Vous êtes sur la page 1sur 24

D I S C I P L I N A

Estudos do Semirido

Conceitos e espacializao dos fenmenos relacionados aos Estudos do Semirido


Autores Adriano Lima Troleis Ana Cludia Ventura dos Santos

aula

Governo Federal
Presidente da Repblica Dilma Vana Rousseff Vice-Presidente da Repblica Michel Miguel Elias Temer Lulia Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky

Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Maria Carmem Freire Digenes Rgo Secretria Adjunta de Educao a Distncia Eugnia Maria Dantas

Secretaria de Educao a Distncia (SEDIS)


Coordenador de Produo de Materiais Didticos Marcos Aurlio Felipe Projeto Grco Ivana Lima Revisores de Estrutura e Linguagem Eugenio Tavares Borges Janio Gustavo Barbosa Jeremias Alves de Arajo Jos Correia Torres Neto Kaline Sampaio de Arajo Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Thalyta Mabel Nobre Barbosa Revisores de Lngua Portuguesa Cristinara Ferreira dos Santos Emanuelle Pereira de Lima Diniz Janaina Tomaz Capistrano Revisora das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Revisora Tcnica Rosilene Alves de Paiva Revisoras Tipogrcas Adriana Rodrigues Gomes Nouraide Queiroz Ilustradores Adauto Harley Andrew Anderson Chagas Cmara Carolina Costa de Oliveira Dickson de Oliveira Tavares Leonardo dos Santos Feitoza Roberto Luiz Batista de Lima Diagramadores Ana Paula Resende Davi Jose di Giacomo Koshiyama Elizabeth da Silva Ferreira Ivana Lima Jos Antonio Bezerra Junior Luciana Melo de Lacerda Rafael Marques Garcia Editor de Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de A. F. Filho

Catalogao da publicao na fonte. Bibliotecria Vernica Pinheiro da Silva.

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Apresentao
Ol! Seja bem-vindo a mais uma disciplina do nosso curso! A presente disciplina foi organizada em duas etapas: a primeira etapa, buscar a articulao entre os conhecimentos construdos nas disciplinas j cursadas e os novos contedos trabalhados; a segunda que agregar os conhecimentos e possibilitar, atravs da interatividade, articular e relacionar os contedos propostos nesta disciplina. Pensamos a disciplina Estudos do Semirido de maneira a proporcionar a voc, caro aluno, mais uma possibilidade de desenvolver sua capacidade de associar conhecimento e problematizar a realidade geogrca, de reas ridas e semiridas do Brasil e de diferentes regies do globo terrestre. Voc ver que atravs dos conhecimentos agregados nas reas de climatologia, biogeograa, geologia, pedologia, organizao do espao, entre outras, chegada a hora de articular tais aprendizados, buscando relaes e aplicaes dos fenmenos geogrcos que reetem a interconexo da dinmica natural e social. A presente aula tem por objetivo apresentar e promover algumas discusses a respeito de alguns conceitos geogrcos que se relacionam com os estudos do semirido. Tambm se prope localizar espacialmente diferentes reas no globo terrestre que estejam relacionadas aos conceitos estudados. Bons estudos!

Objetivos
1
Denir alguns conceitos geogrcos que se relacionam com os estudos do semirido. Entre eles: tempo e clima, deserto, deserticao, desertizao e arenizao. Localizar espacialmente algumas reas de ocorrncia dos fenmenos descritos no globo terrestre.

Aula 1

Estudos do Semirido

Tempo diferente de clima?


Desde o incio das civilizaes, o ser humano vem utilizando os fenmenos meteorolgicos para sobreviver. Isso porque o sol, a chuva, o vento e outros tm uma inuncia direta na produtividade agrcola, no modo de vestir, nas relaes sociais e no modo de viver. Atualmente, muito comum utilizarmos as previses meteorolgicas na aviao civil e militar, na navegao, enm, as utilidades da previso do tempo adquirem importncia at na esfera esportiva, como no caso das corridas automobilsticas, entre outros.

Mas o que diferencia tempo de clima?


Veja a Figura 1 a seguir, extrada do site Climatempo do dia 01/10/2010, e vamos tentar compreender o conceito de tempo e diferenci-lo de clima.

