Vous êtes sur la page 1sur 5

Alexandre Delijaicov avalia a lei de Mobilidade Urbana

Professor da FAU USP elogia estmulo ao transporte no motorizado na nova poltica de transporte

Alexandre Delijaicov: prioridade ao transporte no motorizado (crdito: Arquivo pessoal) ampliar

Professor-doutor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAU/USP), o arquiteto Alexandre Delijaicov surpreende seus alunos quando chega para as aulas montado em uma elegante bicicleta urbana, seu veculo de transporte na cidade de So Paulo.

Inimigo do automvel, para ele uma arma perigosa que maltrata a cidade, Delijaicov concedeu esta entrevista em sua sala, na Cidade Universitria, quando falou sobre a novssima Poltica Nacional de Mobilidade Urbana.

O especialista avalia que a nova lei representa um avano, porque devolve as ruas das cidades aos pedestres e estimula o transporte por meios no motorizados.

Como voc v a aprovao neste incio de 2012 da Poltica Nacional de Mobilidade Urbana? Considero um salto extraordinrio rumo civilizao, pois vai levar as pessoas saberem se relacionar no espao pblico, e tambm porque coloca o cidado, o pedestre, em primeiro lugar de prioridade. Ao se voltar para o pedestre, ao ciclista, s crianas, aos portadores de problemas fsicos, aos idosos, o texto toca na raiz das premissas humanistas, sociais, pblicas e coletivas que almejamos. Traz a conscincia de que calada parte do sistema virio, que deve ser larga, acessvel, iluminada. Porque todos somos pedestres, ningum motorista o tempo inteiro. Outro ponto importante desta nova poltica de mobilidade a nfase que d ao veculo no motorizado. preciso dizer que a maioria da populao, no Brasil e no planeta como um todo, no tem carro. E cidades so uma construo para pessoas, no para automveis, isso?

O que posso dizer : a premissa humanista, social, pblica e coletiva a que me referi, e esses quatro conceitos articulados, so a anttese da lgica perversa e dissimulada de um urbanismo mercantilista e rodoviarista que quer passar a ideia de que pedestre e ciclista no contam.

O carro, que vem junto com essa lgica do capital, uma arma, capaz de matar mais do que uma guerra civil, lotando os hospitais de atropelados e feridos.
Vejam que distoro: um pai d o qu de presente ao filho que passa no vestibular? Podia ser uma bicicleta, mas em geral o carro. Junto vem a carteira de motorista, que o porte dessa arma em mos de um jovem que, mesmo sem conscincia disso, sai com uma tonelada de metal pela cidade, pondo a vida das pessoas em risco. A instituio da nova lei, por si, pode mudar essa mentalidade? Ou vai depender de aes da parte dos governos para vingar?Toda poltica nacional, seja a de resduos slidos, seja a de mobilidade - todas so polticas complexas, sofisticadas - so na verdade o incio de um dilogo, um dilogo aceito. Pressupe um pacto federativo envolvendo unio, estados e municpios. E se d por meio de um processo democrtico legtimo, de participao coletiva, que o que constri o imaginrio de cidade que desejamos. Ento, no possvel desconsiderar essa dimenso coletiva de construo do espao pblico, que no um jogo de palavras, mas um processo cotidiano, deflagrado no berrio, na escola municipal de educao infantil. Na

escola, so tratados os temas transversais como mobilidade urbana - a locomoo do pedestre, do idoso, da criana, daquele que usa cadeira de rodas. Outro tema transversal a calada acessvel e a arborizao urbana, que permitir termos caladas sombreadas, boas para caminhar.

