao propriamente dita. Assim nessa fase o agrimensor efetuar a demarcao, colocando os marcos necessrios, devendo apontar todos os dados em planta e memorial descritivo, para que, a qualquer tempo, seja possvel identificar a rea. A segunda fase do procedimento demarcatrio no configura um outro processo que executa a sentena da primeira etapa da demarcao. No h, pois, uma condenao e depois uma execuo. Existe uma nica relao processual que no se extingue nem se suspende quando o juiz julga procedente o pedido e ordena que se passe fase dos trabalhos tcnicos de demarcao propriamente ditos. Tanto assim que, a passagem da primeira para a segunda fase do procedimento de demarcao, realizada sem a realizao de novo citao. Os arts. 960 a 964 do CPC cuidam de dar disciplina legal aos trabalhos dos peritos, impondo-lhes a observncia de regras tcnicas que a cincia e a experincia recomendam. Eventuais controvrsias porventura existentes na aplicao de tais dispositivos legais devero ser resolvidas pelo juiz, observando-se, no que couber, o parecer dos tcnicos. Art. 960. Nos trabalhos de campo observar-se-o as seguintes regras: I a declinao magntica da agulha ser determinada na estao inicial; II empregar-se-o os instrumentos aconselhados pela tcnica; III quando se utilizarem fitas metlicas ou correntes, as medidas sero tomadas horizontalmente, em lances determinados pelo declive, de 20 (vinte) metros no mximo; IV as estaes sero marcadas por pequenas estacas, fortemente cravadas, colocando-se ao lado estacas maiores, numeradas; V quando as estaes no tiverem afastamento superior a 50 (cinqenta) metros, as visadas sero feitas sobre balizas com o dimetro mximo de 12 (doze) milmetros;

VI tomar-se-o por anerides ou por cotas obtidas mediante levantamento taqueomtrico as altitudes dos pontos mais acidentados.

Regras para efetivar a demarcao. O perito ao realizar a demarcao conforme foi homologado pelo juiz, dever observar todos os detalhes tcnicos do presente dispositivo, bem como dos seguintes (CPC, arts. 961 e 962). O descumprimento de qualquer dessas normas, acarretando prejuzo aos fins de justia do processo, importa nulidade do ato demarcatrio e determina nova demarcao.

Art. 961. A planta ser orientada segundo o meridiano do marco primordial, determinada a declinao magntica e conter: I as altitudes relativas de cada estao do instrumento e a conformao altimtrica ou orogrfica aproximativa dos terrenos; II as construes existentes, com indicao dos seus fins, bem como os marcos, valos, cercas, muros divisrios e outros quaisquer vestgios que possam servir ou tenham servido de base demarcao; III as guas principais, determinando-se, quando possvel, os volumes, de modo que se Ihes possa calcular o valor mecnico; IV a indicao, por cores convencionais, das culturas existentes, pastos, campos, matas, capoeiras e divisas do imvel. Pargrafo nico. As escalas das plantas podem variar entre os limites de 1 (um) para 500 (quinhentos) a 1 (um) para 5.000 (cinco mil) conforme a extenso das propriedades rurais, sendo admissvel a de 1 (um), para 10.000 (dez mil) nas propriedades de mais de 5 (cinco) quilmetros quadrados.

O perito ao realizar a demarcao e elaborar a planta dever no s observar os requisitos do art. anterior (CPC, art. 960), como as orientaes dispostas no presente dispositivo para a elaborao da planta. A finalidade documental.

Art. 962. Acompanharo as plantas as cadernetas de operaes de campo e o memorial descritivo, que conter:

I o ponto de partida, os rumos seguidos e a aviventao dos antigos com os respectivos clculos; II os acidentes encontrados, as cercas, valos, marcos antigos, crregos, rios, lagoas e outros; III a indicao minuciosa dos novos marcos cravados, das culturas existentes e sua produo anual; IV a composio geolgica dos terrenos, bem como a qualidade e extenso dos campos, matas e capoeiras; V as vias de comunicao; Vl as distncias estao da estrada de ferro, ao porto de embarque e ao mercado mais prximo; Vll a indicao de tudo o mais que for til para o levantamento da linha ou para a identificao da linha j levantada.

O presente dispositivo elenca outros requisitos que devero acompanhar as plantas, que so as cadernetas de operao que devero conter os elementos enumerados nos incisos. A finalidade igualmente documental.

Art. 963. obrigatria a colocao de marcos assim na estao inicial marco primordial - como nos vrtices dos ngulos, salvo se algum destes ltimos pontos for assinalado por acidentes naturais de difcil remoo ou destruio.

A colocao dos marcos obrigatria, pois deixar marcada/demarcada a propriedade, sendo que referidos marcos devero ter um ponto inicial (marco primordial) e todos os outros pontos/ngulos para delimitar a propriedade, sendo que apenas nos locais de difcil acesso que permitido no ser apontado referido marco. Se recair algum dos marcos dos vrtices dos ngulos em acidente natural de difcil remoo ou destruio, tem-se de providenciar a marcao no local propcio mais prximo possvel.

Art. 964. A linha ser percorrida pelos arbitradores, que examinaro os marcos e rumos, consignando em relatrio escrito a exatido do memorial e planta apresentados pelo agrimensor ou as divergncias porventura encontradas.

Aps a colocao dos marcos, a rea ser percorrida pelos arbitradores para examinar se foram colocados nos devidos lugares, apontando tudo em relatrio minucioso que dever apontar, inclusive, eventuais divergncias encontradas. Os arbitradores supervisionam a fidelidade do trabalho desempenhado pelo agrimensor. Nada obsta que os assistentes tcnicos das partes acompanhem os arbitradores no trabalho de superviso, tendo em conta o direito fundamental publicidade do processo (art. 5, LX, CF).

Art. 965. Junto aos autos o relatrio dos arbitradores, determinar o juiz que as partes se manifestem sobre ele no prazo comum de 10 (dez) dias. Em seguida, executadas as correes e retificaes que ao juiz paream necessrias, lavrar-se- o auto de demarcao em que os limites demarcandos sero minuciosamente descritos de acordo com o memorial e a planta. Depois de anexos o relatrio dos arbitradores, o juiz ouvir as partes sobre a concluso pericial. Havendo ou no contestao, a sentena se basear na delimitao da linha demarcanda conforme os resultados constantes do laudo dos arbitradores. Corrigindo-se o que for necessrio, determinar o juiz que o escrivo lavre o auto de demarcao. O auto de demarcao, assim como a planta e o memorial descritivo so peas fundamentais do processo demarcatrio. Com a juntada do relatrio apresentando pelos arbitradores, era aberto vista aspartes para se manifestarem a respeito da demarcao levada a efeito, no prazo comum de 10 (dez) dias. Aps o contraditrio e eventuais correes e retificaes necessrias determinadas pelo juiz, ser lavrado o auto de demarcao onde constar os limites demarcandos de acordo com o memorial e planta.

Art. 966. Assinado o auto pelo juiz, arbitradores e agrimensor, ser proferida a sentena homologatria da demarcao. A sentena final do art. 966 no tem fora preponderante nem de condenao, nem de constituio, embora tais cargas eficcias possam existir. Torna-se evidente, pois, que sua natureza marcante , sem dvida, a de declarar, a de dar certeza jurdica quilo que j se procedeu anteriormente em presena das partes e sob a fiscalizao da Justia. comum, portanto, trat-la como declaratria. Isto, porm, no retira do procedimento demarcatrio o carter executivo lato sensu, pois embora a sentena final tenha a funo predominantemente declarativa, certo tambm que foi precedida de atos materiais que fizeram da primeira sentena uma realidade ftica concreta com notvel alterao no mundo exterior com a eliminao da confuso de limites. uma sentena homologatria, pois o seu contedo principal no ditado pelo juiz no ato de decidir, mas tomado de emprstimo ao trabalho dos peritos sintetizado no auto de demarcao. A apelao admissvel, contudo, sem efeito suspensivo. A modificao ser transcrita no Registro de Imveis (Lei 6.015/73). A sentena do art. 966 faz coisa julgada material a respeito das linhas assinaladas e homologadas, ento pode ser rescindida (CPC, art.485). Aps ser lavrado o auto e devidamente assinado pelo juiz, perito e agrimensores, ser homologado pelo juiz a demarcao, tornando precisa e determinada a linha de confrontao entre imveis vizinhos.

Seo III DA DIVISO

Art. 967. A petio inicial, elaborada com observncia dos requisitos do art. 282 e instruda com os ttulos de domnio do promovente, conter: I a indicao da origem da comunho e a denominao, situao, limites e caractersticos do imvel; II o nome, o estado civil, a profisso e a residncia de todos os condminos, especificando-se os estabelecidos no imvel com

benfeitorias e culturas; III as benfeitorias comuns.

