Vous êtes sur la page 1sur 6

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS AMINISTRAO PBLICA FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Administrativa 1.

A Administrao pblica gerencial, implantada a partir dos movimentos de modernizao e reforma do Estado que ganharam nfase nos anos 1990, possui como caractersticas:

a) descentralizao dos processos decisrios, formas flexveis de gesto, remunerao por desempenho, competio administrativa e orientao para o cidado-cliente. b) concentrao dos processos decisrios, aumento dos controles de fluxo de trabalho e foco no treinamento e capacitao dos servidores. c) inverso do conceito clssico de hierarquia, com reduo dos nveis inferiores e aumento dos intermedirios, com nfase no controle dos processos internos. d) verticalizao das estruturas organizacionais, com aumento dos nveis hierrquicos departamentalizao e especializao dos setores para tomada de decises estratgicas. superiores,

e) horizontalizao das estruturas organizacionais, centralizao dos processos decisrios, introduo de mecanismos de controle de processos e foco no cidado-cliente.

FCC - 2012 - Prefeitura de So Paulo - SP - Auditor Fiscal do Municpio - Gesto Tributria 2. Com relao introduo do paradigma ps-burocrtico na administrao pblica brasileira, considere:

I. A partir de meados dos anos 1990 houve flexibilizao e, posteriormente, ruptura do modelo burocrtico, tendo em vista que as organizaes pblicas abandonaram a racionalidade formal como paradigma de ao. II. Apesar de todas as mudanas recentes, as organizaes ditas ps-burocrticas ainda esto vinculadas lgica racional-legal, base do modelo criado por Max Weber. III. A organizao ps-burocrtica teria como principais caractersticas a centralizao e a estruturao em redes hierarquizadas articuladas por fluxos verticais de informao. IV. As organizaes ps-burocrticas podem ser caracterizadas como orientadas para a soluo de conflitos e problemas, e esto baseadas na participao, confiana e compromisso de todos em torno de resultados. V. O tipo organizacional ps-burocrtico construdo em torno de processos tecnologicamente intensivos, fortemente preocupados pela formao de consensos baseados no personalismo. Est correto o que se afirma APENAS em a) II e IV. b) III e V. c) I, II e III. d) III, IV e V. e) I, II, III e IV.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS FCC - 2012 - MPE-AP - Analista Ministerial - Administrao 3. Ao relacionar os modelos de anlise histrica da gesto pblica ao longo do tempo, correto afirmar que:

a) A etapa patrimonialista da gesto pblica perdurou por cerca de cinco dcadas, circunscrevendo-se ao final do perodo monrquico e incio do republicano. b) O modelo burocrtico circunscrito ao incio do sculo XX at os anos 60, dado o necessrio controle da coisa pblica e o baixo uso de tecnologias de informao. c) O modelo patrimonial tem sido imprescindvel no incio deste sculo, para a efetividade da administrao pblica frente s crises econmicas planetrias. d) O modelo gerencial foi uma etapa importante do desenvolvimento da administrao pblica brasileira, surgida no Estado Novo de Getlio Vargas. e) O modelo gerencial o modelo contemporneo, que enfoca resultados e uma gesto pblica pautada em competncias, alm do foco no cliente.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS

GABARITOS: 1-A 2-A 3-E

INFORMTICA FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Contador 4. As redes aplicadas aos negcios so utilizadas pelas empresas com finalidades comerciais e corporativas. Sobre estas redes pode-se afirmar:

a) A intranet uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionrios de uma determinada empresa e liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrio do ambiente de trabalho necessria, j que as intranets so necessariamente LANs construdas sobre a internet. Em outras palavras, no possvel acessar intranets de outro computador ligado internet. b) As intranets so redes restritas e fechadas a membros de um grupo ou funcionrios de uma empresa. Uma intranet uma verso particular da internet que funciona somente conectada a ela. Essa rede pode servir para troca de informao, mensagens instantneas, fruns ou sistemas de gerenciamento de sites ou servios online. c) Uma extranet pode conectar funcionrios de uma empresa que trabalham em escritrios diferentes ou pode facilitar a logstica de pedidos justamente por interligar diferentes departamentos de uma mesma empresa em uma mesma rede, mas sempre numa configurao de rede local. d) A diferena bsica entre intranet e extranet est em quem gerencia a rede e nos protocolos que utilizam. O funcionamento o mesmo, a arquitetura da rede a mesma, mas a extranet no utiliza os protocolos HTTP, SMTP e FTP. Alm disso, em uma intranet, quem a gerencia s uma empresa, enquanto que em uma extranet os gerentes so as vrias empresas que compartilham a rede. e) Quando alguma informao da intranet aberta a clientes ou fornecedores da empresa, essa rede passa a ser chamada de extranet. A extranet formada por redes privadas que compartilham uma rede entre si para facilitar pedidos, pagamentos e o que mais precisarem. Numa extranet a empresa abre uma parte de sua rede para contato com o cliente ou permite uma interface de acesso dos fornecedores a rede.

