Vous êtes sur la page 1sur 13

64

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

Estampagem

Escolha do lubricante correto torna mais precisa a curva-limite de conformao


Durante a estampagem profunda de peas metlicas, a curva-limite de conformao (CLC) permite prever o nvel mximo de deformaes que um dado material pode atingir antes do seu rompimento. Este trabalho descreve o processo de obteno da CLC para o ao inoxidvel 304N e o alumnio 1100, observando a inuncia do atrito em seu resultado. Para isto, foram comparados os efeitos do lubricante de leo mineral e da almofada de poliuretano, que tem coeciente de atrito prximo de zero.
L. F. Folle, R. P. Arruda, D. Marca, L. Schaeffer

processo de embutimento profundo ou estampagem profunda um dos mais utilizados para a fabricao de peas a partir de chapas. Para determinar se uma pea pode ser estampada sem falhas utilizada a cur va-limite de conformao (CLC), que indica a fronteira entre as deformaes permissveis e catastrficas a que o material estar sujeito durante a estampagem. O compor tamento das de formaes de um componente estampado comparado com a CLC do material em questo;

qualquer combinao situada abaixo da curva significa deformaes que o material pode suportar e, conseqentemente, as localizadas acima sero referentes a deformaes que o material no suportar. Fatores como espessura, textura, atrito, entre outros, influenciam o posicionamento da CLC, podendo deslocar a curva mais para cima ou mais para baixo, isto , aumentando ou diminuindo a estampabilidade do material. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de obteno da cur va-limite de

Luis Fernando Folle, Rodrigo Patricio de Arruda, Dhiones Marca e Lirio Schaeffer so do Laboratrio de Transformao Mecnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reproduo autorizada pelos autores.

conformao (CLC) pelo ensaio Nakazima modificado e observar a influncia do atrito na curva. Para a obteno da curva foram usados corpos-de-prova entalhados (1) e puno do tipo elipse rasa (2) , modificando o mtodo convencional que utiliza corposde-prova em formato de tira e puno hemisfrico (5) . Na anlise da influncia do atrito foi comparado o efeito lubrificante de um leo mineral e o de uma almofada de poliuretano que descreve uma condio de atrito hidrodinmico, onde praticamente no h contato entre o puno e o corpo-de-prova, para obteno da CLC do ao inoxidvel 304N e do alumnio 1100.

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

65

Fig. 1 Desenho esquemtico das regies de uma pea estampada com os tipos de tenses atuantes

Uma viso rpida do comportamento das tenses e deformaes Tenses


Durante o processo de estampagem h uma redistribuio do metal, quando ocorre a transformao

da geratriz (bidimensional) na pea (tridimensional), submetendo o material a diferentes estados de tenses nas diferentes regies da pea (gura 1).

Borda da pea Na regio da borda h tenses de compresso circunferencial

( c < 0) e tenses de estiramento radial ( r > 0), sendo que as tenses compressivas so maiores, pois o puno fora o metal das bordas na direo do centro. Com isso, h deformaes trativas na direo do comprimento ( 1 > 0) e compressivas na direo da largura ( 2 < 0). Pela lei da constncia do volume, sabendo que 1 < 2, as deformaes na direo da espessura so compressivas ( 3 < 0), isto , h um aumento da espessura do material. medida que o puno avana, intensificam-se as foras compressivas, podendo ocorrer um aumento excessivo da espessura que ir, conseqentemente, enrugar no material. Para evitar o enrugamento usa-se o prensachapas, que aplica uma tenso compressiva na direo da espessura, impedindo o aumento em excesso da espessura, mas sem

66

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

Estampagem

evitar o movimento do material para o interior da matriz. Assim, se a presso for insuficiente ocorrero rugas, e se for excessiva o material poder se romper.

carac terizando uma zona de estiramento biaxial.

Deformaes
Os estados de tenses descritos acima geram deformaes caractersticas:

constncia do volume, a deformao na direo da espessura nula ( 3 = 0). 1 = - 2 3 = 0

Dobramento superior da pea O metal em contato com o raio da matriz sofre tenses compressivas no sentido da parte superior da espessura da chapa e trativas no sentido radial, havendo deformaes de embutimento profundo.