Como toda e qualquer petio inicial, a divisria deve preencher os requisitos dos arts. 282, 283 e 39, bem como deve ser juntado o ttulo de propriedade prova legal, CPC, art. 366, exatamente por se tratar de uma demanda petitria e a indicao da origem da comunho com a especificao dos limites e caractersticas do imvel, bem como quais condminos esto estabelecidos no imvel e as benfeitorias e culturas existentes e quais so comuns. Deve-se ressaltar que o art. 967 exige que o autor junte inicial o ttulo de domnio (principalmente quanto ao condmino do imvel). Tem - se admitido a diviso de posses, caso em que a referida exigncia seria incabvel. Ressalta THEODORO JUNIOR, que em sendo a divisria uma ao real, necessrio se faz a qualificao do cnjuge do condmino, sendo indispensvel a citao do casal na petio inicial. Legitimidade ativa - Qualquer condmino tem a faculdade de requerer a diviso quando os demais comunheiros assim no procedam. Figuram entre os legitimados: os proprietrios plenos, os titulares de direitos reais limitados, assim como os possuidores, isso porque, s h condomnio quando todos os consortes se apresentam em situao jurdica homognea, detendo direitos iguais. Partilha-se o imvel para os fins de exerccio do direito real imobilirio, no propriamente o objeto da propriedade. Legitimidade passiva - O art.946, II do CPC afirma que a ao de diviso cabe ao condmino para obrigar os demais consortes a partilhar a coisa comum.

Parece-nos que no limitao legitimidade passiva, a no ser no que diz respeito a situao de que estejam em comunho (condomnio). Litisconsrcio passivo necessrio - A eficcia da diviso s ocorre se todos os condminos participarem do processo ou forem cientificados regularmente da sua existncia, sob pena de nulidade do processo, pois, trata-se, na hiptese, de litisconsrcio passivo necessrio previsto no art.47 do CPC. No importa a forma de citao, podendo ser, inclusive por edital, como na hiptese em que o promovente no consiga identificar quem so os sucessores do condmino falecido. A jurisprudncia confirma o litisconsrcio passivo necessrio: DIVISO Imvel Compromissrio comprador de parte ideal Citao na qualidade de litisconsrcio necessrio passivo Necessidade Contrato contendo clusula de irretratabilidade e com preo quitado Interesse manifesto semelhana de qualquer condmino Processo anulado Embargos infringentes recebidos. Art. 968. Feitas as citaes como preceitua o art. 953, prosseguir-se- na forma dos arts. 954 e 955. A regra disposta no presente dispositivo considerada inconstitucional por alguns doutrinadores, por violar o contraditrio e a ampla defesa, j que mesmo sendo o ru conhecido e com endereo certo e acessvel, prevista a citao por edital quando residir fora da Comarca. Hoje com a citao pelo correio como regra geral (CPC, art. 222), no se justifica a citao por edital (CPC, art. 231) pelo fato de residir fora da Comarca, inclusive porque o custo de referida citao por edital muito maior do que a citao por carta. Assim, apesar da letra da lei, os rus devero ser citados pessoalmente, correio pela regra geral ou por outro meio se requerido pelo autor ou frustrada a citao pelo correio. Apesar da letra da lei tratar especificamente da contestao, deve-se interpretar como prazo para apresentar defesa, incluindo-se aqui as excees, impugnao ao valor da causa, etc., excluda a reconveno (CPC, art. 315) por estarmos diante de ao de carter dplice (CPC, art. 946). A formao de

litisconsrcio a regra, sendo que o prazo comum a todos e diferenciado das demais defesas, ou seja, 20 (vinte) dias, sem aplicao do prazo em dobro (CPC, 191), por j estar diferenciado o prazo, sendo que passa a computar o prazo aps a ltima citao regularmente realizada (CPC, art. 241, inc. III). Apresentada contestao o procedimento seguir o rito ordinrio e em caso de revelia ser julgada antecipadamente a lide nos termos do que dispe o art. 330, inc. II (vide comentrio ao art. 319 a respeito de revelia e aplicao dos efeitos da revelia), sendo necessria a realizao de prova pericial, conforme disposto no art. 969.

Art. 969. Prestado o compromisso pelos arbitradores e agrimensor, tero incio, pela medio do imvel, as operaes de diviso.

Determinada a realizao da percia, tanto os arbitradores como os agrimensores devero prestar compromisso e iniciaro os trabalhos de medio e diviso do imvel. Compromisso pelos arbitradores e pelo agrimensor - Os arbitradores tm de prestar compromisso, bem assim o agrimensor. Assumem responsabilidade perante o Estado, a Justia, e perante as partes. S aps isso, pela medio do imvel, comeam as operaes de diviso. Medies anteriormente feitas e operaes iniciadas - Se, por acaso, antes do compromisso, ou mesmo antes da propositura da ao, j se haviam medido as terras ou iniciada ou terminada algumas operaes, ou alguma delas, as assinaturas com as datas, bastam a que se admitam os atos anteriormente praticados como atos suficientes e eficazes.

Art. 970. Todos os condminos sero intimados a apresentar, dentro em 10 (dez) dias, os seus ttulos, se ainda no o tiverem feito; e a formular os seus pedidos sobre a constituio dos quinhes. Caso os condminos no tenham apresentado o seu ttulo de propriedade, sero intimados a apresent-los, no prazo de 10 (dez) dias e nesse mesmo prazo a apresentar o pedido de constituio de seus quinhes.

Art. 971. O juiz ouvir as partes no prazo comum de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. No havendo impugnao, o juiz determinar a diviso geodsica do imvel; se houver, proferir, no prazo de 10 (dez) dias, deciso sobre os pedidos e os ttulos que devam ser atendidos na formao dos quinhes.

Aps os condminos terem apresentado o seu pedido de constituio de seus quinhes, ser aberto vista a todas as partes para se manifestarem, no prazo de 10 (dez) dias. Se houver impugnao o juiz apreciar, no prazo imprprio de 10 (dez) dias as impugnaes e pedidos de quinhes. No havendo impugnao ser determinado pelo juiz a diviso geodsica.

Art. 972. A medio ser efetuada na forma dos arts. 960 a 963. Regras para efetivar a diviso O perito ao realizar a diviso conforme determinado pelo juiz, dever observar todos os detalhes tcnicos do disposto nos arts. 960; 961 e 962. A planta - O perito ao realizar a diviso e elaborar a planta dever no s observar os requisitos do art. 960 como as orientaes dispostas no art. 961 para a elaborao da planta. Outros requisitos - O art. 962 elenca outros requisitos que devero acompanhar as plantas, que so as cadernetas de operao que devero conter os elementos enumerados nos incisos. Colocao de marcos - A colocao dos marcos obrigatria, pois deixar marcada/dividida a propriedade, sendo que referidos marcos devero ter um ponto inicial (marco primordial) e todos os outros pontos/ngulos para delimitar cada parte da rea dividida.

Art. 973. Se qualquer linha do permetro atingir benfeitorias permanentes dos confinantes, feitas h mais de 1 (um) ano, sero elas respeitadas, bem como os terrenos onde estiverem, os quais no se computaro na rea dividenda.

Pargrafo nico. Consideram-se benfeitorias, para os efeitos deste artigo, as edificaes, muros, cercas, culturas e pastos fechados, no abandonados h mais de 2 (dois) anos.

Com uma redao pouco clara o dispositivo em questo exclui da divisria as benfeitorias permanentes que foram edificadas h mais de 1 (um) ano e exploradas (no abandonadas h mais de 2 anos). Referida rea no ser computada para efeito de divisria.

Art. 974. lcito aos confinantes do imvel dividendo demandar a restituio dos terrenos que Ihes tenham sido usurpados. 1o Sero citados para a ao todos os condminos, se ainda no transitou em julgado a sentena homologatria da diviso; e todos os quinhoeiros dos terrenos vindicados, se proposta posteriormente. 2o Neste ltimo caso tero os quinhoeiros o direito, pela mesma sentena que os obrigar restituio, a haver dos outros condminos do processo divisrio, ou de seus sucessores a ttulo universal, a composio pecuniria proporcional ao desfalque sofrido.

Usurpao de terrenos em caso de aao de diviso - Um dos elementos para a petio inicial na ao de diviso a indicao da situao e dos limites do imvel. Depois, os arbitradores e agrimensores procedem medio do imvel e s operaes de diviso, O traado dos limites pode basear--se em ttulo de propriedade, ou s de posse, pois compossudores tambm podem propor ao de diviso. Se as linhas invadem terreno do confinante ou dos confinantes (tambm eles podem ser condminos), quem foi ofendido ou os que foram ofendidos por isso tm a ao de restituio. Foi bom que se empregasse a expresso "restituio" (Cdigo de 1973, art. 974), em vez de "reivindicao", que se achava no Cdigo de 1939, art. 417. O prprio confinante ou os prprios confinantes que so possuidores tm legitimao ativa, tendo de ser citado o proprietrio, ou de serem citados todos os co-proprietrios, e tambm possuidor mediato ou possuidores mediatos, se os h. Trata-se de litisconsrcio necessrio (art. 47 e pargrafo nico).

