Vous êtes sur la page 1sur 118

Redes Convergentes de Alta Velocidade

Profa. Etianne Torres Profetianne@gmail.com

Histrico e Fundamentos das Redes de NGN (Next Generation Networks)


Introduo:
Foras de Transformao no Cenrio das Redes de Telecomunicao Ambiente multifornecedor (reduo de custos de equipamentos e servios) Convergncia de Voz, dados e vdeo na mesma infraestrutura de rede.

Ento o que Convergncia


Consiste no tratamento e encaminhamento de todos os tipos de informao (voz, dados e vdeo) na mesma infra-estrutura de rede, ou seja, usando o mesmo tipo de equipamento.

(Tronco, 2006).

Consolidao do Mercado de Telecomunicaes


Por meio da tecnologia que utiliza o protocolo da Internet ou tecnologia IP (Internet Protocol). Valorizao do Paradigma tudo sobre IP Tecnologia Fotnica (Melhora nos sistemas de modulao e reduo da atenuao e disperso). WDM (Wavelength Division Multiplexing) Tcnica de multiplexao em comprimento de onda.

Unio da rea de Telecom com a Informtica


Exercem duas funes bsicas:
Processamento da informao Transporte da informao

A Arquitetura proprietria, e principalmente monoltica, dos atuais equipamentos de rede faz com que as operadoras de redes e provedores de servio fiquem inteiramente dependentes dos fabricantes de equipamentos para as atualizaes de software/hardware e para novas aplicaes. (Tronco 2006).

E o porque dessa Dependncia?

Ocorre porque os atuais equipamentos de rede tem uma arquitetura cujas funes de controle e de encaminhamento da informao so inseparveis. E Gera forte dependncia do fabricante, com relao :
Novas funcionalidades do software e do hardware Poltica de preo e Criao de novos servios

Evoluo da Tecnologia dos PCs


IBM 1980 Atualmente
Um universo de aplicaes Poucas Aplicaes proprietrias sob SW e HW proprietrios

Alguns Sistemas Operacionais

Grande Variedade de Hardware Padronizado

Ento Qual o FOCO da NGN?


Separar o HW do SW dos equipamentos de telecomunicaes, atravs de interfaces padronizadas. Onde a criao de novos servios independente do HW.

E como funciona a Arquitetura NGN


Decompe os elementos da camada de rede em Camadas Funcionais:
A primeira: Refere-se a Camada de Acesso (Edge Layer).
Ex:Telefone Fixo ou Celular, PCs, Modems, PABX

A Segunda: Refere-se a Camada de Ncleo (Core Layer)


Ex: Comutadores e Multiplexadores

A Terceira: Refere-se a Camada de Controle da Rede (Network Control Layer)


Roteamento e Sinalizao de Chamadas

A Quarta: Refere-se a camada de Servio e Aplicaes


Autenticaes, Autorizaes, Tarifaes e Gerenciamento.

Modelo da NGN
Camada de Servios e Aplicaes Camada de Controle Camada de Ncleo da Rede Camada de Acesso
Acesso Sem Fio AAA

Gerncia

Base da Dados

CR

SC

SGW

SS7 X X X X X
GW GW Acesso Empresas

SGW

GW

RTPC

Acesso Residencial

Principais Elementos So:


Media Gateways (GW)
Responsveis pela converso do trfego de voz, dados ou vdeo em sua forma original para a forma IP. (Camada de Acesso)

Media Gateway Controller SC ou (MGC)


Tambm denominado Servidor de Chamadas (Softswitch). Fornece servio de tratamento das chamadas dos assinantes telefonicos para abrir a rota para a passagem da informao da rede telefonica sobre a rede IP.

Controlador de Rotas (CR)


Efetua o calculo das rotas para encaminhamento das chamadas dentro da rede IP.

Principais Elementos So:


Gateway de Sinalizao (Signaling Gateway SGW).
Converte a sinalizao da chamada (Commom Channel Signating System N. 7 (SS#7) para a sinalizao da chamada da rede IP. As mensagens so trocadas por meio de um canal dedicado de 64kbit/s (Canal comum).

Rede de Pacotes (Ncleo)


Composta pelos equipamentos de encaminhamento e transporte IP (comutadores e multiplexadores) e utilizada na camada do ncleo da rede.

Teve incio com o advento da Rede Inteligente (RI). Na RI surge o processo de separao da camada de aplicao (ambiente de criao de servios) das demais camadas de rede.

O Processo continuou com a separao da camada de controle das camadas de comutao e acesso. A camada de acesso e comutao passou a ser denominada Media Gateway (MG) e a camada de controle de Media Gateway Controller (MGC).

Temos ento???
A padronizao da interface entre o MGC e MGs. O que possibilitou livre escolha entre os fabricantes de equipamentos. E a separao do controle e da comutao permitiu o compartilhamento dos recursos de comutao por diferentes controladores e o aumento da velocidade de comutao passa somente a encaminhar dados.

