Vous êtes sur la page 1sur 56

Nota: O estudo deste mdulo requer cerca de 07 horas.

Mdulo 3: Direitos Autorais


Objetivos
Depois de ter estudado este mdulo, voc poder: 1. Definir direitos de autor e dar exemplos de tipos de obras protegidas pelos direitos de autor. 2. Explicar, em poucas palavras, os direitos cobertos pelos direitos patrimoniais de autor. 3. Explicar, em poucas palavras, os direitos cobertos pelos direitos morais de autor. 4. Descrever em poucas palavras as limitaes que podem existir aos direitos autorais. 5. Indicar a durao geral dos direitos de autor de acordo com a legislao brasileira e os tratados internacionais. 6. Explicar como possvel obter titularidade sobre direitos de autor e como esses direitos podem ser transferidos. 7. Enumerar algumas medidas que podem ser usadas para a efetiva proteo dos direitos de autor. 8. 9. 10. Identificar os beneficirios e a durao dos direitos conexos. Explicar, em poucas palavras, o contedo dos direitos conexos. Entender o contedo da proteo aos programas de computador.

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Introduo
Este mdulo explica os tipos de criaes suscetveis de proteo sob o ttulo de direitos autorais, os direitos reconhecidos ao titular de direitos de autor, direitos conexos e sobre programas de computador. Este mdulo apresenta, como estes direitos podem ser utilizados visando a vantagens comerciais, quais os recursos que os titulares de direitos de autor podem usar contra as infraes aos seus direitos e, ainda, as limitaes a estes direitos em razo do interesse pblico. Este mdulo far referncias Conveno de Berna e ao Acordo sobre os Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comrcio (Acordo TRIPs), os dois acordos internacionais mais importantes na rea dos direitos de autor, e legislao brasileira sobre direitos autorais. H semelhana entre as legislaes nacionais dos pases signatrios de convenes internacionais e acordos comerciais sobre o tema. Entretanto, para a resposta definitiva de qualquer dvida sobre direito de autor, voc dever consultar a legislao de seu pas. No Brasil, os direitos autorais e conexos so atualmente regidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, como indica o seu artigo primeiro: Art 1 Essa Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominao os direitos de autor e os que lhes so conexos. As normas constitucionais diretamente incidentes sobre os direitos autorais so, com relao aos direitos patrimoniais, o inciso XXVII e XVIII do artigo 5. No plano constitucional, garantida a exclusividade de utilizao econmica das expresses individuais, originalmente ao autor, durante sua vida e por tempo determinado aps a morte, assegurado ainda, ao autor, o direito de fiscalizao. importante ressaltar que, desde 2007, o Ministrio da Cultura tem promovido seminrios e debates com objetivo de promover uma atualizao e reforma da Lei de Direitos Autorais. Dessa forma, este mdulo tratar sobre o escopo do direito autoral e do direito conexo no Brasil.

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

PARTE I

Qual o objeto dos Direitos de Autor?

Como em todos os campos da propriedade intelectual, os direitos de autor tratam sobre a proteo de criaes do esprito humano. O domnio dos direitos de autor a proteo das expresses artsticas, literrias e cientficas. No mbito da proteo esto includos os textos, msicas, obras de arte, como pinturas e esculturas, e tambm as obras tecnolgicas, como, por exemplo, os programas de computador e as bases de dados eletrnicas. Note que os direitos de autor protegem obras, ou seja, as expresses concretas, e no as idias. Assim, se voc imagina uma trama para uma histria, essa, enquanto idia de trama, no recebe proteo. Por exemplo, a idia de uma trama consistindo na histria de um jovem casal que se apaixona, apesar da discordncia de suas famlias e tradies, no receberia proteo. Diferentes escritores poderiam criar histrias diversas baseadas numa trama bastante semelhante. Mas quando voc a coloca sob a forma de sinopse ou, digamos, de um texto curto, ou de um roteiro, a expresso da trama imaginria nessa sinopse, texto ou roteiro, estar protegida. Portanto, exemplificativamente, a pea Romeu e Julieta de Shakespeare seria considerada uma expresso criativa daquela trama. Ainda assim, outros escritores podero criar novas histrias a partir de uma trama semelhante, com as mesmas idias. A Conveno de Berna (1886), a mais antiga das convenes internacionais que regem os direitos de autor, estabelece o seguinte no seu Artigo 2: "Os termos obras literrias e artsticas abrangem todas as produes do domnio literrio, cientfico e artstico, qualquer que seja o modo ou a forma de expresso, tais como livros, brochuras e outros escritos; as conferncias, alocues, sermes e outras obras da mesma natureza; as obras dramticas ou dramtico-musicais; as obras

coreogrficas e as pantomimas; as composies musicais, com ou sem palavras; as obras cinematogrficas e as expressas por processo anlogo ao da cinematografia; as obras de desenho, de pintura, de arquitetura, de escultura, de gravura e de litografia; as obras fotogrficas e as expressas por um processo anlogo ao da fotografia; as obras de 3
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

arte aplicada;

as ilustraes e os mapas geogrficos; os projetos, esboos e obras arquitetura ou s cincias. [.....] So

plsticas relativos geografia, topografia,

protegidas como obras originais, sem prejuzo dos direitos do autor da obra original, as tradues, adaptaes, arranjos musicais e outras transformaes de uma obra literria ou artstica. [.....] As compilaes de obras literrias ou artsticas, tais como enciclopdias e antologias, que, pela escolha ou disposio das matrias, constituem criaes intelectuais, so como tais protegidos, sem prejuzo dos direitos dos autores sobre cada uma das obras que fazem parte dessas compilaes." Em carter exemplificativo, em seu artigo 7 a legislao brasileira de direitos autorais descreve as obras protegidas, da seguinte forma: So obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: I - os textos de obras literrias, artsticas ou cientficas; II - as conferncias, alocues, sermes e outras obras da mesma natureza; III - as obras dramticas e dramtico-musicais; IV - as obras coreogrficas e pantommicas, cuja execuo cnica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma; V - as composies musicais, tenham ou no letra; VI - as obras audiovisuais, sonorizadas ou no, inclusive as cinematogrficas; VII - as obras fotogrficas e as produzidas por qualquer processo anlogo ao da fotografia; VIII - as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cintica; IX - as ilustraes, cartas geogrficas e outras obras da mesma natureza; X - os projetos, esboos e obras plsticas concernentes geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e cincia; XI - as adaptaes, tradues e outras transformaes de obras originais, apresentadas como criao intelectual nova; XII - os programas de computador; XIII - as coletneas ou compilaes, antologias, enciclopdias, dicionrios, bases de dados e outras obras, que, por sua seleo, organizao ou disposio de seu contedo, constituam uma criao intelectual. A Lei de Direitos Autorais, ao mesmo tempo, esclarece no pargrafo primeiro que os programas de computador so objeto de lei prpria (Lei 9.609/98), o que iremos abordar mais adiante, ainda neste mdulo. 4
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

QAA 1: As obras que podem ser protegidas pela Conveno de Berna e pela Lei de Direitos Autorais no Brasil se restringem quelas listadas nos seus artigos?

Resposta QAA 1: As obras suscetveis de proteo pela Conveno de Berna ou na Lei brasileira de direitos autorais no se restringem aos exemplos citados acima. Essa lista no exaustiva. Voc vai notar que a Conveno de Berna e a Lei brasileira de direitos autorais no limitam a proteo s obras listadas. A expresso tais como abre as portas para outras criaes alm daquelas mencionadas.

Qualquer obra protegida?

No necessrio que a obra literria e artstica seja de qualidade ou apresente mrito artstico. Ela deve, entretanto, ser original. O sentido exato desse requisito varia de um pas para outro, e, muitas vezes, determinado por decises judiciais. Em termos gerais, pode-se dizer que, nos pases com tradio de common law (direito no escrito), muito pouco se exige alm da circunstncia de que a obra no seja cpia de uma outra obra e que seu autor tenha empregado mnima habilidade, trabalho e escolha na sua elaborao. Nos pases com tradio de direito civil, os requisitos so frequentemente mais rgidos, exigindo-se, por exemplo, que a obra leve a marca da personalidade do autor e um contributo mnimo de criatividade. Ou seja, exige-se um esforo criativo superior do autor, alm da mera habilidade, do trabalho e das escolhas realizados.

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

E o que no pode ser protegido pelo Direito de Autor, no Brasil?

A legislao brasileira expressamente exclui da proteo, em seu artigo 8: I - as idias, procedimentos normativos, sistemas, mtodos, projetos ou conceitos matemticos como tais; lI - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negcios; III - os formulrios em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informao, cientfica ou no, e suas instrues; IV - os textos de tratados ou convenes, leis, decretos, regulamentos, decises judiciais e demais atos oficiais; V - as informaes de uso comum tais como calendrios, agendas, cadastros ou legendas; VI - os nomes e ttulos isolados; VII - o aproveitamento industrial ou comercial das idias contidas nas obras.

O que so obras derivadas?

Outro ponto importante do Artigo 2 da Conveno de Berna e do art. 7, XI da lei brasileira de direitos autorais a proteo das denominadas obras derivadas. Tratam-se de obras que so derivaes de outras fontes preexistentes, com as quais mantm um forte vnculo, uma grande proximidade. . Exemplos de obras derivadas: - tradues de obras em outras lnguas; - adaptaes de obras, como a realizao de um filme com base em um romance; - arranjos musicais, como a orquestrao de uma composio musical inicialmente escrita para piano; - outras alteraes de obras, como, por exemplo, a abreviao de um romance.

Voc deve ter em mente que, antes de embarcar em uma obra derivada, voc deve respeitar os direitos de autor da obra inicial. Por exemplo, um autor que deseja traduzir um 6
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

romance numa lngua estrangeira deve procurar obter a autorizao respectiva do autor do romance que ser traduzido. A realizao de traduo sem a autorizao exporia o tradutor a risco de ser processado por violao de direitos de autor.

Segmento de udio 1:

Que tipos de objetos podem ser protegidos pelos

direitos de autor?

Os direitos de autor protegem as obras literrias, artsticas e cientficas, conforme estabelece a Conveno de Berna e da Lei de Direitos Autorais brasileira. Os dois conceitos devem ser entendidos num sentido muito amplo. O termo literrias, por exemplo, no se aplica apenas a romances, poemas ou contos: pode tambm ser aplicado a um manual de manuteno de automvel, ou mesmo a objetos escritos que no podem ser entendidos por todos, tais como os programas de computador. Na realidade, a palavra-chave desta expresso obras. Isto significa que a expresso a expresso humana o fator determinante. Portanto, se eu imaginar pintar um entardecer no mar, qualquer pessoa pode ter a mesma idia, que no protegida. Mas desde que eu realmente faa um quadro que re presente um entardecer no mar, a prpria obra constitui uma expresso, que pode ser protegida.

QAA 2: Que obra intelectual importante, mencionada no segmento de udio, no consta da lista das obras literrias e artsticas da Conveno de Berna?

Resposta QAA 2: Os programas de computador no constam na Conveno de Berna, apesar de serem produtos da criatividade intelectual considerados como obras literrias. O que deve ser ressaltado que a enumerao da Conveno de Berna no pretende ser completa e exaustiva. Ela serve unicamente para ilustrar a natureza das obras literrias e artsticas. 7
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Outro gnero de obra no mencionado no Artigo 2 da Conveno de Berna, mas que est claramente includo na noo de criao do domnio literrio, cientfico e artstico, a produo multimdia. Existe um consenso de que a combinao original de som, texto e imagens num formato digital, acessvel por um programa de computador, contempla uma expresso de autoria suficiente para justificar a proteo da produo multimdia sob o mbito dos direitos de autor.

