Vous êtes sur la page 1sur 6

TRT 8 AMAP E PAR 2013 Direito Civil Roberto Figueiredo

01 CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Bens; Quanto matria bens, assinale a opo correta conforme o ordenamento jurdico brasileiro. a) O direito sucesso aberta obedece ao regime de bens mveis. b) Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao legal ou por vontade das partes. c) Tanto os bens pblicos quanto os privados podem ser usucapidos. d) Os bens pblicos dominicais e os de uso especial no podem ser alienados. e) O uso comum dos bens pblicos pode ser retribudo conforme estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencem, sendo vedado seu uso gratuito.

indenizao, devendo cada uma suportar o prejuzo experimentado.

03 CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Direito das Obrigaes Contratos ; Considerando o contrato de compra e venda, assinale a opo correta. a) A propriedade da coisa vendida, salvo disposio em contrrio, transfere-se no momento do contrato, por isso, considera-se tal operao como contrato real. b) Ser suspensa por tempo determinado a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido. c) Desde a celebrao do contrato, independentemente da tradio, os riscos da coisa correm por conta do comprador e os riscos do preo, por conta do vendedor. d) Salvo clusula em contrrio, ficaro a cargo do comprador as despesas de escritura, registro e tradio. e) O preo corrente nas vendas habituais do vendedor critrio vlido de atribuio do preo, quando a venda for feita sem fixao do preo ou de critrios vlidos para a sua determinao e no houver tabelamento oficial para o objeto do contrato.

02 CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Fatos Jurdicos - Negcio Jurdico; A respeito dos negcios jurdicos, assinale a opo correta. a) Constitui causa de nulidade do negcio jurdico o erro substancial quanto natureza do negcio. b) O contrato de compra e venda de bem mvel comprado, sob premente necessidade, por preo manifestamente superior ao seu real valor de mercado pode ser anulado por conter vcio do consentimento denominado estado de perigo. c) O negcio jurdico eivado de dolo de terceiro poder ser anulado ainda que no se prove que a parte a quem ele aproveita sabia da ocorrncia do dolo. d) Mesmo que seja de natureza acidental, o dolo acarretar irremediavelmente a nulidade do ato. e) No vlido o ato negocial em que ambas as partes tenham agido reciprocamente com dolo. A nenhuma delas permitido reclamar

04 CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Lei de Introduo as Normas do Direito Brasileiro (LINDB); Acerca da vigncia, aplicao e interpretao da lei, assinale a opo incorreta. a) Repristinar uma lei dar-lhe nova vigncia, ou seja, uma lei que fora revogada volta a viger por determinao expressa de uma nova lei. b) O intervalo entre a data da publicao da lei e a de sua entrada em vigor chama-se vacatio legis.

www.cers.com.br

TRT 8 AMAP E PAR 2013 Direito Civil Roberto Figueiredo

c) A lei posterior revoga a anterior quando com ela incompatvel ou quando disciplina inteiramente a matria por ela tratada. d) Para que uma lei seja interpretada de maneira sistemtica h que se examinar a sua relao com as demais leis que integram o ordenamento jurdico. e) A irretroatividade da lei um princpio constitucional absoluto. A lei nova no pode retroagir e a sua aplicao e seus efeitos abrangem fatos futuros, no sendo aplicvel ao passado.

ao estado anterior realizao do negcio.

06 CESPE - 2006 - TJ-RR - Analista Judicirio - rea Judiciria Assunto: Direito das Obrigaes No que se refere ao inadimplemento das obrigaes, assinale a opo incorreta. a) Para conceder a indenizao de perdas e danos, o juiz deve considerar se houve dano emergente, que consiste em prejuzo real ao patrimnio do credor, e lucro cessante, relativo privao de um ganho pelo credor, ou seja, o lucro que ele deixou de auferir em razo de descumprimento da obrigao pelo devedor. b) Para que se configure a mora do devedor, preciso que o inadimplemento total ou parcial da obrigao decorra de fato ou de omisso imputvel ao devedor. Durante o atraso no cumprimento da obrigao, o devedor responde pelos prejuzos a que sua mora der causa, mais juros e correo monetria, mesmo ocorrendo caso fortuito ou de fora maior, salvo na ausncia de culpa ou no caso em que, mesmo cumprida a obrigao a termo, o dano sobrevenha. c) Considere que os contratantes estipulem expressamente o direito de arrependimento, tornando o contrato resolvel, porm, com os nus da perda do sinal dado em benefcio da outra parte ou de sua restituio mais o equivalente. Nesse caso, se qualquer das partes desistir do contrato, as arras funcionam como clusula penal pelo inadimplemento da obrigao; no entanto, quando estas forem fixadas em valor irrisrio ou quando restar provado que a parte inocente sofreu prejuzo superior ao recebido, o juiz pode, licitamente, fixar indenizao suplementar. d) Nos contratos bancrios, a comisso de permanncia possui natureza jurdica tanto de juros remuneratrios quanto de correo monetria. Por esse motivo, ela no pode ser cobrada cumulativamente com quaisquer outros encargos, ainda que haja previso contratual.

05 CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Fatos Jurdicos - Negcio Jurdico; Com relao aos fatos jurdicos, assinale a opo correta. a) Configura-se o estado de perigo quando uma pessoa, por inexperincia, ou sob premente necessidade, assume uma obrigao com valor desproporcional entre as prestaes recprocas, gerando um lucro exagerado ao outro contratante. Nessa situao, a pessoa pode demandar a nulidade do negcio jurdico, dispensando-se a verificao do dolo, ou mf, da parte adversa. b) A simulao relativa um vcio social que acarreta a nulidade do negcio jurdico, no subsistindo o ato negocial, mesmo que seja vlido na substncia e na forma, por representar declarao enganosa da vontade. c) fraude contra credores a concesso de garantia real de dvida feita pelo devedor insolvente a um dos seus credores quirografrios. d) nulo o negcio jurdico no qual ambas as partes houverem reciprocamente agido com dolo essencial. Entretanto, a nenhuma delas permitido reclamar indenizao, devendo cada uma suportar o prejuzo experimentado. e) A sentena que decreta anulabilidade de um ato negocial produz efeitos ex tunc, alcanando a declarao de vontade no momento da emisso, tornando inoperante o negcio jurdico e determinando que as partes voltem

www.cers.com.br

TRT 8 AMAP E PAR 2013 Direito Civil Roberto Figueiredo


07 Prova: CESPE - 2006 - TJ-RR - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Direito das Coisas; A respeito dos direitos das coisas, assinale a opo correta. a) A preferncia das hipotecas entre os vrios credores hipotecrios ocorre pela ordem cronolgica do vencimento do ttulo constitutivo, ou seja, paga-se integralmente ao credor hipotecrio cujo ttulo vena primeiro e, depois de satisfeito este, paga-se ao segundo credor ou ao terceiro, conforme a ordem cronolgica do vencimento do ttulo. b) O direito de reteno consiste na faculdade do possuidor de boa-f de manter o poder ftico sobre a coisa alheia, objetivando receber do retomante a indenizao pelas benfeitorias necessrias e teis nela realizadas. c) No usufruto, a propriedade fracionada, pois, enquanto o usufruturio retira proveito econmico da coisa, remanesce em poder do nu-proprietrio o contedo do direito, ou seja, a faculdade de disposio da coisa em sua substncia, podendo este alienar, instituir nus real ou dar qualquer outra forma de disposio ao objeto. Assim, o usufruturio tem a posse direta e justa do bem alheio, podendo desfrutar da coisa como se fosse prpria, contudo sem alterar-lhe a substncia. Na defesa da posse, o usufruturio pode valer-se dos remdios possessrios contra terceiros, mas no contra o nu- proprietrio, que tem a posse indireta. d) A tolerncia do poder pblico quanto ocupao dos bens pblicos de uso comum ou especial por particulares faz nascer, para estes, direito assegurvel pelos interditos possessrios, transmudando-se a posse precria em permisso de uso.

profisso, essa cidade ser considerada o domiclio do profissional para esse fim. b) Devem ser registrados em registro pblico os nascimentos, casamentos e bitos; a emancipao por outorga dos pais ou por sentena do juiz; a interdio por incapacidade absoluta ou relativa e a sentena declaratria do restabelecimento de sociedade conjugal e de ausncia e de morte presumida. c) Consideram-se interessados para o requerimento de declarao de ausncia e de abertura provisria da sucesso, aps trs anos do desaparecimento da pessoa do seu domiclio, sem dela haver notcia, o cnjuge no separado judicialmente, os herdeiros necessrios, legtimos ou testamentrios; os que tiverem sobre os bens do ausente direito dependente de sua morte e os credores do ausente. d) Entre os bens reciprocamente considerados, o bem principal o que existe sobre si, absoluta e concretamente, e acessrio, aquele cuja existncia supe a do principal; assim, quando se vende um imvel, o vendedor, de acordo com essa regra, no pode retirar, por exemplo, o condicionador de ar instalado em um dos cmodos da casa se a retirada no estiver previamente pactuada, uma vez que o acessrio segue o principal.

09 CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio rea Judiciria Assuntos: Prescrio e decadncia; Quanto prescrio e decadncia, institutos fundamentais para a pacificao das relaes jurdicas, julgue os itens seguintes. Embora seja incontestvel o seu amplo espectro de abrangncia, que permeia todos os direitos, a prescrio encontra limitaes, pois o legislador estabeleceu algumas aes imunes a ela, a exemplo das que versam sobre bens confiados guarda de terceiros, a ttulo de depsito, mandato ou penhor.

08 CESPE - 2012 - TJMA - Juiz Assinale a opo correta no que se refere a disposies gerais do Cdigo Civil. a) Caso um profissional que tenha negcios nas cidades A, B e C seja demandado judicialmente por fato ocorrido na cidade C e a demanda tenha relao com o exerccio de sua

www.cers.com.br

TRT 8 AMAP E PAR 2013 Direito Civil Roberto Figueiredo


10 CESPE 2011 TJPI JUIZ Acerca do adimplemento assinale a opo correta. 12 CESPE - 2011 - TJ-ES - Juiz Assuntos: Fatos Jurdicos Jurdico;

contratual,

Negcio

a) No pode o credor recusar a imputao feita pelo devedor na dvida maior, quando o montante entregue s quitar a dvida menor. b) lcito aos contratantes incluir, na avena superior a um ano, clusula de escala mvel, com o objetivo de estabelecer reviso a ser aplicada por ocasio dos pagamentos. c) O pagamento que o devedor de boa-f efetuar ao credor putativo s ser vlido se provado que reverteu em benefcio seu. d) O pagamento estipulado em cotas sucessivas no se presume pela apresentao da quitao da ltima cota. e) Caso o credor seja incapaz, o devedor, de acordo com a lei, dever, sempre, consignar o pagamento do valor devido quele.

Pedro, ao chegar com seu filho gravemente doente em um hospital particular, concordou em pagar quantia exorbitante para submet-lo a cirurgia, ante a alegao do mdico de que o tempo necessrio para levar a criana a outro hospital poderia acarretar-lhe a morte. Nessa situao hipottica, caracteriza-se, como causa de invalidao do negcio, a) o dolo, porque o pai foi induzido a aceitar condies que o prejudicavam. b) o estado de perigo, porquanto o pai se encontrava em situao de extrema necessidade. c) a leso, porquanto o mdico se aproveitou da situao. d) o erro, porque o pai assumiu a prestao com vcio de vontade. e) a coao, porquanto foi incutido no pai o dano iminente ao filho.

11 CESPE 2011 TJPI JUIZ Assunto: Responsabilidade Civil; Considerando que, em determinada festa, a exploso de uma garrafa de refrigerante cause danos a algumas pessoas, assinale a opo correta. a) Para acionar judicialmente o fabricante, ser necessria a demonstrao da ocorrncia de conduta culposa. b) A ausncia de comprovao de defeito na fabricao do produto excluir a responsabilidade do fabricante. c) Caso se trate de produto importado, o importador ser considerado fornecedor presumido e responder de forma objetiva pelos danos causados. d) Se for comprovado que o dano decorreu de defeito de informao, a responsabilidade do comerciante ser afastada. e) Ser solidria a responsabilidade do comerciante pelos danos causados s pessoas atingidas

13 CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Fatos Jurdicos - Negcio Jurdico; Julgue os itens que se seguem, a respeito da interpretao da legislao e dos atos e negcios jurdicos. Considere que Cludio tenha adquirido de Pedro um apartamento, cuja venda fora anunciada por este em jornal, e que, em razo dessa venda, Pedro tenha ficado sem patrimnio para garantir o pagamento de suas dvidas. Nessa situao, o negcio jurdico celebrado entre ambos passvel de anulao por fraude contra credores em face da presuno de m-f de Pedro.

www.cers.com.br

TRT 8 AMAP E PAR 2013 Direito Civil Roberto Figueiredo


14 CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria Assuntos: Prescrio e Decadncia; Quanto s regras pertinentes a prescrio e decadncia, julgue os prximos itens. Considere que uma pessoa sofreu dano material em 10/2/1992. Nesse caso, correto afirmar que j prescreveu o direito de ao para uma possvel reparao civil, uma vez que o Cdigo Civil publicado em 10/1/2002 determinou o prazo de trs anos para a prescrio da pretenso de reparao civil, e o prazo de 20 anos que existia no Cdigo Civil de 1916 em relao aos direitos pessoais no aplicvel hiptese apresentada.

www.cers.com.br

TRT 8 AMAP E PAR 2013 Direito Civil Roberto Figueiredo

GABARITO 1. B 2. C 3. E 4. E 5. C 6. C 7. B 8. A 9. ERRADO 10. B 11. C 12. B 13. ERRADO 14. ERRADO

www.cers.com.br

Vous aimerez peut-être aussi