Trao uniaxial Caracterizada por deformaes trativas na direo do comprimento e d efo rma e s compressivas nas direes da largura e da espessura, sendo essas ltimas iguais entre si.
- 3 = - 2 1 = -2.2

Lateral Deformao da pea plana Fig. 2 Desenho esquemtico das deformaes principais Na regio lateral da pea inseridas no diagrama-limite de conformao (7) Ocorre na parede da pea ocorre deformao plana onde o metal no est em e estiramento uniforme, onde contato com a matriz nem com atuam tenses trativas no sentido Embutimento profundo o puno. No h deformao na radial ( r > 0) e no h tenses no Ocorre no metal em contato com direo da largura e na direo sentido circunferencial ( c = 0). os raios da matriz e do puno. do comprimento h deformaes Nestes locais h deformaes tratrativas. Com isso, h deformaFundo da pea tivas na direo do comprimento es compressivas na direo da O fundo da pea sofre tenses ( 1 > 0) e compressivas na direo espessura. trativas nos sentidos circunfeda largura ( 2 < 0), ambas iguais rencial ( c > 0) e radial ( r > 0), em mdulo. Assim, pela lei da 2 = 0 1 = - 3

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

67

Estiramento biaxial Ocorre no fundo da pea onde o material est em contato com o puno. As deformaes na direo do comprimento e da largura so trativas e iguais; assim, a deformao na direo da espessura ser compressiva e correspondente ao dobro da deformao do comprimento (ou da largura).

Estado de tenses Na figura 2 (pg. 66) tem-se um diagrama-limite de conformao esquemtico que demonstra

1 quadrante: onde as deformaes principais 1 e 2 so trativas; 2 quadrante: onde a deformao principal 1 trativa e 2 compressiva.

1 = 2

3 = -2.1
Fig. 3 Curva-limite de conformao esquemtica [ISO12004:1997], onde (a) o embutimento profundo ( 1 = - 2), (b) a trao uniaxial ( 1 = -2.2), (c) a deformao plana ( 2 = 0) e (d) o estiramento biaxial ( 1 = 2)

Diagrama-limite de conformao
Trata-se do diagrama em que as deformaes so distribudas em um grfico no qual o eixo das ordenadas corresponde s deformaes principais 1 ( n o s e n t i d o d o c o m p r i mento) e o eixo das abscissas corresponde a 2 (no sentido da largura).

como uma geometria inicialmente quadrada deformada quando submetida a diferentes solicitaes. Observa-se pela figura 2 que o diagrama est divido em dois quadrantes pelo eixo das ordenadas ( 2 = 0):

Curva-limite de conformao (CLC) A curva-limite de conformao descreve o caminho das deformaes sofridas pelo material durante a estampagem, ou seja, uma funo que representa como a deformao principal 1 varia com a deformao 2. Na figura 3 tem-se o esboo de um diagrama-limite de conformao completo, com a CLC do material e as retas (a, b, c e d) que representam os principais esforos envolvidos na estampagem. Diviso pela CLC A CLC divide o diagrama-limite de conformao em duas zonas: Zona prpria para conformao: regio abaixo da curva;

68

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

Estampagem

Zona imprpria para conformao: regio acima da curva.

Fatores que inuenciam a CLC Espessura: maiores espessuras geram maiores deformaes, isto , h um deslocamento da curva para cima; Atrito: quanto menor o coeficiente de atrito, maiores sero as deformaes e, conseqentemente, mais acima estaro as curvas; Direo de laminao: corpos- de -prova cor tados na direo de laminao apresentam maiores deformaes e, quando cortados de forma perpendicular direo de laminao, tm menores deformaes;

Anisotropia : quando r 9 0 > r0 > r45 o material tem sua capacidade de deformao aumentada no 2 quadrante

Fig. 4 Croqui dos corpos-de-prova para determinar a CLC pelo mtodo Nakazima

e reduzida no 1 quadrante, isto , sofre uma rotao no sentido horrio; Pr-deformao: corpos-deprova que tenham sofrido pr-

deformaes trativas tendem a gerar uma CLC posicionada mais abaixo e, quando submetidos a pr-deformaes compressivas, tendem a elevar a curva-limite; Tamanho de gro: quanto menor o tamanho de gro, mais acima posicionada a curva, isto , quanto menor o tamanho de gro, maior a estampabilidade do material; Grau de encruamento: quanto maior o grau de encruamento, mais acima posicionada a CLC; Velocidade do puno: quanto menor a velocidade, maior ser capacidade de o material ser deformado, isto , a CLC posicionada mais para cima.

