Vous êtes sur la page 1sur 3

Teorema de Pitgoras - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/TeoremaDePitagoras.aspx

Teorema de Pitgoras
Observe o tringulo retngulo ao lado:
Ele denominado tringulo retngulo por possuir um ngulo reto, ngulo este entre a base (lado horizontal) e a altura (lado vertical). Cada um destes lados denominado cateto. O outro lado, o maior deles, denominado hipotenusa. Segundo o Teorema de Pitgoras temos que a soma do quadrado da medida dos catetos igual ao quadrado da medida da hipotenusa, ou de forma simplificada: A soma dos quadrados dos catetos igual ao quadrado da hipotenusa. Nomeando os catetos de a e b e a hipotenusa de c , o teorema representado pela seguinte expresso:

Ou ainda por:

Demonstrao do Teorema de Pitgoras


Teorema qualquer proposio que precisa ser demonstrada para que seja aceita. H vrias formas de demonstrarmos o Teorema de Pitgoras, mas aqui iremos apresentar somente uma, que alm de ser fcil de se explicar, tambm fcil de se entender. Vamos tomar 4 dos tringulos acima e montar uma figura como esta ao lado: Como podemos observar, com os quatro tringulos formamos uma figura contendo dois quadrados, um interno e outro externo. Os lados do quadrado interno tm medida igual a c. J a medida dos lados do quadrado externo igual a + b . A rea do quadrado externo igual a soma da rea dos quatro tringulos mais a rea do quadrado interno. Isto pode ser assim representado:

Desenvolvendo esta expresso, cujo primeiro membro um produto notvel, conclumos a prova do teorema:

Neste nosso exemplo o cateto a menor que o b , mas a demonstrao se comprovaria mesmo que os catetos tivessem o mesmo comprimento, ou que medida de a fosse maior que a medida de b.

Exemplos da Utilizao do Teorema de Pitgoras


Qual a medida da hipotenusa de um tringulo retngulo cujos catetos medem 66 cm e 88 cm? Vamos assumir que a = 66 e que b = 88. Aplicando o teorema temos:

A hipotenusa mede 110 cm.

A base de um tringulo retngulo mede 48 mm e a sua hipotenusa 80 mm. Qual a sua altura? Digamos que:

1 de 3

17/09/2013 08:44

Teorema de Pitgoras - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/TeoremaDePitagoras.aspx

Segundo Pitgoras temos:

A altura deste tringulo de 64 mm.

Os lados de um tringulo medem 15 m, 20 m e 23 m. Este um tringulo retngulo? Em um tringulo retngulo a hipotenusa sempre o maior lado, ento 15 m e 20 m se referem medida dos catetos deste suposto tringulo retngulo. Para descobrir se temos realmente um tringulo retngulo o procedimento simples, basta calcularmos a medida da hipotenusa, atravs do Teorema de Pitgoras , para verificarmos se ela mede realmente 23 m. Se medir ento temos de fato um tringulo retngulo:

No, este no um tringulo retngulo. Com catetos medindo 15 m e 20 m, para que tivssemos um tringulo retngulo a medida da hipotenusa deveria ser 25 m e no 23 m.

Dois tringulos retngulos tm em comum a altura. A medida da hipotenusa do menor igual a 20, j a hipotenusa do maior igual a 37. Qual a medida das bases sabendo-se que diferena entre elas igual a 19? Segundo Pitgoras, para o tringulo maior temos a seguinte equao:

Como a diferena entre os catetos distintos igual a 19, em relao ao tringulo menor temos:

Podemos isolar a2 na primeira equao:

E substitu-lo na segunda:

Agora vamos desenvolver a equao para obtermos a medida do cateto b :

Um dos catetos mede 35 e como a diferena entre eles igual a 19, temos que ou outro mede 16:

As bases medem 16 e 35.

Em relao ao problema anterior, qual a altura dos tringulos retngulos? Visto que os dois tringulos possuem a mesma altura, basta calcularmos a altura de apenas um deles. Para trabalharmos com nmeros menores vamos calcular utilizando os dados do tringulo menor:

2 de 3

17/09/2013 08:44

Teorema de Pitgoras - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/TeoremaDePitagoras.aspx

Basta aplicarmos Teorema de Pitgoras:

A altura dos tringulos retngulos igual 12.

Teorema de Pitgoras e os Nmeros Irracionais.


Nos casos mostrados at aqui neste artigo, tivemos o cuidado de escolher tringulos com todos os lados sendo representados por nmeros naturais. A inteno disto era facilitar o entendimento da matria. Na prtica porm, na maioria das vezes, principalmente a hipotenusa ser um nmero irracional. Quando isolamos uma das variveis em funo das outras, temos os seguintes casos:

Nestes casos, quando o radicando no for um quadrado perfeito, a varivel isolada ser um nmero irracional. Observe o tringulo retngulo ao lado: Veja que a medida da sua hipotenusa um nmero irracional. Vamos calcul-la em funo da medida dos catetos:

um nmero irracional, pois no existe nenhum nmero natural que multiplicado por ele prprio resulte em 61.

3 de 3

17/09/2013 08:44

Vous aimerez peut-être aussi