Vous êtes sur la page 1sur 12

ALFABETIZAO E LETRAMENTO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: Intervenes Psicopedaggicas e LIBRAS Leia mais em: http://www.webartigos.

com/artigos/alfabetizacao-e-letramentopara-deficientes-auditivos-intervencoes-psicopedagogicas-elibras/81782/#ixzz2bLB7p0jD Clrio Cezar Batista Sena Joicy Midi Figueiredo Macedo Matheus Soares ALFABETIZAO E LETRAMENTO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: Intervenes Psicopedaggicas e LIBRAS

RESUMO:

Este trabalho consiste num estudo bibliogrfico sobre a importncia da alfabetizao e letramento para deficientes auditivos em relao ao contexto da educao inclusiva. necessrio falar da educao inclusiva e tambm do processo de alfabetizao para alunos com necessidades especiais auditivas, tanto no contexto social quanto educacional, para haver educao integral para todos. A escola precisa esta preparada para receber e mostrar que este espao, alm de educativo pode ser acolhedor. Para que realmente acontea a educao inclusiva de uma forma geral, preciso no somente a conscientizao e aceitabilidade de todos, mas de uma mobilizao e reflexo dos setores: polticos, comunitrios, dos pais, da unio da equipe pedaggica, isto , gestores, professores, enfim, de todos juntos possam fazer a diferena, ir alm da compreenso desta temtica, agindo de forma voluntria nesta ao inclusiva.

Palavras-chave: educao inclusiva, deficientes auditivos, LIBRAS, intervenes.

INTRODUO

Atualmente a proposta sobre Educao Inclusiva tem sido um desafio, pois o trabalho com deficiente auditivo precisa de um processo de reforma e de reestruturao das escolas como um todo, com o objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso s oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela mesma. Para entendermos melhor o que isso significa e possibilitar a reflexo de quem se interessa por educao, que foi escolhido este tema para pesquisa. Por isso procuraremos elucidar o verdadeiro significado do termo incluso, buscando mostrar que no apenas um novo modismo inserido no cotidiano escolar. Alm de explanarmos mais esta rea com o foco nas mudanas metodolgicas educacionais para priorizao do ensino e aprendizagem com os portadores de deficincia auditiva. A escola o princpio bsico para comearmos este trabalho, e por meio dela chegarmos s famlias, a sociedade de uma forma geral, sempre buscando reconhecer os direitos e deveres de cada um. Educao Inclusiva tem uma importncia muito grande na histria da educao principalmente no Brasil, melhorias foram feitas, projetos de leis foram aprovados, e agora com tanto recurso em mos ainda vemos a excluso. notrio que todo processo leva um tempo para adaptar e aceitar suas proposies e por isso, como educadores precisamos nos atentar as mudanas recorrentes e se preocupar mais com o que chamamos de educao. Quando relatamos educao especial inclusiva, logo nos lembramos dos portadores de alguma deficincia e que eles tambm tem o direito a educao e por isso precisa-se muito a ser feito. Em destaque, retrataremos sobre pessoas com deficincia auditiva, isto , sua incluso nas escolas parece ser mais fcil, mas na verdade no . Pois o educador precisa de uma preparao, de estudo apropriado para no somente entender o surdo, mas pod-lo ensin-lo a conviver com os outros semelhantes na sociedade. Desta forma educao inclusiva, busca agora, depois de todo esse processo uma etapa maior, que de inclu-los na sociedade, no apenas pela aceitao, pela acessibilidade, mas pelo direito de ser reconhecido, de poder ir e vir como qualquer pessoa considerada normal propriamente dita.

