Vous êtes sur la page 1sur 3

PLANO DE ENSINO MATRIZ CURRICULAR

Curso: Perodo Letivo: Carga Horria: Semestre: Disciplina: Professor EAD:


CST em Gesto Pblica 2013/1 40 hs 1 Desenvolvimento Pessoal e Profissional GLAUCE SOARES CASIMIRO

Ementa:

Objetivos de aprendizagem:

Estudo das questes que envolvem a insero do sujeito no mundo do trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competncia social. Competncia interpessoal. Caractersticas do processo seletivo. Independncia financeira. Miscigenao tnico-racial, diversidade cultural e sua influncia na construo social do Brasil. Histria e cultura afro-brasileira e indgena. Desigualdades que atingem historicamente determinados grupos sociais, em especial: afrodescendentes e indgenas. As definies tnico-raciais e as polticas de ao afirmativa. - Auxiliar o aluno na elaborao ou reviso de seu Projeto de Vida, a partir de um processo de autoconhecimento, reflexes sobre o contexto atual e as competncias fundamentais para posicionar-se nele. - Estimular a formao de um profissional no apenas tcnico, mas tambm cidado, tico e com autonomia intelectual para escolher seus prprios valores de vida. Inserir o aluno no contexto do mercado de trabalho, mostrando-lhe que um bom profissional tambm precisa conhecer o mundo em que vive e a sociedade em que se relaciona. - Apresentar informaes atualizadas sobre o mercado de trabalho e oferecer ferramentas aplicveis ao Projeto de Vida, a fim de potencializar a empregabilidade. Inserir o aluno no contexto da sociedade atual, facilitando e estimulando a construo de relaes interpessoais mais democrticas, pautadas na convivncia e aceitao da diversidade cultural e tnico-racial do Brasil. - Fomentar no aluno atitudes ticas, morais e antropolgicas que permitam estabelecer vnculos saudveis e dignos com todos sua volta, valorizando as diferenas e as caractersticas de cada ser.

Metodologias de ensino:

Participao em Palestras, Seminrios, Workshops, Congressos e demais atividades de cunho cientfico, cultural e social. CINTRA, Josiane C., et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicaes, 2011. (PLT) CILETTI, Corene. Marketing pessoal. [S. l.]: Editora Cengage Learning, 2010. GEMIGNANI, Orlando; CALEGARI, Maria de Luz. Temperamento e carreira: desvendando o enigma do sucesso. 1. ed. So Paulo: Summus, 2006. BRANT, Leonardo. Diversidade cultural: globalizao e culturas locais. So Paulo: Escrituras Editora: Instituto Pensarte, 2005. Disponvel em: <http://books.google.com.br/books?id=YkTlqOLepo0C&lpg=PP1&hl=ptBR&pg=PA2#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 22 jan. 2013.

Bibliografia Bsica:

CAMPOS, Stela. Guia Valor Econmico de Desenvolvimento Profissional. So Paulo: Globo, 2001. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=ETJq10cECdkC&lpg=PP1&ots=98ITWA2 Cw4&dq=desenvolvimento%20profissional&hl=ptBR&pg=PA4#v=onepage&q=desenvolvimento%20profissional&f=false>. Acesso em: 22 jan. 2013. OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Caminhos da identidade: ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. So Paulo: Editora Unesp Braslia: Paralelo, 2006. Disponvel em: Bibliografia <http://books.google.com.br/books?id=NTvV0skyZXoC&lpg=PP1&ots=vt1r5D Complementar: UEj8&dq=Multiculturalismo&hl=ptBR&pg=PR4#v=onepage&q=Multiculturalismo&f=false>. Acesso em: 22 jan. 2013. SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. So Paulo: Globo, 2008. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=RIOSJmJGyO0C&lpg=PP1&ots=pE7OsL Ftoe&dq=mundo%20digital&hl=ptBR&pg=PA2#v=onepage&q=mundo%20digital&f=false>. Acesso em: 22 jan. 2013. TOMASI, Antnio. Da qualificao competncia: pensando o sculo XXI. So Paulo: Papirus, 2004. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=Os7jUgViSasC&lpg=PP1&hl=ptBR&pg=PA4#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 22 jan. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi