Vous êtes sur la page 1sur 8

PORTUGAL: O ESTADO NOVO

O TRIUNFO DAS FORAS CONSERVADORAS

Durante os primeiros anos do regime de ditadura institudo com o golpe militar de 28 de maio de 1926, a crise poltica acentuou-se e o dfice financeiro no parou de se agravar. Perante as dificuldades, em 1928, os militares fazem um segundo convite a um distinto professor, Antnio Oliveira Salazar, para superintender pasta das Finanas. Pela primeira vez, num perodo de 15 anos, Salazar conseguiu tornar o saldo do oramento positivo, progredindo a chefe de governo. Salazar, com o propsito de instaurar uma nova ordem politica, empenhou-se na criao das necessrias estruturas institucionais. Ainda em 1930 se lanaram as bases orgnicas da Unio Nacional e se promulgou o Ato Colonial. Em 1933 foi a vez da publicao do Estatuto do Trabalho Nacional e da Constituio de 1933, submetida a plebiscito nacional. Ficou, ento, consagrado um sistema governativo conhecido por Estado Novo, do qual sobressaram o forte autoritarismo do Estado e o condicionamento das liberdades individuais ao interesse da Nao. Com Salazar no Governo, inicia-se a edificao do Estado Novo, isto , a imagem do Estado totalitrio portugus inspirado na ideologia fascista, com particularidades introduzidas por Salazar que deixou o seu nome na identificao do fascismo portugus o Salazarismo. No seu imaginrio poltico, semelhana de Mussolini, Salazar concebeu um regime: Autoritrio - Limitado pelos princpios da moral e do direito, Salazar rejeitou os princpios liberais que constituam os fundamentos do regime democrtico e, por conseguinte, repudiou o sistema parlamentar pluripartidrio. - O poder executivo era detido pelo Presidente da Republica, mas a verdadeira autoridade era exercida pelo Governo, nomeadamente pelo Presidente do Conselho de Ministros. Com amplos poderes de legislar, apenas tinha o dever de submeter as propostas de lei a uma Assembleia Nacional que, todavia era constituda por deputados identificados com o Governo, provenientes de um nico partido a Unio Nacional. De uma forma geral, o poder executivo era detido pelo Presidente do Governo que se sobrepunha ao Presidente da Republica .

Personalizado no chefe o culto da personalidade/chefe - Tal como na Itlia, a consolidao do Estado Novo passou pelo culto do chefe, onde o chefe era o intrprete do supremo interesse nacional. - Salazar era apresentado pela propaganda do regime como o Salvador da Ptria, a sua imagem estava presente em todos os lugares pblicos, era venerado pelas multides e s no era aclamado porque era avesso s multides.

Conservador a consagrao da tradio e da ruralidade - Salazar tambm foi uma personalidade extremamente conservadora . Adverso ideologia marxista e ao seu carter urbano e industrial, Salazar consagrou a tradio e a ruralidade. - Convictamente catlico, ao carter negativista dos novos tempos marcados pelo progresso da democracia liberal, do parlamentarismo e da agitao marxista do mundo urbano e industrializado, Salazar procurou incutir na Nao portuguesa os valores do passado glorioso da nossa Histria, nomeadamente do passado monrquico autoritrio, caracterizado pela ordem e pela disciplina. - Consagrou a ruralidade como imagem de todas as virtudes, contrapondo-a ao mundo urbano industrial, onde imperava a desordem e a indisciplina (gerada pela luta de classes da sociedade industrial). - Repousou em valores e conceitos morais que jamais algum podia questionar: Deus, Famlia e Trabalho. - Protegeu a religio catlica definida como religio da Nao portuguesa. - Respeitou as tradies nacionais e promoveu a defesa de tudo o que fosse genuinamente portugus. - Considerou como imagem da sociedade portuguesa uma famlia rural, tradicional e conservadora, onde a mulher ocupava o papel de me, dona de casa e submissa ao marido, enquanto este se ocupava do ganha-po.

Nacionalista a exaltao dos valores nacionais

- Uma das grandes preocupaes do regime era a Unio de todos os portugueses no engrandecimento da ptria. Como todas as divises fragilizavam a Nao, os partidos polticos foram proibidos e todos os portugueses se deviam congregar na Unio Nacional. - Para melhor conseguir esta unio nacional de todos os portugueses, o Estado empreendeu uma intensa campanha de exaltao dos valores nacionais, atravs da consagrao dos heris e do passado glorioso de Portugal e de valorizao das produes culturais nacionais.

