Vous êtes sur la page 1sur 25

Produo da desordem e gesto da ordem: Notas para uma histria recente do transporte clandestino em So Paulo

Daniel Veloso Hirata


Doutor em Cincias Sociais pela USP Este artigo procura entender as articulaes entre os ilegalismos populares e as formas do controle social a partir de trabalho de campo realizado no setor do transporte clandestino em So Paulo. Para tanto, procurou-se acompanhar as transformaes no segmento durante o perodo que se estende da criao da agncia reguladora do transporte na cidade (SPTrans) regularizao dos chamados perueiros. Essas transformaes, que alteraram significativamente os instrumentos de ao estatal no setor, tambm reorganizaram a dinmica dos grupos que disputam e negociam o circuito do transporte na cidade, dentro e fora do ordenamento jurdico. Palavras-chave: ilegalismos, controle social, transporte clandestino, So Paulo, mercadoria poltica Disorder Production and Order Management: Notes for a Recent History of Clandestine Transport in So Paulo attempts to comprehend the connections between popular illegalisms and forms of social control based on fieldwork in the area of clandestine transport . The changes in this segment were monitored from the creation of the new transport regulator for the city to the regularization of so-called perueiros (informal collective transport). These transformations, that have significantly altered the instruments of state action in the sector, have also reorganized the group dynamics among those that dispute and negotiate the transport system in the city, within and without the law. Keywords: Illegalisms, social control, clandestine transport, So Paulo, political merchandise
Recebido em: 15/05/2011 Aprovado em: 4/06/2011

Introduo ernandes o apelido de um conhecido perueiro da Zona Sul de So Paulo, uma liderana desses trabalhadores que, como veremos mais adiante, perdeu a centralidade na organizao quando as condies de trabalho pareciam melhorar. Seu percurso ser o fio condutor deste texto, que procura analisar as tramas polticas do processo de formalizao do transporte clandestino na cidade. Estudar esse setor da economia informal interessante justamente porque os perueiros foram alvo de um conjunto de aes governamentais muito intensas. A descrio desse processo ser aqui apresentada a partir de duas perspectivas ou dimenses analticas das formas de governo1 intrinsecamente articuladas. Seguindo a sugesto de Beatrice Hibou, poderamos distinguir a formao e a construo das formas de governo, sendoco formao o esforo mais ou menos consciente de criar um aparelho de controle e construo o processo histrico amplamente inconsciente e contraditrio de conflitos, negociaes e compromissos entre diversos grupos (HIBOU, 1998).
DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social - Vol. 4 - no 3 - JUL/AGO/SET 2011 - pp. 441-465

1 Sobre a questo do governo, as diferenas entre as abordagens tradicionais de anlise do Estado e as duas perspectivas de estudo, Foucault diz: Essa abordagem implica que coloquemos no centro da anlise no o princpio geral da lei, nem o mito do poder, mas as prticas mltiplas e complexas da governamentalidade, que supem, de um lado, as formas racionais, os procedimentos tcnicos, as instrumentaes atravs das quais ela se exerce, de outro lado, os jogos estratgicos que tornam instveis e reversveis as relaes de poder que devem garantir . (FOUCAULT, 2008).

441

Para entender a formao das formas de governo, importante analisar seus instrumentos de ao (LASCOUMES e LE GALS, 2004), ou seja, o conjunto de dispositivos tcnico-sociais que organiza a relao entre governantes e governados. Dessa perspectiva, as transformaes nas escolhas de instrumentos de ao governamental ajudam a compreender as formas de legibilidade dos processos (DESROSIRES, 2008) e os efeitos prprios de diferenciaes e seletividades (HACKING, 2006). O transporte em So Paulo j foi organizado de muitas maneiras desde o incio de sua implementao. Diferentes modalidades de transporte e diversas articulaes entre a iniciativa privada e a interveno pblica marcam o percurso histrico desse elemento essencial da infraestrutura urbana: passou de um monoplio estatal a uma concesso junto a empresas estrangeiras no perodo em que a modalidade prioritria eram os bondes; depois, atravs de uma srie de mudanas que privilegiaram os nibus e a estrutura rodoviria, o empresariado nacional alternou a explorao deste setor econmico com os poderes pblicos de diferentes formas (BRASILEIRO e HENRY, 1999). Da metade da dcada de 1990 ao incio dos anos 2000, as polticas de transporte passaram a ser organizadas de outra maneira: um novo sistema de gesto pblica, institudo a partir do modelo das agncias regulatrias, substituiu a empresa pblica que administrava o setor. Essa transformao da rede tcnico-social foi o ponto de partida de um processo que, como ser descrito, terminar com a incorporao da conduo clandestina no sistema formal de transporte da cidade. Sobre esse processo, a tentativa de anlise aqui se concentra essencialmente nas escolhas dos instrumentos de interveno: sua legibilidade dos fenmenos, seus efeitos produzidos. A anlise da construo do governo foi realizada com base em uma etnografia dos grupos que disputavam o mercado de transportes na cidade. A partir de um campo delimitado pelos instrumentos de ao governamental, a investigao procurou trabalhar as dinmicas de regulao desse mercado, ainda que essas se produzam dentro e fora do ordenamento jurdico legal. Durante a passagem dos anos 1990 e 2000, uma nova modalidade de transporte ganhou fora em So Paulo, os perueiros.
442 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

Essa nova modalidade se organizou de forma clandestina, em pequenas peruas Kombi que transportavam poucos passageiros no interior dos bairros. Os motoristas das peruas, os perueiros, so personagens urbanos aqui apresentados por meio da histria de Hernandes. possvel mostrar atravs dessa trajetria como as disputas e negociaes dos grupos que discutiam as formas de regulao do setor de transporte clandestino se transformaram ao longo de tempo. A partir do relato de Hernandes, ser feita a descrio desse campo de embate entre esses diversos grupos e a subsequente estruturao de um mercado de proteo2 que organiza o setor, regulando-o dentro e fora do ordenamento jurdico. Em resumo, o processo de regularizao, operacionalizado pelos instrumentos de governo, se produziu conjuntamente sobreposio dos grupos que ofertavam transporte e proteo, articulando mercados polticos e econmicos (TILLY, 1996). A primeira parte deste artigo trata da privatizao de uma antiga empresa pblica de transporte, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), assim como da estruturao do mercado do transporte clandestino. A segunda concentra-se no processo de regularizao dos perueiros por meio da implementao do dispositivo do bilhete nico e da criao das cooperativas de vans autorizadas. Entre as duas partes, o interesse analisar as tramas polticas dos ilegalismos populares, prospectando uma topografia das regies de poder da cidade de So Paulo (TELLES e HIRATA, 2010). De forma mais geral, este texto um convite a certa maneira de conduzir o trabalho etnogrfico frente ao poder (HIRATA, 2010). Isso significa realizar pesquisas inscritas nas formas concretas, cotidianas e em permanente reconstruo dos lugares considerados margem do Estado (DAS e POOLE, 2004), para a compreenso da maneira pela qual os poderes governamentais so exercidos (GUPTA e SHARMA, 2006).