Decomposio dos Elementos da Rede


Aplicao Controle
MG MGC

Aplicao

Aplicao

Controle

Controle

Porta X Porta

Porta Porta Porta Porta X Porta Porta Porta X Porta Porta Porta

Comutador Telefonico Monoltico

Comutador Decomposto De RI

Media Gateway e Media Controller Gateway

No momento Atual, redes e servios ainda esto muito vinculadas. Mas superadas as limitaes impostas pelas redes e equipamentos legados e pelos aspectos financeiros e econmicos as diferentes redes vo convergir para uma plataforma nica.

Caracterstica Importante da NGN


a integrao dos servios, diminuindo o custo de operao de redes distintas. Sendo assim, fundamental a padronizao para efetuar a separao das camadas de rede atravs da interface de programao de Aplicaes (APIs).

Princpios das Redes de Nova Gerao


Decomposio das funes dos elementos de rede em componentes com interfaces bem definidas. Separao dos servios da camada de rede, o que permite a evoluo dos servios independentes dos equipamentos de rede e a continuidade dos servios atuais Arquitetura distribuda e processamento transparente da localizao geogrfica do componente.

Princpios das Redes de Nova Gerao


Desenvolvimento dos componentes para flexibilizar configuraes e atualizao tecnolgica. Componentes individuais podem ser substitudos sem afetar o todo. Prover funes de interoperabilidade para possibilitar s novas redes interao com o sistema j existente (legado). Integrao dos sistemas de operao, administrao, manuteno e aprovisionamento. A gerncia de uma rede nica reduz o custo de operao/manuteno da rede de forma significativa.

Princpios das Redes de Nova Gerao


Criao de um ambiente multifornecedor para os diversos componentes da rede. Diminuindo o custo. Rede multisservio (rede nica) que possibilita a integrao de todos os servios. Uso eficiente dos recursos de comutao e transmisso e ampla conectividade.

Exerccios
Explicar a Mudana de paradigmas da NGN comparada s redes tradicionais. Descrever as camadas da NGN e suas principais funes. Cite exemplos de arquiteturas NGN padronizadas atualmente e fale brevemente do seu desenvolvimento.

Respostas
A mudana de paradigmas da NGN refere-se decomposio dos elementos de rede (equipamentos) monolticos em diversas partes e padronizao das interfaces entre essas partes, possibilitando a criao de um ambiente multifornecedor (um forncedor para cada parte), fazendo com que o custo das partes componentes fique cada vez menor. Alm disso, com a utilizao de uma nica tecnologia de rede de pacotes, possvel a integrao de todos os servios. O custo de operao/manuteno de uma nica rede significativamente menor que o do ambiente atual (uma rede para cada tipo de servio). A arquitetura NGN decompe os elementos de rede em quatro camadas funcionais: camada de acesso, camada central, camada de controle e camada de servios. A camada de acesso (Edge Layer) prov interfaces para os dispositivos do usurio ou para outras entidades da rede no plano de adaptao do fluxo de dados do usurio s caractersticas da rede. A camada central (Core Layer) tem a funo de comutao e transporte. A camada de controzle (Network Control Layer) controla os comutadores e os elementos do acesso e na camada de servios de rede so implementados os servios. Dois exemplos importantes de arquiteturas NGN so o IMS (IP Multimedia Subsystem) e o Parlay, que tratam da convergncia dos servios de voz da rede de telefonia pblica fixa e da rede de telefonia celular.

ISDN Redes Digitais de Servios Integrados


Conexo ltima milha (conexo do terminal telefnico com a central telefnica baseada em sinal digital). Permite a transmisso de dados de forma mais fcil e transparente que as linhas analgicas. Na dcada de 90, no Brasil no existiam linhas digitais para assinantes.

Discusses em Grupo
ISDN Futuro da Telefonia Mvel Vdeo - PVS

Aula 2

REDES DE LONGAS DISTNCIAS (WAN)

Histrico e Introduo
So Redes de Longas Distncias Trafegam a uma velocidade inferior as Lans Possuem protocolos especficos Meios de Transmisso mais comuns:
Cabos de cobre, satlite, microondas e fibra ptica.

Surgiu pela necessidade de conexo de mainframes e controladoras de terminais.


Modems nas duas pontas. Comutao por circuitos.

Histrico e Introduo
A primeira rede de pacotes comercialmente disponvel com alta abrangncia geogrfica foi a X.25 (VideoTexto e conexo remota entre mainframes). Baseada em Cabos de Cobre (altas taxas de erro) Possua mecanismos de tratamento e correo de erros. Ocasionava muita latncia

Histrico e Introduo
Surge ento o Frame Relay como soluo a rede X.25. Utiliza fibra ptica Permite velocidades n X 64 at 34 Mbps Comutao por Frames No possui mecanismos de priorizao de dados

Histrico e Introduo
Surge ento o ATM (Assynchronous Transfer Mode). Baseada em Comutao por Clulas Custo Elevado e complexidade Substitudo pelas redes IP.

