Vous êtes sur la page 1sur 4

Gesto da Inovao

CASAS CoNStRudAS CoM gARRAFAS PEt CuStAM MENoS quE AS CoNVENCIoNAIS E REduzEM PoLuIo AMBIENtAL
Antonio Duarte

enho 35 anos, sou casado e pai de duas filhas. Sou ambientalista e me dedico h seis anos

Apesar de sua praticidade, as garrafas pet representam um grave problema ambiental, j que seu resduo pode levar sculos para se decompor na natureza.

construo de casas ecolgicas de baixo custo utilizando garrafas pet. A inspirao para essa atividade surgiu quando participei de um mutiro de reflorestamento promovido pela empresa em que era funcionrio. Nosso trabalho era plantar 10 mil mudas de rvores s margens do rio Salto, prximo a Esprito Santo, cidade do Rio Grande do Norte, onde vivo at hoje, localizada a 74 km da capital, Natal. Ao final do trabalho, fiquei responsvel por juntar as ferramentas e recolher o lixo. Notei que havia no rio uma garrafa pet. Retirei a garrafa do rio e tentei quebr-la para melhor acondicion-la com o restante do lixo. No consegui. Essa resistncia magnfica da garrafa pet cheia dgua me deixou intrigado, me animando a procurar informao sobre esse material. Pet a sigla de Polietileno Tereftalato, resina plstica utilizada na confeco de recipientes para refrigerantes, gua, sucos, leos, etc. Estima-se que no mundo se produza em torno de sete milhes de toneladas ao ano desse plstico.

Primeiras experincias
A partir dessas informaes, me dediquei a criar uma utilidade para essas garrafas, pois so resistentes, leves e so encontradas em abundncia poluindo o meio ambiente. Como experincia, fiz uma parede de 1m2 com as garrafas e gostei do resultado. Fui ampliando a parede e construindo formas maiores para a construo de uma casa. A notcia dessa minha experincia foi se espalhando, inclusive atravs de matrias em jornais. Um dia recebo a ligao do proprietrio da Glauco Informtica, empresa de Salvador, Bahia. O empresrio, Raimundo Glauco, disse que acreditava em minha ideia e que iria financiar a construo da primeira casa com garrafas pet. No dia seguinte, j estava em minha conta-corrente no banco o dinheiro suficiente para terminar a construo. Com a casa pronta, corrigidas as falhas de construo e feitos os testes de resistncia, o prximo passo foi patentear a ideia e organizar a empresa.

36

IDEIAS EM GESTO

A empresa
A Ecocasas surge em 2010 com o objetivo de conceber, apoiar e executar a construo de casas ecolgicas. Nossos projetos englobam, alm da construo, a instalao dos sistemas hidrulico e eltrico. Projetamos tambm sistemas de reaproveitamento de gua, telhado ecolgico, cisterna, rea verde, muro ecolgico, sistema de proteo eltrico, sistema de economia de energia, entre outras solues. A misso da Ecocasas possibilitar s pessoas conquistarem sua casa prpria, construda com material seguro, acabamento de qualidade e preocupao ecolgica, alm do baixo custo. A Ecocasas pratica a responsabilidade social na sua prpria concepo e tem como foco o desenvolvimento social em harmonia com o meio ambiente. Dentro desse esprito, desenvolvemos uma logstica de coleta e compra de garrafas pet envolvendo escolas, igrejas e cooperativas de catadores. O mtodo evita o uso de materiais que agridam o planeta e, por outro lado, retira do meio ambiente materiais no biodegradveis, como as garrafas pet. A empresa administrada por mim e nela trabalham 15 profissionais envolvidos com a concepo, desenvolvimento e execuo de projetos, o que inclui engenheiro, arquiteto, advogado, administradores e tcnicos.

A casa
De uma forma simplificada, o processo este: utilizamos frmas de alumnio, constitudas de duas placas paralelas, colocadas verticalmente de 12 a 15 cm uma da outra. Dentro dessas frmas so dispostas, em colunas, garrafas de pet sem furos e com tampa, pois precisam estar cheias de ar. Essas colunas so formadas de garrafas unidas tampa com tampa e fundo com fundo. A partir da, as frmas so preenchidas com massa feita com cimento e areia. Assim que a massa seca, as frmas so retiradas e est pronta a parede. Como ficam lisas, as paredes no necessitam de reboco. Antes de colocar a massa, distribumos, dentro das frmas, entre as colunas de garrafas, as tubulaes e encanamento para luz e gua, e os suportes para fixao de parafusos. Na fase final da construo, so colocadas as caixas das portas e janelas, interruptores, armador para rede, buchas para fixao de acessrios e o que mais o cliente desejar. Quem olha uma casa pronta no sabe que dentro da parede esto garrafas no lugar de tijolos. A espessura da parede definida no projeto. Podem ser feitas paredes tanto para uma pequena casa como para um prdio, muros, etc. As garrafas cheias de ar garantem o isolamento trmico e acstico da construo.