2 O conceito de mercadoria poltica, fundamental para a anlise dos grupos que compem o campo de foras da poltica, dentro e fora do ordenamento legal foi amplamente discutido por Misse (2006).

Daniel Veloso Hirata

Produo da desordem e gesto da ordem

DILEMAS

443

A privatizao da CMTC O momento em que Hernandes comea a trabalhar como perueiro, na metade dos anos 1990, coincide com a privatizao da empresa de transportes da cidade de So Paulo, a CMTC. A poderosa empresa pblica se transforma em uma agncia de regulao do transporte coletivo, a SPTrans, uma companhia ainda pblica, mas responsvel apenas pela gesto do transporte na cidade. Esta parte da longa e complicada histria dos transportes coletivos em So Paulo fundamental para entender como o sistema est organizado nos dias atuais. Segundo os princpios do New Public Management3 (HOOD, 1995), a prefeitura tinha por objetivo tornar mais eficaz a gesto do transporte e reduzir o dficit previsto pela manuteno da administrao da CMTC como empresa operadora.
3 Sobre os princpios da doutrina do New Public Management ver Hood (1995). Especificamente sobre a transformao da administrao via empresas pblicas em agncias reguladoras (uma das mudanas mais importantes dos modos de ao do Estado contemporneo), ver Desrosires (2003). 4 Disponvel em: http://www. sptrans.com.br/ 5 Segundo Desrosires, os principais instrumentos da New Public Management so: a estatstica de contabilidade, os indicadores de performance e a criao dos rankings (DESROSIRES, 2010). 6 Evidentemente que este cenrio polmico nas suas duas pontas. Em relao reduo da oferta do transporte, no h consenso entre os especialistas: se o problema foi a diminuio da frota ou se a relao passageiro/nibus que foi reduzida, por presso por novas linhas, sobrepostas, das empresas junto SPTrans. Mas o fato que o sistema de transportes apresentava por dia um declnio do nmero de passageiros. (BRASILEIRO e ETIENNE, 1999).

A alterao do perfil da frota, da quantidade de nibus e de funcionrios eram medidas indicadas que exigiriam altos investimentos e no gerariam, necessariamente, reduo de custos. Optou-se, ento, por encerrar as atividades operacionais da antiga CMTC, atravs da privatizao de toda a operao dos 2.700 nibus e das respectivas garagens, reduzindo o quadro de pessoal de 27 mil para cerca de 1.200 empregados. Esse processo se valeu da flexibilidade do mesmo modelo de gesto estabelecido pela lei no 11.037/91. A forma de remunerao dos servios prestados pelas empresas contratadas foi inovadora, alterando-se o critrio anterior de pagamento, calculado pelo custo do quilmetro rodado, por um valor-limite por passageiro transportado. A antiga CMTC foi transformada na So Paulo Transporte S.A. (SPTrans), nova denominao adotada a 8 de maro de 1995 para a empresa que ficou voltada somente gesto do sistema de transporte da cidade.4

A alterao no modo de calcular os custos de remunerao dos servios prestados, feitos a partir dos instrumentos do New Public Management (DESROSIRES, 2010)5, provocou reduo da oferta de nibus e corte expressivo do quadro de funcionrios6. A renovao da frota realizada pela prefeitura, benefcio suplementar que as empresas obtiveram no negcio e que ainda fazia a publicidade da eficiProduo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

444

DILEMAS

ncia da gesto, no encobria a deficincia do sistema, mas servia para justificar o aumento da tarifa e a alta dos subsdios municipais a cada ano. O que deveria ser um programa de aumento da eficcia da gesto dos transportes urbanos produziu efetivamente um momento de grave distrbio no sistema de circulao na cidade, atingindo, claro, as pessoas que dependiam dele. neste momento, por uma deciso do poder municipal de transformar a organizao dos transportes na cidade via privatizao, que a exploso dos perueiros se tornou uma realidade em So Paulo. A reduo da oferta de nibus provocou uma carncia que abriu espao para um sistema auxiliar informal. Os perueiros assumiram a cobertura de um servio pblico fragilizado, que h muito era precrio. O transporte clandestino j existia na cidade de So Paulo, mas foi no decorrer de 1995 e no perodo subsequente desmontagem da CMTC, concomitante criao da SPTrans, que os perueiros comearam a se multiplicar pelas ruas em um crescimento acelerado. Do ponto de vista da oferta de servios que o setor de transporte clandestino desenvolve, o ponto central a analisar diz respeito abertura de oportunidades que o processo de privatizao possibilitava. Se houve abertura ao servio de transporte para os clandestinos, isso no se deveu apenas renncia ou abandono estatal do setor, mas sim deciso de mudar o sistema de transportes a partir dos princpios do New Public Management. Esse modelo de boa gesto urbana no uma retirada pura e simples do governo de suas funes pblicas, porm uma reorientao para prticas experimentais, analisadas em cada momento segundo as oscilaes de variveis-chave isolveis em um meio controlado, modulveis conforme a avaliao dos impactos produzidos. Governo a distncia (ROSE e MILLER, 2008; EPSTEIN, 2005), mas com uma incidncia governamental que no necessariamente menor por isto. O leque de variveis que compunha o sistema de transportes, contudo, era conflitivo e explosivo, fato que teve que ser considerado nos clculos dos tcnicos da prefeitura aps o recrudescimento do transporte clandestino. Esta uma das hipteses com que trabalharei. As consequncias desse quadro so o objeto central desta pesquisa, mas antes cabe considerar dois pontos.
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem DILEMAS 445

7 Os dados concretos so inexistentes, mas acredita-se que a maior parte dos antigos funcionrios pblicos foi incorporada pelas empresas privadas, embora essa informao no seja totalmente comprovada (ZARATTINI, 2003).

