Vous êtes sur la page 1sur 11

USO SUSTENTVEL DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA: CONSERVAO OU ECOTURISMO1

Introduo Por ambiente entendemos que a totalidade do planeta e os elementos que o compem: fsicos, qumicos e biolgicos, tantos os naturais quanto os artificiais, tanto os orgnicos quanto inorgnicos, nos distintos nveis de sua evoluo, at o homem e suas formas de organizao na sociedade, onde as redes de inter-relaes existentes entre estes elementos se encontram em estreita dependncia e influncia recprocas. A ao do homem, entretanto, na expanso das diversas atividades econmicas que satisfazem suas necessidades, cada vez mais crescentes e variadas, levam-no, muitas vezes, a transformar irracionalmente o meio ambiente, tornando mais complexas e custosas as possibilidades de estruturao do equilbrio ecolgico (Aulicino, 1999, p. 29). Diante desta situao, desde meados do sculo XIX, a criao de reas protegidas vem se constituindo numa das principais estratgias para a conservao da natureza e isto se explica, por um lado, pela degradao ambiental crescente, especialmente devido aos impactos da expanso urbanoindustrial e, por outro, que neste perodo a qualidade do ambiente comea a constituir elemento de destaque do produto turstico, e a natureza e seus componentes tornam-se pretextos para a descoberta, a educao e o esprito de aventura, dando origem a um novo mercado (LIMA, 2003, p.70). Assim, as atividades tursticas, em especial, o ecoturismo, passam a serem desenvolvidas nessas reas, possibilitando aos visitantes a oportunidade de apreciar o meio natural, tido como novo, extico, e como paisagem intocada.

Pesquisa apresentada a Disciplina Projeto de Pesquisa em Geografia do Curso de Geografia CH/UEPB, Sob orientao do Prof. Eduardo Pazera, Doutor em Geografia USP, Professor UFPB/UEPB; Trabalho apresentado no III Simpsio de reas Protegidas , realizado de 16 a 20 de outubro de 2005, em Pelotas RS.

Diante desta realidade, o Estado da Paraba, como em todo o Brasil, busca a partir da criao das Unidades de Conservao, criar espaos protegidos voltados para a preservao da natureza e para a prtica de estudo cientfica, de Educao Ambiental e do ecoturismo, onde este ltimo possa se desenvolver, valorizando as potencialidades naturais e culturais do lugar, gerando emprego e renda. Entre estas UCs paraibanas, est o Parque Estadual da Pedra da Boca, criado pelo Decreto Governamental N 20.889 de 07 de fevereiro de 2000, localizado na poro norte do municpio de Araruna PB, na Mesorregio do Agreste Paraibano e na Microrregio do Curimata Oriental. Sua rea de 157,3 ha. est inserida no bioma Caatinga, onde as configuraes geolgica-geomorflogicas so mpares e que so atrativos para os estudiosos, turistas e visitantes amantes da natureza e dos esportes radicais. O Desenvolvimento do ecoturismo em Unidades de Conservao No atual contexto da globalizao, o turismo surge como atividade que vem demonstrando grande crescimento nas ltimas dcadas no Brasil e tem-se mostrado como forte alternativa econmica para as regies privilegiadas em reas naturais, o valorizadas chamado por turismo ricos patrimnios histrico-culturais, ou tambm, caracterizando ecoturismo. De acordo com Western (1993), ecoturismo uma viagem responsvel a reas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem estar da populao local. Para este autor o ecoturismo precisa provocar e satisfazer o desejo de estar em contato com a natureza, explorar o potencial ecoturstico visando conservao e o desenvolvimento, sem agredir o meio ambiente O interesse em desenvolver atividades ecotursticas em reas protegidas recente. S a partir das dcadas de 60 e 70 marcar o incio para a sensibilizao da opinio pblica dos pases com os temas e as causas ambientais, assim como o despertar para novas atitudes frentes s reas naturais (Lima, 2003, p. 71). Neste perodo, a qualidade do ambiente comea a constituir elemento de destaque do produto turstico, e a natureza e seus componentes tornam-se 2 ecolgico, ambiental

pretextos para a descoberta, a educao e o esprito de aventura, dando origem a um novo mercado. Em nome do ecoturismo, reas remotas e partes dos territrios relativamente pouco alterados dos pases esto se convertendo em destinos favoritos para turistas nada convencionais. No Brasil, as Unidades de Conservao (UCs) so regulamentadas pelo o Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), institudo pela Lei n 9. 985, de 18 de julho de 2000. Essa Lei estabelece critrios e normas para criao, implantao e gesto das Unidades de Conservao. Segundo a Lei que institui o SNUC, entende-se por Unidades de Conservao:
Espaos territoriais e seus componentes, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, de domnio pblico ou privado, legalmente institudos pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e de limites definidos, sob regime especial de administrao, s quais se aplicam garantias adequadas de proteo (Art. 2).