Citaes - Se ainda no transitou em julgado sentena na ao de diviso, tm de ser citados todos os condminos, porque os figurantes autores so titulares de partes indivisas. Falta a eficcia sentencial, que s a res iudicata produz. H pluralidade, a, na mesma relao jurdica processual, de rus, e no s litisconsrcio. Se j ocorreu o trnsito em julgado, o litisconsrcio necessrio: no h mais condomnio; cada um dos quinhoeiros citado. Pode ser que o terreno vindicado s esteja num quinho, ou em alguns, ou em todos, razo por que foi redigido o art. 974. Ressarcimento aos atingidos pela sentena de restituio - Se s um ou alguns dos rus foram atingidos pela sentena favorvel ao confinante, ou aos confinantes, o outro quinhoeiro ou os outros quinhoeiros, que no tiveram de restituir, so legitimados passivos a prestar em dinheiro o que receberam a mais. No processo, tem-se de proceder avaliao do desfalque sofrido, para que se determine, na mesma sentena, a composio proporcional. Podem os confinantes do imvel pedir fora da ao de diviso, portanto em ao prpria, a restituio de terrenos que lhes foram usurpados (a usurpao pode ser de domnio, de direito real limitado que tem posse, ou de posse). Se houve a deciso de restituio e, pelo exame dos fatos, se verifica que outro condmino ou outros condminos sofreram com a deciso, na mesma sentena tem o juiz de Obrigao os que receberam mais do que deveriam receber no processo divisrio a prestar aos quinhoeiros condenados ou ao quinhoeiro condenado a quantia, em dinheiro, proporcional ao que sofreram com a deciso favorvel ao demandante ou aos demandantes da restituio. So rus na ao do art. 974: a) se j transitou a sentena do art. 979, os quinhoeiros dos terrenos a que se liga a restituio; b) se ainda no transitou, todos os condminos porque ainda o so. Se algum dos quinhes couber a duas ou mais pessoas, tm de ser citados os condminos do quinho.

Art. 975. Concludos os trabalhos de campo, levantar o agrimensor a planta do imvel e organizar o memorial descritivo das operaes, observado o disposto nos arts. 961 a 963. 1. A planta assinalar tambm: I as povoaes e vias de comunicao existentes no imvel;

II as construes e benfeitorias, com a indicao dos seus fins, proprietrios e ocupantes; III as guas principais que banham o imvel; IV a composio geolgica, qualidade e vestimenta dos terrenos, bem como o valor destes e das culturas. 2. O memorial descritivo indicar mais: I a composio geolgica, a qualidade e o valor dos terrenos, bem como a cultura e o destino a que melhor possam adaptar-se; II as guas que banham o imvel, determinando-lhes, tanto quanto possvel, o volume, de modo que se Ihes possa calcular o valor mecnico; III a qualidade e a extenso aproximada de campos e matas; IV as indstrias exploradas e as suscetveis de explorao; V as construes, benfeitorias e culturas existentes, mencionando-se os respectivos proprietrios e ocupantes; VI as vias de comunicao estabelecidas e as que devam ser abertas; VII a distncia aproximada estao de transporte de mais fcil acesso; VIII quaisquer outras informaes que possam concorrer para facilitar a partilha. Trabalho de campo planta memorial descritivo laudo: O presente dispositivo deve ser lido conjuntamente com os arts. 976, 977 e 978. Os arbitradores realizam o exame e a avaliao do imvel e das benfeitorias e elaboram um laudo. Referido laudo entregue ao agrimensor que ir confeccionar a planta do imvel e o memorial descritivo. Aps, arbitrador e agrimensor elaboraro, conjuntamente, o laudo definitivo j contendo o plano de diviso. Todos os requisitos que devero ser observados desde o trabalho de campo, elaborao da planta, do memorial descritivo e do laudo, esto detalhados nos incisos do referido dispositivo legal e dos arts. 976, 977 e 978.

Art. 976. Durante os trabalhos de campo procedero os arbitradores ao exame, classificao e avaliao das terras, culturas, edifcios e outras benfeitorias, entregando o laudo ao agrimensor .

Exame Classificao Avaliao: O exame, a classificao e a avaliao realizados pelos arbitradores servem para que o agrimensor possa bem avaliar economicamente o valor do imvel (art. 977, CPC). Os arbitradores devem entregar suas impresses em laudo fundamentado ao agrimensor. (art. 976, CPC).

Art. 977. O agrimensor avaliar o imvel no seu todo, se os arbitradores reconhecerem que a homogeneidade das terras no determina variedade de preos; ou o classificar em reas, se houver diversidade de valores.

Arbitradores e trabalhos de campo: Os arbitradores tm de proceder ao exame, classificao e avaliao das terras. Nem todas as partes de bem em comum so sempre da mesma classe e do mesmo valor, de modo que a discriminao ainda se faz em bem indiviso, porque as partes ideais em bem imvel no s se referem ao tamanho, mas sim classe do bem, das partes materiais dos bens e do valor que lhes toca. Ainda no se est a partir, mas apenas na fase de exame, classificao e avaliao da res indivisa e do que a perfaz.

Funes dos arbitradores e do agrimensor - Os arbitradores examinam, classificam e avaliam as terras; o agrimensor calcula as reas, elemento indispensvel quela avaliao, se h diversidade de valores. O clculo em separado s se refere aos quinhes a serem destacados; a todos, se todos os comunheiros querem extinguir a relao jurdica de comunho. O clculo do agrimensor pode ser da rea toda e da rea ou reas a serem destacadas.

Diviso geomtrica e diviso econmica - A diviso do bem comum pro indiviso no sempre geomtrica; e sim econmica. Se assim no foi, ter-se-ia extino da comunho a respeito de bem comum pro diviso, ou de bem de valor uniforme. diviso segundo o valor, em vez de diviso geomtrica. No caso de se tratar de terras de valor igual, uniforme, pelo menos dentro das futuras glebas, no se tem mais do que considerar ("avaliar" est em sentido abstrato) o imvel todo, e dividi-lo em glebas conforme as quotas dos comunheiros.

Art. 978. Em seguida os arbitradores e o agrimensor proporo, em laudo fundamentado, a forma da diviso, devendo consultar, quanto possvel, a comodidade das partes, respeitar, para adjudicao a cada condmino, a preferncia dos terrenos contguos s suas residncias e benfeitorias e evitar o retalhamento dos quinhes em glebas separadas. 1. O clculo ser precedido do histrico das diversas transmisses efetuadas a partir do ato ou fato gerador da comunho, atualizando-se os valores primitivos. 2. Seguir-se-o, em ttulos distintos, as contas de cada condmino, mencionadas todas as aquisies e alteraes em ordem cronolgica bem como as respectivas datas e as folhas dos autos onde se encontrem os documentos correspondentes. 3. O plano de diviso ser tambm consignado em um esquema grfico.

Laudo - O laudo tem de ser fundamentado, com preciso atendimento dos arts.960-963, 973, 975 e 1.0 e 2.0, 976-978. Recomendaes aos arbitradores e agrimensor - Devendo "consultar", diz o art. 978, "quanto possvel, a comodidade das partes". Comodidade: localizao da morada e espcie do meio de vida; guas para a casa, ou guas para dar ao gado; lenha; queda de gua. Algum ou alguns dos comunheiros podem propor a comunidade de alguma cascata, ou rio, ou terreno em que vai construir edifcio. So apenas exemplos. Se todos acordam, h ato comum (declarao de vontade), a que o juiz deve atender. s vezes no interior do Brasil, freqentemente os condminos ou copossuidores j ocupam glebas, sem carter de diviso do bem ou da posse. Apenas cada um tomou a seu cargo uma parte divisa, como simples soluo tcita para o exerccio dos direitos de comunheiros. No houve acordo para a diviso do bem, nem a referncia a esse fato se h de interpretar como acordo em juzo, que se haja de homologar. Em todo caso, atender a essa diviso puramente ftica uma das recomendaes para se levar em conta a "comodidade" das partes. Por vezes, o estado que existia elemento para a boa interpretao das circunstncias.

Contiguidade e quinhes - O fato de ser parte do terreno contguo a terreno, em que est a residncia de algum dos condminos, faz nascerlhe direito de preferncia, de que se irradiam pretenso e ao. O art. 978, in une, de algum modo cria direito de ordem material, e no s processual. Mas, conveniente que se d interpretao mais larga regra jurdica: o direito de preferncia no somente concerne contigidade dos terrenos, nem s a existncia de benfeitorias que a comunheiro ou alguma pessoa a que se sucedeu fez na parte do terreno em diviso. A preferncia pode resultar de ser o lugar aquele em que o condmino no reside, mas onde fez, por exemplo, plantaes ou tem algum posto de gasolina, ou de vendas de frutas.

Glebas separadas - Em princpio, tem-se de atribuir a cada condmino quinho de terra, que seja uma s parte do terreno. A entrega de uma poro aqui e outra ali, ou outras ali, cuja soma perfaa o quinho, desaconselhvel e podem manifestar-se contra uns os outros

condminos ou o prprio condmino a que se quer entregar quinho retalhado em glebas. Histrico das aquisies - Antes do clculo tem--se de mencionar, com os documentos, as transmisses ou nica transmisso de que proveo a comunho. Tem-se de atualizar os valores pelos quais houve a aquisio pelos condminos, separadamente ou juntos. O valor total h de ser o do momento do clculo. Menes - Tm de ser mencionados, em ordem cronolgica, todos os ttulos aquisitivos de cada condmino. A referncia h de ser s respectivas datas e s folhas dos autos a que foram juntos os documentos. Plano de diviso - O plano de diviso, em esquema grfico, algo de punctao. Ainda no se dividiu, nem se est a dividir; planeja-se, para que as partes se manifestem.