Previso do tempo para Natal-RN


Tempo no Momento Temperatura: 28 C Direo do Vento: ESE Condio: Muitas nuvens Atualizado s 13:53h Sexta-Feira, 01/10 nascer e pr do sol: 05h06 17h15 Presso: 1010hPa Intensidade do Vento: 22 Km/h Umidade: 74%

manh

tarde

noite

30 C 23 C

0mm 0%

ESE UR 81% 63% 16Km/h

Sol com algumas nuvens. No chove. >> veja mais dados:

Figura 1 Previso do tempo


Fonte: <http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/334/natal-rn>. Acesso em: 23 dez. 2010.

De acordo com o Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

Aula 1

Estudos do Semirido

Tempo oconjunto de condies atmosfricas e fenmenos meteorolgicos que afetam a biosfera e a superfcie terrestre em um dado momento e local. Temperatura, chuva, vento, umidade do ar, presso atmosfrica, nebulosidade, etc., formam o conjunto de parmetros do tempo (CPTEC, 2011, extrado da internet). Porm, quando assistimos aos telejornais e eles apresentam as previses do tempo de diversas localidades no Brasil, o termo tempo aparece associado a outros termos como: tempo bom, estvel, instvel etc. Mas o que seria isso anal? Veja algumas diferenas a seguir:

Tempo bom:essa uma descrio subjetiva. So levadas em considerao as condies do tempo, como a presena de sol, temperatura em torno dos 22C, pouco vento etc. importante dizer que essas condies esto associadas ao perodo do ano e localizao geogrca de cada cidade. Tempo estvel:tempo bom; condies de cu claro ou parcialmente nublado. Tempo instvel:mau tempo; condies favorveis para chuva e ou presena de fortes ventos.

Agora vamos ver se entendemos o conceito de tempo. De acordo com a Figura 1, as condies do tempo na cidade de Natal s 13h53min do dia 1/10/2010 eram boas, porque o dia apresentou sol com algumas nuvens, nenhuma possibilidade de chuva, temperatura variando entre 23C e 30C, ventos fracos e moderada umidade relativa do ar. Pode-se concluir que o tempo nesse dia BOM.

Utilizando o site <http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade>, escolha uma cidade de seu interesse de outra regio do Pas (Sul, Centro-Oeste ou Sudeste), analise e caracterize a previso do tempo. Use os espaos a seguir para descrever sua concluso a respeito do que voc encontrou.

Aula 1

Estudos do Semirido

E o clima? O clima constitui o estado mdio e o comportamento estatstico das variveis de tempo (temperatura, chuva, vento, etc.) sobre um perodo, sucientemente, longo de uma localidade (CPTEC, 2011, extrado da internet). Para a compreenso do comportamento atmosfrico, necessria uma longa srie de dados meteorolgicos e ambientais no decorrer de uma srie histrica, que, segundo a Organizao Mundial de Meteorologia (WMO), seria de 30 anos. Porm, caros alunos, cabe tambm diferenciarmos clima rido de clima seco.

Clima rido:condio climtica de uma determinada regio caracterizada pelo fato de que as taxas de evaporao e transpirao so maiores do que a taxa de precipitao (CLIMA AGORA, 2011, extrado da Internet). Clima seco:condio climtica de uma determinada regio, marcada pela ausncia ou baixo ndice pluviomtrico, por um perodo prolongado de tempo, que causa um desequilbrio hidrolgico na regio.

Hoje, embora sries de dados de 30 anos sejam comuns, nota-se, que ao longo de amostras da srie temporal, podem ocorrer variaes do valor mdio, indicando variabilidade climtica. Parte dessas variaes encontradas ao longo das dezenas de anos pode ser atribuda a causas antropognicas, como desmatamento, queimadas e o somatrio de reas de cultivo agrcola. Por exemplo, os primeiros anos do sculo XXI tm sido mais quentes que os encontrados anteriormente na segunda metade do sculo XX (IPCC, 1988).

Aula 1

Estudos do Semirido

A partir dessa temtica foi criado em 1988, o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas) pela Organizao Meteorolgica Mundial e o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer informaes cientcas, tcnicas e socioeconmicas relevantes para o entendimento das mudanas climticas do globo terrestre, seus impactos potenciais nos diferentes continentes e opes de adaptao e mitigao das espcies que o habitam. um rgo intergovernamental aberto para os pases membros do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organizao Meteorolgica Mundial (OMM) (WIKIPDIA, 2011a, extrado da internet). No Brasil, o rgo responsvel pela sistematizao e publicao da Normal Climatolgica, cujos dados agrupam a srie temporal de 30 anos, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A normal atual corresponde srie de 1960-1990. Dessa forma, clima e tempo se tratam de conceitos diferentes, porm complementares. Devemos, ento, nos apropriar desses conceitos, para podermos mostrar aos nossos futuros alunos a diferena entre eles. Caso tenha dvidas v aos fruns de discusso da disciplina ou v ao site do CPTEC-INPE <http://www.cptec.inpe.br/>. L voc encontrar uma vasta bibliograa para aprofundar esses conceitos.

A abordagem dos fenmenos naturais em Geograa, na escola, ainda meramente descritiva, classicatria e pouco cuidadosa. preciso romper com essa barreira, com prticas que fujam da simples memorizao, como por exemplo, a aproximao do contedo realidade do aluno.

A Tabela 1 apresenta diferentes variveis em relao ao tempo de um determinado lugar durante 10 dias. Utilizando o site <http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade>, os conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores do curso de Geograa e as variveis que compem a tabela, acompanhe durante esse perodo de tempo as variaes que ocorrerem em sua cidade e em uma cidade de seu interesse de qualquer local do mundo e marque na tabela.

Aula 1

Estudos do Semirido

Tabela 1 Dados coletados de sua cidade


N de dias 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Muito quente Quente Ameno Frio Muito frio Ausente Leve contnua Pesada contnua Com trovoadas Em pancadas Cirro Estrato Cmulo Cmulo-nimbo Cu claro Cu parcialmente encoberto Cu totalmente encoberto Boa Regular Ruim Calmaria Fraco Moderado Forte Muito forte Tempo agradvel Tempo abafado Raios Geada Granizo Dias da semana Temperatura do ar Chuva Tipo de nuvem Nebulosidade Visibilidade Vento Sensaes pessoais Outras observaes

Em seguida, classique e posteriormente compare, nos espaos abaixo, as caractersticas mdias do tempo em ambas as cidades nesse mesmo perodo.

a)

Caractersticas das variaes do tempo em sua cidade.

Aula 1

Estudos do Semirido

Tabela 2 Dados coletados da cidade de seu interesse


N de dias 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Muito quente Quente Ameno Frio Muito frio Ausente Leve contnua Pesada contnua Com trovoadas Em pancadas Cirro Estrato Cmulo Cmulo-nimbo Cu claro Cu parcialmente encoberto Cu totalmente encoberto Boa Regular Ruim Calmaria Fraco Moderado Forte Muito forte Tempo agradvel Tempo abafado Raios Geada Granizo Dias da semana Temperatura do ar Chuva Tipo de nuvem Nebulosidade Visibilidade Vento Sensaes pessoais Outras observaes

b)

Caractersticas das variaes do tempo da cidade de seu interesse.

Aula 1

Estudos do Semirido

c)

Compare as variaes do tempo em ambas as cidades.

Analise o verso abaixo e extraia dele informaes que podem denir as caractersticas climticas. O sabi do serto faz coisa que me comove: passa trs meses cantando e sem cantar passa nove, como que se preparando, pra s cantar quando chove! Biu Gomes

Aula 1

Estudos do Semirido

Desertos, deserticao, desertizao e arenizao


Quando falamos em deserto, tratamos de uma regio na qual as precipitaes pluviais so quase sempre muito baixas, geralmente variando entre 100 mm e 500 mm anuais. Existem desertos em que a chuva no ocorre h dezenas de anos, como o caso de algumas partes do Saara, no continente africano, e o deserto do Atacama no continente sul-americano. A vegetao dos desertos geralmente ausente ou escassa apresentando uma diversidade de espcies bem menor do que as existentes nas grandes orestas tropicais como a Amaznica, estudada por voc na disciplina de Ecossistemas Brasileiros. Apresentam como caracterstica bsica uma oscilao trmica ampla, em que durante o dia as temperaturas so mais quentes, e noite ocorre uma queda signicativa, podendo variar de aproximadamente 45C durante o dia a 20C durante a noite em um perodo de 24 horas. Segundo Conti (1997), a baixa precipitao ou sua ausncia, a escassez de ora, a pequena diversidade de fauna, a grande variao trmica e sua delimitao espacial indicam essas regies como de clima rido. Nesses ambientes os solos so geralmente rasos, com decincia hdrica e apresentam uma alta concentrao de sais. A cobertura vegetal escassa e espaada, adaptada s condies naturais, caracteriza-se pelo predomnio de espcies xerlas. Dessa forma, o deserto apresenta um sistema natural adaptado a essas condies, com caractersticas, diversidade e limites espaciais denidos e diferentes entre si, como veremos nas aulas a seguir.

Xerlas
Diz respeito a tipos de formao vegetal rasteira, arbustos espinhosos, quase sem folhas e cactos.

Observe o quadro e realize uma pesquisa completando as lacunas em branco, a m de descobrir algumas caractersticas de cada um dos desertos listados.
Caractersticas Fsicas (clima, relevo e hidrograa) Amplitude Trmica Solo predominante Fauna e ora predominantes

Deserto

Superfcie (km )
2

Saara Arbia Gobi Kalahari Monglia Nambia Atacama

10

Aula 1

Estudos do Semirido

Utilizando a Figura 2 a seguir, construa um mapa temtico com a localizao e as caractersticas dos desertos listados no item anterior.

Essa atividade de fundamental importncia voc poder, alm de espacializar os desertos, estabelecer relaes de semelhana e de diferenas entre eles. Para isso, utilize alm dos dados coletados na pesquisa, seus conhecimentos adquiridos.

Oceano Glacial rtico

Oceano Oceano Oceano Pacco Oceano ndico

Pacco

Atlntico

Oceano Glacial Antrtico

Figura 2 Mapa-mndi

Escreva aqui as caractersticas dos desertos listados no quadro do item 1 da Atividade 3.

Aula 1

Estudos do Semirido

11

Deserticao
Antes de discutirmos o conceito de deserticao, leia a notcia abaixo:

Combate deserticao prioridade, diz ONU 30/10/2008 Conveno das Naes Unidas para Combate Deserticao alerta que, at 2050, metade das reas agrcolas cultivveis no mundo podero se tornar improdutivas devido deserticao.

Figura 3 Deserticao
Fonte: <http://www.revistanordeste.com.br/wp-content/uploads/2010/04/PB1.jpg>. Acesso em: 23 dez. 2010.

A Conveno das Naes Unidas para Combate Deserticao (Unccd) apresentou um relatrio sobre o Desenvolvimento Mundial em 2008, em Bonn, na Alemanha. O secretrio-executivo do Unccd, Luc Gnacadja, alertou que o fornecimento de alimentos s populaes uma estratgia paliativa e que o problema da deserticao exige solues de longo prazo. O encontro em Bonn serviu para denir diretrizes nas reas de auxlio s populaes que enfrentam as consequncias da deserticao, do aumento da produtividade em ecossistemas afetados pela degradao do solo e da implementao de projetos em parceria com instituies nacionais e internacionais.

12

Aula 1

Estudos do Semirido

O documento do Unccd alertou que a deserticao reduz a produo de alimentos e aumenta a emisso de gs carbnico, agravando o problema do aquecimento global. Um relatrio do Banco Mundial em 2007 indicou que grande parte dos pequenos agricultores no mundo depende da agricultura para sua sobrevivncia. Destacou ainda que as secas e a alta no preo dos alimentos tm colocado em risco a vida de milhes de pessoas em funo da desnutrio, principalmente no continente africano.

Fonte: Relatrio das Naes Unidas para combate Deserticao (2008 modicado por TROLEIS; CLUDIA, 2010).

Como voc pode perceber, a deserticao tema de discusso internacional e vrios rgos esto preocupados com esse processo, principalmente por afetar a vida de milhares de pessoas, tanto diretamente quanto indiretamente, mas anal o que deserticao? Exponha sua ideia de deserticao abaixo.

Aula 1

Estudos do Semirido

13

reas transicionais
Refere-se s reas de transio entre um bioma e outro, apresentando caractersticas fsicas presentes nos dois biomas e com grande fragilidade degradao.

Microclima
Corresponde s condies climticas de uma superfcie realmente pequena.

Conseguiu responder questo? Em caso armativo, timo. Sentiu-se com diculdades? No se preocupe. Agora estudaremos um pouco mais a respeito da deserticao. Segundo Conti (1989), a deserticao pode ser entendida, preliminarmente, como um conjunto de fenmenos que conduz determinadas reas a se transformarem em desertos ou a eles se assemelharem. Pode, portanto, resultar de mudanas climticas determinadas por causas naturais ou pela presso das atividades humanas sobre ecossistemas frgeis, sendo, nesse caso, as periferias dos desertos (ou reas transicionais) as de maior risco de degradao generalizada, em virtude de seu precrio equilbrio ambiental. Dentre os fatores que provocam essas transformaes, favorecendo o processo de deserticao, destaca-se a ao antrpica sobre o meio, resultante do uso inadequado do solo, o que tem ocasionado mudanas no microclima, notadamente, na reduo de chuvas e no empobrecimento do solo (CONTI, 1989). Segundo a Conveno das Naes Unidas de Combate Deserticao, esse fenmeno a degradao da terra nas regies ridas, semiridas e submidas secas, resultante de vrios fatores, entre eles as variaes climticas e as atividades humanas. Veja a seguir o mapa da deserticao no mundo.

Vulnerabilidade deserticao

N O S
Vulnerabilidade Outras regies
Baixa Moderada Alta Muito alta Seco Fria mido / no vulnervel Gelo / Glacial

Miller Projeo
Escala 1:100.000.000 Quilmetros

Figura 4 Mapa mundial da deserticao


Fonte: <http://climatelab.org/@api/deki/les/644/=Desertication_map.png>. Acesso em: 23 dez. 2010.

14

Aula 1

Estudos do Semirido

Como voc pode observar, at no Brasil encontraremos reas em avanado estgio de deserticao, mas esse assunto trataremos com mais profundidade em outra aula desta disciplina.

Desertizao
Outro conceito que tambm merece reexo, tendo em vista sua apario quando se discute o fenmeno da deserticao, o conceito de desertizao, sugerido por Rapp (1974). Pode ser entendido como as extenses de paisagens e formas tipicamente desrticas, de reas que apresentaram uma dinmica territorial de crescente abandono pela populao habitante, reduzindo sua densidade demogrca. Sendo assim, a desertizao seria um fenmeno de origem socioeconmica e a deserticao um processo tambm ambiental.

5
De acordo com o conceito trabalhado de desertizao prope-se que voc escolha uma cidade do seu estado que possua essas caractersticas, tire fotos e a descreva.

Aula 1

Estudos do Semirido

15

Arenizao
Arenizao, ou formao de bancos de areia, o processo de perda de cobertura vegetal em solos arenosos, em regies de clima mido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul. Suertegaray (1994) trata esse tema relacionando-o ao comportamento antrpico. Tendo como rea de estudo a regio da Campanha Gacha/RS, a autora tratou especicamente do surgimento de enormes areais e campos de dunas, parecidos com os desertos, provenientes de intensa atividade agrcola em regio de arenito (Botucatu), o que acabou expondo a rocha matriz, sem que houvesse prejuzos ao regime pluviomtrico local. A esse processo a autora denominou de arenizao, e classicou o fenmeno de retrabalhamento de depsitos arenticos pouco ou nada consolidados e promove, nessas reas, uma diculdade de xao de vegetao devido constante mobilidade dos sedimentos. Apesar de esse ser um fenmeno natural, tem se intensicado pela ocupao e trabalho da terra de forma desordenada, pela sociedade local (SUETERGARAY, 2000). Observe a rea de ocorrncia da arenizao no Rio Grande do Sul.
Paraguai Santa Catarina
Argentina

