Vous êtes sur la page 1sur 5

CASE PERDIGO REDESENHO DA OPERAO LOGSTICA DA CADEIA

Objetivo: redesenho da operao logstica de sua cadeia de suprimentos Busca, em razo de seu crescimento, redesenhar suas operaes logsticas na tentativa de reduzir custos logsticos e ao mesmo tempo, fornecer a seus clientes um servio de qualidade. A origem da Perdigo data de 1934, quando duas famlias de imigrantes italianos os Ponzoni e os Brandalise inauguraram um pequeno armazm de secos e molhados em Vila das Perdizes, s margens do Rio do Peixe, meio oeste de Santa Catarina. Este pequeno comrcio foi crescendo e se diversificando. Em 1939 iniciou suas atividades industriais com um abatedouro e uma fbrica de produtos sunos. Em 1954 entrou no mercado de aves com a construo da Granja Santa Gema. Em 1955, preocupada com o transporte e distribuio de sua produo, a empresa cria o Expresso Perdigo. Porm, a precariedade das estradas exigiu a utilizao do transporte areo. Em 1957 a empresa adquiriu dois avies Douglas DC-3 para possibilitar a colocao dos seus produtos no mercado de So Paulo. Em 1958 a empresa passa a se chamar Perdigo S. A. Comrcio e Indstria. A escolha deste nome se deve a abundncia desta ave (macho da Perdiz) na regio. Com investimentos constantes em distribuio, tecnologia e produo, a Perdigo transformou-se num dos maiores complexos agroindustriais do mundo. Suas principais atividades passaram a ser focadas na criao, produo e abate de aves e sunos e industrializao e venda de produtos de origem animal e de soja e seus derivados. Apesar do crescimento, os anos 90 comearam difceis para a Perdigo. Em 1991 morre Saul Brandalise e um ano depois ngelo Ponzoni, fundadores da Perdigo. A presso por melhores resultados levou a empresa, em 1994, a passar seu controle acionrio para um grupo de fundo de penses, encerrando a fase de administrao familiar. A partir de 1994, aps sua profissionalizao, a Perdigo passou por uma profunda reestruturao interna, concentrou seu negcio na produo de alimentos de protena animal, iniciou

o Projeto de Otimizao, que viria a aumentar a capacidade produtiva da empresa em 50% nos trs anos seguintes. Lanou o programa de Qualidade Total e o programa TIP (tecnologia da informao Perdigo), contemplando a instalao do software de gesto empresarial SAP R/3. No primeiro semestre de 2000 a Perdigo adquiriu Frigorfico Batvia, 6 empresa brasileira no ranking de processadoras de carne. Ainda em 2000 iniciou a operao do complexo industrial de Rio Verde (GO) Projeto Buriti composto por uma fbrica de rao, um parque de produo de aves e sunos, por dois abatedouros com capacidades dirias de 280 mil aves e 3,5 mil sunos e por uma unidade de industrializao de carnes. Neste mesmo ano a Perdigo foi primeira empresa brasileira de alimentos a ter suas aes listadas na bolsa de Nova York. A Perdigo alcanou a liderana no mercado de produtos industrializados, encerrando o ano de 2000 com 22,5% do market share. A linha de pratos prontos, lanada em 1998, alcanou 31,9% de market share e as carnes congeladas saltaram de 31,3%, em 1999, para 32,5%, em 2000. Hoje, a Perdigo emprega mais de 19 mil funcionrios e constituda por 13 unidades industriais de carnes, 2 de soja, 7 fbricas de rao e 14 incubatrios. A grande maioria destas unidades industriais esto localizadas no sul do pas, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Perdigo atende cerca de 60.000 clientes no mercado interno atravs de 30 centros de distribuio sendo 9 distribuidores terceirizados estrategicamente espalhados pelo pas. Estes centros de distribuio so responsveis pelas entregas nos canais de venda dos produtos. A Perdigo tem no sistema logstico um de seus principais apoios para avanar no mercado. A estrutura logstica disponvel permite a entrega de qualquer produto, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, em apenas 24 horas. Sua frota de veculos totalmente terceirizada, porm, trabalha em regime de exclusividade. Destaca-se o trabalho de integrao da Perdigo com seus produtores. Estes produtores trabalham em regime de exclusividade, recebem apoio total da Perdigo, que oferece garantia de compra da produo de seus parceiros, colocando a disposio tecnologia e assistncia tcnica necessria para assegurar ganhos de produtividade. A proximidade com estes fornecedores, permite uma maior padronizao e controle de sua matria prima. Alm disto, consegue controlar melhor o nvel de estoque em toda cadeia produtiva.