Quais so os Direitos Protegidos Pelos Direitos de Autor?

Na introduo deste curso foi explicado que a caracterstica mais importante da propriedade que o titular pode us-la com exclusividade, ou seja, como desejar, e que nenhum terceiro pode utiliz-la legalmente sem a autorizao do titular. claro que a expresso como desejar no significa que o titular po ssa utiliz-la sem levar em conta os demais direitos e interesses legalmente reconhecidos de outros membros da sociedade, que impem limitaes ao exerccio dos direitos autorais. Por exemplo, o proprietrio de um automvel pode us-lo como desejar, mas isso no significa que possa dirigir o carro imprudentemente, colocando terceiros em perigo, ou ignorar as regras de trnsito. O direito de autor um dos ramos da propriedade intelectual. O titular de direitos de autor sobre uma obra protegida pode usar a obra como desejar, e pode impedir terceiros de utiliz-la sem a sua autorizao. Assim, os direitos concedidos pelas legislaes nacionais ao titular dos direitos de autor sobre uma obra protegida so, geralmente, direitos exclusivos: o titular tem o direito de autorizar terceiros a fazer uso da obra, ressalvados os direitos e interesses reconhecidos legalmente a esses terceiros ou em razo do interesse pblico, que impem limitaes a esses direitos.

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Os Direitos Morais e Patrimoniais

Existem dois tipos de direitos cobertos pelos direitos de autor: direitos patrimoniais, que permitem ao titular dos direitos extrair um benefcio financeiro em virtude da utilizao de sua obra por terceiros, e direitos morais, que permitem ao autor adotar certas medidas para preservar o vnculo pessoal existente entre ele e a obra..

Que direitos patrimoniais tem o titular dos direitos de autor?

O titular do direito de autor possui um conjunto de direitos, regido em parte pela Conveno de Berna e em especial pelas legislaes nacionais. A Conveno de Berna estabelece os direitos mnimos a serem adotados por todos os pases signatrios, por meio da lei interna, que muitas vezes amplia esses direitos. Tradicionalmente e do ponto de vista histrico, o direito de reproduo constitui a pedra angular do sistema, o que incidentemente vem refletido na palavra inglesa copyright. O direito de reproduo aplicase, por exemplo, edio de livros assim como, em muitos casos, realizao de fotocpias mas tambm aos mtodos mais modernos de reproduo, tais como a gravao e a reproduo dessas gravaes. aplicvel armazenagem de obras em memrias de computador e, claro, reproduo de programas de computador e demais obras em disquetes, CD-ROM, CD-ROM regravveis, e outros meios digitais.

Os direitos de representao e de execuo tm igualmente uma longa histria. Voc representa ou executa uma obra quando toca uma melodia, por exemplo, ou quando interpreta uma pea; e com o tempo, aquele direito ir gerar vrios outros direitos, tais como o direito de radiodifuso e o direito de comunicao pblica, tendo esse ltimo algumas vezes, tratamento diferenciado entre as diversas legislaes nacionais: tanto pode a radiodifuso fazer parte da comunicao pblica, como as duas noes podem ficar vinculadas a conceitos paralelos, mas em regra geral, todos os tipos de comunicao esto protegidos por esse direito, sendo a radiodifuso um tipo de comunicao, a distribuio a cabo outro, e a distribuio pela Internet, ainda outro tipo.

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Outro importante grupo de direitos, que no ainda no foram mencionados, e referemse aos direitos de adaptao, que inclui o direito de traduo. Todos esses direitos sero examinados mais detalhadamente nas sees seguintes. Deve-se ter em mente que os direitos patrimoniais do autor no so estabelecidos de forma taxativa, deste modo todos os usos econmicos que vierem a ser concebidos e possveis so protegidos pelos direitos autorais.

Direito de Reproduo

O direito do titular de direitos de autor de impedir terceiros de realizar cpias de sua obra o seu direito mais bsico. Por exemplo, a realizao de cpias de uma obra protegida o ato praticado pelo editor, que deseja distribuir ao pblico, cpias de uma obra constituda por um texto, seja sob a forma de cpias impressas, seja por meios digitais, tais como CDROMs. Do mesmo modo, o direito de um produtor de fonogramas de fabricar e distribuir CDs contendo gravao de interpretaes de obras musicais se baseia, em parte, na autorizao dada pelos compositores e intrpretes dessas obras para reproduzi-las na gravao. Portanto, o direito de controlar o ato da reproduo o fundamento jurdico de muitas formas de explorao de obras protegidas. No Brasil, em razo do estabelecido na Constituio Federal, prefere-se o termo utilizao, que mais abrangente, para alcanar todos os direitos patrimoniais do autor. So tambm reconhecidos outros direitos alm do direito de reproduo. Por exemplo, algumas leis incluem explicitamente um direito de autorizar a distribuio de cpias da obra; obviamente, o direito de reproduo teria pouco valor econmico se o detentor de direitos de autor no pudesse autorizar a distribuio das cpias realizadas com o seu consentimento. O direito de distribuio geralmente se exaure aps a primeira venda ou outra forma de transferncia de titularidade sobre a cpia, realizada com a autorizao do titular dos direitos. Isto significa que, tendo o titular dos direitos de autor vendido ou cedido a titularidade sobre determinada cpia de uma obra, o proprietrio dessa cpia pode dispor dela sem outras autorizaes do titular dos direitos de autor, doando-a ou at mesmo vendendo-a. Entretanto, no que se refere ao aluguel dessas cpias, um nmero crescente de legislaes nacionais sobre direitos de autor reconhece existir um direito especial, aplicvel a DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) 10
WIPO/OMPI/INPI

programas de computador e a obras audiovisuais. Todos os pases que fazem parte da Organizao Mundial do Comrcio e, portanto, aderiram ao Acordo TRIPS, tm a obrigao de assegurar o direito de aluguel de obras audiovisuais e programas de computador. O direito de aluguel se justifica porque o progresso tecnolgico tornou extremamente fcil a reproduo desses tipos de obras; em certos pases foi observado que eram realizadas cpias pelos clientes das locadoras, e, portanto, que o direito de controlar o aluguel era indispensvel para a proteo do direito de reproduo do titular dos direitos de autor. Finalmente, algumas legislaes de direitos de autor prevem um direito de controlar a importao de exemplares, a fim de evitar a eroso do princpio da territorialidade dos direitos de autor; ou seja, os interesses econmicos do titular dos direitos de autor estariam ameaados se ele no pudesse exercer seus direitos de reproduo e distribuio sobre uma base territorial. Existem alguns atos de reproduo de uma obra que so exceo regra geral, na medida em que no requerem autorizao do autor ou de outro titular dos direitos; so as denominadas limitaes aos direitos de autor. Por exemplo, muitas legislaes nacionais, tradicionalmente, permitem a realizao de cpias individuais e unitrias de obras para fins privados, pessoais e no comerciais, ou ainda para fins de pesquisa e estudo. O advento da tecnologia digital, que possibilita a realizao, sem autorizao, de cpias de obras com alta qualidade praticamente impossveis de se distinguir do original (e que, assim, substituem perfeitamente a aquisio ou outro acesso legtimo s cpias autorizadas), ps em questo a continuidade das razes dessa limitao ao direito de reproduo, uma vez que se tornou muito difcil controlar a reproduo no autorizada. No Brasil, as limitaes esto exemplificadas nos artigos 46, 47 e 48 da Lei de Direitos Autorais. Este tema ser abordado mais adiante.

11

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Direitos

de

Representao,

de

Execuo

Pblica,

de

Radiodifuso e de Comunicao ao Pblico

O direito de representao tambm reservado ao autor ou outros titulares de direitos de autor. Junto com o direito de reproduo formam aos dois aspectos principais dos direitos patrimoniais. Este direito implica na possibilidade de, por exemplo, interpretar uma cano, declamar um poema ou representar uma pea teatral. No Brasil, a autorizao prvia devida para todos os casos fora do crculo pessoal e dos espaos educacionais, onde a representao permitida sem necessidade de autorizao ou pagamento. A execuo pblica das obras, ou de suas representaes, tambm reservada aos autores e demais titulares. Em geral, as legislaes internas, como a brasileira, por exemplo, consideram como execuo pblica toda utilizao de uma obra em local onde o pblico esteja ou possa estar presente. Baseados no direito de execuo pblica, o autor ou outros titulares de direitos de autor podem autorizar a execuo ao vivo de uma obra, tal como a interpretao de uma pea num teatro ou a execuo de uma sinfonia numa sala de concertos. A execuo pblica compreende igualmente a execuo atravs de gravaes; assim, as obras musicais fixadas em fonogramas so consideradas executadas publicamente se os fonogramas so l idos por equipamento de amplificao em locais como discotecas, avies ou centros comerciais. J o direito de radiodifuso define a emisso por meio de comunicao sem fio, para um pblico que estiver dentro do alcance do sinal, cujo equipamento permita a recepo de sons ou de imagens e sons, seja por rdio, televiso ou satlite. Quando uma obra comunicada ao pblico, um sinal difundido atravs de fio ou cabo, que s pode ser recebido por quem tenha acesso ao equipamento conectado ao sistema de fio ou cabo. Segundo a Conveno de Berna, os titulares de direitos de autor tm o direito exclusivo de autorizar a representao, execuo pblica, a radiodifuso e a comunicao ao pblico, de suas obras. De acordo com algumas legislaes nacionais, o direito exclusivo do autor, DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) 12
WIPO/OMPI/INPI

ou de outros titulares de direitos, de autorizar a radiodifuso substitudo, em certas circunstncias, pelo direito a uma remunerao justa, apesar dessa limitao sobre o direito de radiodifuso ser cada vez menos frequente. Este no o caso do Brasil, em que a autorizao prvia necessria.

Direitos de Adaptao e de Traduo


A elaborao de obras derivadas, por meio de traduo ou de adaptao de uma obra protegida por direitos de autor tambm requerem a autorizao do titular desses direitos. Traduo a expresso de uma obra num idioma diferente daquele da verso original. Adaptao geralmente entendida como a modificao de uma obra para criar uma outra obra, por exemplo, a adaptao de um romance para a realizao de um filme, ou ainda a modificao de uma obra para torn-la passvel de diferentes condies de explorao, tal como a adaptao de um manual de ensino originalmente previsto para o ensino superior para um manual de ensino para alunos de um nvel inferior. As tradues e adaptaes so obras protegidas pelos direitos de autor. Portanto, para reproduzir e publicar uma traduo ou adaptao necessria a autorizao do titular dos direitos de autor sobre a obra original e do titular dos direitos de autor sobre a traduo ou adaptao. Os direitos patrimoniais dos tipos mencionados acima podem ser transferidos ou cedidos para terceiros, geralmente recebendo o autor ou titular de direitos, em contrapartida, uma remunerao ou royalties, dependendo da destinao proposta para a obra. Entretanto os direitos morais jamais podem ser transferidos. Esses sempre permanecero com o autor original da obra. Deste modo, os direitos patrimoniais so considerados alienveis, ao passo que os direitos morais so tidos por inalienveis.

13

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

QAA 3: Quais so os direitos patrimoniais do autor?

Resposta QAA 3: So principalmente os direitos de reproduo, de representao, de execuo pblica, de radiodifuso, de comunicao, de adaptao e de traduo.

Quais so os direitos morais de autor?

Os direitos morais so constitudos principalmente por dois elementos, sendo o primeiro o direito autoria, que o direito de reivindicar a qualidade de autor de uma obra, e de ter a autoria reconhecida. Isso significa ter o direito de ter seu nome mencionado, por exemplo, no caso de reproduo de sua obra. Se voc escreveu um livro, voc tem o direito, em virtude da lei, de ter o seu nome mencionado na qualidade de autor, assim como de ser citado quando a obra for utilizada, pelo menos dentro de limites razoveis. Por outro lado, h algumas situaes em que a obedincia a esse preceito legal se torna praticamente invivel. Assim, no se pode exigir que, numa boate, o DJ anuncie o compositor, o letrista, o arranjador e assim por diante, de cada msica que ele toca; obviamente esse direito no vai to longe assim. Mas se voc tocar a obra num concerto um concerto clssico ou de msica moderna , o compositor tem certamente o direito de ter seu nome mencionado no programa. No caso do Brasil, o mesmo se aplica radiodifuso, conforme dispe o artigo 108, I. Os direitos morais incluem tambm o direito de respeito integridade da obra, ou seja, o direito de se opor deformao, mutilao ou utilizao da obra dentro de contextos suscetveis de prejudicar a honra e a reputao literria e artstica do autor. O autor pode, por exemplo, se opor utilizao de sua obra num contexto pornogrfico, se a obra no for, por natureza, pornogrfica. Pode ainda se opor a uma deformao da obra que afete sua integridade cultural ou artstica.

14

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Alm destes h tambm o direito de indito, que assegura aos autores o direito de no divulgar ou comunicar a obra ao pblico.

No Brasil, os direitos morais de autor so reconhecidos no artigo 24 da Lei de Direitos Autorais. Podemos identificar na legislao brasileira os seguintes direitos morais de autor: (a) direito paternidade (art. 24, I, II); (b) direito ao indito (art. 24, III); (c) direito integridade (art. 24, IV, V); (d) direito de retirar a obra de circulao (art. 24, VI); e (e) direito de acesso obra (art. 24, VII).

15

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

QAA 4: Suponhamos que voc tenha se tornado um artista proeminente em virtude de uma obra de arte internacionalmente aclamada, reconhecida como tributo preservao da natureza, e que mais tarde voc descubra que essa obra est sendo utilizada, de modo pejorativo e sem a sua autorizao, por um grupo poltico que apie organismos geneticamente modificados. O que voc poderia fazer?

Resposta QAA 4: Se voc tiver conservado os respectivos direitos patrimoniais, voc poder impedir a utilizao da obra com base nesses direitos. Se voc tiver transferido esses direitos antes dessa utilizao no autorizada, voc poder ainda impedir a utilizao da obra invocando o direito moral referente ao direito ao respeito.

Como o autor adquire direitos sobre suas obras?

Na realidade, no h nada de especial a ser feito, pois segundo a Conveno de Berna e a lei brasileira no existem formalidades a cumprir. Fundamentalmente, a obra est protegida pelo simples fato de o autor t-la criado. Entretanto, de acordo com certas legislaes internas, a obra deve ser fixada antes de poder ser protegida. Embora no seja obrigatria a fixao da obra no Brasil, isso importante do ponto de vista de provar que a obra existe e quem o seu autor.

O que significa uma obra fixada?

Significa que a obra deve ser inscrita em um suporte, que seja escrita ou gravada. No preciso grav-la pessoalmente: se voc compuser uma melodia, cantarol-la casualmente na rua e eu conseguir grav-la, ento estar fixada. Mas tambm significa que 16
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

est protegida, de modo que se eu utilizar a gravao de sua melodia, para futura reproduo, por exemplo, eu estarei infringindo seus direitos de autor. A diferena aqui no to importante, basicamente uma questo do tipo de prova necessria perante um tribunal, nos raros casos de obras que no so fixadas de modo normal, como os nmeros de dana. Atualmente pode-se fixar um bal em vdeo e mesmo utilizar um tipo especial de escrita para fixar a coreografia, que todavia ainda no foi desenvolvida de maneira totalmente adequada. Poderia haver um problema se voc afirmasse ter criado um bal sobre o qual foi realizada uma pea. O juiz poderia afirmar, Bem, demonstre a prova da existncia de sua obra. Se a obra no tiver sido fixada sobre um suporte material, essa prova seria difcil de produzir. Nos pases com tradio de direito civil, como no caso do Brasil, a obra geralmente protegida desde o momento de sua criao. De sorte que, se voc compuser um poema sem o escrever, ele estar protegido. claro que voc teria de provar que comps o poema, e como o comps. Segundo o common law, em contrapartida, seria necessrio voc t-lo fixado de algum modo, ou seja, escrito ou registrado em fita.

Segmento de udio 2:

Existem locais, internacionalmente, onde devam ser cumpridas formalidades para a obteno do direito de autor?

Nos pases membros da Conveno de Berna, todos os titulares de direitos ou autores estrangeiros, originrios de outros pases membros da Conveno de Berna, tm direito proteo, em virtude da conveno, sem qualquer formalidade, de modo que no necessrio proceder a qualquer registro. Alguns pases impem formalidades para seus prprios cidados, pois tm esse direito, j que as convenes internacionais regem somente o tratamento dos cidados estrangeiros. Em princpio, um pas pode tratar livremente seus cidados, de modo que nos Estados Unidos, por exemplo, desde h muito existem exigncias a serem cumpridas, constitudas, de um lado, pelo registro da obra no Departamento de Direitos Autorais (Copyright Office), que pertence Biblioteca do Congresso, e, de outro lado, pela reivindicao dos direitos de autor, atravs de aviso 17
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

relativo aos direitos reservados, a letra c com um crculo em redor (), que voc provavelmente j deve ter visto em muitos livros, acompanhada do ano da primeira publicao. Esses elementos so particularmente importantes para as obras americanas. Assim, para as obras americanas, as exigncias especficas dos Estados Unidos devem ser consideradas; ademais, as obras estrangeiras podem obter uma proteo que ultrapassa a prevista pela Conveno de Berna. Consequentemente, pode valer a pena, para certas obras consideradas de particular interesse para o mercado americano, verificar as condies de registro definidas por aquele pas. Seja como for, em princpio, a proteo existe, de modo que, na prtica, no preciso fazer nada, e isto se aplica a todos os pases membros da Conveno de Berna.

QAA 5: Imagine que voc seja cidado de um dos pases signatrios da Conveno de Berna e que voc crie uma obra literria. Que providncias deve tomar para obter direitos de autor sobre a sua obra?

Resposta QAA 5: Em termos gerais, muito fcil: no h nada a ser feito. A Conveno de Berna cria o princpio da ausncia de formalidades; criao igual proteo. A legislao brasileira tambm no exige formalidades.

Em alguns pases, a fixao uma condio: a obra deve ser escrita ou gravada.

Na maioria dos pases, contudo, as obras so protegidas a partir do momento de sua criao, o que certamente acarreta a questo prtica de se provar a criao perante os tribunais. conveniente notar, entretanto, que a legislao interna pode impor formalidades para fins da proteo de seus prprios nacionais. Nos pases signatrios da Conveno de Berna, como o Brasil, todos os estrangeiros titulares de direitos, cidados de outros pases igualmente signatrios da Conveno beneficiam-se de uma proteo que no subordinada a qualquer formalidade (sem necessidade de registro). 18
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Transferncia dos Direitos de Autor

Muitas obras criativas protegidas por direitos de autor requerem investimento financeiro e habilidades profissionais para sua produo e posterior disseminao e distribuio em massa. Atividades como a publicao de livros, a gravao musical ou a produo cinematogrfica so, normalmente, realizadas por organizaes profissionais especializadas, ou por empresas, e no diretamente pelos autores. Geralmente, autores e criadores transferem seus direitos para essas empresas por meio de contratos, em troca de uma remunerao. Essa remunerao pode ter diferentes formas, tais como um valor fixo preestabelecido ou royalties com base em um percentual sobre os rendimentos gerados pela obra. A transferncia pode ser permanente (ou cesso) e envolver todos os direitos patrimoniais, ou apenas alguns deles. Por exemplo, um autor de um romance escrito em ingls pode ceder a um editor seus direitos de reproduo e de distribuio, como tambm seus direitos de traduo e de adaptao do romance. Mas o autor pode escolher agir diferentemente: ele pode decidir dividir os direitos que tm entre diferentes pessoas. Ento, o autor de um romance pode ceder ou transferir seus direitos de publicar e reproduzir o romance escrito originalmente em ingls a um editor. Ele pode ceder o direito de traduzir o romance em, digamos, francs, russo e rabe a trs outros editores. Alm disso, ele pode ceder o direito de adaptar seu romance em um filme (ou em uma pera ou pea teatral) a outras pessoas. A transferncia pode ser dada por um perodo especfico (licena) e em um territrio limitado, ou por toda a durao de um ou alguns dos direitos de autor e no mundo inteiro. O titular de direitos de autor sobre um romance pode licenciar a um editor os direitos de publicar o livro em ingls, em um territrio especfico, digamos, os Estados Unidos da Amrica, por um perodo de 20 anos. Ou ele pode decidir ceder mesma pessoa os direitos de publicar o romance em ingls no mundo todo, durante toda a durao dos direitos de autor. So muitas as combinaes possveis, que dependem da negociao entre as partes.

19

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Alm da cesso, um outro instrumento de autorizao de uso a licena, que tambm pode se referir a um ou vrios dos direitos sobre uma obra, ter tempo variado e ser vlida por um ou vrios territrios. A principal diferena entre a cesso e a licena que o criador (licenciante) autoriza apenas a utilizao pelo licenciado por um perodo, sem que transfira a titularidade da obra, o que acontece com a cesso. Deste modo, as licenas so mais vantajosas para os autores que a cesso. Como vimos, transferncias acarretam importantes consequncias para o autor. Juridicamente, a pessoa para quem o direito ou os direitos foram contratualmente transferidos passa a ser o detentor desses direitos. Ele, ento, torna-se o novo titular desses direitos pelo perodo e no territrio contratados. Assim, importante que o autor esteja bem ciente sobre as consequncias dessa operao. por isso que muitas leis nacionais de direitos de autor contm provises requerendo que as transferncias se dem por determinada forma, a fim de que tenham validade e eficcia. Esses requisitos ajudam a garantir que o autor esteja devidamente ciente sobre os direitos dos quais est se desfazendo, a que preo e em que condies. No Brasil, as condies contratuais so estabelecidas principalmente entre os artigos 49 e 52 da Lei de Direitos Autorais.

QAA 6: Quais so os principais instrumentos de transferncia de Direitos? Como se distinguem?

Resposta QAA 6: Cesso e licena. A principal diferena entre a cesso e a licena que o criador (licenciante) autoriza apenas a utilizao pelo licenciado por um perodo, sem que transfira a titularidade da obra, o que acontece com a cesso. Deste modo, as licenas so mais vantajosas para os autores que a cesso.