Tcnicas de Comutao
Por Circuitos
Capacidade Fixa Rede de Telefonia Conexo Fim a Fim

Por Pacote (frames)


Mesma conexo Fsica Utiliza Tcnicas de Multiplexao Trfego Esttico Trata todo o contedo antes de decidir roteamento (Store and Foward) Compartilhamento de banda Redundncia

Por Clulas
Clulas de Tamanho Fixo Trfego Dinmico Encapsulamento via ATM (IP)

Tecnologias WAN
Linhas Discadas e Privativas ISDN E-1 X.25 Frame Relay ATM IP MPLS

Linhas Discadas
Custo Baixo Funcionam com circuitos de dados ponto a ponto Utilizadas por roteadores e modems com a finalidade de redundncia (dial backup). Velocidade Limitada a 56Kb.

Linhas Privativas
Enlace dedicado entre dois pontos Utiliza comutao por Circuitos Permanece sempre conectada No ocorre variao no atraso e nem congestionamento. Taxas constantes Interligao de PABX via servios de voz. Linhas de Alta Velocidade
Nx64K (Sncronos) at 2Mbps

Linhas de Baixa Velocidade


1200bps a 19.200bps (Sncronos)

Linha Discada X Linha Privativa


X

X X X X

Fundamentos ISDN
Composta por:
Equipamentos Digitais Trafegam voz e dados digitalizados Centrais, Comutadores e Switches

O que ?
Rede Digital de Servios Integrados
uma rede comutada por circuito, ou seja, opera como uma ligao telefnica e concede velocidades maiores que as usualmente obtidas com os modems analgicos das conexes telefnicas. Possui menor custo que servios dedicados

Como funciona
Dois fios da rede telefnica chegam ao cliente (Central ISDN). So conectados aos NT (Network Terminal). Converte os Dois fios em Quatro So conectados a equipamentos com Interface ISDN (Computador, roteadores, telefones e outros) TE1 (Terminal Equipment tipo 1). TA (Terminal Adapter) TE2.

Fonte: Cisco Networking Academy

Exemplo
Roteador com Interface ISDN (TE1) NT 2 Fios da Rede Telefnica

Rede ISDN

Equipamento sem Interface ISDN (TE2) TA

Fonte: Cisco Networking Academy

Pontos de Referncia ISDN


R Faz referncia conexo entre um dispositivo TE2 (Terminal Equipment type 2) no compatvel com ISDN e um TA (Terminal Adapter), como por exemplo, uma interface serial RS-232. S Faz referncia aos pontos que se conectam ao dispositivo de comutao do cliente NT2 (Network Termination type 2) e que permitem chamadas entre os vrios tipos de equipamentos das instalaes do cliente. T Eletricamente idntica interface S, faz referncia conexo que sai da NT2 e vai para a rede ISDN ou NT1 (Network Termination type 1). U Faz referncia conexo entre a NT1 e a rede ISDN de propriedade da companhia telefnica. Como as referncias S e T so eletricamente semelhantes, algumas interfaces so indicadas por S/T. Embora realizem funes diferentes, a porta eletricamente idntica e pode ser usada para qualquer uma das funes.

Acesso a Rede ISDN


Basicamente se disponibiliza em dois tipos:
BRI (Basic Rate Interface)
Disponibiliza dois canais digitais de 64Kbps (Canais B) e um canal de 16Kbps (Canal D) Trfego de sinalizao do Canal D utiliza protocolo LAPD (Data Link Layer Protocol) baseado em HDLC (high-level data link control).

PRI (Primary Rate Interface)


Disponibiliza em acessos E1 (2Mbps) 30 Canais de 64Kbps (canais B) e um canal de sinalizao de 64Kbps (canal D) Equipamento semelhante ao Modem CSU/DSU (Chanel Service Unit/Data Service Unit).

Em acessos residenciais a interface mais comum a ISDN BRI, na qual com dois canais de 64Kbps possvel ligar um telefone e um computador. Cada canal no acesso ISDN BRI deve ter um nmero ou endereo (anlogo ao nmero do telefone) e identificador de acesso chamado de SPID (Service Profile Identifier) utilizado pelos Switches ISDN da rede para realizar a comutao e encaminhamento.

Padres
So normatizados pela ITU-T (International Telecomunication Union) e atuam nas camadas 1, 2 e 3 do modelo OSI. Os endereos de acesso so controlados pelos protocolos E.163 e E.164 (RFC 1183). Interfaces, conceitos e estruturas da rede utilizam os protocolos I100, I200, I300 e I400. A sinalizao e a comutao so realizados pelos protocolos Q.921 (LAPD) e Q.931.

Padres
Protocolos E Recomendam padres de rede de telefonia para o ISDN. Por exemplo, o protocolo E.164 descreve o endereamento internacional do ISDN. Protocolos I Tratam de conceitos, terminologia e mtodos gerais. A srie I.100 inclui conceitos ISDN gerais e a estrutura de outras recomendaes da srie I. A I.200 trata de aspectos de servio do ISDN. A I.300 descreve aspectos de rede. A I.400 descreve a maneira como a UNI fornecida. Protocolos Q Abordam a maneira como a comutao e a sinalizao devem operar. O termo sinalizao, neste contexto, significa o processo de estabelecer uma chamada ISDN.

