Vous êtes sur la page 1sur 2

Exerccios Extras Primeira Lei da Termodinmica 1) Quando o gelo se funde a 0o C, seu volume diminui.

. A variao da energia interna igual ao calor fornecido ao gelo, maior, ou menor do que ele? Explique. 2) Em um dia quente, um grande tanque cilndrico contendo gs comprimido (propano ou butano) foi usado para fornecer combustvel para diversos foges a gs grandes para um almoo ao ar livre. Logo aps o fornecimento, formou-se gelo na superfcie externa do tanque. Que tipo de processo explica este fenmeno? Explique. 3) Quando voc usa uma bomba manual para encher os pneus de uma bicicleta a bomba esquenta. Por qu? 4) Voc fecha o bico de uma bomba de pneu de bicicleta e aperta o embolo lentamente de maneira que a temperatura do gs dentro da bomba permanea constante. Neste processo o volume final a metade do volume inicial. O trabalho realizado positivo ou negativo? A transferncia de calor positiva ou negativa? O que se pode dizer sobre os valores de Q e W? 5) Um gs no interior de um cilindro se expande de um volume igual a 0,110 m3 ate um volume de 0,320 m3. O calor flui para dentro do sistema de maneira a manter a presso constante e igual a 1,8 x 105 Pa. O calor total fornecido ao sistema 1,15 x 105 J. a) Calcule o trabalho realizado pelo gs. b) Calcule a variao da energia interna do gs. 6) Cinco moles de um gs ideal com uma temperatura inicial de 127 oC se expandem e neste processo absorvem 1200 J de calor e realizam 2100 J de trabalho. Sabendo que a energia interna 3 de um gs se relaciona com temperatura pela frmula U nRT determine a temperatura 2 final do gs. 7) Ao chutar uma bola seu volume reduzido a um tero do seu volume original de maneira rpida.Neste processo voc realiza 410 J de trabalho sobre o ar dentro da bola. Qual a variao da energia interna do ar dentro da bola? A temperatura aumenta ou diminui? Explique. 8) Um gs ideal evolui de um estado a para outro b mantendo o volume constante de 0,05 m 3. Neste processo so transferidos 400 J de calor para o sistema e sua presso inicial de 30 KPa dobra de valor. Quanto trabalho realizado? Qual a relao das temperaturas nos estados a e b? Determine a variao da energia interna. 9) Quando um carro percorre uma grande distncia a presso dos pneus aumenta. Por que? Para reduzir a presso voc deveria esvaziar o pneu? Explique 10) Quando voc sopra sobre sua mo com a boca completamente aberta voc sente o ar quente. Porm quando voc deixa a boca ligeiramente fechada formando um orifcio (biquinho) voc sente o ar frio. Por que? 11) Um tanque de 20 litros contm 0.225 kg de hlio a 18 oC. A massa molecular do hlio igual a 4 g/mol. Quantos moles de hlio existem no tanque? Calcule a presso do tanque em atmosferas e pascal.
12) A figura deste problema representa: I - um gs sendo comprimido lentamente, de modo a se manter em constante equilbrio trmico com o ambiente. II - um gs sendo aquecido em um tubo vedado por uma pequena coluna de Hg. III - um gs sendo aquecido em um recipiente que no se dilata. Identifique o tipo de transformao em cada caso.

13) Um motorista calibra os pneus do seu carro com uma presso de 20 libra/pol 2 a uma temperatura de 20oC. Aps realizar uma viagem, a temperatura dos pneus subiu para 40oC. Supondo desprezvel a dilatao dos pneus, qual a presso ao final da viagem? 14) Um balo esfrico, contendo gs Hlio, solto ao nvel do mar, num local onde a temperatura de 27 oC. O balo sobe, mantendo-se em equilbrio trmico com o ar atmosfrico, at atingir uma altitude onde a presso atmosfrica de 90% da presso ao nvel do mar e a temperatura do ar -3oC. Qual a relao entre os raios do balo, ao nvel do mar e na altitude considerada? (suponha a presso no balo igual a presso atmosfrica externa)

RESPOSTAS 1) Maior, pois W negativo (volume diminuiu). 2) Houve uma expanso rpida do gs restante dentro do cilindro (processo adiabtico), logo a energia interna diminui. 3) Houve uma compresso rpida, logo a energia interna aumentou 4) W < 0, Q < 0 e Q = W 5) a) W = 3,78 x 104J b) U = 7,72 x 104J 6) Tf = 112,6 oC 7) U = 410 J. A temperatura subiu 8) W = 0 Tb = 2Ta U = 400 J 9) Use a lei dos gases ( ). Espere os pneus esfriarem. 10) Expanso rpida. 11) 56,25 mol. 67,4 atm 6,80 x 106 Pa 12) I isotrmico II isobrico III isovolumtrico. 13) 21,4 Psi 14)

Vous aimerez peut-être aussi