20

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Tempo de durao da proteo do Direito de Autor


Em princpio, o tempo de durao da proteo do Direito de Autor e estabelecido pela legislao nacional. No caso do Brasil, o autor est protegido desde o momento da criao da obra e sua exteriorizao at a morte do autor. Alm disso, a Lei prev um prazo de proteo complementar cuja contagem se inicia no dia 01 de janeiro subseqente ao ano da morte do autor. Do ponto de vista legal, isso traz uma vantagem prtica: no preciso saber a data exata do bito, basta saber o ano da morte do autor. Entretanto, nos ltimos anos, tem sido observada uma tendncia de prolongar essa proteo. Na Unio Europia e nos pases da rea econmica europia, o prazo atualmente de 70 anos a partir do final do ano do bito do autor. O mesmo prazo de proteo de 70 anos foi incorporado legislao americana. Observa-se portanto uma tendncia para prolongar a proteo, de 50 para 70 anos. Contudo, note que h casos em que na Conveno de Berna, apesar de o prazo mnimo estabelecido ser de 50 anos aps a morte do autor, h casos em que esta clusula geral no se aplica. Por exemplo, para obras fotogrficas e para obras de arte aplicada, o prazo mnimo de proteo de 25 aps a realizao da obra. No Brasil, em geral as obras so protegidas por 70 anos aps a morte dos autores, com exceo das obras fotogrficas, audiovisuais e coletivas, que duram por 70 anos contados da publicao.

QAA 7: Qual a durao mnima da proteo dos direitos de autor segundo a Conveno de Berna?

Resposta QAA 7: A durao mnima da proteo prevista pela Conveno de Berna de 50 anos a partir da data do bito do autor. Este prazo foi prolongado para 70 anos a partir do bito do autor, por alguns pases, tais como os membros da Unio Europia e o Brasil. Entretanto, em alguns casos, a proteo, de acordo com a Conveno de Berna, inferior a 50 anos aps a morte do autor.
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

21

Limitaes aos Direitos de Autor

Sero examinadas algumas das limitaes mais comuns aos direitos de autor existentes em determinadas legislaes nacionais e na legislao brasileira. Em sentido estrito, a primeira limitao a excluso de certas categorias de obras da proteo dos direitos de autor. Em alguns pases, como do seu conhecimento, as obras so excludas da proteo se no forem fixadas sob uma forma tangvel; assim, uma obra coreogrfica no ser protegida se os movimentos no estiverem escritos em uma anotao coreogrfica ou gravados em vdeo. Alm disso, em alguns pases (mas no todos), os textos legais, as decises judiciais e administrativas esto excludos da proteo dos direitos de autor. Na legislao brasileira estas situaes esto previstas no art. 8. Uma segunda categoria de usos livres inclui aqueles referentes s obras cujo prazo de proteo expirou, e, portanto, encontram-se em domnio pblico. Isso quer dizer que estas obras podem ser usadas livremente, de qualquer forma, por qualquer um,

independentemente de autorizao ou remunerao. Por esta razo o domnio pblico deve ser incentivado e a construo de catlogos de obras em domnio pblico um dever dos Estados para preservar a cultura e a memria e tambm para promover o amplo acesso cultura. A terceira categoria de limitaes dos direitos dos autores e outros titulares de direitos de autor se refere a atos especficos de utilizao, os quais normalmente necessitam da autorizao do titular dos direitos, mas que podem, em certas circunstncias, serem praticados sem autorizao. Existem dois tipos bsicos de limitaes nessa categoria: 1) Utilizaes livres, que se constituem de atos de explorao de obras que podem ser realizados sem autorizao e sem a obrigao de remunerar o titular dos direitos pelo uso. Alguns exemplos de utilizaes livres so: a realizao de citaes de uma obra protegida, desde que sua fonte, incluindo o nome do autor, seja mencionada e que a extenso da citao seja compatvel com a finalidade a ser atendida; a utilizao de obras a DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) 22
WIPO/OMPI/INPI

ttulo de ilustrao para fins de ensino; e a utilizao de obras para fins de informao na imprensa.

2) Licenas no voluntrias, em virtude das quais os atos de explorao podem ser realizados sem autorizao, mas com a obrigao de remunerar o titular dos direitos. A legislao brasileira no prev nenhum caso de licena no voluntria. Deste modo, todas as situaes so de utilizaes livres, sendo previstas nos artigos 46, 47 e 48 da legislao autoral. Quanto ao direito de reproduo, a Conveno de Berna contm uma regra geral, ao invs de limitaes explicitamente detalhadas: o Artigo 9 (2) estabelece que os Estados membros podem prever situaes de livre utilizao em casos especiais , em que esses atos no conflitem com a explorao normal da obra, nem causem prejuzos injustificados aos interesses legtimos do autor. O Acordo TRIPS reproduz esta norma, conhecida como regra ou teste dos trs passos, alterando a palavra autor por titular no ltimo dos passos especificados. Vrias legislaes contm dispositivos que permitem a reproduo de uma obra para fim de uso individual, pessoal, privado e no comercial. Entretanto, a facilidade e a

qualidade dessas cpias individuais, tornadas possvel pelas gravaes de udio e de vdeo, documentos digitalizados bem como por outras evolues tecnolgicas, levaram certos pases a reduzir o mbito de tais disposies. Alguns sistemas jurdicos permitem a utilizao, mas incorporam um mecanismo de pagamento aos titulares dos direitos pelo dano causado a seus interesses econmicos, que so as licenas no voluntrias. Alm das utilizaes livres previstas especificamente pelas legislaes nacionais, certos pases reconhecem em seus textos legais a noo de uso justo, que permite a utilizao de obras sem a autorizao do titular de direitos, levando em considerao fatores como: a natureza e o fim da utilizao, inclusive se a utilizao se d com fins comerciais; a natureza da obra utilizada; a poro da obra utilizada em relao obra como um todo; e os provveis efeitos da utilizao sobre o valor comercial potencial da obra. 23
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

O Brasil no possui uma clusula especfica de uso justo. Contudo, os casos especificados nos artigos 46, 47 e 48 da lei de direitos autorais so, conforme entendimento dos tribunais e parte substancial da doutrina contempornea, apenas exemplos de usos livres. Deste modo, alm dos casos exemplificados na legislao possvel a utilizao sem autorizao e remunerao em casos anlogos e desde que passem o teste dos trs passos. Tal como mencionado acima, as licenas no voluntrias permitem a utilizao de uma obra em certos casos, sem a autorizao do titular dos direitos, nos quais, contudo, por fora da lei, necessrio o pagamento de uma remunerao referente ao uso. Essas licenas so denominadas no voluntrias porque so autorizadas por lei e no resultam do exerccio do direito exclusivo de autorizar certos atos, por parte do titular dos direitos de autor. Licenas no voluntrias foram geralmente criadas em circunstncias quando uma nova tecnologia de divulgao de obras ao pblico desenvolvida, e quando o legislador nacional teme que os titulares dos direitos impeam o desenvolvimento dessa nova tcnica, recusando-se a autorizar a utilizao de suas obras. Essa ideia encontrada na Conveno de Berna, que reconhece duas formas de licenas no voluntrias: a primeira, para permitir a reproduo mecnica de obras musicais, e, a segunda, para a radiodifuso. Vale notar, entretanto, que a justificativa para as licenas no voluntrias cada vez mais questionada, j que atualmente existem alternativas eficazes para tornar essas obras acessveis ao pblico, com base em autorizaes dadas pelos titulares dos direitos, mesmo sob a forma de gesto coletiva dos direitos. Seja qual for a situao dos direitos de autor em seu pas, inevitavelmente ocorrero situaes que configuram infraes a esses direitos, sendo, portanto, importante examinar os vrios recursos de defesa do titular de direitos de autor.

QAA 8: O que so limitaes ao Direito de Autor? Resposta QAA 8:

24

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

As limitaes aos direitos de autor so circunstncias em que a lei determina a possibilidade de uso das obras sem a necessidade de autorizao por parte dos titulares. No caso da legislao brasileira, as limitaes esto previstas nos artigos 46 a 48.

25

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

PARTE II
Direitos Conexos

O termo direitos conexos relativamente novo e que em certos documentos os mesmos direitos so denominados direitos afins ou direitos vizinhos. Iremos utilizar somente o termo direitos conexos. Os direitos conexos so direitos que, de certa forma, assemelham-se aos direitos de autor, sendo-lhes prximos. O objetivo dos direitos conexos proteger os interesses jurdicos de certas pessoas, fsicas ou jurdicas, que contribuem para tornar as obras acessveis ao pblico e/ou acrescentam criatividade e habilidade tcnica ou organizacional no processo de tornar uma obra conhecida do pblico. Alguns exemplos incluem a interpretao de uma msica por um cantor ou msico, a encenao de uma pea por atores, a atuao do produtor musical ou o papel das empresas de radiodifuso. Esta parte do mdulo ir explicar os tipos de direitos conexos, como so adquiridos, seu contedo, a durao desses direitos e os principais tratados ou convenes internacionais referentes matria.

O que so os direitos conexos?

Os direitos conexos se distinguem dos direitos de autor, apesar de estarem muito prximos desses. No entanto, originam-se de uma obra protegida pelo direito autoral. Assim, os dois conceitos esto sempre, de algum modo, associados. Os direitos conexos oferecem o mesmo tipo de exclusividade que o direito autoral, mas, se no cobrem as obras propriamente ditas, em contrapartida, intervm sempre na obra, e esto geralmente associados com sua comunicao ao pblico.

Vamos mostrar o exemplo de uma cano protegida pelo direito de autor. Suponha que temos uma cano original que protegida em benefcio do compositor e do letrista, como titulares originais dos direitos de autor. Em seguida, eles iro oferec-la a um cantor DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) 26
WIPO/OMPI/INPI

para interpret-la. Esse cantor tambm ir se beneficiar de uma forma de proteo. Os primeiros direitos conexos so, portanto, os direitos daqueles que interpretam ou executam as obras, a saber, os artistas intrpretes, cantores, atores, danarinos, msicos etc. Se a cano for gravada, ou se o cantor desejar difundi-la no rdio, poder necessitar da atuao de terceiros pessoas ou empresas -, que desejaro tambm uma proteo especial antes de firmar um contrato. Este segundo grupo de beneficirios de direitos conexos so os produtores de fonogramas ou, mais exatamente, os produtores de gravaes sonoras, o material e os suportes de gravao. A proteo, nesse caso, tem um aspecto mais comercial, tendo em vista que a realizao de uma gravao sonora de qualidade e sua comercializao esto mais prximas da proteo do investimento do que com as preocupaes artsticas ligadas composio, letra e interpretao da cano. No obstante, mesmo nesse caso, no processo geral de seleo do acompanhamento instrumental, do repertrio, ou do arranjo musical, por exemplo, existe uma certa criatividade, assim como o aspecto econmico, o mais importante e evidente do processo. Essa a razo dos produtores de gravaes sonoras tambm se beneficiarem de direitos especficos. O terceiro grupo de beneficirios de proteo a ttulo de direitos conexos o das empresas radiodifusoras. Seus direitos derivam de sua contribuio empresarial relevante, a saber, a realizao de emisses; no pelo contedo da emisso, ou do filme, por exemplo, mas pelo ato de difundi-los. O simples fato de terem a capacidade de emitir sinais que constituem a emisso lhes confere certos direitos sobre esses sinais. E, ento, novamente, so os investimentos, o trabalho de reunir e difundir os diversos programas envolvidos, que esto em causa. Como ressaltado, os direitos conexos no so os mesmos que direitos de autor, mas se aproximam desses, pois se originam de uma obra protegida por direitos de autor. Algumas vezes, direitos conexos so associados com obras que no so protegidas por direitos de autor, por exemplo, obras que esto em domnio pblico. Vamos imaginar um concerto para piano de Beethoven. Ele pode ter sido interpretado em uma sala de concertos ou pode ter sido gravado em um CD. Como Beethoven morreu em 1827, toda a sua obra est em domnio pblico e, ento, no mais desfruta de proteo de direitos de autor (aspecto patrimonial). Assim, qualquer indivduo livre para executar as composies (digamos, um dos concertos para piano de Beethoven) ou para grav-las em um CD, sem necessidade de autorizaes. 27
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Porm, no mesmo exemplo, os intrpretes do concerto (pianista e orquestra), bem como o produtor do CD contendo a gravao do concerto, teriam direitos conexos, com relao a sua interpretao e gravao. Desse modo, no exemplo analisado, ningum estaria autorizado a gravar a interpretao ao vivo do concerto sem o consentimento dos intrpretes. Tambm, ningum estaria autorizado a fazer cpias da gravao musical contendo esse concerto para piano, salvo com o consentimento do produtor da gravao realizada. interessante destacar que os produtores da gravao sonora poderiam gozar de proteo mesmo se o que gravado no propriamente uma obra. Uma gravao sonora pode conter sons da natureza, tais como cantos de pssaros, sons de ondas do mar, etc. Esses sons no so obras. Mesmo assim, a empresa gravadora, responsvel pela produo do CD contendo esses sons, seria protegida contra qualquer infrao a essa gravao.

QAA 9:

Quais so os trs grupos de pessoas ou organizaes mencionadas como beneficirias de direitos conexos?

Resposta QAA 9: Os trs grupos mencionados so: Os artistas intrpretes ou executantes, como os intrpretes de canes. Os produtores de gravaes, como as empresas gravadoras. As empresas de radiodifuso.

28

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Direitos Concedidos aos Beneficirios de Direitos Conexos

Agora que voc j sabe os tipos de pessoas e organizaes que podem se beneficiar da proteo dos direitos conexos, convm examinar quais so esses direitos? Em princpio, so muito similares aos dos titulares de direitos de autor. Ou seja, o direito de impedir terceiros de uma explorao no autorizada das interpretaes ou execues, gravaes ou emisses de radiodifuso que estejam protegidas. Os direitos conferidos pelas legislaes nacionais s trs categorias de beneficirios de direitos conexos so os seguintes: 1) Os artistas intrpretes ou executantes tm o direito de impedir a fixao (gravao), radiodifuso e comunicao ao pblico e o direito de impedir a reproduo de fixaes de suas interpretaes, sem que haja seu consentimento. Os direitos referentes radiodifuso e comunicao ao pblico de fixaes por meio de fonogramas comerciais podem se traduzir na forma de uma remunerao justa, em vez do direito de impedir o uso. Isto se d pelo licenciamento no voluntrio j abordado quando falamos dos Direitos de Autor. E, como visto, no h esta figura da remunerao justa na legislao brasileira. Em razo da natureza pessoal de suas criaes, algumas legislaes nacionais concedem tambm aos artistas intrpretes ou executantes os direitos morais, que podem ser exercidos para impedir a omisso injustificada de seus nomes, ou modificaes de suas interpretaes que os apresentem sob um prisma desfavorvel. 2) Os Produtores de fonogramas tm o direito de autorizar ou impedir a reproduo direta ou indireta, a importao e a distribuio de seus fonogramas e as respectivas cpias, e o direito de comunicao ao pblico em locais de frequncia coletiva. 3) As empresas de Radiodifuso tm o direito de autorizar ou impedir a retransmisso, a fixao e a reproduo de suas emisses. Outras legislaes reconhecem outros direitos: por exemplo, nos pases da Unio Europia, os produtores de fonogramas e os artistas intrpretes ou executantes tm o direito de aluguel sobre os fonogramas (e, quanto aos artistas intrpretes ou executantes, sobre as 29
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

obras audiovisuais), e alguns pases conferem direitos especficos sobre transmisses a cabo. De qualquer forma, este no o caso do Brasil.

Segmento de udio 3

Quais so as limitaes aos Direitos Conexos? Similarmente ao que ocorre no campo dos direitos de autor, a Conveno de Roma e as legislaes nacionais contm limitaes a estes direitos, permitindo, por exemplo, a utilizao privada, a utilizao de trechos pela imprensa para noticiar eventos da atualidade, e a utilizao, para fins de ensino ou pesquisa cientfica, de interpretaes ou execues, fonogramas e emisses de radiodifuso protegidos. No Brasil, como em muitos pases, aplicam-se aos direitos conexos as mesmas limitaes impostas proteo dos direitos de autor.

Qual a durao da proteo dos direitos conexos?

A durao da proteo dos direitos conexos, segundo a Conveno de Roma, de 20 anos a contar do final do ano em que: a) a interpretao ou execuo foi realizada, para as interpretaes ou execues no

fixadas em fonogramas. b) a fixao (gravao) foi realizada, para os fonogramas e interpretaes ou

execues fixados em fonogramas. c) a emisso de radiodifuso foi realizada.

Nos termos do Acordo TRIPS, os direitos de artistas intrpretes ou executantes e produtores de fonogramas devem ser protegidos durante 50 anos a contar do final do ano da data da fixao ou da interpretao ou execuo; e os direitos de empresas de radiodifuso, durante 20 anos a contar do final do ano da data da emisso. Em outros termos, os pases que aderem ao Acordo TRIPS tero de conferir uma proteo de maior durao do que a exigida pela Conveno de Roma, e, eventualmente, adaptar suas legislaes. 30
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

No Brasil, o prazo de durao dos direitos conexos (Art 96) de setenta anos o prazo de proteo aos direitos conexos, contados a partir de 1 de janeiro do ano subsequente fixao, para os fonogramas; transmisso, para as emisses das empresas de radiodifuso; e execuo e representao pblica, para os demais casos . Em termos da efetivao dos direitos, as medidas aplicveis em caso de infrao ou violao dos direitos conexos so, geralmente, similares s previstas para os titulares de direitos de autor. So medidas conservativas ou provisionais; sanes civis; sanes penais; medidas a serem adotadas na fronteira; e medidas, recursos e sanes em caso de danos causados a dispositivos tcnicos. Sobre esse ponto, recomendvel revisar o material apresentado sobre os direitos de autor.

Defesa dos Direitos Autorais


A Conveno de Berna contm poucas provises referentes execuo coercitiva dos direitos, mas tem sido grande a evoluo dos novos padres nacionais e internacionais de efetivao de direitos de autor, nos ltimos anos, devido a dois principais fatores. O primeiro a velocidade estonteante dos meios tecnolgicos para criao e uso (autorizado e no autorizado) de material protegido. Em particular, a tecnologia digital, que torna possvel a transmisso e a realizao de cpias perfeitas de qualquer informao existente em formato digital, em escala global, incluindo-se obras protegidas por direitos de autor, em qualquer lugar do planeta. O segundo fator a crescente importncia econmica da movimentao de bens e servios protegidos pelos direitos da propriedade intelectual no campo do comrcio internacional. Em resumo, a comercializao de produtos que envolvem direitos da propriedade intelectual aumentou na atualidade. O Acordo TRIPS, que contm disposies detalhadas sobre a eficcia dos direitos, a grande prova deste novo vnculo entre a propriedade intelectual e o comrcio. Os pargrafos seguintes identificam e resumem algumas das

disposies sobre a efetivao dos direitos, os quais podem ser divididos nas seguintes categorias: medidas conservativas ou provisionais; medidas civis; sanes penais; medidas a serem adotadas nas fronteiras; e medidas, recursos e sanes contra utilizaes abusivas de dispositivos tcnicos. 31
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Medidas conservativas ou provisionais visam a atingir dois objetivos: primeiro, para impedir a ocorrncia de infraes a direitos e, em especial, para impedir a entrada de mercadorias infringentes de direitos nos circuitos comerciais, incluindo a entrada de mercadorias importadas nas aduanas. Segundo, para preservar os relevantes elementos de prova relativos a uma suposta infrao. Assim, as autoridades judicirias de alguns pases podem ter autoridade para ordenar a aplicao de medidas provisionais, sem a notificao prvia do suposto infrator. Desse modo, o suposto infrator fica impedido de transferir de local o material suspeito de infringir direitos. A medida provisional mais comum a busca nas instalaes do suposto infrator e a apreenso da mercadoria suspeita de infrao, do equipamento usado em sua fabricao e de todos os documentos relevantes e outros registros referentes s atividades comerciais presumidamente em infrao a direitos da propriedade intelectual. Medidas civis indenizam o titular de direitos pelo prejuzo econmico sofrido em funo da infrao, geralmente na forma de danos pecunirios, e criam uma efetiva dissuaso a infraes posteriores, muitas vezes por meio de ordem judicial para a destruio das mercadorias infratoras e dos materiais e implementos que tenham sido predominantemente usados em sua produo. Caso haja risco da continuidade desses atos infratores de direitos, o juiz pode ainda emitir mandados contra tais atos, cuja desobedincia sujeita o infrator ao pagamento de multas. Sanes penais se destinam a punir aqueles que voluntariamente tenham cometido, em escala comercial, atos de pirataria no mbito dos direitos de autor e dos direitos conexos, e, como no caso das medidas civis, para impedir futuras infraes. A finalidade da punio obtida pela imposio de pesadas multas e de condenaes a penas de priso equivalentes s penas aplicadas para delitos de similar gravidade, especialmente nos casos de reincidncia. A finalidade de dissuaso e preveno compreende mandados de busca e apreenso, confisco e destruio das mercadorias infratoras, assim como do material e dos implementos predominantemente usados na infrao. Medidas a serem Adotadas nas Fronteiras diferem das medidas de sano dos direitos acima mencionadas, porque demandam mais aes de parte das autoridades aduaneiras do que das autoridades judicirias. As medidas de fronteira permitem ao titular de direitos requerer s autoridades alfandegrias a suspenso da entrada em circulao de mercadorias supostamente infratoras de direitos de autor. A suspenso da entrada em 32
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

circulao tem o objetivo de dar ao titular dos direitos um prazo razovel para iniciar os procedimentos judiciais contra o suposto autor da infrao, sem o risco de as mercadorias alegadamente infratoras desaparecerem no mercado aps o desembarao aduaneiro. Geralmente, o titular dos direitos deve fornecer relevantes elementos de prova para convencer as autoridades alfandegrias de que aparentemente existe uma infrao, alm da descrio detalhada das mercadorias, para que possam ser reconhecidas, bem como prestar cauo para indenizar o importador, o proprietrio da mercadoria e as autoridades alfandegrias, caso fique provado que a mercadoria no viola quaisquer direitos de autor. A ltima categoria das disposies relativas ao cumprimento das leis, que ganhou importncia com o advento da tecnologia digital, abrange as medidas, recursos e sanes contra o uso abusivo de meios tcnicos. Em certos casos, o nico meio prtico de impedir as cpias pelos sistemas ditos protegidos contra cpia ou reproduo ou de gerenciamento de cpias, que possuem dispositivos tcnicos que impedem totalmente a realizao de cpias ou tornam a qualidade das cpias to ruim que ficam inutilizveis. Os dispositivos tcnicos tambm so usados para impedir a recepo de programas comerciais de televiso criptografados, exceto com o uso de decodificadores. Entretanto, tecnicamente possvel a fabricao de dispositivos para driblar os sistemas protegidos contra cpia ou reproduo ou de gerenciamento de cpia, assim como os sistemas de cri ptografia. A teoria que d suporte s disposies sobre a utilizao abusiva desse tipo de dispositivos que sua fabricao, importao ou distribuio devem ser consideradas infraes de direitos de autor, e, como tal, sancionadas de modo idntico a outras infraes. Do mesmo modo, tem-se o abuso por parte dos titulares quando tentam, atravs destas medidas tecnolgicas, impedir ou inibir os usos livres ou de obras em domnio pblico. A legislao brasileira prev na Lei de direitos autorais ou em outras legislaes medidas deste gnero. Ao mesmo tempo, importante notar que existem tambm medidas judiciais que impedem o abuso dos prprios titulares de direitos de autor, quando estes exorbitam os limites impostos ao exerccio destes direitos, seja, por exemplo, por meio da figura do abuso de direito ou das leis de concorrncia.

QAA 10:

Quais so os tipos de sano possveis no caso de infraes

de direitos autorais e conexos?

33

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Resposta QAA 10: So previstas medidas conservatrias e provisionais, medidas civis, sanes penais, medidas a serem adotadas em fronteiras, medidas contra o uso abusivo de meios tcnicos.

34

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

PARTE III
Os Programas de Computador
O que h de comum entre um aparelho celular, um equipamento de exame mdico do tipo mamografia ou ressonncia magntica, um tablet, os stios de busca na Internet e a TV a cabo? Todos esses equipamentos ou sistemas s funcionam devido a um programa de computador que estabelece a forma como esses devem funcionar. Os programas de computador so um bem intelectual protegido pelos direitos autorais. O programa de computador protegido pelo direito de autor, como uma obra literria. Esta especificao consta no art.10 do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comrcio - TRIPS, que cita: Programas de computador, em cdigo fonte ou objeto, sero protegidos como obras literrias pela Conveno de Berna (1971). Desta forma, por ser o programa de computador protegido como uma obra literria, a proteo recai sobre os aspectos literais do programa, ou seja, o seu cdigo fonte ou objeto. Note-se que no h meno aos programas de computador na Conveno de Berna, tendo em vista que, quando esta foi assinada, no havia programa de computador e, mesmo quando foi ratificada em 1975, o programa de computador ainda no tinha valor comercial e, assim, no se sentia necessidade de proteo ao mesmo. No Brasil, alm da Lei dos Direitos Autorais, h uma lei especfica que trata da proteo aos programas de computador, que a Lei 9.609/98. Essa lei conhecida como Lei de Software. O Decreto 2556, de 20.04.98, estabelece a competncia da aplicao da Lei 9.609/98 ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse decreto foi necessrio, pois o INPI lida com os direitos da propriedade industrial. Como a proteo dos programas de computador relativa ao direito de autor, este registro no seria competncia do INPI, caso no houvesse esta delegao.

35

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Lei de Direitos Autorais e a Lei de Software


Como visto, ao se tratar da proteo aos programas de computador, deve-se aplicar o exposto na Lei de Software, observando as disposies da Lei de Direito Autoral (LDA) que lhe sejam aplicveis. Este o caso, por exemplo, de questes relativas transferncia de direitos de Programa de Computador, constantes nos artigos 49 a 52. Outro aspecto relevante o artigo 4 (interpretam -se restritivamente os negcios jurdicos sobre os direitos autorais). Isto significa que a interpretao ser sempre a mais restritiva em favor do titular. Desta forma, deve-se especificar com a maior amplido o que se deseja. Esse artigo importante, principalmente, com vistas aos contratos de transferncia de direitos. O art. 7 3 tambm bastante relevante, pois diz que no domnio das cincias, a proteo recair sobre a forma literria ou artstica, no abrangendo o seu contedo cientfico ou tcnico, sem prejuzo dos direitos que protegem os demais campos da propriedade imaterial. Isto significa que os aspectos tcnicos funcionais que envolvem um programa de computador no so protegidos pelo direito de autor.

QAA 11 - Quais so as legislaes, nos mbitos nacional e internacional, aplicveis ao registro de programa de computador?

Resposta QAA 11:

No mbito internacional: Conveno de Berna e Acordo TRIPs No mbito nacional: Lei do Direito Autoral - Lei 9610/98, e Lei de Software - Lei 9609/98.

36

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Especificidades da Lei de Software

A Lei de Software trata de questes especficas pertinentes aos programas de computador, que so destacadas a seguir.

Os direitos morais sobre o Programa de Computador

Os direitos patrimoniais sobre o software permanecem tal qual exposto na Lei de Direitos Autorais, porm, com relao aos direitos morais, h diferenas. A lei de Software restringe os direitos morais do autor ao direito de paternidade e ao direito de se opor a alteraes no autorizadas, quando estas impliquem em deformao, mutilao ou outra modificao do programa de computador, que venham a prejudicar a sua honra ou reputao. Assim, o criador deve sempre ser citado, mesmo que sejam muitos, como o caso de empresas que trabalham com o desenvolvimento de softwares. Paralelamente, o criador s pode impedir derivaes de seu programa se essas prejudicarem sua moral ou sua honra.

O prazo de proteo do Programa de Computador O prazo tambm diferenciado, pois, de acordo com a Lei de Software, o prazo de validade do direito estipulado em 50 anos a partir de sua publicao ou de sua criao e o titular que autoriza derivaes do programa. QAA 12 Quais so as principais diferenas entre a Lei de Software e a Lei de Direitos Autorais (LDA), no que se refere aos direitos morais e ao prazo?

Resposta da QAA 12:

H duas grandes diferenas nestas Leis:

Pela LDA a validade do direito de 70 anos aps a morte do criador, enquanto que na Lei de Software este prazo no s reduzido para 50 anos, o mnimo aceito pelo TRIPS, como tambm, este prazo estabelecido a partir da criao ou publicao do programa; e 37
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

- A Lei de Software trata de apenas dois aspectos dos direitos morais, a saber, o direito de paternidade e o direito de se opor as alteraes no autorizadas, quando estas impliquem em deformao, mutilao ou outra modificao do programa de computador, que venham a prejudicar a sua honra ou reputao.

Modalidades de Licenas
De acordo com a lei de software, so previstas trs modalidades de licena para os programas de computador:

1. Contrato de licena de uso. 2. Contrato de comercializao. 3. Contrato de transferncia de tecnologia. 4. Contrato de Prestao de Servios.

Contrato de licena de uso: O documento fiscal relativo aquisio ou licenciamento de cpia para usos especficos servir para comprovao da regularidade deste uso. o prprio documento de licenciamento. O contrato de comercializao firmado entre partes. O INPI no participa desta transao. Para o contrato de transferncia de tecnologia, a Lei de Software estipula que o INPI far o registro dos respectivos contratos, para que produzam efeitos em relao a terceiros. obrigatria a entrega, por parte do fornecedor ao receptor de tecnologia, da documentao completa, em especial do cdigo-fonte comentado, memorial descritivo, especificaes funcionais internas, diagramas, fluxogramas e outros dados tcnicos necessrios absoro da tecnologia. Desta forma, para que este tipo de contrato seja averbado no INPI, h que se transferir a tecnologia envolvida, resultando em que o receptor desta tecnologia, ao final do contrato, seja conhecedor desta tecnologia, compreenda o programa contratado, saiba manuse-lo, sendo capaz, inclusive, de modific-lo. 38
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

H um outro tipo de contrato que pode ser averbado no INPI, chamado contrato de prestao de servios, que deve ser utilizado nos casos em que se contrata um desenvolvedor para criar um programa especfico para o usurio. Nestes casos, o cdigo fonte no precisa ser apresentado, pois o contrato para o servio o desenvolvimento de um programa especfico - que ser prestado.

QAA 13: Quais os tipos de licenas cabveis para os programas de computador e quais so as suas especificidades? Resposta da QAA 13: H quatro possibilidades de licenas com relao aos programas de computador, a saber: 1 - Contrato de licena de uso. 2 - Contrato de comercializao. 3 - Contrato de transferncia de tecnologia. 4 - Contrato de Prestao de Servios.

Para o contrato de licena de uso, basta o documento fiscal relativo aquisio cpia para comprovao da regularidade do seu uso. Para o contrato de comercializao deve ser firmado um contrato entre partes, porm, na h participao do INPI. Para o contrato de transferncia de tecnologia h exigncias legais expostas na Lei de Software. Esta estipula que o INPI far o registro destes contratos, para que produzam efeitos em relao a terceiros e que obrigatria a entrega, por parte do fornecedor ao receptor de tecnologia, da documentao completa, em especial do cdigofonte comentado, memorial descritivo, especificaes funcionais internas, diagramas, fluxogramas e outros dados tcnicos necessrios absoro da tecnologia. O contrato de prestao de servios, que tambm pode ser averbado no INPI, deve ser utilizado nos casos em que se contrata um desenvolvedor para criar um programa especfico para o usurio. Nestes casos, o cdigo fonte no precisa ser apresentado, pois o contrato para o servio o desenvolvimento de um programa especfico - que ser prestado. 39
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

40

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Arcabouo da proteo por Programa de Computador

De acordo com a Lei 9609/1998, programa de computador expresso de um conjunto organizado de instrues, em linguagem natural ou codificada, contida em um suporte fsico de qualquer natureza , [...] para faz-los funcionar de modo e para fins determinados. Essa definio estabelece trs aspectos importantes, que sero analisados, a seguir: um conjunto de instrues em linguagem natural ou codificada : o programa de computador apresenta aspectos literais, que o seu cdigo fonte (linguagem natural, entendida pelo homem) ou objeto (linguagem codificada, entendida pelo computador). Este conjunto de instrues o aspecto do programa de computador protegido pelo direito de autor, pois, tal como definido no TRIPS, o programa de computador protegido como obra literria;

Contida em um suporte fsico de qualquer natureza : o programa de computador s pode ser protegido quando estiver pronto, criado, j gravado. Este aspecto corrobora com o que j foi evidenciado anteriormente, ou seja, que a propriedade intelectual no protege as idias, essas devem se manter de livre circulao, apenas as obras j criadas podem ser protegidas;

Para faz-los funcionar de modo e para fins determinados : h uma funcionalidade envolvida nos programas de computador, como no poderia deixar de ser, uma vez que o programa de computador que define como e o que um computador ser capaz de fazer, que funes esse ser capaz de executar.

Assim, de acordo com a definio legal de programa de computador, tem-se que esse muito mais do que seus aspectos literais, a sua parte escrita, que protegida pelo direito de autor. H um aspecto tcnico funcional que, de acordo com a Lei de Direitos Autorais, no pode ser protegido por direito de autor. Esse aspecto tcnico funcional pode ser protegido pela propriedade industrial, mais especificamente, pela patente, desde que preenchidos os 41
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

requisitos bsicos de patenteabilidade, ou seja: novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. Esta uma questo que levanta, ainda hoje, muitas polmicas. Porm, se entendermos que a soluo de um problema tcnico gera uma inveno, e que se a implementao de uma soluo por software ou por hardware uma deciso de projeto, ento no se podem diferenciar as criaes implementadas por software ou hardware. Se a criao apresenta os requisitos bsicos de patenteabilidade, seja ela implementada por software ou por hardware, ela deve ser patenteada. H uma outra forma de proteo aos programas de computador, relativa propriedade industrial: as indicaes geogrficas. A Lei da Propriedade Industrial define duas espcies de indicaes geogrficas, a saber: a indicao de procedncia e a denominao de origem. A espcie que pode ser solicitada, em se tratando de programas de computador, a indicao de procedncia. De acordo com o art. 177 da LPI, considera-se indicao de procedncia o nome geogrfico de pas, cidade, regio ou localidade de seu territrio, que se tenha tornado conhecido como centro de extrao, produo ou fabricao de determinado produto ou de prestao de determinado servio. Tendo em vista essa definio, tem-se que se um local ficou conhecido pela produo de programa de computador, pode-se solicitar uma indicao de procedncia para essa prestao de servio. No Brasil h vrios plos de produo de software que, em vista da reputao nacional e, s vezes at, internacional, esto aptos para obter este reconhecimento e com isto agregar valor ao servio. Segue uma tabela comparativa da proteo aos programas de computador pelos diversos institutos relativos propriedade intelectual, no Brasil.