Corporativo - O Estado Novo pretendeu que toda a vida econmica e social do pas se organizasse em corporaes ( semelhana do fascismo italiano). - As bases do corporativismo foram lanadas por um conjunto de decretos governamentais, onde se destaca o Estatuto do Trabalho Nacional que estabelecia a organizao dos trabalhadores portugueses em sindicatos nacionais e a organizao dos patres em grmios , de acordo com os respetivos ramos de atividade profissional. Grmios e sindicatos entender-se-iam na negociao das matrias laborais. - No setor econmico, alm dos Sindicatos e dos Grmios, havia ainda as Casas do Povo, onde se faziam representar os patres e trabalhadores rurais; as Casas dos Pescadores, associaes de gentes do mar e seus empresrios. - Incluam tambm instituies de assistncia e caridade, denominadas como corporaes morais, e ainda associaes com objetivos cientficos, literrios e artsticos reconhecidas como corporaes intelectuais.

Repressivo a liberdade amordaada - O exerccio da autoridade implicou que o regime se rodeasse de um poderoso aparelho repressivo atravs do qual se subordinavam aos interesses do Estado os direitos e liberdades dos cidados, constitucionalmente reconhecidos. - Atravs da instituio da Censura Prvia, era exercida uma rigorosa vigilncia sobre todas as produes intelectuais que passava pela eliminao de tudo o que fosse

considerado contra a ideologia do regime. Tratava-se de uma verdadeira ditadura intelectual. - A polcia poltica, a PVDE (Policia de Vigilncia e Defesa do Estado, mais tarde a tenebrosa PIDE), perseguia, prendia, torturava e matava quem manifestasse o mnimo sinal de oposio ao poder institudo, cometendo o total desrespeito pelos direitos do Homem e mesmo da constitucionalidade.

Assente em estruturas de enquadramento das massas a inculcao de valores - Criado em 1933, o Secretrio da Propaganda Nacional, habitualmente dirigido por Antnio Ferro, desempenhou um papel muito ativo na divulgao do iderio do regime e na padronizao da cultura e das artes. - Foi criada uma milcia armada para defesa do regime e combate ao comunismo a Legio Portuguesa, organismo onde determinados funcionrios pblicos deviam estar arregimentados. Destinava-se a defender o patrimnio espiritual da Nao. - Tambm foi criada a Mocidade Portuguesa, de inscrio obrigatria para os estudantes dos ensinos primrio e secundrio, destinava-se a ideologizar a juventude, incutindo-lhe os valores nacionalistas e patriticos do Estado Novo. - Em 1935 fundou-se a FNAT (Federao Nacional para a Alegria no Trabalho) que tinha como inteno, controlar os tempos livres dos trabalhadores, providenciando atividades recreativas e educativas norteadas pela moral oficial. - Em 1936 surgiu a Obra das Mes para a Educao Nacional , destinada formao das futuras mulheres e mes

UMA ECONOMIA SUBMETIDA AOS IMPERATIVOS POLTICOS

O carter totalitrio do Estado tambm se fez sentir na atividade econmica e financeira. Sujeitar toda a produo e gesto da riqueza nacional aos interesses do Estado era um

objeto constitucionalmente definido. Para o efeito, Salazar abandonou por completo o liberalismo econmico e adotou um modelo fortemente dirigista. Protecionismo e intervencionismo, tendo em vista a autossuficincia do pas e consequentemente afirmao do nacionalismo econmico, foram as principais caractersticas da economia do Estado Novo.

A PRIORIDADE ESTABILIDADE FINANCEIRA

Em resumo, Salazar foi convidado para a tutela das finanas pblicas com o objetivo de resolver as endmicas dificuldades financeiras e a sua afirmao poltica se ficou a dever ao sucesso das suas politicas na consecuo do muito ambicionado equilbrio oramental. Salazar impunha aos diversos ministrios uma rigorosa poltica de limitao de despesas, ao mesmo tempo que lanava sobre a populao um conjunto de impostos tendo em vista o aumento da receita. O milagre financeiro tambm se ficou a dever em muito rejeio de Portugal entrar na Segunda Guerra Mundial por escolha de Salazar, que conseguiu assim evitar as inmeras consequncias negativas da participao na Guerra, assim como aproveitar as necessidades econmicas dos pases envolvidos para dinamizar alguns setores ligados exportao. A IMPORTNCIA DA AGRICULTURA

Fortemente ruralista, Salazar via nas atividades agrcolas, um dos meios mais poderosos para atingir a pretendida autossuficincia econmica. Empreendeu um conjunto de medidas de fomento das atividades agrcolas: construo de numerosas infraestruturas tendo em vista facilitar a recuperao e aproveitamento de campos agrcolas; adoo de polticas de fixao de populaes no interior rural; amplas campanhas de florestao; dinamizao da produo dos bens mais tradicionais na alimentao portuguesa como a batata, o arroz, o vinho, o azeite e as frutas.

De todas as medidas agrcolas, a que mais impacto teve pelos objetivos e resultados foi a dinamizao da produo de trigo, visando tornar o pas autossuficiente neste setor ainda fundamental da alimentao da populao.

O CONDICIONAMENTO INDUSTRIAL

No mbito da indstria, os primeiros anos do regime foram marcados pela persistncia dos constrangimentos tradicionais do desenvolvimento do pas: deficiente rede de comunicaes; processos tecnolgicos arcaicos; baixos nveis de produtividade; dependncia das importaes; falta de iniciativa por parte dos investigadores portugueses; manuteno de baixos salrios.

A partir da dcada de 50 assistiu-se a algum desenvolvimento dos setores tradicionais e ao arranque de setores tecnologicamente mais avanados como a indstria cimenteira, refinao de petrleos, construo naval, adubos qumicos e energia eltrica. No podemos, todavia, falar de um forte arranque da indstria portuguesa. Os

constrangimentos eram agora tambm de ndole poltica. Efetivamente, o incipiente desenvolvimento industrial do pas explica-se pelo carter ruralista do regime e pela excessiva presena do Estado no controlo da indstria nacional e na regulao da atividade produtiva em prejuzo da liberdade dos agentes econmicos.

AS GRANDES OBRAS PBLICAS

A implementao de amplos programas de obras pblicas foi tambm em Portugal, tal como na Itlia e na Alemanha, a manifestao mais visvel do desenvolvimento do pas. Pretendiase tambm dar uma imagem nacional e internacional de modernizao de Portugal , e ao mesmo tempo, resolver o problema do desemprego. Em consequncia, melhorou-se a rede de estradas, os portos martimos, a rede telefnica nacional; edificaram-se grandes complexos desportivos, complexos hidroeltricos, edifcios de servio pblico; deu-se particular ateno aos monumentos histricos.

A POLTICA COLONIAL

As colnias desempenharam uma dupla funo no Estado Novo. Foram um elemento fundamental na poltica de nacionalismo econmico e um meio de fomento do orgulho nacionalista. No primeiro caso, porque realizavam a tradicional vocao colonial de mercado para o escoamento de produtos agrcolas e industriais metropolitanos e de abastecimento de matrias-primas a baixo custo. No segundo caso, porque constituam um dos principais temas da propaganda nacionalista, ao integrar os espaos ultramarinos na misso histrica civilizadora de Portugal e no espao geopoltico nacional. A vocao colonial do Estado Novo motivou, logo em 1930, a publicao do Ato Colonial, onde eram clarificadas as relaes de dependncia das colnias e se limitava a interveno que nelas podiam ter as potncias estrangeiras. Para a consecuo do segundo objetivo, o regime levou a cabo diversas campanhas tendentes a propagandear, interna e externamente, a mstica imperial (como se o imprio fosse a razo da existncia histrica de Portugal).

O PROJETO CULTURAL DO REGIME

O projeto cultural do Estado Novo tambm foi submetido aos imperativos polticos, semelhana do que acontecia nos regimes totalitrios do resto da Europa. Quer dizer que, tambm em Portugal, a liberdade criativa que caracterizou os primeiros anos do sculo XX, deu lugar a uma criao artstica e literria fortemente condicionada pelos interesses polticos. Ora, os interesses polticos eram, por um lado, evitar os excessos intelectuais que pusessem em causa a coeso nacional e, por outro, dinamizar uma produo cultural que propagandeasse a grandeza nacional. Para controlar a liberdade criativa foi instituda a censura prvia que submetia os autores portugueses a uma autntica ditadura intelectual. Para enquadrar ideologicamente a cultura foi institudo o Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) tutelado por Antnio Ferro. Antnio Ferro apresentava-se como: - um homem de cultura, mas de simpatias controversas: fascista convicto conservador prticas culturais. Ao Secretariado da Propaganda Nacional coube conciliar a esttica moderna com os interesses do Estado de forma a inculcar na mentalidade portuguesa o amor Ptria, o culto do passado glorioso e dos seus heris, a consagrao da ruralidade e da tradio, as virtudes da famlia, a alegria no trabalho, o culto do chefe providencial, ou seja, o iderio do Estado Novo. nas suas ideias; - patrocinador do movimento modernista portugus, portanto, vanguardista nas

Vous aimerez peut-être aussi