1-

OS PROCESSOS EDUCACIONAIS E A INCLUSO

1.1 LEGISLAO E INCLUSO

A incluso um assunto que vem sendo discutido desde a dcada de 90, se apresentou com um grande desafio para a educao brasileira. Devido a discriminao segregada para com o portador de deficincia. Surgiu nos Estados Unidos, a mais de duas dcadas, cujo objetivo era oferecer ao deficiente, educao e reabilitao em ambientes regulares, com os apoios psicopedaggicos necessrios. Denominado de sistema de cascata, promovia servios paralelos ao sistema regular de ensino para atender crianas em suas necessidades, na escola ou em servios especializados. Enquanto isso, no Brasil, na mesma poca, sugira as classes especiais que segundo Bueno (1993:88), se constituir em espao de segregao, pois passaram tambm a receber os alunos com problemas de aprendizagem, considerados deficientes mentais leves. E por inspirao do Ano Internacional das Pessoas Deficientes em 1981, o conceito em relao ao deficiente foi alterado: no o deficiente que tem que adaptar-se a sociedade, mas a sociedade tem que adaptar-se s pessoas diferentes. A deficincia no ento um atributo do individuo, mas esta relacionada a forma como a sociedade o v. Segundo mencionado na Declarao de Salamanca, em junho de 1994, uma assemblia com representantes de 92 pases e 25 organizaes internacionais que assumiram a "Educao para Todos", surgiu a expresso "educao inclusiva". Conforme a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, assegurou que a criana deficiente fsica, sensorial e mental, pode e deve estudar em classes comuns. Dispe em seu art. 58, que a educao escolar deve situar-se na rede regular de ensino e determina a existncia, quando necessrio, de servios de apoio especializado. Prev tambm recursos como classes, escolas ou servios especializados quando no for possvel a integrao nas classes comuns. O art. 59 contempla a adequada organizao do trabalho pedaggico que os sistemas de ensino devem assegura a fim de atender as necessidades especficas, assim como os professores preparados para o atendimento especializado ou para o ensino regular, capacitados para integrar os educandos portadores de necessidades especiais nas classes comuns. Desta forma, nota-se um problema no que diz respeito a incluso com nfase em educao para todos. Por um lado a pessoa portadora de deficincia esta inserida na sociedade, por outro, esta realmente inclusa. So dois pontos muito diferentes. Especialmente quando se trata de deficincia auditiva, isto , expor claramente a condio do individuo com deficincia

auditiva, leva ao confronto social e psicolgico, tornando assim mais difcil lidar com essa situao. Pois que este necessita de atendimento diferenciado pra que favoreceram sua capacidade de compreenso. (COUTO-LENZI, 1997), Ainda hoje o trabalho com o deficiente auditivo controverso. Existem duas grandes linhas: a oralista, com mtodos que utilizam o treinamento oral, e a Lngua de Sinais. Em respeito educao para surdos, Bueno (2001:41), afirma que
O sculo XIX caracterizou-se pelo domnio da linguagem gestual sob influncia do Instituto de Surdos de Paris, criado pelo Abade de L'Epe e em 1880 o II Congresso Mundial de Educao de Surdos, em Milo, considerou o oralismo como o mtodo mais adequado, pela possibilidade de integrao do indivduo sociedade.

No entanto, o sistema educacional com classes e escolas especiais favoreceu a segregao e o surgimento das comunidades surdas. Nos anos 70, a partir dos EUA, movimentos favorveis Lngua de Sinais como uma lngua mais completa, que permitia o desenvolvimento global dos surdos, culminaram na proposta bilnge que defende o acesso a Lngua de Sinais, da comunidade surda, e a oral e escrita, do grupo majoritrio. A Declarao de Salamanca promulgada nessa poca reconhece a Lngua de Sinais e a possibilidade de sua utilizao para a educao dos surdos, bem como a manuteno dos sistemas especiais de ensino como classes e escolas especiais (BUENO, 2001). No Brasil, a maioria dos deficientes auditivos que tem acesso escola e atendimento especializado tem sido tratada por mtodos que visam a comunicao oral. Se por um lado muitas crianas apresentam bons resultados com este mtodo, outras, devido perda auditiva profunda ou a dificuldades prprias, no conseguem o mesmo aproveitamento. Em se tratando de aluno com deficincia auditiva, o que parece certo que no se deve pautar pelo maniquesmo; no h uma regra ou uma receita que garanta o bom resultado. Cada criana tem sua histria e, sem dvida, os professores e as escolas tero papel decisivo no seu desempenho.