Primeiro, o momento de exploso dos perueiros deve ser sempre circunstancializado para no se incorrer em simplificaes. Alguns autores apontam uma convergncia entre os empresrios donos das empresas de nibus e os nascentes proprietrios das peruas (BRASILEIRO e HENRY, 1999). O carter oligopolista do transporte na cidade tendeu sempre a se concentrar em poucas pessoas, que souberam muito bem se adaptar s inconstncias do setor. Assim, o grupo dominante permitiu a entrada de outros grupos no segmento no momento das privatizaes, mas que logo depois entrarem em declnio, abrindo espao para a sua posterior retomada. Em segundo lugar, a abertura desta oportunidade dada pela prefeitura mantm relao com os trabalhadores demitidos7. No se pode afirmar com certeza que os trabalhadores que compunham o sistema de transporte clandestino tiveram origem em sua totalidade origem nos antigos funcionrios da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Mas impressionante a quantidade de perueiros que passaram pela companhia, fato que pode ser constatado em um levantamento sobre os trabalhadores do setor. Com base nas entrevistas, pode-se inferir que os demitidos nunca mais conseguiram um trabalho melhor ou igual ao da CMTC, mesmo os que foram incorporados nas empresas privadas de transporte da SPTrans. Os ex-funcionrios, no entanto, conheciam muito bem os percursos que os nibus realizavam, os buracos da malha de cobertura, sabiam como organizar a linha e driblar suas falhas, conheciam os meandros do que chamam de sistema, portanto, tinham competncia para realizar o mesmo trabalho de maneira informal. Poderamos mesmo afirmar que o processo de racionalizao da gesto pblica dos transportes municipais incitou o crescimento do segmento no mercado informal, o transporte clandestino. Se o objetivo deste artigo fosse avaliar as polticas publicas de mobilidade, diramos que o processo foi mal conduzido ou no realizado devidamente, que um processo verdadeiramente eficaz no teria produzido essa situao contraditria. Mas o que poderia ser visto como uma decalagem entre o programa e sua execuo talvez indique a maneira como a gesto municipal funciona, no apenas como programa, mas tambm a partir da ao e dos efeitos de seus
Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

446

DILEMAS

instrumentos. Ao contrrio da tendncia contempornea segundo a qual sem uma pesquisa de avaliao de determinada poltica toda tentativa para aperfeio-la no passa de especulao, crtica vazia e intil, a perspectiva de anlise defendida neste texto defende que a pesquisa articule o programa e a execuo das polticas e, dessa forma, os instrumentos de ao governamental e os grupos de poder que atuam dentro e fora do aparelho estatal. Essa segunda dimenso ser explorada no prximo captulo a partir das disputas e negociaes em tornoao das mercadorias polticas. Mercadoria poltica 1: associaes e cooperativas Por isso, a histria de Hernandes pode ser bem elucidativa e significativa: ele costumava tomar cerveja em um bar prximo favela da Colina e ficava observando as dificuldades dos trabalhadores do bairro com a falta de transportes. No havia conduo prxima favela da Colina que fosse em direo ao subcentro de Santo Amaro, ponto de convergncia para a maioria dos trabalhadores. Ele tambm percebia que os moradores da regio e adjacncias dependiam muito do comrcio e dos servios que, na poca, s eram disponveis no centro de Santo Amaro: mercados, correios, banco, comrcio. Nesse momento ir para o centro queria dizer ir at o subcentro regional da Zona Sul, em torno do qual esse comrcio cresceu. No entanto, no havia nenhuma linha de nibus que servisse a essa populao. Para chegar l, as pessoas tinham que andar um longo trecho a p, at uma avenida maior, para, ento, pegar um nibus. Da surgiu a ideia de comear a trabalhar com um transporte alternativo: comprar uma perua para percorrer aquele trecho. Quando Hernandes decidiu trabalhar como perueiro, a espera pelo nibus era ainda maior que em pocas anteriores, havia s algumas poucas peruas, provenientes de outras regies, que faziam esse trajeto, e um taxista, que os moradores solicitavam, s vezes, quando tinham mais pressa, ou em alguma emergncia. Mas a escolha entre essas duas opes no era muito interessante: ou implicava o incmodo de caminhar muito e esperar demoradamente um nibus ou o alto custo do txi. Hernandes vislumbrou a possibilidade de
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem DILEMAS 447

uma linha local, de maior proximidade com os moradores. Percebeu que a necessidade dos habitantes poderia ser uma oportunidade para ganhar algum dinheiro. Decidiu, ento, comear o negcio, mas, por sugesto de amigos, antes de comprar a perua, foi procurar uma associao informal de perueiros que funcionava no largo Treze de Maio. Os primeiros meses foram os mais difceis para Hernandes. As pessoas ainda no sabiam dessa linha no bairro e, portanto, o nmero de passageiros era muito pequeno. Chegou at a pensar em desistir, mas, como j havia dado entrada em uma perua Kombi nova, resolveu insistir um pouco mais. Acordava cedo, antes do horrio de sada para o trabalho, fazia viagens tarde, o perodo de menor movimento, e, no final do dia, fazia ainda mais algumas viagens no sentido contrrio. Aos poucos, conseguiu se estabilizar e, passado algum tempo, ganhava um bom dinheiro com o negcio. Pensou, ento, em ampliar a linha, a partir do extremo sul da cidade, prximo da represa de Guarapiranga, at Santo Amaro, no largo Treze de Maio. Esse o itinerrio que a linha faz at hoje. Nesse meio-tempo, outras peruas comearam a fazer o mesmo percurso com Hernandes. Como a demanda era realmente grande, no havia problema em dividir o espao com outras pessoas; de fato, Hernandes achava que isto poderia fortalecer a instalao definitiva do trecho. Cada perueiro que comeava a trabalhar nessa linha se entendia com ele antes mesmo de procurar a associao e, feitos os acertos de repartio dos custos operacionais e organizados os intervalos de tempo, o novo membro era incorporado. Hernandes comeou a se tornar uma pessoa importante na linha. Ento o presidente da associao lhe fez uma proposta. Como este pretendia candidatar-se a vereador, Hernandes faria o trabalho necessrio entre os perueiros e moradores dos bairros em que a linha passava para que ele fosse eleito. E como retribuio, Hernandes ocuparia o seu lugar de presidente. Coincidentemente, na mesma poca, a associao se transformava em cooperativa, porque a regularizao concedida pela prefeitura passava pelo estatuto de cooperativas, e no mais de associao. A cooperativa aproveitava a infraestrutura e os funcionrios da associao, inclusive mantendo a antiga diretoria e o prdio.
448 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

Foi quando Hernandes comeou a entender de forma mais clara como funcionava o esquema de transporte em So Paulo. Como novo chefe da cooperativa, tinha trs atribuies a mais do que os outros associados: primeiro, organizar as relaes junto prefeitura, ou seja, conduzir os trmites das solicitaes de regularizao dos associados. Em seguida, resolver os casos de peruas apreendidas nas fiscalizaes, negociando diretamente os preos para a sua liberao. Finalmente, controlava junto com o tesoureiro o fundo de caixa, constitudo pela contribuio dos associados e que era usado para pagar os funcionrios da cooperativa, mas, principalmente, a proteo da linha. Vale a pena nos determos um pouco nos detalhes de funcionamento da nova cooperativa, pois eles so reveladores da maneira como os grupos de poder ao redor do transporte clandestino se articularam de forma mais ampla. Apesar de a entidade de Hernandes ser uma das primeiras a operar em So Paulo sob esse novo estatuto de cooperativas, seus associados no conseguiram se regularizar e integrar o sistema formal de transportes. Mesmo seguindo as determinaes da prefeitura, no apenas em relao ao estatuto jurdico mas tambm organizao de todos os documentos necessrios, que variavam de um momento para outro, e descrio das reas de atuao, a SPTrans no concedeu a permisso para que pudessem circular formalmente na cidade naquele momento. Para Hernandes, isso aconteceu no por falha nos protocolos de pedidos ou na organizao da cooperativa, mas por interesse de que outros grupos de perueiros ganhassem a permisso. As cooperativas escolhidas, segundo ele, no eram as maiores, as mais antigas ou as mais estruturadas, e, sim, as que tinham uma relao mais prxima com o grupo governista. Hernandes sabia do esquema porque, no caso da sua cooperativa, o antigo presidente da associao, que tentava se tornar vereador, tinha como padrinho poltico um dos lderes governistas da poca. S que, nas negociaes polticas internas, por no ser considerado um candidato com potencial para conseguir muitos votos, acabou ficando em um grupo de espera em relao aos pedidos de regularizao. O nmero total de regularizaes era muito baixo, continua. apenas para dizer que estavam fazendo alguma
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem DILEMAS 449

coisa em relao a isso. Realmente, a regularizao foi muito reduzida no final dos anos 1990. Os membros da cooperativa no conseguiram se formalizar. Foram pouqussimas as que conseguiram o benefcio. Se contabilizada a estimativa total de perueiros, apenas aproximadamente 10% do total. Em relao outra funo que Hernandes exercia junto prefeitura, a liberao das peruas apreendidas, o esquema se estruturava no escalo mais baixo da hierarquia dos poderes pblicos. Tratava-se, na verdade, de todo um mercado de extorso organizado a partir da apreenso de peruas. Podiam-se negociar os preos pagos aos fiscais da prefeitura no momento das temidas blitze ou por uma tabela de preos, mais altos, na garagem da SPTrans. Havia ainda mais um elemento neste mercado: os fiscais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), uma empresa do governo do estado, que deveriam se ocupar somente dos trajetos intermunicipais. Os fiscais, por vezes, competiam pelo mercado de extorso e, em outras, cooperavam. Como a cooperativa de Hernandes operava tanto em trechos intra como intermunicipais, era obrigada a negociar com os dois tipos de fiscal. Hernandes narra um episdio em que a fiscalizao do governo do estado tentara apreender a sua perua, que fazia um percurso dentro do municpio. Mesmo o veculo estando irregular, no cabia a esses funcionrios a fiscalizao nem a apreenso do veculo. Houve tanta discusso, que as pessoas que faziam a proteo da linha, os patres do trfico local, os fiscais e at policiais militares foram parar na delegacia, onde, finalmente, o preo para a liberao foi acordado. Finalmente, sua ltima atribuio estava ligada ao mercado de proteo. Este mercado tinha como objetivo resolver dois tipos de problema: garantir a segurana da linha e coibir a entrada de novos perueiros no roteiro j estabelecido. Hernandes aprendeu que esses problemas poderiam ser resolvidos por meio das relaes que o antigo presidente herdara de seu padrinho poltico. O esquema funcionaria atravs de uma biqueira, um ponto de vendas de drogas muito conhecido na regio. importante detalharmos mais esse assunto. O acordo, que passava pelo ponto de venda de drogas, porosidade entre o transporte informal e o mercado do ilcito, existia para garantir a segurana dos veculos
450 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

e dos passageiros de possveis roubos. Garantia-se tambm a proteo em relao a outro problema, que acontecia nas avenidas principais, onde muitos grupos de perueiros, de vrias procedncias, se encontravam. Aqueles j instalados, irregulares e alguns poucos regularizados, no gostavam que outras peruas atravessassem o trecho em que trabalhavam. Em troca da proteo garantida pelos traficantes em relao a estes dois tipos de litgios possveis, os perueiros pagavam certa quantidade em dinheiro no final de cada semana. Embora no possamos, com esta pesquisa, fazer afirmaes sobre toda a cidade de So Paulo, no caso da cooperativa informal que Hernandes organizava, essa era a maneira como os mercados de proteo funcionavam. Tudo era improvisado e se dava com base em acordos verbais: a palavra empenhada garantia os acertos. Cabe dizer que o mesmo tipo de negociao tambm era feito, em outras cooperativas, atravs de um acordo com policiais que realizavam a ronda na regio. Eram pequenos ajustes entre conhecidos em uma linha de peruas de bairro, tudo muito improvisado, pouco articulado, quase horizontal, pouco estruturado, com grande margem de negociao entre as partes. De toda maneira, tratava-se de um terceiro mercado de extorso a que estavam submetidos os trabalhadores do transporte informal, no mais ligado diretamente prefeitura via polticos (regularizao) ou fiscais (atravs das blitze), mas, indiretamente, por meio de um representante eleito e suas ligaes com o trfico de drogas para garantir a proteo da linha. A questo mais importante, que articula as trs atribuies de Hernandes como presidente da cooperativa, justamente o ponto em que esses trs mercados de extorso compem um mesmo esquema de funcionamento do sistema de transporte clandestino. Cada um desses mercados ilumina nveis distintos das relaes dos poderes oficiais com mercado informal de transportes. As alianas particulares que cada cooperativa mobilizava eram os diferenciais na competio por espaos nesse mercado. Hernandes conta que, como a cooperativa se tornava maior e mais importante a cada dia, pessoas tentaram tomar a linha de sua cooperativa. A estratgia que utilizavam era sobrepor uma linha no mesmo trecho em que operava a cooperativa de Hernandes, a partir da promessa aos perueiros de que teriam menos
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem DILEMAS 451

problemas com os fiscais e que a regularizao seria mais rpida e efetiva. Segundo Hernandes, isso era feito por pessoas com outras alianas com polticos, fiscais, e outros grupos de traficantes ou policiais, que garantiriam, assim, uma melhor negociao dos benefcios junto prefeitura. Certa vez, Hernandes sofreu uma grande presso de outro grupo.
No domingo... Eu tinha sado com minha mulher pra fazer compras. Quando eu voltei, tava cheio de perueiro na frente da minha casa, cheio de perua de lotao, tudo armado. Essa mulher chamou a linha dela e os caras de uma outra linha... Veio tudo na porta da minha casa. A, a gente tem que conversar com voc. Eu falei Aqui no, vamu pro ponto final. C vai ver. A os cara: C vai?. A eu falei: Tem que ir, se no pior... Vai pensar que eu t com medo. Chama os perueiros de sua linha e os aliados, armas na mo. V te matar. Eles estavam em maioria, ento eu disse Voc pode at me matar, matar todo mundo, mas algum vai correr atrs de voc, de voc e de todo mundo. Mas algum disse Cs sabem quem o cara. Vai ser ruim.