notvel que a beleza cnica, juntamente com os elementos histricoculturais existentes nas reas naturais, sobretudo as protegidas legalmente, evidente que o ecoturismo uma atividade em ascenso e geradora de divisas, mas que implica em impactos positivos e negativos nas reas protegidas, em relao aos aspectos positivos do ecoturismo, onde podemos ressaltar: a criao de novas reas; entidades e programas; o engajamento das comunidades locais no desenvolvimento do orgulho tnico e de ambientalistas na orientao e participao em programas de ecoturismo. Quantos aos aspectos negativos, podemos citar: acmulo de lixo; contaminao de mananciais; poluio sonora; depredao do patrimnio natural e cultural; caa e pesca ilegais; descaracterizao da paisagem e dos costumes, migrao das pessoas, vista pela atrao de agentes externos e pela evaso da populao de localidade, todos estes sobressaindo em relao aos aspectos positivos ( RUSCHMANN, 1993). Para se conseguir uma proposta mais harmoniosa do ecoturismo em relao conservao ambiental, necessrio que os seguintes itens sejam priorizados:
Desenvolvimento do turismo de forma sustentvel; determinao da capacidade de carga dos recursos naturais e das comunidades

receptoras; zoneamento detalhado das potencialidades e das limitaes dos recursos naturais; educao ambiental dos turistas e das comunidades receptoras; realizao de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e de seus relatrios (RIMA); intensificao da fiscalizao e capacidade de recursos humanos, sempre que possvel, integrando as populaes locais (RUSCHMANN, 1993).

Contudo, vale-se ressaltar que tanto os benefcios do ecoturismo como os problemas dele decorrentes, dependem fundamentalmente do modo como planejado, implantado e monitorado esta atividade nas Unidades de Conservao, buscando ao mesmo tempo, a conservao dos recursos naturais, histrico-culturais e a harmonizao dos diversos interesses e necessidades dos atores sociais envolvidos nas atividades destas reas protegidas.

Impactos positivos e negativos do ecoturismo no ambiente A atividade turstica muitas vezes vista apenas como positiva natureza. Contudo, o turismo no apresenta apenas impactos positivos, mas tambm impactos negativos, degradantes e agressoras do meio ambiente natural. Ocorre porque muitas vezes valorizam-se excessivamente os impactos positivos ou de benefcios da atividade, deixando de lado as conseqncias indesejveis e o custo. Os impactos tanto negativos como positivos podem se apresentar em diferentes nveis de intensidade. Segundo Ruschmann (1993), em alguns casos, eles no so relevantes e, em outros, comprometem as condies de vida ou a atratividade das localidades tursticas. Para os estudos de impactos, de relevante importncia que sejam feitas anlises das situaes e de aspectos especficos, de forma isolada, a fim de obter resultados mais precisos. Posteriormente, ideal que seja feito uma anlise sobrepondo todas as informaes adquiridas de modo a contribuir para preveno de futuros problemas ambientais e sociais decorrentes desta atividade.

A conservao dos recursos naturais tambm estimulada a partir da atividade turstica, os atrativos naturais, como grutas, cavernas, matas, estimulando a necessidade de criao de Unidades de Conservao (UCs) de acordo com as normas do SNUC, j discutidos neste trabalho, buscando atender de forma controlada os visitantes que buscam conhecer a flora, a fauna e as paisagens ambientais e sociais em seu estado natural. Com relao aos aspectos negativos nos impactos do turismo no meio ambiente, Reinaldo Dias em seu livro Turismo sustentvel e meio ambiente (2003, p.78) afirma que
Esses impactos surgem, por exemplo, no desenvolvimento da infra-estrutura para o turismo, num incorreto manejo dos resduos gerados pela atividade, nas cicatrizes da paisagem geradas pelo crescimento da infra-estrutura nas reas naturais e pelo volume de visitantes que afeta os ecossistemas mais frgeis.