42

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Aspectos/Tipos de Proteo Legislao Internacional pertinente

Registro de Direito de Autor Conveno Berna e TRIPS

Patente

Indicao de Procedncia

de Conveno da Conveno da Unio Unio de Paris e de Paris, Acordo de TRIPS Madrid, Acordo de Lisboa e TRIPS

Legislao Nacional pertinente

Lei de Direitos Lei da Lei da Propriedade Autorais e Lei de Propriedade Industrial Software Industrial Impedir a reproduo, distribuio, comercializao da obra, sem o seu consentimento. Impedir terceiros de produzir, usar, colocar venda, vender ou importar a inveno, sem o seu consentimento. Impedir terceiros de fabricar, exportar vender, expor ou oferecer em estoque produto ou servio que apresente falsa indicao geogrfica e utilizar termos retificativos sem ressalvar a origem do produto ou servio.

Direito concedido

Prazo de validade 50 anos a partir de do direito 1 de janeiro do ano seguinte sua publicao ou criao

20 anos a partir do depsito do pedido de patente

Enquanto o produto ou servio for reconhecido como vindo de regio que tenha reputao por fabricar o produto ou prestar o servio.

Objeto proteo

da Proteo para a expresso literal, seu cdigo fonte ou objeto, e no para a aplicao da ideia.

Proteo para a Proteo contra as aplicao falsas indicaes de prtica da ideia procedncia e no para a ideia em si

Registro

Facultativo

Obrigatrio

Obrigatrio

Direito

Emerge comprovao autoria

da Emerge do Emerge da depsito do comprovao pedido e de sua reputao concesso

da da

Validade

Internacional

Territorial

Territorial
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

43

QAA 14 - Como se podem proteger os programas de computador no mbito da propriedade intelectual, no Brasil?

Resposta da QAA 14 H diferentes formas de proteo s criaes que se relacionam com os programas de computador, a saber:

- direito de autor O direito autoral protege o programa de computador como uma obra literria e, assim, a proteo recai sobre os aspectos literais e o objeto desta proteo o cdigo fonte ou objeto. Por este ativo, os aspectos tcnico-funcionais no so protegidos. - patente A patente protege os aspectos tcnico-funcionais das criaes envolvendo programa de computador, desde que estas apresentem novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. Deve ser observado que esta criao no seja nos campos citados no art.10 da Lei da propriedade Industrial, que cita as matrias que no so consideradas como inveno. - indicao geogrfica Se uma regio ficou conhecida pela produo de programas de computador e estes desenvolvedores fazem parte de uma cooperativa ou associao, pode-se solicitar o reconhecimento de uma IG de servios que agregar valor a estes programas de computador.

44

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

O Registro do Programa de Computador


O Registro de Programa de Computador no Brasil deve ser efetuado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI. Os pedidos de registro devem seguir as duas resolues em vigor, a saber: a Resoluo 058/98 e a Resoluo 201/09, que estabelecem normas e procedimentos especficos relativos ao registro dos programas de computador. Para a submisso do pedido de registro, necessrio uma documentao tcnica, ou seja, o cdigo fonte ou objeto do programa de computador. Este, por sua vez, deve ser mantido em sigilo; e a documentao formal para o depsito do pedido. A documentao tcnica pode ser apresentada na forma impressa (em folha A4 e colocada nos envelopes que compem os invlucros) ou na forma eletrnica (em CD ou DVD). De acordo com essas resolues, devem ser apresentadas duas vias da documentao tcnica, sendo que uma via permanecer no INPI, que fiel depositrio desta documentao, e a outra via ser devolvida para o usurio, que dever mant-la em sigilo. No caso de a documentao tcnica ser entregue impressa, o programa dever ser impresso em folhas A4, podendo ser utilizada impresso frente e verso, em colunas, devendo ser visvel a olho nu. Em cada invlucro podem ser colocadas no mximo sete folhas, sendo que a retribuio a ser paga aumenta com o nmero de invlucros apresentados. Assim, a sugesto que, caso a opo seja pelo papel, deve-se apresentar apenas aquelas partes do programa que so diferentes e originais. Caso a documentao tcnica seja entregue no formato eletrnico, deve-se utilizar mdias no regravveis, o programa deve ser gravado no formato PDF - Portable Document Format e os arquivos no devero estar protegidos, por senha ou qualquer outro meio, contra a cpia, impresso ou qualquer outra utilizao. Neste caso, o CD ou DVD devem ser alojados em caixa plstica, para a sua proteo, e colocados em envelopes SEDEX, comprados nos Correios, pois esses demonstram a inviolabilidade da documentao apresentada. A documentao formal compreende o Formulrio de Pedido de Registro de Programa de Computador preenchido; a Guia de Recolhimento paga; uma procurao, se for o caso; um documento comprobatrio de titularidade, caso o titular e o criador sejam pessoas distintas; uma autorizao para cpia pelo INPI, se a documentao for apresentada em formato eletrnico; e uma autorizao do titular do programa original, e programas derivados. 45
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Nos casos em que o criador funcionrio, estagirio ou bolsista de uma empresa, deve ser apresentado um documento comprobatrio de vnculo. O documento apresentado dever demonstrar que o programa foi desenvolvido/elaborado na vigncia do

contrato/vnculo/estatutrio e que o mesmo se destina Pesquisa e Desenvolvimento ou que h previso da atividade de desenvolvimento de programas pelo empregado, servidor ou prestador de servios ou, ainda, que este desenvolvimento decorre da prpria natureza dos encargos contratados.

Das Infraes e Penalidades Previstas na Legislao Relativa aos Programas de Computador Como anteriormente citado, o disposto na Lei de Direitos Autorais (LDA) deve ser aplicado aos programas de computador, caso seja pertinente e no tenha sido explicitado na Lei de Software. Tratando, especificamente, da Lei de Software, a violao dos direitos patrimoniais de autor de programa de computador pode resultar em deteno e multa. Caso a violao no envolva fins comerciais, a penalidade proposta a deteno de seis meses a dois anos ou multa. Caso a violao envolva fins comerciais, que inclui a venda, a exposio venda, a introduo no pas, a aquisio, ocultao ou ter em depsito original ou cpia de programa de computador produzido com a violao, a penalidade aumenta para recluso de um a quatro anos e multa. Assim, observe que alm de a penalidade ser maior, a multa no opcional. Se a violao do direito do titular do programa de computador resultar em sonegao fiscal, perda de arrecadao tributria ou prtica de quaisquer dos crimes contra a ordem tributria ou contra as relaes de consumo, deve ser instaurada ao pblica, independente de haver queixa crime.

46

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Segmento de udio 4

Em sntese, quem considerado infrator e o que considerado infrao em relao aos programas de computador?

Deste modo, infringe o direito de autor, relativo a um programa de computador, aquele que reproduz, edita, modifica, traduz para outra linguagem, assim como a distribuio, a colocao venda, exposio, a introduo no pas, a aquisio, a ocultao ou a manuteno em depsito, de original ou cpia de programa de computador produzido com a violao, ou seja, sem a autorizao expressa do titular. tambm considerada violao dos direitos, a introduo de modificaes para alterar, suprimir, modificar ou inutilizar os dispositivos tcnicos introduzidos nos exemplares das obras protegidas para evitar ou restringir sua cpia. Independentemente da finalidade da violao, cabe apreenso dos exemplares reproduzidos de forma fraudulenta. As penalidades variam em funo de a utilizao ter finalidade comercial ou no. Caso no haja finalidade comercial, a pena varia de 6 meses a dois anos de recluso ou multa e, caso haja fins comerciais, a pena sobe para de dois a quatro anos de recluso e multa.

47

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Acordos Internacionais Relativos aos Direitos de Autor

O tratado internacional mais importante no mbito dos direitos de autor a Conveno de Berna para a Proteo de Obras Literrias e Artsticas. Data de 1886, mas foi objeto de vrias revises, geralmente a cada 20 anos. A ltima verso foi adotada em Paris em 1971. A Conveno de Berna trata da proteo dos direitos de autor. Ela se fundamenta em princpios como o tratamento nacional, segundo o qual no pode haver qualquer discriminao de obras originrias de outros pases membros da Conveno, em funo da legislao interna. Tambm define as normas mnimas de proteo, muito importantes, que devem ser respeitadas pelas legislaes internas. No obstante, estas ltimas poderem ir alm dessas normas. Recentemente, foi adotado o Acordo TRIPS. Este Acordo trata dos Aspectos de Direitos de Propriedade Industrial Relacionados ao Comrcio, e um dos acordos decorrentes das negociaes comerciais da Rodada do Uruguai e administrado pela Organizao Mundial do Comrcio. Entre outras coisas, o Acordo TRIPS se reporta s disposies fundamentais da Conveno de Berna, excluindo os direitos morais, que no so considerados relacionados ao comrcio. Segundo o Acordo TRIPS, os pases devem primeiramente se sujeitar

Conveno de Berna e depois normas adicionais de proteo introduzidas pelo Acordo TRIPS, principalmente quanto a novas formas de explorao. Assim, os pases que aderiram ao Acordo TRIPS ou o ratificaram, devem tambm respeitar a Conveno de Berna (apesar do Artigo 6 bis sobre direitos morais da Conveno estar expressamente excludo do TRIPS, por no se referir ao comrcio em virtude da natureza inalienvel dos direitos morais); alm disso, o Acordo TRIPS tenta normatizar certos aspectos de direitos de autor relativos a novas tecnologias, como a Internet. O Brasil ratificou e incorporou no seu ordenamento jurdico estes dois tratados (Conveno de Berna e TRIPS), sem excluir o artigo 6bis da Conveno de Berna, que trata dos direitos morais do autor.

48

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Tratado da OMPI sobre Direitos de Autor (WCT)

Em dezembro de 1996, foi realizada uma Conferncia Diplomtica que concluiu o mais novo acordo internacional para a proteo dos direitos de autor, o Tratado da OMPI sobre Direitos de Autor (WCT). Esse tratado respondeu necessidade de se proteger obras

quando transmitidas por meios digitais, inclusive via Internet. A matria a ser protegida pelo WCT por meio dos direitos de autor engloba os programas de computador, no importando o modo ou forma de sua expresso, e compilaes de dados ou outro material ( bases de dados) sob todas as formas, as quais, em virtude da seleo ou da disposio dos contedos, constituem-se em criaes intelectuais. Os direitos dos autores incluem os j mencionados direitos de distribuio, aluguel e comunicao ao pblico, e o WCT deixa claro que o direito de comunicao ao pblico cobre a transmisso de obras por redes digitais como a Internet. Tambm estabelece que o direito de reproduo, tal qual estabelecido na Conveno de Berna, aplica-se integralmente ao ambiente digital. Portanto, o armazenamento de uma obra em formato digital em um meio eletrnico (na memria de um computador, por exemplo) deve constituir reproduo da obra. Esses direitos, como regra, esto sujeitos a certas limitaes e excees. O Brasil no aderiu ou ratificou este tratado, que no tem validade no ordenamento jurdico nacional.

