Vous êtes sur la page 1sur 4

Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 de janeiro de 1643, foi fsico e matemtico e descreveu as leis que explicam vrios comportamentos

relativos aos movimentos dos corpos. Newton o autor de Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, obra na qual ele descreve a Lei da Gravitao Universal e as leis dos movimentos Leis de Newton. So trs as leis que Newton descreveu: Primeira Lei de Newton, tambm chamada de Princpio da Inrcia; Segunda Lei de Newton, tambm chamada de Princpio Fundamental da Dinmica; Terceira Lei de Newton, tambm chamada de Princpio da Ao e Reao. 1 Lei de Newton - Princpio da Inrcia At o incio do sculo XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessrio que atuasse uma fora sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: "Na ausncia de uma fora, um objeto continua a mover-se com movimento retilneo e com velocidade constante". Galileu chamou de Inrcia a tendncia que os corpos apresentam para resistirem mudana do movimento em que se encontram. Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, tambm conhecida como Lei da Inrcia: "Quando a resultante das foras que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecer em repouso ou em movimento retilneo uniforme" Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa est em repouso, ter tendncia a continuar em repouso, at que alguma fora atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, ter tambm tendncia a continuar o seu movimento, at que uma fora atue sobre si. Quanto maior for a massa de um corpo, maior ser a sua tendncia para manter a sua velocidade. A esta propriedade chamamos inrcia. A expresso "resultante das foras que atuam sobre um corpo for nula" , para ns, sinnimo de equilbrio. Esse equilbrio pode manifestar-se de duas formas: Quando a fora que atua sobre o corpo nula (Fr=0) => A acelerao zero => equilbrio (pode ser esttico ou dinmico) O equilbrio esttico => Repouso (velocidade zero) O equilbrio dinmico => Movimento Retilneo Uniforme (MRU) (velocidade constante e diferente de zero) O princpio da inrcia explica porque que as pessoas se ferem em acidentes automobilsticos. Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca, devido coliso, a tendncia das pessoas manterem-se em movimento. Da resulta que os corpos so projetados contra o para-brisa ou outras partes do carro.

O uso do cinto de segurana tenta minimizar este efeito, fixando as pessoas ao veculo.

Este princpio explica tambm porque que somos projetados para trs, quando o automvel arranca rapidamente.

2 Lei de Newton - Princpio Fundamental da Dinmica Quando aplicamos uma mesma fora em dois corpos de massas diferentes observamos que elas no produzem acelerao igual. A 2 lei de Newton diz que a Fora sempre diretamente proporcional ao produto da acelerao de um corpo pela sua massa, ou seja:

ou em mdulo: F=ma Onde: F a resultante de todas as foras que agem sobre o corpo (em N); m a massa do corpo a qual as foras atuam (em kg); a a acelerao adquirida (em m/s). A unidade de fora, no sistema internacional, o N (Newton), que equivale a kg m/s (quilograma metro por segundo ao quadrado). Exemplo: Quando um fora de 12N aplicada em um corpo de 2kg, qual a acelerao adquirida por ele? F=ma 12=2a a=6m/s Fora de Trao Dado um sistema onde um corpo puxado por um fio ideal, ou seja, que seja inextensvel, flexvel e tem massa desprezvel.

Podemos considerar que a fora aplicada no fio, que por sua vez, aplica uma fora no corpo, a qual chamamos Fora de Trao .

Terceira Lei de Newton Tambm denominada princpio da ao e reao, ela pode ser enunciada da seguinte forma: Se um corpo A aplicar uma fora sobre um corpo B, receber deste uma fora de mesma intensidade, mesma direo e de sentido contrrio.

Assim, |FA-B| = |FB-A|. As foras de ao e reao possuem as seguintes caractersticas:


Possuem a mesma natureza, ou seja, so ambas de contato ou de campo; So foras trocadas entre dois corpos; No se equilibram e no se anulam, pois esto aplicadas em corpos diferentes.

A terceira lei muito comum no cotidiano. O ato de caminhar e o lanamento de um foguete so exemplos da aplicao dessa lei. Ao caminharmos somos direcionados para frente graas fora que nossos ps aplicam sobre o cho.

BIBLIOGRAFIA: http://www.explicatorium.com/CFQ9-Newton-lei-1.php http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/ http://www.brasilescola.com/fisica/terceira-lei-newton.htm

Vous aimerez peut-être aussi