O professor, em seu trajeto dirio pela cidade

Que aes deveriam ser implementadas pelos governos e municpios para atingir metas como essas? O comeo deveria ser com campanhas, no rdio, tev e jornais, de conscientizao da populao. Aes que tambm atinjam os equipamentos pblicos municipais de educao, cultura, esporte e sade. Ao mesmo tempo, deve haver aes de planejamento, com projetos e obras, compreendendo um cronograma para remodelao das vias pblicas, digamos num raio de at dois quilmetros de cada equipamento. Essa abrangncia basta para reconstruo dos passeios de toda a malha urbana de um municpio com at 250 mil habitantes. Nesse plano entrariam a obrigatoriedade de caladas acessveis, guias rebaixadas de acesso via, lombofaixa (lombada mais larga, que obriga o carro a desacelerar, com mais segurana e tranquilidade travessia do pedestre) defronte a todas as escolas e equipamentos de uso coletivo.

No mnimo, as caladas das escolas e reas de sade deveriam ser alargadas, dotadas de pisos antiderrapantes, pavimento contnuo para cadeirantes, iluminao e arborizao.
E em relao aos automveis?

Defendo ainda velocidade mxima dos carros de at 30 km/h e, em frente a equipamentos de educao,

sade e cultura, 10 km/h. Ainda, cmeras em todas as esquinas para flagrar velocidades acima disto e penalizar com multas, mas multas muito altas. uma espcie de pedgio. A ideia de pedgios urbanos tem gerado uma reao contrria pelo fato de que o pas ainda no tem um transporte coletivo de qualidade...

Esta condio pode ser a ideal, mas dizer isso uma falsa argumentao. Os que adoram louvar cidades como Paris, Londres e outras da Europa, devem saber: o melhor transporte pblico sobre trilhos - metr, bonde. Veja que mesmo com pedgio, mesmo custando caro entrar de carro em um distrito da cidade, o trnsito de Paris infernal. Se no tivesse o metr, o VLT, ficaria impossvel. Paris tem pedgio, assim como Londres e Oslo, uma cidade pequena da Noruega mas que tambm tem pedgio. Essa uma desculpa que no cola... Poderamos mudar isso perfeitamente se parssemos com essa poltica de valorizar o automvel.

bicicleta?

Qual

sua

importncia

na

rede

de

mobilidade

urbana?

No precisamos ir Dinamarca para louvar a bicicleta. Inmeras cidades brasileiras, de at 5 mil habitantes e topografia plana tem esse veculo como soluo de mobilidade. o caso de vrios municpios do sul de Minas, no Nordeste, em Caraguatatuba e em todo o litoral paulista, entre outras... As pessoas fazem uso deste transporte, com toda a dignidade, com a criana no banquinho da frente, gente idosa, todo mundo pedala. A bicicleta destaque nessa nova poltica urbana aprovada, que aponta para o veculo no motorizado. Falo da bicicleta individual e tambm da cargueira, a bicicleta de trabalho. No meu entender, o ideal seria articular a poltica nacional de mobilidade urbana com a poltica nacional de resduos slidos, que preconiza os ecopontos (locais de descarte de material para posterior reciclagem) nos municpios brasileiros. Permitiria fazer uma rede integrada, sistmica - com cooperativas, para dignificar o trabalho dos catadores - que, num raio de at 1 km, utilizariam bicicletas cargueiras no transporte de papel, plstico, do material de coleta seletiva. Porque o custo de qualquer atividade est no transporte, no combustvel, e a valorizao do veculo no motorizado surge como uma soluo democrtica, digna e econmica.

Resumindo,

quais

aes

levariam

prtica

nova

poltica

de

mobilidade?

Primeira ao: reduzir a velocidade para at 30 km por hora; depois, um plano de reforma das caladas em frente aos equipamentos pblicos, como escolas e hospitais; e uma terceira ao seria implementar bicicletrios em todos equipamentos municipais, o suficiente para as bicicletas de todas as crianas, professores, mdicos e pacientes; e ainda bicicletrios junto de estaes de trem, metr, terminais de

nibus. Esse tipo de ao muito fcil. Temos que tirar essa arrogncia do motorista de que a rua dele, do carro. Devia ser assim: o lado direito da bicicleta; 1/3 da largura da rua devia ser do pedestre; outro 1/3 ao veculo urbana no motorizado; e outro 1/3 para o transporte pblico; o carro deve pagar para entrar.

Vous aimerez peut-être aussi