Rio Grande do Sul

Nmero de areais e de focos de arenizao em 2005 n 0 Uruguai 1-20 21-50 51-100 101-229 RS: 678 Fonte: Andrades F0, Cldis de O.; Suertegaray, Dirce.M.A.; Guasselli, Laurindo A. Elaborao: SEPLAG/ASTEC
0

Oceano Atlntico
N

120 60 Quilometros

180

Figura 5 reas de ocorrncia de arenizao no Rio Grande do Sul


Fonte: Rio Grande do Sul (2002).

16

Aula 1

Estudos do Semirido

Resumo
Nesta aula, foram apresentados alguns conceitos geogrcos importantes que se relacionam com os estudos do semirido. Assim, voc pde estudar suas denies, caractersticas, diferenas e espacializao no globo terrestre. Foram tambm propostas atividades referentes aos conceitos apresentados, com o objetivo de possibilitar uma reexo sobre o entendimento do assunto, bem como apresentar possibilidades diversicadas de atividades para serem trabalhadas em aulas na educao bsica. Nessa direo, voc pde compreender e desconstruir a ideia de uma homogeneidade conceitual a respeito dos fenmenos apresentados.

Autoavaliao
Nesta aula, voc reetiu a respeito de conceitos importantes para o entendimento do fenmeno semirido. Visite o site do CPTEC-INPE <http://www.cptec.inpe.br/>. Pesquise sobre o assunto e destaque alguns pontos importantes dos fenmenos descritos na aula e como eles so apresentados de maneira prtica pelo Centro de Previses de Tempo e Estudos Climticos.

Aula 1

Estudos do Semirido

17

Referncias
BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento PNUD. Projeto BRA 93/036: Conveno das Naes Unidas de Combate Deserticao nos pases afetados por seca grave e/ou deserticao, particularmente na frica. 1993. 78 p. CENTRO DE PREVISO DE TEMPO E ESTUDOS CLIMTICOS CPTEC. Glossrio. Verbete: tempo. Disponvel em: <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#c>. Acesso em: 17 jan. 2011. CLIMA AGORA. Glossrio meteorolgico. Verbete clima rido. Disponvel em: <http://www. climagora.com.br/inst/climagora_glossario.html>. Acesso em: 11 jan. 2011. CONTI, J. B. As conseqncias de uma relao conituosa Homem x meio: desmatamento e deserticao. In: CONTI, J. B. A Geograa Fsica e as relaes sociedade/natureza no mundo tropical. USP. p. 19-22. So Paulo. 1997. ______. A deserticao como problema ambiental. In: SIMPSIO DE GEOGRAFIA FSICA APLICADA, 3., 1989. Nova Friburgo. Anais... Nova Friburgo, 1989. p. 189-194. RAPP, A. A review of desertication in Africa: water, vegetation and man. Secretariat for International Ecology (SIES), Stockolm, Report 1, 1974. 77p. RIO GRANDE DO SUL (Estado). Atlas socioeconmico do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: SCP, 2002. SUETERGARAY, Dirce Maria Antunes. Deserticao: recuperao e desenvolvimento sustentvel. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia e meio ambiente. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 249-287. ______. Deserticao no Brasil, causa antrpica ou natural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEGRAFOS, 5.,1994, Curitiba. Anais... So Paulo: AGB, 1994. p. 359-365. TRILHAS e rumos. Dicas e roteiros. Disponvel em: <http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_dicasuso_ler.asp?IdDica=62>. Acesso em: 11 jan. 2011. WIKIPDIA. Clima. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima>. Acesso em: 11 jan. 2011a. ______. Painel intergovernamental sobre mudanas climticas. Disponvel em: < http:// www.ipcc.ch/pdf/supporting-material/tgica_reg-meet-ji-2007.pdf >. Acesso em: 11 jan. 2011b.

18

Aula 1

Estudos do Semirido

Anotaes

Aula 1

Estudos do Semirido

19

Anotaes

20

Aula 1

Estudos do Semirido

Vous aimerez peut-être aussi