A partir da constatao do equilbrio de foras que ambos os grupos possuam foi aberta a negociao. De um lado, os grupos de proteo de policiais e traficantes, e de outro, o apadrinhamento poltico, ambos poderosos e sem interesse de iniciar um conflito pela linha, que poderia desgastar os dois lados e seus esquemas de funcionamento. Decidem, ento, unir as duas cooperativas. O que esta histria revela o modo de funcionamento desse sistema, que articula diferentes mercados de proteo dentro e fora dos poderes oficiais. A relao entre eles, contudo, sempre diferente, dependendo da composio das alianas de cada grupo. Nesse caso, os patres do trfico de drogas, assim como a polcia, aparecem apenas como o ponto de contato mais direto da violncia potencial que pode ser mobilizada para que o mercado seja regulado. Ambos esto, contudo, submissos s vantagens que somente funcionrios mais altos do poder pblico podem transacionar. Trata-se de um quadro complexo que, muito provavelmente, ser diferente em cada regio da cidade, dependendo sempre dos acordos e das negociaes que ocorrem segundo a histria local.
452 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

Contudo, pelos dados organizados sobre os perueiros no bairro e na regio e pela histria local das atividades criminosas8, possvel dizer que, de maneira geral, os acordos que permitiam o funcionamento do mercado do transporte clandestino eram fragmentados, difusos e circunscritos localmente. No havia nenhum grupo que conseguisse estabelecer uma hegemonia completa sobre os outros. Nada que indicasse uma organizao de maior envergadura, com ligaes slidas e estruturadas, que pudesse ser pensada sob o ttulo de crime organizado. De outro lado, nos nveis superiores dos mercados de extorso, ligados diretamente aos polticos e sua influncia em relao aos fiscais, traos mais generalizveis pareciam ganhar contornos mais claros. A fragmentao e o improviso dos acordos nos nveis mais baixos do mercado de proteo contrastaram com a maior articulao, em nvel metropolitano, da organizao partidria. O mercado de proteo das linhas um procedimento que alimenta as chamadas ligaes perigosas (MISSE, 2006), constitutivas das solues violentas que ocorrem nas periferias. Mas as relaes com o trfico, por acordos de palavra entre pessoas que moravam no mesmo bairro, no parecem ser exatamente o centro do problema da violncia constitutiva desse mercado. As negociaes entre os fiscais e a poltica partidria estas sim, realmente perigosas explicam muito mais como o mercado do transporte clandestino se estruturava e poderia produzir desfechos violentos. As consideraes feitas na Introduo podem aqui ser demonstradas concretamente, ou seja, uma analtica do poder feita a partir de uma descrio da formao e construo dos poderes de governo, mais precisamente, pensando as margens e suas prticas como produto de um campo de poder e disputa dado pela incidncia dos instrumentos da gesto pblica. O processo de metamorfose da CMTC em SPTrans e as prticas das entidades associativas dos trabalhadores do transporte clandestino esto inscritas no campo produzido pela atuao da prefeitura. Em primeiro lugar, a produo de uma demanda do transporte clandestino via a privatizao da antiga empresa pblica; em segundo, a regularizao da categoria junto SPTrans
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem

8 Em minha tese exploro a anlise do trfico local. Ver: HIRATA (2010).

DILEMAS

453

por meio de acordos clientelsticos e a negociao da liberao das peruas apreendidas atravs da corrupo dos fiscais; finalmente, a proteo organizada pela associao de membros da Cmara Municipal com o trfico de drogas ou a polcia. Nada disso se faz paralelamente ao poder municipal, mas sim em convergncia e no raio de ao delimitado por este. Se estes pontos no so suficientes para convencer o leitor das proposies contidas na Introduo, talvez a clareza com que isso ocorra no caso do processo de regularizao total deste segmento, a sua formalizao, possa satisfazer os mais exigentes. O processo de regularizao do transporte clandestino: a guerra contra a mfia dos perueiros Na primeira parte, procuramos mostrar como a escolha de novos instrumentos da ao governamental e a criao de uma nova rede tcnico-social transformaram a CMTC em SPTrans e produziram um campo de prticas em que o transporte clandestino figura como elemento central. Agora pretendemos demonstrar como esse mesmo campo reconfigurado no momento da formalizao do setor, uma segunda etapa de um mesmo movimento de transformao da atuao governamental frente aos transportes coletivos. Como foi discutido anteriomente, a exploso do transporte clandestino poderia ser explicada pela concorrncia com o sistema formal, dada a maior eficincia daquele em quatro pontos fundamentais. Primeiro, porque estas empresas privadas no conseguiam ou no se interessavam em garantir uma oferta de nibus suficiente para a demanda de passageiros, o que ocasionava a superlotao dos nibus que circulavam em algumas linhas e carncia em outras. Segundo, as linhas criadas pelos perueiros eram mais cmodas para os passageiros, porque circulavam em trechos mais prximos de suas moradias. O fato de ter transporte a poucas quadras de casa era visto como grande vantagem, considerando que, antes, tinham de andar alguns quilmetros at a avenida principal mais prxima. Terceiro, o transporte clandestino oferecia itinerrios alternativos muito mais rpidos e vantajosos para a circulao pela cidade. Os perueiros transitavam por cami454 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

nhos que muitas vezes contornavam as grandes avenidas e os congestionamentos, percorrendo trajetos mais curtos e fazendo viagens menos demoradas. Ainda existia uma prtica impensvel em relao ao sistema de nibus: o motorista podia improvisar roteiros mais rpidos, de acordo com o interesse do passageiro, ou, no caso de lotao mxima da perua, evitar pegar outros clientes. Quarto, a passagem custava quase a metade do preo da aplicada pelo nibus. O custo do transporte um item importante, j que equivale a uma grande parte do oramento familiar. Esses elementos so, dentro do conjunto de fatores que compem a oferta de transporte, as causas da queda do nmero de passageiros por veculo nas empresas formais de mais de 800 mil em 1990 (momento em que a CMTC era ainda a operadora), para menos de 400 mil em 2000, dez anos depois (ZARATTINI, 2003). O primeiro momento da reao dos empresrios dos nibus e da prefeitura, agora transformados em aliados estratgicos, foi o incio de uma disputa conflituosa pelo transporte na cidade, que transformou o sistema em um caos e o espao urbano em um campo de batalha. Pressionada pelos empresrios dos transportes, a prefeitura lanou uma campanha, apoiada por grande parte da mdia, contra o transporte clandestino. O argumento principal dos empresrios era que os perueiros praticavam uma concorrncia desleal, pois no estavam submetidos a nenhum tipo de regulamentao, o que lhes permitia adotar preos mais baixos e, o que interessante, serem mais flexveis nos servios prestados. A prefeitura, juntamente com a imprensa, denunciou outro aspecto da questo, a constituio de uma organizao criminosa formada a partir do transporte clandestino. Tal sistema nunca foi bem visto pelos empresrios de nibus, pela prefeitura e pela grande imprensa, mas, anteriormente, fora razoavelmente tolerado. Nesse momento, contudo, estava no centro das preocupaes destes poderosos atores da produo da cidade, sendo considerado o problema central na regulao do transporte urbano, dado o seu vnculo evidente com a chamada criminalidade organizada. Hernandes conta que, devido aos interesses dos empresrios dos nibus, da prefeitura e da grande imprensa, produzia-se uma imagem ruim dos perueiros, que no conseguiam competir com esses poderosos.
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem DILEMAS 455