1.2 A ESCOLA E OS PROCESSOS DE INCLUSO AO DEFICIENTE SURDO

A Educao Inclusiva atenta a diversidade inerente espcie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prtica pedaggica coletiva, multifacetada, dinmica e flexvel requer mudanas significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formao humana dos professores e nas relaes famlia-escola. Com fora transformadora, a educao inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva. O ensino inclusivo no deve ser confundido com educao especial, a qual se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integrao das crianas com apoio especializado. O ensino especial desde sua origem um sistema separado de educao das crianas com deficincia, fora do ensino regular, baseado na crena de que as necessidades das crianas com deficincia no podem ser supridas nas escolas regulares. Existe ensino especial em todo o mundo seja em escolas de freqncia diria, internatos ou pequenas unidades ligadas escola de ensino regular.

[...] que a dificuldade maior dos surdos est exatamente na aquisio de uma linguagem que subsidie seu desenvolvimento cognitivo, os estudos que envolvem a condio de pessoa surda so revestidos de fundamental importncia e a seriedade, visto que a surdez, analisada exclusivamente do ponto de vista do desenvolvimento fsico, no uma deficincia grave, mas a ausncia da linguagem, alm de criar dificuldades no relacionamento pessoal, acaba por impedir todo o desenvolvimento psicossocial do individuo. (S, 1999: 47)

Partindo deste pressuposto, compreende-se que a falta de uma comunicao eficaz prejudica no desenvolvimento e relacionamento pessoal, isto , torna se um convvio conflituoso gerado por conseqncias de sua deficincia auditiva. Que de fato infere na parte do social do ser humano. Relativamente afeta no psicossocial pela questo do negativismo proveniente das suas limitaes fala. Consequentemente o primeiro passo da sociabilidade comea na escola. Onde nasce o primeiro convvio social entre suas pessoas com culturas familiares diferentes ou semelhantes. De principio nota-se um leve desconforto ao comunicar-se com outro ser ainda desconhecido, a curiosidade leva-o ao conhecimento de si e do outro.

Nesse processo de formao de carter e de personalidade, as diferenas so um impasse para um relacionamento saudvel. Ou a diferena no ato comunicativo pode ser um fator importante para o que denominamos de incluso, de aceitabilidade, de respeito mutuo, compreenso com o prximo. nesse espao escolar que a criana comea a desenvolver suas habilidades e tambm a fazer suas prprias escolhas. Seria um estudo muito condicionado dizer que as escolas no preparam as crianas para o convvio com o outro, independente de sua deficincia, religio, ou seja, qualquer outra situao. Para um deficiente auditivo a escola pode ser um labirinto de incompatibilidade. Devido diversidade social que os cerca. funo do professor, educar para vida, ou seja, educar vai alm de apenas ensinar os mtodos que desenvolvam suas competncias e habilidades, preciso que a criana saiba tambm a conviver, conhecer e entender o seu semelhante da maneira que ele , sem fazer nenhuma distino.

2. ALFABETIZAO E LETRAMENTO PARA O DEFICIENTE AUDITIVO SURDO 2.1 OS PROCESSOS DA ALFABETIZAO EM LIBRAS.

A Lngua Brasileira de Sinais uma modalidade gestual-visual porque utiliza, como meio de comunicao, movimentos gestuais e expresses faciais que so percebidos pela viso. Sendo diferenciada da Lngua Portuguesa de ouvintes que apresenta por modalidade uma linguagem oral - auditiva, pois os sons so emitidos pela voz, o que impossvel para um surdo. De acordo com as Orientaes Curriculares:

A Lngua Brasileira de Sinais tem, para as pessoas surdas, a mesma funo que a Lngua Portuguesa na modalidade oral tem para as ouvintes e ela, portanto, que vai possibilitar as crianas surdas atingirem os objetivos propostos pela escola, incluindo o aprendizado da Lngua Portuguesa na modalidade escrita. (PEREIRA, 2008:22).

