Vous êtes sur la page 1sur 7

1

1. GESTO DO CONHECIMENTO

Para compreendermos o surgimento do modelo de gesto do conhecimento, torna-se necessrio o conhecimento dos caminhos pelos quais passou a teoria administrativa ao longo de sua histria. Neste captulo ...

1.1. A ADMINISTRAO DAS ORGANIZAES E OS MODELOS DE GESTO

No sculo XVIII com a Revoluo Industrial, modificou-se profundamente a figura do mundo, provocando a substituio das oficinas artesanais pelas fbricas e transferindo o centro dos negcios da agricultura para a indstria. Chiavenato (2004), explica que a Revoluo Industrial substituiu a Era da Agricultura pela Era Industrial. Mas foi somente em 1903 que Taylor escreveu o primeiro livro sobre administrao, inaugurando a teoria administrativa. O desenvolvimento da administrao passou por etapas distintas no decorrer do sculo XX: a Teoria Clssica, Teoria Neoclssica, Teoria Burocrtica e a Era da Informao, surgindo a o modelo de gesto baseado no conhecimento. A Era Industrial Clssica dominou a primeira metade do sculo XX e Henry Fayol, considerado juntamente com Taylor um dos fundadores da moderna Administrao nessa ocasio, a teoria administrativa estava lanando as suas bases fundamentais, (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), bem como os princpios gerais de Administrao como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organizao ou empresa. A Era Industrial Neoclssica acelerou os acontecimentos trazendo inovaes, provocou a substituio dos antigos conceitos prescritivos e normativos por conceitos descritivos e explicativos na teoria administrativa. Ela surgiu com o crescimento exagerado das organizaes, uma das questes foi o dilema sobre centralizao versus descentralizao. Nesse perodo, a Teoria Clssica substituda pela Teoria Neoclssica, a Teoria da Burocracia pela Teoria Estruturalista e a Teoria das Relaes Humanas pela Teoria Comportamental. Alm disso, surge a Teoria de Sistemas e, mais recentemente, a Teoria da Contingncia, para explicar a administrao ou gesto em um mundo dinmico e mutvel.

Ainda falta falar de weber mintzberg e senge

O incio da dcada de 1990 marca: a Era da Informao, que surge com o tremendo impacto provocado pela tecnologia da informao (TI). A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso mais valioso e importante, substituindo o capital financeiro. Em seu lugar, surge o capital intelectual. A importncia de falarmos sobre a evoluo da gesto nas organizaes se d ao fato de que estas instituies vm passando por grandes desafios e constantes transformaes, quer seja de carter social, tecnolgico ou filosfico, essas mudanas geraram a ideia de uma economia do conhecimento motivada pela migrao das atividades humanas, de funes mecnicas para funes intelectuais. 1.2 A GESTO DO CONHECIMENTO NO SCULO XX E XXI 1.3 O CONHECIMENTO E AS ORGANIZAES

A gesto do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente nas organizaes, na cabea das pessoas, nas veias dos processos e no corao dos departamentos, pertence tambm organizao. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organizao.
A Gesto do Conhecimento est ligada capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as vrias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competncias especficas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderana de mercado. (Terra, 2000, p. 70).

nesse contexto que a gesto do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratgico para a vida das pessoas e das empresas. No de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na histria. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa no proporciona, por si s, maior poder de competio para uma organizao, mas sim, exatamente quando aliado a sua gesto que ele faz diferena. A criao e a implantao de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. A Gesto de Conhecimento deve passar a fazer parte da cultura da organizao para que todos os colaboradores entendam a sua necessidade. O sucesso e os benefcios na implementao de uma Gesto de Conhecimento em qualquer tipo de organizao s possvel se a cultura organizacional for positiva em relao gerao, partilha, socializao e transferncia de conhecimento.

Para adotar e obter resultados da Gesto de Conhecimento preciso desenhar estratgias de implantao e estar consciente que a Gesto de Conhecimento no uma moda nem uma ferramenta de gesto, mas sim uma filosofia organizacional.

[...] a Gesto do conhecimento j no pode mais ser vista como modismo gerencial, e, sim, como uma evoluo gerencial pela qual as organizaes devero passar como requisito para alcanar estgios avanados de competitividade e da sua prpria sustentabilidade. (PEREIRA, 2006, p.06).

