Vous êtes sur la page 1sur 2

Objetivo geral Analisar o apoio Familiar no desenvolvimento de uma criana cega.

Objetivos especficos

Investigar a trajetria da criana cega no mbito familiar. Identificar as dificuldades da famlia em entender a cegueira e suas necessidades.

Metodologia Durante o projeto de pesquisa estaremos possibilitando a famlia compreender que nenhuma criana e igual outra, e que nenhuma atingir o mesmo nvel de habilidade no mesmo momento ou exatamente da mesma forma. Com o objetivo de esclarecermos sobre as diversas maneiras e ritmos de aprendizagem, foram realizadas visitas a uma instituio que trabalha com estimulao precoce de crianas cegas e l podemos observar os diferentes estgios de desenvolvimento destas crianas. Foram realizadas entrevistas com os profissionais que trabalham na instituio visitada e com as famlias, com o objetivo de que tambm em casa possam ser aplicados e intensificados os conhecimentos e habilidades trabalhadas pela mesma. A Anamnese foi criteriosamente organizada por ns visando que os responsveis participem do desenvolvimento desta criana, compartilhando as experincias que foram vivenciadas ao longo de suas vidas, bem como as conquistas que foram e que sero alcanadas, levando sempre em considerao as suas limitaes. Realizamos observaes peridicas atravs de registros, fotografias e anexando algumas atividades realizadas pela criana ao longo do processo. Resultados Verificamos que o deficiente visual pode apresentar resultados diferentes do esperado, mas isso no significa que ela no v avanar, importante que sejam estimulados em suas capacidades intelectuais para que possam sentir-se parte integrante do meio social ao qual esta inserida. A chave para o trabalho com crianas deficientes a ateno, o respeito pelo seu prprio ritmo e a oportunidade de exploraes diversas. Discusses: Durante a preparao do trabalho observamos que a criana cega deve ter a audio e o tato bastante estimulado para que estes sentidos possam ser trabalhados em conjunto, neste momento de fundamental importncia o apoio da famlia no que diz respeito a estas estimulaes como, realizar atividades da vida cotidiana: higiene pessoal, levar objetos a boca, engatinhar, reconhecimento de objetos pelos sons e pelo tato, o uso do braile e da bengala. O nascimento de uma criana com necessidades especiais, muitas vezes desestrutura toda famlia, , portanto, necessrio que se tenha um momento para cuidar dessas famlias, ouvir suas queixas, suas expectativas, seus medos, suas inseguranas, seus traumas, ter um olhar sensvel diante das questes que envolvem "o ser diferente". Tpicos da discusso Conceito de cegueira Cegueira em crianas Olhar da famlia ao gerar uma criana cega Instituio que trabalha com estimulao precoce para crianas cegas

O que estimulao precoce O que Terapia Ocupacional Benefcios da estimulao precoce. O papel da famlia para o desenvolvimento de um filho cego A importncia do apoio Familiar na estimulao precoce.

Concluso O apoio das famlias ou responsveis de uma criana cega de fundamental importncia para que futuramente essas crianas possam caminhar sozinhas, com independncia e autonomia. Em nossa pesquisa e visita a instituio que trabalha com estimulao precoce de crianas cegas, notamos que as crianas que os responsveis seguem as orientaes dadas pelos profissionais de atendimento e que tem frequncia assdua aos atendimentos tem desenvolvimento condizente faixa etria. O que no acontece com as crianas cujo responsvel so faltosos e no compreendem as necessidades da criana cega.

Vous aimerez peut-être aussi