Vous êtes sur la page 1sur 3

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO SEMANAL XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direito do Trabalho 04

EMENTA DA AULA 1. Salrio e remunerao. 2. Jornada de trabalho

GUIA DE ESTUDO

1. Salrio e remunerao. A. Distino A.1 salrio: engloba apenas o que pago pelo empregador.

Gorjeta. Art. 457, 3 da CLT.

A. 2 remunerao: pago pelo empregador e por terceiros. Ex. Gorjeta.

* Valor espontneo dado pelo cliente * Cobrado no adicional de conta * a gorjeta integra a remunerao. Sumula 354 do TST - gera reflexos em 13, frias e FGTS. No serve de base de clculo para aviso prvio, hora extra-adicional noturno e repouso semanal remunerado.

B. Equiparao salarial. art. 461 da CLT e Smula 6 do TST. A ideia evitar discriminao de salrio. B.1 requisitos * Identidade de funes com mesma produtividade e perfeio tcnica. * mesmo empregador. Grupo econmico empregador nico. Ex. Grupo po de acar. * mesma cidade ou regio metropolitana. * simultaneidade na prestao de servios, ainda que no passado. Is empregados tem que ter
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

trabalhado no mesmo perodo. * diferena de tempo na funo no superior a dois anos. Smula 6 do TST, a diferena tem que ser na mesma funo e no no emprego. B.2 Causas de excluso * quadro organizado de carreira homologado pelo Ministrio de Trabalho. Se for o caso, o empregado tem direito ao reenquadramento, e no equiparao. - Para a Administrao publica direta, autrquica e fundacional: no necessria a homologao. smula 6, I do TST. * Paradigma readaptado a alterao da funo do empregado quando ele tem a alta do INSS. Para evitar o retorno da doena. * Paradigma tiver uma vantagem pessoal. * Substituio de empregados. Smula 159 do TST. Tipos de substituio: - eventual: para o evento, sem previsibilidade de repetio. No tem direito ao salrio do substitudo. Ex. Gerente faltou. - provisria: programada com data prevista para termino. Tem direito ao salrio do substitudo. Ex. Licena a maternidade, frias. - definitiva: ocupao de cargo vago. No tem direito a receber o mesmo salrio do substitudo.

2. Jornada de trabalho

A. Limites constitucionais - Art. 7, XIII, da CF. 8 h/ dia 44h/semana - admitida a reduo ou compensao de jornada prevista em acordo escrito ou norma coletiva. * compensao entra semanal. Dentro da semana

9h de 2 a 5 feira e 8h na sexta.
- no haja prorrogao de jornada.

- admitida desde que seja por acordo escrito ou norma coletiva.

Desrespeito aos requisitos gera nulidade da compensao gerando pagamento de hora extra.
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

B. Intervalo intra jornada. Art. 71 da CLT Refeio e descanso B.1 tempo de intervalo * at 4 horas - sem intervalo * mais de 4 horas at 6 horas: 15 minutos * mais de 6 horas: de 1 a 2 horas de intervalo. - obs.1: Para ter menos de 1 hora de trabalho preciso de autorizao do Ministrio do Trabalho. refeitrio na empresa no pode haver prorrogao de jornada no pode haver por norma coletiva. Smula 437, item 2 do TST. - obs.2: mas de 2 horas de intervalo acordo escrito ou norma coleva. Smula 118 do TST. Intervalos no previstos em lei so computados na jornada. * consequncias do descumprimento - pagamento como hora extra do tempo que deveria ter sido concedido, sem descontar o tempo usufrudo. Art. 71, par 4 do CLT e smula 437, I do TST. - Esse pagamento tem natureza salarial, ou seja, gera reflexo em outras verbas. Smula 437, III do TST.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

Vous aimerez peut-être aussi