Vous êtes sur la page 1sur 36

Tutorial Raspberry Pi Primeiros passos

Criado por Pedro Pinto em 4 de Maro de 2013 | 70 comentrios O Raspberry Pi um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na pgina do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um carto de crdito capaz de reproduzir vdeo com qualidade Blu-ray e renderizar grficos 3D, entre outras tarefas. Hoje, o Pplware, em parceria com a INMotion, vo dar inicio a um conjunto de tutoriais com o objectivo de tirar o melhor partido do mini PC Raspberry Pi. Esteja atentos pois vai haver muitas novidades.

Como tutorial de introduo ao mundo do Raspberry Pi , hoje deixamos uma lista de componentes essenciais e tambm opcionais, para que possa ter o seu Raspberry Pi operacional.
O que necessrio?

Raspberry PI Como pea fundamental, o utilizador dever adquirir um mini PC Raspberry PI (seja o modelo A ou B). Para os tutoriais que vamos apresentar, recomendamos o uso do modelo B.

Especificaes do Raspberry PI modelo B


Processador: 700 MHz ARM1176JZF-S core (famlia ARM11 ) GPU: deoCore IV, OpenGL ES 2.0, 1080p30 h.264/MPEG-4 AVC high-profile decoder RAM: 512MB Interfaces: o 1 x HDMI (digital audio/video output) o 2 x portas USB 2.0 o 1 x Entrada para carto SD/MMC/SDIO o 1 x 10/100 Ethernet RJ45 o 1 x Entrada de vdeo RCA composto o 1 x 3.5 mm jack (sada analgica de audio) o 1 GPIO (General Purpose Input/Output) Interface Sistemas Operativos: Linux (Debian, Arch, Fedora), RISC OS Dimenses: 85.6 x 53.98 x 17mm

Nota: Para os utilizadores menos experientes, como menos conhecimento na rea da electrnica, um GPIO so basicamente portas/pinos programveis para entrada e sada de dados. O Raspberry PI vem com 26 entradas/pinos, onde o utilizador poder ligar os mais diversos equipamentos (em futuros tutoriais iremos explorar melhor essas entradas).

Case Apesar de no ser fundamental, importante que o utilizador adquira uma Case para o Raspberry PI. Alm do aspecto e de ser bastante barata, a case ajuda tambm a proteger a pequena placa Raspberry PI. Veja aqui algumas cases para todos os gostos.

Carto de memria SD Como recomendao, a Raspberry Pi Foundation aconselha que se utilize um carto 4GB Classe 4. O preo de um carto de 4G com as caractersticas recomendadas, ronda os 7 a 9. Se o utilizador pretender gastar mais alguns trocos, poder sempre optar por um com mais capacidade de armazenamento.

Cabos udio/Video Para quem pretender ligar o Raspberry Pi a uma TV mais antiga, sendo que esta possui entradas RCA ento dever adquirir um cabo RCA para vdeo e um cabo de 3,5 mm stereo para udio. Para as TVs/monitores com interface HDMI, os utilizadores devem adquirir um cabo HDMI de 1 ou 2 m. No caso dos monitores que apenas tenha DVI, necessrio adquiri um cabo HDMI to DVI.

Exemplo de um cabo HDMI

Rato/Teclado Como o Raspberry Pi tem portas USB, qualquer teclado/rato USB funciona (necessrio ver se o consumo inferior a 100mAh). Se tiver de adquiri um teclado ou rato, quanto menor, melhor. Ethernet /Wireless Como podemos ver nas especificaes do Raspberry PI modelo B, este apenas tem interface Ethernet (RJ45) para termos rede necessitamos de adquirir um cabo de rede normal. Caso se pretenda ligar o Raspberry PI a uma rede wireless necessrio adquirir uma dongle Wifi que custa aproximadamente 8 (ver aqui).

Alimentao Como o Raspberry PI no inclui nenhuma bateria, necessrio adquirir uma fonte de alimentao de 5V dc, com interface Micro USB (ver aqui).

Durante a semana passada, a INMotion, empresa que comercializa em Portugal variadssimos componentes electrnicos, componentes Robticos e equipamentos como o Arduino ou Raspberry PI, enviou-nos um mini PC Raspberry PI modelo B e outros componentes, para que possamos apresentar alguns tutoriais nos prximos dias. Material Enviado (ver imagem inicial):

1 x Raspberry PI modelo B 1 x Micro USB Power supply 5V, 1.2A 1 x Cabo HDMI High Speed de 1m 1 x Wifi USB dongle RTL8188CU INM-0542 (802.11 b/g/n) 1 x carto SD4/4GB 1 x ModMyPi Clear Raspberry Pi Case

Nos prximos dias iremos apresentar mais alguns tutoriais para tirar o mximo partido do seu Raspberry PI . Se ainda no tem um, aproveite a promoo da INMotion que oferece os portes de envio at 31/03/2013.

Tutorial Raspberry Pi Primeiras configuraes do RaspbianOS


Criado por Pedro Pinto em 13 de Maro de 2013 | 25 comentrios O Raspberry Pi um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na pgina do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um carto de crdito capaz de reproduzir vdeo com qualidade Blu-ray e renderizar grficos 3D, entre outras tarefas. No seguimento da nossa parceria com a INMotion, e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e tambm opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC hoje vamos aprender como realizar as primeiras configuraes.

O PI demora pouco segundos at arrancar o sistema. Como referido em artigos anteriores, o PI baseado no Linux Debian e como tal, no arranque apresentada a informao sobre os mdulos a carregar e servios a arrancar.

Aps o primeiro boot do RaspbianOS, o utilizador tem a possibilidade de proceder a algumas configuraes bsicas do sistema. Neste artigo explicamos cada uma dessas funcionalidades. De referir que a ferramenta de configurao pode ser invocada a qualquer altura.

Info

Selecionando a entrada Info, so fornecidas algumas informaes sobre a prpria ferramenta.


expand_rootfs

O expand_rootfs deve ser uma das primeiras configuraes a realizar. Por omisso, o RaspbianOS apenas usa o espao que necessita no carto SD para o ncleo do sistema operativo. Para que a totalidade da memoria de armazenamento do carto SD esteja disponvel no sistema, necessrio executar esta opo.

overscan

O overscan permite ajustar a imagem ao display, caso seja necessrio. Para activar o overscan basta entrar na opo e escolher Enable.

change_timezone

Esta opo permite configurar o fuso horrio. O utilizador dever apenas escolher o pas para que a data/hora se ajustem.
SSH

O SSH (Secure Shell) tambm conhecido como Secure Socket Shell um protocolo/aplicao que permite de forma segura aceder remotamente, atravs de um PC ou outro dispositivo. Para activar, basta selecionar e selecionar enable.
boot_behavior

Por omisso, o RaspbianOS arranca em modo shell (linha de comandos). Caso pretendam que o mesmo arranque em modo grfico devem activar esta opo e para a pergunta Should we boot straight to the desktop? devem escolher a opo Yes.

configure_keyboard

Nesta opo podem facilmente configurar o Layout do teclado USB a usar.

change_pass

Permite mudar facilmente a password do sistema.


change_locale

Para definir o sistema de codificao a ser usado pelo sistema.


overclock

Por omisso, o processador ARM do Pi funciona a 700 Mhz. O Pi suporta actualmente overcloking podendo o processador chegar a 1 Ghz (verso turbo). Apesar de ser aconselhado a utilizao do sistema sem overcloking , o RaspianOS permite que o utilizador experimente outras velocidades do CPU.

update

Por fim, o update permite verificar se o utilizador tem a ultima verso do RaspbiaOS. De referir, que para a realizao com sucesso desta opo o Pi deve estar ligado Internet via wired ou wireless. Depois de finalizadas as configuraes, o nosso PI est pronto a funcionar.

Exemplo do browser aberto e tambm da SHell para saber qual o IP atribudo ao PI para efectuar o acesso por SSH, via PC. De referir que para este exemplo, o PI foi ligado por cabo a uma porta ethernet (RJ45) do router wifi.

Por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham percebido as opes disponibilizadas e que configurem da melhor forma o vosso PI. Para o prximo tutorial vamos mostrar como configurar a componente wireless, entre outras configuraes. Estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informao que ns publicamos.

Digitalizar e enviar para o e-mail com um Raspberry PI


Criado por Pedro Pinto em 28 de Janeiro de 2013 | 21 comentrios A moda dos mini Pcs pegou! Muitos so j os equipamentos disponveis no mercado para este segmento mas, a verdade que o projecto Raspberry Pi continua a liderar a preferencia dos utilizadores. O Raspberry Pi foi anunciado em Maio de 2011 e desde a que so muitos os projectos que vo sendo publicados na Internet, como por exemplo usar o Raspberry Pi para ligar/desligar uma simples lmpada (ver aqui). Hoje vamos conhecer uma ideia simples, funcional e low cost, utilizado um Raspberry PI e um scanner antigo.

O Raspberry Pi um dos mini PCs mais populares e potentes que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar alguns dos projectos aqui). Este pequeno equipamento tem um custo reduzido (aproximadamente 35) e basta apenas ter um exemplar e dar asas imaginao para criar excelentes projectos. O projecto que vos apresentamos hoje do portugus Eduardo Lus e consiste em usar um Raspberry PI e um scanner USB. Segundo o mentor do projecto, a ideia surgiu essencialmente pela necessidade de ter uma soluo barata para o digitalizar e enviar documentos para o e-mail, numa filial da empresa onde trabalha, aproveitando um scanner antigo. Na filial existem apenas 3 pessoas a trabalhar e uma vez que havia know how optou por criar uma soluo recorrendo ao Raspberry PI.

A Soluo: Um scanner antigo e um Raspberry PI

Na soluo apresentada, consiste num Raspberry PI a correr o SO Raspbian com um conjunto de servios/ferramentas como por exemplo o Sendmail, Bind, Python, Bash, Sane, Imagemagick e Mutt. A Ideia: O scanner antigo ligado ao Raspberry PI via porta USB (necessita de ser compatvel com Sane) e depois existe um boto que inicializa o processo de scanning, invocando um conjunto de scripts que sero responsveis pelos processos de envio do documento digitalizado.

Hardware Relativamente ao hardware, mais concretamente ao Raspberry PI, so necessrios 3 pinos: um para o boto de inicializao e outros dois para indicar o estado do sistema. O Scanner um equipamento j antigo, com ligao via porta USB

Sistema ocupado Pino 18 (RED) LED acende quando o sistema est em funcionamento digitalizao/envio de fax) Boto de inicializao Este boto d inicio ao processo. Est ligado ao pino 18 e a uma resistncia de 10.000 omh . System status: Pino 14 (GREEN) Mostra o estado do sistema a cada 5 segundos. O estado do sistema verificado atravs de um simples script em bash (carregado no boot) e que se encontra localizado em /etc/rc.local Scripts/Configuraes rc.local
#initiate PINS 14 and 18 on GPIO echo 14 > /sys/class/gpio/export echo out > /sys/class/gpio/gpio14/direction echo 18 > /sys/class/gpio/export echo out > /sys/class/gpio/gpio18/direction #turns leds 14 and 18 off echo 0 > /sys/class/gpio/gpio14/value echo 0 > /sys/class/gpio/gpio18/value #bash script to initiate blinking status /root/scripts/blinking.sh & # python script to listen for the push button /root/scripts/script_listen_for_scan.py &

/root/scripts/blinking.sh
#!/bin/bash while true; do echo 1 > /sys/class/gpio/gpio14/value

sleep 0.05 echo 0 > /sys/class/gpio/gpio14/value sleep 0.09 echo 1 > /sys/class/gpio/gpio14/value sleep 0.05 echo 0 > /sys/class/gpio/gpio14/value sleep 5 done

/root/scripts/script_listen_for_scan.py
#!/usr/bin/env python # LOOP ESPERA DA PRESSO NO BOTO from time import sleep import os import RPi.GPIO as GPIO GPIO.setmode(GPIO.BCM) GPIO.setup(23, GPIO.IN) while True: if ( GPIO.input(23) == True ): os.system('/root/scripts/scan.sh &') sleep(0.5);

/root/scripts/scan.sh
#!/bin/bash # ACENDE O LED DE BUSY echo 1 > /sys/class/gpio/gpio18/value cd /root rm -rf /root/sent.lock # Evita problemas com o mutt ter morrido inesperadamente scanimage --resolution 100 > /root/scan_benedita.pnm convert /root/scan_benedita.pnm /root/scan_benedita.jpg cd /root sudo mutt -s "Scan da Benedita" -a /root/scan_benedita.jpg -c scannerbenedita@MYDOMAIN.PT < /root/MSG # DESLIGA LED BUSY echo 0 > /sys/class/gpio/gpio18/value

Vejam uma pequena demonstrao de todo o sistema Como puderam ver, tendo um Mini PC e ideias meio caminho andado para se fazer excelente projectos. Em nome do Pplware gostaria de dar os parabns ao Eduardo Lus pela ideia e pela disponibilizao do cdigo dos scripts.

Tutorial Raspberry Pi Como meter o RaspbianOS


Criado por Pedro Pinto em 6 de Maro de 2013 | 68 comentrios O Raspberry Pi um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na pgina do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um carto de crdito capaz de reproduzir vdeo com qualidade Blu-ray e renderizar grficos 3D, entre outras tarefas. No seguimento da nossa parceria com a INMotion, e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e tambm opcionais, para que possa ter o seu Raspberry Pi operacional, hoje vamos aprender a colocar o RaspbianOS no mini PC.

Depois de adquirimos o Raspberry Pi , est na hora de colocarmos o sistema operativo no mesmo. Apesar de existirem actualmente algumas distribuies disponveis para o Pi, o RaspbianOS sem duvida a mas estvel e a mais aconselhvel.
Obter o RaspbianOS

O RaspbianOS uma distribuio baseada no Debian e optimizada para o Pi. O download pode ser feito directamente do site do projecto Raspberry Pi, sendo que a ultima imagem ocupa cerca de 470 MB. O download pode ser feito aqui

Colocar RaspbianOS no carto SD

Como sabemos, o disco rgido do Raspberry Pi o carto de memria SD. Para colocarmos a imagem do RaspbianOS no carto devemos seguir passos: 1) Descompactar o RaspbianOS (descarregado anteriormente) 2) Usar uma das seguintes ferramentas, de acordo com o sistema operativo que usa na sua mquina, para colocar a imagem no carto:

Windows: Win32 Disk Imager Linux: ImageWriter OS X: RPi-sd Card Builder

A titulo de exemplo, vamos usar o Win32 Disk Imager. Depois de executado, basta indicar onde est a imagem e qual a drive associada ao carto.

Arrancar o RaspbianOS no Raspberry Pi

Depois de termos a imagem no carto, basta encaix-lo novamente no Raspberry Pi e de seguida vamos lig-lo ao nosso monitor ou a nossa TV. Para o presente artigo, recorri a uma TV com 4 interfaces HDMI e liguei o Raspberry Pi entrada HDMI 1 (Nota: Caso a TV no detecte, tentem com o comando indicar que a source o HDMI 1)

Outros conectores:

Em seguida ligamos o equipamento energia, atravs do carregador de 5V dc/Porta USB do PC e de imediato o RaspbianOS comear a ser carregado e apresentado no monitor/TV.

Aps alguns segundos, o RaspbianOS entrar no modo de configurao que ser apresentado, ao pormenor, num prximo tutorial.

Como puderam ver, colocar um sistema operativo no Raspberry Pi uma tarefa simples e rpida. Como referido, num proximo tutorial iremos ensinar a configurar o

seu Raspberry Pi, incluindo a configurao para acesso a rede via wireless. Estejam atentos!

Tutorial Raspberry Pi Vamos lig-lo rede wireless e Wired


Criado por Pedro Pinto em 25 de Maro de 2013 | 18 comentrios O Raspberry Pi um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na pgina do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um carto de crdito capaz de reproduzir vdeo com qualidade Blu-ray e renderizar grficos 3D, entre outras tarefas. No seguimento da nossa parceria com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e tambm opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC e tambm de termos realizado as primeiras configuraes, hoje vamos aprender a configurar a rede (wireless e wired) no Raspberry Pi.

Wireless/Wired

Como podemos ver nas especificaes do Raspberry PI modelo B, este apenas tem interface Ethernet (RJ45) para termos rede necessitamos de adquirir um cabo de rede normal. Caso se pretenda ligar o Raspberry PI a uma rede wireless necessrio adquirir uma dongle Wifi que custa aproximadamente 8 (ver aqui).

Configurao da rede Wireless

A configurao da rede wireless no PI algo bastante simples de realizar. Para isso deve ter previamente ligada a dongle Wifi e j dentro do RaspbianOS devem abrir a ferramenta: Wifi Config (ou wpa_gui) J dentro do wpa_gui devem escolher a opo scan, para que seja apresentada a lista de redes detectadas. Depois escolhemos a rede qual nos pretendemos ligar, dando duplo click com o rato.

Em seguida introduzimos a chave de acesso rede. No meu caso uso como autenticao WPA2+PSK (Pr-Shared key). Para finalizar devem carregar em Add Nota: Esta configurao pode variar de configurao para configurao, de acordo com o que tm definido no vosso router Wifi.

Depois do perfil criado, basta carregar em connect e esperar alguns segundos at que a ligao ao router wifi seja estabelecida. Caso a ligao tenha sido efectuada com sucesso, o utilizador dever ver no Status a indicao Completed e tambm o endereo IP atribudo.

E est feito. Como puderam ver, configurar uma rede wifi no Pi algo bastante simples e intuitivo.

Configurao da rede Wired

Para quem no possui ou ainda no adquiriu uma dongle Wifi, poder ligar-se rede atravs da interface Ethernet, utilizando um cabo Straight-through (directo). Se a infraestrutura de rede tiver um servio DHCP (servio de rede com o objectivo de automatizar todo o processo de configurao do protocolo TCP/IP nos diversos equipamentos de uma rede (ex. computadores, dispositivos mveis, impressoras, etc), que pode estar a funcionar no router Wifi ou num PC, ento basta ligar o cabo e esperar que seja atribudo um endereo IP ao dispositivo. De referir que o utilizador poder visualizar o endereo, via terminal, usando o comando ifconfig

Mas eu quero configurar um IP esttico. Como fazer?

A configurao dos parmetros de rede no Debian (SO no qual o RaspbianOS baseado) so definidos no ficheiro em /etc/network/interfaces Como podem ver pela imagem seguinte, tanto a interface wired com a wireless esto definidos para obter os parmetros de rede via DHCP

Considerando que pretende definir um endereo esttico na interface de rede wired (por cabo) basta editar o ficheiro /etc/network/interfaces usando o comando:
sudo nano /etc/network/interfaces

comentar a linha:
#iface eth0 inet dhcp

e alterar a configurao (escrevendo imediatamente a linha anterior) para algo do tipo (Nota: devem mudar de acordo com o endereamento da vossa rede)
iface eth0 inet dhcp address 192.168.1.67 netmask 255.255.255.0 network 192.168.1.0 broadcast 192.168.1.255 gateway 192.168.1.254

A configurao do DNS realizada no ficheiro /etc/resolv.conf Para isso editamos o ficheiro:


sudo nano /etc/resolv.conf

e indicamos quais os nossos nameservers:


nameserver 192.168.1.254

Feita a configurao, vamos reiniciar o servio de rede, para que as configuraes sejam aplicadas, usando o seguinte comando:
sudo /etc/init.d/networking restart

Para testar a ligao, faam por exemplo um ping aos servidores de DNS da Google, usando o comando
ping 8.8.8.8

A resposta dever ser algo do tipo:

Por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham percebido como ligar o vosso PI rede. O prximo tutorial ser surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informao que ns publicamos.

Tutoriais Pplware sobre Raspberry Pi


Lista de componentes essenciais e tambm opcionais Instalar o SO RaspbianOS no Raspberry Primeiras configuraes

Tutorial Raspberry Pi Como aceder-lhe remotamente?


Criado por Pedro Pinto em 1 de Abril de 2013 | 16 comentrios O Raspberry Pi um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na pgina do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um carto de crdito capaz de reproduzir vdeo com qualidade Blu-ray e renderizar grficos 3D, entre outras tarefas. No seguimento da nossa parceria com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e tambm opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC e tambm de termos realizado as primeiras configuraes e ter aprendido como configurar a rede (wireless e wired) no Raspberry Pi, hoje vamos saber como podemos aceder-lhe remotamente.

Uma das primeiras configuraes que fiz quando recebi o Raspberry Pi foi configurar um conjunto de servios que me permitissem aceder e controlar remotamente o PI, atravs do PC. Como tenho o PI a servir de media Center para a TV da Sala, destoava um pouco o enorme teclado e rato ligados ao pequeno PI.