Verifica-se que os impactos negativos do ecoturismo sobre o meio ambiente podem superar os impactos positivos causados pelo mesmo, como poluio sonora, lixo e resduos slidos, degradao de ecossistemas frgeis, perda da biodiversidade, compactao dos solos resultante do pisoteamento, perda da cobertura vegetal e do solo, aceleramento de processos erosivos, pichaes nas rochas, fuga da fauna nativa, entre outros. Para isso, de suma importncia que ocorram reflexes e discusses sobre os impactos oriundos da atividade turstica sobre o patrimnio natural e a aplicao efetiva de estudos tcnicos apontando propostas para minimizar os impactos negativos e otimizar os impactos positivos. Monitoramento de rea e a capacidade de carga turstica muito importante que ocorra o monitoramento, a partir da descrio das condies ambientais, avaliaes permanentes, exames contnuos de graus de mudana, visto que o turismo, em especial o ecoturismo uma atividade dinmica, os impactos e suas conseqncias mudam constantemente, desse modo seu monitoramento peridico torna-se uma necessidade imprescindvel (RUSCHMANN, 1993, p. 42). 5

Neste sentido, propomos discutir a importncia e a necessidade de avaliar a capacidade de carga turstica dentro dos limites que o meio ambiente pode suportar, buscando evitar a degradao do mesmo. Porm, esta uma tarefa desafiadora para o planejamento turstico de uma determinada rea, descobrir qual o ponto de equilbrio entre o nmero de visitantes e a capacidade de suporte desses ambientes naturais no tarefa nada fcil. Segundo Dias (2003, p.81) A capacidade de carga o limite at o qual as mudanas sero aceitveis. A capacidade de carga na realidade, trata-se do nmero mximo de pessoas que pode utilizar um lugar sem uma inaceitvel alterao no meio ambiente fsico e sem um aceitvel declnio na qualidade de experincia obtida pelos visitantes. Atualmente os estudos que avaliam os impactos causados pela atividade turstica, com o intuito de se estabelecer a capacidade de carga turstica de cada rea pouco usado. Os estudos de Impacto Ambiental EIAs RIMA, vm sendo um dos nicos instrumentos utilizados. O plano de manejo outro instrumento tcnico necessrio e pouco aplicado na atualidade. Sabemos que a qualidade do patrimnio natural essencial para o ecoturismo, pois os impactos negativos podem destruir gradualmente os recursos naturais das quais depende e sustenta esta atividade. Entretanto, atravs de estudos preventivos apresentados acima possvel conter muitos desses danos, principalmente o estudo da capacidade de carga, j que traz consigo alguma noo de sustentabilidade para o ambiente. Sabemos que os atrativos naturais so recursos finitos, que podem correr o risco de desaparecerem ou alterarem-se para sempre. Para que isso no ocorra indispensvel um acompanhamento permanente feito por especialistas, como Gegrafos, Educadores ambientais, bilogos entre outros. A prtica do ecoturismo e a conservao da natureza na Unidade de Conservao Pedra da Boca O Parque Estadual da Pedra da Boca, rea protegida localizada no municpio de Araruna - PB, no Curimata Oriental, na rea de caatinga, um complexo geolgico de grande importncia natural e arqueolgica, que em 07 de fevereiro de 2000 ganhou status de Unidade de Conservao atravs do

Decreto Governamental Estadual n 20.889. No Parque encontram-se atrativos naturais e culturais que propiciam o desenvolvimento do ecoturismo, turismo de aventura, turismo arqueolgico e o turismo religioso no Estado Paraba, atividades onde preservao a palavrachave para o seu progresso e a natureza d o show de tamanha beleza cnica. A criao da rea protegida de fundamental importncia para a preservao e conscientizao tanto por parte dos turistas como da populao local, para que o turismo possa ser desenvolvido de forma a no agredir a natureza. Uma das primeiras providncias tomadas na criao do Parque foi desapropriao de 157,3 ha. de terras e a indenizao de famlias que moravam na rea territorial do Parque. Na realidade, ainda existe uma grande carncia na infra-estrutura adequada para receber os turistas e visitantes, como tambm um plano de visitao que respeite o meio ambiente no Parque Estadual da Pedra da Boca. O Parque recebe cerca de 1.500 visitantes por ano, principalmente no vero, poca de alta temporada, sabido que este nmero est em pleno crescimento. Segundo Cruz (2003),

A intensificao do uso turstico ... Leva a introduo, multiplicao e, em geral, concentrao espacial de objetos cuja funo dada pelo o desenvolvimento da atividade. Entre os objetos, destacam-se os meios de hospedagem, os equipamentos de restaurao e de prestao de servios e infra-estrutura de lazer.