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

69

Tab. 1 relao das dimenses do comprimento (lo), do raio (ro) e das larguras (wo e wu) (3) CP 1 2 3 4 5 6 7 8 lo (mm) 200 200 200 200 200 200 200 200 ro (mm) 100 90 80 70 60 50 40 25 wu (mm) 10 20 30 40 50 60 80 100 wo (mm)

Procedimentos experimentais
Corpos-de-prova Para a realizao do ensaio Nakazima foram utilizados corposde-prova com tiras entalhadas (1) . A presena dos entalhes, alm de forar a estrico na regio central do corpo-de-prova, tambm aumenta a deformao no sentido da largura (2) . Na figura 4 (pg. 68) e na tabela 1 so mostradas as dimenses dos corposde-prova. O tipo de deformao do corpo-de-prova alterado conforme a variao da largura til (wu), isto , o corpo-de-prova com menor wu sofre deformao de embutimento profundo e com o maior wu ocorre deformao de estiramento biaxial (2) . Assim, na medida em que aumentada a largura til, a deformao passa por embutimento profundo, embutimento, trao, deformao plana, estiramento e at estiramento biaxial.

Marcao dos corpos-de-prova 40 Foi utilizado o processo 50 eletroqumico para gravar 60 uma malha de geometria 70 c irc u la r d e 2,5 m m d e 80 dimetro nos corpos-de100 prova. Na figura 5 tem-se 120 um esquema do processo 150 de gravao dos corposde-prova. Os passos para gravao eletroqumica so: Limpeza dos corpos-de-prova, para garantir a ausncia de sujeira e /ou gordura na superfcie, evitando o desprendimento da malha impressa durante o ensaio; Os corpos-de-prova so colo c ados s obre uma chapa metlica de sacrifcio, onde ligado o plo negativo do gerador de energia. Sobre os corpos-de-prova colocada uma tela semi-permevel de Stencil, com a geometria da malha a ser gravada; Sobre a tela colocado um feltro embebido em soluo com eletrlito; O gerador de energia regulado. Passa-se um rolo de inox ligado ao outro plo do gerador sobre o feltro, fazendo circular uma corrente eltrica entre o rolo e a chapa e provocando o ataque qumico

Fig. 5 Esquema do processo de gravao dos corpos-de-prova (3)

70

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

Estampagem

dos corpos-de-prova. Foi feita uma seqncia de seis passes (trs de ida e trs de volta) para a perfeita marcao; Em seguida aplica-se uma soluo neutralizadora nos corpos-de-prova para cessar o ataque qumico.

Punes A posio onde ocorre a estrico influenciada pela Fig. 6 Dimenses (em mm) do puno elipse rasa (2) forma do puno (4) . Neste traum menor nvel de tenses no balho foi usado um puno na incio do processo, distribuindo forma de uma elipse rasa com as deformaes de modo mais 50 mm de dimetro, conforme uniforme [Hennig, 1997]. figura 6, embora o mtodo conA utilizao do puno elpvencional de Nakazima utilize tico tambm cria uma regio um puno hemisfrico com plana no corpo-de-prova aps 100 mm de dimetro (6) . A troca da forma do puno o ensaio, facilitando a medio aumenta a rea abaixo da curdas deformaes, uma vez que va-limite de conformao, auo mtodo para essa medio mentando a estampabilidade do exige superfcie plana (2) . material (2) . O puno na forma de elipse rasa, por ter uma rea Lubricante de contato inicial maior que o O lubrificante posto entre o puno hemisfrico, provoca puno e o corpo-de-prova a ser

Fig. 7 Detalhe do quebra-rugas presente no prensa-chapas

ensaiado e sua funo minimizar o atrito entre ambos, evitando a ocorrncia de danos mecnicos na superfcie do puno. Foram utilizados dois lubrificantes: o primeiro ensaio foi realizado com um lubrificante mineral lqido e o segundo com uma almofada de poliuretano com 5 mm de espessura e dimetro aproximado de 50 mm. O segundo lubrificante proporciona uma condio de atrito hidrodinmico, ou seja, o coeficiente de atrito praticamente

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

71

Fig. 8 Mquina Dan-Presse para a realizao do ensaio Nakazima

Fig. 9 Abertura usada para visualizar a deformao dos corpos-de-prova

zero. Assim, pode ser observada a influncia do atrito na curvalimite de conformao quando utilizado o primeiro lubrificante.

Quebra-rugas O quebra-rugas est presente no prensa-chapas, conforme figura 7 (pg. 70). Ele tem a funo de prender o material, impedindo que este flua para dentro da matriz. Com isto, garante-se que as deformaes ocorram somente na regio do corpo-de-prova em contato com o puno.

