Vous êtes sur la page 1sur 4

AutoCAD Configurando para a Impresso

AutoCad - Configurando para a Impresso

conveniente , antes de mais nada , que se entenda a diferena entre "Imprimir" e "Plotar". Quando se manda imprimir um desenho , a configurao das linhas que compe o mesmo , feita por sua impressora . Esta s lhe permite definir se o desenho ter ou no cores , o tamanho do papel e a qualidade das linhas . Em uma plotagem , voc pode definir a espessura para cada tipo de linha , suas cores(tipos de canetas) , seus estilos e os diversos tamanhos de papel . Para configurarmos a impresso , devemos acionar o comando "PLOT" , que se encontra no menu superior em "FILE" . Teremos a caixa de dilogo mostrada abaixo :

Voc pode notar, que na pasta do "Plot Device" , aparece o nome da impressora e se clicar sobre "Properties" e em seguida em "Custom Properties" , aparecero as caractersticas de configurao de sua impressora . Quando voc instala o AutoCad2000 , ele automaticamente procura por sua impressora . Nessa mesma pasta , aparece o "Estilo de Plotagem"(Plot Style Table - tipos de penas que sero aplicados) , Caso voc tenha uma verso anterior e j tenha trabalhado com o autocad
Loxa Pgina 1 18/9/2013

AutoCAD Configurando para a Impresso


, o programa j assumiu para si o estilo , ou seja , os diversos tipos de linhas , suas espessuras e suas cores . isso que est sendo indicado : "DefaultR14 pen assignments.ctb" . Se voc no tem instalado em seu micro , nenhuma verso anterior ao Cad2000 , trabalhe com o "Acad.ctb" . Para modificar as caractersticas das penas , clique sobre "Edit" . Aparecer a seguinte caixa de dilogo :

Clique sobre o tringulo em negrito do "lineweight" , para alterar a espessura de uma determinada pena .Para alterar o tipo de linha ( se cheia , tracejada ou pontilhada ) , clique sobre o "linetype" . Depois de alteradas as caractersticas , voc deve clicar sobre "Save & Close" .
ESCALA DE PLOTAGEM

Para definir a escala que ser empregada , clique sobre o "Plot Settings" e aparecer a caixa de dilogo abaixo :

Loxa

Pgina 2

18/9/2013

AutoCAD Configurando para a Impresso

Em "Paper size and Paper units" , voc define o tamanho do papel e suas unidades( em mm ) para a "impresso" do desenho . Ao lado , em " Drawing orientation" voc define a maneira que o desenho ser disposto na folha . Um pouco mais abaixo , aparece o "Plot Scale" , que permitir definir a escala que o desenho ser impresso ou plotado . Como voc j sabe , quando digitamos um determinado comprimento , o autocad , o trata sem unidades de medidas (metro , centmetros ou outro ) . Quem define a escala voc . Normalmente , quando dizemos escala 1:100 , se tivermos trabalhando em metros , significa que 1 cm equivale a 100 cm ou seja que 1 cm no papel equivale a 100 cm ou 1 m no real . No AutoCad , a equivalncia feita em milmetros ( mm ) . Ou seja quantos milmetros sero usados para representar uma unidade de nosso desenho . Portanto , se voc quer que 1 unidade do seu desenho seja equivalnte a 1 metro , ter que empregar a escala 10:1 , no AutoCad . Vejamos a equivalncia : 10 mm = 1 unidade do desenho ( 1m ) Caso voc queira duplicar seu desenho , a escala ser : 20:1 ( 20 mm = 1m , ou seja 2 cm equivalero a 1 metro ) .

Loxa

Pgina 3

18/9/2013

AutoCAD Configurando para a Impresso


Abaixo alguns exemplos de fatores de plotagem :
escala convencional fator de plotagem no autocad

1:2 1 : 50 1 : 100 1 : 250

500 : 1 20 : 1 10 : 1 4:1

Nesta caixa de dilogo , aparece tambm o "Plot Area" . Pode ser usado , quando se quer imprimir um desenho atravs da prpria impressora , sem se definir uma escala prvia .As opes so as seguintes : 1 - LIMITS : estar disponvel para a impresso apenas a parte do seu desenho que estiver dentro dos limites definidos pelo "Drawing Limits" . 2 - EXTENTS : independente de qualquer escala escolhida , ser impresso o desenho todo , na folha da impressora . 3 - DISPLAY : ser impresso apenas aquilo que aparece na tela . 4 - WINDOW : para acionar este comando , clique sobre o boto : "Window <" . Sero pedidos os limites do desenho que voc quer imprimir . Basta envolver o desenho (ou parte dele) com uma janela ( clique com o boto esquerdo do mouse e arraste ) . Temos tambm , nessa caixa de dilogo , o "Plot Offset" , que permite definir se aquilo que ser impresso sair centrado na folha de papel ou se ser iniciado a partir de uma certa coordenadas definida . Para isso voc dever assumir valores para X e Y . Na parte inferior esquerda da caixa de dilogo , voc encontrar o " Full Preview" , que permite visualizar aquilo que ser impresso . J o "Partial Preview" , mostra o espao ocupado por aquilo que ser impresso em relao ao tamanho do papel selecionado .

Loxa

Pgina 4

18/9/2013

Vous aimerez peut-être aussi