Processo de Conexo Interface BRI Rede ISDN


1. Quando uma chamada se inicia, envia-se o nmero chamado rede ISDN pelo canal D. 2. O Switch ISDN da rede que recebe a chamada estabelece um caminho at o switch na ponta de destino e passa o nmero do destinatrio a ele. 3. O Switch da ponta de destino envia a sinalizao pelo Canal D at o destinatrio. 4. Conecta-se o Canal B entre a origem e o destino final para a transmisso dos dados.

Uma Rede ISDN transmite pacotes de protocolos de rede (IP, IPX e outros) encapsulando-os em protocolos de enlace de redes WAN como PPP, HDLC e LAPD.

E o que so esses protocolos


PPP (Point-to-Point Protocol)
Encapsulamento do datagrama no quadro: Transporta dados da camada de rede de qualquer protocolo de rede (no apenas o IP) ao mesmo tempo. Capacidade de separar os protocolos na recepo

HDLC
Trata-se de um protocolo sncrono, full-duplex, suporta configuraes ponto-a-ponto ou multiponto operando em linhas privadas ou discadas. Cada bloco de mensagem transmitido no protocolo HDLC deve obedecer sempre ao mesmo formato: Iniciando pelo campo Flag, precedidos pelos campos de endereo, controle, informao, e FCS (frame Check Sequence), respectivamente.

E o que so esses protocolos


LAPD
Transportar informaes entre entidades da camada 3 atravs da interface de rede ISDN, usando o canal D. O LAPD inclui funes para :
O atendimento de uma ou mais conexes de enlace de dados no canal D. A distino entre as conexes de enlace de dados feita atravs do DLCI (Data Link Connection Identifier) contido em cada frame. Delimitao de frame, alinhamento e transparncia, permitem reconhecer uma seqncia de bits transmitidos atravs do canal D, como um frame; deteco e correo de erros de transmisso, de formato e de operao numa conexo de enlace de dados; aviso de erros irrecuperveis para a entidade gerenciadora; e controle de fluxo.

Exerccios
1. O que ISDN? 2. Descreva as caractersticas das interfaces BRI e PRI. 3. Qual a funo dos equipamentos NT e TA em uma conexo ISDN. 4. Quais os protocolos utilizados em uma rede ISDN e suas funes?

Respostas
1. uma rede de comunicao que opera por conexes comutadas, temporrias, que utiliza a rede telefnica digitalizada para comunicao de voz e dados em velocidades maiores que as conexes dos modems analgicos feitas pela linha telefnica analgica comum. BRI: conexo bsica com dois canais de 64Kbps (canais B) e um canal D de 16Kbps para sinalizao. PRI: conexo E1 (2Mbps) com 30 canais de 64Kbps que permite a conexo de uma quantidade maior de equipamentos. O equipamento NT (Network Terminal) converte a sinalizao dos dois fios da rede pblica em quatro fios da arquitetura ISDN. O equipamento TA (Terminal Adapter) converte os sinais de equipamentos no ISDN na sinalizao ISDN de quatro fios que conectada ao NT. E.163 e E.164 para endereamento nas redes I.100, I.200, I. 300 e I.400, na especificao e estrutura da rede Q.921 (LAPD) e Q.931 para sinalizao e comutao.

2.

3.

4.

X.25 FRAME RELAY ATM MPLS

X.25 e Frame Relay


Rede Orientada para Conexo:
Qualidade de Servio Faturamento

X.25
Primeira Rede Pblica de Dados Dcada de 1970 Rede de Telefonia (grande monoplio) Operaram por cerca de Uma Dcada (Com relativo sucesso) Em 1980 foram substitudas pelo Frame Relay

Frame Relay
Servio Orientado a Conexo Comutao por Pacote (64Kbps a 2Mbps) um protocolo de Enlace PVC Permanent Virtual Circuit (Circuito de Comunicao de Dados entre dois pontos virtual, permanente, logicamente configurado) Em sua configurao possui um nmero de identificao (origem/destino) DLCI (Data Link Control Identifier).

Definies Utilizadas em Redes Frame Relay


VC (Virtual Circuit):
Circuito virtual estabelecido entre origem/destino. Pode ser permanente PVC ou Temporrio SVC.

PVC (Permanent Virtual Circuit):


Quando o circuito preestabelecido e fixo.

SVC (Switched Virtual Circuit):


Circuito dinamicamente estabelecido.

AR (Access Rate):
Velocidade do Link de acesso do roteador rede frame-relay.

Definies Utilizadas em Redes Frame Relay


Local Access Rate:
Velocidade do link de acesso rede.

CIR (Committed Information Rate):


Velocidade mnima, garantida pelo provedor do servio com o qual o VC transmite dados na rede frame relay. Quando a rede est livre a velocidade pode extrapolar o CIR, processo que se chama velocidade burst ou rajada.

Definies Utilizadas em Redes Frame Relay


DLCI (Data Link Connection Identifier):
um nmero que identifica o circuito lgico entre o roteador e o switch da rede frame relay. O Switch associa os DLCIs dos roteadores das pontas para criar um PVC entre ambos.

IARP (Inverse address Resolution Protocol);


Associao do endereo de rede ao DLCI

FECN (Forward Explicit Congestion Notification):


Bit do header do frame que, se ativado pelo switch da rede, indica que h congestionamento de trfego a frente na rede.