Art. 979. Ouvidas as partes, no prazo comum de 10 (dez) dias, sobre o clculo e o plano da diviso, deliberar o juiz a partilha. Em cumprimento desta deciso, proceder o agrimensor, assistido pelos arbitradores,

demarcao dos quinhes, observando, alm do disposto nos arts. 963 e 964, as seguintes regras: I as benfeitorias comuns, que no comportarem diviso cmoda, sero adjudicadas a um dos condminos mediante compensao; II instituir-se-o as servides, que forem indispensveis, em favor de uns quinhes sobre os outros, incluindo o respectivo valor no oramento para que, no se tratando de servides naturais, seja compensado o condmino aquinhoado com o prdio serviente; III as benfeitorias particulares dos condminos, que excederem a rea a que tm direito, sero adjudicadas ao quinhoeiro vizinho mediante reposio; IV se outra coisa no acordarem as partes, as compensaes e reposies sero feitas em dinheiro.

Aps a entrega do laudo definitivo, o juiz abrir vista s partes para se manifestarem no prazo comum de 10 (dez) dias e, a seguir o juiz deliberar sobre a partilha, devendo a seguir ser demarcado o quinho de cada condmino, o que ser realizado pelo agrimensor assistido pelos arbitradores, sendo que devero observar no s o disposto nos arts. 963 e 964, bem como: (a) benfeitoria comum indivisvel, adjudicada a favor de um condmino, compensando-se para os demais; (b) instituir servido, se necessrio, compensando-se o condmino; (c) benfeitoria particular as que no esteja compreendida na quota parte a que tem direito, ser adjudicada ao vizinho mas mediante reposio e; (d) as compensaes e reposies podero ser acordadas entre as partes e na falta de composio sero estas realizadas em dinheiro temos aqui a formao de um ttulo executivo

Art. 980. Terminados os trabalhos e desenhados na planta os quinhes e as servides aparentes, organizar o agrimensor o memorial descritivo. Em seguida, cumprido o disposto no art. 965, o escrivo lavrar o auto de diviso, seguido de uma folha de pagamento para cada condmino. Assinado o auto pelo juiz, agrimensor e arbitradores, ser proferida sentena homologatria da diviso. 1. O auto conter:

I a confinao e a extenso superficial do imvel; II a classificao das terras com o clculo das reas de cada consorte e a respectiva avaliao, ou a avaliao do imvel na sua integridade, quando a homogeneidade das terras no determinar diversidade de valores; III o valor e a quantidade geomtrica que couber a cada condmino, declarando-se as redues e compensaes resultantes da diversidade de valores das glebas componentes de cada quinho. 2. Cada folha de pagamento conter: I a descrio das linhas divisrias do quinho, mencionadas as confinantes; II a relao das benfeitorias e culturas do prprio quinhoeiro e das que Ihe foram adjudicadas por serem comuns ou mediante compensao; III a declarao das servides institudas, especificados os lugares, a extenso e modo de exerccio.

Contraditrio - Com a diviso ser aberto vista as partes para se manifestarem a respeito da demarcao levada a efeito, no prazo comum de 10 (dez) dias. Aps o contraditrio e eventuais correes e retificaes necessrias determinadas pelo juiz, ser lavrado o auto de diviso onde constar os limites divisrios de acordo com o memorial e planta e a folha de pagamento para cada condmino, devendo esta observar o que dispe os incisos do pargrafo 2. Sentena homologatria - Com o auto lavrado, este ser assinado pelo juiz, agrimensor e arbitrador e a seguir o juiz proferir a sentena homologatria da diviso.

Art. 981. Aplica-se s divises o disposto nos arts. 952 a 955.

O presente dispositivo vem reiterar o que j foi exposto acima bem como o que consta de outros dispositivos dessa seo e remetemos os leitores aos comentrios aos dispositivos aqui mencionados.

CAPTULO IX DO INVENTRIO E DA PARTILHA SEO I - DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 982. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se- ao inventrio judicial; se todos forem capazes e concordes, poder fazer-se o inventrio e a partilha por escritura pblica, a qual constituir ttulo hbil para o registro imobilirio. 1. O tabelio somente lavrar a escritura pblica se todas as partes interessadas estiverem assistidas por advogado comum ou advogados de cada uma delas ou por defensor pblico, cuja qualificao e assinatura constaro do ato notarial. 2. A escritura e demais atos notariais sero gratuitos queles que se declararem pobres sob as penas da lei.

Do inventrio - A primeira parte do caput incisiva ao dispor que os autos de inventrio devero ser judicial quando entre as partes envolvidas existirem menores, incapazes ou mediante a existncia de testamento. Havendo menor ou incapaz, indispensvel oitiva do Ministrio Pblico como rgo fiscalizador. A palavra inventrio deriva-se do latim inventarium que significa achar, encontrar, porm, sob a viso do direito sucessrio, o classificamos como descrever, arrolar, relacionar, enumerar sempre em razo do falecimento de uma pessoa. O valor total dos bens inventariados constitui o monte-mor, no se admitindo pelo Direito Civil Ptrio a parcialidade da herana, j que, aberta a sucesso, o patrimnio do esplio considerado uma universalidade. possvel que haja no curso do inventrio, o levantamento de quantias em dinheiro deixadas pelo falecido, ou mesmo a venda de um imvel, porm, nestes casos se faz necessrio o alvar judicial. possvel o inventrio negativo, porm, muito difcil na prtica. Sua finalidade exatamente provar a inexistncia de bens. O inventrio negativo poder ser lavrado atravs de escritura pblica.

Legitimidade - Embora, o Cdigo de Processo Civil estabelea que o inventrio procedimento especial de jurisdio contenciosa, certo que pode ser lavrado atravs de escritura pblica e haver partilhas amigveis desde que as partes sejam maiores, capazes, que seja declarada a inexistncia de testamentos e concordem com o ora partilhado, ou melhor, que no haja litgio, discrdia entre os herdeiros. O caput foi completamente alterado pelo legislador aps a promulgao da lei 11.441 de 04 de janeiro de 2007. O texto de 1939 dizia: proceder-se- ao inventrio judicial, ainda que todas as partes sejam capazes. Assim, esta lei, trouxe baila a possibilidade dos autos de inventrio serem processados pela via extrajudicial, ou seja, feito nos Tabelionatos de Notas quando as partes forem maiores, capazes e no houver testamento, tudo sob a assistncia de um advogado. O Tabelio de Notas - A Constituio Brasileira, em seu artigo 236 consta que os servios notariais e de registros so exercidos em carter privativo, por delegao do poder pblico, e, sob a luz da Lei 8935 de 18 de novembro de 1994 que disciplina os servios notariais e de registro, especificamente no artigo 3 diz o notrio, ou tabelio, e oficial de registro, ou registrador, so profissionais do direito, dotados de f pblica, a quem delegado o exerccio da atividade notarial e de registro. Resumidamente, o legislador, em razo da competncia e capacidade do Tabelio, atribui-lhe mais esta tarefa, entre muitas j existentes, com o objetivo de beneficiar a sociedade e preservar a liberdade ou autonomia da vontade das partes ao escolherem o Tabelionato de Notas em que iro lavrar a escritura. O procedimento extrajudicial s possvel se as partes estiverem acompanhadas de seus advogados, podendo um nico advogado representar todos os envolvidos. O comparecimento do advogado no ato da lavratura da escritura dispensa que se formalize qualquer procurao, como normalmente vemos no ato de constituio de advogados. Vide artigo 8 da Resoluo 35 de 24 de abril de 2007 do Conselho Nacional de Justia. Trata-se de uma opo das partes escolher entre o procedimento judicial e o extrajudicial. As partes so livres para escolherem o Tabelio que desejarem lavrar a escritura de inventrio e partilha, diferentemente do processo judicial, que deve atender e respeitar as regras de competncia previstas no artigo 96 do Cdigo de

Processo Civil, bem como observar se h continncia ou conexo. O Tabelio pode ainda atuar em diligncia desde que no se desloque para fora o Municpio de atuao, em respeito a vedao contida no artigo 9 da lei 8.935/1994. O critrio da territorialidade apenas ser observado para o Registrador de Imveis. A escritura de inventrio e partilha dispensa homologao judicial e ttulo hbil para o Registrador Imobilirio, observe os artigos 221 e 222 da Lei de Registros Pblicos, o artigo 4 da Resoluo n 35 de 24 de abril de 2007 do Conselho Nacional de Justia. Substitui tambm o alvar judicial ou carta de sentena junto aos rgos pblicos e financeiros como DETRAN e bancos por exemplo. Previso de gratuidade - Se as partes no dispuserem de condies econmicas, podero fazer-se representar por defensor pblico ou advogado dativo, devendo constar a minuciosa qualificao no corpo da escritura, inclusive o nmero da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. A resoluo 35 do CNJ, em seu artigo 9 veda expressamente que o Tabelio faa indicao de advogados s partes.

