Vous êtes sur la page 1sur 9

28/8/2013

Universidade Anhanguera Universidade Anhanguera Uniderp Uniderp

Curso de Psicologia
Funes Biopsquicas do Comportamento Humano
Padro do ciclo sono-viglia e sua relao com a ansiedade em estudantes universitrios.

Jailda Ferreira, Ktia Safar, Laura Arruda, Leandro Gomes

Ciclo sonosono-viglia
um ritmo circadiano, em condies naturais sincronizado com fatores ambientais oscila em um perodo de 24 horas. A alternncia dia e noite (claro-escuro) e as atividades cotidianas so fatores exgenos que sincronizam o clico sono-viglia. gerado e regulado endogenicamente por uma estrutura estrutura neural neural localizada localizada no hipotlamo que o Ncleo suprasquiasmtico (NSQ).

28/8/2013

Sistema Reticular Ativador Ascendente


O sono est relacionado aos ncleos da rafe, localizados na parte inferior inferiorda daponte ponteeeno no bulbo, cujas terminaes secretam serotonina. O ciclo sono-viglia controlado pelo ncleo supra-quiasmtico no hipotlamo posterior.

Ordem temporal interna


a relao entre o ciclo sono-viglia e outros ritmos biolgicos do organismo como melatonina, o cortisol e o hormnio do crescimento GH. A sincronizao com o meio ambiente e a ordem temporal interna e externa importante para a normalidade de um organismo e sua perturbao pode ocasionar ocasionar danos danos sade. sade.

28/8/2013

Ordem temporal interna


O desequilbrio entre as influncias dos sincronizadores e a ordem temporal interna pode ser causado por mudanas de jornada de trabalho, vos transcontinentais, trabalho noturno, etc. Pode ocasionar transtornos do sono, sensao de mal-estar, alteraes gastrointestinais, flutuaes de humor (irritao, tenso, confuso, ansiedade), falta de ateno e concentrao.

Ciclo SonoSono-viglia e os estudantes


Padro irregular de sono (dormir tarde acordar cedo) devido atividades acadmicas. Acordar vrias vezes durante a noite. Atraso no deitar aos finais de semana est associado temporizao circadiana.

28/8/2013

Fatores de ao antagnica
Em estudantes h dois fatores: O ciclo claro-escuro e os fatores endgenos (necessidade do sono, preferncias) tendem a sincronizar o CSV em ritmo regular. Por outro lado os horrios escolares que tendem a sincronizar o CSV com um padro diferente do ciclo claro-escuro. Conflito: Manter o CSV

X
Demandas acadmicas.

Pesquisa
Em condies naturais os serem humanos precisam de regularidade do padro do clico sono-viglia. Demandas acadmicas tendem a reduzir o sono e sincronizar o CSV com um padro diferente. Estudos apontam uma uma interao interao entre a qualidade do sono e a ansiedade.

28/8/2013

Mtodo e procedimento
Pesquisou 37 alunos, sendo 20 homens e 17 mulheres com idade mdia de 21 anos. Dirio de sono durantes 2 semanas e Cronotipo Questionrio de Hbitos de sono (Horrio, condies de moradia, sade, atividades extraclasse, consumo de substncias qumicas) Questionrio de ndice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP). Pittsburgh (IQSP). Inventrio Ansiedade Trao-Estado (mede ansiedade e reao presso Psicolgica) IDATE.

Anlise dos dados


* Caracterizao do Ciclo Sono-viglia (CSV) 1- Qualitativo: Questionrio, cronotipo e IQSP 2- Quantitativo: Questionrio de hbitos e dirio do sono * Caracterizao da Ansiedade 1- Atravs do IDATE * Caracterizao sono ansiedade Teste regresso linear ANOVA Anlise trao-estado ansiedade e o dirio do sono.

28/8/2013

Resultados
Sono aos finais semana( 01:14h -8:54h) Atraso. Sono meio de semana ( 00:25h 7:43h) IQSP 0 a 20, sendo que >5 sono ruim: 3,7 mdia IDATE: Estado 37,9, Trao 38,84 (mdia) Nvel normal: 40 ( + ou - 2) Tende a ansiedade: ansiedade: acima acimade de42 42 Tende a depresso: abaixo de 38

Trao e estado de ansiedade - IDATE


Caracterstica
Trao Estado

Mulheres
42,38 37,94

Homens
36,00 35,07

Trao: Tendncia para reagir presso psicolgica Estado: Nvel real de intensidade de ansiedade.

28/8/2013

Resultados
Relao entre estado e trao de ansiedade com as variveis do variveis do padro padroCSV. CSV. Teste de regresso linear : Final de semana vs trao de ansiedade (ANOVA: F34= 4,46; p= 0,031) Estudantes com maior trao de ansiedade dormem mais cedo.

Resultados
Relao entre estado e trao de ansiedade com as variveis do padro padro CSV. CSV. (por (porsexo). sexo). Feminino: ANOVA: F15=6,11 (Acordam + tarde > ansiedade) Masculino: ANOVA: F14=12,9 (>Ansiedade = acordam+ cedo).

28/8/2013

Concluso
Mesmo com aulas comeando as 10hs estudantes apresentam padro de restrio restrio do do CSV. CSV. Estudantes com maior trao de ansiedade acordam mais cedo. Os traos de ansiedade influenciam o padro CSV, sujeitos com maior ansiedade apresentam menor labilidade na labilidade na alocao alocaoCSV CSVcom comestmulos estmulos do do ambiente. Demandas acadmicas contribuem para o estado de ansiedade.

Referncias
ALMONDES, K. M.; ARAJO, J. F. Padro do clico sonoviglia e sua relao com a ansiedade em estudantes universitrios: Estudos de Psicologia. p. 37-43, 2003.

28/8/2013

Um Bom Dia a todos! Obrigado !

Vous aimerez peut-être aussi