Definies Utilizadas em Redes Frame Relay


BECN (Beckward Explicit Congestion Notification):
Quando o switch da rede detecta o congestionamento, ativa o bit do header do frame e encaminha-o de volta ao roteador para que ele reduza a velocidade de transmisso dos pacotes.

DE (Discard Eligibility):
Com o bit ativado, indica que o frame no tem prioridade e pode ser descartado em detrimento de outros frames, em caso de problemas na rede.

DTE (Data Terminal Equipment):


Equipamento conectado ao circuito, (roteador)

Definies Utilizadas em Redes Frame Relay


DCE (Data Communications Equipment):
Equipamento de comunicao ao qual o DTE est ligado. (switches frame-relay da rede).

LMI (Local Management Interface):


Protocolo usado entre o roteador e o switch da rede frame-relay, faz o gerenciamento entre ambos. O mais utilizado (DLCI1023 (cisco)).

LAPF (Link Access Procedure-Frame mode bearer services):


Campos de controle (header e trailer) do frame-relay.

Servios Configurveis do LMI


Quando um roteador recebe uma informao LMI do switch ao qual est conectado, atualiza o status do CV (PVC) de acordo com a informao recebida. O status passa a ser;
Active State:
Indica que a conexo est ativa e o roteador pode trocar dados com o switch.

Inactive state:
Aponta que a conexo do roteador ao switch est ativa, mas a do roteador remoto ao seu switch no est operacional.

Deleted state:
Mostra que no h comunicao entre o roteador e o switch.

Frame Relay
Tem por caracterstica no-existncia de qualidade de servio. Frame possui tamanho varivel o que gera problemas para priorizao de servios e criao de filas. Inicialmente somente via PVC depois SVC. Utiliza tcnica de Multiplexao STDM (Statistical Time Division Multiplex)

Frame Relay
Frame Relay Head (edge)
Flag (7E) Endereo (2 Bytes) Cntrl (03)

Frame Relay Trailer


Flag (7E)

Informao

FCS

NLPID (0X80)

OUII

PID

Dados

IPX, DECnet, Apple Talk, 802.3 Bridge

Quadro Frame Relay Adaptado (MORAES, 2008)

Nos equipamentos comutadores FR, os quadros que chegam nas portas de entrada do comutador so analisados e, de acordo com os valores do DLCI, so encaminhados a uma determinada porta de sada do comutador. Nos comutadores, h uma tabela de mapeamento das portas DLCIs de entrada para as portas DLCIs de sada. Assim, os quadros vo sendo encaminhados, equipamento a equipamento, desde a origem at o destino.

Sendo Assim:
O Caminho Fim a Fim percorrido denominado Circuito Virtual Permanente (PVC).

E porque Virtual???

E a comutao?

Como acontece?

O ATM

ATM (Asynchronous Transfer mode)


Tecnologia padronizada pela ITU-T Baseado na Comutao por Clulas (Fixo) (Cell Relay). Possui 5 bytes de header e 48 bytes para transporte de dados = 53 bytes Redes do Tipo faixa larga (Broadband Integrated Services Digital Network B-ISDN)

ATM Princpio de funcionamento


O Modo de Transferncia Assncrono (Asynchronous Transfer Mode ATM) uma tecnologia rpida de comutao de pacotes, orientada conexo.
A unidade de transmisso e comutao designa-se por Clula (pacote de comprimento fixo e pequeno) As Clulas so transportadas em Circuitos Virtuais (Comutados ou Permanentes) O processo de comutao simplificado, uma vez que no so suportados nos ns da rede mecanismos complexos de controlo de erros e de fluxo

ATM Princpio de funcionamento


Os fluxos de clulas de vrios Circuitos Virtuais so multiplexados e competem pelos recursos da rede.
So necessrias filas de espera para arbitrar o acesso aos recursos partilhados (resoluo de conflitos de curto prazo) Visto que uma rede ATM suporta servios com diferentes caractersticas e diferentes requisitos de Qualidade de Servio (QoS), so necessrios mecanismos de controle de trfego que permitam diferentes tipos de reserva e atribuio de recursos aos fluxos em competio.

Clula ATM
5 Bytes Cabealho 48 Bytes Dados

GFC (UNI) or (VPI) NNI 8765

VPI 4321 8765

VCI 4321 87654321 8765 5 Bytes

PTI 432

CLP 1

HEC 87654321

VPI Virtual Path Identifier VCI Virtual Channel Identifier PTI Payload Type Indicator
Adaptado: Moraes 2008.

CLP Cell Loss Priority HEC Header Error Check GFC Generic Flow Control

Formato da Clula ATM

Onde:
CFG : Definido para uso pelo mecanismo de controle de fluxo genrico. VPI e VCI: Identificao das clulas de destinos / rede. PT or PTI: Indica o tipo de informao contida na Clula. CLP: Indica a prioridade em caso de descarte de clula. HEC: Deteco de Erros do cabealho.

Especificaes das Clulas ATM


Com base nas informaes contidas no Header. Difere na NNI (Network-Node Interface) e a UNI (User-Network Interface) Onde NNI (Interface Definida entre os Ns da rede) e UNI (especificao dos aspectos mecnicos e Eltricos).

