Vous êtes sur la page 1sur 4

EDITAL AREX 2013

INTERCMBIO NA UNIVERSIT CHARLES DE GAULLE LILLE 3 Esto abertas as inscries para seleo de estudantes dos cursos de graduao da UNESP listados abaixo para perodo de estudos na Universit Charles de Gaulle Lille 3, Frana no 1 semestre de 2014. O presente edital tem como parmetro legal a Resoluo 18/2012, alterada pela Resoluo 36/2011. http://www.unesp.br/portal#!/arex/intercambio/resolucao-18-2010/ Cursos Lille 3 oferece os seguintes cursos: Letras Artes Cincia da Informao Filosofia Psicologia Educao Cincias Histricas, Sociais e Polticas Economia

http://www.univ-lille3.fr/etudes/formations/

* Informaes detalhadas sobre os cursos esto disponveis no seguinte endereo:

Sero oferecidas (6) seis vagas para a Unesp.

* As vagas sero distribudas de maneira uniforme entre os cursos oferecidos por cada Instituio de Destino. Poder ser aplicado um mecanismo de correo que garanta o equilbrio da distribuio entre os cursos oferecidos. 2. Perodo do Intercmbio De janeiro a junho de 2014 (verificar o calendrio do curso de seu interesse). 3. Dos requisitos e condies para a inscrio do candidato de graduao: a) O candidato deve estar regularmente matriculado na graduao aps ter integralizado no mnimo 40% dos crditos; b) Apresentar Coeficiente de Rendimento 6,5; c) Possuir condies financeiras para arcar com as despesas durante o perodo de intercmbio, comprovada por declarao dos pais ou responsvel com reconhecimento de firma em cartrio; d) Ter conhecimentos de lngua francesa; e) Possuir plenas aptides fsicas e mentais para a realizao do intercmbio. A UNESP reserva-se o direito de verificar a veracidade de informaes prestadas pelos candidatos em qualquer ocasio, estando o mesmo sujeito excluso do processo de intercmbio a qualquer momento no caso de inexatido ou omisso de informaes. A UNESP isenta-se ainda de quaisquer responsabilidades sobre complicaes advindas da omisso de informaes. f) No seu retorno, apresentar relatrio das atividades desenvolvidas no programa de intercmbio; 4. Documentos necessrios a. b. c. d. e. Curriculum vitae; Comprovante de conhecimento de lngua francesa; Carta de motivao em francs; Cpia de passaporte; Declarao de capacidade de arcar com as despesas financeiras decorrentes do perodo de estudos na Frana (hospedagem, alimentao, transporte areo e terrestre, seguro de sade e despesas pessoais), firmada pela pessoa responsvel e reconhecida em cartrio; http://www.univf. Formulrio de candidatura de Lille 3 lille3.fr/international/venir-etudier/programmeechange/candidater/formulaire-candidature/

g. Plano de estudos com disciplinas a serem cursadas na Universit de Lille 3 com aprovao do conselho de curso ou do coordenador de curso ad referendum. Disciplinas disponveis em: http://www.univ-lille3.fr/etudes/formations/ * Observar que esta convocatria se refere ao 1 Semestre (ou quadrimestre) da Universidade de destino (seguindo o calendrio europeu de educao), portanto, as matrias propostas no plano de estudos devem estar disponveis. ** No plano de estudos necessrio estabelecer um mnimo de 20 ou mximo de 30 crditos ECTS.

5. Critrios de Seleo Anlise da carta de motivao, histrico escolar e currculo. 6. Seleo Universidade Estrangeira A 2 etapa da seleo ser realizada pela Universidade de Lille III. A seleo para este Edital realizada em parceria entre a UNESP e a Universidade de Lille III, sendo a primeira fase da seleo realizada pela UNESP (conforme critrios estabelecidos) e a segunda pela Instituio de Destino. Portanto, o estudante selecionado pela UNESP no tem garantia da efetivao do seu intercmbio at receber o aceite de sua candidatura pela Instituio de Destino.

ATENO:

1. Os estudantes que forem selecionados e enviarem a documentao para a AREX devero estar cientes que, aps essa etapa, no podero desistir do intercmbio. A desistncia aps nomeao acarretar em banimento do sistema de intercmbio, ficando o desistente impedido de concorrer aos editais futuros. 2. A AREX no se responsabiliza pelos trmites de visto do aluno, devendo este checar as condies e exigncias para fazer este pedido antes de se candidatar ao intercmbio. A AREX se responsabilizar pelo processo de envio da candidatura e das relaes institucionais com a universidade estrangeira. 3. Caso o aluno queria estender seu perodo de intercmbio por mais um semestre, dever se candidatar novamente para edital no semestre seguinte. As universidades estrangeiras somente disponibilizam um nmero limitado de vagas aos alunos da UNESP, por isto, para ficar mais um semestre o aluno dever ser selecionado novamente pela AREX.

PRAZO DE RECEBIMENTO DAS CANDIDATURAS: Para verificar os prazos de sua Unidade de origem na Unesp, procure o Escritrio de Relaes Internacionais Local ERI ou acesse o Sistema de Intercmbio da AREX atravs do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad).
Documentaes enviadas com atraso, incompletas, por e-mail ou fax no sero aceitas.

A inexatido e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo e em especial por ocasio do intercmbio, acarretaro na nulidade da inscrio com todas as suas decorrncias.

Vous aimerez peut-être aussi