Hernandes A gente tentava organizar politicamente os perueiros para pedir a regularizao, isso que era os quebra-quebra, as reivindicaes. Todo mundo apanhava mesmo da polcia na poca. E depois diziam que a gente que era perigoso. No dia seguinte saa no jornal que a gente tinha feito isso e aquilo, que a gente era bandido. S falavam isso. DH Por que voc acha que perueiro ficou com essa fama ruim? Hernandes Pela mdia. Os empresrios pagam a matria. Perueiro no tem condies de pagar matria nenhuma. Qualquer coisa que acontece com perua jornal, televiso, tudo. Teve uma perseguio em Santo Amaro e o cara bateu numa rvore. Morreram dois, bastante gente se machucou. S que era uma perseguio, o cara perdeu o controle bateu e levou a culpa sozinho. Cerca de 20, 30 dias atrs um nibus entrou no terminal sem perseguio, sem nada, na Vila Mariana. Matou duas pessoas no ponto de nibus. O motorista falou que o nibus estava sem freio h mais de uma semana e que estava freando s um lado. Quando freou o nibus, foi para cima do ponto e matou dois. Ningum falou nada no jornal, televiso.... Ningum veio fazer um escarcu. Se fosse perueiro! Porque perueiro isso, aquilo, que o cara estava drogado, que tinha cheirado farinha, fumado maconha, amigo de traficante, um monte de coisa. Eles vo l e falam o que querem, faz propaganda para eles jogando o povo contra ns. Eles quer fazer a propaganda para os empresrios e jogar o povo contra o pessoal da lotao. Isso no funciona. Quando a gente v qualquer coisa errada, pode ser em qualquer linha, ns vamos atrs para saber o que aconteceu. Se o cara tratou mal e se tratou mal a gente d um gancho no cara e deixa ele dois, trs dias sem trabalhar para aprender a respeitar o povo.

Os conflitos, iniciados no correr dos anos 1990, realmente comearam a se tornar violentos na segunda metade da dcada. Entre 2000 e 2001, uma grande operao para reprimir o transporte clandestino, que mobilizava fiscais e policiais (novos atores que entravam em cena), acirrou ainda mais a disputa pelas linhas, e criou muita tenso. Nesse perodo, que coincidiu com uma nova mandatria municipal, os perueiros se tornaram realmente figuras pblicas portadoras da ameaa cidade, sendo ento declarada a guerra contra o transporte clan456 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

destino. Nesse momento, foi engendrada a imagem dos perueiros como poder paralelo, a chamada mfia dos perueiros. Sustentava-se com ela a ideia de que o grupo ameaava a ordem instituda da cidade, por ter supostostamente vnculos com o dito crime organizado. A imagem justificava a atuao direta e imediata da polcia no setor. Os respeitveis empresrios dos nibus, a prefeita, o secretrio de Transportes e boa parte dos jornalistas dos dois principais jornais do pas se pronunciavam incansavelmente contra os perueiros. De outro lado, as organizaes de perueiros protestaram, bloqueando ruas e queimando nibus, alm de fazer carreatas e passeatas na sede da prefeitura, na Assembleia Municipal e em diversos pontos da cidade. A prefeitura realizava operaes cada vez mais violentas, com fiscais e policiais. E os perueiros respondiam na mesma proporo, por meio de manifestaes, criando um clima de tenso em toda a cidade. So Paulo se tornou palco de disputa entre a prefeitura, os empresrios dos nibus e o transporte clandestino.9 A guerra contra o transporte clandestino mobilizou recursos estatais diferentes daqueles do New Public Management, principalmente com o uso da fora coercitiva policial, instrumento do poder soberano estatal. Trata-se aqui de uma composio de dois instrumentos da ao pblica heterogneos entre si, um de gesto e outro de coero, mas que parecem se articular de maneira precisa. Nesse momento de uso da intimidao, todos os esquemas de extorso foram muito desestabilizados e, de modo geral, j no havia nada que pudesse garantir seu equilbrio de forma mais duradoura. O jogo da proteo estava submisso deciso de mudar radicalmente a maneira de organizao deste mercado. A reestabilizao, agora sobre outras bases, foi realizada em grande parte pelo processo de regularizao, captulo final do confronto entre perueiros e prefeitura. Aqui tambm o quadro ser descrito e analisado pensando a formao e construo do Estado, ou seja, o uso de novos instrumentos da ao pblica e a sobreposio dos mercados de oferta dos servios prestados e de proteo pela articulao de dimenses econmicas e coercitivas.
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem

9 Foram muitos os captulos de confrontos entre os perueiros e os fiscais da SPTrans e a polcia. Um desses conflitos, durante uma manifestao em frente sede da prefeitura, acabou com alguns feridos, entre perueiros e policiais. E houve outros incidentes similares nos bairros, nos quais muitas vezes a passagem dos nibus era bloqueada nos terminais. Hernandes conta um caso em que um perueiro foi perseguido por policiais que atiraram contra a perua, que acabou colidindo em um muro, e muitos outros, de perueiros mortos em perseguies. Como ele relata, os policiais, na frente de todo mundo, colocavam um revlver calibre 38 na perua e diziam que o perueiro que tinha atirado primeiro. Em 2002, o clima de desordem e violncia resultou na morte de trs fiscais da SPTrans em circunstncias ainda pouco conhecidas, fato noticiado com muito destaque durante semanas nos jornais. Alm de toda essa violncia, o que talvez seja mais grave terem sido os perueiros associados ao crime, o que justificou uma interveno por parte da polcia no conflito.

DILEMAS

457

Mercadoria poltica 2: partidos e o partido Nesse momento, conjugada com a poltica de represso da guerra contra o transporte clandestino, o poder municipal lanou mo do Novo Sistema de Transporte, primeira grande ao da nova agncia reguladora do transporte, a SPTrans10. Trs medidas estruturais foram adotadas: a implantao definitiva do dispositivo da catraca eletrnica, atravs do chamado bilhete nico; a operao em redes locais, estruturais e centrais a partir da diviso da cidade em oito reas; e a formao das cooperativas formais de vans cadastradas na prefeitura, regularizando o setor clandestino. Estas trs medidas completam a criao de todo um novo sistema de transporte rodovirio da cidade. Entre a criao da SPTrans e a regularizao dos perueiros, todos os critrios do modelo de bom transporte urbano tero sido completados, e os instrumentos de ao neste setor passam a funcionar em perfeita sintonia com a doutrina do New Public Management. objeto desta segunda parte deste artigo a relao desse fato com os grupos de poder que passaram condio de hegemnicos na cidade. O bilhete nico, implementado em 2004, um carto eletrnico que permite a livre circulao entre os nibus e as recm-criadas vans regularizadas (que vieram a substituir as peruas) por um perodo de duas horas pelo preo de uma nica passagem. Esse dispositivo tecnolgico acabava com as vantagens do transporte clandestino: de um lado retirava o benefcio dos trajetos mais curtos das peruas, porque criava outras estratgias de circulao pela cidade, j que o passageiro passava a circular de acordo com seu interesse pessoal, utilizando as linhas da maneira que lhe era mais vantajosa. Isso se dava no pela ampliao da rede, mas via uma melhor integrao das linhas j existentes, que o bilhete permitia, no limite dessas duas horas. Por outro lado, a concorrncia de preos do transporte clandestino caiu por terra, porque estas estratgias reduziram o custo por viagens realizadas. Se, antes, as peruas apresentaram vantagem no custo da viagem unitria, agora, podendo circular em diProduo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

10 Disponvel em: http:// www.sptrans.com.br

458

DILEMAS

versos nibus com o valor unitrio de um nico bilhete, o custo total era reduzido consideravelmente. Porm, o efeito mais importante do bilhete nico foi obrigar a regularizao do transporte clandestino, porque para usufruir desse benefcio os passageiros s poderiam utilizar veculos com a catraca eletrnica, dispositivo tecnolgico de que somente a frota regular dispunha. Isso significava fazer parte de alguma cooperativa autorizada pela prefeitura. De fato, com a implementao do dispositivo eletrnico e a quebra das vantagens na concorrncia dos perueiros com o transporte oficial, todas as pequenas cooperativas informais comearam a disputar qual seria a cadastradora oficial da prefeitura. A cidade foi dividida em oito reas, cada qual com uma cooperativa responsvel pela inscrio das demais. Embora o discurso dos tcnicos da prefeitura anunciasse a descentralizao do transporte, com a diviso nas oito reas, o que aconteceu foi a reduo das inmeras cooperativas informais a apenas oito. A cooperativa de Hernandes, apesar de ser antiga e ter muitos associados, foi preterida pela licitao na regio da Zona Sul de So Paulo. Ele foi obrigado a entrar na cooperativa escolhida, que, a partir da incorporao de perueiros de diversas outras extintas, se tornou a principal da cidade, com quase 1.350 vans e cobertura da maior parte da regio. A estrutura dessas grandes cooperativas muito diferente das antigas informais. Ainda que o estatuto jurdico suponha igualdade entre os associados, na prtica, os antigos perueiros agora so apenas funcionrios de uma empresa que avalia a sua performance. O presidente da entidade no mais um lder que centraliza as relaes dos associados com a prefeitura, como no caso de Hernandes, mas sim um empresrio que tem o controle do grupo, sendo mesmo superior aos outros membros da diretoria. Os perueiros atualmente trabalham como motoristas, apesar de serem donos dos veculos, e tm que arcar com os custos de manuteno, eventuais consertos do automvel, combustvel, alm da parcela da compra do novo automvel financiado.
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem DILEMAS 459

11 A relao com os partidos polticos e os grupos criminosos no central para o argumento deste artigo. Uma descrio mais detalhada desses atores pode ser encontrada em minha tese (HIRATA, 2010).

Hernandes diz que, apesar de arrecadar trs vezes mais do que quando era clandestino, ganha muito menos que antes. A cooperativa, por sua vez, realiza investimentos suntuosos em sua garagem. Segundo contam os perueiros, o terreno custou cinco milhes de reais e a construo de todos os prdios e a infraestrutura, mais de sete milhes. A transformao das cooperativas vai muito alm de sua estrutura empresarial. Como apontado desde o incio do texto, o interesse a relao entre a nova gesto dos transportes e os grupos de poder que estruturam o mercado. De fato, novos personagens entram em cena, sendo dois muito importantes: a nova esquerda de So Paulo e o PCC (Primeiro Comando da Capital).11 Hernandes afirma que a licitao das cooperativas oficiais ocorreu sob circunstncias um tanto quanto obscuras, sendo realizada a partir de critrios polticos, ou seja, a partir do envolvimento de cada uma com pessoas ligadas ao grupo da prefeitura. Dentre as muitas cooperativas existentes na rea de Hernandes, a escolhida foi a de um amigo de um vereador do partido da prefeita e do ento secretrio de Transportes, cuja influncia na regio sul muito conhecida. Este grupo de vereadores e administradores ligados mandatria municipal na poca mantinha influncia de uma ponta outra da linha de Hernandes: na regio mais ao sul, ao lado da represa de Guarapiranga. Eles eram poderosos grileiros de terras localizadas em reas de mananciais; na outra ponta, junto ao subcentro da Zona Sul, em Santo Amaro e no largo Treze de Maio, concentrava-se um dos maiores efetivos eleitorais do partido da prefeita, j consolidado historicamente atravs da atuao deste grupo de vereadores, que, na verdade, era a base do governo. Esse grupo, que nos ltimos dez anos se confirmou como o mais forte do partido em So Paulo, conseguiu esta hegemonia em grande parte graas a prticas diferentes das do grupo antigo, cujo representante mais poderoso, pela direita clientelista, era o vereador que apoiava a cooperativa de Hernandes, como, tambm, pela esquerda militante, pessoas oriundas das mobilizaes dos anos 1980, cujo trabalho de base foi sempre importante nesta regio da cidade.
Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

460

DILEMAS

A pessoa responsvel pela cooperativa que ganhou a licitao era muito conhecida em toda a regio por suas ligaes com o PCC, grupo que, na poca, j predominava nas prises do Estado de So Paulo e iniciava uma organizao no lado de fora do sistema prisional. As informaes sobre o presidente dessa cooperativa so difceis de serem levantadas, assim como seus vnculos com o PCC, mas pode-se afirmar que, sob a sua presidncia, o grupo comeou a fazer parte do mercado de transporte coletivo. Pelo que foi possvel apurar, isso ocorreu porque o PCC seria a nica organizao capaz de oferecer proteo em nvel metropolitano. Com o sistema local de transportes dividido em oito regies, os pequenos pontos de drogas no teriam mais condies de oferecer o servio, porque o seu raio de atuao era muito circunscrito. J o PCC, como nica organizao em escala metropolitana, pela abrangncia de seu poder na cidade, conseguiria realizar esta funo. Mas a questo mais importante, que explica a entrada desses novos personagens, era o enorme volume de dinheiro arrecadado pelas cooperativas, ou, mais precisamente, pela maneira como o repasse era realizado. Antes da catraca eletrnica, as passagens eram pagas em espcie ou em vale-transporte. Como o vale era trocado por dinheiro na prefeitura, esse pagamento tinha como nico destino os proprietrios das peruas. Aps a criao do bilhete nico, dinheiro se tornou apenas uma informao recolhida na prefeitura. Somente cerca de 50% repassada s cooperativas, via SPTrans. Por sua vez, as cooperativas pagam aos perueiros uma parte desse dinheiro, j que a outra retida para manter o funcionamento de sua estrutura. O fato que os perueiros dizem receber muito menos do que quando eram autnomos, e o montante retido na cooperativa no controlado de forma transparente, podendo ser utilizado livremente. Nesse negcio, o PCC e os vereadores negociam a parte desviada do dinheiro em campanhas eleitorais ou atividades criminosas12. A diviso dos lucros provenientes das cooperativas passou a ser realizada entre
Daniel Veloso Hirata Produo da desordem e gesto da ordem