Caractersticas do ATM
Permite Alocao de Banda e priorizao de trfego. Aceita comutao por Circuitos e por pacotes Oferece Escalabilidade (25 Mbps at 10 Gbps). Multiplexao Inteligente Diferente do TDM Trabalha com QoS. Baseada em Comutao por clulas.

MPLS

MPLS Multiprotocol Label Switching


O IETF desenvolveu uma arquitectura designada Multiprotocol Label Switching (MPLS), que se encontra descrita em vrios documentos, nomeadamente.
RFC 2702 Requirements for Traffic Engineering Over MPLS RFC 3031 Multiprotocol Label Switching Architecture RFC 3032 MPLS Label Stack Encoding RFC 3035 MPLS using LDP and ATM VC Switching RFC 3036 LDP Specification RFC 3209 RSVP-TE: Extensions to RSVP for LSP Tunnels RFC 3212 Constraint-Based LSP Setup using LDP RFC 3270 MPLS Support of Differentiated Services RFC 3564 Requirements for Support of Differentiated Services-aware MPLS Traffic Engineering

MPLS (Multiprotocol Label Switching)


Surgiu da necessidade de otimizar o uso da internet com tratamento de QoS de um roteador IP, simplificando o complexo modelo de sobreposio do IP ao ATM. Surgiram tecnologias proprietrias que utilizavam caractersticas eficientes de comutao do ATM.
IP Switching Tag Switching Aggregate Route-Based IP Switching (ARIS) Cell Switching Router (CSR)

O Rtulo MPLS
Define uma arquitetura e um conjunto de protocolos para encapsular o trfego IP em um novo cabealho de roteamento.

O Cabealho MPLS
Campo Label (20bits)
Transporta o valor efetivo da clula/rtulo.

Campo Cos (Class of Service), com 3 bits


utilizado para classificar a prioridade dos pacotes em at oito nveis.

Campo S (stack), com 1 bit


Indica incio/fim de uma pilha de rtulos hierrquicos.

Campo TTL (Time-to-Live), com 8 bits, prov a mesma funcionalidade que o TTL do IP, ou seja, a durao de vida permitida para trfego na rede.

Elementos Principais do MPLS


LER (label edge Router)
Situa-se na borda da rede equipamento que atribui o primeiro rtulo no pacote a ser transmitido com base no endereo de destino e qualidade de servio.

LSR (Label Switching Router)


Equipamento que efetua a troca de rtulos e faz parte do ncleo da rede e encaminha pacotes conforme tabela de encaminhamento.

FEC (Fowarding Equivalence Class):


Representa servios ou conjunto de servios com qualidade semelhante ou equivalente. Assim percorrem o mesmo caminho ou rota.

Elementos Principais do MPLS


LSP (Label Switched Path)
o caminho virtual Fim a Fim que os pacotes de uma dada aplicao percorrem na rede, comutando enlace a enlace pela troca de rtulos, quando alocados a uma FEC.

FIB (Forward Information Base)


Base de dados dos equipamentos MPLS que contm a tabela de encaminhamento com os valores de rtulo/porta de entrada e a respectiva atribuio para rtulo/porta de sada.

LIB (Label Information Base)


Base de dados dos equipamentos MPLS contm informao cruzada do tipo de rtulo a ser utilizado para se obter uma determinada qualidade de servio na rota.

Elementos Principais do MPLS


LDP (Label Distribution Protocol)
Protocolo que distribui automaticamente os rtulos na rede, configurando as bases de dados (FIB e LIB) dos equipamentos MPLS.

RSVP-TE (Resources reSerVation Protocol Traffic Enginnering)


Protocolo de sinalizao utilizado para solicitar conexes MPLS e fazer a reserva de recursos na rede.

CR-LDP (Constraint-based Routing Label Distribution Protocol)


um protocolo alternativo ao RSVP-TE de sinalizao e possui capacidade de estabelecer LSP do tipo strict ou loose (Com conexo e Sem Conexo).

Dinmica do Protocolo MPLS


Na entrada da Rede MPLS, um rtulo agregado a cada pacote IP pelo equipamento LER. Esse rtulo contm informaes do prximo roteador MPLS (LSR) Depois de recebido o pacote examinado e ele utilizado como um ndice na tabela de encaminhamento, a FIB.

Dinmica do Protocolo MPLS


O rtulo ento redefinido e trocado (swapped) e o pacote segue pelo caminho correspondente a classe de servio (FEC). Assim que o pacote deixa a rede MPLS, o rtulo retirado e o pacote IP original recuperado.

