Vous êtes sur la page 1sur 10

EXCELENTSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DO 16 JUIZADO ESPECIAL CVEL DA COMARCA DE FORTALEZA, CEAR.

Processo n 032.2013.932.904-2 TIM CELULAR S/A, pessoa jurdica de direito privado, sucessora por incorporao da TIM NORDESTE S/A, com sede na Avenida Giovanni Gronchi, n 7.143, na capital do estado de So Paulo, inscrita no CNPJ/MF sob o n 04.206.050/0001-80, com filial na Avenida Ayrton Senna da Silva, n. 1633, Piedade, Jaboato dos Guararapes/PE, vem presena de Vossa Excelncia, por intermdio de seus advogados infra firmados, com endereo profissional constante no timbre, indicado para fins do que trata o art. 39, I, do CPC, vem, tempestivamente, apresentar requerer. CONTESTAO ao processo movido por LUCAS RIBEIRO CAVALCANTE, j qualificado, conforme razes que passa a expor para, ao final,

1. REQUERIMENTO INICIAL Muito embora a parte demandada tenha diversos procuradores constitudos nos autos, requer de plano que toda e qualquer intimao nos referentes autos seja feita nica e exclusivamente para a pessoa do(a) Bel(a). Joaquim Cabral de Melo Neto OAB/PE 27112 e OAB/CE 24196-A, com endereo na Rua da Hora, 692 Espinheiro - Recife//PE. Vale destacar que requerimento desta espcie plenamente admissvel e desrespeito ao mesmo implica em nulidade da intimao, conforme entendimento manso e pacfico, e.g.:
Havendo designao prvia e expressa do advogado que receber as intimaes, o nome deste dever constar das publicaes, sob pena de nulidade. (STJ-RT 779/182)

Requer, assim, que todas as intimaes sejam dirigidas nica e exclusivamente para o referido profissional, lanando-se o nome do mesmo na capa do processo. 2. SNTESE DA LIDE Aduz o Demandante que titular da linha 85 9766-5009, na modalidade Pr pago, com o Chip TIM BETA. Ocorre que em Julho deste ano, perdeu o chip, solicitando assim o bloqueio imediato da linha, bem como o resgate do chip. Ocorre que logo recebeu um e-mail informando que no havia disponibilidade do chip em estoque, mais que seria enviado novo e mais assim que fosse enviado um novo chip. Devido demora na soluo do problema, o autor procurou a Anatel atravs do protocolo 21023402013, onde foi informada que seria impossvel a devoluo do chip. Porm o autor solicitou a gravao do atendimento atravs do protocolo 2013213861312, onde foi negada. Entretanto, em 24/07/2013, o autor recebeu um

novo e-mail que estava sendo enviado o chip, porm at a presente data no recebeu seu chip. Diante do exposto requer o Demandante citao da empresa Demandada, condenao em danos morais e matrias, deferimento em sede de liminar para entrega do chip BETA e por fim atribui causa o valor de R$13.560,00.

No curso do presente, iremos demonstrar as razes pelas quais no se deve dar provimento demanda.

3. VERDADE DOS FATOS Cumpre observar preliminarmente que atravs do contraditrio que ora se inaugura, restar comprovado que no subsiste qualquer razo s argumentaes e aos pleitos formulados pela parte demandante na exordial. Ademais ressaltar que a empresa requerida, consolidada no mercado h bastante tempo, reconhecida pela sua idoneidade e ponderao para com seus clientes, tem todo o interesse de atender prontamente s demandas reclamadas por seus usurios, uma vez que tem, como principal objetivo, a excelncia no atendimento aos clientes. Aps receber e tomar conhecimento das questes levantadas pela parte demandante, a TIM imediatamente analisou as informaes que nos foram descritas e verificou que a parte autora em nenhum momento entrou em contato com a empresa demandada para solicitar o bloqueio da sua linha por perda, nem tampouco, seguiu as instrues constantes no site da TIM para a solicitao de um novo CHIP, no comprovando em nenhum momento as suas alegaes. Conforme o regulamento da promoo TIM BETA, o Chip no vendido ou disponibilizado em nenhum canal de vendas. A nica forma de 3

adquirir o servio TIM BETA atravs da promoo "Seu ouvido Vale um chip". Para participar, conforme o regulamento, os usurios das redes sociais devem: Instalar o aplicativo "Seu ouvido Vale um chip" em seu perfil na rede social; aceitar as condies da ao e realizar o cadastro solicitado no aplicativo; aps o cadastro, participar do desafio proposto e, se o participante passar no desafio, ele poder receber um Chip pr-ativado do "TIM BETA", ou seja, estar apto a participar da segunda fase e ter o direito de distribuir Chips com o mesmo servio para seus amigos; os participantes, assim como os amigos escolhidos para ganharem o chip, recebero o Chip do TIM BETA gratuitamente em casa, tudo atravs de rede social. No caso dos autos, a parte autora alega que perdeu o CHIP, porm, nesses casos, assim como nos casos de roubo, onde se necessrio o resgate da linha, o cliente tem de acessar ao site: www.timbeta.com.br. e acessar o "Fale Com A Gente" no site dentro do campo "Minhas dvidas", onde ser esclarecido sobre o modo de agir nos casos de resgate do chip TIM BETA. Assim, insta mencionar que, conforme o constante no regulamento da promoo TIM, nos casos de perda, vcio ou roubo, o dono do chip BETA dever entrar em contato com o atendimento, pelo nmero 1056, com o CPF em mos, para solicitar o bloqueio do chip. Logo aps o bloqueio o usurio dever seguir todas as instrues do atendente para receber um novo chip que ser enviado a sua residncia, contudo, com um novo nmero, por no ser possvel resgatar o nmero antigo (http://www.tim.com.br/Portal_Conteudo/_staticfiles/pdf/Seja_um_TIM_Beta_v2.pdf). Pode-se verificar que a empresa reclamada no agiu de forma ilegal e ilcita, no podendo, desta feita, ser compelida a reparar a parte demandante. Assim, a mesmo no poder ter suas alegaes consideradas verdadeiras pelo simples fato de t-las proferido, sem ao menos t-las comprovado de qualquer maneira.

Como pode ser constatado, por este rgo, a presente ao , nada mais, nada menos, que uma mera aventura jurdica, no sentido de se ver beneficiado por uma reduo na fatura a quer no faz jus, a parte reclamante.

4. DO MRITO 4.1. DO FATO DE TERCEIRO COMO EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE Em homenagem ao Princpio da eventualidade, passa-se a contestar o presente caso levando-se em considerao que o suposto dano alegado pela parte autoral tenha sido resultado da ao de terceiro. Ressalte-se que foi constatado no sistema da empresa r a contratao dos servios por parte da parte autora e a entrega do referido CHIP TIM BETA, nos termos do regulamento. No entanto, em nada pode a empresa demandada ser responsabilizada nos casos de roubo ou perda do referido CHIP. Cedio, e ensinado desde os manuais, que fato de terceiro exclui responsabilidade, por excluso do nexo de causalidade. Quando se examina o nexo causal no se debate a existncia ou no de conduta negligente, caracterizvel como culpa. Afere-se, unicamente, se o resultado (dano) liga-se juridicamente conduta de determinado agente. Se houver este fio jurdico, a conduta examinada e seu agente sero os responsveis pelo dano causado. Por outro lado, se o evento for resultado de outra conduta, que no a examinada inicialmente, desata-se o fio conectando-o ao agente que praticou aquela outra conduta. Neste caso, a conduta da empresa R tem aparncia de causa do dano, mas, juridicamente, ele foi resultado da ao de terceiro. Para o direito, esta ao, e no a aparente, responde pelas suas conseqncias.

Afastando dvidas, diante da multiplicidade de aes, o ordenamento concede ao titular da ao que tem aparncia de ser causadora do dano, a possibilidade de demonstrar que este decorrente de conduta de terceiro, excluindo sua responsabilidade. A doutrina especfica bem explica o fato de terceiro: Terceiro, ainda na definio de Aguiar Dias (ob. Cit. V. II/299) qualquer pessoa alm da vtima e o responsvel, algum que no tem nenhuma ligao com o causador do dano e o lesado. Pois, no raro, acontece que o ato do terceiro a causa exclusiva do evento, afastando qualquer relao de causalidade entre a conduta da autora aparente e a vtima (FILHO, Srgio Cavalieri. Programa de responsabilidade Civil, p.64). Por outro lado, o ato praticado por terceiros, atravs de crime, importa em fato juridicamente equivalente fora maior, por ser impossvel de se evitar, e excludente universal de responsabilidade (art. 393 do CCB). Este o tratamento jurdico conferido a situao por todos os Tribunais, verbis gratia: RESPONSABILIDADE CIVIL. TRANSPORTE COLETIVO.

ASSALTO MO ARMADA. FORA MAIOR. Constitui causa excludente da responsabilidade da empresa transportadora o fato inteiramente estranho ao transporte em si, como o assalto ocorrido no interior do coletivo. (...). (RESP 435865, Relator: Ministro Barros Monteiro, 09/10/2002). Assim, por todas ou quaisquer destas razes, por afastar o nexo de causalidade, o fato de terceiro excludente de responsabilidade, devendo ser a presente ao julgada totalmente improcedente, ante a existncia de fato ilcito de terceiro como excludente de responsabilidade.

4.2. DA INEXISTNCIA DE DANO MORAL Conforme exposto anteriormente, a empresa r no responsvel por eventual situao danosa que a parte autora possa ter sofrido. Outrossim, observa-se que a parte autora se limita a afirmar haver sofrido abalo ou desconforto, proferindo alegaes de cunho emotivo, sem, ao menos, comprovar a violao a algum dos seus direitos personalssimos ou colacionar qualquer documento, no intuito de comprovar o fato constitutivo do seu direito. Mas, por cautela, ainda que desconsiderado todo o exposto, o que se admite apenas por amor ao debate, a situao ftica descrita jamais poderia haver acarretado danos morais, sendo mero dissabor, acontecimento cotidiano que no passvel de indenizao. Afinal, por mais sensvel que seja a vtima, no qualquer infortnio ou desconforto que podem ensejar o pagamento de indenizao por danos morais, sob pena de o prprio instituto perder seu escopo fundamental, sua razo de ser. Seno vejamos:
AGRAVO REGIMENTAL. DANO MORAL. INTERRUPO DE SERVIO TELEFNICO. MERO DISSABOR. - Mera contrariedade pelo bloqueio de linha telefnica no causa dano moral indenizvel. (STJ, Relator: Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, Data de Julgamento: 03/12/2007, T3 - TERCEIRA TURMA)

Diante do exposto, fica evidente que a situao supramencionada se amolda perfeitamente narrada nos autos, razo pela qual deve a presente ao ser julgada totalmente improcedente, uma vez que inexistentes os danos alegados.

4.3. DA INEXISTNCIA DE DANOS MATERIAIS INDENIZVEIS O dano material uma leso concreta que afeta um interesse relativo ao patrimnio da vtima. Para a reparao do dano material mostra-se imprescindvel demonstrar-se o nexo de causalidade entre a conduta indevida do terceiro e o efetivo prejuzo patrimonial que foi efetivamente suportado. H de se constatar, Excelncia, que em nenhum momento, a autora consegue provar na inicial que danos materiais o mesmo sofreu para vir a este juzo postular indenizao de tamanha monta. Destarte, no h razo para que a parte autora faa jus ao recebimento de valores os quais so devidos por ocasio da regular prestao de servios de telefonia contratados, no se desincumbindo de seu nus probatrio nesse sentido, devendo tal pedido ser julgado improcedente por este juzo. Por sua natureza, evidentemente, a demonstrao da extenso do dano material deve ser precisa tambm quanto ao valor da indenizao pretendida, pois o que se visa atravs da ao judicial a recomposio da efetiva situao patrimonial que se tinha antes da ocorrncia do dano. A autora, portanto, no provou eventual ilcito, nem os danos deles decorrentes. Sem isto, deve a ao ser julgada improcedente, consoante nossa melhor jurisprudncia: APELAO CVEL. AO DE INDENIZAO POR DANOS simples MORAIS E MATERIAIS. contratual, DANO mora ou MORAL. prejuzo INOCORRNCIA. O mero transtorno ou aborrecimento e o inadimplemento econmico no se revelam suficientes configurao do dano moral. Hiptese em que, alm de no restar comprovado a falha na prestao do servio por parte da empresa de telefonia r, os danos alegados na exordial, 8

decorrentes de descumprimento contratual, no passam de meros dissabores. DANO MATERIAL. NO COMPROVAO. Verificado nos autos que a autora no logrou xito em demonstrar o efetivo prejuzo patrimonial sofrido em virtude dos fatos narrados na inicial, no se desincumbindo do nus que lhe competia, no h falar em indenizao por danos materiais. Inteligncia do art. 333, I do CPC. (Apelao Cvel N 70025631573, Dcima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Paulo Roberto Lessa Franz, Julgado em 30/07/2009). Diante do acima exposto, deve ser rechaado o pedido da autora de danos materiais, vez que no perpetrado qualquer ilcito pela empresa r, e, ainda que assim no se entenda, no comprovou a autora os prejuzos supostamente sofridos, requisito indispensvel para a caracterizao dos danos emergentes.

5. PEDIDOS Diante do acima exposto, vem requerer: a) Que seja o pleito autoral julgado totalmente improcedente; b) Que, acaso o pleito autoral seja julgado procedente, o que no se espera, eventual condenao por danos morais seja limitada ao teto mximo de R$1.000,00 (hum mil reais), em consonncia com a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia; c) Por fim, reitera o requerimento inicial, de que todas as intimaes sejam dirigidas exclusivamente ao() Bel(a). Joaquim Cabral de Melo Neto, OAB/PE 27112 e OAB/CE 24196-A.

d) O patrono subscritor desta pea declara a autenticidade dos documentos ora anexados, conforme art. 365, inc. VI, do CPC. Ainda, a fim de formar o convencimento deste Juzo sobre os fatos argidos, requer que sejam utilizados todos os meios de prova em direito admitidos, mormente depoimento pessoal e juntada de documentos. Protesta por todos os meios de prova admitidos para a espcie, notadamente a juntada de documentos, bem como o depoimento pessoal da autora, sob pena de confisso. Nestes termos, Pede e espera deferimento. Fortaleza, 16 de setembro de 2013 Joaquim Cabral de Melo Neto OAB/PE 27112 e OAB/CE 24196-A Geovana Camila Calazans Paixo OAB/PE 33154 Everton De Paula Santana Acadmico de Direito

10

Vous aimerez peut-être aussi