A estrutura logstica

A Perdigo atende cerca de 60000 clientes no mercado interno (produtores integrados que abastecem 13 unidades industriais, mais de 400 itens em seu mix de produto e 2.400 toneladas produzidas diariamente e transportadas para 30 centros de distribuio (sendo 9 distribuidores terceirizados) estrategicamente espalhados pelo pas. Estes centros de distribuio so responsveis pelas entregas nos canais de venda dos produtos. As lojas de autosservio (supermercados) representam a maior parcela dos clientes da Perdigo com 63,5%. A figura 1 mostra a composio dos principais canais de distribuio dos produtos Perdigo.

Figura 1. Canais de Distribuio - Perdigo (3 Trimestre 2000

Os produtos so distribudos para cerca de 60.000 clientes em todos os pontos do pas. So 640 cargas distribudas para todo o Brasil diariamente. A Perdigo tem no sistema logstico um de seus principais apoios para avanar no mercado. A estrutura logstica disponvel permite a entrega de qualquer produto, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, em apenas 24 horas. Sua frota de veculos totalmente terceirizada, porm, trabalha em regime de exclusividade. A Figura 2 mostra a complexidade da cadeia de suprimentos da Perdigo:

Figura 2. Cadeia de Suprimentos da Perdigo

Deve-se destacar o trabalho de integrao da Perdigo com seus produtores. Estes produtores, que tambm trabalham em regime de exclusividade, recebem apoio total da Perdigo, que oferece garantia de compra de toda a produo de seus parceiros, colocando a disposio a mais avanada tecnologia e toda assistncia tcnica necessria para assegurar ganhos de produtividade e qualidade na criao de aves e sunos de milhares de pequenas propriedades rurais. Esta proximidade, com fornecedores, permite uma maior padronizao e controle de sua matria prima. Alm disto, consegue controlar melhor o nvel de estoque em toda cadeia produtiva.

O problema logstico

A complexidade da distribuio aumenta ainda mais, pois a Perdigo precisa balancear a equao de densidade e peso especfico, ou seja, para aproveitar ao mximo o espao de um caminho necessrio pensar no volume e no peso de toda carga. Alm disto, deve-se levar em conta o tipo do produto: se congelado viaja a -20 C e se resfriado viaja a 0 C, e a sua validade (um produto resfriado pode ter validade de apenas 1 ms). Alm destas caractersticas, outros fatores levaram a Perdigo a repensar sua estratgia de operaes logsticas conforme explica seu gerente de logstica: Todas as unidades industriais da Perdigo estavam localizadas no sul do pas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A construo do complexo agroindustrial de Rio Verde, em Gois, que aumentar em 30% a capacidade produtiva atual da empresa, justifica por si s a reformulao da nossa operao logstica. Alm disto, outros fatores nos levam a reformular nossas operaes logsticas: a compra do frigorfico Batvia, que somou rede uma nova unidade industrial no Paran e novos centros de distribuio; o crescimento das vendas da Perdigo nos ltimos 5 anos; e a estratgia de lanamento de novos produtos (aumentando o mix de produtos), bastante agressiva nos ltimos anos. Algo precisava ser feito visando no s a reduo dos custos logsticos, mas principalmente um melhor atendimento ao consumidor. A diretoria da empresa percebeu que investimentos na rea de logstica eram fundamentais para que a Perdigo continuasse seu crescimento no mercado. "A qualidade do servio fundamental para a estratgia da Perdigo", salienta seu gerente de logstica. Com ajuda da empresa de uma grande empresa de consultoria a Perdigo est redesenhando sua rede de suprimentos. Empresas como a Perdigo tm custos associados logstica bastante expressivos. Isto ocorre porque, supply chain e logstica incluem muito mais do que o transporte, movimentao e armazenagem dos produtos. H dois outros importantes custos a serem relacionados: 1. manter estoques (inventrio) 2. venda perdida pelo fato da empresa no ter o produto no local e na hora certa.

Questes: 1. Do ponto de vista logstico qual a situao mais difcil de trabalhar: ter um grande volume com muitos skus para distribuir com abrangncia nacional ou ter um pequeno volume com grande nmero de skus?
1

2. Diante do caso exposto, como voc redimensionaria o sistema logstico da Perdigo?

Stock Keeping Unit (SKU), em portugus Unidade de Manuteno de Estoque est ligado logstica de armazm e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um cdigo identificador (DIAS, 2005, p. 194).

Vous aimerez peut-être aussi