12 Essas denncias so lugar comum entre os perueiros. Um antigo diretor da cooperativa me relatou que chegou a ver pacotes de dinheiro sendo desviados do caixa da cooperativa e entregues a polticos e pessoas que supostamente faziam parte do PCC. Foi exatamente nessa mesma cooperativa que recentemente estourou o chamado escndalo da garagem 2, em que o dinheiro das peruas supostamente teria sido usado para promover o resgate de um lder do PCC em Santo Andr, cidade da grande So Paulo. As suspeitas de financiamento eleitoral no ganharam muito destaque nos jornais, aparecendo de forma mais discreta nas reportagens.

DILEMAS

461

estes dois grupos poderosos. O que importante destacar que a regularizao acabou por reestruturar todos os agenciamentos locais, que agora j no passam pelo improviso, mas sim por acordos muito mais organizados e com ligaes ainda mais perigosas. A partir do momento em que todos os perueiros foram obrigados a se filiar a esta cooperativa para continuar a trabalhar, foram compelidos tambm a se submeter a uma estrutura diferente. O partido ganha, o presidente da cooperativa ganha, o PCC ganha, mas os perueiros, agora, apenas sobrevivem. Consideraes finais Talvez seja uma das estratgias polticas mais bem elaboradas na histria da cidade. Para se ter uma ideia, o volume de passageiros locais registrados aumento de 109 milhes em 2001 antes de regularizao para 964 milhes em 2005 depois (ZARATTINI, 2003). Isso porque, ao incorporar, por meio das cooperativas oficiais, o efetivo do transporte clandestino, a oferta de transporte oficial passou a cobrir a demanda de passageiros de maneira mais efetiva, inclusive a demanda local, onde os perueiros atuavam mais fortemente. Do ponto de vista sociolgico, o que interessa aqui menos a denncia desses fatos e mais a percepo de todo um mundo social que vai sendo construdo nestas interfaces do legal/ilegal, informal/formal, regulaes estatais e extralegais (TELLES e HIRATA, 2007). Concretamente, a passagem dos perueiros da condio de informalidade para a formalidade s fez ampliar a articulao entre essas dimenses. O impacto do processo de regularizao se apresenta, neste caso, com maior clareza. A profissionalizao do setor, incitada por meio de programas do New Public Management, visando ao controle e eficincia do sistema tem como desdobramento a profissionalizao dos esquemas de proteo, corrupo e extorso e a desmobilizao dos combativos perueiros. De toda maneira, so as duas faces da profissionalizao do setor: centralizao dos mercados de oferta dos servios prestados e dos esquemas de proteo.
462 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

A ideia de poder paralelo, mafioso ou do crime organizado poderia ser substituda pela de poder convergente, se considerarmos a maneira pela qual o mundo oficial e as suas regulaes extralegais esto imbricadas e estruturam o funcionamento de todo este mercado de servios e de proteo. A regularizao, que no programa visava combater a mfia dos perueiros, que na prtica era um grupo desorganizado e informal, pouco articulado, efetivamente ajudou a criar algo mais estruturado. Paradoxalmente, o que se propunha combater foi, efetivamente, o que se produziu.

Daniel Veloso Hirata

Produo da desordem e gesto da ordem

DILEMAS

463

Referncias BRASILEIRO, Ansio [e] HENRY, Etienne. (1999), Viao ilimitada. So Paulo, Cultura Editores Associados. DAS, Veena [e] POOLE, Deborah. (2004), Antropology in the Margins of the State. Santa Fe, School of American Research Press. DESROSIRES, Alain. (2003), Historiciser laction publique: Ltat, le march et les statstiques. Em: LABORIER, Pascal [e] TROM, Danny. Historicits de laction publique. Paris, PUF, pp. 207-221. ________. (2008), Gouverner par les nombres. Paris, Presses de lcole de Mines. ________. (2010), Le role du nombre dans le gouvernement dela cite neoliberal. Comunicao no seminrio Linformazione prima dellinformazione: Conoscenza e scelte pubbliche. Universit de Milan Bicocca. EPSTEIN, Renaud. (2005), Gouverner distance: Quand ltat se retire des territoires. Esprit. Nov. 2005. FOUCAULT, Michel. (2008), Segurana, territrio, populao. So Paulo, Martins Fontes. GUPTA, Akhil [e] SHARMA, Aradhana. (2006), The Anthropology of the State. Oxford, Blackwell Publishing. HACKING, Ian. (2006), Making up People. London Review of books. Vol. 28, no 16, pp. 161-171. HIBOU, Beatrice. (1998), Retrait ou rdeploiment de ltat. Critique Internationale. Vol. 1, pp. 151-168. HIRATA, Daniel Veloso. (2010), Sobreviver na adversidade: Entre o mercado e a vida. Tese (doutorado). Programa de PsGraduao em Sociologia da Universidade de So Paulo. HOOD, Christopher. (1995), The New Public Management in the 80s. Variations on a theme. Accounting, Organizations and Society. Vol. 20, no 2-3.
464 DILEMAS Produo da desordem e gesto da ordem Daniel Veloso Hirata

LASCOUMES, Pierre [e] LE GALS, Patrick. (2004), Gouverner par les instruments. Paris, Presses de la Fondation Nationale de Sciences Politique. MISSE, Michel. (2006), Crime e violncia no Brasil contemporneo. Rio de Janeiro, Lumen Jris. ROSE, Nicolas [e] MILLER, Peter. (2008), Governing the Present. Cambridge, Polity Press. TELLES, Vera [e] HIRATA, Daniel Veloso. (2007), Cidade e prticas urbanas: Nas fronteiras incertas entre o ilegal, informal e o ilcito. Estudos Avanados. Vol. 21, no 61. ________. (2010), Ilegalismos e jogos de poder em So Paulo. Tempo Social. Vol. 22, no 2. TILLY, Charles. (1996), Coero, capital e Estados Europeus. So Paulo, Edusp. VASCONCELLOS, Eduardo Alcntara. (2001), Transporte urbano, espao e equidade. So Paulo, Annablume. ZARATTINI, Carlos. (2003), Circular (ou no) em So Paulo. Estudos Avanados, Vol. 17, no 48.

Daniel Veloso Hirata

Produo da desordem e gesto da ordem

DILEMAS

465

Vous aimerez peut-être aussi