A EcOcASAS

cONcEbE E ExEcuTA A cONSTRuO DE cASAS EcOlGicAS, cOm A uTilizAO DE GARRAfAS PET. NOSSOS PROjETOS ENGlObAm A iNSTAlAO DOS SiSTEmAS hiDRulicO E ElTRicO. quEm OlhA umA cASA PRONTA NO SAbE quE DENTRO DA PAREDE ESTO GARRAfAS NO luGAR DE TijOlOS.

FACULDADE AIEC

37

O custo
O mtodo desenvolvido pela Ecocasas no desperdia material e traz uma economia de 50% no custo total da construo. Uma casa de 48 m , com
2

Resultados
Quando comecei com a ideia de construir casas com garrafas pet, as pessoas ficavam desconfiadas, pois se tratava de uma ideia incomum. Essas mesmas pessoas desconfiadas, quando veem a casa pronta, mudam de opinio. Hoje, sou procurado tanto por empregadas domsticas que querem realizar o sonho de ter uma casa prpria, como por Governadores de Estado interessados no projeto para programas de habitao popular. J construmos 14 casas em cidades do Rio Grande do Norte. Atualmente estamos construindo a sede de uma fazenda em Serra de So Bento (RN). Trata-se de uma casa com dois pavimentos, com rea construda total de 1.103m2. Com esse trabalho, queremos mostrar que a metodologia pode ser aplicada a qualquer tipo de construo. Em fevereiro deste ano, pedi meu afastamento definitivo da empresa onde trabalhava como eletricista e passei a me dedicar Ecocasas integralmente. Recebo muitos convites para palestras. Neste ano, j estive apresentando a casa de garrafas pet em So Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas e Bahia.

umA cASA

DE 48 m2, cOm bOm AcAbAmENTO, uTilizA TRS mil GARRAfAS PET E PODE SER cONSTRuDA Em 15 DiAS, A um cuSTO DE R$ 20 mil, PRONTA PARA SER hAbiTADA. umA cASA POPulAR DO PROGRAmA miNhA cASA miNhA viDA, cOm A mESmA DimENSO, cuSTA O DObRO DESSE vAlOR.

bom acabamento, utiliza trs mil garrafas de refrigerante e pode ser construda em 15 dias, a um custo total de R$ 20 mil, pronta para ser habitada. Uma casa popular do programa Minha Casa Minha Vida, com a mesma dimenso, custa o dobro desse valor1. Como o mtodo inovador, a Ecocasas tem desenvolvido estudos para aperfeioamento e reduo de custos do projeto, de acordo com a demanda e o local onde as casas so construdas.

Pesquisas
Foram cinco anos de pesquisas e experimentaes para se chegar nesse modelo de casa e de parede. O Laboratrio de Materiais de Construo, do Ncleo Tecnolgico Industrial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atestou que uma superfcie feita com tijolos e massa de cimento apresenta um ndice de 1,10 de Resistncia Flexo Mdia (Mpa). J, uma superfcie feita com garrafas pet e a mesma massa de cimento obteve o ndice de 1,94 Mpa. As paredes com garrafas pet, portanto, so mais resistentes e confiveis que as tradicionais.

<http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/habita/mcmv/Portaria_93.pdf>. Acesso em 18.08.11.

38

IDEIAS EM GESTO


Parcerias
Nosso desejo espalhar o projeto Ecocasas por todo o Pas e tambm fora do Brasil. Pretendemos vender os projetos diretamente ao consumidor final, sem intermedirios, recebendo as garrafas pet como parte do pagamento, para mostrar que uma garrafa tem muito valor para a construo. Atualmente, nosso grande desafio conseguir que as casas sejam financiadas pela Caixa Econmica Federal. A CEF s financia construes com derivados de artefatos cermicos (tijolos ou blocos). No aceita mtodos alternativos como a casa de garrafas pet, apesar de a pesquisa mostrar sua segurana, alm da importncia ecolgica. Estou negociando, desde o incio do ano, com um grupo de empresrios da frica do Sul interessados na casa ecolgica. Investi um bom tempo para estruturar o projeto e torn-lo vivel. Todo projeto depende de investimento e, para investir, as empresas querem garantia de retorno. Estamos abertos para parcerias com Municpios, Estados ou Unio e com empresas e investidores privados que acreditem na revolucionria tecnologia da Ecocasas. Em agosto, esses empresrios estiveram em minha cidade para conhecer nossas casas prontas e em construo. Gostaram muito da soluo. A ideia desses empresrios desenvolver um grandioso programa de habitao popular em pases africanos em parceria com a Coca-Cola, responsvel pela grande quantidade de garrafas pet poluidoras do meio ambiente naquele continente. Estou negociando com esses empresrios o direito de uso da tecnologia e a assessoria para desenvolvimento do projeto.

NOSSO

DESEjO ESPAlhAR O PROjETO POR TODO O PAS E fORA DO bRASil. ESTAmOS AbERTOS PARA PARcERiAS cOm muNicPiOS, ESTADOS Ou uNiO E cOm EmPRESAS E iNvESTiDORES PRivADOS quE AcREDiTEm NA REvOluciONRiA TEcNOlOGiA DA EcOcASAS.

Antonio Duarte Administrador da Ecocasas Solues ambientais. http://www.projetoecocasas.com.br

FACULDADE AIEC

39

Vous aimerez peut-être aussi