A falta de integrao efetiva da populao local notvel, apenas alguns conseguiram inserirem nas atividades ecotursticas, sabemos que para se combater as deficincias e gerar empregos e renda no setor de ecoturismo preciso inserir a populao local nessa atividade, nas palavras de Lima (2003, p.75),
A gesto do ecoturismo, alm de garantir os objetivos de conservao da natureza e a manuteno da qualidade ambiental, deve permitir que os benefcios gerados por suas atividades sejam amplamente

incorporadas pelas desenvolvimento.

populaes

locais,

como

sujeitos

do

Outro ponto importante detectado no Parque no decorrer, foi a falta de placas de sinalizao exigido por lei, nmero de fiscais e vigias insuficientes, ausncia de materiais educativos e entre o grande nmero de turistas e visitantes, h alguns que no tem conscincia de que no ecoturismo a educao ambiental fundamental para o seu progresso e acabam causando os chamados impactos ambientais, como a poluio sonora, afetando os animais e as pessoas; deixando lixo por onde passam; sem falar das pessoas que querem deixar suas marcas no local para provarem a outras que estiveram ali, chegando a pichar as rochas, inclusive nas pinturas rupestres. Estes impactos ambientais advindos do ecoturismo se do devido as modificaes e transformaes que essa atividade ocasiona no meio natural. Os impactos so resultados de um processo de interao complexo entre os turistas, as comunidades e os meios receptores e no de uma causa especfica (Ruschmann, 1993). Para solucionar ou/e amenizar tais agresses de suma importncia que ocorram reflexes e discusses sobre os impactos oriundos da atividade ecoturstica sobre o patrimnio natural, apontando propostas coerentes para compatibilizar atividade turstica e planejamento ambiental. De acordo com o Programa de Monitoramento de reas Protegidas do Instituto Scioambental, entre as 1.034 Unidades de Conservao existentes hoje no pas, apenas 97 contam com Conselhos Gestores - instncias previstas na gesto das UCs, que devem ser formadas de forma paritria por representantes da sociedade civil, do governo e da populao local, dependendo da categoria da unidade de conservao. Em 2003, a SUDEMA criou o Plano de Gesto Participativo do Parque Estadual da Pedra da Boca, que pretende envolver desde a presena da populao local, como tambm Instituies de Ensino e Pesquisa nogovernamentais e governamentais e at representantes das Prefeituras envolvidas no plano de turismo do local, tem como objetivos especficos a participao e a orientao sobre os estudos cientficos, as prticas educativas de preservao e de manuteno da APA, a saber: UNIP, Associao

Comunitria de gua Fria, SEBRAE-PB, GABS, UFPB, UEPB Campus III Centro de Humanidades, em especial, o Curso de Geografia, as Prefeituras dos municpios de Araruna - PB e de Passa e Fica RN. Embora tenha se trabalhado a possibilidade de um Plano de Gesto ou manejo participativo, ainda no foi executado sequer os primeiros objetivos do plano gestor, estando a mesma sujeita aos intensos processos degradacionais citados na pgina anterior. Consideraes Finais A criao de unidades de conservao e as atividades nelas desenvolvidas, em especial o ecoturismo, no so suficientes para garantir a preservao e/ou manejo sustentado dos diversos ecossistemas, que para serem alcanados dependem de prioridades polticas e civis efetivas. Em meio ausncia dessas, cabe sociedade reivindicar o efetivo cumprimento da poltica ambiental e dentro da problemtica tratada aqui, no que concerne a implantao e gesto efetiva das unidades de conservao, dentro das diretrizes do Sistema Nacional de Unidades de Conservao SNUC, Lei n 9.985, de 18 de Julho de 2000. Os dados coletados permitiram observar que o parque conta com potenciais naturais e culturais notveis para o desenvolvimento do ecoturismo, visto como alternativa econmica para a regio. Para a concretizao destas atividades dentro de uma tica sustentvel, de fundamental importncia desenvolver medidas efetivas, tais como: Investir na implantao de uma infra-estrutura adequada, para que a relao turistas e conservao do ambiente sejam desenvolvidas de forma harmoniosa; Investir na formao de guias ambientais preparados para orientar e monitorar o fluxo turstico, ajudando na preservao do lugar;