A proteo internacional dos direitos conexos

A Conveno de Roma, ou, mais precisamente, Conveno Internacional para a Proteo de Atores Intrpretes ou Executantes, dos Produtores de Fonogramas e Organismos de Radiodifuso, concluda em 1961, constitui-se na primeira resposta estruturada da comunidade internacional para a necessidade de conferir uma proteo jurdica s trs categorias de beneficirios de direitos conexos. Contrariamente maioria das convenes internacionais, que seguem a tendncia das legislaes nacionais e oferecem uma sntese das leis em vigor, a Conveno de Roma foi uma tentativa de estabelecer uma regulamentao internacional para um campo novo, onde 49
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

existiam poucas leis nacionais naquela poca. Isto exigia que a maioria dos Estados tivesse de elaborar e adotar leis antes de aderir Conveno. No Brasil, os direitos conexos so protegidos pela prpria lei de direitos autorais, entre os artigos 89 e 96. Alm da lei de direitos autorais, h outras duas legislaes que regulam a contratao dos artistas, intrpretes e tcnicos (Lei 6.533/78) e tambm dos radialistas (Lei 6.615/78). A mais recente resposta internacional para alcanar essa necessidade de evoluo da proteo jurdica foi a assinatura do Tratado da OMPI sobre Interpretaes ou Execuo de Fonogramas (WPPT), concludo em Genebra, em 20 de dezembro de 1996. Esse tratado foi elaborado para ampliar a proteo dos direitos patrimoniais e dos direitos morais dos artistas intrpretes ou executantes e dos produtores de fonogramas, especialmente quanto sua explorao em formato digital, inclusive na Internet. O Brasil no assinou ou ratificou este tratado que, portanto, no tem validade no pas.

QAA 15:

Quais so os principais acordos internacionais dos quais o

Brasil parte? E quais no tm validade no Brasil?

Resposta QAA 15: No Brasil so vlidos a Conveno de Berna, a Conveno de Roma e o Acordo TRIPS. No foram ratificados pelo Brasil e, portanto, no tm validade aqui, os acordos WCT e WPPT.

50

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

RESUMO
Este mdulo abordou a estrutura geral da legislao de direitos de autor e deu uma viso geral dos seguintes elementos:

(1) obras literrias e artsticas protegidas pelo direitos de autor; (2) os direitos concedidos ao titular de direitos de autor; (3) a titularidade e a transferncia de direitos de autor; (4) a durao da proteo; (5) as limitaes desses direitos; (6) as medidas de proteo o cumprimento desses direitos; (7) os direitos conexos; (8) a proteo dos programas de computador, e; (9) os acordos internacionais em matria de direitos de autor.

A Conveno de Berna enumera de modo genrico as obras literrias e artsticas e inclui todas as produes do domnio literrio, cientfico e artstico, qualquer que seja o modo ou a forma de expresso. Essa definio ampla engloba qualquer obra original,

independentemente de seu mrito literrio ou artstico. A lei brasileira segue esta mesma direo. O titular de direitos de autor sobre uma obra protegida poder utilizar a obra como desejar e impedir quaisquer terceiros de utiliz-la sem sua autorizao. Assim, sabendo-se que o detentor dos direitos pode impedir algum de agir contra seus interesses, esses direitos so considerados direitos exclusivos. Os direitos de autor englobam dois tipos de direito: os direitos patrimoniais e os direitos morais. A expresso direitos patrimoniais abrange diversos direitos, que podem ser transferidos pelo detentor original atravs de instrumentos contratuais. Os Direitos Morais sempre permanecero com o detentor original, mesmo que os direitos patrimoniais sejam transferidos. 51
DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Os direitos patrimoniais tm, no Brasil, em regra, durao de 70 anos aps a morte dos autores. J as obras coletivas, cinematogrficas e fotogrficas tm proteo de 70 anos aps a sua comunicao ao pblico. Alguns direitos morais no Brasil duram em geral o mesmo tempo dos direitos patrimoniais Estes direitos sofrem limitaes em razo do interesse pblico e da incidncia de outros direitos fundamentais, tais como acesso cultura, educao, liberdade de expresso e privacidade. As limitaes previstas na legislao so, de acordo com as decises judiciais mais recentes, exemplos de limitaes, podendo haver outros casos anlogos e que no conflitem com o teste dos trs passos. Os direitos conexos tambm so conhecidos como direitos afins, ou, mais especificamente, direitos vizinhos aos direitos de autor. A finalidade dos direitos conexos a proteo dos interesses jurdicos de certas pessoas ou organizaes que contribuem para tornar as obras acessveis ao pblico ou que acrescentam obra seu talento criativo, conhecimento tcnico, capacidade de investimento ou competncia em organizao. Os principais acordos internacionais de direitos autorais ratificados e vlidos no Brasil so a Conveno de Berna, o Acordo TRIPS e, para os direitos conexos, a Conveno de Roma. Os mais recentes tratados no campo dos direitos autorais e conexos WCT e WPPT que tratam destes direitos no ambiente digital, no foram nem assinados nem ratificados pelo Brasil, no tendo validade aqui.

52

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

TEXTOS LEGAIS: Conveno de Berna para a Proteo de Obras Literrias e Artsticas Acordo TRIPS Conveno de Roma para a Proteo de Atores, Intrpretes ou Executantes, dos Produtores de Fonogramas e Organismos de Difuso Tratado da OMPI sobre Interpretaes ou Execuo de Fonogramas (WPPT) Tratado da OMPI sobre Direitos de Autor (WCT) Lei 9.610 Lei de Direitos Autorais Lei 9.609 Lei de Programas de Computador Lei 56.533/78 Lei 6.615/78

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COMPLEMENTARES

ABRO, Eliane Yachouh. Direitos de autor e direitos conexos. So Paulo: Editora do Brasil, 2002. ASCENSO, Jos de Oliveira. Direito Autoral. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1997. _____. Direito da Internet e da Sociedade da Informao. Rio de Janeiro: Forense, 2002. AZEVEDO, Philpadelpho. Direito moral do escriptor. Rio de Janeiro: Alba, 1930. BITTAR, Carlos Alberto. Direito de Autor. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997. _____. Contornos atuais do Direito de Autor. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. CABRAL, Plnio. A Nova Lei de Direitos Autorais Comentrios. 4. ed. So Paulo: Harbra, 2003.

53

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

CMARA GUILA, Mara del Pilar. El derecho moral del autor. Con especial referencia a su configuracin y ejercicio tras la muerte del autor. Comares: Granada, 1998.CHAVES, Antnio.Criador da obra intelectual. So Paulo: LTr, 1995. _____. Direito Autoral de Radiodifuso. So Paulo: RT, 1952. _____. Direitos Conexos. So Paulo: LTr, 1999. _____. Direitos autorais na computao de dados: software, circuitos integrados, videojogos, embalagem criativa, durao dos direitos conexos. So Paulo: LTr, 1996. COSTA NETTO, Jos Carlos. Direito Autoral no Brasil. 2. ed. So Paulo: FTD, 2008. ESPN CNOVAS, Diego. Las facultades del derecho moral de los autores y artistas . Madri: Civitas, 1991. GANDELMAN, Henrique. O que plgio? Revista da ABPI (Associao Brasileira de Propriedade Intelectual), n. 75, mar./abr. de 2005. GANDELMAN, Marisa. Poder e conhecimento na economia global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. KEEN, Andrew. O culto do amador: como blogs, MySpace, Youtube e a pirataria digital esto destruindo nossa economia, cultura e valores. Traduo de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. LYCURGO LEITE, Eduardo. A Histria do Direito de Autor no Ocidente e os Tipos Mveis de Gutenberg. Revista de Direito Autoral. Ano I, Nmero II. So Paulo: ABDA e Lumen Juris: 2005. LINS, Paulo Srgio da C. Direito Autoral. Srie Jurisprudncia. 2. ed. Rio de Janeiro: Esplanada: ADCOAS, 1997. LIPSZYC, Delia. Derecho de autor y derechos conexos. Buenos Aires: UNESCO, 2001. LIPSZYC, Delia; VILLALBA, Carlos A. El derecho de autor en Argentina. Buenos Aires: La Ley, 2001. LOPEZ, Marisela Gonzalez. El derecho moral del autor en la ley espaola de propiedad intelectual. Madri: Marcial Pons Ediciones Jurdicas, 1993. MAN, John. A revoluo de Gutenberg: a histria de um gnio e da inveno que mudaram o mundo. Traduo de Marco Antnio Oliveira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. MANSO, Eduardo J. Vieira. O que Direito Autoral. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1992. MARN LPEZ, Juan Jos. El Conflicto entre el Derecho Moral del Autor Plstico y el Derecho de Propiedad sobre la Obra. Navarra: Editorial Aranzadi, SA, 2006.

54

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

MORAES, Rodrigo. Os direitos morais do autor: repersonalizando o Direito Autoral . Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. ________. Direito fundamental temporalidade (razovel) dos direitos patrimoniais de autor. In: Manoel J. Pereira dos Santos (Coordenador). Direito de Autor e Direitos Fundamentais. So Paulo: Saraiva, 2011. ________. Por que obras protegidas pelo Direito Autoral devem cair em domnio pblico. In: Eduardo Pimenta. (Org.). Direitos Autorais - Estudos em homenagem a Otvio Afonso dos Santos. 1 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, v. 1. ________. A funo social da propriedade intelectual na era das novas tecnologias. In: Ministrio da Cultura. (Org.). Direito Autoral. 1 ed. Braslia: Ministrio da Cultura, 2006, v. 1, p. 237-353. PELLEGRINI, Luiz Fernando Gama. Direito Autoral do Artista Plstico. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. PONTES, Hildebrando. Os contratos de cesso de direitos autorais e as licenas virtuais creative commons. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2009. POUILLET, Eugne. Trait thorique et practique de la proprit littraire et artistique . Atualizadores: Georges Maillard e Charles Claro. Traduo de Lair Alves. 3. ed. Paris: Marchall et Billard, 1908. REBELLO, Luiz Francisco. Cdigo do Direito de Autor e dos Direitos Conexos Anotado. 3. ed. Lisboa: ncora Editora, 2002. _____. Garrett, Herculano e a Propriedade Literria. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1999. _____. Introduo ao Direito de Autor. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1994. 1 v. STRHMHOLM, Stig. Le droit moral de lauteur em droit allemand, franais et scandinave.Stockholm: P.A. Norstedt & Sners Frlag, 1967. TAPIA, J. Miguel Rodrguez; ROMN, Fernando Bonda. Comentarios a la ley de propiedad intelectual.Madrid: Editorial Civitas, 1997. TIMPONI, Miguel. A psicografia ante os tribunais: o caso Humberto de Campos. 5. ed. Rio de Janeiro: Federao Esprita Brasileira, [s.d].

55

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

JURISPRUDNCIA EM DESTAQUE:

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Recurso Extraordinrio n. 113.505.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ao Direta de Inconstitucionalidade 2054-4.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Habeas Corpus 98.898.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. Recurso Especial n. 1.016.087.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. Recurso Especial n. 1.034.103.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. Recurso Especial n. 703.368.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. Recurso Especial n. 964.404.

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 11 Cmara Cvel. Apelao Cvel n. 2006.001.69991.

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 13 Cmara Cvel. Apelao Cvel n. 0352238 03.2009.8.19.0001.

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 17 Cmara Cvel. Apelao Cvel n. 2007.001.18422.

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO. 3 Cmara de Direito Privado. AC 528.962-4/4-00.

TRIBUNAL DE JUSTIA DO PAR. 1 Cmara Cvel Isolada. Apelao Cvel n. 20083000606-8.

56

DL 101P BR Mdulo 3 Direitos Autorais (3V) WIPO/OMPI/INPI

Vous aimerez peut-être aussi