Os sinais so formados a partir de combinaes das formas e movimentos das mos e expresses faciais. As mos tm importncia fundamental, pois elas so utilizadas para a datitologia que quando se utiliza o alfabeto com as mos, no caso da Linguagem de Libras. Os movimentos podem ser utilizados ou no, dependendo de cada palavra, sendo que no se obtm a emisso da fala, o entendimento dos sinais provm das expresses faciais ou corporais que podem ser utilizados para se comunicar com outras pessoas sem o uso de palavras. Existem algumas particularidades da Lngua de Sinais, por exemplo: os verbos, no so conjugados como ocorre na Lngua Portuguesa escrita. Se voc diz: Eu estou com fome, na Linguagem de Sinais, voc apenas utilizar o sinal que significa eu e o outro sinal que significa comer. Juntando os dois sinais para formar uma frase. notrio que para um deficiente auditivo, ou seja, no caso, daqueles que nascem sem saber falar, mais fcil, pois a sua linguagem primria. O que no ocorre com aqueles que devido algum problema de origem neurolgico ou patolgico perderam a funo da fala, pois podem ainda escutar, mas no conseguem falar. A linguagem de sinais apresenta-se para este grupo determinante um pouco mais complexa para expressar-se com o outro ser falante ou no falante da lngua de sinais. Em relao escrita, a comunicao em sinais deixa a desejar, pois o falante de lngua de sinais tem muitas dificuldades para expor suas idias numa folha de papel, isto , escrever um texto, no tarefa fcil para um deficiente auditivo. Pois ele compreende a sua linguagem de sinais, mas no compreende a Lngua Portuguesa, devido a tantas regras gramaticais que fomentam na parte escrita. A LIBRAS dotada de uma gramtica constituda a partir de elementos constitutivos das palavras, que se estruturam a partir de mecanismos morfolgicos, sintticos e semnticos que apresentam especificidade, mas seguem tambm princpios bsicos gerais. estruturada pelos componentes pragmticos convencionais, codificados no lxico e nas estruturas da LIBRAS e que permitem a gerao de implcitos sentidos metafricos, ironias e outros significados no literais. Entretanto, quando se trata da linguagem de sinais, sabemos que a importncia de compreende os fatores semiticos facilita o entendimento da formao dos seus signos (significado, significante). Segundo a definio de Saussure (2006:80) a imagem acstica no o som material, coisa puramente fsica, mas a impresso psquica desse som. Os dois elementos significante e significado constituem o signo esto intimamente unidos e um reclama o outro.

A semitica o estudo de signos ou significaes, da esttica do sensvel, a diferena entre os vrios tipos de semiticas vem da delimitao de seu campo de estudos, ela ajuda a entendermos como conseguimos interpretar mensagens, interpretar obras de arte, textos ou at mesmo como se comunica pessoas atravs de sinais como a Lngua Brasileira de Sinais ou Libras. O objeto de estudo da semitica so os signos, que nada mais so que algo que pode estar no lugar de outra coisa, para que uma pessoa possa entender ou interpretar o que , ou que se mostra. Ela estuda tambm todos os cdigos, todas as linguagens (verbais e/ ou no verbais); e por isso fundamental para o estudo que trata sobre Libras (um cdigo de comunicao). Enfim, a semitica o meio lingustico na qual podemos relacionar a lngua de sinais como uma estrutura comunicativa gramatical de forma significativa isto , a presena de sinais ou de signos em uma comunicao no deixa ser menos valorizada do que a outra que dada oralmente. A nica diferena esta em questo dos processos da escrita. A semitica neste caso representa de forma simblica uma emisso de mensagens significativas (em Libras) para uma expressividade no oral, porm ilustrativa e, por conseguinte, uma forma diferente, mas uma produo escrita. Diante deste contexto educacional e inclusivo, convm entendermos a dificuldade tanto para os educandos quantos para os educadores inseridos na rede pblica. Ensinar lngua portuguesa j no uma tarefa fcil devido ao avano da tecnologia que vem prejudicando em alguns fatores na linguagem digital assim atribudas, por exemplo: (msn, orkut, facebook), entre outras redes sociais nas quais os falantes fazem uso. Isto apenas um comparativo para explanar a ideia de que como educadores temos um desafio e uma tarefa muito rdua para cumprir. Em relao ao que tratamos de alfabetizar e letrar, temos muitos pesquisadores que demonstram um anseio pela educao de uma forma que nos permite propor ou no propor a sua teoria. Segundo Soares (2003:4) o letramento compreende, insere , avalia e a aprecia a escrita e leitura, tanto pelas apropriaes tcnicas, quanto ao aspecto de convvio e hbito. Esse conceito define bem a ideia de letramento, mas o que podemos dizer da juno do letramento em Libras? Nota-se a dificuldade em ambas partes para alfabetizar e letrar um aluno que apresente necessidades especiais auditivas.Em questo de debate na busca de entender como funciona esse processo, recorremos as intervenes psicopedaggicas como uma ferramenta auxiliadora na educao inclusiva e dessa forma tentar sanar essa dificuldade.