Art. 983. O processo de inventrio e partilha deve ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias a contar da abertura da sucesso, ultimando-se nos 12 (doze) meses subseqentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofcio ou a requerimento de parte. Pargrafo nico. (Revogado).

Alterao de prazo - O caput foi alterado pela lei 11.441 de 04 de janeiro de 2007. Com a nova redao, o prazo para requerer a abertura de inventrio, seja judicial ou extrajudicial de 60 dias a contar da data de falecimento. Antes, no texto de lei, o prazo era de 30 dias. Tambm foi modificado o prazo para o trmino do inventrio, que passou de 6 meses para 12 meses, podendo ainda ser prorrogado de ofcio ou a requerimento da parte. Trata-se de prazo dilatrio. No se trata de prazo fatal j que obrigatrio requerer a abertura de inventrio. As implicaes na perda do prazo acarretam acrscimos nos encargos fiscais. O Supremo Tribunal Federal, na smula 542, editou o

seguinte: no inconstitucional a multa instituda pelo Estado membro, como sano pelo retardamento do incio ou da ultimao do inventrio. O prazo de 60 dias processual, sendo assim, feita a opo por lavrar o inventrio atravs de escritura pblica observar-se- apenas os prazos determinados para o recolhimento do imposto causa mortis de acordo com cada Estado. Por exemplo, a lei paulista 10992/01, alterada pelo decreto 56.693 de 27 de janeiro de 2011, estabelece no artigo 31, pargrafo I o desconto de 5% sobre o valor do imposto devido, desde que recolhido no prazo de 90 dias a contar da data da abertura da sucesso. Em tese este artigo no se aplica ao inventrio extrajudicial, mas h os que defendem posio contrria. Para Christiano Cassetari, com o advento da lei 11.441, que abriu a possibilidade de realizao de inventrio extrajudicial, devemos entender que o citado artigo estabelece o prazo para a realizao judicial ou extrajudicial do inventrio, sob pena de, por exemplo, sofrer os herdeiros sanes tributrias (separao, divrcio e inventrio por escritura pblica Teoria e prtica, p.58).

Art. 984. O juiz decidir todas as questes de direito e tambm as questes de fato, quando este se achar provado por documento, s remetendo para os meios ordinrios as que demandarem alta indagao ou dependerem de outras provas.

Quanto as questes de direito, a apreciao e julgamento exclusiva do juzo do inventrio. As questes de fato dependem de provas documentadas. J as questes de alta indagao so aquelas que necessitam serem discutidas em processo de conhecimento, pela via ordinria. Neste sentido, alta indagao ou maior indagao no indagao difcil, mas busca de prova fora do processo e alm dos documentos que o instruem (RJTJRS 102/287). Os professores e juristas Euclides de Oliveira e Sebastio Amorim, apontam como exemplos de questes de alta indagao a falsidade de escritura de imvel declarado, pedido de excluso de herdeiro e o reclamo de nulidade de venda ou doao. (Inventrios e Partilhas Direito das Sucesses Teoria e Prtica, EUD, SP, 2007, p. 327).

Art. 985. At que o inventariante preste o compromisso (art. 990, pargrafo nico), continuar o esplio na posse do administrador provisrio.

Transmite-se a herana aos herdeiros legtimos e testamentrios no momento em que ocorre a morte da pessoa natural, d-se ento a abertura da sucesso, (artigo 1784 do Cdigo Civil Brasileiro). Isso acontece de maneira automtica e imediata, independentemente do herdeiro ter conhecimento ou no de tal situao. At a efetiva nomeao do inventariante, se faz necessria a administrao dos bens deixados pelo de cujus. Normalmente, a

administrao exercida pela pessoa que se encontra na posse direta dos bens. O administrador provisrio exercer o cargo at que o inventariante seja nomeado, intimado e preste compromisso. O rol do artigo 1797 do Cdigo Civil aponta a ordem a ser observada para a nomeao de administrador provisrio. A nomeao do administrador provisrio se d atravs de nomeao judicial ou simples consenso do juzo competente. Ainda, corrobora no mesmo sentido, o artigo 1991 do Cdigo Civil, responsabilizando o inventariante por todas as declaraes e diligncia prestadas no curso do processo at a homologao da partilha. Quanto ao inventrio extrajudicial, o Tabelio far a nomeao de interessado na escritura pblica de inventrio e partilha, para representar o esplio, com poderes de inventariante, tudo nos termos do artigo 11 da resoluo 35 do Conselho Nacional de Justia.

Art. 986. O administrador provisrio representa ativa e passivamente o esplio, obrigado a trazer ao acervo os frutos que desde a abertura da sucesso percebeu, tem direito ao reembolso das despesas necessrias e teis que fez e responde pelo dano a que, por dolo ou culpa, der causa. O administrador provisrio responsvel por todos os bens deixados pelo de cujus. At que o inventariante assine o termo de compromisso, ele quem far as declaraes, pagamentos de dvidas, preservao e zelo dos bens em caso de deteriorao. Por tudo isso, assegurado o direito de reembolso das despesas que forem julgadas como necessrias e teis ao fiel cumprimento do

cargo. A posse direta dos bens exercida pelo administrador provisrio, enquanto os herdeiros legtimos e os testamentrios detm a posse indireta.

SEO II - DA LEGITIMIDADE PARA REQUERER O INVENTRIO

Art. 987. A quem estiver na posse e administrao do esplio incumbe, no prazo estabelecido no art. 983, requerer o inventrio e a partilha. Pargrafo nico. O requerimento ser instrudo com a certido de bito do autor da herana.

Da legitimidade - Trata-se de uma das condies da ao (legitimidade das partes, interesse processual e possibilidade jurdica do pedido), vide artigos 3 e 267, VI, ambos do Cdigo de Processo Civil. O artigo 1797 e incisos, combinado com o artigo 1991 do Cdigo Civil determinada a ordem de nomeao do administrador do esplio. Portanto, o inventariante tem a funo de representar o esplio e administrar os seus bens. O inventariante deve ser pessoa maior e capaz e no pode ter nenhum interesse contrrio ao esplio, como por exemplo o devedor do esplio. O juzo competente para requerer a abertura do inventrio o lugar do ltimo domiclio do falecido. Havendo mais de um domiclio, competente ser o lugar de qualquer um deles. Requerimento do inventrio e prazo - A pessoa que estiver na administrao dos bens do de cujus incumbe a obrigao de requerer a abertura dos autos de inventrio no prazo de 60 dias a contar do momento da morte, para no arcar com as multas fiscais previstas nos tributos a serem recolhidos, ou, ainda requer-lo extrajudicialmente. Note-se que ao realizar o inventrio atravs de escritura pblica, deve-se atentar ao prazo previsto no imposto causa mortis, para que faa jus ao desconto previsto e no onere o feito com multas ou juros. Imprescindibilidade de documentos identificatrios e probatrios -

absolutamente necessria a juntada da certido de bito aos autos de inventrio, bem como para a lavratura da escritura pblica de inventrio e partilha. No h sepultamento sem certido de bito, porm, devemos considerar que em caso de desaparecimento de cadver, as partes

interessadas devem ingressar com a justificao de bito, de onde ser extrada a certido de bito, vide artigo 88 da Lei de Registros Pblicos. Alm da certido de bito, dever ser juntado aos autos de inventrio ou na lavratura da escritura pblica a cdula de identidade das partes, CPF, certido de casamento com ou sem averbao e certido de bito conforme o estado civil em que se apresentarem as partes envolvidas e tambm do falecido. Ainda, dever ser juntada a certido de propriedade dos bens imveis e direitos e documentos necessrios a comprovao da titularidade dos bens mveis e direitos, quando houver e seus respectivos tributos para compor a base de clculo para fins fiscais e o valor da causa, procedendo a qualificao de todos, inclusive regime de bens que influenciar de forma pontual na partilha. A resoluo 35 do Conselho Nacional de Justia elenca entre os artigos 20 e 24 a minuciosa descrio do que deve ser reproduzido na escritura de inventrio e partilha, bem como documentos a serem apresentados. Caso haja testamento deixado pelo falecido, que no tenha caducado e que ser comprovado atravs de certido negativa ou positiva de testamentos, expedida atravs de uma central estadual, o inventariante s poder requerer a abertura da sucesso pela via judicial. A esta norma o legislador atribuiu proteo manifestao de ltima vontade do de cujus j que o testamento depende de reconhecimento judicial dentro dos autos de inventrio, impossibilitando a lavratura de escritura pblica no presente caso. Tendo o falecido deixado imveis situados no exterior, o inventrio s se far possvel tambm pela via judicial, em razo da proibio expressa no artigo 29 da resoluo 35 do Conselho Nacional de Justia.

Art. 988. Tem, contudo, legitimidade concorrente: I o cnjuge suprstite; II o herdeiro; III o legatrio; IV o testamenteiro; V o cessionrio do herdeiro ou do legatrio; Vl o credor do herdeiro, do legatrio ou do autor da herana;

Vll o sndico da falncia do herdeiro, do legatrio, do autor da herana ou do cnjuge suprstite; Vlll o Ministrio Pblico, havendo herdeiros incapazes; IX a Fazenda Pblica, quando tiver interesse.