FCC - 2013 - DPE-SP - Oficial de Defensoria Pblica 5. Artigo publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negcios:

Um bom exemplo do seu uso so as listas de tarefas que permitem ao gestor acompanhar na rede da empresa a evoluo do trabalho dos funcionrios, que a acessam com exclusividade. Outra boa ideia integr-la com os sistemas de gesto, tornando os processos administrativos mais eficientes. Embora seja de acesso restrito, tambm possvel abri-la para os blogs dos colaboradores, o que contribui para melhorar o relacionamento entre os funcionrios. Se antes eram associadas s grandes corporaes, hoje cada vez mais comum encontr-las em pequenas e mdias empresas. Uma pequena empresa tem recursos escassos. Co m elas possvel ganhar tempo com eficincia, diz Ronaldo Fujiwara, da agncia especializada em comunicao digital NHW. Esse artigo se refere a a) internet. b) redes sociais.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS c) intranets. d) redes wireless. e) MANs.

GABARITOS: 4-E 5-C

ARQUIVOLOGIA FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - Arquivologia


6.

Para dispor os documentos de arquivo de acordo com a estrutura organizacional da entidade produtora, utiliza-se

a) a relao de equivalncia ou tabela de controle. b) o esquema de ordenao ou plano de arquivamento. c) o plano de destinao ou organograma. d) o inventrio topogrfico ou plano de armazenamento e) o quadro de arranjo ou plano de classificao.

FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - Arquivologia 7. O catlogo dos processos da Junta de Conciliao e Julgamento de Jaboato (1963-1973) fruto do projeto de Organizao e disponibilizao dos processos trabalhistas da zona rural de Pernambuco, de iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco, e figura no site do TRT6. O instrumento de pesquisa, segundo seus organizadores, apresenta-se sob dois formatos: uma planilha, destinada a identificar os processos sucintos ou desprovidos de maiores informaes, e fichas discursivas, para os processos mais extensos. Nesta ltima modalidade, os verbetes incluem, alm da descrio do contedo de cada processo e do nmero que os identifica, campos prprios para o registro do

a) objetivo da ao e das palavras-chave. b) resultado da ao e dos nomes dos advogados. c) nome do reclamante e da profisso por ele exercida. d) nome do reclamado e da profisso por ele exercida. e) estado de conservao do documento e das condies de acesso.

FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - Arquivologia 8. A caracterstica que distingue o guia dos demais instrumentos de pesquisa o fato de a descrio recair sobre

a) o documento.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS b) o fundo. c) o acervo. d) a prateleira. e) a informao.

GABARITOS: 6-E 7-A 8-C

AMINISTRAO GERAL FCC - 2013 - Sergipe Gs S.A. - Administrador 9. A respeito do Planejamento Estratgico Empresarial, considere:

I. Estratgia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e aes para explorar competncias essenciais e obter vantagem competitiva. II. voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo. III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantao de um processo de administrao estratgica, a anlise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitaes e competncias essenciais. IV. uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptao da organizao ao contexto ambiental. Est correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e IV. d) I, II e IV. e) I, II, III e IV.

FCC - 2013 - Sergipe Gs S.A. - Administrador 10. A definio da misso da empresa, isto , o estabelecimento da razo de existncia da o rganizao, caracteriza-se como um dos passos para a elaborao do planejamento estratgico, pois, a) procede-se com a identificao de fatores fundamentais que influenciaro o desempenho da empresa no mercado alvo. b) estabelece-se quem sero os responsveis por determinadas aes, qual ser o cronograma e quais os custos das mesmas.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS c) define-se a participao da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos con-correntes. d) agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuao. e) o empreendedor definir, com preciso, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuao, concorrentes e fornecedores.

GABARITOS: 9-C 10 - E

ESTUDE COM NOSSAS VIDEOAULAS. CONHEA NOSSOS PACOTES COMPLETOS. ACESSE:

www.concursovirtual.com.br

Vous aimerez peut-être aussi