2.2 DEFICIENCIA AUDITIVA E LETRAMENTO: INTERVENES PSICOPEDAGGICAS E LIBRAS Diante de todo esse procedimento at aqui estudado sobre alfabetizao e letramento, mencionamos o processo do sistema em LIBRAS que alavanca para o tema proposto, isto , a juno da educao inclusiva e a linguagem em sinais, como um dos Precisamos nos atentar para esta situao que de fato preocupante tanto para ns professores, quantos para nossos alunos. Pensando em uma ao inclusiva, na qual no devemos apenas incluir o aluno portador de uma necessidade especial, neste caso, a deficincia auditiva como um rs ouvinte em sala de aula e sim inclu-lo como aprendente. Segundo Passos (2010:25), compreende-se que:

A deficincia auditiva, em particular, no responsvel pela dificuldade de aprendizagem em si. No entanto, ela pode dificultar esse processo pelo comprometimento da recepo das informaes necessrias alfabetizao, se no forem utilizados os recursos e materiais necessrios na aprendizagem.

De acordo com o tema proposto, a alfabetizao e letramento para um aluno surdo e por dois processos, o primeiro a aquisio da oralidade, ou seja, aprende a falar com a linguagem de sinais, e em seguida, d continuidade com a segunda parte que exige mais cuidado, pois neste processo que o aluno surdo aprende a interao com o seu meio, isto , conhece sua comunidade de falantes. Seu letramento compreende-se por esse processo de ensino-aprendizagem denominado de simblico, pois seus estudos partem de das imagens para a realidade contextualizada. Em relao a esse preceito, Santos (2002:13), afirma que

O conceito proposto por Noan Chomsky: em que a criana j nasce com uma gramtica em sua cabea, onde se guardam todas as regras, de todas as lnguas, uma enorme quantidade de contedo. Mas a criana transforma esta

gramtica, na gramtica de sua lngua, retirando s o que necessrio para o uso e aprendizagem da mesma e descartando o restante.

Se tratando do letramento da criana com surdez, Kishimoto em, seu artigo intitulado o brincar e a linguagem, afirma que o brincar polissmico e cada cultura tem suas concepes prprias, conforme seus usos. (Fromberg, apud Kishimoto, 2004:29). Em relao s intervenes psicopedaggicas no processo da aquisio da linguagem pelos deficientes auditivos surdos, Quadros (2004:16), comenta que: a utilizao de um amplo universo de atividades, que vo desde a proposio de brincadeiras e jogos em sinais, de experincias em sinais, de hora do conto em sinais, de passeios e contato com comunidades surdas locais at mini-palestras proferidas por pessoas surdas de comunidades locais ou de outras. De acordo com a proposta em relao a interveno psicopedaggica em LIBRAS, compreendemos como educadores e pesquisadores a juno e execuo desse processo de ensino aprendizagem como um meio auxiliador na prtica da alfabetizao e letramento em sala de aula. Segundo Quadros (2004:27), afirma que Os alunos surdos precisam tornar-se leitores na lngua de sinais para se tornarem leitores na lngua portuguesa. Em resposta para sanar a dificuldade de ensinagem apresentada por muitos educadores, a proposio da interao dos jogos didticos como instrumento de aprendizagem, traz uma soluo vivel ao que se trata de uma ao inclusiva, e no apenas a idia de educao inclusiva como teoria, ou mtodo educativo, social, cultural e poltico. Sendo que, ser somente por meio dessa ao inclusiva que conseguiremos alavancar o processo da educao inclusiva, e melhorar o ensino dos nossos alunos com necessidades especiais, tendo a base necessria e elementar na prtica alfabetizadora e letrada, pois eles tambm tm o direito a um ensino de qualidade e no ser apenas alunos inseridos numa sala de aula e sim includos e fazer valer os seus direitos educacionais perante todos.