O acesso remoto ao PI pode ser realizado via SSH ou, caso pretendam aceder ao ambiente grfico, podemos tambm recorrer a um servio de remote desktop como por exemplo o TightVNC ou outro.
Acesso ao PI via SSH

O SSH (Secure Shell) tambm conhecido como Secure Socket Shell um protocolo/aplicao que permite de forma segura aceder remotamente, atravs de um PC ou outro dispositivo. Para activar, basta selecionar SSH e escolher a opo enable no primeiro arranque do RaspbianOS. Para quem no activou o SSH poder faz-lo, invocando novamente o menu de configuraes bsicas usando o comando:

Depois, tal como referido, basta selecionar SSH e escolher a opo enable . Do lado do PC podem usar por exemplo o Putty (download aqui), e indicar o endereo IP do PI (que podem consultar no terminal usando o comando ifconfig). Por omisso a porta a 22.

Se tudo estiver bem configurado, podemos facilmente aceder remotamente shell do PI. No se esqueam que as credenciais por omisso so:

username: pi password: raspberry

Acesso remoto interface grfica do PI

Para quem no quiser ficar limitado ao terminal, pode tambm aceder ao ambiente de trabalho grfico do PI. Para isso, basta que instale um programa que permita o acesso remoto, com suporte para o PI, para que o utilizador atravs de um PC /Mac se possa ligar ao miniPC. Para este tutorial vamos usar o TightVNC. Para comear devemos instalar o servidor do TightVNC no PI. Para isso, basta ir ao terminal e inserir o seguinte comando: sudo apt-get install tightvncserver

Para correr o servidor tightvncserver basta a qualquer momento executar o comando tightvncserver

Feita a configurao do lado do PI, vamos agora fazer download do cliente para PC (aqui escolham verso adequada para o vosso sistema). Depois de instalado e executado o tightvncserver importante definirmos uma password.

De seguida indicamos qual o endereo IP do nosso PI (apesar do tightvncserver nos fornecer o nome, como no temos servios de DNS para esta situao, importante que se use o endereo IP) e tambm o numero do display virtual, neste caso o 1: 192.168.1.94:1

Depois introduzimos a password que definimos no tightvncserver

E est feito. A imagem seguinte mostra o resultado final, onde podemos ver o ambiente de trabalho do nosso PI. De referir que para este tutorial, o acesso remoto foi realizado via Windows.

Por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham percebido como ligar o vosso PI rede. O prximo tutorial ser surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informao que ns publicamos.
Tutoriais Pplware sobre Raspberry Pi

Lista de componentes essenciais e tambm opcionais Instalar o SO RaspbianOS no Raspberry Primeiras configuraes Vamos lig-lo rede wireless e Wired

Open Arena chega ao Raspberry Pi


Criado por Pedro Pinto em 26 de Janeiro de 2013 | 24 comentrios Um clone do Quake III no seu mini PC O Raspberry Pi um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes(pode consultar os projectos na pgina do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um carto de crdito, capaz de reproduzir vdeo com qualidade Blu-ray e renderizar grficos 3D, entre outras tarefas Aproveitando o hype das lojas online, os responsveis pelo projecto Raspberry Pi anunciaram , ainda em 2012, a disponibilizao da sua prpria loja de aplicaes online aqui. Open Arena uma das ultimas novidades disponveis na loja de aplicaes online do Raspberry Pi

Fazendo uma retrospectiva do projecto Raspberry Pi interessante verificar como que uma plataforma to pequena fez tanto sucesso em to pouco tempo. O Raspberry Pi hoje uma referencia no segmento dos mini PCs e oferece funcionalidades muito interessantesbasta que hajam ideias.

A loja online do Raspberry Pi disponibiliza agora 44 aplicaes aplicaes/jogos/tutoriais e tendo o Raspberry Pi a capacidade de renderizar grficos 3D, copeam agora a aparecer os primeiros jogos, como por exemplo o Open Arena.

O Open Arena um jogo open source, de tiros e muitos sengue, com suporte para multiplayer que integra em parte o motor do Quake III. O jogo oferece excelentes grficos e uma jogabilidade fantstica.

Como j referido o jogo est disponvel gratuitamente na loja de aplicaes online do Raspberry Pi. Esta sem duvida uma excelente noticia e ser certamente uma motivao para outros programadores/empresas de jogos que podem descobrir no Raspberry Pi um nico de mercado. Uma pequena sondagem: Tem algum mini-PC? um Raspberry Pi? Download: Open Arena Homepage: RaspberryPi

Vous aimerez peut-être aussi