O planejamento de uma eficaz Gesto de Conhecimento no nada fcil se a mensagem no for bem passada, os colaboradores no entendero a sua importncia e vo achar que a partilha do seu conhecimento significa perder a propriedade intelectual das suas ideias, assim como dos mtodos e dos processos. Quando uma organizao consegue catalisar o conhecimento individual em prol do conhecimento organizacional e coloc-lo ao seu servio, atinge patamares de desempenho, otimizao e inovao que muito beneficiam a si prpria. H uma dcada, DRUCKER (1999) j alertava para o fato de que o trabalho se tornava cada vez mais baseado no conhecimento. Somente a organizao pode oferecer a continuidade bsica de que os trabalhadores do conhecimento precisam para serem eficazes. Apenas a organizao pode transformar o conhecimento especializado do trabalhador em desempenho. O trabalhador do conhecimento, segundo TERRA (2000, p.203) tm algumas questes e desafios a vencer:
a) Como mapear o conhecimento (competncias individuais) existente nas empresas? b) Onde se encontram as expertises e habilidades centrais da empresa relacionadas s core competentes? c) Como facilitar e estimular a explicitao do conhecimento tcito dos colaboradores? d) Como atrair, selecionar e reter pessoas com as requeridas competncias, habilidades e atitudes? e) Como manter o equilbrio entre o trabalho em equipe e o trabalho individual e entre o trabalho multidisciplinar e a requerida especializao individual? f) Como utilizar os investimentos em tecnologia de comunicao para aumentar o conhecimento da empresa e no apenas acelerar o fluxo de informaes? g) Quais sistemas, polticas e processos devem ser implementados para moldar comportamentos relacionados ao estmulo, criatividade e ao aprendizado? h) Como incentivar e premiar o compartilhamento de conhecimento e desencorajar que as pessoas guardem o conhecimento para si prprias? i) Como tornar a empresa aberta ao conhecimento externo? Como ampliar e capturar o fluxo de conhecimentos, insights e ideias provenientes de clientes, parceiros, fornecedores e da comunidade em geral?

Para que a gesto do conhecimento produza efeitos prticos nas empresas, deve estar plenamente ancorada pelas decises e compromissos da alta administrao a respeito das iniciativas necessrias em termos de desenvolvimento estratgico e organizacional, investimento em infraestrutura tecnolgica e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento. A gesto do conhecimento, ainda segundo TERRA (2000), tem um "carter universal", ou seja, aplica-se a empresas de todos os portes e nacionalidades e a sua efetividade requer a criao de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais), novas posies quanto ao papel da capacidade intelectual de cada colaborador e uma efetiva liderana disposta a enfrentar, ativamente, as barreiras existentes ao processo de transformao. Gesto do Conhecimento, de alguma forma, sempre existiu e foi praticada nas empresas. O que novo o fato de que cada vez mais as empresas lderes no mercado esto explicitando a Gesto do Conhecimento como objetivo estratgico e pondo em prtica aes que mostram de forma concreta a valorizao do Capital Intelectual, mensurao de resultados, remunerao por competncia, participao em resultados e remuneraes variveis em forma e amplitude mais intensas.

1.4 O CONHECIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO As organizaes tm reconhecido que o conhecimento necessrio para mant-las competitivas no mercado e melhorar significativamente o seu desempenho, mas para implementar uma Gesto de Conhecimento necessrio garantir uma boa comunicao interna, ou seja, explicar a todos os colaboradores da organizao qual o seu papel e a sua verdadeira importncia. O sculo XXI tem sido caracterizado como a era da informao e do conhecimento. O surgimento de avanadas tecnologias num mercado altamente competitivo gera as organizaes a busca constante de diferenciais competitivos. Para isso ser possvel nesta poca, quando apenas a informao pura no garante sucesso, torna-se necessrio que a organizao consiga lapidar a informao que recebe transformando-a em conhecimento, para que, atravs do compartilhamento desse conhecimento seja possvel alcanar originalidade, maior vantagem competitiva e inovao produtiva.

Como o conhecimento pode ser gerado pelas pessoas, as organizaes esto buscando propiciar aos colaboradores novas formas de crescimento profissional e pessoal, para que assim possam atrair desenvolver e reter o capital intelectual que agregue valor a organizao. Com isso, h o surgimento de novas ideias e solues, consequentemente aumentando o grau de competitividade organizacional. No entanto, o grande desafio para as empresas disseminar e oficializar esse conhecimento, de maneira que o mesmo no fique retido com um colaborador ou com um setor especfico. A competitividade organizacional, por sua vez, pode ser determinada pelo conhecimento que as empresas conseguem gerar e difundir. Porm, para se mant-la, neste cenrio globalizado, o mercado vem exigindo das organizaes a renovao de seus conhecimentos, o que provm de um gerenciamento inteligente do conhecimento gerado.

CAPTULO III UNIVERSIDADE CORPORATIVA

CAPTULO I GESTO DO CONECIMENTO

Vous aimerez peut-être aussi