3.CONSIDERAES FINAIS

De acordo com Passos (2010:34), os alunos com deficincia auditiva necessitam de mtodos, recursos didticos e equipamentos especiais para correo e desenvolvimento da linguagem. Existem vrias formas de comunicao, no entanto a lngua natural da comunidade surda a lngua de sinais. A comunicao dessa comunidade de falantes com deficincia auditiva ainda tem como linguagem primaria a Libras e por isso apresentam mais dificuldades na questo de serem alfabetizados e letrados, pois ela inrcia ao processo de ensino aprendizagem, precisa-se de uma restaurao nesse sistema de ensino e por assim dizer trazer para a prtica o uso de simbolismo, ou seja, propor atividades que desenvolvam uma interao de aluno para aluno e de aluno para professor. Dentre estas atividades ludopedaggicas, as oficinas de teatro mudo, de mmica, ainda so as mais propensas para serem trabalhadas, pois so elas que iram promover dentro dessa atividade ldica uma ao inclusiva no processo educacional. Em relao s intervenes psicopedaggicas proposto nesta pesquisa, observamos quo importantes e fundamentais elas so no processo de ensino - aprendizagem, mais propriamente dita na alfabetizao, como o primeiro passo na construo do sujeito aprendente com o seu meio ensinador. E dessa forma concluir o objetivo proposto nesta pesquisa, que a educao inclusiva para todos de uma forma geral, sendo assim, se for necessrios as mudanas devemos nos comprometer mais e nos adaptar a essa nova vigncia e buscarmos sempre meios que nos auxiliem na juno de uma prtica pedaggica mais produtiva e eficaz.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, Lei Federal n 9.394 (Institui as Diretrizes e Bases da Educao Nacional), de 20 de Dezembro de 1996. Braslia. 1996.

BUENO, J.G.S. - Educao especial brasileira: integrao/segregao do aluno diferente. So Paulo, EDUC/PUCSP, 1993.

_______, J.G.S. - Educao inclusiva e escolarizao dos surdos. Integrao, n.23. p.37-42, 2001. COUTO-LENZI, A. - A integrao das pessoas surdas. Espao, v.7 (jan./jun.), p.22-25, 1997. PASSOS, Marileni,O.A, Fundamentos das Dificuldades de Aprendizagem . Curitiba, Fael,2010.

QUADROS, Ronice M. Educao de surdos: efeitos de modalidade e prticas pedaggicas. Temas em Educao Especial IV. Santa Catarina: EDOFSCar. 2004. SANTOS, Raquel. A aquisio da linguagem. FIORIN, Jos Luiz (org.) Introduo a Lingstica: I. objetos tericos. So Paulo: Contexto, 2002. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingustica geral. So Paulo, Cultrix, 2006.

SOARES, Magda B. As diferenas entre letramento e alfabetizao . Jornal Dirio do Grande ABC,So Paulo 29 de agosto de 2003. S, Ndia R. L. Educao de Surdos: a caminho do bilingismo . Niteri: EduFF, 1999.

UNESCO, Declarao de Salamanca e linha de Ao sobre necessidades educativas especiais. Salamanca: Espanha, 1990. Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/alfabetizacao-e-letramentopara-deficientes-auditivos-intervencoes-psicopedagogicas-elibras/81782/#ixzz2bLBHnUyv

Vous aimerez peut-être aussi