Desenvolver campanhas educativas em Educao

Ambiental

Legislao Ambiental, conscientizando os visitantes, moradores locais e turistas no que se refere ao uso e manuteno da natureza; Desenvolver programas que insiram a comunidade local nas atividades do parque. Partindo desses princpios, espera-se que a atividade ecoturstica realizada no Parque Estadual da Pedra da Boca seja pautada dentro de uma perspectiva menos econmica e mais preservacionista. Sabemos que a criao do Parque de fundamental importncia para a preservao das potencialidades naturais e de conscientizao, tanto dos turistas como da populao local dentro dos princpios da Educao Ambiental, no que se refere manuteno do ambiente natural e social.

Bibliografia: ARRUDA. Luciene Vieira de (Org.). Apostila: Relatrio da Comisso Mundial de reas Protegidas. Guarabira/PB: Departamento de Geo-histria da UEPB Universidade Estadual da Paraba Campus III, 2002. AULICINO, Madalena Pedroso. Algumas implicaes da explorao turstica dos recursos naturais . In: RODRIGUES, Adyr Balastreri (org.). Turismo e Ambiente: Reflexes e Propostas. So Paulo: Hucitec, 1999. BARROS, Nilton Cortez Crocia de. Manual de Geografia do Turismo. Recife: UFPE, 2002. CAVALCANTE, Mrcio Balbino & ALVES, Jos Jakson Amncio. Complexo Rochoso da Pedra da Boca: Um caminho para o ecoturismo In: X Encontro de Iniciao Cientfica e VIII Mostra de Iniciao Cientfica da UEPB, Anais, Campina Grande: PIBIC/CNPq/UEPB, 2003. __________________________. Ecoturismo e Educao Ambiental em reas protegidas: um olhar sobe o Parque Estadual da Pedra da Boca . In: Encontro Paraibano de Educao Ambiental, Anais, Joo Pessoa: REA PB, 2004. CRUZ, Rita de Cssia Ariza da. Introduo geografia do turismo. 2. ed. So Paulo: Roca, 2001.

10

DIAS, Reinaldo. Turismo sustentvel e meio ambiente. So Paulo: Atlas, 2003. EMBRATUR. Turismo, estruturao e legislao bsica . Disponvel em: <http://www.embratur.gov.br>. Acesso em 23 fev. 2004. LIMA, Maria Lcia Costa. (Eco)turismo em Unidades de Conservao. In: RODRIGUES, Adyr Balastreri. (org.). Ecoturismo no Brasil: possibilidades e limites. So Paulo: Contexto, 2003. MARIANO NETO, Belarmino. Geografia: textos, contextos e pretextos para o planejamento ambiental. 1 ed. Guarabira: Grfica So Paulo, 2003. Organizao Mundial do Turismo (OMT) Turismo no mundo . Disponvel em: <http://www.word-turism.org>. Acesso em 23 fev. 2004. RODRIGUES, Adyr Balastreri.(org.). Turismo e Geografia: reflexes tericas e enfoques regionais. So Paulo: Hucitec, 1996. RUSCHMANN, Doris. Impactos ambientais do turismo ecolgico no Brasil . Turismo em Anlise, So Paulo, 4(1): 56 68, maio, 1993. SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservao , Lei n 9.985 de 18 de julho de 2000. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em 10 jan. 2005. TAVARES DE MELO, Antonio Srgio & RODRIGUEZ, Janete Lins. Paraba, desenvolvimento econmico e a questo ambiental . Joo Pessoa: Grafiset, 2003. WESTERN, D. Definindo o ecoturismo. In: LINDEBERG, Kreg; HAWKINS, Donald E. (org.). Ecoturismo: um guia para planejamento e gesto . So Paulo: SENAC, 1993.

11

Vous aimerez peut-être aussi