Dinmica do Protocolo MPLS


LER Edge Egress IP addr 192. 4/16 Layer 2 Transport Core Switch 5 Assign Initial Label LSR Core Label Switch In Out Label Label 5 9 Label Swapping 5 Label Switch In Out Label Label 9 2 Label Swapping 9 Core Egress In Label 2 Remove Label LER Edge Switch Label Label

Out Label

Next hop 192. 4/16 Layer 2 Transport

192. 4/16

192. 4/16

Label Swapping

LSP Label Switched Path

Fonte: http://paginas.fe.up.pt

O Desmembramento da Funcionalidade de Roteamento


O Roteamento realizado uma nica vez na entrada da rede pelo LER O Encaminhamento de pacote baseado nos rtulos e executados pelos LSRs (roteadores do ncleo da rede). E tem por funo separar o roteamento tradicional do IP em duas partes:
A parte de controle (Software) A parte de encaminhamento (Hardware)

O MPLS atualmente a tecnologia de rede mais avanada e mais adequada as redes NGN. Onde os diversos componentes so implementadas por diferentes fornecedores criando um ambiente de competitividade e especializao.

Tronco 2006.

Os principais atributos do MPLS so:


Maneira mais efetiva de integrar IP e as redes ATM numa rede nica. Reduz o processamento dos roteadores, melhorando a eficincia no encaminhamento de pacotes. Prov QoS as redes IP. Resolve problema de Escalabilidade do IP/ATM, em que os roteadores IP tem que ser interconectados com uma malha de conexes ATM (PVCs) e essas configuraes so realizadas manualmente pelo operador. No MPLS, as conexes so estabelecidas dinamicamente pelo RSVP ou CR-LDP.

Os principais atributos do MPLS so:


Nmero de Conexes reduzido se comparado ao ATM Facilita a operao e projetos de rede nica. Separa as funes de controle e encaminhamento de trfego (arquitetura NGN).

Os principais atributos do MPLS so:


Opera em qualquer tecnologia de camada 2 (desde Ethernet at ptica). Aceita qualquer protocolo da Camada 3.

As propriedades de escalabilidade e Engenharia de Trfego so importantes para a implantao do MPLS, pois permitem criar uma infra-estrutura de elevado desempenho (elevada capacidade e pequena latncia), possibilitando economias de escala, oferta de novos servios (e.g, VPNs, segregao de trfego por QoS) e restauro rpido de rotas; por outro lado, os operadores podem tirar partido dos investimentos feitos na tecnologia ATM, usando LSRs baseados em ATM ou MPLS sobre ATM num modelo overlay (neste caso, LSRs MPLS comunicam atravs de uma rede ATM)

Exerccios
1. Admita que quer montar um negcio na rea de redes para alugar enlaces (dutos) para interconexo de empresas corporativas, prestar servios de voz sobre IP e conexo Internet. Voce pode escolher entre trs tecnologias para implementar sua rede backbone: Frame Relay, ATM ou MPLS. Qual dessas tecnologias voce adotaria? Justifique sua resposta comparando vantagens e desvantagens da tecnologia escolhida com relao s demais.

Resposta
A tecnologia MPLS a mais adequada atualmente para o transporte de VoIP, pois baseada em IP com as caractersticas avanadas de QoS, reserva de banda, configurao automtica de rotas e encaminhamento rpido de pacotes. A tecnologia ATM prov excelente QoS, mas no possui aprovisionamento dinmico de conexes; quando o nmero de conexes aumenta, o custo operacional muito alto. O mesmo refere-se ao Frame Relay, agravando ainda o fato de que o Frame Relay possui limitaes de banda nas interfaces (34 Mbit/s).

Aula 4

PLC (POWER LINE COMMUNICATION)

Definio
A tecnologia PLC se baseia na modulao de sinais de telecomunicaes sobre o canal da rede eltrica. Inicialmente ela foi desenvolvida observando-se diversos equipamentos que j geravam modulaes nessa rede. Denominada Broadband PowerLine (BPL). Sistemas que usam essa tecnologia utilizam a faixa de 1,6 a 30 MHz, com taxas de at 200Mbps.

Os sistemas PLC trabalham com a camada de enlace do modelo OSI, podendo ser acoplada a redes TCP/IP. As PLCs so capazes de distinguir pacotes TCP e UDP, alm de possurem agentes SNMP para que se possa monitorar e controlar a rede.

Um Pouco de Histria
PLC no Brasil
Primeira PLC do Brasil instalada em Porto Alegre desde 2006. Dificuldade:
Padronizao dos equipamentos de rede. Falta de interoperabilidade Alto Custo

A Diretoria Colegiada da ANEEL aprovou, no dia 25 de agosto, as regras para utilizao da rede eltrica para transmisso de dados, voz e imagem e acesso Internet em alta velocidade por meio da tecnologia Power Line Communications (PLC).

A Resoluo Normativa n 375/2009 que estabelece as condies de compartilhamento da infraestrutura das distribuidoras vai permitir significativos avanos ao pas, com importante estmulo incluso digital, pois 95% da populao brasileira tm acesso eletricidade por meio de 63 concessionrias e 24 cooperativas, que levam energia a 63,9 milhes de unidades consumidoras.

Um Pouco de Histria
PLC no Mundo
Idia Inicial em 1920 (comunicao em redes de alta tenso utilizando modulao analgica na faixa de 15 a 50 kHz.). Foi criada em 1930 a RC (Ripple Control) que tinha como objetivo transmitir sinais de controle em freqncias baixas(0,1 a 0,9 kHz). Esta tecnologia permitia que fosse feita comunicao de modo unidirecional e foi usada para a realizao de tarefas como a ativao da iluminao pblica, telemetria, controle remoto e comunicao de voz.