Alm das pessoas que o legislador previu para serem administradores provisrios e ou inventariantes (artigo 1797 do Cdigo Civil), as pessoas citadas neste artigo podero requerer a abertura do inventrio, ainda que no estejam na posse dos bens.

Art. 989. O juiz determinar, de ofcio, que se inicie o inventrio, se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos antecedentes o requerer no prazo legal.

Princpio da inrcia - A jurisdio no pode ser exercida se no for provocada pelas partes, porm, este artigo a figura clara da exceo ao mencionado princpio, atuando o juiz de ofcio quando as partes no requererem a abertura da sucesso no prazo determinado em lei. SEO III DO INVENTARIANTE E DAS PRIMEIRAS DECLARAES

Art. 990. O juiz nomear inventariante: I o cnjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II o herdeiro que se achar na posse e administrao do esplio, se no houver cnjuge ou companheiro sobrevivente ou estes no puderem ser nomeados; III qualquer herdeiro, nenhum estando na posse e administrao do esplio; IV o testamenteiro, se Ihe foi confiada a administrao do esplio ou toda a herana estiver distribuda em legados; V o inventariante judicial, se houver;

Vl pessoa estranha idnea, onde no houver inventariante judicial. Pargrafo nico. O inventariante, intimado da nomeao, prestar, dentro de 5 (cinco) dias, o compromisso de bem e fielmente desempenhar o cargo.

Da nomeao do inventariante - Aberta a sucesso, o administrador provisrio ficar responsvel pela representao legal do esplio, de forma ativa e passiva (artigo 1797 do Cdigo Civil), at o compromisso do inventariante. muito comum que o administrador provisrio seja nomeado como inventariante, j que ele por muitas vezes detentor do conhecimento da vida particular do falecido, tornando-se tutor da massa da herana. Se todos os interessados concordarem e forem maiores e capazes, a nomeao do inventariante poder ocorrer mediante a indicao deles, porm, se no houver um consenso ao juiz caber a nomeao do inventariante.

Proteo do companheiro como se cnjuge fosse - A nova redao dada ao inciso I adequou a real situao das famlias brasileiras. Nos ltimos anos, o nmero de casais que convivem maritalmente aumentou consideravelmente fazendo com que o legislador se preocupasse com os interesses e direitos desse novo modelo de famlia. Assim, o texto antigo previa somente a condio de casado e ainda sob o regime da comunho, ou seja, mesmo no estado civil de casados se o regime de bens fosse o da separao convencional ou absoluta, o cnjuge sobrevivente no teria o direito a nomeao de inventariante.

Preferncia entre os herdeiros - A lei no faz distino quanto aos herdeiros, mas deixa claro a que os herdeiros que estiverem na posse direta dos bens deixados pelo de cujus ter preferncia ao cargo de inventariante aos demais.

A escolha se d por excluso - Este inciso torna o texto de lei flexvel, ou seja, ser nomeado inventariante qualquer um dos herdeiros se nenhum deles estiver na posse dos bens do esplio. Nota-se que a posse direita dos bens por um dos herdeiros torna a ordem de nomeao precisa.

Faculdade do testador - O inciso taxativo, pois o testamenteiro s ter direito a nomeao como inventariante se ele foi atribuda a administrao de todos os bens deixados pelo falecido ou se a herana estiver distribuda em legados. Esta previso uma faculdade do testador ao realizar o testamento, seja pblico ou particular.

Inventariante judicial - quase uma letra morta na lei, pois praticamente no h mais este tipo de nomeao, a menos que a legislao local tenha previsto.

Inventariante dativo - Trata-se de inventariante dativo. H uma peculiaridade quando nomeado um inventariante dativo. Nos termos do artigo 12, pargrafo 1 do Cdigo de Processo Civil, nas aes em que o esplio for parte, a representao ser feita pelos herdeiros ou sucessores do falecido.

Incio

da

responsabilidade

do

inventariante

A atribuio

de

responsabilidade prevista no artigo 1991 do Cdigo Civil Brasileiro tem incio com o termo de compromisso prestado pelo ento inventariante, que aps a intimao dever faz-lo no prazo de 5 dias.

Art. 991. Incumbe ao inventariante: I representar o esplio ativa e passivamente, em juzo ou fora dele, observando-se, quanto ao dativo, o disposto no art. 12, 1o; II administrar o esplio, velando-lhe os bens com a mesma diligncia como se seus fossem; III prestar as primeiras e ltimas declaraes pessoalmente ou por procurador com poderes especiais; IV exibir em cartrio, a qualquer tempo, para exame das partes, os documentos relativos ao esplio; V juntar aos autos certido do testamento, se houver; Vl trazer colao os bens recebidos pelo herdeiro ausente, renunciante ou excludo; Vll prestar contas de sua gesto ao deixar o cargo ou sempre que o juiz Ihe determinar; Vlll requerer a declarao de insolvncia (art. 748).

O cargo de inventariante - A ele atribui-se toda a responsabilidade desde o momento em presta compromisso at o trnsito em julgado. Da representao do esplio em juzo - A herana se apresenta sob uma universalidade de bens, no podendo ser individualizada at que haja a efetiva partilha e se assim desejarem, as cesses de direito entre os herdeiros, j que possvel realizar a partilha desigual desde que seja recolhido o tributo devido sobre a parte excedente. Considerando que os autos de inventrio ainda esto em curso, o esplio parte ativa ou passiva para atuar em Juzo, sendo representado pelo administrador provisrio se ainda no houver a devida nomeao ou por um inventariante, salvo se o mesmo for inventariante dativo. Neste caso o pargrafo primeiro do artigo 12 do Cdigo de Processo Civil probe expressamente, indicando para a representao os herdeiros e sucessores.

Espcie de depositrio fiel - O inventariante deve tutelar os bens do falecido com zelo e presteza. A sua responsabilidade est equipada a do administrador judicial nos termos do artigo 148 do Cdigo de Processo Civil.

Responsabilidade civil e criminal - Por todas as declaraes prestadas o inventariante responde civil e criminalmente em caso de falsidade ou dolo. O inventariante dever prestar as primeiras declaraes no prazo de 20 dias a contar do dia em que assinou o termo de compromisso, de acordo com o que expressa o artigo 993 do Cdigo de Processo Civil.

Direito das partes - Todos os envolvidos, inclusive o juiz e o Representante do Ministrio Pblico, a qualquer tempo, tm o direito de pedir ao inventariante que apresente os documentos relativos aos autos. Se o inventariante negar a apresentao de tais documentos ou omitilos, a critrio do juiz, este poder ser removido, nos termos do artigo 995, inciso II do Cdigo de Processo Civil.

Testamento - Caso haja testamento, o inventariante tem o dever de apresent-lo. Atualmente, na maior parte dos estados brasileiros, j existe uma central de testamentos junto ao Colgio Notarial do Brasil, que facilita a busca caso o falecido tenha deixado um testamento

pblico. A existncia de testamento impede a lavratura do testamento por escritura pblica, vide resoluo 35 do CNJ. Igualar os quinhes - possvel que haja a partilha desigual, pois alm das cesses de direito promovidas entre os herdeiros, dentro do processo, os pais podem tambm adiantar a legtima realizando por ato inter vivos a doao. A fim de igualar os quinhes, o legislador imps que seja feita a colao. Prestao de contas - A atuao e responsabilidade do inventariante equipara-se a do administrador judicial, por isso, sempre que lhe for solicitado seja pelo juiz ou pelas partes envolvidas, este dever prestar contas. Havendo discordncia entre os herdeiros, estes podero ingressar com uma ao de prestao de contas que correr em apenso aos autos de inventrio, como processo incidental, como dispe o artigo 914 e seguintes do Cdigo de Processo Civil. Falncia do esplio - Incumbe ao inventariante declarar a insolvncia do esplio formulando pedido de falncia.

Art. 992. Incumbe ainda ao inventariante, ouvidos os interessados e com autorizao do juiz: I alienar bens de qualquer espcie; II transigir em juzo ou fora dele; III pagar dvidas do esplio; IV fazer as despesas necessrias com a conservao e o melhoramento dos bens do esplio.

Das atribuies do inventariante - Sabido que o inventariante detm muito mais deveres e obrigaes do que direitos, porm, sua funo est atrelada a uma srie de limitaes impostas pela lei, como vender, acordar, pagar, reformar entre outras. Qualquer ato praticado pelo inventariante deve ser eivado de autorizao judicial, alvar, anuncia de todos os interessados ou ento que esteja investido de poderes de representao, ao contrrio o ato ser nulo. Cabe ao inventariante o recolhimento dos tributos devidos sobre os bens por ele tutelados, como aponta o artigo 134, inciso IV do Cdigo Tributrio Nacional e tambm

aqueles decorrentes da partilha, j que o juiz no proferir a homologao de partilha se no houver a quitao de tributos dos bens do esplio como expressa o artigo 192 do Cdigo Tributrio Nacional. Alienao dos bens do esplio - no momento da abertura da sucesso, que a viso no mbito jurdico muda com relao a todos os bens deixados pelo falecido, eis que surge o princpio da indivisibilidade, ou seja, a herana vista como um todo, ficando terminantemente proibido a ciso destes bens, sejam mveis ou imveis. A exceo a este princpio reside no livre convencimento do juiz que ao analisar a circunstncia poder expedir alvar para a venda de um bem. O patrimnio do de cujus s voltar a ser divisvel quando houver a homologao da partilha por sentena transitada em julgado. Poderes de representao - Para que o inventariante represente o esplio necessrio que ele possua poderes de representao e isso se d no momento em que assume o compromisso como inventariante, com exceo ao previsto no artigo 12 do Cdigo de Processo Civil quanto a nomeao de inventariante dativo. Pagamento de dvidas - Ainda que o inventariante queira saldar dvidas deixadas pelo falecido, mesmo com saldo positivo em conta bancria, ele necessitar de autorizao judicial, pois estar alterando a massa de herana declarada na abertura da sucesso, tudo em razo do princpio da indivisibilidade. Benfeitorias realizadas pelo inventariante - Deve-se deixar claro que a funo de inventariante no o autorizada a agir de forma arbitrria, ainda que seja com a inteno de conservar ou melhorar algo. preciso que esteja amparado por autorizao judicial para praticar atos para no acarretar uma nulidade futura.

Art. 993. Dentro de 20 (vinte) dias, contados da data em que prestou o compromisso, far o inventariante as primeiras declaraes, das quais se lavrar termo circunstanciado. No termo, assinado pelo juiz, escrivo e inventariante, sero exarados:

I o nome, estado, idade e domiclio do autor da herana, dia e lugar em que faleceu e bem ainda se deixou testamento; II o nome, estado, idade e residncia dos herdeiros e, havendo cnjuge suprstite, o regime de bens do casamento; III a qualidade dos herdeiros e o grau de seu parentesco com o inventariado; IV a relao completa e individuada de todos os bens do esplio e dos alheios que nele forem encontrados, descrevendo-se: a) os imveis, com as suas especificaes, nomeadamente local em que se encontram, extenso da rea, limites, confrontaes, benfeitorias, origem dos ttulos, nmeros das transcries aquisitivas e nus que os gravam; b) os mveis, com os sinais caractersticos; c) os semoventes, seu nmero, espcies, marcas e sinais distintivos; d) o dinheiro, as jias, os objetos de ouro e prata, e as pedras preciosas, declarando-se-lhes importncia; e) os ttulos da dvida pblica, bem como as aes, cotas e ttulos de sociedade, mencionando-se-lhes o nmero, o valor e a data; f) as dvidas ativas e passivas, indicando-se-lhes as datas, ttulos, origem da obrigao, bem como os nomes dos credores e dos devedores; g) direitos e aes; h) o valor corrente de cada um dos bens do esplio. Pargrafo nico. O juiz determinar que se proceda: I ao balano do estabelecimento, se o autor da herana era comerciante em nome individual; II a apurao de haveres, se o autor da herana era scio de sociedade que no annima. especificadamente a qualidade, o peso e a

Primeiras Declaraes - De forma minuciosa o inventariante tem a obrigao de prestar as primeiras declaraes de modo que no reste dvida ou atravanque o curso do processo. O prazo pontualmente deve ser observado sob pena de ser removido por deciso judicial, conforme o artigo 995, inciso I do Cdigo de Processo Civil.

O que deve conter nas primeiras declaraes - Este artigo, seguido dos incisos direciona a elaborao das primeiras declaraes para a perfeita caracterizao de bens e qualificao dos herdeiros.

Herdeiros e legatrios - Necessrio se faz a qualificao e identificao de todos os interessados nos autos de inventrio, informando alm do exigido nos incisos, tambm o CPF para fins de tributao.

Qualificao registraria - Os atos de inventrio devero ser registrados no Registro de Imveis a que compete a jurisdio de cada bem. O Oficial do registro de imveis tem o dever de devolver qualquer ttulo que no atenda ao princpio da qualificao registraria, que se resume na descrio do imvel com riqueza de informao a fim de que no cause dvida para o registro ou averbao. Alm deste princpio, outra importante questo tem absoluta relevncia para fins tributrio, pois, necessrio identificar os bens, sejam mveis ou imveis com rigorosa descrio, assim o tributo a ser recolhido ser identificado corretamente e no restar dvida na atribuio do quinho de cada herdeiro. A comprovao do recolhimento do imposto causa mortis ITCMD se d atravs de certido de quitao expedida pela Secretaria da Fazenda.

Bens cujos valores so declarados - Para a qualificao dos bens imveis e apurao de valores para a base de clculo, junta-se os ttulos aquisitivos e os respectivos comprovantes de IPTU ou ITR. Se o bem for mvel, como o automvel, por exemplo, h uma faixa de valores que permite a partir daquela indicao uma avaliao, porm, se nas primeiras declaraes constar bens como dinheiro em espcie ou joias, a apurao de valores ser mediante a declarao do inventariante, mas se for dinheiro em conta bancria, o responsvel dever anexar o extrato bancrio da poca da abertura da sucesso.

Dvida Pblica e cota societria - Havendo dvidas pblicas, aes, cotas societrias ou ttulos de sociedade, o inventariante juntar aos autos a prova de cada um destes documentos, onde constar o valor devido para compor o quinho de cada herdeiro e tambm para apurar a base de clculo para fins fiscais e tributrios.

Dvidas ativas e passivas - Com o evento morte, necessrio que os herdeiros concluam os compromissos deixados pelo falecido e encerreos, eis uma das razes de ingressar com os autos de inventario. O inventariante deve apontar nas primeiras declaraes as dvidas existentes em nome do falecido e tambm se o mesmo tinha a receber. Havendo dvida, esta ser quitada pelos herdeiros at o montante de seu quinho, no podendo as dvidas ultrapassar o valor recebido por cada um. Assim, neste caso, dever constar no termo a qualificao completa dos credores ou devedores como requer os primeiros incisos do presente artigo. Surgindo informaes posteriores a entrega do termo, o inventariante tem a obrigao de requerer a incluso do bem ou de pessoas atravs de petio.

Valor dos bens - Esta matria est bem definida nas palavras dos professores e juristas Euclides de Oliveira e Sebastio Amorim: tem grande importncia, para efeito de adequada partilha, a atribuio do justo valor dos bens, evitando impugnaes que demandem a realizao de avaliao judicial. Alm disso, so relevantes os efeitos fiscais, no s para o clculo do imposto causa mortis incidente na transmisso da herana, como pela incidncia do imposto de renda sobre o lucro na transmisso dos bens, isto , diferena entre o valor constante da declarao de bens do de cujus e o valor dado no inventrio; ou entre este e o que vier a ser apurado em futura alienao dos bens. (inventrios e partilhas Teoria e prtica, 20 ed. eud.p.359).

Nomeao de peritos - O juiz poder requerer a nomeao de peritos para apurar os haveres e o valor das cotas da sociedade, desde que o tipo societrio no seja uma sociedade annima, pois neste caso, o valor poder ser declarado por simples atribuio.

Art. 994. S se pode argir de sonegao ao inventariante depois de encerrada a descrio dos bens, com a declarao, por ele feita, de no existirem outros por inventariar.

Compete ao inventariante prestar todas as declaraes de maneira completa e igual dever compete tambm aos interessados. A sonegao de bens ato doloso como bem resume Orlando Gomes: a ocultao dolosa de bens do esplio. Ocorre tanto se no descritos bens pelo inventariante com o propsito de subtra-los partilha como se no trazidos colao pelo donatrio.(Sucesso, op. cit.,p. 279). Para a presente situao o legislador previu a sobrepartilha que poder ocorrer havendo sonegao ou

conhecimento posterior da existncia do bem a qualquer tempo, como dispe o artigo 1040, inciso I do Cdigo de Processo Civil.

Art. 995. O inventariante ser removido: I se no prestar, no prazo legal, as primeiras e as ltimas declaraes; II se no der ao inventrio andamento regular, suscitando dvidas infundadas ou praticando atos meramente protelatrios; III se, por culpa sua, se deteriorarem, forem dilapidados ou sofrerem dano bens do esplio; IV se no defender o esplio nas aes em que for citado, deixar de cobrar dvidas ativas ou no promover as medidas necessrias para evitar o perecimento de direitos; V se no prestar contas ou as que prestar no forem julgadas boas; Vl se sonegar, ocultar ou desviar bens do esplio.

Remoo e destituio do inventariante - Alm das causas mencionadas nos incisos, outras podero ensejar a remoo ou destituio do inventariante, assim, conclui-se que o texto de lei no taxativo. H entendimento jurisprudencial: no exaustiva a enumerao do artigo 995 do Cdigo de Processo Civil, nada impedindo que outras causas que denotem deslealdade, improbidade, ou outros vcios, sejam vlidas para a remoo do inventariante (RTJ 94/378, RP 25/318).

Art. 996. Requerida a remoo com fundamento em qualquer dos nmeros do artigo antecedente, ser intimado o inventariante para, no prazo de 5 (cinco) dias, defender-se e produzir provas. Pargrafo nico. O incidente da remoo correr em apenso aos autos do inventrio.

Direito de defesa - atravs de citao que o inventariante tomar conhecimento da causa para defender-se. Recurso - A deciso judicial est sujeita a recurso de agravo de instrumento: o ato do juiz que decide o incidente de remoo de inventariante deciso interlocutria, dela cabendo o recurso de agravo de instrumento (RTJ 94/739; RP 16/282; RT 550/205, 550/98, 514/100, 474/69).

Art. 997. Decorrido o prazo com a defesa do inventariante ou sem ela, o juiz decidir. Se remover o inventariante, nomear outro, observada a ordem estabelecida no art. 990.

Decidindo o juiz pela remoo do inventariante, ele tem o dever de observar a ordem estabelecida no artigo 990 do Cdigo de Processo Civil, mas, o magistrado no estar restrito ao elencado no texto de lei, pois luz de seu convencimento, o juiz poder nomear, por exemplo a parte que deu origem a remoo ou at mesmo um estranho quando no h consenso entre as partes.

Art. 998. O inventariante removido entregar imediatamente ao substituto os bens do esplio; deixando de faz-lo, ser compelido mediante mandado de busca e apreenso, ou de imisso na posse, conforme se tratar de bem mvel ou imvel.

Obrigaes do inventariante - Assim que o inventariante assina o termo de compromisso, ele assume as responsabilidades civil e criminal pelas declaraes prestadas e a tutela absoluta dos bens. Outro ponto, que geralmente o inventariante est na posse direta dos bens deixados pelo autor da herana, assim, ocorrendo a destituio da funo do inventrio, este

caber o dever de entregar ao seu sucessor todos os bens que at ento estavam sob a sua custdia. Implicaes por deixar de fazer - O texto taxativo quanto ao descumprimento da ordem judicial, que ser satisfeita atravs de busca e apreenso ou imisso na posse, como expressa o artigo 625 do Cdigo de Processo Civil. SEO IV DAS CITAES E DAS IMPUGNAES

Art. 999. Feitas as primeiras declaraes, o juiz mandar citar, para os termos do inventrio e partilha, o cnjuge, os herdeiros, os legatrios, a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico, se houver herdeiro incapaz ou ausente, e o testamenteiro, se o finado deixou testamento. 1o Citar-se-o, conforme o disposto nos arts. 224 a 230, somente as pessoas domiciliadas na comarca por onde corre o inventrio ou que a foram encontradas; e por edital, com o prazo de 20 (vinte) a 60 (sessenta) dias, todas as demais, residentes, assim no Brasil como no estrangeiro. 2o Das primeiras declaraes extrair-se-o tantas cpias quantas forem as partes. 3o O oficial de justia, ao proceder citao, entregar um exemplar a cada parte. 4o Incumbe ao escrivo remeter cpias Fazenda Pblica, ao Ministrio Pblico, ao testamenteiro, se houver, e ao advogado, se a parte j estiver representada nos autos. O sistema de processual civil, visando assegurar o real conhecimento da existncia de um processo pelo ru, e por conseguinte, assegurando o direito fundamental ao contraditrio, estabeleceu como regra a citao real, e de forma excepcional a citao por edital, todavia, o art.999, 1 do CPC, ao tratar do procedimento de citao dos herdeiros no processo de inventrio, estabelece uma hiptese em que a citao dever ser feita necessariamente por edital.

Cedio que, na sistemtica dos direitos fundamentais constitucionalmente assegurados, a coliso de princpios deve ser solucionada pela lgica do "mais ou menos", nos dizeres de Dworkin, onde, no caso concreto, escolhe-se pela proporcionalidade o mbito de atuao de cada valor constitucional colidente. O Supremo Tribunal Federal, no RE 552598, entendeu Constitucional a regra contida no art. 999, 1 do CPC, no violando a igualdade entre os herdeiros nem o contraditrio, a ser factvel por primar pela celeridade processual. Vencidos Min.Marco Aurlio e Min.Celso de Mello. O contraditrio sem duvida fator que contribui para a morosidade processual, todavia, deve-se destacar que uma morosidade necessria, e arrisco-me a dizer, benfica, por auferir legitimidade s decises ao assegurar a ampliao da matria cognitiva do julgador. Lembre-se que os processos da inquisio da igreja catlica eram extremamente rpidos por no assegurarem o

contraditrio, no obstante, isto no significava que eram justos. O direito ao contraditrio foi conquistado a duras lutas. Constitui pressuposto lgico ao exerccio do direito ao contraditrio o conhecimento da existncia de um processo, por tais razes que primou-se pela citao real, em detrimento da ficta. O povo brasileiro j sofreu demais com os julgamentos da poca da ditadura, onde o meirinho dirigia-se porta do frum chamando o nome do acusado por trs vezes, ao fim, era considerado citado e o julgamento prosseguia, quando na realidade o acusado encontrava-se na melhor das hipteses, preso pelos torturadores da ditadura. A Constituio assegura o direito razovel durao do processo, no de um processo clere. A razoabilidade deflui das peculiaridades do caso concreto. Acompanhamos o entendimento do voto de divergncia dos Ministros Marco Aurlio e Celso de Mello, para quem, quando houver a cincia de onde o herdeiro reside, deve ser feita a citao real, pois a citao ficta excepcional. A ttulo de exemplo, a citao de herdeiro incapazes residentes em outra comarca deve ser vista com extrema cautela, pois no obstante o art.999,1

do CPC seja norma especial em relao matria deduzida em juzo, deve-se notar que o art.222, "b" c/c art.224, ambos do CPC, trazem norma especial em relao pessoa, as quais, no caso concreto, por visar maior proteo do direito material de incapazes, podem prevalecer sobre a norma que visa a regularidade procedimental clere. Por tais razes, embora se tenha declarado a constitucionalidade do dispositivo, o julgador, dever analisar se o dispositivo ao for aplicado ferir outros direitos fundamentais, para ento, valendo-se o postulado de interpretao constitucional da convivncia das liberdades pblicas, por intermdio da tcnica de interpretao conforme a Constituio, utilizar o princpio da adaptabilidade, solucionando a coliso de direitos fundamentais no caso concreto.

Art. 1.000. Concludas as citaes, abrir-se- vista s partes, em cartrio e pelo prazo comum de 10 (dez) dias, para dizerem sobre as primeiras declaraes. Cabe parte: I argir erros e omisses; II reclamar contra a nomeao do inventariante; III contestar a qualidade de quem foi includo no ttulo de herdeiro. Pargrafo nico. Julgando procedente a impugnao referida no n. I, o juiz mandar retificar as primeiras declaraes. Se acolher o pedido, de que trata o n. II, nomear outro inventariante, observada a preferncia legal. Verificando que a disputa sobre a qualidade de herdeiro, a que alude o n. III, constitui matria de alta indagao, remeter a parte para os meios ordinrios e sobrestar, at o julgamento da ao, na entrega do quinho que na partilha couber ao herdeiro admitido.

Ocorridas as citaes, as partes podero no prazo de 10 dias realizar as impugnaes apontando erros ou omissos, que acolhendo o pedido, ser ordenado pelo juzo do feito proceder retificao. Tambm poder ser requerida a destituio do inventariante. Normalmente, este pedido surge no decorrer do processo em razo dos atos culposos ou dolosos do inventariante.

Outrossim, as partes podero requerer a remoo do inventariante por no respeitado a ordem prevista no artigo 990 do Cdigo de Processo Civil. E, por fim, considerando o juiz que a alegao da qualidade de herdeiro matria de alta indagao, esta dever ser discutida em processo de conhecimento. Por este motivo, o autos ficaro suspensos at o julgamento. Vista as partes e impugnaes - Feitas as citaes, com observncia do art. 999 e 1.0, 2.0, 3o e 4O, abrir-se- vista s partes, em cartrio, para que, no prazo de dez dias, falem sobre as primeiras declaraes. Pode a parte reclamar contra a nomeao do inventariante, o que questo inicial, bem como arguir erros e omisses e contestar a qualidade da pessoa que foi includa como herdeiro (ou legatrio). Arguio de erros e omisses - Tudo que interessa ao inventrio e partilha, inclusive quanto a impostos e encargos dos herdeiros, ou legatrios, ou testamenteiro, ou do inventariante, pode ser assunto de exame, para ser apontado algum erro, ou a falta de qualquer meno nas declaraes. Procedncia e improcedncia de nomeao - Se o juiz atende argio de no caber a nomeao, que se fizera, do inventariante, tem de nomear outra pessoa, observando o art. 990. Qualidade de herdeiro ou de legatrio e espcie de herana ou legado A pessoa citada pode impugnar a incluso do herdeiro ou a incluso na qualidade de herdeiro legitimo, ou herdeiro necessrio, ou de herdeiro testamentrio, ou a incluso de algum como legatrio, ou de beneficiado modal, ou a quota que se atribui ao herdeiro, ou o objeto que se diz legado, ou o contedo de modus. O art. 1.000, III, somente falou de contestar-se a qualidade de quem foi includo no ttulo de herdeiro, mas temos de dar, na interpretao, maior extenso regra jurdica. Retificao - Se foi acolhida a alegao de erro ou de omisso, tem o juiz de mandar que se retifiquem as primeiras declaraes, o que incumbe ao inventariante, e tem de ser assinado pelo juiz, pelo escrivo e pelo inventariante a retificao (cf. art. 993).

Vous aimerez peut-être aussi