Mquina O ensaio Nakazima foi realizado em uma prensa hidrulica de duplo efeito da marca Dan-Presse (gura 8), com capacidade de at 20 toneladas (6 toneladas no puno inferior). Processo O corpo-de-prova, com a malha gravada, posto no centro da matriz inferior. Em seguida, ele fixado na matriz pelo prensa-chapas com fora controlada, pois se essa for insuficiente o material escoa para dentro da matriz (6) .

O puno ento forado contra o corpo-de-prova, provocando o estiramento. O ensaio realizado a velocidade baixa e constante, e interrompido quando se atinge a estrico localizada do corpo-de-prova. Por esta razo o ferramental deve permitir a visualizao do ensaio, como pode ser visto na figura 9.

Medio das deformaes Inicialmente a malha era composta por crculos com dimetro

72

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

Estampagem
Fig. 10 Grade usada para medir as deformaes

inicial (d 0 ) de 2,5 mm. Aps o ensaio, a malha que se deformou com o corpo-de-prova assume uma geometria de elipse, na qual o eixo com maior deformao (d1) corresponde variao do comprimento e o eixo com menor deformao (d2) corresponde variao da largura. As deformaes do comprimento ( l ) e da largura ( w ) so calculadas por:

l = ln

d1 d0

w = ln

d2 d0

A deformao da espessura ( b ) calculada por meio da Lei da Constncia do Volume, ou seja: 1 + w + b = 0 b = -( 1 + w )

Para medir a variao da geometria foi utilizada uma rgua flexvel, transparente e graduada com as deformaes para a grade circular de 2,5 mm de dimetro (figura 10), isto , ela permite ler diretamente a deformao convencional e a verdadeira. A rgua, por ser flexvel, acompanha o formato do corpo - de -prova e sua transparncia possibilita a visualizao das linhas da malha. Foram medidas duas elipses, uma de cada lado da estrico. A elipse medida deve ser a mais prxima da

estrico que esteja completa, ou seja, que manteve sua linha de contorno contnua. A rgua posta sobre a elipse a ser medida, e a leitura feita quando uma das linhas transversais da graduao est sobre o eixo que est sendo medido e as linhas longitudinais de graduao es t o sobrepostas s linhas de contorno da elipse medida.

Plotagem das deformaes Os pontos medidos so plotados no grfico -

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

73

Fig. 11 Distribuio das deformaes medidas nos corpos-de-prova de ao inox 304N, ensaiados com lubricante de poliuretano

limite de deformao, onde 1 (deformao do comprimento) corresponde ao eixo das ordenadas e 2 (deformao da largura) corresponde ao eixo das abscissas. A curva CLC passa por baixo da nuvem de pontos plotados. A equao que descreve a curva um polinmio, de terceiro ou quarto grau, que aproxima a distribuio dos pontos localizados abaixo da nuvem de deformaes.

Inuncia do atrito na CLC


Lubricao com almofada de poliuretano Depois de realizadas as medies das deformaes, estas so plotadas no diagrama-limite de

conformao. Os pontos obtidos nos ensaios com o ao inox 304N, utilizando-se o poliuretano como lubricante, podem ser vistos na gura 11. Para descrever a curva CLC foram utilizados os pontos abaixo da nuvem de deformaes, conforme detalhes na figura 11. Ento, fez-se uma aproximao destes pontos por um polinmio de quarto grau. No grfico da figura 12 observa-se o diagrama de deformaes com a CLC obtida e as retas que descrevem os esforos envolvidos no processo de estampagem. Para os corpos-de-prova de alumnio realizou-se o mesmo procedimento de medio e plotagem das deformaes e a CLC obtida para este material, utilizando o poliure-

Fig. 12 Curva-limite de conformao obtida para o ao inox 304N, com lubricante de poliuretano

74

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

Estampagem

Fig. 13 Curva-limite de conformao obtida para o alumnio 1100, com lubricante de poliuretano

Fig. 14 Curva-limite de conformao obtida para o ao inox 304N, com lubricante mineral

tano como lubricante, pode ser vista na gura 13.

Lubricao com leo mineral Para a determinao da CLC utilizando leo mineral como lubricante, foram seguidos os mesmos passos

do item anterior. Na gura 14 pode ser vista a CLC obtida para o ao inoxidvel 304N e, na gura 15 (pg. 75), a CLC para o alumnio 1100.

Comparao das curvas Na gura 16 (pg. 75) so mostradas as curvas obtidas com o uso do

lubricante mineral e do poliuretano para o ao inoxidvel 304N e, na gura 17 (pg. 75), as do alumnio 1100. Como era esperado, a curva do material com o lubricante de leo mineral encontra-se mais abaixo da curva do lubricante poliuretano, pois o ltimo proporciona um

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

75

Fig. 15 Curva-limite de conformao obtida para o alumnio 1100, com lubricante mineral

Fig. 17 Diagrama comparativo das curvas obtidas utilizando o lubricante de leo mineral e o de poliuretano para o alumnio

Fig. 16 Diagrama comparativo das curvas obtidas utilizando o lubricante de leo mineral e o de poliuretano para o ao

menor coeficiente de atrito entre a chapa e o puno. Esse abaixamento da CLC se deve ao fato de que, quando um lubricante lqido que est entre duas superfcies rgidas submetido a uma certa presso, h um limite no qual esse consegue atuar. Aps isso, o

lme de leo se rompe e as superfcies se aderem como se no houvesse esse lme. A conseqncia disso que haver uma distribuio irregular das deformaes, impedindo que o material seja mais exigido. A gura 18 (pg. 76) mostra este fenmeno, no qual possvel observar que para o lubricante de poliuretano (figura superior) houve o rompimento dos corposde-prova no centro, o que j era esperado. Porm, para o lubricante de leo mineral, o rompimento

76

Corte & Conformao de Metais Abril 2008

Estampagem

foi descentralizado, pois a parte central estava em contato com o puno e, portanto, aderida a ele.

Concluses
A lgumas conclus es podem ser tiradas, de acordo com o que foi mencionado no texto: A curva-limite de conformao prev o limite de deformaes que um dado material pode atingir at o seu Fig. 18 Conjunto de corpos-de-prova do ensaio rompimento. Nakazima modicado, no qual foi usado um lubricante Essas deformaes de poliuretano (gura de cima) e um lubricante de leo mineral (gura de baixo) podem ser usadas S. Moraes pela ajuda nos ensaios no projeto de peas para obteno das curvas. estampadas, tornando possvel saber quais os limites que o Referncias material ir oferecer antes da confeco da pea. 1) KLEIN, L.N.T.; CERVELIN, F. Conformao de Chapas Finas. In: 37 Congresso Se a CLC for obtida usando Anual da ABM, Rio de Janeiro (RJ), um lubrificante inadequado, 1982. Anais do 37 Congresso Anual da ABM. Rio de Janeiro, RJ. 1982. o material ir sofrer poucas 2) SILVEIRA, S.E. Desenvolvimento do deformaes, tendo sua capaProcesso de Construo e Curvas Limite de Conformao, 2004. 90 cidade limitada e gerando uma p. Dissertao de mestrado Escola curva que no representa a sua de Engenharia, Programa de Psgraduao em Engenharia de Minas, real capacidade. Metalrgica e Materiais (PPGEM) da O lubricante de poliuretano Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. proporciona a obteno da real 3) L AUCHMANN, L. Beurteilung von capacidade que o material ir Versagensfllen bein Ziehen von Feinblechen durch visiolastiche. atingir e, a partir da, possFormnderungs-und Spannungsanlyse vel projetar peas em que os EFB-Arbeitskreissitzung. Hannover, Alemanha, 1996. limites de segurana so mais 4) JOHNSON, W. Plasticity for Mechanical aproveitados. Engineers. London: Van Nostrand

Agradecimentos
Os autores agradecem ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientco e Tecnolgico) e Capes (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior) pelo nanciamento da pesquisa, ao aluno Mateus K. Marchioro e ao engenheiro Alexsandro

5)

6)

7)

Reinhold, 1971. 412 p. NAKAZIMA, K.; KIKUMA, T.; HASUKA, K. Study of the formability of steel sheets, Yawata Technical Report, v. 264, p. 111-124, 1968. SCHAEFFER, L. Conformao de Chapas Metlicas. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2004. 200p. BRESSAN, J. D. Conformao de chapas anisotrpicas e superplsticas. In: I Conferncia Nacional de Conformao de Chapas, 1993, Porto Alegre, RS. Anais da I Conferncia Nacional de Conformao de Chapas. v. 1. Porto Alegre: Editor Lrio Schaeffer, 1998. p.151-160.

Vous aimerez peut-être aussi