Um Pouco de Histria
PLC no Mundo
J na dcada de 80, algumas empresas de energia presentes tanto nos Estados Unidos como na Europa passaram a realizar pesquisas para fazer anlises sobre as caractersticas da rede eltrica e a capacidade desta como um canal de comunicao. Nos testes realizados, descobriu-se que as faixas de 5 a 500 kHz eram as que tinham melhor potencial de usabilidade, devido, principalmente, a relao sinal/rudo e a atenuao do sinal.

Um Pouco de Histria
PLC no Mundo
Em 1998 foi criado o primeiro prottipo de um modem que conseguir transmitir a taxas de 60bps a distncia de at 1 km. Em 1990 tcnica de transmisso bidirecional. Em 1991 iniciado na Inglaterra testes de transmisso em alta velocidade.

Um Pouco de Histria
PLC no Mundo
Em 1997, foi anunciado pela Norweb e pela Nortel, duas empresas distribuidoras de energia eltrica na Inglaterra, que os problemas causados por rudos ou interferncias haviam sido solucionados. Ainda no mesmo ano, essas mesmas empresas afirmaram testes de acesso internet atravs da tecnologia desenvolvida. Desse modo, surgiu a Digital Powerline(DPL), que era uma forma de negcio inovadora na rea das telecomunicaes.

Um Pouco de Histria
PLC no Mundo
E atualmente alguns fornecedores de equipamentos desta tecnologia;
EBA, DS2, Ascom.

As Dificuldades
Rudos:
Sncrono: Geralmente provocado por dimmers. Tonal: Pode ser dividido em dois tipos.
O no-intencional, gerados pelas fontes de alimentao chaveadas. O intencional causado por intercomunicadores que usam a rede eltrica, como babs eletrnicas.

De Alta Freqncia: Gerado por aparelhos que usam motor universal, como em barbeadores, aspiradores e outros eletrodomsticos. Por Capacitores: Gerado quando se liga/desliga aparelhos eletrnicos. A grandeza do rudo gerado, portanto, depende diretamente do tamanho do capacitor de cada equipamento.

As Dificuldades
Atenuao Impedncia da Rede Interferncias

vlido ressaltar que os equipamentos PLC no devem estar ligados a estabilizadores ou filtros de linha, j que eles bloqueiam os sinais de alta freqncia.

Tipos de PLC
Quanto a Frequncia:
PLC Faixa Larga (BroadBand) :
Este tipo utiliza grande faixa de freqncias, variando de 1.6 a 30Mhz, enquanto que possui alta taxa de transmisso. Este o tipo de PLC que mais vem recebendo ateno em virtude de sua utilizao para o acesso a internet.

PLC Faixa Estreita(NarrowBand):


Este tipo utiliza uma faixa de freqncia menor, na faixa de 0.1 a 0.9 kHz, possuindo taxa de transmisso menor que 1Mbps. Suas aplicaes geralmente so nas reas de gesto de energia eltrica, automao, medio remota, etc.

Tipos de PLC
Quanto a Localizao:
Power Line Indoor Communication (PLIC):
Tem por finalidade criar uma rede local por meio de uma caixa comutadora que injeta dados de uma rede banda larga na rede eltrica local. Assim, todas as tomadas se tornam pontos de conexo para a rede.

Power Line Outdoor Communication (PLOC):


Rede entre subestaes eltricas e redes locais/residenciais tem por funo a de distribuio do sinal, sendo considerado um ponto concentrador. Neste ponto possvel conectar aproximadamente 40 usurios a aproximadamente 2 km se conectado a rede primria (13,8 KV).

Alguns Equipamentos
Isolador de Rudos

Caixa de Distribuio

Transformador Modem PLC Wireless Phone Jack System

Viso Geral Equipamentos PLC

Bibliografia
SOARES, L. F. G.; LEMOS, G; COLCHER S. Redes de Computadores: Das Lans, Mans e Wans s Redes ATM. 2.ed. So Paulo: Campus, 1995. SOUSA, Lindeberg Barros de. Redes de Computadores: Dados, Voz e Imagem. 8.ed. So Paulo: rica, 2005 STALLINGS,William. ISDN and Broadband ISDN with Frame Relay and ATM. 4a Edio, Prentice Hall, 1999. TANENBAUM, A. S., Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. (Programa do Livro-Texto). TRONCO, Tania Regina. Redes de Nova Gerao - A Arquitetura de Convergncia do IP, Telefonia e Redes pticas. Ed. Erica, So Paulo, 2006.

Bibliografia
Sites: http://www.powerlinecommunications.net/ (ltimo acesso em 01/10/2009). http://www.ipcf.org/ (ltimo acesso em 01/10/2009). http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2008_2/tulio/i ndex.htm (ltimo acesso em 01/10/2009). http://www.aneel.gov.br/hotsite/plc/ (ltimo acesso em 01/10/2009). http://www.aptel.com.br/ (ltimo acesso em 01/10/2009).

Obrigada! Profa. Etianne Torres profetianne@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi